Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama

Pós-doutora - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas, Formação de Professores e trabalho Docente, Estágio e Docência, Pesquisa e Ensino e Educação Matemática. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Educação. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE UFSCar e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9746628149674449 (17/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295957 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Processos de Inducao de professores iniciantes na escola basica
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver um Programa Interinstitucional de pesquisas com foco nos processos de indução para professores iniciantes da Educação Básica. Os objetivos específicos são: criar condições e um ambiente propício para o desenvolvimento de processos colaborativos de investigação; articular conhecimentos produzidos em diferentes contextos sobre processos de indução aos professores iniciantes; fomentar o desenho e implementação de processos formativos voltados aos professores e formadores das escolas públicas e das secretarias de educação; fomentar a criação de parcerias entre universidade, escolas públicas e Secretarias Municipais de Educação para proposição de programas de indução; incrementar a formação de pesquisadores centrada na temáticas dos processos de indução e propor indicativos para a constituição de Programas e Políticas de Indução. Este projeto, de caráter interinstitucional reúne 10 subprojetos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de 13 Instituições de Educação Superior (IES), em diferentes contextos (diferentes municípios de diferentes estados do país), na perspectiva da pesquisa colaborativa. A metodologia básica desse projeto será a do tipo colaborativo, em que os participantes se implicam em um processo de produzir conhecimentos e ao mesmo tempo formar-se . Os subprojetos compartilharão aspectos comuns no que tange à metodologia de pesquisa. Utilizarão métodos mistos.. Todos os subprojetos terão um componente quantitativo, de mapeamento da situação dos professores iniciantes e um componente qualitativo em que será desenvolvido um trabalho colaborativo com professores e gestores das escolas e gestores das secretarias de educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - Coordenador / Rodnei Pereira - Integrante / Douglas da Silva Tinti - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araújo - Integrante / Neusa Banhara Abrosetti - Integrante / Maria Joselma Franco - Integrante / MARCIA DE SOUZA HOBOLD - Integrante / Simone Albuquerque da Rocha - Integrante / Francine de Paulo Martins - Integrante / Lisandra M Príncipe - Integrante / Giseli Cruz - Integrante / Ana Maria Calil - Integrante / Glaucia Signorelli Gonçalves - Integrante / Ana Sílvia Moço Aparício - Integrante / Marli Lucas Pereira - Integrante / PATRÍCIA C. ALBIERI ALMEIDA - Integrante / Isabel Maria Sabino de Farias - Integrante / Sandra Novais Sousa - Integrante / Maria de fatima Ramos Andrade - Integrante / Adriana Teixeira Reis - Integrante / Walkiria Rigolon - Integrante / ROSANA MARTINS - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    2. 2019-Atual. Narrativas de Formacao na Escola e na Universidade: teorias e praticas
      Descrição: Descrição: Apresentamos um projeto de pesquisa como objetivo geral de compreender e sistematizar como a produção de narrativas em processos de formação (inicial e continuada) evidenciam as experiências formativas dos participantes da pesquisa, entendidos como sujeitos da experiência da (e coma) escola. Para tanto, iremos problematizar essa formação, tendo em vista uma análise crítica dos processos formativos que colocamos professores e profissionais da educação como os sujeitos que recebem passivamente as orientações que devem cumprir na sua atuação, contrapondo-os com situações em que esses profissionais, em formação inicial ou continuada, são incentivados a narrar situações da experiência, entendendo-se protagonistas de suas ações e realizando suas auto-formações.As narrativas têm sido uma opção teórico-metodológica de pesquisa e de formação dos grupos de pesquisa envolvidos nesta investigação, apoiadas na filosofia da linguagem bakhtiniana, como um meio de expressão do indivíduo singular e inconcluso que se constitui no âmbito social e no conceito de formação como uma transformação pessoal, interior e ligada à experiência de cada sujeito; portanto, quem se forma é o próprio sujeito na relação como(s) outro(s). Os sujeitos da pesquisa serão (1) estudantes de Pedagogia e