Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Teresa Mary Pires de Castro Melo

Docente Associada do Departamento de CIências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Condição Humana.Mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (CNPq). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0960053614310334 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. João Leme dos Santos km 110 18052-780 - Sao Paulo, SP - Brasil URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica (2007-2016)
      Descrição: Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo..#10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.#10;Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante.
      Membro: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
      Descrição: O presente projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. Será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante / Jeniffer Caroline Justino de Freitas - Integrante / Symaira Poliana Nonato - Integrante / Maria Luíza Cavazzotto Guilherme - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    2. 2012-2014. +Telecentros Educacao, Tecnologia e Cultura pela Inclusao Digital
      Descrição: Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto é executado pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação, UFSCar campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital. #10;#10;Estão sendo realizadas pesquisas sobre Inclusão Digital e Lixo Eletrônico, Acessibilidade, e uso de dispositivos móveis em apoio às políticas públicas de 10 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Marcos Roberto Vieria Garcia - Integrante.
      Membro: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
      Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto será executado pelo Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Roberto Garcia - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Fabrício Nascimento - Integrante / Adriana Rosmarinho Caldeira - Integrante. Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Kelen Christina Leite.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. IX Encontro Nacional de Estudos do COnsumo sobe a temática Consumo e Gênero.Envelhecendo nas redes: análise de imagens autorrepresentativas de homens idosos nas redes sociais. 2018. (Encontro).
      2. Cartas a Latour.Primeira carta Cogitamus. 2017. (Seminário).
      3. Semana Paulo Freire.Tem Educação na Comunicação?. 2017. (Encontro).
      4. Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal.O desafio da humanização dos algoritmos: formações tecnológicas da sociabilidade contemporânea. 2017. (Seminário).
      5. Seminário Plural da Culrtura.As universidades diante da cultura de massa. 2017. (Seminário).
      6. XV Congresso IBERCOM. Telenovelas e séries do Netflix: lazer e consumo. 2017. (Congresso).
      7. Educar para a Sustentabilidade.Educar para a Sustentabilidade. 2016. (Encontro).
      8. 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015. Projeto Bibliotecas em Rede: resultados preliminares. 2015. (Congresso).
      9. Discursos e Sujeitos Contemporâneos: diálogos interdisciplinares - s - ACIEPE.Narrativas da mídia e formação de consumidores e idéias. 2015. (Outra).
      10. Encontro Nacional de Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação.Comunicação via SMS: a experiência do Projeto Bibliotecas em Rede. 2015. (Encontro).
      11. Encontro Nacional de Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação.Ferramentas de Gestão da Comunicação de polítcias públicas: a experiência do desenvolvimento da aplicação SMS Social. 2015. (Encontro).
      12. IV Colóquio Ibero-Americano de Educomunicação e V Colóquio Catarinense de Eucomunicação.Educomunicação e formação inicial de professores. 2015. (Outra).
      13. Seminário quot;Entrelaçando conceitos e políticas públicas: os desafios na articulação da rede local de atenção a usuários de drogas na cidade de Sorocabaquot;.Políticas públicas: entre redes e sistemas. 2015. (Seminário).
      14. Seminário Internacional Regulação da Mídia e Direito à Comunicação. 2015. (Seminário).
      15. 7 Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitarias.Projeto Bibliotecas em Rede - Mesa de Projetos do SNBP. 2014. (Seminário).
      16. Encontro Nacional de Gestão, Políticas e Tecnologias de Informação.Projeto Bibliotecas em Rede: Articulações em torno das políticas públicas culturais e ativação de redes. 2014. (Encontro).
      17. Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014. 2014. (Outra).
      18. III Seminário de Competência em informação: cenários e tendências.PROJETO BIBLIOTECAS EM REDE: BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS. 2014. (Seminário).
      19. II Seminário Olhares: juventudo, ensino médio e mídias.As redes sociais na escola e a escola nas redes. 2014. (Seminário).
      20. IV Colóquio sobre trabalho pedagógico na Educação Especial.Extensão e Pesquisa sobre Portadores de Deficiência no Projeto +Telecentros. 2014. (Outra).
