Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Computação (DC)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Joice Lee Otsuka

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008.Foi coordenadora da CITE (Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação) da Secretaria da EaD da UFSCar de 2009 a 2014. É fundadora e coordenadora do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA). É membro do Grupo Horizonte, de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens da UFSCar. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano Computador, tendo interesse pelas áreas de design e avaliação de jogos educacionais, recursos educacionais abertos interativos e acessibilidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8235968002513082 (25/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066444 Ramal: 6444 Fax: (16) 33066444
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2018-2019. Jogos e inclusao na Educacao
      Descrição: Projeto CAPES (Edital 42/2017 Inovação - Jogos Educacionais Virtuais). Este projeto tem como objetivo promover a inclusão na educação por meio duas frentes: (i) desenvolvimento de um jogo para a formação de professores para a educação inclusiva e a criação de versões acessíveis de jogos da plataforma REMAR, para pessoas com deficiência visual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joice Lee Otsuka - Coordenador / Delano Medeiros Beder - Integrante / Enicéia Gonçalves Mendes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
      Descrição: Projeto CAPES (Edital UAB 42/2017 Inovação - Jogos Educacionais Virtuais). Este projeto tem como objetivo promover a inclusão na educação por meio duas frentes: (i) desenvolvimento de um jogo para a formação de professores para a educação inclusiva e (ii) a criação de versões acessíveis de jogos da plataforma REMAR, para pessoas com deficiência visual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Delano Medeiros Beder - Integrante / Joice Lee Otsuka - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Delano Medeiros Beder.
    2. 2014-Atual. Projeto REMAR
      Descrição: Este projeto tem como objetivo facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA), por meio de um serviço, na forma de uma plataforma web, que ofereça ferramentas que facilitem a construção e a customização de REA, seguindo diretrizes que favoreçam o reuso, a disponibilização desses recursos em diferentes plataformas, bem como a integração com ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se obter como resultados: (i) um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de REA reutiizáveis, adaptáveis, multiplataforma e acessíveis; (ii) um protótipo da plataforma, que deverá ser testado e validado por meio do desenvolvimento e adaptação de REA pelo grupo proponente, em conjunto com instituições parceiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Joice Lee Otsuka - Integrante / Fernanda M P Freire - Integrante / André Constantino da Silva - Integrante / Valéria Sperduti Lima - Integrante / Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges - Integrante / Rogério Augusto Bordini - Integrante / Delano Medeiros Beder - Coordenador / Izabel Meister - Integrante / Marilde Santos - Integrante / Dulce Marcia Cruz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Joice Lee Otsuka.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. Best Full Paper Award, IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT.. 2019.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    2. 1º Lugar no Concurso Integrado Apps.Edu 2019 (categoria Protótipo) - jogo A Era Inclusiva, Sociedade Brasileira de Computação.. 2019.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    3. Segundo lugar no CTD-IE (categoria TCC), Sociedade Brasileira de Computação.. 2019.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    4. 1º Lugar do Prêmio Unirede - Jogo LabTeca, Unirede.. 2017.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    5. 1º Lugar no Concurso Integrado Apps.Edu 2017 - jogo LabTecA, Sociedade Brasileira de Computação.. 2017.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    6. Melhor Áudio - jogo Cuidando Bem, XII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC).. 2017.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    7. 1º Lugar do Prêmio Unirede - Jogo Musikinésia, Unirede.. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    8. Melhor Tecnologia - jogo Musikinésia, XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC).. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    9. Melhor Arte - jogo Musikinésia, XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC).. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    10. Melhor Game Design - jogo Musikinésia, XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC).. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    11. Menção Honrosa no Concurso Integrado Apps.Edu 2016 - jogo Musikinésia, Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    12. 3º Lugar do Concurso Integrado Apps.Edu 2016 - jogo Cuidando Bem, Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    13. Finalista no Festival de Jogos do SBGames 2016 - jogo LabTecA, Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Joice Lee Otsuka.
    14. Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web da W3C – categoria Instituição (prêmio concedido à equipe da Secretaria Geral de Educação a Distância),, World Wide Web Consortium (W3C).. 2012.
