Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Viviane Melo de Mendonca

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutorado na Università di Roma La Sapienza, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP) de Campinas e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Desenvolve pesquisas em Gênero, Estudos Feministas e Sexualidades; atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. Participa do quot;Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Cultura e Sociedadequot; e coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), ambos da UFSCar. Está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So/UFSCar), linha pesquisa quot;Educação, Comunidade e Movimentos Sociaiquot;, e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So/UFSCar), do qual atualmente é coordenadora. Foi Visiting Professor do Dipartamento di Storia, Disegno e Restauro Dell'Arquitetura da Università degli Studi di Roma La Sapienza-IT durante o período de 2018/2019, atuando com estudos interdisciplinares sobre os discursos de gênero, feministas, queer e de sexualidades em grafites e street art inscritos na cena urbana e histórica das cidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4827331651090223 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Rod. João leme dos Santos Km 110 -SP 264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 3229 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-2019. O que se quer (contra) dizer? genero, sexualidade e politica em grafites de centros urbanos e historicos - um estudo de Roma.
      Descrição: A análise de grafites, caracterizados por pinturas, desenhos, pichações, lambe-lambe, adesivos e estêncil que estão inscritos na paisagem urbana, tem permitido a compreensão da diversidade cultural que compõe os centros urbanos, a relação afetiva e política das pessoas com a cidade e a produção de suas (micro)territorialidades. Partindo desta premissa, levanta-se a questão sobre a relação entre gênero, sexualidade e política e o urbanismo contemporâneo, assim como a participação de sujeitos na cidade, o direito à cidade e a apropriação de suas estruturas urbanísticas-arquitetônicas. O que se interroga são sobre modos de subjetivação específicos e de posicionalidades críticas à política dominante sexista de gênero e da heteronormatividade diante de um projeto urbanístico excludente; e se os discursos produzidos pelos grafites urbanos podem ser lidos como micropráticas cotidianas do espaço vivido que, em suas técnicas variadas, desvelam as apropriações diversas do espaço urbano, que marcam territórios e afirmam diferencas. A proposta deste projeto de pesquisa é analisar a comunicação discursiva de grafites urbanos com temas sobre mulheres, feminismos, gênero e sexualidade que foram inscritos em vias de circulação e construções públicas e privadas no centro urbano e histórico da cidade de Roma, Itália. Os fundamentos teórico-metodológicos são os estudos feministas contemporâneos, - neomaterialistas e pós-coloniais - e a abordagem de comunicação discursiva dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com a psicologia social e a perspectiva histórico-urbanística e histórico-arquitetônica. Será produzido um mapa geolocalizado dos grafites em prédios, monumentos históricos, placas e muros no centro urbano; e, em seguida, serão analisadas dialogicamente as práticas discursivas dos grafites. Posteriormente, pretende-se realizar outras investigações, diálogos dos resultados encontrados e análises em centros urbanos e/ou históricos brasileiros e de outras cidades da Europa e América Latina. A pesquisa, que é de natureza interdisciplinar, é realizada junto ao Dipartimento di Storia, Disegno e Restauro Dell'architettura da Universitá Sapienza di Roma.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Antonella Romano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    2. 2015-2017. Experiencias do Sair do Armario: juventude, identidade e contextos educacionais.
      Descrição: Investigar e descrever as experiências do quot;sair do armárioquot; de pessoas que não correspondem ao modelo heteronormativo da sociedade contemporânea. Com estes resultados analisar os processos de constituição da subjetividade e da identidade, bem como as implicações políticas da quot;saída do armárioquot; em diversos contextos sociais e educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Daniel Cardoso - Integrante / Laura Oliveira - Integrante / Jenifer Braga Cubas - Integrante / Raissa Carvalho Amaral - Integrante / Victoria Barrero Cardoso - Integrante.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    3. 2014-2017. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais: teoria e pratica nas escolas publicas estaduais da regiao de Sorocaba/SP
      Descrição: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / MARTINS, Marcos Francisco - Coordenador / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / mayris paula da silva - Integrante / Júlio César Francisco - Integrante / Rafael Vingentim - Integrante / VICTORIA BARRETO CARDOSO - Integrante / CLUDIA PRISCILA PIRES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
      Descrição: O projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane de Melo Mendonça - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Júlio Cesar Francisco - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Cláudia Priscila Pires - Integrante / Mayris de Paula Silva - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O objetivo é conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e verificar bna articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio. Financiamento CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Dulcineia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Claudia Priscila Pires - Integrante / Mayres de Paula Silva - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante.
