Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dulcineia de Fatima Ferreira

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Luís ).Pós Doutorado em Cultura Popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo - (1988). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP - Rio Claro - SP) e NuRuNI(Núcleo de Extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas- UFMA). Realiza trabalhos de Ensino Pesquisa e extensão vinculados ao Departamento de Educação II da UFMA e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd ? UFSCar Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, Cultura e politicas de subjetivação, Educação popular, Cultura Popular e processos educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 (05/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2019
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, UFSCar - Campus Sorcaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (015) 32296000 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2018. Cultura popular e processos de subjetivacao: desenhando mapas para festa em busca da potencia da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhao
      Descrição: O presente projeto de pesquisa toma como problema a política de subjetivação em curso e suas conseqüências na produção de modos de vida. Enquanto o poder atua sobre a vida tentando a homogeneização e pasteurização da existência, diversos desmanchamentos se configuram dando sinais de que existem outras vias possíveis. A pesquisa tem propósito cartografar processos inventivos, linhas de vida presentes na manifestação cultural popular Bumba-meu-boi, em São Luis do Maranhão. Para realizar estudos no campo da cultura popular e os processos de subjetivação, habitaremos o território existencial do Bumba-meu-boi sotaque de Matraca do Maracanã, por entender que esta manifestação cultural possui um dispositivo integrador que pode abrir passagem para afetos alegres: a matraca. Acompanharemos experiência estética do modo de vida do brincante e os movimentos de expressão dos afetos que atravessam as relações entre os matraqueiros do Boi de Matraca. Ao desenharmos os mapas para festa estaremos atentos às linhas de vida que se desenham. Temos como pista que a potência da alegria, contribui no movimento de reativação da força criativa, atuando contra o sentimento de impotência e apagamento da vida. Esta pesquisa configura-se como uma experiência em que cultura popular, educação e processos de subjetivação se imbricam, abrindo possibilidades para novos modos de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Coordenador.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    2. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    3. 2014-2016. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais: teoria e pratica nas escolas publicas estaduais da regiao de Sorocaba/SP
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    4. 2012-2014. Gestao escolar e Conselho de escola que relacao e esta? Uma analise das experiencias de participacao da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na regiao de Sorocaba ? SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais ? da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e a reinvenção das relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Coordenador / Ana Maria de Campos - Integrante / Jô Azevedo - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Izabella Mendes Santana - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Maria Amelia Ferracciú Pagotto - Integrante / Silene de Araujo G Lourenço - Integrante / Marco Antonio Martins Escobar - Integrante / Diana Liberatti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (47)
      1. I Jornada de estudos sobre imaginário, memória e formação docente.Imaginário e Docência: relatos de Experiência. 2019. (Outra).
      2. III COLOQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR.Cultura popular e processos de subjetivação: desenhando mapas para festa em busca da potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhão. 2018. (Outra).
      3. III COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR.Cultura popular e processos de subjetivação: desenhando mapas para festa em busca da potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhão. 2018. (Outra).
      4. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS FRENTE A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO e V SEMINÁRIO DE DESEMVOLVIMENTO, MODERNIDADE E MEIO AMBIENTE.A POTÊNCIA DA ALEGRIA NO TERRITÓRIO EXISTENCIAL BUMBA MEU BOI DE MATRACA DO MARACANÃ ? SÃO LUIS ? MARANHÃO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA. 2018. (Seminário).
      5. 38ª REUNIÃO NACIONAL ANPED. participação GT EJA. 2017. (Congresso).
      6. III Simpósio Nacional Arte e Mídia.FOTOGRAFANDO PARA DIZER O INDIZÍVEL: A potência da alegria no Bumba-meu-boi sotaque de matraca do Maracanã. 2017. (Simpósio).
      7. IV encontro de Pré-Universitários Populares.Porque mais um encontro de Pré-Universitários Populares. 2016. (Encontro).
      8. IV Encontro Mês da Consciência Negra e I seminário Educação Quilombola da UFSCar Sor. 2016. (Encontro).
      9. JORNADAS Educación yTrabajo de Jóvenes y Adultos a lo largo de la vida.Educação de Jovens e Adultos para além da lógica do capital: diálogos a partir da Educação Popular. 2016. (Seminário).
