Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Hylio Lagana Fernandes

Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes é licenciado em Ciencias Biológicas pela USP São Paulo (1989), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP São Paulo (1997) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado do departamento de Ciencias Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos; docente do Programa de pós-graduação de Mestrado em Educação (PPGEd - Sorocaba - UFSCar), líder do grupo de pesquisa ?Imagens em Ação? e coordenador do programa de extensão ?Formação e aperfeiçoamento de Educadores?. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente em formação docente e recursos didáticos. Além do ensino formal, dedica-se a atividades de extensão e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1315602045624096 (12/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Rod. Joao leme dos Santos, km 110 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295957 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Human Connection Project Terceira Edicao - Multitelas e Multiplataformas - UFSCar Sorocaba
      Descrição: O Human Connection Project 2018, Terceira Edição, é um projeto interdisciplinar, realizado em parceria com a Pesquisadora Colaboradora Profa. Dra. Cecília Noriko Ito Saito no CTR/ECA/USP, sob supervisão do Prof. Dr. Almir Almas, e pesquisadores de várias universidades brasileiras em parceria com o (Ph.D) SHIGEHISA KURIYAMA, da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Com início em agosto de 2018 e encerramento em Dezembro de 2019 a duração prevista do projeto é de um ano e meio. As discussões entre os participantes ocorrerão por correio eletrônico e meios eletrônicos de comunicações, com a previsão de dois encontros presenciais: 1º.) Preparação (Preview), que acontece no meio do projeto, e 2º.) Encontro final (Live Presentation), que é quando os grupos apresentam uma obra audiovisual, como resultado de suas pesquisas. Os grupos de pesquisa das universidades participantes recebem, como motes audiovisuais, material composto de 05 (cinco) imagens e 01 (um) som, que são pré-definidos pelos organizadores, e que se constituem como propostas audiovisuais comuns a todos os grupos. Os participantes produzem uma obra audiovisual, de, no máximo, 5 minutos, que deve conter esses elementos, em sua íntegra, mas, não necessariamente encadeadas, em algum momento da obra, segundo seus critérios. O roteiro e a narrativa são livres. O intuito é pensar a pesquisa científica de forma criativa e interessante, capaz de atrair a atenção de uma audiência do século XXI, saturada de informações e dispositivos multi e transmidiáticos. Cada equipe poderá trabalhar o tema desta terceira edição do projeto (Multitelas e Multiplataformas) em inserção com os temas de suas pesquisas em andamento em seus grupos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Hylio Laganá Fernandes - Coordenador / Daniela Franco Carvalho - Integrante / Angelica Felicio da Costa - Integrante / Almir Almas - Integrante / cecilia noriko ito saito - Integrante / Sigehisa Kuriyama - Integrante / Marco André Vinhas de Souza - Integrante / Célia Tomimatsu - Integrante / Magda Bellini - Integrante / Ítala Clay - Integrante / Gilsamara Moura - Integrante / Rogéria Eler Silva Souza - Integrante / Clélia Mello - Integrante / José Cláudio Siqueira Castanheira - Integrante / Márcio Markendorf - Integrante / Carlos José Martins - Integrante / Marcia Gagliardi - Integrante / Alda Romaguera - Integrante / Bianca Araci de Figueiredo - Integrante / Amanda Jardim - Integrante / Maria Fernanda Rosa da Silva - Integrante.
      Membro: Hylio Lagana Fernandes.
    2. 2018-Atual. Avaliacao, recuperacao e conservacao da fauna ameacada de extincao do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP)
      Descrição: A Mata Atlântica é um dos biomas com maior biodiversidade e, ao mesmo tempo, com um dos maiores níveis de degradação em todo o planeta. O Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), que se estendia originalmente ao norte do Rio São Francisco, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é hoje a área com o maior número de táxons ameaçados de extinção da Mata Atlântica, e cujos remanescentes florestais estão sob alto risco de desaparecimento, e já contando com espécies extintas. Paradoxalmente, o CEP é também a região mais pobre em estudos científicos em toda a Mata Atlântica. Ao mesmo tempo em que quatro espécies de aves foram recentemente declaradas extintas, novas espécies ainda estão sendo descritas na região, indicando que em muito pouco tempo a ciência não terá mais a chance de registrar possíveis novos táxons e será tarde demais para que ações possam ser propostas para a conservação das espécies ameaçadas. A falta de conhecimento recai não apenas sobre a composição da sua biodiversidade, mas também sobre ''onde'' ela está concentrada e ''por que''? Por isto, esta proposta traz como desafios: 1) aprimorar o conhecimento taxonômico das aves e mamíferos do CEP, que está sendo perdido antes mesmo de ser conhecido; 2) aprimorar o conhecimento sobre os fatores que afetam a distribuição e a persistência dos organismos, com foco no estado de Alagoas; 3) utilizar este conhecimento para propor e colocar em prática ações mais ostensivas e emergenciais de manejo e; 4) aumentar o conhecimento do público em geral sobre o CEP e sobre sua importância, através da divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hylio Laganá Fernandes - Integrante / Mercival Roberto francisco - Integrante / Luís Fábio Silveira - Coordenador / Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / José Maurício Barbanti Duarte - Integrante / Marco Aurélio Pizo Ferreira - Integrante / Mauro Galetti Rodrigues - Integrante / Patrícia Domingues de Freitas - Integrante / Ricardo Jose Garcia Pereira - Integrante.
