Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Computação (DC)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rafael Vidal Aroca

Rafael V. Aroca é doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Mecânica, na área de Mecatrônica, pela EESC-USP. Durante sua graduação, cursou Bacharelado em Informática, com ênfase em Administração e Gerenciamento de redes, na Universidade de São Paulo (ICMC-USP), possuindo também formação de Técnico em Eletrônica. Trabalhou em diversas empresas e startups, em cargos técnicos e gerenciais, onde desenvolveu e/ou coordenou o desenvolvimento de diversos produtos e serviços inovadores, acumulando mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas Embarcados, Redes de Computadores, Internet das Coisas (IoT), Mecatrônica e em Sistemas baseados em Linux. Na área acadêmica, sua tese de doutorado compreendeu o desenvolvimento de uma plataforma robótica de baixo custo (10 dólares) para robótica educacional, enquanto o seu trabalho de mestrado envolveu estudos e análises sobre sistemas operacionais de tempo real (RTOS) para aplicações de robótica e automação. Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos e desempenho acadêmico e foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde atuou também como Gerente Executivo da Inova Metrópole, a incubadora de empresas de TI do IMD/UFRN. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Educação, Instrumentação, Mecatrônica e Robótica Educacional. É membro da IEEE na categoria quot;Senior Memberquot; e faz parte da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada de Ciências Nacional, apoiada pelo CNPq, desde 2007, que já teve cerca de 1 milhão participantes em todo o Brasil e tem a missão de disseminar a Ciência, Tecnologia e Robótica entre jovens de 6 a 18 anos, incentivando-os a seguir carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnologia e promovendo também a inclusão social e digital através da tecnologia. Foi membro do Conselho Superior da OBR e Coordenador Geral da OBR em Nível Nacional em 2017, e hoje é representante estadual da OBR no estado de São Paulo. Desde Maio de 2018 é Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar. Também é o atual Representante Institucional (RID) da UFSCar no CNPq para o Programa MAI/DAI - Mestrado Acadêmico para Inovação e Doutorado Acadêmico para Inovação. Também faz parte da equipe da Unidade EMBRAPII - UFSCar na área de Materiais, criada em 2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9262228584082064 (29/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066802 Ramal: 6802 URL da Homepage: http://www.dem.ufscar.br/
  • Grande área: Outros
  • Área: Robótica, Mecatrônica e Automação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. BIPES - Desenvolvimento de ferramenta intuitiva para programacao de sistemas embarcados, Internet das Coisas e divulgacao e disseminacao destas tecnologias
      Descrição: O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta gráfica e intuitiva para programação rápida e confiável de sistemas embarcados e dispositivos para Internet das Coisas (IOT), bem como sistemas mecatrônicos. A ferramenta proposta foi nomeada de BIPES, que é um acrônimo para Block based Integrated Platform for Embedded Systems (BIPES). Além de permitir programar e monitorar em tempo real dispositivos de sistemas embarcados como ESP32, ESP8266, Arduino, e placas baseadas em Linux, com Raspberry Pi, o BIPES também dispensa a necessidade de instalação de softwares. Além do desenvolvimento da ferramenta, pretende-se oferecer uma série de mini-cursos abertos para o públicos interno e externo da UFSCar, sobre Internet das coisas, sistemas embarcados, e o uso da ferramenta BIPES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Gabriel Cardinal Ciofi - Integrante / Gustavo Teruo Bernardino Tamanaka - Integrante / Geison Willian Machado - Integrante.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    2. 2018-Atual. Monitoramento, automacao e aplicacoes de impressoras 3D de baixo custo
      Descrição: As impressoras 3D oferecem flexibilidade e agilidade em diversas atividades industriais, comerciais e até residenciais. Com a economia de escala e redução de custo de componentes para sua construção, hoje já se encontram impressoras 3D com custo equivalente, ou até menor, ao de um computador pessoal de padrão mediano. Além disso, especialistas e análises de mercado vêm indicando um crescimento exponencial da aquisição e uso de impressoras 3D nos próximos anos. Contudo, é importante observar que as impressoras 3D de baixo custo podem atingir taxas de até 70% de falha nas impressões, e diversos etapas da operação destas máquinas ainda são manuais e não monitoradas, exigindo preparo técnico do usuário e restringindo o acesso a usuários leigos, além de possivelmente oferecer riscos à saúde. Nota-se ainda que há diversas oportunidades em aberto na área de computação para melhoria destas máquinas, tais#10;como integração de sistemas, monitoramento por visão de máquina e/ou inteligência artificial, algoritmos de detecção e correção de erros, monitoramento e integração usando serviços em nuvem, novos sensores e automação através de modificações software no software embarcado nas impressoras 3D, além de novas interfaces com os usuários. Dessa forma, este projeto consiste em diversas ações focadas na análise das principais falhas de impressoras 3D, desenvolvimento e validação de novos sistemas de monitoramento e automação para o uso mais eficaz de impressoras 3D, bem como tornar o uso de tais máquinas mais acessível para usuários leigos através da automação de processos através de sistemas embarcados nas impressoras. O projeto também contempla o uso de impressoras 3D para desenvolvimento de protótipos funcionais de sensores e outros dispositivos, bem como análise e possível mitigação de riscos à saúde causados pelas impressoras 3D.