Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Carla Corrochano

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed-So) e do Mestrado em Estudos da Condição Humana da Universidade Federal de São Carlos/ Campus Sorocaba. Graduada em Ciências Sociais (1996) e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008), com um período de estudos realizado junto aos Laboratórios GTM e ULISS, vinculados ao CNRS, Paris. Integra a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), tendo coordenado o GT03 - Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos no biênio (2017-2019). Foi assessora do Programa Juventude da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação e consultora da OIT para a elaboração da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude. Foi Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação/ CCHB/ UFSCar entre os anos de 2013 e 2017. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia do Trabalho e da Vida Econômica. https://orcid.org/0000-0001-8030-6461 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7714353975585252 (14/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (015) 32295942 Ramal: 5942 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Vulnerabilidades de jovens as IST/HIV e a violencia entre parceiros: avaliacao de intervencoes psicossociais baseadas nos direitos humanos
      Descrição: Projeto Temático FAPESP. Adolescentes e jovens são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Fundamental para o controle do crescimento da epidemia brasileira de AIDS desde os anos 1990, a educação sexual nas escolas está interpelada por grupos conservadores. Garantir e sustentar a saúde sexual e reprodutiva dos jovens nessa tradição, baseada nos direitos humanos, exige urgente inovação. O desafio desse projeto é testar metodologias que garantam a eficácia e sustentabilidade de programas sobre sexualidade e prevenção junto aos jovens e a avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Esse projeto se articula em torno da implementação de um programa de educação sobre sexualidade baseada em uma perspectiva multicultural direitos humanos, apoiada na articulação de intervenções em escolas de ensino médio e em unidades básicas de saúde que são referência no território escolar. O estudo randomizado em dois braços e uma avaliação do processo (que combinará diferentes procedimentos e etnografia) avaliarão a intervenção-proposta. Aproximadamente 3500 estudantes do primeiro ano do ensino médio (de 14-16 anos em média), serão seguidos por quase dois anos. Envolveremos, desde o processo de consentimento informado, além dos estudantes de ensino médio das escolas públicas sorteadas (10 escolas para o grupo controle e 10 escolas para o grupo de intervenção), seus professores e pais, além de profissionais de 10 unidades básicas de saúde em seu território. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende mostrar que a metodologia proposta além de aumentar o conhecimento sobre prevenção das IST e da gravidez e dos direitos humanos, aumenta a adesão ao sexo seguro e diminui a violência sexual e de gênero no grupo de alunos participantes. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da proposta de prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo a contracepção de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente, vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo na região de Sorocaba/Votorantim, Baixada Santista e bairros da regiões Sul e Centro Sul na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Ivan França Júnior - Integrante / José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Integrante / Luis Guilherme Galeão Silva - Integrante / Cristiane Gonçalves da Silva - Integrante / Gustavo Venturi - Integrante / Vera Sílvia Facciola Paiva - Coordenador / Júlio Simões - Integrante / Gabriela Calazans - Integrante.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: Projeto Temático FAPESP # 2017_25950-2. Adolescentes e jovens são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Fundamental para o controle do crescimento da epidemia brasileira de AIDS desde os anos 1990, a educação sexual nas escolas está interpelada por grupos conservadores. Garantir e sustentar a saúde sexual e reprodutiva dos jovens nessa tradição, baseada nos direitos humanos, exige urgente inovação. O desafio desse projeto é testar metodologias que garantam a eficácia e sustentabilidade de programas sobre sexualidade e prevenção junto aos jovens e a avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Esse projeto se articula em torno da implementação de um programa de educação sobre sexualidade baseada em uma perspectiva multicultural direitos humanos, apoiada na articulação de intervenções em escolas de ensino médio e em unidades básicas de saúde que são referência no território escolar. O estudo randomizado em dois braços e uma avaliação do processo (que combinará diferentes procedimentos e etnografia) avaliarão a intervenção-proposta. Aproximadamente 3500 estudantes do primeiro ano do ensino médio (de 14-16 anos em média), serão seguidos por quase dois anos. Envolveremos, desde o processo de consentimento informado, além dos estudantes de ensino médio das escolas públicas sorteadas (10 escolas para o grupo controle e 10 escolas para o grupo de intervenção), seus professores e pais, além de profissionais de 10 unidades básicas de saúde em seu território. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende mostrar que a metodologia proposta além de aumentar o conhecimento sobre prevenção das IST e da gravidez e dos direitos humanos, aumenta a adesão ao sexo seguro e diminui a violência sexual e de gênero no grupo de alunos participantes. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da proposta de prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo a contracepção de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente, vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo na região de Sorocaba/Votorantim, Baixada Santista e bairros da regiões Sul e Centro Sul na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Ivan França Júnior - Integrante / José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Integrante / Luis Guilherme Galeão Silva - Integrante / PAIVA, Vera Sílvia Facciola - Coordenador / Cristiane Gonçalves da Silva - Integrante.