      Membro: Hylio Lagana Fernandes.
    3. 2007-2008. FESTIVAL 2 MINUTOS: A sustentabilidade retratada em cento e video segundos
      Descrição: Este trabalho visa problematizar a questão da sustentabilidade junto à comunidade adoslescente de ensino médio da cidade de Sorocaba e, através de palestras e oficinas, instrumentalizar os jovens para produção de vídeos sobre o assunto, com duração máxima de 2 minutos. Essa produção deve ser posteriormente exibida para outras pessoas, ampliando a discussão sobre o tema. O caráter extensionista de divulgação científica acontece paralelamente à pesquisa, que visa entender a relação desses jovens com os conceitos abordados, através de uma mediação artística expressa no vídeo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hylio Laganá Fernandes - Coordenador / Elaine Mathias Zaccarin - Integrante / Alissandra Nazareth de Carvalho - Integrante / Luiza Camargo Consolmagno - Integrante / Paloma Regina Chagas Pinto - Integrante. Financiador(es): PETROBRAS - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São João Del-Rei - Cooperação.
      Membro: Hylio Lagana Fernandes.
    4. 2007-Atual. Registro fotografico: sentidos e memorias na implantacao do Campus UFSCar- Sorocaba
      Descrição: Fazer o registro fotografico da implantação do Campus Sorocaba da UFSCar e verificar significações atribuídas a essas imagens. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Hylio Laganá Fernandes - Coordenador / Vitor de Tarso Guerra - Integrante / Maria José Blondel Enrione - Integrante / Paulianny de Moura Ribeiro - Integrante / Aparecida Juliana Correa - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Hylio Lagana Fernandes.
    5. 2006-2016. ZUM - Imagens em Acao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hylio Laganá Fernandes - Coordenador.
      Membro: Hylio Lagana Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa, Federação de Sociedades de Biologia Experimental.. 2011.
      Membro: Hylio Laganá Fernandes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (70)
    1. 26o. Congresso de Iniciação Científica. INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA BIOLOGIA. 2019. (Congresso).
    2. 26o. Congresso de Iniciação Científica. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEXTUALIZADO EM ESCOLA DE ZONA RURAL. 2019. (Congresso).
    3. 26o. Congresso de Iniciação Científica. ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E MONTAGEM DE UM DIORAMA FOTOGRÁFICO. 2019. (Congresso).
    4. XI Semana do Turismo.Roda de conversa com mochileiros. 2019. (Outra).
    5. 4o Workshop em Extensão Universitaria da UFTM.Multiculturalismo e Pensamento Abissal. 2018. (Outra).
    6. IV FORUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL.Fanzines, Pesquisa e Diversidade. 2018. (Outra).
    7. VI Congreso de Formacion Inicial Docente. Perspectiva Femenina y Roles de Genero en una realidad escolar en Brasil. 2018. (Congresso).
    8. VI Congreso de Formacion Inicial Docente. Creatividad, Formacion de Profesores y Comics. 2018. (Congresso).
    9. VI Congreso de Formacion Inicial Docente. Segregacion Horizontal: un desafio para la educacion de mujeres. 2018. (Congresso).
    10. VI Encontro ouvindo coisas.Ouvindo sonhos: Educação infantil Xavante. 2018. (Encontro).
    11. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 4.Fanzines e ensino de Biologia. 2017. (Encontro).
    12. V CONGRESO INTERUNIVERSITARIO DE POSTGRADO EN EDUCACION. Graduação, Pós-graduação e Extensão para formação docente. 2017. (Congresso).
    13. II Jornadas Nacionales, I Congreso Internacional sobre estudios de genero y Estudios Visuales. LEITURA SEMIÓTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE. 2016. (Congresso).
    14. IX Congreso Internacional y XV Congreso Nacional de Investigadores en Educación. La Autoevaluación como practica para promover el Aprendizado. 2016. (Congresso).