Licenciaturas, (2) profissionais da educação e professores em atuação profissional, em encontros de Formação Continuada e (3) professores pesquisadores em Programas de Pós-Graduação. Os encontros formativos serão realizados em 2 instituições públicas (UNICAMP, UFSCar), 2 instituições privadas (UNISAL, USF), situadas no estado de São Paulo e na Universidade Évora, Portugal. De tipologia qualitativa, a pesquisa-(form)ação orientará os procedimentos de produção e interpretação de dados, planejamento das pautas dos encontros nos grupo de sujeitos participantes, tendo como materialidade as produções narrativas dos participantes e pesquisadores.Ao realizar uma pesquisa relativamente grande, em amplitude e alcance, que alie a formação e autoformação com propósitos investigativos, esperamos ir em direção a um modo de aprendizado e ensino mais apropriado para o mundo contemporâneo, favorecendo uma perspectiva de formação, tanto no sentido de reconhecermo-nos como produtores de conhecimento juntamente com nossos outros (estudantes, professores, pesquisadores) quanto no sentido de envolver todos os participantes em relação à produção do próprio conhecimento... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Adriana Varani - Integrante / Guilherme do Val Toledo Prado - Coordenador / Inês Ferreira de Souza Bragança - Integrante / Francisco Evangelista - Integrante / Liana Arrais Seródio - Integrante / Heloisa Helena Dias Martins Proença - Integrante / Renata C. O. Barrichelo Cunha - Integrante / Daniela Dias dos Anjos - Integrante / Renata Barroso Siqueira Frauendorf - Integrante / Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da Costa - Integrante / Marília Pisco Castro Cid - Integrante / Antônio Marcelo Campos - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    3. 2018-Atual. Estudo comparativo de politicas e praticas institucionais de iniciacao e insercao docente
      Descrição: Este estudo foi aprovado no âmbito do Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) integra o Setor Educacional do Mercosul. Tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo de políticas e práticas institucionais de iniciação e inserção docente a partir de diferentes contextos formativos. Para tanto, serão realizados intercâmbio entre as instituições brasileiras envolvidas (UFOP, UFSCar, UNICID e PUC/SP) e a instituição uruguaia (Centro Regional de Profesores del Litoral-Sede Salto) além de estudos documentais e autobiográficos. Objetiva-se, ainda, produzir um Dossiê que congregue os estudos desenvolvidos e a constituição de uma rede colaborativa de investigação na América do Sul sobre iniciação e inserção docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Douglas da Silva Tinti - Coordenador / Maria do Carmo Sousa - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Maria Heloisa Aguiar Silva - Integrante / Eduardo Rodriguez Zindan - Integrante / Javier Grilli Silva - Integrante / Soledad Rodríguez - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araújo - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    4. 2017-2019. O PIBID na trajetoria profissional dos formadores de professores em inicio de carreira no Ensino Superior
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como os espaços e lugares formativos contribuem para que os educadores do ensino superior, formadores de professores, atuantes como coordenadores de área do PIBID, se constituam profissionais e se apropriem dos saberes necessários à prática educativa. Vislumbra também identificar princípios, de base epistemológica e metodológica, que devem e podem ser considerados na e sobre as narrativas educativas em processos formativos para a docência. A trilha metodológica a ser percorrida se pautará numa abordagem de investigação teórico-prática, voltada para a compreensão do processo de constituição profissional de formadores de professores da Educação Básica prevendo a reflexão individual e compartilhada com docentes do ensino superior, a produção e análise de narrativas educativas como forma de leitura e produção do conhecimento da e sobre a prática docente e o constante diálogo com a literatura. Vislumbra-se que os resultados reforcem o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    5. 2017-Atual. Ascensao social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educacao basica ate a educacao
