Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paulo Gomes Lima

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 (27/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA, Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE]. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 – SP 264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296012 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. A formacao do educador por meio de matriz curricular centrada em competencias genericas e especificas: ponderacoes sob o olhar de professores de universidades publicas
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a formação do educador/pedagogo por meio da proposição de matriz curricular centrada em competências genéricas e específicas no contexto do Projeto Alfa Tuning América Latina. A partir da percepção de professores de 4 universidades públicas no Estado de São Paulo, especialmente os que trabalham com políticas educacionais. O desenvolvimento deste estudo se orientará metodologicamente pela abordagem qualitativa, pelas técnicas de análise documental e de conteúdo e pela coleta de dados que será efetivada através de um roteiro de questões semiestruturadas com sujeitos da pesquisa pertencentes às instituições selecionadas. Espera-se, com este estudo, contribuir para a ampliação das informações sobre como tem ocorrido a formação desse profissional e que compreensão e encaminhamentos são imprescindíveis à formação do educador na concepção dos docentes da licenciatura em Pedagogia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    2. 2018-Atual. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCACAO DA REGIAO METROPOLITANA DE SOROCABA (RMS): A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA ENTRE INICIATIVAS EXITOSAS E CONTEXTOS ADVERSOS
      Descrição: Os municípios brasileiros, como representantes mais próximos da vida social da população, a partir dos anos de 1980 ao conquistar o reconhecimento de ente federado e sua correspondente autonomia, deveriam empreender ações para planejamento e implementações, dentre outros, da qualidade da educação, cujos esforços articulados aos demais entes (estadual e federal), não deveriam estar desarticulados às demandas sociais e tendo os Conselhos Municipais de Educação como importantes órgãos na participação dos cidadãos e encaminhamentos para tal consolidação. Dessa inquietação surge o presente estudo, isto é, trata-se de uma pesquisa na área da política e gestão da educação, cujo objetivo é analisar as iniciativas de 09 municípios da Sub-região 3 de Sorocaba, a partir de seus respectivos Conselhos Municipais de Educação quanto ao planejamento e implementação da qualidade socialmente referenciada entre devolutivas exitosas e contextos adversos. Quanto ao escopo metodológico projeto será desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, consistindo em análise bibliográfica e documental, e como quadro de análise a avaliação de processos por entender o conjunto da eficiência e eficácia na implementação de políticas públicas como eixos em movimento. A coleta das devolutivas dos respondentes será efetuada por meio de entrevistas, conforme o número de conselheiros de cada município, por meio de roteiro de questões semiestruturadas. Como encaminhamento da pesquisa, seguem os seguintes objetivos específicos: a) analisar as atribuições de cada ente federativo na oferta e promoção da qualidade da educação socialmente referenciada, com ênfase no papel dos municípios; b) identificar a realidade da consolidação ou não dos Conselhos Municipais de Educação da Microrregião de Sorocaba (em número de 09), o seu papel na elaboração do Plano Municipal de Educação local e formas de acompanhamento, considerando a qualidade socialmente referenciada como ponto de recorrência; c) Discutir os fatores explicativos das iniciativas exitosas e contextos adversos dos municípios que tem melhor rendimento (ou não) no IDEB e o papel dos Conselhos Municipais da Educação nesse processo quanto ao planejamento, implementação e acompanhamento da qualidade socialmente referenciada; e d) explicitar pontos centrais da pesquisa quanto ao papel e atuação dos Conselhos Municipais de Educação para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade socialmente referenciada possível e que se deseja.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Noemia de Carvalho Garrido - Integrante / Maria Alice de Miranda Aranda - Integrante / Fabrício do Nascimento - Integrante / Meira Chaves Pereira - Integrante / Ailton Scorsoline - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Isabel Maria de Carvalho Baptista - Integrante / Petula Ramanauskas Santorum e Silva - Integrante / Rosanna Maria Barros Sá - Integrante / Jociane Marthendal Oliveira Santos - Integrante / Amanda Regina Martins Dias - Integrante / Elídia Vicentina de Jesus Ribeiro - Integrante / Viviane da Silva Silveira - Integrante / Thiago de Melo Martins - Integrante / GIORDANO, DANIELE XAVIER FERREIRA - Integrante / iIsrael Mascarenhas - Integrante / Ione Barbosa Fonseca - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 6
