Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Katia Regina Moreno Caiado

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, interface com a educação do campo, formação de professores, produção do conhecimento, teorias pedagógicas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0803778280883949 (02/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, Km 235, SP-310 km 235 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Fax: (16) 33612081 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2016-2018. Educacao e deficiencia na voz de quem vive essa trama: Trajetorias de vida de pessoas com deficiencia que cursam o ensino superior.
      Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência – da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves - Integrante / Maria Edith Romano Siems-Marcondes - Coordenador / Ana Paula Fernandes - Integrante.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    2. 2016-Atual. VERTATIL - Desenvolvimento de Recursos Didaticos para Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Deficiencia Visual
      Descrição: Este projeto, com duração de 24 meses e intitulado quot;Desenvolvimento de Recursos Didáticos para Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Visualquot; (VERTÁTIL) tem por objetivos desenvolver colaborativamente, com usuários e professores, recursos didáticos voltados para a potencialização do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual da rede pública de ensino, tratando-se de recursos variados e com significação tátil produzidos por impressão 3D e entregar os recursos didáticos desenvolvidos às escolas participantes do projeto e disponibilizá-los digitalmente através de repositório de acesso público. A equipe de pesquisa será composta por docentes das áreas de Educação e Engenharia do Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFSCar (NTA/UFSCar) e da unidade do SENAI de Itu/SP... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Miguel Ángel Aires Borrás - Coordenador / Cleyton Fernandes Ferrarini - Integrante / Andrea Regina Martins Fontes - Integrante / Arthur Vinicius Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    3. 2015-Atual. Direito a Educacao Especial na contemporaneidade: desafios de uma area diversa e complexa
      Descrição: Analisar o campo diverso e complexo da educação especial na contemporaneidade, problematizando o direito das pessoas com deficiência a uma vida digna e plena. O referencial teórico-metodológico é a Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos. Os procedimentos metodológicos contemplam dados de: entrevistas, questionários, análise de documentos, observação, registro de campo, bancos oficiais de dados quantitativos. Os resultados esperados são: investigar temas de relevância científica e social; formar professores e profissionais do ensino; subsidiar políticas públicas na área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Coordenador / João Henrique da Silva - Integrante / Anaí Cristina da Luz Stelmachuk - Integrante / Patricia Lopes Ramos Publio - Integrante / Miriam Elena Cesar Almeida - Integrante / Lígia Maria Nogueira Oliveira - Integrante / Joyce Fernanda Guilanda de Amorim - Integrante / Laureen Lopes Camargo - Integrante / Lourdes do Nascimento Duarte - Integrante / Marcelo Messias Rondon - Integrante / Maria Amélia Teixeira Blanco - Integrante / Marily Oliveira Barbosa - Integrante / Mercia Santana Mathias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    4. 2014-Atual. EDUCACAO ESPECIAL, POLITICAS E CONTEXTOS: ANALISE DE CONFIGURACOES, DE INDICADORES E DE TENDENCIAS EM DIFERENTES CENARIOS
      Descrição: Objetiva#10;cartografar a Educação Especial em municípios brasileiros, situados no Espírito#10;Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, considerando os contextos e as#10;políticas educacionais locais, os índices educacionais, os dados relativos à#10;escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e a organização/#10;gestão da Educação Especial nas redes municípios/estaduais envolvidas no#10;estudo. Concomitantemente, se propõe promover a comparação dessa#10;realidade com municípios/regiões do México, Moçambique e Itália, buscando#10;identificar articulações/aproximações e compreender diferentes aspectos dos#10;processos, concepções e políticas relativas à educabilidade das pessoas#10;público-alvo da Educação Especial em diferentes sociedades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Denise Meyrelles de Jesus - Coordenador / Claudio Roberto Baptista - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    5. 2011-2014. A escolarizacao de alunos com deficiencia e rendimento escolar: uma analise dos indicadores educacionais em municipios brasileiros