      Descrição: Este projeto busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental até à Universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico apesar dos obstáculos mencionados. Pretendemos aprofundar o seguinte: ? Educação, família e ascensão social. Identificar as condições do sucesso escolar de estudantes pertencentes a famílias desprovidas das características que, segundo Bourdieu, não permitiriam a ascensão pelos estudos. Pesquisa de campo sobre casos de estudantes exitosos do ensino fundamental até a universidade, por meio de entrevistas em profundidade e narrativas autobiográficas. ? Gestão socioambiental das escolas e desempenho no IDEB. Identificar e desenvolver inovações na gestão administrativa e pedagógica como também na configuração da gestão socioambiental das escolas situadas na zona rural e áreas periféricas das cidades que possuam baixo desempenho no IDEB e alunos de baixo nível socioeconômico que permitam o melhoramento do ambiente de ensino/aprendizagem. ? Docência, práticas educativas e sucesso nos estudos. Identificar o papel de professores e suas práticas educativas no apoio intelectual, acadêmico e moral nas trajetórias de estudantes exitosos de origem popular. ? Subjetividades, pertença e engajamento em grupos sociais e sucesso nos estudos. Identificar o papel de outros fatores sociais no sucesso escolar e acadêmico de estudantes de origem popular (participação em grupos religiosos, políticos, sindicais, estudantis, esportivos e de artes etc.). Entendemos como êxito escolar o esforço contínuo que permite a um jovem de origem popular se ?tornar alguém? (professor, enfermeiro, contador, médico, engenheiro etc.) por meio dos estudos, ou seja, conseguir diplomas de graduação e mesmo de pós-graduação. Trataremos o êxito escolar enquanto condição da ascensão social pelos estudos. A partir das narrativas de informantes voluntários, tanto de alunos exitosos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quanto de estudantes universitários - mas também dos seus pais e professores -, indagaremos como aconteceu essa mudança a partir da realidade local das zonas rurais e dos bairros periféricos de algumas cidades, a fim de contribuir com a melhoria da educação básica. Lançaremos pesquisas de campo com dois públicos: a) alunos da educação básica, seus familiares e seus professores, na zona rural do Rio Grande do Norte, inclusive quilombolas (UERN) e b) graduandos e pós-graduandos de mesma origem social, na Paraíba (UFPB), no Mato Grosso (UNEMAT), no Espirito Santo (UFES), em São Paulo (UFSCar) e no Rio Grande do Norte (UERN). Com a primeira população utilizaremos a técnica da entrevista não diretiva, enquanto com a segunda, a narrativa autobiográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Rosana B Monteiro - Integrante / Joaquim Gonçalves Barbosa - Integrante / Izabella Mendes SANT'ANA - Integrante / Rosa Aparecida PINHEIRO - Integrante / constantin xypas - Coordenador / Bertrand Bergier - Integrante / Maria Edgleuma de Andrade - Integrante / Ana Lucia Oliveira Aguiar - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante / Maria Betânia Ribeiro Torres - Integrante / Maria Cristina Rocha Barreto - Integrante / Geovânia da Silva Toscano - Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araujo - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Maria de Assunção Lima de Paulo - Integrante / Jurema José de Oliveira - Integrante / Paulo Alberto Santos Vieira - Integrante / Catherine Nafti-Malherbe - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    6. 2013-2017. OBEDUC em rede - Rede Colaborativa de Praticas na formacao de professores que ensinam matematica: multiplos olhares, dialogos e contextos
      Descrição: O projeto propõe a criação de uma rede colaborativa entre três programas de pós-graduação que possuem características distintas, respectivamente: da Educação, da Educação Matemática e da interdisciplinaridade. O objetivo geral procura compreender, problematizar e evidenciar o potencial da rede de colaboração entre práticas de ensino, pesquisa e extensão no processo de constituição profissional do professor que ensina matemática. Este objetivo se desmembra em quatro objetivos específicos: mapear a multiplicidade de práticas propostas no âmbito dos cursos de licenciatura; promover a integração entre professores do Ensino Fundamental, docentes do Ensino Superior e licenciandos; propor ações de formação de professores voltadas a articulação de diferentes práticas, as quais viabilizam possibilidades investigativas, estudos teórico-metodológico, análise e elaboração de recursos didáticos e produção de narrativas educativas e problematizar o processo formativo das práticas, suas articulações e aprendizagens. Para isto o projeto prevê a integração das atuações no campo da pesquisa como ações no ensino e extensão, que estão divididas em quatro ações: 1. Atividades desenvolvidas nos grupos de estudos