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    3. 2017-2020. PONTOS E ESTRATEGIAS NECESSARIAS OU IMPRESCINDIVEIS A VIABILIZACAO (OU NAO) DO ESPACO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCACAO SUPERIOR (ELACES)
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade da constituição ou não de um Espaço comum Latino-americano e Caribenho de Educação Superior e possíveis implicações para a mobilidade dos estudantes a partir das devolutivas de líderes de grupos de pesquisa em educação no Brasil. Portanto, teremos como olhar específico a criação do ELACES na realidade brasileira. Depois de desenvolvido o presente projeto, numa etapa posterior, ou fase II, se buscará financiamento para o comparativo com os demais países da América Latina e Caribe. Por meio de um olhar contextualizado sobre a integração da educação superior no continente, o desenvolvimento deste estudo se orientará metodologicamente pela abordagem qualitativa, pelas técnicas de análise documental e de conteúdo e pela coleta de dados que será efetivada através de um roteiro de questões semiestruturadas com sujeitos da pesquisa pertencentes aos grupos de pesquisa na área de educação selecionados, quais sejam, líderes dos respectivos grupos. Os respondentes escolhidos deverão atuar especificamente na área focal do objeto de estudo distribuídos ao longo do território nacional brasileiro. Suas falas serão objeto de recorrência, tanto pelo pesquisador responsável, quanto por pesquisadores associados, participantes do projeto. As etapas e cronogramas do desenvolvimento do projeto seguirá a projeção estipulada com o cuidado da triagem das coletas de dados bibliográficos e documentais, como aqueles advindos da fala dos respondentes. Espera-se, com este estudo, contribuir para a discussão da educação superior no contexto da internacionalização, bem como sobre a criação do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior e suas implicações para a mobilidade estudantil na região e para além-fronteiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Jurany Leite Rueda - Integrante / Jociane Marthendal Oliveira Santos - Integrante / Katlin Cristina de Castilho - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    4. 2015-Atual. Estado, Politica, Planejamento, Avaliacao e Gestao da Educacao: Experiencias exitosas, desafios e encaminhamentos
      Descrição: O projeto de pesquisa “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação entre Estado, políticas públicas, planejamento, avaliação e gestão da educação com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Noemia de Carvalho Garrido - Integrante / Mariclei Przylepa - Integrante / Fabrício do Nascimento - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante / Edson Segamarchi dos Santos - Integrante / Vitória Azevedo da Fonseca - Integrante / Maria Alice de Miranda Aranda - Integrante / LIMA, ANTONIO BOSCO DE - Integrante / Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo - Integrante / Silmara Aparecida Lopes - Integrante / Armando Paulo Ferreira Loureiro - Integrante / Isabel Maria de Carvalho Baptista - Integrante / Petula Ramanauskas Santorum e Silva - Integrante / Jociane Marthendal Oliveira Santos - Integrante / Elídia Vicentina de Jesus Ribeiro - Integrante / GIORDANO, DANIELE XAVIER FERREIRA - Integrante / Ione Barbosa Fonseca - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    5. 2014-2016. O PLANO NACIONAL DE FORMACAO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA NO ESTADO DE SAO PAULO: UMA AVALIACAO DE POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
      Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação do “Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - PARFOR” no Estado de São Paulo, recortando-se o regime de colaboração entre entes federados (União, o Estado e Municípios) como disposto no artigo 11 do Decreto 6.755 de 29/01/2009 e a adesão das universidades públicas federais e estaduais. Os objetivos específicos são: a) analisar as atribuições de cada ente federativo no âmbito do PARFOR; b) identificar as iniciativas desenvolvidas pelo estado de São Paulo e municípios quanto à viabilização da participação de professores da educação básica nos cursos presenciais ofertados pelo PARFOR, destacando-se a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a Microrregião de Sorocaba/SP; c) Explicitar as relações do PARFOR em São Paulo e as ações das universidades públicas e privadas do Estado quanto à consecução de suas finalidades [formação de professores para a educação básica]. Quanto ao escopo metodológico projeto será desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, consistindo em análise bibliográfica e documental, e como quadro de análise a avaliação de processos por entender o conjunto da eficiência e eficácia na implementação de políticas públicas como eixos em movimento. Dessa última pretende-se inferir os desafios e tensões no Estado de São Paulo quanto à consecução das Metas do PARFOR, tendo em vista o ano de 2014 para equalizar a formação de professores para a Educação Básica no Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Frediana Vezzaro de Medeiros - Integrante / Fabrício do Nascimento - Integrante / Meira Chaves Pereira - Integrante / Flávia Leila da Silva - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (54)