      Descrição: Objetivos: 1) Identificar e analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e à permanência de alunos com deficiência em cinco municípios-pólo em municípios de sua abrangência do Programa “Educação Inclusiva: direito à diversidade”, para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; 2) Identificar e analisar os índices de rendimento escolar de alunos com deficiência incluídos no ensino regular nesses municípios; 3) Delimitar critérios para a construção de um Sistema de Indicadores Sociais referente às condições de escolarização da pessoa com deficiência segundo a combinação orientada das estatísticas do acesso ao atendimento educacional desta população e de seu rendimento escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Adriana Lia Friszman de Laplane - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Integrante / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Coordenador / Edelir Garcia - Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    6. 2011-2014. Desafios da politica de educacao especial na perspectiva da educacao inclusiva em municipios brasileiros
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é acompanhar e analisar a reorganização de diferentes municípios frente à necessidade de formação de um “sistema educacional inclusivo”. Os objetivos específicos são: I. Analisar os indicadores educacionais de quatro municípios-pólo do Programa “Educação Inclusiva: direito à diversidade”, para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; II. Analisar a proposta pedagógica do Programa a partir do principal exemplar formativo que é o Seminário 3 Educação Inclusiva: direito à diversidade, que tem sido realizado periodicamente nos municípios-pólo desde 2004; III. Compreender as relações entre as políticas de inclusão escolar e as práticas pedagógicas na visão de professores(as), orientadores(as) e coordenadores(as) de escola. Como opção teórico-metodológica, parte-se do pressuposto de que as instituições escolares podem, por um lado responder às pressões do movimento de globalização da economia capitalista, mas de outro podem ser lócus de acesso e garantia de direitos por parte das populações desfavorecidas. Na relação entre as políticas nacionais e os documentos internacionais, entende-se que as indicações internacionais não são assimiladas passivamente nas diferentes localidades. O campo empírico constitui-se a partir de quatro cidades brasileiras: Florianópolis (SC), Maringá (PR), Campinas (SP) e Corumbá (MS). Todos os municípios são considerados “municípios-pólo” para implantação do Programa e devem servir de articuladores e multiplicadores das ações do Ministério da Educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Adriana Lia Friszman de Laplane - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Integrante / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Integrante / Edelir Garcia - Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    7. 2010-2012. Educacao especial nas escolas do campo: analise de um silencio historico
      Descrição: Há um descaso histórico no Brasil com as áreas da educação especial e da educação do campo. Dados oficiais mostram que na interface das duas áreas a negação do direito à educação é prática atual. O objetivo desta pesquisa é: identificar as escolas do campo em que há alunos da educação especial matriculados, no estado de São Paulo; conhecer o alunado da educação especial que freqüenta escolas do campo; analisar as condições de acesso educacional dos alunos com deficiência que residem no campo; descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas do campo em que há alunos da educação especial matriculados e oferecer formação continuada aos professores de escolas do campo sobre a temática da educação especial no campo. Os dados serão coletados com aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada, os participantes são técnicos pedagógicos de trinta e sete secretarias municipais de educação que aderiram ao Programa Escola Ativa. Os resultados esperados devem subsidiar: políticas públicas que garantam o direito à educação dos alunos da educação especial em escolas do campo; a elaboração de uma proposta de formação continuada aos professores da escola do campo, na modalidade educação a distância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Coordenador.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    8. 2009-2013. APAE (1972-2011): analise de documentos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Gilberta Jannuzzi - Coordenador.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    9. 2009-2011. Educacao e deficiencia na voz de quem viveu essa trama: Trajetorias de vida de pessoas com deficiencia que concluiram o ensino superior.