    15. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Genero e Sexualidade no ensino escolar: uma investigação a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia - PIBID. 2016. (Congresso).
    16. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Contribuição das Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizagem sobre a Dengue. 2016. (Congresso).
    17. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. O que motiva os alunos a frequentarem a escola?. 2016. (Congresso).
    18. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Leitura semiótica das identidades profissionais de professores de ciencias por meio do fanzine. 2016. (Congresso).
    19. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Parceria e co-formação de professores. 2016. (Congresso).
    20. VII Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Auto-avaliação, prática inovadora para promover o aprendizado. 2016. (Congresso).
    21. X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.DENGUE, ESCOLA E QUADRINHOS?. 2015. (Encontro).
    22. X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.CONCEPÇÕES DE CIENTISTA EM ESCOLAS URBANA E RURAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO. 2015. (Encontro).
    23. V Encontro Nacional das Licenciaturas.SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE. 2014. (Encontro).
    24. V Encontro Nacional das Licenciaturas.GIBIOZINE: REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICO-CULTURAL EM QUADRINHOS. 2014. (Encontro).
    25. VI Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias. Sexualidade e Formação de professores. 2014. (Congresso).
    26. VII Encuentro latinoamericano y españa de colectivos y redes de docentes y escolares que hacen investigación e innovación desde la escuela y la comunidad.Dificuldades no ensino de citologia e formação de professores. 2014. (Encontro).
    27. VII Encuentro latinoamericano y españa de colectivos y redes de docentes y escolares que hacen investigación e innovación desde la escuela y la comunidad.Educação sexual como proposta formativa. 2014. (Encontro).
    28. VII Encuentro latinoamericano y españa de colectivos y redes de docentes y escolares que hacen investigación e innovación desde la escuela y la comunidad.Vantagens do uso de recursos didaticos alternativos e sua aplicação na temática sexualidade. 2014. (Encontro).
    29. Encontro Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa: Human Connection Project.Processo criativo e produção fílmica. 2013. (Encontro).
    30. Encontro Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa: Human Connection Project - 1a edição.Human Connection. 2013. (Encontro).
    31. IX Colóquio sobre Educação da Biologia.Fotografia no Ensino de Ciencias. 2013. (Outra).
    32. IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.Historias em Quadrinhos e formação de professores. 2013. (Encontro).
    33. IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.avaliador de trabalhos. 2013. (Encontro).
    34. XII Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria. GIBIOzine: divulgação da ciencia e cultura para a comunidade. 2013. (Congresso).
    35. XII Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria. Estudantes Indígenas na Universidade e o Pensamento Abissal. 2013. (Congresso).
    36. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Desafios para a incorporação das temáticas indígenas nas salas de aula brasileiras. 2013. (Congresso).
    37. 35a. Reunião Anual da ANPED - Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI.Decodificação fotografica e ensino de ciencias. 2012. (Outra).
    38. II Congresso Paulista de Extensão. A LENDA DE ADANA: PRESERVAÇÃO DE PATRIMONIO IMATERIAL EM OFICINA DE LINGUA PORTUGUESA. 2012. (Congresso).
    39. V Colóqio Internacional "As Amazônias e as Áfricas na Pan-Amazônia".Estudantes indígenas como agente mediadores entre culturas. 2012. (Outra).
    40. VI Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazonia Sul-ocidental.Estudantes indígenas como agente mediadores entre culturas. 2012. (Simpósio).
    41. 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.GIBIOZINE ~REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL. 2011. (Encontro).
    42. 3a Feira Paulista do Teatro do Oprimido e Popular.TEATRO RELAMPAGO DO GUETO. 2011. (Encontro).
    43. Formação em Quadrinhos.Produção autobiografica e o Gibiozine. 2011. (Encontro).
    44. I Encontro de Fisiologia Comparada.DESAFIOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE HIPERTEXTOS NA ÁREA DE FISIOLOGIA. 2011. (Encontro).
    45. V Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Aprendizados s partir da experiencia com o projeto sexualidade. 2011. (Congresso).
    46. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.ADOLESCENCIA, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E NÃO-DIRETIVIDADE PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. 2011. (Encontro).
    47. VI Seminario Internacional AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: praticas/teirias na contemporaneidade.DESAFIOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE HIPERTEXTOS NA ÁREA DE FISIOLOGIA. 2011. (Seminário).
    48. XI Congreso Iberoamericano de Extension Universitaria. Festival 2 minutos: diversidaes socioambientais, diversidade de olhares. 2011. (Congresso).
    49. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos processos de Ensino e Aprendizagem.A Experiencia pedagógica com o GIBIO. 2010. (Seminário).