      21. Congresso Extensión y Sociedad. Extensão como possibilidade de parceria com o poder público: Projeto +Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital. 2013. (Congresso).
      22. II Encontro de Divulgação de Ciência Cultura.Comunicação e Divulgação Científica no processo da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. 2013. (Encontro).
      23. III Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas. 2013. (Outra).
      24. Sorocaba lado B: quem é você nessa história?.Comunicação e Mídias Alternativas. 2013. (Outra).
      25. V Semana da Pedagogia - UFSCar Sorocaba.A criança e o capital: o marketing infantil. 2013. (Encontro).
      26. III Seminario Internacional Universidad-Sociedad y Estado –.Projeto +Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital - Unindo pesquisa e ensino à extensão. 2012. (Seminário).
      27. II Seminário PPGEd UFSCar-Uniso:.Tecnologias e Educação a Distância. 2012. (Seminário).
      28. 10a. Oficina para Inclusão Digital. 2011. (Oficina).
      29. 4 Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais.Meio Ambiente e Cidade. 2011. (Outra).
      30. Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.Oficina de Educomunicação. 2011. (Encontro).
      31. International Educacional Technology Conference – IETC2011. Virtual Community Let’s Take Care of the Planet. 2011. (Congresso).
      32. I Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura.A EaD e as TICs nas práticas de estágio curricular. 2011. (Simpósio).
      33. V Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Organizações Sociais e Comunicação: análise de pesquisa na Região de Sorocaba. 2011. (Encontro).
      34. VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Comunidade Virtual Vamos Cuidar do Planeta. 2011. (Seminário).
      35. 3º Seminário de Educomunicação - O conceito de grupo.Educomunicação e o trabalho em grupo. 2010. (Seminário).
      36. Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta.Participante do grupo Comunicação. 2010. (Outra).
      37. II Semana da Pedagogia UFSCar – Sorocaba.Educomunicação e práticas escolares - oficina para educadores. 2010. (Encontro).
      38. II Semana da Pedagogia UFSCar – Sorocaba.Drogas no Cotidiano Escolar. 2010. (Encontro).
      39. I Jornada Científica da UFSCar sorocaba.Gêneros orais de comunicação científica. 2010. (Outra).
      40. I Jornada Científica - UFSCar Sorocaba.Ciclo de debtaes: Movimento Estudantil no Brasil - homenagem a Alexanre Vannuchi Leme. 2010. (Outra).
      41. Seminário Povos da Juréia.Seminário Povos da Juréia. 2010. (Seminário).
      42. Conferência Nacional de Educação - Etapa Estadual.Delegada da Regional Sorocaba. 2009. (Outra).
      43. Conferência Nacional de Educação - Etapa Intermunicipal.Participação como delegada da Universidade Federal de São Carlos. 2009. (Outra).
      44. Encontro Municipal Preparatório para a Conferência Nacional de Educação.Participação como delegada da Universidade Federal de São Carlos. 2009. (Outra).
      45. Encontro para a construção da metodologia da Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta.Projeto de Extensão da Comunidade Virtual de Aprendizagem Vamos Cuidar do Planeta. 2009. (Encontro).
      46. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.Participação no Grupo de Trabalho Licenciaturas (Prodocência) - a formação de professores e na Oficina 'A construção de mapas conceituais em diferentes áreas do conhecimento'.. 2009. (Seminário).
      47. I Seminário Temático Práticas de Escrita.Oficina Práticas de Oralidade e Escrita. 2009. (Oficina).
      48. Projeto Férias Sustentáveis.Oficinas de Educomunicação. 2009. (Oficina).
      49. Semana de Pedagogia UFSCar Sorocaba.Oficina Produção de Comunicação e Práticas Pedagógicas. 2009. (Oficina).
      50. Trabalho Docente e Educação a Distância - Unicamp. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. MELO, T. M. P. C.. O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. 2018. (Outro).. . 0.