      Membro: Marcos Roberto Vieira Garcia.
    2. 2019-Atual. COLETIVA JOVEM: um projeto de pesquisa e acao para suporte aos coletivos juvenis de producao nas periferias de Sao Paulo e Buenos Aires
      Descrição: O trabalho é uma dimensão presente entre os jovens da América Latina, combinado ou não com os estudos. A persistência de altos índices de desocupação e de jovens que não estudam nem trabalham, particularmente aqueles de mais baixa renda, os que vivem em contextos socioeconômicos de grande vulnerabilidade e as mulheres, desafia os estudos acadêmicos e a construção de políticas públicas. Este projeto tem como objetivo mapear e caracterizar, em São Paulo e em Buenos Aires, coletivos juvenis e instituições que atuam com jovens buscando construir alternativas de inclusão sócio laboral/ geração de trabaho e renda. Também desenvolverá experiências de implantação de centros de apoio nas duas cidades e a constituição de redes a partir de ONGs, órgãos públicos, grupos e organizações de base local, que coordenem e disponibilizem recursos, instrumentos e serviços para fortalecimento da geração de trabalho, renda, educação e qualificação para o público juvenil. Na primeira etapa será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com gestores locais e de questionários para 100 jovens de três partidos da Província de Buenos Aires e 200 jovens em dois distritos de São Paulo, além de grupos de discussão com grupos juvenis formados a partir do retorno dos questionários. Também contará com a participação de outros jovens dessas cidades no planejamento, execução e análise de resultados por meio de Pesquisa entre Pares já desenvolvida pela FLACSO Argentina. Espera-se que os resultados possam 1) contribuir para a produção de conhecimento sobre as relações entre trabalho e juventude nos campos da Educação, Ciências Sociais e Gestão Pública; 2) subsidiar a formulação e implantação de políticas públicas, com foco na geração de trabalho e renda para a juventude.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Luis Paulo Bresciani - Integrante / Ana Miranda - Integrante / Murillo Marschner Alves de Brito - Integrante / William Rosa Paulino - Integrante / Maiara Neves - Integrante / Jeniffer Caroline Justino de Freitas - Integrante / Gabriel di Pierro - Integrante / Eleilson Leite - Integrante / Patrícia Laczynski - Integrante / Marilia Froes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
    3. 2018-2019. Sistematizacion de experiencias que impulsan la permanencia, reingreso y finalizacion de la educacion secundaria en Argentina, Uruguay y Brasil.
