Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcos Francisco Martins

Professor Associado da UFSCar - Campus Sorocaba-SP -, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1D), Coordenador do LEPeCHE/FINEP - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ciências Humanas e Educação -, ex Coordenador do PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar Campus Sorocaba (2012-2018). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Trabalhou na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) - Campus Poços de Caldas, foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação do Unisal (2006-2007), ex-Editor da Revista de Ciências da Educação (de 2007 a 2010) e da Crítica Educativa (2015-2019). Líder do GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação), participa de comitês editoriais de periódicos especializados na área da Educação e é consultor ad-hoc de revistas científicas e agências de fomento. Com artigos, capítulos e livros publicados, tem experiência na área da pesquisa em educação (10 projetos financiados), com ênfase nos fundamentos. A partir do legado teórico-metodológico de marxista, particularmente o de Antonio Gramsci, dialoga com temas relacionados às teorias da educação escolar e não escolar, bem como à relação cidadania e educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4515924584428591 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 5901 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-2020. Condicoes e dinamica cotidiana e educativa na RMS (Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavirus
      Descrição: Esta iniciativa é resultante de demandas advindas de variados setores sociais, públicos e privados, que têm clamado junto à UFSCar campus Sorocaba para empregar todos os saberes e habilidades que guarda para auxiliar no combate ao coronavírus. Assim, esse projeto trata de produzir informações e análises que possam auxiliar e subsidiar a comunidade e os poderes públicos locais, estaduais e nacionais no processo de afastamento social provocado pela pandemia da COVID-19. Articulando docentes de dois departamentos da UFSCar campus Sorocaba (quatro servidores vinculados ao DCHE-So – Departamento de Ciências Humanas e Educação – e dois do DEco-So – Departamento de Economia), um docente da Escola de Aplicação da USP, um docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, três alunos do doutorado do PPGEd-So (Programa de Pós- Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba), um aluno do Mestrado do PPGECH (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana) e uma ex-aluna do Mestrado do PPGEd-So e uma servidora (DCA-So - Departamento de Ciências Ambientais), o que se pretende é aplicar um questionário via Plataforma Google Forms aos alunos e alunas das escolas de educação básica (ensino fundamental e médio) das redes públicas e privadas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O referido questionário pretende: a) conhecer quais são as condições cotidianas que alunos e alunas das escolas de educação básica (ensino fundamental e médio) públicas e privadas da RMS estão tendo para enfrentar o afastamento social provocado pelo coronavírus, bem como qual tem sido a dinâmica da vida diária, seus limites e possibilidades; b) conhecer quais são as condições educativas que os referidos alunos e alunas estão tendo para enfrentar o afastamento social provocado pelo coronavírus, bem como qual tem sido a dinâmica do exercício das atividades escolares, seus limites e possibilidades. Os resultados serão divulgados em diferentes formatos aos interessados internos e externos à UFSCar, considerando que, aos poderes públicos, serão encaminhados relatórios com os dados completos, que foram coletados, sistematizados e analisados, tendo como prioridade as 27 prefeituras das cidades que compõem a RMS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Ademir Barros dos Santos - Integrante / Débora Bergamini - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Clarissa Suelen Oliveira - Integrante / Rosa Aparecida Pinheiro - Integrante / Andrea Rodrigues Ferro - Integrante / Felipe de Souza Tarábola - Integrante / Ivan Fortunato - Integrante / Rodrigo Vilela Rodrigues - Integrante / Bruna Cristiane Grando - Integrante / Caíque Diogo de Oliveira - Integrante / Rafael Martins Spina - Integrante / Andréia Juliana Pires - Integrante.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
    2. 2019-Atual. Trabalho e educacao na Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidencia da nocao de trabalho na concepcao e na pratica de docentes da rede publica estadual