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / MARCOS TAN ENDO - Integrante / Pedro Parsekian - Integrante / Daniel Cunha - Integrante / Gabriel Cardinal Ciofi - Integrante / Aline Alvarenga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    3. 2018-Atual. Utilizacao de tecnicas de inteligencia artificial para identificacao de materiais polimericos
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da co-orientação do trabalho de mestrado de Daniel A. L. V. da Cunha, orientado da Márcia Cristina Branciforti, no programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, com tema relativo ao estudo e utilizaçao de tecnologias de inteligência artificial para identificação de materiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Integrante / Marcia Branciforti - Coordenador / Daniel Cunha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    4. 2018-Atual. Avaliacao de estrategias de visao computacional para deteccao de culturas agricolas brasileiras em ambientes de alta variacao de cena
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da orientação do trabalho de doutorado Ivan Carlos Perissini, no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, com tema relativo a avaliação de estratégias de visão computacional para detecção de culturas agrícolas brasileiras em ambientes de alta variação de cena.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Caurin, Glauco A. P. - Integrante / Ivan Carlos Perissini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    5. 2018-Atual. Projeto e implementacao de sistema diferencial eletronico segundo norma MISRA
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da orientação do trabalho de mestrado de Geison Willian Machado, no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, com tema relativo ao projeto e implementação de sistema diferencial eletrônico segundo norma MISRA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Geison Willian Machado - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    6. 2018-Atual. Sistemas embarcados distribuidos utilizando a tecnologia de containers
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da orientação do trabalho de mestrado de Gustavo T. B. Tamanaka, no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, com tema relativo ao estudo, projeto, implementação e validação de sistemas embarcados distribuídos utilizando a tecnologia de containers.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Gustavo Teruo Bernardino Tamanaka - Integrante.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    7. 2017-Atual. Projeto de robo agricola esferico: AgroSphero
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da orientação do trabalho de mestrado de Guilherme M. Martins, no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, com tema relativo ao projeto e implementação de robô agrícola esférico: AgroSphero, seu estudo, validação e discussão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Guilherme M. Martins - Integrante.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    8. 2016-2016. Desenvolvimento de um equipamento robotico para controle de incendio
      Descrição: Desenvolver um controle remoto para o sistema robótico de controle de incêndio da empresa Alfatek, incluindo todos seus aspectos de comunicaçaão sem fio, acionamento de motores, bateria e controle de múltiplos dispositivos remotamente com segurança e confiabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Elisa Vergamini - Integrante / Matheus Falcão Pinto - Integrante. Financiador(es): ALFATEK - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    9. 2016-Atual. Percepcao baseada em LiDAR para Robos Agricolas Autonomos
      Descrição: Projeto de pesquisa no contexto da co-orientação do trabalho de doutorado de Vitor Akihiro H. Higuti, orientado pelo Prof. Marcelo Becker, no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP. O tema é o desenvolvimento da Estratégia de Navegação baseada em beacons LiDAR, GPS e BLE para uma Plataforma Robótica no Campo Agrícola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Integrante / Marcelo Becker - Coordenador / Vitor Akihiro Hisano Higuti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    10. 2015-2016. Har-vest: um sistema vestivel de baixo custo de auxilio no processo de classificacao de frutas