      Descrição: El proyecto se propone relevar y analizar aquellos Programas o Proyectos que se encuentren en ejecución o hayan sido implementados por los diversos niveles del Estado en Uruguay,Brasil y Argentina en los últimos diez años,que promuevan la retención escolar,el reingreso al sistema educativo y la finalización de estudios de nivels ecundario,destinados a jóvenes de 14 a 18 años que han abandonadola escuelasecundaria,presentan alta repitencia on ola han iniciado en la edad regular. Con el objetivo de elaborar recomendaciones basadas en las experiencias desarrolladas en territorio para la planificación e implementación de políticas públicas que promuevan el derecho al a educación en el marco del paradigma del Desarrollo Humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marcos Francisco Martins - Integrante / Ana Miranda - Coordenador / Verônica Filardo - Integrante. Financiador(es): Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano - Outra.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: El proyecto se propone relevar y analizar aquellos Programas o Proyectos que se encuentren en ejecución o hayan sido implementados por los diversos niveles del Estado en Uruguay, Brasil y Argentina en los últimos diez años, que promuevan la retención escolar, el reingreso al sistema educativo y la finalización de estudios de nivel secundario, destinados a jóvenes de 14 a 18 años que han abandonado la escuela secundaria, presentan alta repitencia o no la han iniciado en la edad regular. Con el objetivo de elaborar recomendaciones basadas en las experiencias desarrolladas en territorio para la planificación e implementación de políticas públicas que promuevan el derecho a la educación en el marco del paradigma del Desarrollo Humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Ana Miranda - Integrante / Veronica Filardo - Integrante. Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
    4. 2017-2018. Ciudadanos inteligentes para ciudades participativas - CIDATEL
      Descrição: El proyecto colaborativo parte de la concepción de que las ciudades inteligentes deben diseñarse no sólo en base a una estructura y servicios tecnológicos. La experiencia de ciudadano debe construirse a partir de aprendizajes previos que puedan dar lugar al desarrollo de experiencias que consoliden una convivencia democrática. El objetivo es estudiar la brecha existente entre la experiencia cívica de los jóvenes en los espacios de educación formal y su vida en el entorno ciudadano, tomando como punto de partida las investigaciones de los grupos de investigación participantes. La colaboración inclui la elaboración de una base de datos con investigaciones internacionales sobre las discontinuidades en la experiencia cívica, una investigación colaborativa en la que se llevará a cabo un grupo de discusión con adolescentes y jóvenes en los entornos urbanos de las cinco universidades y dos workshops donde los equipos participantes presentarán avances de sus investigaciones en curso, incluyendo el trabajo de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Marilena NAkano - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Raquel Souza - Integrante / Elmir Almeida - Coordenador / Felipe Tarábola - Integrante.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
    5. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica (2007-2017)
      Descrição: O presente projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. Será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Flavio Vieira de Melo - Integrante / Caique Diogo de Oliveira - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Wellington dos Santos França - Integrante / Andreia Juliana Pires - Integrante / Jeniffer Caroline Justino de Freitas - Integrante / Symaira Poliana Nonato - Integrante / Maria Luíza Cavazzotto Guilherme - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    6. 2016-2017. Juventude, educacao e trabalho decente
      Descrição: Trata-se dar continuidade à pesquisa e apoio na construção de uma agenda e de um plano de trabalho decente para a juventude no Brasil e, simultaneamente, ampliar dar visibilidade da condição juvenil no mercado de trabalho. O atual contexto brasileiro é significativo para justificar a necessidade de ações específicas para as jovens gerações no campo do trabalho. Pois se na década de 1990 a população juvenil foi atingida de maneira mais intensa pela crise econômica e pela desestruturação do mercado de trabalho, apresentando índices de desemprego e trabalho precários muitos mais altos em relação à população adulta; nos anos 2000, em um cenário de expansão das oportunidades de trabalho, especialmente formal, que já demonstra claros sinais de retração, o desemprego e as ocupações precárias entre os jovens persistem mais elevadas quando comparado aos adultos. Ao mesmo tempo, é neste contexto que se ampliam as oportunidades escolares, tornando mais complexa a compreensão dos nexos entre escola e mundo do trabalho no Brasil. De todo modo, permanece como característica a simultaneidade da participação na escola e no mercado de trabalho: os jovens demoram mais para sair da escola; mas em relação à entrada no mercado de trabalho, a variação é menos expressiva. É também preciso considerar que no universo do trabalho, a associação da categoria juventude às variáveis sexo, cor/raça, renda familiar, posição na família, escolaridade e região de moradia, entre outras, torna ainda mais explícitas as múltiplas desigualdades que atingem a população juvenil. Os jovens pertencentes a famílias de mais baixa renda, moradores de áreas metropolitanas mais pobres ou de determinadas áreas rurais, as mulheres jovens e os jovens negros de ambos os sexos são atingidos de maneira ainda mais crítica pelas dificuldades de acesso a um trabalho e também a uma escola de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
    7. 2014-2016. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais
      Descrição: O projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane de Melo Mendonça - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Júlio Cesar Francisco - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Cláudia Priscila Pires - Integrante / Mayris de Paula Silva - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O objetivo é conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e verificar bna articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio. Financiamento CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Dulcineia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Claudia Priscila Pires - Integrante / Mayres de Paula Silva - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante.