      10. VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos.coordenação da Mesa : Educação Popular e a EJA. 2016. (Seminário).
      11. II Seminário da Política Nacional de Educação Popular.A Política Nacional de Educação Popular. 2014. (Seminário).
      12. IV Seminário Nacional Movimentos Sociais e Participação no Brasil: Diálogos transversais.Apresentação do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais. 2014. (Seminário).
      13. Seminário Nacional Educação Popular e Saúde. 2014. (Seminário).
      14. XIII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas - Silenciar e Cuidar. 2014. (Encontro).
      15. Encontro de Educadores da Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos como possibilidade de encontros humanos. 2013. (Encontro).
      16. Encontro de Gestoras da Rede Municipal de Piedade.O Projeto Político Pedagógico. 2013. (Encontro).
      17. exposição fotográfica PAULO FREIRE: DIVERSOS OLHARES, MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES. Exposição fotografica PAULO FREIRE: DIVERSOS OLHARES, MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES. 2013. (Exposição).
      18. III CREPA (Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas).. Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos - SP: Território de participação, resistência e reinvenção da EJA. 2013. (Congresso).
      19. III Seminário de Pesquisa em Educação.Metodologia do Devir e cartografias - tendências metodológicas da pesquisa em Educação. 2013. (Seminário).
      20. II Semana da Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas.Diálogos sobre Educação a partir da Educação Popular. 2013. (Encontro).
      21. I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educación Popular.Educação Popular no Brasil: Um exercício de escavar a memória, lapidar as palavras e reafirmar sua potencialidade. 2013. (Seminário).
      22. IV SEMINÁRIO E V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ?Educação Inclusiva uma questão de aprendizagem?.Os desafios da EJA e as possibilidades de atuação. 2013. (Seminário).
      23. IV SEMINÁRIO E V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ?Educação Inclusiva uma questão de aprendizagem?.Educação Popular e diversidade. 2013. (Seminário).
      24. Semana Acadêmica do Centro de Educação ? UFSM: ?Protagonismo Discente?.Formação de professores e a Educação Popular. 2013. (Encontro).
      25. Seminário FALA OUTRA ESCOLA.Educação e relações Énico Raciais. 2013. (Seminário).
      26. Seminário Mauá Cicade Educadora Transparente e Participativa.Educação de Jovens e Adultos e a Formação profissional: possibilidades e desafios presentes. 2013. (Seminário).
      27. Sorocaba Lado B: Quem é você nesta História?. 2013. (Encontro).
      28. VI Seminário Fala outra Escola.Gestão escolar e conselho de escola: que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola na rregião de Sorocaba ? SP. 2013. (Seminário).
      29. V Semana da Pedagogia UFSCar- Sorocaba. ?Educação e capital: Processos educativos na sociedade de consumo?.Concepção de educação do curso de pedagogia e sua relação com o capitalismo.. 2013. (Encontro).
      30. XII Encontro Brasileiro de Danças circulares Sagradas - Céu e terra. 2013. (Encontro).
      31. XIII ENEJA (Encontro Nacional de Educação de Adultos): Políticas Públicas em EJA: Conquistas, comprometimentos e esquecimentos.Membro da Delegação do Fórum EJA SP. 2013. (Encontro).
      32. Encontro do Núcleo do PPP ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).Revisitando a legislação e as teorias da educação. 2012. (Encontro).
      33. Encontro do Núcleo do PPP ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).O enfoque pedagógico na Educação Coorporativa- capacitação para a gestão de áreas protegidas. 2012. (Encontro).
      34. Encontro nacional CRCs.Educação: entre o visível e o invisível. 2012. (Encontro).
      35. IV Semana da Pedagogia UFSCar- Sorocaba.Educação e movimentos sociais: nas brechas do invisível. 2012. (Encontro).
      36. IV Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.Processos formativos em EJA: Práticas, saberes e novos olhares. 2012. (Seminário).
      37. VI Colóquio Internacional Educação e contemporaneidade.Criação do Projeto Político Pedagógico do ICMBIO: uma experiência educativa para além dos muros da escola. 2012. (Seminário).
      38. VI Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Formação e valorização dos professores. 2012. (Seminário).
      39. 28º Batepapo Cultural: "O cotidiano da vida entre os aprisionamentos e as resistências". 2011. (Outra).