      Descrição: Os objetivos desta pesquisa são conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; estudar os fatores que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência e refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto fator de incapacidade e fracasso escolar. A história da educação de pessoas com deficiência é marcada pela vertente médica-psicológica, cujo foco de análise é um indivíduo descontextualizado e marcado por um defeito orgânico e ou funcional naturalizados. No enfoque desta pesquisa se assume uma abordagem social, em que a pessoa com deficiência está marcada por um tempo e lugar social, cuja complexidade e multideterminação devem ser estudadas para a compreensão dos processos de humanização e escolarização. Nos últimos anos houve um aumento significativo de matrículas de alunos com deficiência na escola, com ênfase nas primeiras séries do ensino fundamental. O número de matrículas no ensino médio e no ensino superior ainda é pouco significativo. A produção científica na área revela que a acesso à escola não garante necessariamente a permanência e a apropriação do conhecimento. Porém, há adultos com deficiência que concluíram o ensino superior. Se há pessoas com deficiência que se apropriaram de dimensões do conhecimento universal e científico ao longo do processo de escolarização, considera-se que na narrativa sobre suas lembranças de vida encontram-se indícios relevantes sobre as mediações pedagógicas, as interações no cotidiano da escola e as práticas pedagógicas significativas. Serão realizadas entrevistas sobre histórias de vida com roteiro semi-estruturado focando três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. As entrevistas transcritas serão analisadas a partir desses três eixos temáticos e à luz do referencial teórico. Espera-se que os resultados deste estudo subsidiem propostas de forma. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    10. 2009-2011. INCLUSAO ESCOLAR: das politicas publicas as praticas pedagogicas
      Descrição: A proposta deste trabalho é estudar e discutir os programas e documentos recentes, dando continuidade à análise das mudanças que as políticas inclusivas têm provocado no sistema de ensino, nas práticas educacionais e nos sujeitos que participam desses processos. Mais especificamente, o projeto se centra na análise da política do estado de São Paulo e nas suas relações com a política nacional. No nível da escola, o projeto amplia e dá continuidade a uma proposta implementada em 2008, que enfocou o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) como espaço de formação em serviço. Esse projeto permitiu estabelecer um vínculo de colaboração entre a Universidade e a escola que, pela presente proposta poderá ser formalizado e redundar em resultados que possam ser estendidos a outras escolas da rede pública. Coordenação: Profa. Dra. Adriana Lia Friszman de Laplane (Unicamp); Pesquisadora Profa. Dra. Katia Regina Moreno Caiado (UFSCar). Financiamento FAPESP – Ensino Público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Kátia Regina Moreno Caiado - Integrante / Adriana Lia Friszman de Laplane - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (22)
      1. Educação Especial e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC).Pesquisas na articulação entre a PHC e a Educação Especial. 2016. (Encontro).
      2. III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas. Trajetórias de trabalho de grupos de pesquisa em educação especial: UFRGS, UFES, UFSCar. 2016. (Congresso).
      3. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação Especial na perspectiva da educação especial em contextos internacionais: Itália, México e Moçambique. 2016. (Congresso).
      4. XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e IV Seminário Nacional de Educação Especial.Diferentes Modalidades de Ensino e o Público-alvo da Educação Especial. 2016. (Seminário).
      5. II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E PESQUISA: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. Trajetórias de trabalho de grupos de pesquisa em educação especial: UFRGS, UFES, UFSCar. 2015. (Congresso).
      6. II Congresso Paraense de Educação Especial e I Fórum Permanente de Educação Especial do Sul e Sudeste do Pará. Interface da Educação do Campo e a Educação Especial: realidades, contradições e perspectivas. 2015. (Congresso).
      7. 36ªReunião Nacional da Anped.Membro do Comitê Científico. 2013. (Outra).
      8. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Form.Professores de Educação Especial na educação do campo. 2013. (Encontro).
      9. 35ª.Reunião Anual da Anped. 2012. (Congresso).
      10. II Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e Escolarização de alunos com deficiência.Educação de pessoas com deficiência na escola do campo. 2012. (Encontro).
      11. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação Especial no Campo. 2012. (Congresso).
      12. 34ª.Reunião Anual da Anped. 2011. (Congresso).
      13. 33ª.Reunião Anual da Anped. 2010. (Congresso).
      14. 33ªReunião Anual da ANPED. Coordenação da Sessão Especial: Educação Inclusiva e formação docente. 2010. (Congresso).