      Membro: Kelen Christina Leite.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    8. 2013-2015. Buenas praticas en Educacion Superior: un estudio comparado com IES de Argentina, Brasil y Uruguay
      Descrição: Este proyecto se propone identificar y analizar los efectos benéficos y paradojales de aquellas prácticas, impulsadas a lo largo de las últimas décadas en tres países miembros del MERCOSUR: Argentina, Brasil y Uruguay, que estuvieron destinadas a promover la inclusión en la Educación Superior. La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES). La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES) Educación Superior e (IES) Instituciones Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR de Educación Superior. Por su parte, las prácticas promovidas se entienden como los modos diversos de dar respuesta a los desafíos que implica la masificación del nivel, en el marco de transformaciones tanto de índole ideológica, como cultural, político, social y económica en la hegemonía internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / ANALIA OTERO - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: Este proyecto se propone identificar y analizar los efectos benéficos y paradojales de aquellas prácticas, impulsadas a lo largo de las últimas décadas en tres países miembros del MERCOSUR: Argentina, Brasil y Uruguay, que estuvieron destinadas a promover la inclusión en la Educación Superior. La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES). La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES) Educación Superior e (IES) Instituciones Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR de Educación Superior. Por su parte, las prácticas promovidas se entienden como los modos diversos de dar respuesta a los desafíos que implica la masificación del nivel, en el marco de transformaciones tanto de índole ideológica, como cultural, político, social y económica en la hegemonía internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Analia Otero - Integrante / Rosana Monteiro - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Kelen Christina Leite.
    9. 2011-2014. Gestao escolar e Conselho de escola que relacao e esta? Uma analise das experiencias de participacao da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na regiao de Sorocaba /SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e a reinvenção das relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ana Maria de Campos - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Izabella Mendes Santana - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Maria Amelia Ferracciú Pagotto - Integrante / Marco Antonio Martins Escobar - Integrante / Silene de Araujo G Lourenço - Integrante / Diana Liberatti - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante.
      Membro: Maria Carla Corrochano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (51)
      1. Ciclo de Encontros Temáticos: Juventude no Brasil: diálogos emergentes ntes.Carreira correria: jovens no atual mundo do trabalho. 2020. (Encontro).
      2. Latin American Studies Association. Iniciativas em disputa: jovens e geração de trabalho em territórios vulneráveis da cidade de São Paulo.. 2020. (Congresso).
      3. 39a Reunião da ANPED. Interseccionalidade e Educação: desafios teóricos e metodológicos. 2019. (Congresso).
      4. Encontro de Iniciação Científica e Pós Graduação do Campus São Paulo.Jovens e políticas públicas: resultados de uma revisão da produção acadêmica. 2019. (Encontro).
      5. II Colóquio de Juventude no Brasil.Desafios da pesquisa em contextos sombrios. 2019. (Outra).
      6. IX Congresso ALAST 2019. Trabalho e projetos: experiências e sentidos entre coletivos juvenis no Brasil. 2019. (Congresso).
      7. VII Seminário de Pesquisa em Educação e VI Encontro de Egressos: Desigualdades e diferenças na educação contemporânea.Jovens e desigualdades na América Latina. 2019. (Seminário).
      8. Taller Educacion Civica para ciudadanos inteligentes.Ciudadanías, agendas y políticas juveniles. 2018. (Oficina).
      9. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade. 2018. (Outra).
      10. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Discussão de pesquisas recentes. 2018. (Outra).
      11. VII Congreso Iberoamericano de Pedagogia: La innovacion y el futuro de la educación para un mundo plural,. Participation en las instituciones Educativas. 2018. (Congresso).