      Descrição: Computação vestível é uma forma de computação ubíqua que oferece ferramentas flexíveis e úteis para seus usuários. Sistemas baseados em luvas, especificamente, vêm sendo usados a mais de 30 anos em diversas aplicações, com foco em sensoriamento de atributos de pessoas, tais como flexão dos dedos e ritmo cardíaco. Durante os 3 últimos anos, os pesquisadores envolvidos nesse projeto atuaram no desenvolvimento de um computador vestível, na forma de uma luva, equipada com diversos sensores fixados aos dedos do usuário para analisar e medir atributos de frutas com o toque. O equipamento proposto foi capaz de oferecer um sistema de classificação de frutas intuitivo usando dados de vários sensores, e fornecer uma estimativa se era o momento certo ou não de colher a fruta analisada. #10;#10;O sistema apresentou resultados satisfatórios em diversos testes realizados. Apesar dos resultados satisfatórios, primeira versão (construida como parte do projeto PVJ7992-2012) possuía um alto custo, além de ser fisicamente pesada demais para ser usada diretamente na colheita de frutos. A segunda versão (construida como parte do projeto PIG9681-2013) era leve e de baixo custo, mas era frágil de mais, o que também inviabilizava o seu uso na colheita. #10;#10;O intuito deste novo projeto é construção de uma terceira versão da luva, que permita aliar os pontos fortes das versões anteriores e consolidar o equipamento proposto a fim de permitir a transmissão dessa tecnologia para sociedade. Para tal será feito um longo processo de testes em ambiente real, visto que os testes feitos até em tão foram feitos em escalas reduzidas, apenas para validação dos protótipos. Ao longo dos testes, será feito um refinamento constante do hardware e do software da luva, com o intuito de produzir um um equipamento final robusto e adequado ao escopo de uso.#10;#10;Processo PVJ12212-2015 - Propesq-UFRN. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Integrante / Goncalves, Luiz M. G. - Integrante / Rummenigge Rudson Dantas - Coordenador / BESERRA GOMES, RAFAEL - Integrante / VALBER CESAR CAVALCANTI ROZA - Integrante.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    11. 2014-2018. Sensor eletronico de umidade do solo sem fio e sem bateria
      Descrição: Os anos recentes tiveram um crescimento expressivo no desenvolvimento e uso de tecnologias de informação e comunicação em aplicações agrícolas. Um exemplo bem conhecido é a Agricultura de precisão, que possibilita elaborar mapas rigorosos e aplicar adubos e agrotóxicos no solo com precisão de centímetros. Contudo, para funcionar adequadamente, estas tecnologias necessitam de medidas e dados do solo, que poderiam ser provenientes de sensores espalhados pelo campo. Sabe-se que embora existam diversas opções de sensores disponíveis no mercado, ainda há diversas oportunidades em aberto para sensores mais precisos, robustos, com maior praticidade de uso e menor suscetibilidade a interferentes como salinidade, temperatura, matéria orgânica, densidade e substâncias ferromagnéticas. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa desenvolver técnicas e sensores de baixo custo e maior praticidade de uso para aplicações agrícolas. Uma inovação deste projeto é o uso de tecnologias de identificação por rádio frequência (RFID) para transmissão sem fio de dados de sensores enterrados no solo, sem o uso de nenhuma bateria. Dessa forma, os sensores propostos serão alimentados por ondas de rádio provenientes de uma antena. Os dispositivos iniciais serão baseados em tecnologias de medida de umidade do solo recentemente desenvolvidas pela Embrapa.#10;#10;Projeto Universal CNPq - Processo 441630/2014-6 - Faixa C.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Coordenador / Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Carlos Manoel Pedro Vaz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    12. 2014-2017. Arquitetura para monitoramento de sinais vitais em longa distancia em saude
      Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver uma arquitetura que proporcione o monitoramento remoto de pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), que seja de baixo custo e dotada de uma gama de sensores que não sejam específicos de fabricante. Por meio da análise de sistemas conhecidos e amplamente utilizados, espera-se estabelecer um fator de comparação confiável para a criação dessa arquitetura. Dentre os benefícios de um sistema de monitoramento continuado a distância para o SUS está a possibilidade de intervenção precoce em casos de risco, combatendo de forma proativa fatores agravantes ou complicadores, antes que estes imponham risco ao paciente. Além disso, pode-se identificar o perfil clínico de pacientes e auxiliar na alocação de recursos e no estabelecimento de diagnósticos precoces, visando diminuir os índices de mortalidade, dentre outros fatores. Pelo lado dos profissionais de saúde, abre-se a possibilidade de intercâmbio de informações e troca de experiências mesmo em localidades geograficamente distantes, em âmbito nacional ou internacional. Coordenado pelo Prof. Dalton Matsuo Tavares, da UFG.#10;#10;Projeto FAPEG número: 201410267000311. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Integrante / Dalton Matsuo Tavares - Coordenador / Caurin, Glauco A. P. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    13. 2014-2017. Implementacao de uma Rede Mesh Movel para Auxilio no Enfrentamento ao Trafico de Drogas