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, a ser protagonizado pelo GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e pelo HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) – GT (Grupo de Trabalho) UFSCar Sorocaba, tanto pelos(as) docentes da UFSCar que deles participam, quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do campus Sorocaba/SP -, mestrandos(as), doutorandos(as) e uma pós-doutoranda. A problematização da pesquisa sintetiza-se na busca por saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual da Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS). Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo (formativo). O objetivo científico é o de conhecer a noção de trabalho presente nos documentos nacionais e estaduais que orientam a prática educativa, as que guardam os docentes que atuam na rede estadual de ensino da RMS e como ocorre a articulação entre elas. O objetivo educativo refere-se aos processos formativos resultantes do desenvolvimento da pesquisa, que poderão habilitar integrantes do GPTeFE e do HISTEDBR - GT UFSCar Sorocaba para a pesquisa em educação e propor aos professores(as) da rede pública que dela participarem um exercício reflexivo sobre a concepção de trabalho que têm e que orienta a prática que efetivam em sala de aula. Para atingir esses dois objetivos, a metodologia a ser empregada será de tipo documental, bibliográfica e campo, com viés quali-quantitativo. Dado que a LDB (Lei 9394/96) considera o trabalho um dos princípios e fins da educação, esta pesquisa se justifica porque investigará um objeto, o trabalho, que direciona as políticas públicas na área da educação, os documentos que lhe orientam a execução e os materiais didáticos empregados nas escolas estaduais da RMS. Espera-se que os resultados a serem produzidos colaborem com o avanço do conhecimento na área dos fundamentos e das teorias educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante / Ademir Barros dos Santos - Integrante / Débora Bergamini - Integrante / Tiago César Domingues - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Jane Barros Almeida - Integrante / Juliana Rezende Torres - Integrante / João Henrique da Silva - Integrante / Genilson Cordeiro Marinho - Integrante / Vera Alves Crispim Capucho - Integrante / Ribamar Nogueira da Silva - Integrante / Silmara Aparecida Lopes - Integrante / Roberta Jorge Luz - Integrante / Clarissa Suelen Oliveira - Integrante / Julie Fernanda Ferrari - Integrante / Márcia Regina Munhoz Trujillo - Integrante / Gislaine Gonçalves dos Santos - Integrante / Rodrigo Castro Francini Rocha - Integrante / Lídice Tiede Fraga - Integrante / Elis Laura Pinto Garcia - Integrante / Carlos Augusto Amaro de Freitas - Integrante / Naara Gonçalves de Alencar - Integrante / Paulete Zilli Silveira de Salles - Integrante / Luiza Pompeu Prado Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, a ser protagonizado pelo GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e pelo HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) ? GT (Grupo de Trabalho) UFSCar Sorocaba, tanto pelos(as) docentes da UFSCar que deles participam, quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do campus Sorocaba/SP -, mestrandos(as), doutorandos(as) e uma pós-doutoranda. A problematização da pesquisa sintetiza-se na busca por saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual da Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS). Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo (formativo). O objetivo científico é o de conhecer a noção de trabalho presente nos documentos nacionais e estaduais que orientam a prática educativa, as que guardam os docentes que atuam na rede estadual de ensino da RMS e como ocorre a articulação entre elas. O objetivo educativo refere-se aos processos formativos resultantes do desenvolvimento da pesquisa, que poderão habilitar integrantes do GPTeFE e do HISTEDBR - GT UFSCar Sorocaba para a pesquisa em educação e propor aos professores(as) da rede pública que dela participarem um exercício reflexivo sobre a concepção de trabalho que têm e que orienta a prática que efetivam em sala de aula. Para atingir esses dois objetivos, a metodologia a ser empregada será de tipo documental, bibliográfica e campo, com viés quali-quantitativo. Dado que a LDB (Lei 9394/96) considera o trabalho um dos princípios e fins da educação, esta pesquisa se justifica porque investigará um objeto, o trabalho, que direciona as políticas públicas na área da educação, os documentos que lhe orientam a execução e os materiais didáticos empregados nas escolas estaduais da RMS. Espera-se que os resultados a serem produzidos colaborem com o avanço do conhecimento na área dos fundamentos e das teorias educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / MarcosFrancisco martins - Coordenador / Elis Laura Pinto Garcia - Integrante / Clarissa Suelen Oliveira - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    3. 2018-2019. Sistematizacion de experiencias que impulsan la permanencia, reingreso y finalizacion de la educacion secundaria en Argentina, Uruguay y Brasil
      Descrição: El proyecto se propone relevar y analizar aquellos Programas o Proyectos que se encuentren en ejecución o hayan sido implementados por los diversos niveles del Estado en Uruguay, Brasil y Argentina en los últimos diez años, que promuevan la retención escolar, el reingreso al sistema educativo y la finalización de estudios de nivel secundario, destinados a jóvenes de 14 a 18 años que han abandonado la escuela secundaria, presentan alta repitencia o no la han iniciado en la edad regular. Con el objetivo de elaborar recomendaciones basadas en las experiencias desarrolladas en territorio para la planificación e implementación de políticas públicas que promuevan el derecho a la educación en el marco del paradigma del Desarrollo Humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Ana Miranda - Integrante / Veronica Filardo - Integrante. Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