      12. XIII Mostra de Pesquisa em Educação.Juventude e ação coletiva: novos desafios para a pesquisa em Educação. 2018. (Seminário).
      13. XIX ISA World Congress of Sociology. Youth Pathways: the scholling and work processes of young people from the Metropolitan Area of Belo Horizonte- Brazil. 2018. (Congresso).
      14. 18a Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Direitos Humanos e Sociedade: retrato dos jovens em distintos contextos (Brasil, 2015 - 2017). 2017. (Congresso).
      15. 18o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. As Políticas para o Ensino Médio e para a Juventude no Brasil: análise das reformas recentes e das reações das escolas. 2017. (Congresso).
      16. 38a Reunião Anual da ANPED. Debatedora na Sessão de Apresentação de Trabalhos - GT 3 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. 2017. (Congresso).
      17. 38o Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Debatedora da Sessão de Apresentação de Poster do GT 03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. 2017. (Congresso).
      18. Conquistas e desafios da pesquisa sobre jovens no Brasil e na América Latina.Juventude, educação e trabalho: desafios da pesquisa. 2017. (Outra).
      19. XVI Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia: as (contra) Reformas da Educação hoje.A (contra)reforma do Ensino Médio:? políticas educacionais e ocupações. 2017. (Outra).
      20. XXXV International Congress of Latin American Studies Association. Juventude e trabalho: balanço e perspectivas das ações públicas no Brasil. 2017. (Congresso).
      21. 5o Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Sociologia Comparada. 2016. (Outra).
      22. III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2016. (Seminário).
      23. Plano em Diálogo - Oficina de especialistas.Plano em Diálogo. 2016. (Oficina).
      24. VIII Congresso Latinoamericano de Sociología del Trabajo. A tematização do trabalho juvenil no Brasil. 2016. (Congresso).
      25. XIII Congresso Brasa - Brazilian Studies Association. O trabalho para a juventude no Brasil: Novo contexto, novos sentidos?. 2016. (Congresso).
      26. Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros.Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros. 2015. (Oficina).
      27. II Congresso de Extensão Universitária - AUGM. Jovens e educadores em diálogo no ensino médio. 2015. (Congresso).
      28. Seminário EJA, Juventude e Trabalho.Trabalho decente e juventude: entre dados e ações públicas. 2015. (Seminário).
      29. Seminário Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberesres.O ensino médio no horizonte dos jovens brasileiros. 2015. (Seminário).
      30. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Jovens no ensino médio: experiências, demandas e projetos. 2015. (Simpósio).
      31. Educacion Superior en perspectiva comparada y regional.Educação superior: avanços e desafios no Brasil. 2014. (Seminário).
      32. Seminário Internacional: Juventudes e a nova cultura do trabalho.Culturas juvenis e formas de inserção no trabalho. 2014. (Seminário).
      33. XXXII Congresso da Associação de Estudos Latino Americanos. Youth in Brazil: inequalities on education and work. 2014. (Congresso).
      34. 1a Reunião Internacional "Universidades y Buenas Prácticas.Ensino superior no Brasil - entre dados e ações. 2013. (Encontro).
      35. 36a Reunião Nacional da Anped. Juventude, trabalho e processos educativos. 2013. (Congresso).
      36. Seminário de autores do livro: A condição juvenil e ensino médio.Qual o lugar do trabalho no ensino médio?. 2013. (Seminário).
      37. Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2013. (Seminário).
      38. V Fórum da Rede Kino - 8a mostra de cinema de Ouro Preto.Midia e Educação: aproximando juventudes, escolas e comunidades. 2013. (Outra).
      39. VII Congresso Latino Americano de Estudos do Trabalho. Juventud, educación y trabajo en America Latina: debates recientes en los estudios sobre políticas de formaciión y empleo. 2013. (Congresso).
      40. 2o ISA Forum (Associação Internacional de Sociologia). Searching for a ?true work?: The paths and projects of the poor youth at São Paulo city. 2012. (Congresso).
      41. Fórum Nacional do Trabalho Decente para os Jovens: Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude.Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. 2012. (Outra).
