Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação com opção em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação com opção em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação, área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação. Líder do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossocias. Vice-líder do GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, liderado pela Profª. Drª. Mirian Celeste Martins. Vice-líder do GPForPP - Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores. Membro da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) e da International Society for Education Through Art (InSEA). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação cultural e artística de professoras e professores; Arte na Pedagogia; Corpo, Movimento e Educação; Diversidade cultural; Ensino de Teatro; Linguagens artísticas na Infância; Metodologias de Pesquisa em Arte. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, DCHE Departamento de Ciências Humanas e Educação. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 URL da Homepage: www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Formacao de professoras/es e Ensino de Teatro: problematicas em rede
      Descrição: Esta pesquisa objetiva realizar a cartografia das discussões sobre formação de professoras/es para o ensino de teatro nos programas de pós-graduação no Brasil. Interessa-nos particularmente estudar nesse contexto os métodos de pesquisa e de ensino de teatro presentes em dissertações e teses, bem como temas correlatos, no recorte temporal de 2001 a 2020. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador / Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - Integrante / César Augusto dos Santos Carvalho - Integrante / Gessé Almeida Araújo - Integrante / Camila Bonifácio - Integrante / Marina Augusta Kamei Melo - Integrante / Amanda Diniz Gonçalves - Integrante.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
    2. 2017-Atual. O lugar da formacao politica nos cursos presenciais de Licenciatura das universidades da cidade de Sorocaba
      Descrição: O presente projeto do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) investiga a presença ou a ausência de formação política em todos os cursos presenciais de Licenciatura das três Universidades existentes na cidade de Sorocaba. Os dados são levantados por meio de análise dos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPCs), buscando nas ementas das disciplinas e em suas Bibliografias elementos indicativos da presença ou ausência de formação política de professores. Como primeira etapa de pesquisa coletiva do Grupo, objetiva-se mapear o tema, descobrindo qual a importância concedida a ele, enfocar as análises nos cursos que oferecem tal formação, identificando as principais propostas onde ela acontece. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante / Marcos de Oliveira Soares - Coordenador / Moyses Brahim Neto - Integrante / Adriana de Britto Teles - Integrante / Demile Andrade Teixeira - Integrante / Eriane Taís de Almeida Santos - Integrante / Fabio Alexandre Tardelli Filho - Integrante / Keyla Priscila Rosado Pereira - Integrante / Deborah Joanna Campos Branco - Integrante / Norma Cristina Silva Machado - Integrante / Lygia Nascimento de Almeida Vecina - Integrante / Vera Lúcia Ribeiro Martins - Integrante / Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos - Integrante / Guilherme Cardoso de Sá - Integrante / Maria Carolina Scudeler Silva - Integrante / Silvio de Lara - Integrante.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
    3. 2016-Atual. Mapeamento da rede de protecao a infancia e adolescencia em Sorocaba
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é o primeiro realizado coletivamente pelos membros do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Objetiva investigar como se configura a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Sorocaba, a fim de verificar quais atendimentos e recursos são oferecidos à população e discutir os problemas envolvidos neste campo. A primeira etapa do projeto focaliza a realização do estado da arte da produção acadêmica sobre a rede de proteção à infância e à adolescência no Brasil e sobre a legislação nacional e a municipal sobre o tema. A segunda etapa visa à identificação dos órgãos oficiais e não oficiais existentes no município de Sorocaba que compõem a rede e verificar as características principais de seu funcionamento. A terceira e última etapa do projeto realiza a análise dos dados e a caracterização geral do Município em relação a esta área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador / Izabella Mendes Sant`Ana - Integrante / Bruna Paes Junqueira Araújo - Integrante / Fabiana Gonelli Pires Bonatto - Integrante / Gabriela Maldonado Sewaybricker - Integrante / Rafael Romeiro Doin - Integrante.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é o primeiro realizado coletivamente pelos membros do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE). Objetiva investigar como se configura a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Sorocaba, a fim de verificar quais atendimentos e recursos são oferecidos à população e discutir os problemas envolvidos neste campo. A primeira etapa do projeto focaliza a realização do estado da arte da produção acadêmica sobre a rede de proteção à infância e à adolescência no Brasil e sobre a legislação nacional e a municipal sobre o tema. A segunda etapa visa à identificação dos órgãos oficiais e não oficiais existentes no município de Sorocaba que compõem a rede e verificar as características principais de seu funcionamento. A terceira e última etapa do projeto realiza a análise dos dados e a caracterização geral do Município em relação a esta área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Integrante / Lúcia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador / Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Integrante / Antonio David Costa Júnior - Integrante / Edmar José Borges - Integrante / Maísa Aparecida Ruiz Martins - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
    4. 2016-Atual. Teoria e pratica entr(es)pacos da Arte na Pedagogia