    4. 2017-Atual. PQ-CNPq (nivel 1D): Fundamentos da educacao nao escolar: analise das concepcoes de cidadania que orientam praxis educativas de movimentos sociais
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar a cidadania como fundamento das práxis educativas desenvolvidas pelos movimentos sociais. Toma como objeto doze movimentos, nas diferentes modalidades que se apresentam contemporaneamente no Brasil: movimentos sociais clássicos (partidos e sindicatos), novos movimentos sociais (NMS) e novíssimos movimentos sociais. Teórico-metodologicamente, a investigação sustenta-se no materialismo histórico e dialético, é de enfoque qualitativo e fará uso de instrumentos, técnicas e processos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Tem como principal meta produzir um esboço tipológico das concepções de cidadania que orientam práxis educativas dos movimentos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Marcos Francisco Martins.
    5. 2014-2016. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais: teoria e pratica nas escolas publicas estaduais da regiao de Sorocaba/SP
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Júlio Cesar Francisco - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Cláudia Priscila Pires - Integrante / Mayris de Paula Silva - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O objetivo é conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e verificar bna articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio. Financiamento CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Dulcineia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Claudia Priscila Pires - Integrante / Mayres de Paula Silva - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante.
      Membro: Kelen Christina Leite.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    6. 2013-2017. PQ-CNPq (nivel 1D): Filosofia da educacao nao escolar: uma analise da praxis educativa desenvolvida pelos movimentos sociais da regiao de Sorocaba-SP
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a dar continuidade à coleta e à análise de dados sobre a práxis desenvolvida por processos educativos não escolares que se iniciou no ano de 2005, com vistas a identificar seus fundamentos ontológicos, antropológicos, epistemológicos e axiológicos, bem como conhecer os resultados “catárticos” por elas alcançados. O “objeto-sujeito” da pesquisa são os movimentos sociais que estão sediados ou atuam na região de Sorocaba-SP. A meta a ser perseguida é a de formular um modelo filosófico de análise das práxis educativas não escolares, bem como produzir uma tipologia das referidas ações desenvolvidas na região circunscrita pela pesquisa, a partir da abordagem dialética do fenômeno educativo, como já ocorre em se tratando do âmbito da educação escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
    7. 2011-2013. Concepcao e pratica educativa dos professores da rede publica municipal e estadual de Sorocaba-SP
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE – Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação – da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Silvio César Moral Marques - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    8. 2010-2013. PQ-CNPq (nivel 2): Fundamentos, perspectivas e metodos das iniciativas educacionais nao-escolares desenvolvidas na Regiao Metropolitana de Campinas por partidos, sindicatos e ONG s
      Descrição: Financiada pelo CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ), a pesquisa toma como objeto as iniciativas de educação não-escolar em curso na Região Metropolitana de Campinas – RMC – com o objetivo de identificar seus fundamentos, perspectivas e métodos. Pretende produzir um levantamento de dados sobre as ações educativas desenvolvidas pelos partidos políticos, sindicatos e organizações do chamado “terceiro setor”, na tentativa de construir uma síntese dessa modalidade educativa ainda por ser inventariada e, portanto, desconhecida em muitos dos seus aspectos, sobretudo em se tratando das referências teórico-metodológicas que as sustentam ético-política, ideológica e didático-pedagogicamente. Segundo o que aqui se anuncia, pretende-se inicialmente aprofundar a revisão da literatura já levantada e apresentada nas “referências bibliográficas”, para depois coletar os dados de uma amostra dessas organizações que desenvolvem iniciativas educativas de tipo “não-formal”. Feito isso, ter-se-á condições de produzir uma avaliação que se pretende crítica desses tipos específicos de intervenções educativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Marcos Francisco Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (54)
      1. Direitos, educação, estados e fronteiras. Educação, cidadania regressiva e redução do contrato social moderno. 2019. (Congresso).
