Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fabricio do Nascimento

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com Grado de Salamanca em Didática das Ciências no âmbito do "Programa de Doctorado en Políticas de Formación de Profesores y Profesionales de la Educación de Adultos", oferecido pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, atuando em atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária nas áreas de Ensino das Ciências, Formação e Atuação de Professores e Formação de Gestores Educacionais. Foi professor e pesquisador na Universidade do Grande ABC (2001 a 2006) e professor visitante na Universidade de Magalhães (Chile) em 2002 e 2003, sendo responsável pela idealização e pelo desenvolvimento de atividades de formação geral e continuada de professores no âmbito do "Programa de Fortalecimiento de Líderes Pedagógicos para la Implementación de las Bases Curriculares de la Educación Básica e Infantil", através do Ministério de Educação do Chile. Foi professor colaborador e pesquisador no Centro Interdisciplinar de Ciências da Universidade de São Paulo (1992 a 1998), sendo co-responsável pela coordenação do Projeto Educação Científica para Docentes e pelo desenvolvimento de cursos de formação continuada em perspectiva interdisciplinar a professores de Educação Básica. Tem experiência nacional e internacional na área de Educação, com ênfase na elaboração de propostas formativas e desenvolvimento de atividades de formação inicial e continuada de profissionais da educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3496410597486943 (04/03/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 5957 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2010-Atual. Formacao de Professores e Praticas Educativas
      Descrição: Projeto em desenvolvimento através da UFSCar - campus Sorocaba, junto a docentes de escolas públicas de educação básica do município, tendo em vista conhecer os aspectos que fundamentam e orientam suas ações educativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fabrício do Nascimento - Coordenador.
      Membro: Fabricio do Nascimento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. I Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura - UFSCar - Sorocaba.Parceria universidade-escola no planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio curricular. 2011. (Simpósio).
      2. VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente.Perspectivas e possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem das ciências no ensino fundamental. 2011. (Simpósio).
      3. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores / I Congresso Nacional de Formação de. O PIBID e a formação de futuros professores de Ciências: um estudo sobre as ações educativas realizadas em escolas públicas de Sorocaba (SP). 2011. (Congresso).
      4. Jornada Científica da UFSCar Sorocaba.Ensinando ciências através de experimentos simples. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. VARANI, Adriana ; CARNEIRO, A. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; NOGUEIRA, D. C. ; SILVEIRA, E. P. ; COLPANI, F. P. ; SILVA, L. V. ; SCHERMACK, L. V. ; GOMES, L. F. ; MARTINS, M. F. ; CARDOSO, M. M. R. ; PAULA, M. L. ; FRANCO, P. C. ; PASTORIZA, T. B. ; RODRIGUES, V. A. S. ; SANDANO, W.. III Seminário de Pesquisa em Educação - Tendências metodológicas da pesquisa em educação. 2013. Congresso
      2. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; PEREIRA, Adriana A.A.da S. ; GARZELLA, Fabiana A. C. ; TINTI, Douglas. S.. I Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura - UFSCar Sorocaba. 2011. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Fabrício do Nascimento ⇔ Hylio Laganá Fernandes (2.0)
        1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: C
        2. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L.. Utilizando Linguagens Imagéticas na Comunicação Professor-estudantes. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores UFSCar: algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Compacta. 2016.v. 1, p. 231-246.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabrício do Nascimento ⇔ Viviane Melo de Mendonça (2.0)
        1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: C
        2. NASCIMENTO, F. ; MENDONÇA, Viviane Melo de ; MACEDO, M. ; MESSIAS, P. ; OLIVEIRO, E. ; WINCLER, C.. A Integração entre a Universidade e a Escola de Educação Básica através do Pibid e sua Possível Contribuição a Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clélia de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores - parceria universidade-escola na formação de licenciandos. 1ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 1, p. 95-115.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16