e pesquisas dos três núcleos; 2. Oferecimento de dois tipos de cursos de extensão e/ou atividades complementares (local e integrado entre os núcleos); 3. Realização de eventos com objetivo socializar as atividades desenvolvidas no projeto, o fortalecimento da rede colaborativa entre a formação inicial e continuada e a integração com outros grupos ou núcleos de formação de professores e 4. Reuniões das equipes dos núcleos. Espera-se que os resultados contribuam para compor conhecimentos sobre as diferentes práticas na formação de professores no movimento de articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Também busca-se compreender como se estabelece o processo de formação ao longo da vida, em especial na inserção a docência e suas implicações... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Ana Lucia MANRIQUE - Integrante / Ruth Ferreira Santos-Gaduróz - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Virgínia Cardia Cardoso - Integrante / Vivili Maria da Silva Gomes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 12
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    7. 2011-2014. Pesquisa sobre a Formacao de professores para o ensino de Matematica na Educacao Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: das representacoes as possibilidades didaticas
      Descrição: O presente projeto está em andamento e integra as atividades do Núcleo de pesquisa Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - Campus Sorocaba. Teve início no interior de uma ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa Extensão) a alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática e professores da rede de ensino municipal e estadual de Sorocaba. De maneira geral no Brasil encontramos relatos de que a a disciplina "Didática e Metodologia do Ensino de Matemática" é ministrada ao curso de Pedagogia com uma carga horária restrita e sempre marcada por crenças e estereótipos que vinculam a imagem da Matemática e do professor que "ensina" Matemática como sendo os vilões responsáveis por histórias de fracasso e evasão escolar. No trabalho que nos propomos a realizar, as representações acerca do processo educativo em matemática servirão de subsídios para que se possa refletir sobre histórias de aulas de matemática nos diferentes contextos e níveis escolares e a partir de então buscarmos construir novas concepções acerca desse conhecimento, assim como alternativas didáticas para redimensionar o ensino. Os referenciais que sustentam este processo envolvem os próprios documentos nacionais que orientam as práticas educativas (PCNs e RCNEI) e especialmente as contribuições de FREITAS (2001); NUNES (2005); SMOLE (2000 e 2001) e TOLEDO TOLEDO (1997).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Douglas da Silva Tinti - Integrante / Denise V. P. Mantovani - Integrante / Elisabete A. P. Janelli - Integrante / Heli de C. P. Marques - Integrante / Leda Celeste Veloso MORAES - Integrante / Patrícia Guimarães de OLIVEIRA - Integrante / Sonia Aprimo de Oliveira Nunes - Integrante / Antonio Dailton dos Santos - Integrante / Marli de Carvalho Graupner - Integrante / Eduardo Morais Junior - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    8. 2011-Atual. NEPEN - Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formacao e Trabalho Docente
      Descrição: O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente ? NEPEN tem se debruçado sobre o estudo de movimentos de constituição e desenvolvimento profissional na perspectiva de compreender as singularidades destes processos. A partir das articulações e discussões havidas por ocasião do processo de construção da proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar ? Campus Sorocaba, integra docentes-pesquisadores da própria instituição, docentes-pesquisadores de outras IES, alunos de graduação e pós-graduação e professores da rede municipal e estadual de Educação Básica de Sorocaba e região, numa perspectiva de trabalho com características colaborativas que contribuem para consolidar o campo investigativo da formação de professores. As pesquisas desenvolvidas até então neste núcleo se fundamentam, sobretudo, na abordagem (auto)biográfica para realizar estudos sobre a formação docente de modo a reforçar o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional. A proposta deste projeto na interface com pesquisadores de diferentes IES se dá em decorrência das aproximações teóricas e dos trabalhos que já vem sendo realizados na perspectiva da abordagem (auto)biográfica e de parcerias que tem viabilizado estudos sobre processos de iniciação e de inserção docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Mauro Lima de Paula - Integrante / Solange da Silva Brito - Integrante / Marília Yuka Hanita - Integrante / Marli de Carvalho Graupner - Integrante / Eduardo Morais Junior - Integrante / Hylio Laganá Fernandes - Integrante / André dos Santos Luigi - Integrante / Rosa Aparecida PINHEIRO - Integrante / Rodrigo Donizete Serra - Integrante / Raquel Aparecida Batista - Integrante / SANTOS, CICERO INACIO DOS - Integrante / AGNELLI, JEFERSON CESAR MORETTI - Integrante / Claudia Maria Duran Meletti - Integrante / Waldirene Malagrine Monteiro - Integrante / Luiz Fábio Santos - Integrante / Elise Dessotti - Integrante / Elizabeth Conceição Alves - Integrante / Hilda Ciriaco de Lima - Integrante / Neichelli Fabrício Langona - Integrante / Vanessa Alves de Almeida Cruz - Integrante / Paulo Roberto Teixeira Junior - Integrante / Gabriel Hengstemberg Bonifácio - Integrante / Antonio Carlos Arantes - Integrante / Leonardo Felipe Prado Paes Monteiro - Integrante / Vivian Maggiorini Moretti - Integrante / Elisângela Cristina Monegatto - Integrante / José Oreste Cirto Gomes - Integrante / Fábio Gomes Lagoeiro - Integrante / Antonio Carlos Fonseca Pontes Júnior - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 11
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    9. 2010-2011. Narrativas Educativas na producao de Saberes Docentes e no processo de Constituicao Profissional do Formador de Professores da Educacao Basica
      Descrição: Este trabalho vislumbrou mapear os saberes docentes de formadores de professores da Educação Básica da UFSCar- Campus Sorocaba. A trilha metodológica percorrida se pauta numa abordagem de investigação teórico-prática e com a produção de narrativas autobiográficas em parceria com os formadores que atuam na instituição. Como estratégia para a produção das narrativas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e dialogadas com os formadores eleitos, tendo como eixo condutor a percepção dos mesmos sobre a própria prática educativa e seus saberes em ação, a concepção de trabalho docente e seu modo de produzir o processo formativo (seu e dos licenciandos). As entrevistas forma gravadas e os formadores tiveram acesso às gravações, assim como leram, discutiram e opinaram sobre a transcrição efetuada para garantir a fidelidade à intenção e ao sentido de suas idéias. Os resultados reforçam o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, lembrar e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Maria Martha Stussi Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (95)
      1. Colloque international: Recherche Biographique en situations et en dialogues: enjeux et perspectives.Narrativas autobiográficas de formadores de professores: um estudo sobre o início de carreira docente do ensino superior. 2019. (Outra).
      2. II Simpósio de Pesquisa da Rede Interdisciplinar e Interinstitucional sobre Êxito, Empoderamento e Ascensão Social - II RIEAS. 2019. (Simpósio).
      3. VII SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2019. (Seminário).
      4. VII SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Coordenação de Sessões de Trabalho. 2019. (Seminário).
      5. 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).PANORAMA DAS PESQUISAS ACADEMICAS BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS EM FOCO. 2018. (Outra).
      6. I Colóquio Nacional em Êxito, Empoderamento e Ascensão Social.Pesquisas de Campo e Estudos de caso na Educação Básica e na França. 2018. (Outra).
      7. I Colóquio Nacional em Êxito Escolar, Empoderamento e Ascenção Social.Ascenção social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. 2018. (Outra).
      8. I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.Coordenou - GT: NARRATIVAS EDUCATIVAS, ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO. 2018. (Simpósio).
      9. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores "Inovação e Tradição. "NARRATIVAS EDUCATIVAS DO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR QUE ATUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Congresso).
      10. IV Congresso Nacional de Formação de professores e XIV Congresso Estadual sobre Formação de Educadores "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente". 2018. (Congresso).
      11. VIII CIPA _ Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Coordenou Sessão de Comunicação. 2018. (Congresso).
      12. VIII CIPA _ Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Desvelar de si na Pós-Graduação: um olhar para a relação entre escrita de si, resistência e empoderamento a partir de memoriais de formação. 2018. (Congresso).