      Membro: Kelen Christina Leite.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    4. 2014-2014. Mulheres Jovens em Movimentos: Estudo da Identidade, Sujeito e Formacap Politica em Coletivos Feministas e LGBT
      Descrição: A presente pesquisa pretendeu analisar as práticas discursivas produzidas por mulheres jovens que são participantes de coletivos feministas e LGBT da região de Sorocaba, com foco nas concepções de identidade e sujeito e na história de formação política. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    5. 2013-2014. Estudos sobre Feminismos, Sexualidade e Politica
      Descrição: Pretende pesquisas as abordagens de estudos feministas contemporâneas, de gênero e sexualidade, com foco no tema quot;Identidade, Corpo e Políticaquot;. Analisa o debate sobre as relações possíveis entre os estudos de gênero e diversidade sexual e os movimentos sociais, políticas públicas, políticas identitárias e pós-identitárias. Neste sentido, pretende estabelecer um diálogo entre a constituição dos corpos e discursos que se conectam para produzirem identidades dissidentes da matriz heteronormativa, e seu impacto nas políticas dos movimentos sociais e nas políticas públicas, bem como no debate sobre os direitos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Vanda Silva - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Daniel Cardoso - Integrante / Luiz Renato Ferreira Gonçalves - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Felipe Colpani - Integrante / Suelaine Carneiro - Integrante / mayris paula da silva - Integrante / Thais Rodrigues - Integrante / Thiago Carpegiani - Integrante.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    6. 2012-2013. + Telecentro Educacao, Tecnologia e Cultura pela Inclusao Digital
      Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto será executado pelo Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade – campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital que poderão subsidiar políticas públicas na área da comunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Nascimento, Fabrício - Integrante / MARTINS, Marcos Francisco - Integrante / Garcia, Marcos Roberto Vieira - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador. Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
      Descrição: Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto é executado pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação, UFSCar campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital. #10;#10;Estão sendo realizadas pesquisas sobre Inclusão Digital e Lixo Eletrônico, Acessibilidade, e uso de dispositivos móveis em apoio às políticas públicas de 10 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Marcos Roberto Vieria Garcia - Integrante.
      Membro: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
      Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto será executado pelo Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Roberto Garcia - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Fabrício Nascimento - Integrante / Adriana Rosmarinho Caldeira - Integrante. Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Kelen Christina Leite.
    7. 2011-2012. Perfil dos participantes da Parada LGBT de Sorocaba- 2011
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o perfil dos participantes da Parada LGBT da cidade de Sorocaba que aconteceu em 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o perfil dos participantes da Parada LGBT da cidade de Sorocaba que aconteceu em 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Kélen Cristina Leita - Integrante.
      Membro: Marcos Roberto Vieira Garcia.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o perfil dos participantes da Parada LGBT da cidade de Sorocaba que aconteceu em 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Coordenador / Marcos Roberto Garcia - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Kelen Christina Leite.