      1. Criar e transmitir eventos online. 2020. (Oficina).
      2. Aula Magna - Mestrado Profissional em Educação - UNASP.A construção do professor pesquisador: desafios, perpectivas e mobilizações. 2019. (Outra).
      3. II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, políticas e práticas. Avaliação da implementação da política de estágio curricular supervisionado (ECS) em cursos de graduação em Psicologia. 2018. (Congresso).
      4. II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, políticas e práticas. A construção do espaço latino-americano e caribenho de educação superior (Enlaces): primeiras aproximações partir da declaração de Cartagena. 2018. (Congresso).
      5. II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, políticas e práticas. Participação, cidadania e educação socialmente referenciada: recorrências e solicitações dos Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP. 2018. (Congresso).
      6. II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, políticas e práticas. Uma discussão sobre as políticas de ações afirmativas. 2018. (Congresso).
      7. II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, políticas e práticas. Conselho Municipal de Educação de Votorantim: sobre a caracterização do município e oferta da educação. 2018. (Congresso).
      8. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Educação brasileira no século XXI: entre planejamentos e solicitações. 2018. (Congresso).
      9. XIV Simpósio Adventista de Universitários.Afetividade e emoções no contexto educacional. 2018. (Simpósio).
      10. XIX Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2018. (Encontro).
      11. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDOS EM TRÊS ESTADOS BRASILEIROS (SÃO PAULO, MINAS GERAIS E MATO GROSSO DO SUL). 2018. (Encontro).
      12. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.PERCURSOS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL. 2018. (Encontro).
      13. Dialogando sobre Paulo Freite.As contribuições de Paulo Freite para as práticas educativas transformadoras. 2017. (Simpósio).
      14. IX Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias.O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOROCABA/SP E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: A educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. 2017. (Seminário).
      15. Mesa redonda: quot;O capitalismo e o Brasil contemporâneoquot;. 2017. (Outra).
      16. VII Congresso de Pós-Graduação da UFScar. Ética no Ensino Superior e na Pós-Graduação. 2017. (Congresso).
      17. Colóquios - café filosófico UNISAL.A educação no tempo histórico: da antiguidade aos nossos dias. 2016. (Encontro).
      18. CROSSSREF LIVE BRASIL. 2016. (Simpósio).
      19. I Congresso Internacional de Educação. A inserção do projeto Alfa Tuning América Latina na Unicamp e seus desdobramentos. 2016. (Congresso).
      20. III Jornada Internacional de Educação Social: Desafios da Educação de Jovens e Adultos Brasil e Portugal.Mesa redonda de apresentação de livro. 2016. (Outra).
      21. Palestra de Abertura de ano letivo (2016).ENSINAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: desafios e encaminhamentos. 2016. (Encontro).
      22. XVIII ENDIPE - Ecncontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O direito à educação e a democratização do acesso no Brasil contemporâneo. 2016. (Encontro).