      13. VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)Biográfica.Narrativas, pesquisa e formação no contexto da pós-graduação. 2018. (Simpósio).
      14. VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativas, pesquisa e formação no contexto da pós-graduação. 2018. (Congresso).
      15. CONEDU. Ascenção social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. 2017. (Congresso).
      16. Congresso Ibero Americano de Educación Matemática. Os por quês matemáticos dos alunos: o que nos revelam?. 2017. (Congresso).
      17. VIII CIBEM - CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. OS PORQUÊS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS: O QUE NOS REVELAM?. 2017. (Congresso).
      18. XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. PRÁTICAS FORMATIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM GRUPOS QUE INTEGRAM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Congresso).
      19. 2º Congresso de Extensão da Associação das Universidades do Grupo de Montevideo (AUGM). 2015. (Congresso).
      20. 2º Congresso de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM. A indissociabilidade ensino pesquisa extensão como eixo estruturante de propostas investigativas junto a professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2015. (Congresso).
      21. 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Narrativas Educativas e a Constituição de Grupos que Integram Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).
      22. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. 2015. (Outra).
      23. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa.Saberes e práticas docentes para a gestão curricular em matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: (re)significando vozes e olhares no âmbito da educação escolar. 2015. (Outra).
      24. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. O ENFERMEIRO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR. 2015. (Congresso).
      25. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA DE FORMADORES DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ESTADO DA ARTE. 2015. (Congresso).
      26. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS SABERES DE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).
      27. EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática.Saberes e práticas docentes para o ensino de geometria no anos iniciais: Das representações às (re)significações de vozes e olhares. 2015. (Encontro).
      28. EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
      29. II Encontro Compartilhando em Rede Experiências Educativas em Matemática e I SIPRAEM-Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
      30. III EEMAI - Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.O potencial da parceria universidade escola para o fortalecimento da aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Encontro).
      31. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Rede Colaborativa de práticas para a formação de Professores da Educação Básica: falando sobre modelagem Matemática. 2015. (Simpósio).
      32. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Programa Observatório da Educação e os saberes docentes de licenciandos e professores em início de carreira. 2015. (Simpósio).
      33. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Rede Colaborativa de práticas e a (re)significação da aprendizagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Simpósio).
      34. I SIPRAEM-Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
      35. Oficina Presencial de Introdução à edição do Modle 2.4. 2015. (Oficina).
      36. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM).Ensino de Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Saberes Docentes: um mapeamento de pesquisas da ANPEd do GT-19 de Educação Matemática. 2015. (Seminário).
      37. V SHIAM - Seminário Nacional de Historias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2015. (Seminário).
      38. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.A história da África no currículo do Estado de São Paulo. 2014. (Encontro).
      39. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação. 2014. (Encontro).
      40. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.A HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Encontro).
      41. Encontro Nacional LIFE. 2014. (Encontro).
      42. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or. 2014. (Encontro).
      43. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.A topologia do Ensino Fundamental: um estudo com professores que lecionam nos anos iniciais. 2014. (Encontro).
      44. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Programa Observatório da Educação e os saberes docentes de licenciandos e professores em início de carreira. 2014. (Encontro).
      45. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Programa observatório da educação e os saberes docentes de licenciando e professores em início de carreira. 2014. (Encontro).
      46. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Uma experiência colaborativa: contribuições das práticas educativas para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).
      47. II Seminário Olhares:Juventude, Ensino Médio e Mídias.Políticas de formação docente- desafios e perspectivas. 2014. (Seminário).
      48. II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura. 2014. (Simpósio).
      49. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. Políticas públicas, experiência PIBID e início à carreira docente. 2014. (Congresso).
      50. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. Políticas públicas, experiência PIBID e início à carreira docente. 2014. (Congresso).
      51. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. 2014. (Congresso).
      52. VI Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias.. A visão dos licenciandos sobre a prática na formação dos professores de ciências biológicas. 2014. (Congresso).
      53. 36°Reunião Nacionalda ANPEd. 2013. (Outra).