      Descrição: Este projeto possui como objetivo principal a implementação de tecnologias de comunicação mais robustas, confiáveis e seguras que possam funcionar como um multiplicador de forças no combate ao crime. Nesse contexto, pretende-se fornecer o subsídio tecnológico necessário para interconectar os seguintes elementos: (a) uma base de operações tática, com acesso a uma rede de dados segura a qual possui acesso a bases de dados restritas de uso exclusivo de organizações de aplicação e reforço da lei e (b) times táticos dotados de viaturas. Com isso, seria possível alcançar o subsídio tecnológico necessário para interconectar esses elementos (no caso, (a) e (b)) com o melhor custo benefício possível. Coordenado pelo Prof. Dalton Matsuo Tavares, da UFG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Vidal Aroca - Integrante / Dalton Matsuo Tavares - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Homenagem: Reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população de São Carlos (2a Semana Municipal de Segurança Pública), Prefeitura Municipal de São Carlos.. 2019.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    2. Paraninfo da turma de Engenharia Mecânica formada em 2018-1 pela UFSCar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).. 2018.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    3. Professor Homenageado da turma de formandos em Engenharia Mecânica de 2018-2 pela UFSCar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).. 2018.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    4. Best Paper no IEEE LARS / WRE 2018 - An Open Source Framework for Educational Applications Using Cozmo Mobile Robot, UFRN / IFRN / UFPB.. 2018.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    5. 3rd Best Paper no IEEE LARS / WRE 2018 - Development of a smartphone-based educational robot with cloud architecture and evaluation of its performance, UFRN / IFRN / UFPB.. 2018.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    6. Menção honrosa no XXV Congresso de Iniciação Científica UFSCar, UFSCar.. 2018.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    7. Professor homenageado pela turma de formandos em Bacharelado em TI do IMD-UFRN, formada em Fev/2017, IMD-UFRN.. 2017.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    8. Paraninfo da turma de Engenharia Mecânica formada em 2016 pela UFSCar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).. 2017.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    9. Professor homenageado pela primeira turma de Bacharelado em TI do IMD-UFRN, formada em Jan/2016, IMD-UFRN.. 2016.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    10. Professor homenageado pela turma de formandos em Bacharelado em TI do IMD-UFRN, formada em Ago/2016, IMD-UFRN.. 2016.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    11. Honra ao mérito pela participação no desenvolvimento da Propriedade Intelectual da UFSCar, Agência de Inovação da UFSCar.. 2016.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.
    12. Honra ao mérito pela participação no desenvolvimento da Propriedade Intelectual da UFSCar, Agência de Inovação da UFSCar.. 2015.
      Membro: Rafael Vidal Aroca.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 3o Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - EESC-USP.3o Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - EESC-USP. 2018. (Simpósio).
    2. 5a Jornada Acadêmica UFSCar Lagoa do Sino.Agência de Inovação da UFSCar. 2018. (Simpósio).
    3. FAPESP/Ireland workshop on Knowledge Transfer. 2018. (Encontro).
    4. Latin American Robotics Symposium. An Open Source Framework for Educational Applications Using Cozmo Mobile Robot. 2018. (Congresso).
    5. Palestra.Indústria 4.0: manufatura aditiva (impressão 3D) e Internet das Coisas. 2018. (Outra).
    6. XXVI Jornada de Jovens Investigadores da AUGM.A 100 años de la Reforma Universitaria; asberte hace libre. 2018. (Encontro).
    7. 1o Workshop do Grupo de Pesquisa em Manufatura Inteligente,. 2017. (Simpósio).
    8. Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO).Protótipo de Wiltmeter R2: para a leitura da pressão de turgescência celular de folhas no campo. 2014. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. CAMPOS, M. ; AROCA, R.V.. 19th International Conference on Advanced Robotics - ICAR2019. 2019. Congresso
    2. AROCA, RAFAEL; Pazelli, T. ; AIHARA, C. ; ORTIZ, D. ; SA, S. T.. Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. 2017.
    3. COLOMBINI, E. L. ; AROCA, RAFAEL ; Pazelli, T. ; ORTIZ, D.. Olimpíada Brasileira de Robótica. 0. OBR
    4. Romero, R. A. F. ; AROCA, RAFAEL. Mini-curso de preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica. 2015. Outro
    5. COLOMBINI, E. L. ; AROCA, RAFAEL ; Pazelli, T. ; ORTIZ, D.. Olimpíada Brasileira de Robótica. 2015. 2015.
    6. AROCA, R. V.. Mini-curso de manufatura aditiva (impressoras 3D). 2014. (Outro).. . 0.
    7. TONIDANDEL, F. ; COLOMBINI, E. L. ; AROCA, RAFAEL ; BENTO, E.. Olimpíada Brasileira de Robótica. 2014. 2014.
    8. AROCA, R. V.; TONIDANDEL, F. ; COLOMBINI, E. L.. Olimpíada Brasileira de Robótica. 0. OBR
    9. AROCA, R. V.. Workshop de Robótica Educacional. 2013. (Congresso).. . 0.
    10. Aroca, Rafael V.. CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. 2013. .. . 0.
    11. AROCA, R. V.. Ano Internacional da Astronomia. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 22:29:19