      2. II - ENAP - Encontro Nacional de Portais de Periódicos. 2019. (Encontro).
      3. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos entre a Pedagogia da Libertação e a Pedagogia Histórico-Crítica. 2018. (Congresso).
      4. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. 2018. (Congresso).
      5. Encontro de Educadores do Movimento Socioeducativo (MSE) e Centro Cultural Poveda.Os paradigmas políticos e educacionais em disputa no cenário brasileiro atual. 2018. (Encontro).
      6. II Congresso Internacional de Educação: História, historriografia, políticas e práticas. Paradigmas educacionais e instituiçõs escolares. 2018. (Congresso).
      7. II Semana de Pedagogia: Educação Democrática do IFSP - Campus Boituva.A escola unitária em Gramsci. 2018. (Outra).
      8. II Seminário quot;O Sistema de Avaliação da Pós- Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidadequot;, realizado no período de 17 a 19 de setembro de 2018, no auditório da Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte/MG.II Seminário quot;O Sistema de Avaliação da Pós- Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidadequot;. 2018. (Seminário).
      9. Reforma Agrária popular e Massacre de Elsorado dos Carajá. 2018. (Encontro).
      10. VI CIPS (Congresso Internacional de Pedagogia Social). Pedagogia Social e Movimentos Populares, Sociais e Comunitários. 2018. (Congresso).
      11. Apontamentos sobre limites e possibilidades da avaliação da Pós-Graduação: uma leitura a partir de um Programa Nota 3 - Reunião do Forpred.Apontamentos sobre limites e possibilidades da avaliação da Pós-Graduação: uma leitura a partir de um Programa Nota 3. 2017. (Outra).
      12. Colóquio Internacional Antônio Gramsci. 2017. (Outra).
      13. Escola sem Mordaça.Escola sem Mordaça. 2017. (Outra).
      14. IX Semana da Pedagogia, V Seminário de Pesquisa do PPGEd-So e IV Encontro de Egressos.Mesa de comunicações orais. 2017. (Outra).
      15. O sistema de avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para a qualidade na áreas de Educação no novo milênio.Participação no evento. 2017. (Seminário).
      16. Reunião do Forpred 2017 - São Luis do Maranhão.Participação na reunião apresentando as posições do Programa de Pós-Gradução em Educação da UFSCar Sorocaba. 2017. (Encontro).
      17. I Congresso Internacional e III Cong. Nac. Mov. Soc. e Ed.. Cultura e cidadania: um estudo sobre a práxis e as diferentes concepções de cidadania nos proc. de ed. não escolar realizados pelos mov. soc. de cultura da região de Sorocaba/SP. 2016. (Congresso).
      18. I Congresso Internacional e III Congr. Nac. Mov. Soc. e Ed.. Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: um incipiente mapeamento. 2016. (Congresso).
      19. I Seminário Escola da Terra do Ceará: partilhando conhecimentos e experiências da educação do/no campo do Ceará.Fundamentos filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica: possibilidades e limites da educação numa sociedade de classes. 2016. (Seminário).
      20. Reunião do Forpred Sudeste.Reunião do Forpred Sudeste: dias 10 e 11/07/2016. 2016. (Outra).
      21. A relação entre Universidades e movimentos sociais: ensino, pesquisa e extensão - IV SINTEGRA - 2015/UFVJM.A relação entre Universidades e movimentos sociais: ensino, pesquisa e extensão. 2015. (Seminário).