    8. 2008-2011. PIBID/UFSCAR - Espaco de Formacao compartilhada entre professores da Educacao Basica e Licenciandos
      Descrição: PIBID/UFSCar intitulado Espaço de Formação Compartilhada entre Professores da Educação Básica e licenciandos tem por objetivos articular e coordenar atividades de prática de ensino, Estágio Supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, escola municipal de São Carlos e seus alunos, tendo em vista a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar, a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor. Estão envolvidos: 65 licenciandos, aproximadamente 100 professores da Educação Básica (São Carlos e Sorocaba) e docentes da UFSCar (São Carlos e Sorocaba) das áreas de Biologia (São Carlos e Sorocaba), Física, Química e Matemática... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 5
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    9. 2008-2010. As Populacoes Humanas Locais e a Conservacao do Patrimonio Natural
      Descrição: Um dos maiores desafios para o desenvolvimento rural atualmente é conciliar a garantia da qualidade de vida, entenda-se renda familiar (função econômica) com a conservação do patrimônio natural (função ecológica) e cultural (função antropológica). A função social é de extrema importância para se atingir as funções supracitadas; nesse quesito, incluem-se a organização e a reprodução sociais nos âmbitos domiciliar e comunitário e as instituições locais e regionais. O fortalecimento da estrutura institucional e social das populações de usuários locais cria condições mais favoráveis para o manejo sustentável dos recursos naturais. Este estudo propõe-se a analisar sócio-institucionais de populações que vivem sob diferentes formas de apropriação dos recursos naturais e ao mesmo tempo dependem desses recursos (p.ex., floresta e terra) para a subsistência e como fontes de renda. Pretende-se selecionar comunidades quilombolas, cuja propriedade caracteriza-se pela coletividade e as populações que vivem no interior e no entorno de unidades de conservação, cuja propriedade é pública mas com concessão de uso coletivo, todas situadas no estado de São Paulo. Estudar-se-ão as estruturas institucionais locais dessas comunidades e o papel da organização social (capital social) e do conhecimento local—biológico e ecológico--(capital humano) na elaboração e funcionamento dessas instituições e os aspectos psicossociais, com enfoque sobre a juventude e a questão de gênero. Os dados serão coletados através de entrevistas estruturadas e não-estruturadas individuais e em grupo, produção d eum vídeo e e aplicar-se-á um censo para o diagnóstico sócio-econômico e ambiental referente às populações locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Célia Futemma - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.
    10. 2008-2009. Juventude, educacao e turismo: diversidade das experiencias juvenis em foco.
      Descrição: Pretende realizar uma investigação sobre os discursos de turismo produzidos em contextos da diversidade das experiências juvenis, e também desenvolver análises das possibilidades de estratégias educativas com jovens por meio das atividades de lazer e cultura proporcionadas pelo turismo. A produção de conhecimento fundamentar-se-á em análises de categorias étnico-racial, de gênero e de classe social, e também de orientação sexual e regionalidades, para compreender o fenômeno da juventude nos contextos analisados, bem como para desenvolver uma análise crítica das metodologias educativas (escolares e não escolares) e científicas que abordam esta categoria etária. Nestas análises são considerados aspectos de relações de poder e dominação, políticas de controle social, repressão sexual, desenvolvimento de autonomia, relações intergeracionais, construção de identidades, sociabilidade e relações com o meio ambiente. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada nos estudos do cotidiano e das práticas discursivas. Serão realizadas 30 entrevistas não-dirigidas com jovens entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, que vivem em contexos sócio-culturais urbanos e rurais, analisadas a partir das categorias temáticas produzidas e descritas. Esperar-se-á que os resultados encontrados nos discursos dos jovens entrevistados possam fornecer subsídios para a articulação entre metodologias educativas e projetos sociais de turismo e lazer e culturas juvenis, fundamentadas na compreensão da realidade vivida pelos jovens e das potencialidades de sua transformação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Viviane Melo de Mendonça - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
      Membro: Viviane Melo de Mendonca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem a Cidadã: Voto de Congratulações - Contribuições na luta em defesa dos direitos LGBTQIA, Câamara Municipal de Sorocaba.. 2017.
      Membro: Viviane Melo de Mendonça.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. XIV Encontro Nacional de História Oral.Coordendora do Simpósio Temático 01: Arte, Corpo e Gênero: Memórias e Resistências. 2018. (Encontro).
    2. XIV Encontro Nacional de História Oral.A poesia autobiogra#769;fica de Francesca Woodman: um debate dialo#769;gico sobre trajeto#769;rias de vida de mulheres, corpo e produc#807;a#771;o de subjetividades em imagens fotogra#769;ficas. 2018. (Encontro).
    3. Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Marculinidades. Direitos Sexuais, Arte, Corpo, Memória e Cultura. 2016. (Congresso).
    4. VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Práticas discursivas das propagandas na europa realizadas por agências de Turismo e Ministério do Turismo: estudo sobre imagem das mulheres brasileiras. 2014. (Seminário).
    5. VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Cartografia lésbica: subjetivação e práticas discursivas em sites/blogs para lésbicas. 2014. (Seminário).