      54. 36° Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Outra).
      55. 36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Outra).
      56. III Seminário de Pesquisa em Educação - TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
      57. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 6º E 7º ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Seminário).
      58. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).
      59. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Coordenadora - Sessão de Comunicação Oral. 2013. (Seminário).
      60. IX Simpósio de Formação e Profissão Docente.A PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A VISÃO DOS LICENCIANDOS. 2013. (Simpósio).
      61. IX Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Simpósio).
      62. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).
      63. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Coordenadora - Sessão de Comunicação Oral. 2013. (Encontro).
      64. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2013. (Encontro).
      65. 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) - Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil.LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2012. (Seminário).
      66. 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Congresso).
      67. 3º SIPEMAT. 2012. (Simpósio).
      68. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde.. 2012. (Encontro).
      69. Estudos dirigidos do Mestrado em Educação - UERN.Abordagens (auto) biográficas, narrativas educativas e pesquisa educacional: tratando de princípios epistemológicos, metodológicos e formativos.. 2012. (Oficina).
      70. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE.MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. 2012. (Outra).
      71. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.A PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. (Encontro).
      72. I ConEGrad: "Políticas públicas para a formação de professores para a Educação Básica". 2011. (Congresso).
      73. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Reflexões sobre o ensino da matemática a partir de relatos de experiências de professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. 2011. (Encontro).
      74. III Seminário Internaciona de Educação Matemática.Relfetindo sobre os desafios da Formação de Professores de Matemática em curso superior privado e noturno. 2011. (Seminário).
      75. V Workshop de Grupos de Pesquisa.Formação de Professores e Práticas Educativas. 2011. (Outra).
      76. XI Congresso Estadual paulista sobre formação de Educadores. I Congresso Nacional de Formação de Professores.. NARRATIVAS EDUCATIVAS E SABERES DOCENTES DO FORMADOR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2011. (Congresso).
      77. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Formação de professores e ensino privado noturno: uma breve reflexão sobre cursos superiores de Matemática. 2011. (Congresso).
      78. 3ª Semana da Matemática.Palestra: Análise da trajetória das Reformas Curriculares de Matemática e suas implicações para a formação de professores da Educação Básica. 2010. (Outra).
      79. A formação de professores para o ensino de ciências nas Séries Iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. 2010. (Seminário).
      80. Educação Ambiental e Interdisciplinaridades: práticas e desafios para a Escola Básica. 2010. (Outra).
      81. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outra).
      82. III Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Análise da trajetória das reformas curriculares e suas implicações para a formação de professores para a Educação Básica. 2010. (Seminário).
      83. I Jornada Científica e Tecnológica - UFSCar Sorcaba.NARRATIVAS EDUCATIVAS E SABERES DOCENTES DO FORMADOR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MODOS DE VER E CONCEBER O PROCESSO EDUCATIVO. 2010. (Outra).
      84. I Jornada Científica e Tecnológica - UFSCar Sorcaba.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO AMBIENTAL?. 2010. (Outra).
      85. I Jornada Científica e Tecnológica - UFScar Sorocaba. Narrativas Educativas e Saberes Docentes do formador de professores de Ciências Biológicas da Educação Básica: modos de ver e conceber o processo educativo.. 2010. (Congresso).
      86. I Jornada Científica e Tecnológica - UFScar Sorocaba. A Educação Ambiental como tema transversal no espaço escolar: educação ou adestramento ambiental?. 2010. (Congresso).
      87. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica _ CIPA. Percursos de formação e (auto) formação em Educação Matemática: tendências, desafios e perspectivas. 2010. (Congresso).
      88. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
      89. Palestra sobre o tema Investigação sobre Formação de Professores de Ciências. 2010. (Outra).
      90. Seminário Padrões Matemáticos na Natureza. 2010. (Seminário).
      91. Universidade Aberta.Os cursos de Licenciatura da UFSCar - Campus Sorocaba. 2010. (Outra).
      92. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Mini-Curso Tratamento e análise da Informação com o auxílio de softwares. 2010. (Encontro).