      42. IV Semana da Pedagogia.Movimentos sociais: suas ações contemporaneas e suas intervenções na Educação. 2012. (Outra).
      43. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.Trabalho e Educação. 2012. (Outra).
      44. Seminário Internacional Brasil e Portugal: jovens, subjetividades e novos horizontes.Juventude, educação e trabalho na experiencia juvenil. 2012. (Seminário).
      45. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Aprendizagem profissional: os limites da conciliação entre trabalho e estudo. 2012. (Simpósio).
      46. 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.sistematização da Conferência. 2011. (Outra).
      47. Estética da periferia. 2011. (Seminário).
      48. II Conferência Regional do Trabalho Decente no Grande ABC. Trabalho e Juventude. 2011. (Congresso).
      49. I Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, com o tema.Juventude e Mundo do Trabalho. 2011. (Seminário).
      50. I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo.?Ensino Médio Integrado em suas diferentes modalidades?,. 2011. (Seminário).
      51. Oficina Temática sobre Juventude, Educação e Trabalho.Juventude, Educação e Trabalho. 2011. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (22)
      1. CORROCHANO, M. C.; SPOSITO, M. P. ; DAYRELL, Juarez ; TOMIZAKI, K. A. ; GROPPO, L. A. ; GINZEL, F. ; OLIVEIRA, C. D. ; FRANCA, W. S. ; PIRES, A. J.. II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil. 2019. Outro
      2. CORROCHANO, M. C.; MENDONCA, V. M. ; MELO, T. M. P. C.. Conferência Internacional: Interseccionalidade: desafios contemporâneos e novas perspectivas. 2019. Outro
      3. CORROCHANO, M. C.; COUTINHO, L. C. S.. VII Seminário de Pesquisa em Educação e o VI Encontro de Egressos: "Desigualdades e diferenças na educação contemporânea. 2019. Outro
      4. GUIMARAES, N. ; HIRATA, H. ; CORROCHANO, M. C.. Conferência Internacional: O pensamento feminista negro: desafios contemporâneos e novas perspectivas. 2019. Outro
      5. GOMES, E. E. ; SETTON, M. G. J. ; PALHARES, J. A. ; CORROCHANO, Maria Carla. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2018. Outro
      6. MARTINS, M. F. ; COUTINHO, L. C. S. ; SILVA, A. F. G. ; CORROCHANO, M. C. ; SANTANA, I. M. ; MELO JUNIOR, A. L. ; MATHIAS, M. S. ; LOURENCO, S. S. ; SANTOS, V. S. ; SANTOS, J. M. O. ; OLIVEIRA, C. D. ; LIMA, L. H. ; COELHO, D. M. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; ARAUJO, J. A. ; MELO, L. L. M. ; FRAGA, L. T. ; GRANDO, B. C. ; GARCIA, E. L. P.. X Semana da Pedagogia, VI Seminário de Pesquisa e V Encontro de Egressos do PPGEd-So. 2018. Outro
      7. XIMENES, S. ; CASSIO, F. ; CORTI, A. P. O. ; GOULART, D. ; CORROCHANO, Maria Carla. Reformas de ensino e movimentos de resistência. 2017. Outro
      8. SETTON, M. G. J. ; TORRES, L. L. ; GOMES, E. E. ; JARDIM, F. A. ; CORROCHANO, Maria Carla. 5o Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. Outro
      9. XIMENES, S. ; PIERRO, M. C. ; CORTI, A. P. O. ; GOULART, D. ; CORROCHANO, Maria Carla ; GIACOMINI, M.. Reorganização em debate: as políticas educacionais e os movimentos de resistência. 2016. Outro
      10. GOULART, D. ; CORTI, A. P. O. ; CORROCHANO, Maria Carla ; XIMENES, S. ; ALVES, J. ; PIERRO, M. C. ; CASSIO, F.. II Encontro da Rede Escola Pública e Universidade: a luta pela escola pública em São Paulo. 2016. Outro
      11. CORROCHANO, Maria Carla; SILVA, V. A. ; FERREIRA, D. F.. I Encontro de pesquisadores: juventude e relações intergeracionais. 2016. Outro