    6. Fórum Internacional Sofware Livre -FISL.Mapeando e desenvolvendo aplicacoes para dispostivos moveis: foco no SMS. 2013. (Simpósio).
    7. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Educação.Dissertações e Tese. 2012. (Seminário).
    8. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Membro da Comissão Nacional. 2012. (Simpósio).
    9. 20. Congressso sobre a Juventude. Juventude e Gênero: interfaces para a compreensão das identidades juvenis. 2007. (Congresso).
    10. II Encontro Iberoamericano de Educação.Avaliação de Atitudes e conhecimentos de adolescentes sobre a sexualidade e saúde reprodutiva: reflexões sobre a parceria entre o espaço escolar e não escolar na área da educação sexual. 2007. (Encontro).
    11. Jornada de Psicopedagogia Instituto Hoyler.A Psicopedagogia no Brasil.Adolescências para sociedades sustentáveis: contribuições para a psicopedagogia. 2007. (Seminário).
    12. Seminário quot;Turismo Abre as Portas para as Mulheresquot;.Eqüidade de Gênero no Turismo. 2007. (Seminário).
    13. I Congresso Municipal da Juventude. 2006. (Congresso).
    14. Seminário Internacional Gênero e Juventude.Simpósio Temático: Gênero e Juventude. 2006. (Seminário).
    15. Workshop quot; Recepção dos Docentes do Campus Sorocaba . 2006. (Encontro).
    16. Workshop Flona de Ipanema: Presente, Passado e Futuro.GT- Educação e Aspectos Psicossociais. 2006. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MARTINS, M. F ; CORROCHANO, M. C. ; LEITE, K. C. ; LIMA, P. ; MENDONÇA, Viviane Melo de. Desafios da Pós-graduação em Educação: Ética na Pesquisa em Educação. 2014. Outro
    2. MARTINS, M. F ; MENDONÇA, Viviane Melo de. I Encontro UFSCar Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba. 2011. Outro
    3. MENDONÇA, Viviane Melo de; Leite, K. ; Garcia, M. R.. III Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba. 2011. Congresso
    4. Garcia, M. R. ; MENDONÇA, Viviane Melo de ; Leite, K.. II Semana do Orgulho LGBT de Sorocaba. 2010. Congresso
    5. MENDONÇA, Viviane Melo de. II Semana da Sustentabilidade. 2008. (Congresso).. . 0.
    6. MENDONÇA, Viviane Melo de. III Feira da Juventude. 2007. (Exposição).. . 0.
    7. MENDONÇA, Viviane Melo de. Colóquio sobre a Juventude: Protagonismo Juvenil na Educação Ambiental. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Marcos Francisco Martins (5.0)
      1. MARTINS, M. F.; Corrochano, Maria Carla ; LEITE, Kelen C. ; MENDONÇA, V. M. ; PEREIRA, D. F. F.. Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 212-230, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
      2. MARTINS, M. F ; MENDONÇA, Viviane Melo de. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas. v. 20, p. 15-27, issn: 0103-7676, 2012.
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        Qualis: Não identificado (Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas)
      3. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F (Org.) ; Groppo, L. (Org.). Revista de Ciências da Educação - nº 23. 23 ed. Campinas-SP: Programa de Mestrado em Educação e Arte Brasil, 2010. v. 1, p. 374.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MENDONÇA, Viviane Melo de; MARTINS, M. F. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais da região de Sorocaba. Em: Marcos Francisco Martins. (Org.). História dos movimentos sociais da região de Sorocaba. História dos movimentos sociais da região de Sorocaba.. 1ed.Holambra/SP. : Setembro. 2012.v. 1, p. 39-55.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
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        Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)

    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Kelen Christina Leite (4.0)
      1. GARCIA, Marcos Roberto Vieira; MENDONÇA-MAGRO, VIVIANE MELO DE ; LEITE, KELEN CHRISTINA. Discriminação e violência homofóbica segundo os participantes da 6ª Parada do Orgulho LGBT de Sorocaba-sp: subsídios para (re) pensar as práticas educativas. Cadernos de Pesquisa. v. 22, p. 42-58, issn: 2178-2229, 2015.