      Membro: Joice Lee Otsuka.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Estudo sobre dados relevantes para o acompanhamento de participações em jogos educacionais. 2019. (Congresso).
    2. II Workshop de Inovação CAPES. Jogos e a Inclusão na Educação. 2019. (Exposição).
    3. Workshop de Inovação CAPES. Plataforma REMAR - Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede. 2018. (Exposição).
    4. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Aplicações educacionais com óculos de realidade virtual: um Mapeamento Sistemático. 2017. (Congresso).
    5. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Design de Em Busca do Santo Grau Jogo Eletrônico Educacional Customizável. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2016. (Simpósio).
    6. XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Design de jogos educacionais. 2016. (Congresso).
    7. 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). Musikinésia -- An Educational Adventure Game for Keyboard Learning. 2015. (Congresso).
    8. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recursos Educacionais Multiplataformas Abertos na Rede. 2015. (Congresso).
    9. XVI Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.Recurso Educacional Multiplataforma e Abertos na Rede. 2015. (Simpósio).
    10. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais.. 2014. (Simpósio).
    11. Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:ENPED 2014014).Desenvolvimento de Jogo Educativo sobre Segurança do Paciente para Ensino Profissionalizante de Enfermagem. 2014. (Simpósio).
    12. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Acessibilidade na Educação a Distância: desenvolvimento de um player de mídia acessível utilizando HTML5 e WAI-ARIA e sua integração com o Moodle. 2012. (Congresso).
    13. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011. (Simpósio).
    14. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Reflexões sobre o Bacharelado em Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância da UFSCar. 2011. (Congresso).
    15. 15° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2009. (Congresso).
    16. 15° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Gestão técnico pedagógica na UAB-UFSCar. 2009. (Congresso).
    17. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Aplicação de redes de sensores lógicos no monitoramento de ambientes de aprendizagem. 2009. (Simpósio).
    18. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O tripé da EaD: Metodologia, Tecnologia e Conteúdo. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. MILL, D.R.S. ; REALI, A. ; OTSUKA, J. L. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; ABIB, S. ; SANTIAGO, G. L. A.. II SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014. Congresso
    2. MILL, D.R.S. ; REALI, A. ; OTSUKA, J. L. ; OLIVEIRA, M. R. G.. SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012. Congresso
    3. POIANI, L. M. ; OTSUKA, J. L.. I CONEA - Congresso de Estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UAB-UFSCar. 2009. Congresso
    4. REALI, A. ; MILL, D.R.S. ; OTSUKA, J. L. ; LIMA, V. S.. I Seminário sobre Educação a Distância. 2009. Outro
    5. REALI, A. ; Abreu-e-Lima, D. ; MILL, D.R.S. ; OTSUKA, J. L. ; LIMA, V. S.. II Seminário sobre Educação a Distância. 2009. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Joice Lee Otsuka ⇔ Delano Medeiros Beder (35.0)
      1. NETO, LUIZ VALÉRIO ; FONTOURA JUNIOR, PAULO H.F. ; BORDINI, ROGÉRIO A. ; OTSUKA, JOICE L. ; BEDER, DELANO M.. Design and implementation of an educational game considering issues for visually impaired people inclusion. Smart Learning Environments. v. 7, p. 1-16, issn: 2196-7091, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. VALERIO NETO, L. ; FONTOURA JUNIOR, PAULO H.F. ; BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Details on the Design and Evaluation Process of an Educational Game Considering Issues for Visually Impaired People Inclusion.. JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY. v. 22, p. 4-18, issn: 1176-3647, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OTSUKA, J. L. ; BORDINI, R. A. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; MENATO, T. ; BORGES, M. T. M. R.. LABTECA: Experiência Lúdica em um Laboratório 3D de Química. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 13, p. 1, issn: 1679-1916, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; BORDINI, R. A.. Introdução aos jogos na educação. 1 ed. São Carlos: Pixel, 2017. v. 1, p. 20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OTSUKA, J. L. ; BORDINI, R. A. ; BEDER, D. M.. Design de jogos educacionais. 1 ed. São Carlos: Pixel, 2017. v. 1, p. 22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Jogos Educacionais Abertos. Em: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. 1ed.Campinas. : Nied/Unicamp. 2018.p. 279-301.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CARDOSO, F. C. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; TOSTA, M. S.. Estudo sobre dados relevantes para o acompanhamento de participações em jogos educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. A platform for customization and publication of open educational games. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. DOMINGUES, A. N. ; DIAS, J. D. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. M. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Desenvolvimento de simulação por computador sobre segurança do paciente para o ensino de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional e Mini Sun - Gestão dos centros de simulação-modelo de negócios, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DOMINGUES, A. N. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. M. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Avaliação do serious game Cuidando Bem: percepção dos estudantes de enfermagem. Em: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FERNANDES, MATHEUS V. ; BOCANEGRA, L. ; MOURAO, M. ; BORDINI, R. A.. Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos. Em: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância(ESUD), 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. ; LU, J. K. C. ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA. Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 288-294, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; VALERIO NETO, L. ; TSUDA, M.. Design de Em Busca do Santo Grau - Jogo Eletrônico Educacional Customizável. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 522-530, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE LEE ; BEDER, Delano Medeiros ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONCALVES DE ; NUNES, ANTONIO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER LUCIO ALVES ; OLIVEIRA, MARCIA ROZENFELD GOMES DE. Musikinésia -- An Educational Adventure Game for Keyboard Learning. Em: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), p. 142-146, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONÇALVES DE ; NUNES, ANTÔNIO PEDRO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER. Musikinésia: Jogo Eletrônico para o Aprendizado de Teclado Musical. Em: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 647-646, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. DOMINGUES, ALINE ; CAMARGO, ANA ESTHER ; NISHIGUCHI, JESSICA SAYURI ; LOTUFO, MARCELO ; BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA. Protótipo digital do Cuidando Bem: um jogo educacional sobre Segurança do Paciente. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1094-1103, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. DIAS, JÉSSICA ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional digital para enfrentamento da obesidade infantil. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1104-1113, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. DIAS, J. D. ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, G. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Design e avaliação de um jogo educacional para promoção da saúde e combate à obesidade infantil. Em: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 319-328, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Musikinésia: Uma Aventura Musical Educativa. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. DOMINGUES, A. N. ; GUIMARAES, A. C. P. ; SILVA, A. F. S. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; LOTUFO, M. L. ; SANTIAGO, D. L. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. Desenvolvimento de Jogo Educativo sobre Segurança do Paciente para Ensino Profissionalizante de Enfermagem. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Processo de Design de um jogo eletrônico para o aprendizado de Teclado Musical. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 139-147, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. TSUDA, M. ; SANCHES, V. M. ; FERREIRA, T. G. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 158-166, 2014.
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      23. DOMINGUES, A. N. ; LOTUFO, M. L. ; GUIMARAES, A. C. P. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; SILVA, A. F. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Uso de protótipo em papel no design de um jogo educacional acessível. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 130-138, 2014.
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      24. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Avaliação do protótipo de um game educacional de Música. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, v. 10, p. 327-338, 2014.
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      25. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. S. ; LU, J. K. C. ; SORRENTINO, G. S. ; SANTIAGO, D. L. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. DIGESTOWER: jogo educacional para auxiliar o enfrentamento da obesidade infantil. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, v. 10, p. 309-317, 2014.
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      26. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional como auxílio ao enfrentamento da obesidade infantil. Em: XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014.
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      27. DOMINGUES, A. N. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Cuidando Bem: um serious game sobre segurança do paciente. Em: XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014.
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      28. OTSUKA, J. L.; BEDER, Delano Medeiros ; MONTANARO, P. R. ; ROCCA, I. Z. ; GHELARDI, A.. Desenvolvimento de jogos educacionais abertos. Em: Workshop Recursos Educacionais Abertos, 2012.
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      29. VALERIO NETO, L. ; DOMINGUES, A. N. ; BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; TSUDA, M.. LOA: experiência interdisciplinar na metodologia de desenvolvimento de jogos. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 738-741, 2016.