      12. CORROCHANO, Maria Carla; COUTINHO, L. ; TORRES, J. R.. Perdas e danos: escola sem partido, MP746, PEC 55. 2016. Outro
      13. CORROCHANO, M. C.; FRANCA, G. C. ; HELENE, O.. Rumos da educação paulista: Plano Estadual de Educação e Reorganização das escolas. 2015. Outro
      14. CORROCHANO, M. C.; MELO, T. M. P. C. ; GARCIA, M. R. V. ; GATTI, M. ; PINTO JUNIOR, A. ; SILVA, V.. Seminário quot;Direitas, volver? Dilemas da onda conservadora no Brasilquot;. 2015. Congresso
      15. CORROCHANO, M. C.; MONTEIRO, R. B. ; SINHORETTO, J.. Não à redução!. 2015. Outro
      16. CORROCHANO, M. C.; MELO, T. M. P. C. ; PINHEIRO, R. A. ; SOARES, M.. II Olhares: ensino médio, juventude, midia. 2014. Outro
      17. CORROCHANO, Maria Carla; MELO, T. M. P. C. ; BURGOS, R.. Olhares: comunicação, cultura e educação. 2013. Outro
      18. MARTINS, M. F. ; MELO, T. M. P. C. ; LEITE, K. C. ; MENDONCA, V. M. ; CORROCHANO, Maria Carla ; PEREIRA, D. F. F. ; BURGOS, R.. Sorocaba Lado B: quem é você nessa história?. 2013. Outro
      19. CORROCHANO, M. C.. Feira de Profissões. 2011. (Outro).. . 0.
      20. CORROCHANO, M. C.. NON! A LUTA CONTRA O CPE NA FRANÇA. O QUE QUEREM OS JOVENS. 2006. (Outro).. . 0.
      21. CORROCHANO, M. C.. CICLO DE DEBATES "JUVENTUDES E O MUNDO DO TRABALHO: PARA ONDE SEGUIR?". 2006. (Outro).. . 0.
      22. CORROCHANO, M. C.. TELECONFERÊNCIA E SEMINÁRIO NACIONAL ADOLESCÊNCIA, ESCOLARIDADE, PROFISSIONALIZAÇÃO E RENDA. 2002. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Maria Carla Corrochano ⇔ Dulcinéia de Fátima Ferreira (2.0)
        1. MARTINS, M. F. ; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, K. C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
        2. FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA ; CORROCHANO, Maria Carla ; BRITO, ANA PAULA SOUZA ; BERGAMINI, DEBORA ; GINZEL, FLÁVIA ; JOSÉ, CAIO RENNÓ. Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 79-95, issn: 2447-4223, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

      • Maria Carla Corrochano ⇔ Kelen Christina Leite (2.0)
        1. LEITE, KELEN CHRISTINA; MARTINS, MARCOS FRANCISCO ; Corrochano, Maria Carla ; DA SILVA, CAROLINA MODENA. Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE). v. 41, p. 123-134-134, issn: 1981-2582, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
        2. MARTINS, M. F. ; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, K. C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)

      • Maria Carla Corrochano ⇔ Marcos Francisco Martins (2.0)
        1. LEITE, KELEN CHRISTINA; MARTINS, MARCOS FRANCISCO ; Corrochano, Maria Carla ; DA SILVA, CAROLINA MODENA. Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE). v. 41, p. 123-134-134, issn: 1981-2582, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
        2. MARTINS, M. F.; Corrochano, Maria Carla ; COUTINHO, L. C. S.. Educação e Exclusão: os inaptos à EaD!. Pensar a educação em pauta, Belo Horizonte, p. 1-9, 29 maio 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria Carla Corrochano ⇔ Debora Dainez (1.0)
        1. CORROCHANO, M. C. Parecerista Ad Hoc - Revista Brasileira de Educação Especial - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Maria Carla Corrochano ⇔ Rosa Aparecida Pinheiro (1.0)
        1. CORROCHANO, M. C.; PINHEIRO, R. A. ; SOARES, M.. Jovens e educadores em diálogo no ensino médio. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16