Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Adriana Varani

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e estágio realizado durante o doutorado na Universidade de Barcelona (2002). Atua como professora na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho coletivo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas dos anos iniciais e avaliação da aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2971233303849752 (21/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2013
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Avenida Bertrand Russell Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215553 URL da Homepage: www.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2013-2017. A qualidade da Escola Publica: um estudo longitudinal para sustentacao da responsabilizacao partilhada em uma rede de ensino
      Descrição: Trata-se de um estudo longitudinal realizado na rede municipal de ensino de Campinas que desenvolve projeto de avaliação institucional participativa desde 2008 no qual se valoriza a participação ativa da comunidade escolar na discussão e deliberação sobre os problemas que afetam as aprendizagens dos estudantes. Objetiva-se avaliar o nível de enraizamento dos princípios avaliativos adotados e que revelem indícios de#10;responsabilização partilhada na qualificação da escola pública. Pretende-se elaborar um instrumento de avaliação da qualidade da escola que incorpore componentes qualitativos aos dados da avaliação de larga escala de modo a potencializar as reflexões que sustentam os processos decisórios nas escolas na direção de um trabalho pedagógico inovador. Utiliza-se a Prova Brasil como deflagradora do diálogo nas escolas sobre eventuais relações entre os indicadores educacionais qualitativos selecionados pela comunidade escolar e seus resultados nas avaliações externas.#10;Para o estudo é eleita a abordagem quantiqualitativa estruturada em três fases que se diferem nos objetivos específicos, nos recursos metodológicos e no número de escolas abrangidas, que em alguns momentos e aspectos atinge a totalidade das escolas. Para o tratamento quantitativo dos dados (Prova Brasil e Censo Escolar 2007 a 2013) serão usados modelos lineares hierárquicos e análise de envoltória de dados. Para os dados qualitativos a base é o estudo etnográfico. O estudo pretende instrumentalizar os atores da escola a produzir e interpretar dados avaliativos sobre a qualidade da#10;escola pública e em especial provocar uma aproximação da comunidade escolar dos números disponíveis nos bancos de dados do sistema. Assim, serão fortalecidos os compromissos da escola com as aprendizagens dos estudantes o que inclui a demanda responsável ao poder público de melhores condições objetivas para que a escola cumpra sua função social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Varani - Integrante / Maria Márcia Sigrist Malavazi - Integrante / Luiz Carlos de Freitas - Coordenador / Geisa Vaz Mendes - Integrante / Mara Regina Lemes de Sordi - Integrante.
      Membro: Adriana Varani.
    2. 2013-2015. Trabalho coletivo docente: diferente configuracoes
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma recuperação das produções bibliográficas que tratam do tema “trabalho coletivo docente”, com a perspectiva de compreender as configurações sistematizadas sobre o tema e refletir sobre suas repercussões no trabalho do cotidiano escolar. A investigação que se pautará em pesquisa bibliográfica, tem como aporte inicial pesquisas acadêmicas sobre o tema, em especial as desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, publicadas em artigos científicos ou não.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Varani - Coordenador / Adriana Alves Fernandes Vicentini - Integrante.
      Membro: Adriana Varani.
    3. 2010-2012. Relacao entre desempenho escolar de escolas municipais de Campinas e o entorno da escola
      Descrição: Acreditando que a participação das famílias na escola é afetada pela realidade sócio-urbana do entorno das escolas, esta pesquisa tem por objetivos uma melhor caracterização da vizinhança das escolas e de suas famílias, incluindo nível sócio-econômico, história do bairro, análise das famílias e sua relação com a escola, uma compreensão maior destes fatores e sua associação com os dados de proficiência dos estudantes a partir de questionamentos das representações presentes no entorno da escola. Conhecer a relação entre o contexto social da comunidade (bairro) e a participação das famílias na escola; a possível associação entre grau de participação das famílias e organização sócio-espacial da cidade de Campinas ganha centralidade e levam a outras indagações e possível explicitações sobre a atuação das famílias dos estudantes ligadas ao contexto sócio-econômico e as concepções de avaliação que as mesmas possuem pois é sabido que estas são construções ligadas à história de vida, nível sócio-econômico e outras referências externas a escola e que dela não dependem diretamente. E a escola não pode se eximir de compreendê-las e preparar-se para lidar com elas em um processo de inclusão a partir da realidade existente, inserindo-as no Projeto Político Pedagógico e na Avaliação Institucional da escola. Isto posto, elencou-se 4 escolas com diferentes desempenhos estudantis apontados na pesquisa anterior do mesmo grupo, denominada Pesquisa GERES e a partir deles buscamos atingir os objetivos já elencados acima através de instrumentos como entrevistas e questionários (já aplicados e tabulados) junto a pais, funcionários, gestores, estudantes e professores destas escolas. Por fim, é esperado que esta pesquisa possa auxiliar na construção de políticas públicas que tomem a escola como espaço de construção coletiva procurando, na potencialidade da participação das famílias qualificar sua participação junto às CPAs da avaliação institucional, com vistas a tornar a parceria família. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Adriana Varani - Integrante / Laura Noemi Chaluh - Integrante / Maria Márcia Sigrist Malavazi - Coordenador / Luiz Carlos de Freitas - Integrante / Geraldo A. Betini - Integrante / Luana da Costa Almeida - Integrante.