      23. Aula inaugural do PPGED - UFSCar Sorocaba. 2015. (Encontro).
      24. III Congresso de Iniciação Científica do IFSP. Políticas de ações afirmativas o Brasil: a UFSCar como objeto de recorrência. 2015. (Congresso).
      25. III Congresso de Iniciação Científica do IFSP. O Projeto Alfa Tuning América Latina e a Universidade Brasileira: Novos Rumos ou Con(di)vergência ao modelo europeu?. 2015. (Congresso).
      26. II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Políticas e Reformas Educacionais: o que há de novo?. 2015. (Seminário).
      27. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS/ II JORNADA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO SOCIAIA L.Educação brasileira: desafios e encaminhamentos. 2015. (Seminário).
      28. Semana Integrada dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social do UNISAL.Estágio Curricular Supervisionado. 2015. (Encontro).
      29. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. Influência dos Organismos Multilaterais no Ensino Superior: a Implementação do Projeto Alfa Tuning na Unicamp.. 2015. (Congresso).
      30. VIII SEMINÁRIO POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.Comitê Científico. 2015. (Seminário).
      31. Ciclo de Atividades: 50 anos do Golpe Militar (1964-2014). 2014. (Outra).
      32. III Jornada Acadêmica de Serviço Social.Desafios e solicitações ao profissional do Serviço Social e bases epistemológicas para a formação. 2014. (Outra).
      33. I Seminário de Pós-Graduação.Mesa sobre Ética na Pesquisa em Ciências Humanas. 2014. (Seminário).
      34. Jornada de Pedagogia Social - Etapa 2.As politicas educacionais para EJA. 2014. (Seminário).
      35. Seminário Internacional de Investigação em Pedagogia Social.La Escuela en Brasil: iniciativas gubernamentales y gestión democrática. 2014. (Seminário).
      36. Seminário PPP: participação, gestão e qualidade da educação.Projeto Político Pedagógico da Escola: possibilidade e gestão democrática da escola. 2014. (Seminário).
      37. XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - EDUCAÇÃO E REFLEXÃO FREIREANA - A AFRICANIDADE NO CONTEXTODA DIVERSIDADE SOCIAL BRASILEIRALE.Cartas à Guiné-Bissau: contribuições de Paulo Freire. 2014. (Seminário).
      38. 21º Congresso de Iniciação Científica - UFSCAR. Contexto dos cursos de licenciatura na UNIFESP - Campus diadema e a ênfase de atenção ao universitário-trabalhador. 2013. (Congresso).
      39. Atividades do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educaçãi.Politicas educacionais: uma leitura sobre a realidade brasileira. 2013. (Encontro).
      40. Congresso de Educação Básica [COEB]. Políticas e gestão da educação: recorrências da escola no Brasil. 2013. (Congresso).
      41. Diálogos com a pesquisa. 2013. (Seminário).
      42. Estudos e Pesquisa do GEPGE.Politicas e gestão da educação. 2013. (Encontro).
      43. I Colóquio Internacional quot;Trajetórias da Língua e Cultura Portuguesa na Identidade Brasileiraquot;. 2013. (Outra).
      44. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) em oito municípios da região de Sorocaba: desafios e encaminhamentos em seu processo de implementação. 2013. (Congresso).
      45. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. Avaliação do processo de implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no estado de São Paulo: discussão e encaminhamentos. 2013. (Congresso).
      46. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. O universitário-trabalhador nos cursos de licenciatura da UNIFESP - campus DIadema: desafios e encaminhamentos ao seu processo formativo. 2013. (Congresso).
      47. I Seminário Desafios do Trabalho e educação no século XXI.Escola no Brasil: entre iniciativas governamentais e encaminhamentos para uma gestão democrática. 2013. (Seminário).
      48. IV Ciclo de Debates - universidade e educação básica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.Contribuições de Paulo Freire para a área educacional. 2013. (Seminário).