      22. Contribuições na Consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08: educação das relações étnico-raciais - Seminário Caminhos p/ uma ed. inclusiva e democrática: contribuições para a consolidação da da Lei 10.639/15.Contribuições na Consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08: educação das relações étnico-raciais. 2015. (Seminário).
      23. Educação e movimentos sociais - Programa de Pós-Graduação em Residência Médica de Saúde Men.Educação e movimentos sociais (Uniso, 16/04/2015). 2015. (Outra).
      24. Forpred - Sudeste.Reunião do Forpred-Sudeste. 2015. (Outra).
      25. Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos.Saviani, Pedagogia Histórico Crítica e Freire. 2015. (Outra).
      26. Marxismo 2015 - quot;Educação em Marxquot;.Educação em Marx. 2015. (Simpósio).
      27. Paradigmas da pesquisa em educação - Seminário de Pesq. Ed. - UNIFAL.Paradigmas da pesquisa em educação (Aula inaugural do Programa de Mestrado em Educação da UNIFAL). 2015. (Seminário).
      28. Semana Paulo Freire da ETC de Piedade/SP: de 05 a 08/05/2015).Escola para quê?. 2015. (Outra).
      29. Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos - lançamento do livro na FE-Unicamp.Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. 2014. (Outra).
      30. Reunião do Forpred Nacional (3 e 4/12/2014).Reunião do Forpred. 2014. (Outra).
      31. Reunião do FORPRED Sudeste.Participação na reunião dos Coordenadores de Programas de Pós-Grad. da região Sudeste.. 2014. (Outra).
      32. Reunião do FORPRED Sudeste.Participação na reunião dos Coordenadores de Programas de Pós-Grad. da região Sudeste.. 2014. (Outra).
      33. Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo. 2013. (Outra).
      34. Congreso de Extensión de la AUGM. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil. 2013. (Congresso).
      35. Mesa redonda Gramsci no Limiar do Século XXI. 2013. (Outra).
      36. Plenária dos movimentos sociais pela instalação da Universidade Pública Federal em Campinas.Universidade Pública e movimentos sociais. 2013. (Outra).
      37. Reunião do FORPRED - Goiânia 28 e 29/09/2013 - Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Pós-Grad. em Educação.Discussão e debate sobre os encaminhamentos da Pós-Graduação no Brasil - FORPRED. 2013. (Outra).
      38. Reunião do FORPRED - Recife, 06/08/2013.Reunião do Forpred - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Encontro).
      39. Reunião do FORPRED Sudeste - Recife, 05/08/2013.Reunião do Forpred - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Encontro).
      40. Semana do curso de Licenciatura em Geografia da UFSCar Campus Sorocaba.Educação e Movimentos Sociais. 2013. (Outra).
      41. V Semana de Pedagogia - UFSCar Sorocaba.Individualização e consumo: as estratégias do capital na construção do sujeito. 2013. (Outra).
      42. 1ª Semana de Estudos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unianchieta.Educação e compromisso ético-político na contemporaneidade. 2012. (Outra).
      43. 4º Encontro nacional de CRC's - Projeto Computadores para a Inclusão.Capacitação profissionalizante e educação para a cidadania. 2012. (Encontro).
      44. II Congresso Paulista de Extensão e I Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP. Articulação de uma rede entre CRAS e Telecentros no âmbito do Projeto quot;+ Telcentrosquot;. 2012. (Congresso).
      45. IV Ciclo de Debates Filosofia e Educação.Filosofia e educação à luz do marxismo gramsciano. 2012. (Outra).
      46. Reunião do FORPRED - Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educaçaõ.Discussão com os demais coordenadores sobre encaminhamentos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. 2012. (Outra).
      47. Reunião do FORPRED - UnB, em 08 de março de 2012. 2012. (Outra).
      48. Seminário de Acompanhamento da Área da Educação - CAPES. 2012. (Seminário).
      49. Seminário de Acompanhamento da Área da Educação - CAPES.Programa de Mestrado em Educação da UFSCar - Campus Sorocaba. 2012. (Seminário).