      93. X Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Narrativas educativas e percursos de formação e (auto) formação de professores que ensinam matemática. 2010. (Encontro).
      94. Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 - Etapa Municipal de Porto Alegre.Debatedora. 2009. (Outra).
      95. Seminário da AESUFOPE e II Seminário Estadual da ANFOPE - RS sobre Formação de Professores: Políticas e Regulamentação. 2009. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; BOZZINI, I. C. T. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; ONOFRE, Márcia Regina ; JULIO, Josimeire M.. Encontro Institucional de Coordenadores do PIBID UFSCar - Araras. 2016. Outro
      2. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. ENCONTRO DA REDE COLABORATIVA DE PRÁTICAS DO PIBID UFSCAR. 2015. (Outro).. . 0.
      3. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; BOZZINI, I. C. T. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; ONOFRE, Márcia Regina ; JULIO, Josimeire M.. Encontro Institucional de Coordenadores do PIBID UFSCar - São Carlos. 2015. Outro
      4. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Dificuldades e Avanços ocorridos no âmbito do PIBID UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.
      5. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura. 2014. (Outro).. . 0.
      6. VARANI, Adriana GOUVEA, A. F. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. SILVA, C. H. C. PEREIRA, D. F. F. NOGUEIRA, E. J. NASCIMENTO, Fabrício do FERNANDES, Hylio Lganá SANT'ANA, I. M. S. ALMEIDA, J. S. DIAS SOBRINHO, J. LEITE, K. C. GOMES, L. F. REIGOTA, M. A. S. MARTINS, M. F. GARCIA, M. R. V. CORROCHANO, M. C. SOARES, M. L. A. LIMA, P. G. GOERGEN, P. L. GAMA, R. P. MARQUES, S. C. M. MELLO, T. M. P. C. BOSCHETTI, V. R. MENDONCA, V. M. , et al.SANDANO, W. NEIMAN, Z. ; III Seminário de Pesquisa em Educação - Tendências metodológicas da pesquisa em educação. 2013. (Outro).. . 0.
      7. VARANI, Adriana ; CARNEIRO, A. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; NOGUEIRA, D. C. ; SILVEIRA, E. P. ; COLPANI, F. P. ; SILVA, L. V. ; SCHERMACK, L. V. ; GOMES, L. F. ; MARTINS, M. F. ; CARDOSO, M. M. R. ; PAULA, M. L. ; FRANCO, P. C. ; PASTORIZA, T. B. ; RODRIGUES, V. A. S. ; SANDANO, W.. III Seminário de Pesquisa em Educação - Tendências metodológicas da pesquisa em educação. 2013. Outro
      8. SILVA, E. N. ; SANT'ANA, I. M. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres docentes. 2013. Outro
      9. GOMES, L. F. ; CORROCHANO, M. C. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; GOERGEN, P. ; MELLO, T. M. P. C. ; MARQUES, W. ; DIAS SOBRINHO, J. ; LIMA, P. G.. 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) - Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil. 2012. Outro
      10. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; PEREIRA, Adriana A.A.da S. ; GARZELLA, Fabiana A. C. ; TINTI, Douglas. S.. I Simpósio sobre Estágio curricular nos Cursos de Licenciatura. 2011. Outro
      11. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Fórum Permanente: Compartilhando Experiências em Educação e Fórum das Licenciaturas. 2010. (Outro).. . 0.
      12. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. 4ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama ⇔ Dulcinéia de Fátima Ferreira (2.0)
        1. SOUZA, D. V. G. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; PEREIRA, D. F. F.. MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. Em: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE)
        2. SOUZA, D. V. G. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; PEREIRA, D. F. F.. MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama ⇔ Rosana Batista Monteiro (1.0)
        1. LUIGI, A. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; MONTEIRO, R. B.. O ensino de história da África no currículo das escolas públicas do estado de São Paulo: reflexões acerca dos limites impostos pelo programa São Paulo faz escola. Em: Tânia Mara Pedroso Muller; Wilma de Nazaré Baía Coelho; Paulo Antônio Barbosa Ferreira. (Org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. 1ªed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 01, p. 179-199.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16