      2. MELO, T. M. P. C.; SILVA, V. A. ; SOUZA, G. T. ; GATTI, M. A. ; TRAQNUILIN, J. ; TORRES, A. S. ; IKEDO, F.. II Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal. 2018. Outro
      3. MELO, T. M. P. C.; SILVA, V. A. ; Corrochano, MC ; MARTINS, D. L.. Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal. 2017. Outro
      4. GARCIA, M. R. V. ; MELO, T. M. P. C. ; CONEJO, S. IV Seminário Drogas e Direitos Humanos: quot;Proibicionismo: da repressão à marginalizaçãoquot;. 2016. Congresso
      5. MELO, T. M. P. C.; MENDONCA, V. M. ; LEITE, K. C. ; SOUZA, G. T. ; SILVA, V. A. ; GATTI, M. A. ; CORROCHANO, M. C.. Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil'. 2014. Outro
      6. MELO, T. M. P. C.. Seminário Direito à Comunicação. 2013. (Outro).. . 0.
      7. MELO, T. M. P. C.. III Semana da Pedagogia - UFSCar Sorocaba. 2011. (Outro).. . 0.
      8. MELO, T. M. P. C.; MARIANO, N. F.. Ciclo de Palestras Alexandre Vanuchi Leme. 2010. Outro
      9. MELO, T. M. P. C.. Mostra Caricatelas Pantanal. 2009. (Exposição).. . 0.
      10. MELO, T. M. P. C.. Universidade Aberta. 2009. (Outro).. . 0.
      11. MELO, T. M. P. C.. III Semana da Sustentabilidade - UFSCar Sorocaba. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Kelen Christina Leite (2.0)
        1. MELO, T. M. P. C.; LEITE, K. C.. Projeto + Telecentros: Concepção de Extensão Universitária e sua regulamentação na UFSCar. Em: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins. (Org.). Novos Caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 17-30.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Marcos Francisco Martins (2.0)
        1. MELO, T. M. P. C.; MARTINS, M. F. (Org.) ; MARTINS, D. (Org.) ; OLIVEIRA, A. R. C. (Org.) ; PEREIRA, D. F. F. (Org.) ; VALENTIN, G. (Org.) ; LEITE, K. C. (Org.) ; GARCIA, M. R. V. (Org.) ; MOURA, M. (Org.) ; MENDONCA, V. M. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital : experiências do projeto + Telecentros. 1 ed. São Carlos, SP: Suprema Gráfica e Editora, 2014. v. 1000, p. 319.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Marcos Roberto Vieira Garcia (2.0)
        1. GARCIA, M. R. V. (Org.) ; CONEJO, S (Org.) ; MELO, T. M. P. C. (Org.). Drogas e Direitos Humanos: caminhos e cuidados. 1 ed. Campinas: Setembro, 2017. v. 1, p. 258.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira (1.0)
        1. Oliveira, A.R.C.; MELO, T. M. P. C.. Educomunicação como Contribuição para as prátics de estágio. Em: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama. (Org.). Estágio, políticas educacionais e formação de professores. 1ed.Curitiba. : Editora CRV Ltda.. 2017.v. 1, p. 134-144.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Dulcinéia de Fátima Ferreira (1.0)
        1. PEREIRA, D. F. F. ; MELO, T. M. P. C. ; TORRES, E. M. ; COSTA, H.. Reflexões em torno do processo formativo prresente na rede CRCs. Em: MELO, T. M. P. C.; MARTINS, M.F.; MARTINS, D. L. (Orgs). (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: esperiêncvias do Projeto + Telecentro. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2014.p. 46-57.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Márcio Antônio Gatti (1.0)
        1. MELO, T. M. P. C. ; CORROCHANO, M. C. ; GATTI, M. A.. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Em: II Congresso de Extensão da AUGM, 2015, Campinas - SP. Ca d e r n o d e R e s u m o s Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários Campinas - São Paulo 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM, v. 1, p. 308-309, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Vanda Aparecida da Silva (1.0)
        1. MELO, TERESA MARY PIRES DE CASTRO ; SILVA, Vanda Aparecida da. Telenovelas e séries do Netflix: lazer e consumo. LAPLAGE EM REVISTA. v. 4, p. 125-139, issn: 2446-6220, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (LAPLAGE EM REVISTA)

      • Teresa Mary Pires de Castro Melo ⇔ Viviane Melo de Mendonça (1.0)
        1. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16