      50. Café Cultura - Ciclo Pensadores Contemporâneos (org.: Unisal e Livraria Cultura).Gramsci (realizada no dia 01.10.11, na Livraria Cultura, em Campinas-SP). 2011. (Outra).
      51. V Workshop de Grupos de Pesquisa - 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação. 2011. (Outra).
      52. Colóquio de Pedagogia Social.O educador social e a regulamentação da profissão. 2010. (Outra).
      53. III CIPS - Congresso Internacional de Pedagogia Social. Cursos, currículo e propostas para formação do Educador Social. 2010. (Congresso).
      54. I Semana da Pedagogia da UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas.Perspectivas para o Pedagogo: formação e atuação profissional. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. MARTINS, M. F.. IV Colóquio Internacional de Educação: educação, diversidade e ação pedagógica e I Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares. 2014. (Outro).. . 0.
      2. MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M. ; MARTINS, M. F.. Ciclo de atividades - 50 Anos do Golpe Civil-Militar: 1964-2014. 2014. Outro
      3. MARTINS, M. F.. Comissão Científica do CONISE - Congresso Internacional Salesiano de Educação. 2013. (Congresso).. . 0.
      4. MARTINS, M. F.. Sorocaba Lado B: quem é você nessa História?. 2013. (Outro).. . 0.
      5. MARTINS, M. F.. Comissão Organizadora do III SEPED - Seminário de Pesquisa em Educação. 2013. (Outro).. . 0.
      6. MARTINS, M. F.. Comissão Científica do III SEPED - Seminário de Pesquisa em Educação. 2013. (Outro).. . 0.
      7. MARTINS, M. F.. Comissão organizadora do evento quot;Sorocaba Lado B: quem é você nessa História?quot;. 2013. (Outro).. . 0.
      8. MARTINS, M. F.. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - História da Ed. Brasileira: experiências e peculiaridades. 2012. (Outro).. . 0.
      9. MARTINS, M. F.; PEREIRA, A. ; VARANI, A. ; NAKAYAMA, B. C. M. S. ; VEZZARO, F. ; MARTINS, D. A. ; SANTAANA, I. M. ; LOMBARDI, L. M.. IV Semana de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba - Comissão Científica. 2012. Outro
      10. MARTINS, M. F.. I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba. 2011. (Outro).. . 0.
      11. MARTINS, M. F.. III Semana do Curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba- Paulo Freire e a educação para todos. 2011. (Outro).. . 0.
      12. MARTINS, M. F.. I Semana Integrada de Cursos Pedagogia, Psicologia e Serviço Social - Economia e vida: indivíduo, educação e ação social. 2010. (Outro).. . 0.
      13. MARTINS, M. F.. I Semana Integrada de Cursos Pedagogia, Psicologia e Serviço Social - Economia e vida: indivíduo, educação e ação social. 2010. (Outro).. . 0.
      14. MARTINS, M. F.. II Semana do Curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba - Desafios Contemporâneos da Educação. 2010. (Outro).. . 0.