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        Qualis: C (Cadernos de Pesquisa (UFMA))
      2. MENDONÇA, Viviane Melo de; Leite, K.. Uma análise sobre as relações entre educação, juventude e movimentos sociais: o hip hop brasileiro. Impulso (Piracicaba). v. 23, p. 73-85, issn: 0103-7676, 2013.
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        Qualis: Não identificado (Impulso (Piracicaba))
      3. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
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        Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)
      4. MENDONÇA, Viviane Melo de; GARCIA, M. R. V. ; Leite, K.. Discrimination on the basis of sexual orientation and gender identity at Sorocaba: A LGBT Parade Study.2013. Em: IX IASSCS International Conference for the study of sexuality, culture and society, 2013, Buenos Aires. Final Conference Report, 2013.
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    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Marcos Roberto Vieira Garcia (3.0)
      1. GARCIA, Marcos Roberto Vieira; MENDONÇA-MAGRO, VIVIANE MELO DE ; LEITE, KELEN CHRISTINA. Discriminação e violência homofóbica segundo os participantes da 6ª Parada do Orgulho LGBT de Sorocaba-sp: subsídios para (re) pensar as práticas educativas. Cadernos de Pesquisa. v. 22, p. 42-58, issn: 2178-2229, 2015.
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        Qualis: C (Cadernos de Pesquisa (UFMA))
      2. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
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        Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)
      3. MENDONÇA, Viviane Melo de. Membro da Comissão Científica e avaliador de trabalhos submetidos ao II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar. 2016.
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    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Fabrício do Nascimento (2.0)
      1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      2. NASCIMENTO, F. ; MENDONÇA, Viviane Melo de ; MACEDO, M. ; MESSIAS, P. ; OLIVEIRO, E. ; WINCLER, C.. A Integração entre a Universidade e a Escola de Educação Básica através do Pibid e sua Possível Contribuição a Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clélia de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores - parceria universidade-escola na formação de licenciandos. 1ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 1, p. 95-115.
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    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Hylio Laganá Fernandes (2.0)
      1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      2. FERNANDES, H. L.; CARVALHO, A. N. ; MENDONCA, V. M. ; Dal medico, S. ; GUERRA, V. T. ; PINTO, P. R. C. ; Saito, R. ; Zaccarin, E.M.. Festival 2 minutes: le developpement soutenable retravé en 120s. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Zysman Neiman (2.0)
      1. MENDONÇA, Viviane Melo de; NEIMAN, Z. ; SCHLINDWEIN, M. N.. Eu e a Brisa: reflexões sobre a experiência da viagem no turismo. REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO. v. 1, p. 114-135, issn: 1983-9391, 2008.
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        Qualis: Não identificado (REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO)
      2. MENDONÇA, Viviane Melo de; NEIMAN, Z. ; SCHLINDWEIN, M. N.. Reflexões sobre Percepção Ambiental no Turismo. Em: Encontro Colhendo Experiências e Semeando Propostas de Formação de Educadoras(es) Ambientais, 2006, São Carlos. Anais do “Encontro Colhendo Experiências e Semeando Propostas de Formação de Educadoras(es) Ambientais, 2006.
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    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Márcio Antônio Gatti (1.0)
      1. GATTI, MÁRCIO ANTÔNIO ; MENDONÇA, Viviane Melo de. O estereótipo e a necessidade de (contra)dizer em tempos de conservadorismo político-religioso. LAPLAGE EM REVISTA. v. 4, p. 81-91, issn: 2446-6220, 2018.
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        Qualis: Não identificado (LAPLAGE EM REVISTA)

    • Viviane Melo de Mendonça ⇔ Teresa Mary Pires de Castro Melo (1.0)
      1. MARTINS, M. F.; OLIVEIRA, Adriana R. Caldeira de ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, D. F. F. ; LEITE, Kelen C. ; GARCIA, Marcos R. V. ; Corrochano, Maria Carla ; BURGOS, R. ; MELO, Teresa M. P. C. ; MENDONÇA, V. M.. UFSCar e movimentos sociais da região de Sorocaba/SP - Brasil - trabalho completo. Em: Congreso de Extensión de la AUGM,, v. v 1, p. 1-21, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Congreso de Extensión de la AUGM,)




Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16