      40. III Seminário Nacional Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.Por um currículo na Educação de Jovens e Adultos a serviço da vida. 2011. (Seminário).
      41. VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa, III Encontro Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, II Encontro em Pesquisa de Terapia Comunitária Integrativa. Cuidando do Gestor ? educador ? cuidador. 2011. (Congresso).
      42. Danças circulares Sagradas. 2010. (Oficina).
      43. Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Financiamento e programas de EJA. 2010. (Encontro).
      44. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de EJA. No calor da hora: Formação e autoformação de educadores. 2010. (Congresso).
      45. III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA.Por um curriculo na EJA a serviço da vida. 2010. (Seminário).
      46. VII Colóquio Internacional Paulo Freire. Paulo Freire: contribuição para a educação e cultura popular..Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a educação. 2010. (Seminário).
      47. VII Seminário Internacional Paulo Freire, tema: Andarilho da utopia, a utopia não morreu.Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a Educação. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. FERREIRA, D. F.; BARROS, J. D. V. ; COSTA, N. S. L.. I Jornada de estudos sobre imaginário, memória e formação docente. 2019. Outro
      2. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C. ; CAMPOS, A. M. ; WUNDER, A.. II Encontro Educação Popular e cultura Caiçara. 2016. Outro
      3. FERREIRA, D. F.; CAMPOS, A. M.. III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além da escola na perspectiva de Paulo Freire. 2016. Congresso
      4. FERREIRA, D. F.. Paulo Freire: diversos olhares, múltiplas possibilidades. 2016. (Exposição).. . 0.
      5. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C.. Retratos caiçara. 2016. Exposição
      6. FERNANDES, J. R. ; ALMEIDA, E. ; FERREIRA, D. F. ; JEFFREY, D. ; PIERRO, M. C.. Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. Outro
      7. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C. ; PISTILI, P. R.. Retratos Caiçara. 2015. Exposição
      8. FERREIRA, D. F.; FRANCO, P. C.. I Encontro de Educação Popular e Cultura Caiçara. 2015. Outro
      9. PEREIRA, D. F. F.; MACHADO, E. R. S. ; JOSE, C. R. ; MARTHI, A. R.. Seminário Pressupostos Filosóficos para a pesquisa Cartográfica. 2014. Outro
      10. PEREIRA, D. F. F.; JOSE, C. R. ; MARTHI, A. R. ; COSTA, S. R.. Seminário: Gestão escolar e conselho de escola: que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na região de Sorocaba. 2014. Outro
      11. PEREIRA, D. F. F.. Paulo Freire: Diversos olhares, múltiplas possibilidades. 2013. (Exposição).. . 0.
      12. ESQUERDO, M. D. da R. ; PEREIRA, D. F. F. ; NIVERT, M ; TOPPA, R. T. ; SANTANA, I. M. ; FERNANDES, H. L.. 5 anos da UFSCar - campus Sorocaba. 2011. Outro
      13. PEREIRA, D. F. F.; SANTANA, I. M. ; CALDEIRA, A.R.. 90 anos Paulo Freire: História, memória e criação. 2011. Outro
      14. PEREIRA, D. F. F.. Seminário: História e memória da Educação popular: contribuição de Paulo Freirer e da Teologia da Libertação. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (2.0)
        1. SOUZA, D. V. G. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; PEREIRA, D. F. F.. MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. Em: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE)
        2. SOUZA, D. V. G. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; PEREIRA, D. F. F.. MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Maria Carla Corrochano (2.0)
        1. MARTINS, M. F. ; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, K. C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
        2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

      • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Kelen Christina Leite (1.0)
        1. MARTINS, M. F. ; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, K. C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

      • Dulcinéia de Fátima Ferreira ⇔ Teresa Mary Pires de Castro Melo (1.0)
        1. PEREIRA, D. F. F. ; MELO, T. M. P. C. ; TORRES, E. M. ; COSTA, H.. Reflexões em torno do processo formativo prresente na rede CRCs. Em: MELO, T. M. P. C.; MARTINS, M.F.; MARTINS, D. L. (Orgs). (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: esperiêncvias do Projeto + Telecentro. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2014.p. 46-57.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16