      15. 32ª Reunião Anual da Anped. 2009. (Congresso).
      16. Aula Inaugural: Curso de Especialização em Atividade Motora Adaptada.O Direito à Educação e a Educação Especial. 2009. (Outra).
      17. Debatedora no IX Simpósio de Dissertações e Teses.Considerações sobre projetos de dissertações e teses do PPGE-UNIMEP. 2009. (Simpósio).
      18. II Congresso Baiano de Educação Inclusiva. Práticas inclusivas na Escola. 2009. (Congresso).
      19. I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo. 2009. (Seminário).
      20. I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. 2009. (Seminário).
      21. Palestra aos alunos do PPGE-UFES.Pesquisa em Educação Especial: possibilidades para uma educação mais inclusiva. 2009. (Outra).
      22. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professor em foco.EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PERFIL, A FORMAÇÃO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR.. 2009. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. BAPTISTA, C.R. ; JESUS, D. M. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. 2016. Congresso
      2. CAIADO, Katia Regina Moreno; BAPTISTA, C.R. ; JESUS, D. M.. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas. 2015. Congresso
      3. RAFANTE, H. C. ; CAIADO, Katia Regina Moreno ; LIMA, P.. I Seminário do Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar Sorocaba. 2014. Congresso
      4. RAFANTE, H. C. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. IV Colóquio sobre o trabalho pedagógico na educação especial: aluno com deficiência no ensino superior. 2014. Congresso
      5. CAIADO, Katia Regina Moreno; MELETTI, S.M.F.. IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e Escolarização de alunos com deficiência. 2014. Congresso
      6. BAPTISTA, C.R. ; JESUS, D. M. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas. 2013. Congresso
      7. BEZERRA NETO, L. ; CASSIN, M. ; VILLELA, F. F. ; BEZERRA, M. C. S. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo. 2013. Congresso
      8. RAFANTE, H. C. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. III Colóquio sobre o trabalho pedagógico na educação especial: aluno com deficiência no ensino superior. 2013. Congresso
      9. CAIADO, Katia Regina Moreno; OLIVEIRA, I. A.. III Jornada de Educação Especial no Campo. 2012. Outro
      10. JESUS, D. M. ; BAPTISTA, C.R. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2011. Congresso
      11. CAIADO, Katia Regina Moreno. II Jornada de Educação Especial no Campo. 2011. (Outro).. . 0.
      12. CAIADO, Katia Regina Moreno; BAZON, F. V. M.. 1º Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com Deficiência Visual. 2011. Outro
      13. BEZERRA NETO, L. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. Outro
      14. CAIADO, Katia Regina Moreno; BEZERRA NETO, L.. I Jornada de Educação Especial no Campo. 2010. Outro
      15. JESUS, D. M. ; BAPTISTA, C.R. ; CAIADO, Katia Regina Moreno. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2009. Congresso
      16. CAIADO, Katia Regina Moreno. Colóquio: Pedagogia universitária no atual contexto do ensino superior brasileiro. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Kátia Regina Moreno Caiado ⇔ Heulália Charalo Rafante (2.0)
        1. CAIADO, Katia Regina Moreno. Políticas de Educação Inclusiva no Brasil. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        2. CAIADO, K. R. M. ; RAFANTE, H. C.. Gestão e Avaliação Educacional. 2015. 2015.
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      • Kátia Regina Moreno Caiado ⇔ Adriana Varani (1.0)
        1. CAIADO, Katia Regina Moreno. Parecerista do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012.
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      • Kátia Regina Moreno Caiado ⇔ Paulo Gomes Lima (1.0)
        1. PÚBLIO, PATRÍCIA LOPES RAMOS ; LIMA, PAULO GOMES ; CAIADO, KATIA REGINA MORENO. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE SOROCABA, SP: OS CONTEXTOS DAS POLÍTICAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso. v. 38, p. 335-354, issn: 1678-7110, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso)




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16