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      30. BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; CAPPELINI, DENIS ; FERNANDES, MATHEUS V. ; DA SILVA, RENER B. ; GUIDO, ALEX R.. Recursos Educacionais Multiplataformas Abertos na Rede. Em: II Workshop sobre Recursos Educativos Abiertos, 2015, p. 908-912, 2015.
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      31. DOMINGUES, A. N. ; OHNUMA, C. S. ; TSUDA, M. ; LOTUFO, M. L. ; VALERIO NETO, L. ; SANTOS, W. F. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional sobre segurança do paciente: avaliação de estudantes de enfermagem. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2015, Santiago. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), p. 684-688, 2015.
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      32. DIAS, J. D. ; SORRENTINO, G. S. ; OTSUKA, J. L. ; MEKARO, M. S. ; TSUDA, M. ; BEDER, D. M. ; LU, J. K. C. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Avaliação de estudantes de enfermagem sobre jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa, 2015, Santiago, Chile. Nuevas Ideas en Informática Educativa (TISE 2015), v. 11, p. 689-694, 2015.
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      33. MEKARO, M. S. ; DIAS, J. D. ; LU, J. K. C. ; FERREIRA, T. G. ; SANTIAGO, D. L. ; RAPPL, A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE ANATOMOFISIOLOGIA DIGESTÓRIA PARA AUXÍLIO A CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014.
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      34. AUGUSTO STOCCO, JULIANA ; LEE OTSUKA, JOICE ; MEDEIROS BEDER, DELANO ; MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina. Logical and Physical Sensors-Based Online Assessment Security Support. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 410-412, 2012.
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      35. MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina ; LEE OTSUKA, JOICE ; BERDER, DELANO. Data Collection Framework to the Learning Monitoring Using Logical Sensor Network. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 194-196, 2012.
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    • Joice Lee Otsuka ⇔ Regina Borges de Araujo (7.0)
      1. ROSALES, GISLAINE CRISTINA MICHELOTI ; DUARTE, F. V. ; OTSUKA, JOICE LEE ; Araujo, Regina B.. EDUCATIONAL DATA COLLECTION FRAMEWORK BASED ON HYBRID-SENSORS-NETWORK. Em: International Conference WWW/Internet, v. 12, p. 1-10, 2013.
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      2. Stocco, J. A. ; MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; OTSUKA, JOICE LEE ; Araujo, Regina B.. Uma Abordagem para Prover Avaliações Online Seguras. Em: 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 23, p. 1-9, 2012.
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      3. ARAUJO, R. B. ; ROSALES, G. C. M. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, Delano Medeiros. Aplicação de redes de sensores lógicos no monitoramento de ambientes de aprendizagem. Em: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, v. 20, p. 1-10, 2009.
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      4. MICHELOTI, G. ; ARAUJO, R. B. ; Otsuka, J. ; Beder, D. M.. Logical Sensor Networks to the Monitoring of Learning Events. Em: 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, v. 8, p. 1-8, 2009.
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      5. AUGUSTO STOCCO, JULIANA ; LEE OTSUKA, JOICE ; MEDEIROS BEDER, DELANO ; MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina. Logical and Physical Sensors-Based Online Assessment Security Support. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 410-412, 2012.
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      6. MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina ; LEE OTSUKA, JOICE ; BERDER, DELANO. Data Collection Framework to the Learning Monitoring Using Logical Sensor Network. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 194-196, 2012.
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      7. ROSALES, GISLAINE CRISTINA MICHELOTI ; De Araujo, Regina Borges ; OTSUKA, JOICE LEE ; DA ROCHA, RODRIGO VILELA. Using Logical Sensors Network to the Accurate Monitoring of the Learning Process in Distance Education Courses. Em: 2011 11th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2011, v. 11, p. 573-575, 2011.
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    • Joice Lee Otsuka ⇔ Sandra Abib (1.0)
      1. OTSUKA, J. L. ; ABIB, S. ; ROSALES, G. C. M. ; Zanotto, M. A. C. Reflexões sobre o Bacharelado em Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância da UFSCar. Em: XVIII Workshop sobre Educação em Computação/XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, v. 1, 2010.
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Data de processamento: 12/10/2020 22:29:19