      Membro: Adriana Varani.
    4. 2009-2011. PIBID UFSCar: Espaco de formacao compartilhada entre professores da Educacao Basica e licenciandos
      Descrição: Descrição: O PIBID/UFSCar intitulado Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos tem por objetivos articular e coordenar atividades de prática de ensino, Estágio Supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, escola municipal de São Carlos e seus alunos, tendo em vista a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar, a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Varani - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Laércio José dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Adriana Varani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. III Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2013. (Simpósio).
      2. VIII Seminário da Faculdade de Educação - A construção do Saber Escolar: desfio na formação de professores da Educação básica.O Cotidiano escolar e o sentido do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. (Seminário).
      3. VI Seminário Fala Outra Escola.Uma experiência de integração no processo de significação do conceito de avaliação. 2013. (Seminário).
      4. I Seminário Internacional sobre Infância e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias Descolonizadoreas. 2012. (Seminário).
      5. Palestra ministrada pelo Prof. John Elliot quot;Panorama da pesquisa de professores para além do professor reflexivo: o novo método denominado Lesson Studyquot;. 2012. (Outra).
      6. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE: PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA. 2012. (Encontro).
      7. Seminário Avalição e Políticas Públicas Educacionais: ensaios contra-regulatórios em debate. 2011. (Seminário).
      8. I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores.Implicação da Proposta Curricular Oficial e o Cotidiano Escolar. 2010. (Encontro).
      9. IV CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA AUTO-BIOGRÁFICA. REFLEXÕES SOBRE OS MEMORIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Congresso).
      10. V Seminário Fala Outra Escola: Carregando Sonhos.Filmes na Escola: os sentidos para a formação. 2010. (Seminário).
      11. XV Endipe.DIMENSÕES EDUCATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO INTERIOR DA ESCOLA. 2010. (Encontro).
      12. 32a. Reunião Anual da Anped.Filmes, Cotidiano Escolar e Currículo. 2009. (Encontro).
      13. Avaliação Institucional e Avaliação de Ensino. 2009. (Outra).
      14. I Conferência Intermunicipal de Educação de Campinas. 2009. (Outra).
      15. VIII Seminário Nacional da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. 2009. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. VARANI, A.. Roda de conversa quot;Que escolas de tempo e educação integral construímos cotidianamente?quot;. 2018. (Outro).. . 0.
      2. VARANI, A.. II Seminário PIBID-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores. 2017. (Outro).. . 0.
      3. VARANI, A.. Mesa-redonda Perspectivas da Organização do Trabalho Pedagógico na Escola de Educação Integral. 2013. (Outro).. . 0.
      4. VARANI, A.. Membro da comissão Organizadora do III Seminário de Pequisa em Educação UFSCar/UNISO. 2013. (Outro).. . 0.
      5. VARANI, A.. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Congresso).. . 0.
      6. RODRIGUES, D. C. ; VARANI, A.. IV Semana de Pedagogia. 2012. Outro
      7. CHALUH, L. N. ; OLIVEIRA, M. N. ; PRADO, Guilherme Do Val Toledo ; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão ; VARANI, A.. V Fala Outra Escola: Carregando Sonhos. 2010. Congresso
      8. VARANI, A.. II Semana da Pedagogia. 2010. (Outro).. . 0.
      9. VARANI, A.. III Seminário de Educação - EDUCART. 2005. (Outro).. . 0.
      10. VARANI, A.. Encontro quot;A arte de ser professor - o (re) criar da prática pedagógicaquot;. 2005. (Outro).. . 0.
      11. VARANI, A.. I EDIPE - Encontro de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16