      15. MARTINS, M. F.. IV Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2009. (Outro).. . 0.
      16. MARTINS, M. F.. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2009. (Outro).. . 0.
      17. MARTINS, M. F.. IV Colóquio sobre Educação Sòcio-comunitária. 2009. (Outro).. . 0.
      18. MARTINS, M. F.. III Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2008. (Outro).. . 0.
      19. MARTINS, M. F.. Semana da Educação 2008. 2008. (Outro).. . 0.
      20. MARTINS, M. F.. III Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2008. (Outro).. . 0.
      21. MARTINS, M. F.. II Colóquio de Educação Sócio-comunitária. 2007. (Outro).. . 0.
      22. MARTINS, M. F.. Semana da Educação 2007. 2007. (Outro).. . 0.
      23. MARTINS, M. F.. II Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2007. (Outro).. . 0.
      24. MARTINS, M. F.. I Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2006. (Outro).. . 0.
      25. MARTINS, M. F.. 1a. Conferência Municipal da Cidade de Campinas. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Marcos Francisco Martins ⇔ Adriana Varani (6.0)
        1. MARTINS, M. F. ; VARANI, A. ; SANTOS, A. B. ; ROCHA, L. A. F. ; CORREA, M. A.. Educação das relações étnico-raciais negras: atuação de professores da rede pública de ensino da região de Sorocaba-SP. Revista HISTEDBR On-line. v. 13, p. 340-356, issn: 1676-2583, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: C
        2. MARTINS, M. F. ; VARANI, A.. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso). v. 12, p. 647-680, issn: 1518-3483, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso))
        3. VARANI, A. ; MARTINS, M. F.. O que avalia a avaliação externa das escolas?. Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba-SP, p. 2-2, 23 set. 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MARTINS, M. F. ; VARANI, A.. Desafios da Educação. Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba, p. A3-A3, 04 nov. 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MARTINS, M. F. ; VARANI, A.. Professor e pesquisador: a problemática relação entre ensino e pesquisa. Em: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Anpedinha), v. 1, p. 117-117, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Anpedinha))
        6. MARTINS, M. F. Parecerista Revista Educação e Pesquisa. 2011.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Viviane Melo de Mendonça (5.0)
        1. MARTINS, M. F.; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
        2. MARTINS, M. F ; MENDONÇA, Viviane Melo de. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas. v. 20, p. 15-27, issn: 0103-7676, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas)
        3. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F (Org.) ; Groppo, L. (Org.). Revista de Ciências da Educação - nº 23. 23 ed. Campinas-SP: Programa de Mestrado em Educação e Arte Brasil, 2010. v. 1, p. 374.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais da região de Sorocaba. Em: Marcos Francisco Martins. (Org.). História dos movimentos sociais da região de Sorocaba. História dos movimentos sociais da região de Sorocaba.. 1ed.Holambra/SP. : Setembro. 2012.v. 1, p. 39-55.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Kelen Christina Leite (2.0)
        1. LEITE, KELEN CHRISTINA; MARTINS, MARCOS FRANCISCO ; Corrochano, Maria Carla ; DA SILVA, CAROLINA MODENA. Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE). v. 41, p. 123-134-134, issn: 1981-2582, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Marcos Roberto Vieira Garcia (2.0)
        1. MARTINS, M. F.; GARCIA, Marcos R. V. ; VALENTIM, G. ; ABRAHAO, M. M.. Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e inclusão digital: do cenário nacional à região do Médio Paraíba-RJ. Em: Teresa Mary Pires de Castro Melo, Marcos Francisco Martins e Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros. 1ed.São Carlos-SP. : Suprema Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 69-89.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
        1. LEITE, KELEN CHRISTINA; MARTINS, MARCOS FRANCISCO ; Corrochano, Maria Carla ; DA SILVA, CAROLINA MODENA. Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE). v. 41, p. 123-134-134, issn: 1981-2582, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
        2. MARTINS, M. F.; Corrochano, Maria Carla ; COUTINHO, L. C. S.. Educação e Exclusão: os inaptos à EaD!. Pensar a educação em pauta, Belo Horizonte, p. 1-9, 29 maio 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Teresa Mary Pires de Castro Melo (2.0)
        1. MELO, T. M. P. C.; MARTINS, M. F. (Org.) ; MARTINS, D. (Org.) ; OLIVEIRA, A. R. C. (Org.) ; PEREIRA, D. F. F. (Org.) ; VALENTIN, G. (Org.) ; LEITE, K. C. (Org.) ; GARCIA, M. R. V. (Org.) ; MOURA, M. (Org.) ; MENDONCA, V. M. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital : experiências do projeto + Telecentros. 1 ed. São Carlos, SP: Suprema Gráfica e Editora, 2014. v. 1000, p. 319.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Marcos Francisco Martins ⇔ Márcio Antônio Gatti (1.0)
        1. MARTINS, M. F.; GATTI, Márcio Antonio ; GIACON, C. G.. Introdução - Ensino e pesquisa em educação e movimentos sociais. Em: VII Semana de Pedagogia e do III Seminário de Pesquisa do PPGEd (Programa de Mestrado em Educação), v. 1, p. 9-11, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (VII Semana de Pedagogia e do III Seminário de Pesquisa do PPGEd (Programa de Mestrado em Educação))




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16