    50. II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Gibiozine e o processo de criação das Histórias em Quadrinhos do Sr. Toti. 2010. (Seminário).
    51. I Jornada Científica e Tecnológica - I JCS.CLUBE EXCURSIONISTA UNIOVERSITARIO DE SOROCABA. 2010. (Encontro).
    52. I Jornada Científica e Tecnológica - I JCS.GUETO - GRUPO UNIVERSITARIO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO. 2010. (Encontro).
    53. I Jornada Científica e Tecnológica - I JCS.IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA DO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE ENSINO TRADICIONAL. 2010. (Encontro).
    54. I Jornada Científica e Tecnológica - I JCS.GIBIOZINE. 2010. (Encontro).
    55. I Jornada Científica e Tecnológica - I JCS.PROJETO SEXUALIDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL INOVADORA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO. 2010. (Encontro).
    56. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar XVIII CIC. PIBID E O PROJETO ODIN. 2010. (Congresso).
    57. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar XVIII CIC. PROJETO REVIVER: UMA VIVENCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABRINDO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES. 2010. (Congresso).
    58. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar XVIII CIC. A EXPERIENCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO PIBID: PROJETO ODIN. 2010. (Congresso).
    59. 1a. Mostra de Metodologias de DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. (Encontro).
    60. I CIEC Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. ADOLESCENCIA, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E NÃO-DIRETIVIDADE PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. 2009. (Congresso).
    61. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.Imagens, Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. (Encontro).
    62. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias.ADOLESCENCIA, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E NÃO-DIRETIVIDADE PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. 2009. (Encontro).
    63. X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. O PIBID e o Projeto Odin. 2009. (Congresso).
    64. X Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária - extenso. Gibio - um fanzine para a comunidade. 2009. (Congresso).
    65. BioEd 2008.Festival 2minutes: le developpement soutenable retracé en 120s. 2008. (Outra).
    66. II Seminário de Inovações Pedagógicas.Material Didático Visual para Ensino de Biologia. 2008. (Seminário).
    67. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Confecção de GIBIO: diversidade. 2008. (Outra).
    68. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Sobre Darwin. 2008. (Outra).
    69. XVI Congresso de Iniciação Científica. Festival 2 Minutos. 2008. (Congresso).
    70. XVI Congresso de Iniciação Científica. Festival 2 Minutos. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. LAGANÁ, H.F.; CAVAGIS, A. D. M. ; SOUSA, M. C.. II Encontro de Iniciação a Docencia e Formação Continuada de Professores. 2011. Outro
    2. LEITE, F. L. ; MELO, I. B. N. ; TONELLO, K. C. ; SIMABUKURO,E.A. ; RIUL JUNIOR, A. ; FARIA, L. C. ; LAGANÁ, H.F.. I Jornada Cientifica da UFSCa r- I JCS. 2010. Outro
    3. FERNANDES, H. L.. Multiplicidade de Olhares na História da UFSCar Sorocaba. 2009. (Exposição).. . 0.
    4. FERNANDES, H. L.; CARVALHO, A. N. ; MENDONCA, V. M.. Festival 2 minutos: a sustentabilidade retratada em cento-e-video segundos. 2008. Festival
    5. FERNANDES, H. L.; Zaccarin, E.M.. Multiplicidade de Olhares na Implantação do campus UFSCar Sorocaba. 2008. Exposição
    6. FERNANDES, H. L.; PINTO, P. R. C. ; RIBEIRO,P.M. ; CONSOLMAGNO, L. C. ; GARCIA, C.. MIXBIO Ciencia Arte Educação. 2008. Outro
    7. FERNANDES, H. L.; CARVALHO, A. N. ; MENDONCA, V. M.. Biotecnologia em Cena. 2007. Exposição
    8. Zaccarin, E.M. ; FERNANDES, H. L.. Calendario interinstitucional. 2007. Concurso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Hylio Laganá Fernandes ⇔ Fabrício do Nascimento (2.0)
      1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      2. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L.. Utilizando Linguagens Imagéticas na Comunicação Professor-estudantes. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores UFSCar: algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Compacta. 2016.v. 1, p. 231-246.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Hylio Laganá Fernandes ⇔ Viviane Melo de Mendonça (2.0)
      1. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, H. L. ; MENDONCA, V. M.. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. v. v.39, p. 225-249, issn: 1676-2584, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      2. FERNANDES, H. L.; CARVALHO, A. N. ; MENDONCA, V. M. ; Dal medico, S. ; GUERRA, V. T. ; PINTO, P. R. C. ; Saito, R. ; Zaccarin, E.M.. Festival 2 minutes: le developpement soutenable retravé en 120s. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16