      49. Memorial Paulo Freire: diálogo com a Educação - XI Seiminário Intenacional.Paulo Freire: o homem, a educação e uma janela para o mundo. 2013. (Seminário).
      50. Seminário de Políticas Públicas Educacionais.Debatedor Políticas Educacionais. 2013. (Seminário).
      51. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.O ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais no Mato Grosso do Sul. 2013. (Simpósio).
      52. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Universalização da educação superior no Brasil: contrapontos e possibilidades. 2013. (Simpósio).
      53. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. 2013. (Simpósio).
      54. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Estado e políticas educacionais para a educação superior e profissional: reformas educativas para a educação superior. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (23)
      1. LIMA, Paulo Gomes. I Colóquios de Políticas e Gestão da Educação: quot;Os conselhos municipais da Educação e o exercício da gestão democráticaquot;. 2020. (Outro).. . 0.
      2. LIMA, Paulo Gomes. VII Seminário de Pesquisa e VI Encontro de Egressos do PPGED - So. 2019. (Outro).. . 0.
      3. LIMA, PAULO GOMES. III Seminário Luso Brasileiro de Educação de Adultos/ I Seminário Internacional Brasil e Portugal. 2018. (Outro).. . 0.
      4. LIMA, Paulo Gomes. VII Congresso de Pós-Graduação da UFSCar - COnPG. 2017. (Congresso).. . 0.
      5. LIMA, Paulo Gomes. MEMBRO DO COMITÊ CIENTÍFICO DA ANPED-SUDESTE. 2016. (Outro).. . 0.
      6. LIMA, PAULO GOMES. III Jornada Internacional de Educação Social: Desafios da Educação de Jovens e Adultos Brasil e Portugal. 2016. (Outro).. . 0.
      7. LIMA, PAULO GOMES. 1º Congresso Internacional de Educação Infantil da UNICAMP| 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe/UDUAL. 2016. (Congresso).. . 0.
      8. LIMA, PAULO GOMES. I Congresso Internacional de Educação - UNISO. 2016. (Congresso).. . 0.
      9. LIMA, PAULO GOMES. Educação de Jovens e Adultos: poarta além dos muros da escola - 2ª Edição. 2015. (Outro).. . 0.
      10. LIMA, PAULO GOMES. Produção de Material em Áudio para Pós-Graduandos (UFSCAR- Tecnologia Assistiva). 2015. (Outro).. . 0.
      11. LIMA, PAULO GOMES. VIII Seminário de Administração da Educação da Região Centro-Oeste. 2015. (Congresso).. . 0.
      12. LIMA, PAULO GOMES; FONSECA, V.A. da.. Educação pelo cinema. 2015. Outro
      13. LIMA, PAULO GOMES. Membro do Comitê Científico do V Seminário Nacional de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).. . 0.
      14. LIMA, Paulo Gomes. Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros escola. 2014. (Outro).. . 0.
      15. LIMA, Paulo Gomes. I Seminário de Pós-Graduação em Educação da UFSCAR Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
      16. LIMA, Paulo Gomes. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Congresso).. . 0.
      17. LIMA, Paulo Gomes. Seminário de Políticas Públicas Educacionais. 2013. (Outro).. . 0.
      18. LIMA, Paulo Gomes. Comissão Científica da V Semana de Educação e V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD. 2011. (Outro).. . 0.
      19. LIMA, Paulo Gomes. Comissão organizadora do Projeto de Extensão quot;Feira das Faculdades 2011quot;.. 2011. (Exposição).. . 0.
      20. LIMA, Paulo Gomes. Universidade e socialização do conhecimento. 2010. (Outro).. . 0.
      21. LIMA, Paulo Gomes. II Ciclo de Debates: Universidade e Educação Básica - a atualidade do pensamento de Paulo Freire. 2010. (Outro).. . 0.
      22. LIMA, Paulo Gomes. I CICLO DE DEBATES - UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. 2009. (Outro).. . 0.
      23. LIMA, Paulo Gomes. MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)



    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16