      Descrição: Dando continuidade às pesquisas realizadas junto ao GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, inicia-se uma nova pesquisa. Seguindo a mesma dinâmica já realizada, onde dados levantados coletivamente se prestam a diferentes focos de análises de acordo com os interesses dos professores envolvidos, a pesquisa se inicia coletivamente nas suas primeiras fases e se abre como um amplo guarda-chuva que abriga outros com focos específicos, mas conectados ao campo maior da arte na Pedagogia nos primeiros 15 anos do século 21. O seu locus se instaura nas pesquisas e estudos realizados neste período, focalizando especialmente 2011-2003 e 2013-2015 por meio do levantamento de artigos publicados em anais de congressos importantes para a área (CONFAEB, ANPAP, ABEM, ABRACE, ANPED, ENDIPE, Congresso Estadual de Formação de Educadores e Congresso Nacional de Formação de Educadores). Posteriormente será realizado um levantamento de dissertações e teses defendidas, livros publicados, artigos em periódicos (qualis A 1 e 2, B1 e 2). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante / Olga Maria Botelho Egas - Integrante / Daniel Bruno Momoli - Integrante / Monique Traverzim - Integrante / Thaíse Luciane Nardim - Integrante / Sidiney Peterson Ferreira de Lima - Integrante / Wasti Silvério Ciszevcski Henriques - Integrante / Mirian Celeste Ferreira Dias Martins - Coordenador / Keller Regina Viotto Duarte - Integrante / Alessandra Ancona de Faria - Integrante.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
    5. 2013-2015. Situacao da Arte na Pedagogia: ampliacoes e analises
      Descrição: O projeto de pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, dentro da linha de pesquisa: Arte na Pedagogia: perspectivas contemporâneas. Dá continuidade ao levantamento inicial concluído em fevereiro 2013 e se propõe a ampliações e análises da presença da arte nos cursos de Pedagogia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante / Olga Maria Botelho Egas - Integrante / Francione Oliveira Carvalho - Integrante / Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Integrante / Daniel Bruno Momoli - Integrante / Monique Traverzim - Integrante / Thaíse Luciane Nardim - Integrante / Estela Maria Oliveira Bonci - Integrante / Ana Paula Abrahamian de Souza - Integrante / Wasti Silvério Ciszevcski Henriques - Integrante / Mirian Celeste Ferreira Dias Martins - Coordenador.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
    6. 2013-2014. Expressao dramatica e teatro na educacao da primeira infancia
      Descrição: O projeto envolve educadores de Centros de Educação Infantil (docentes, auxiliares de educação, coordenadores pedagógicos, diretores), estudantes e demais educadores interessados em investigar os temas da expressão dramática e do teatro no trabalho pedagógico com a primeira infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador.
      Membro: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (64)
      1. A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores.Acesso aos meios culturais e artísticos em tempos de pandemia da COVID-19. 2020. (Outra).
      2. Semana Municipal do Brincar de Guaratinguetá: Encontros com o Brincar.Que artes e brincadeiras meu bebê pode fazer?. 2020. (Outra).
      3. 16ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Sobre o Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE). 2019. (Congresso).
      4. 30 Anos do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GEPEFE-FEUSP). 2019. (Encontro).
      5. Congresso Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero. “De que revolução em Arte/Educação estamos precisando? Advocacia das artes no nosso sistema disciplinar de ensino: de que maneira defender as Artes como componentes obrigatórios”. 2019. (Congresso).
      6. Congresso Paulista de Educação Infantil COPEDI. ARTES VISUAIS AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS. 2019. (Congresso).
      7. I Ciclo Formativo: Infância e Educação Infantil do quot;Núcleo de Educação e Estudos da Infânciaquot; da UFSCar campus Sorocaba.Palestrante sobre Diversidade cultural no corpo e na educação. 2019. (Seminário).
      8. III Semana da Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo campus Boituva.Palestrante sobre Diversidade cultural no ensino de Arte. 2019. (Seminário).
      9. International Society for Education through Art 2019 Congress. Dimensions of Art in the Pedagogy Graduation Course in the 21st Century: challenges and risks. 2019. (Congresso).
      10. Seminário Aos Pés Do Baobá: contação de história e mediação de leitura no Museu Afro. 2019. (Seminário).
      11. Universidade Aberta – UFSCar Sorocaba. Exposição Portfolios da Pedagogia. 2019. (Exposição).
      12. V Encontro dos Surdos da UFSCar campus Sorocaba. 2019. (Encontro).
      13. XI Semana da Pedagogia UFSCar campus Sorocaba.Oficina de Corpo e Movimento. 2019. (Oficina).
      14. XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CRIANÇAS E SUAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Congresso).
      15. XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). A formação inicial para o trabalho de pedagogas/os com as Artes Visuais na Educação Infantil. 2019. (Congresso).
      16. XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). Formação de pedagogas e pedagogos nas brinquedotecas universitárias. 2019. (Congresso).
      17. XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). Por onde caminha o desenho na escola: seus espaços na Educação Infantil. 2019. (Congresso).
      18. XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). A expressão visual da arte afro-brasileira na Educação Infantil: educando para as relações étnico-raciais. 2019. (Congresso).
      19. 6º GRUPECI Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias Gs.A Educação Infantil e a rede de proteção à infância. 2018. (Seminário).
      20. Arte afro-brasileira e afroamericana: criação e resistência. 2018. (Encontro).
      21. As mulheres e a Educação. 2018. (Encontro).
      22. II Congresso Nacional da Primeira Infância “Pelo direito de ser criançaquot;. A criança e suas linguagens. 2018. (Congresso).
      23. II Seminário da Comissão de Direitos Infanto Juvenis da OAB Sorocaba. “Região de Sorocaba e o ECA: rede de proteção”. 2018. (Seminário).
      24. IV Simpósio Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia :arte: pedagogia: contaminações interdisciplinares: mediação cultural:.Modos de provocar conexões culturais. 2018. (Simpósio).
      25. IV Simpósio Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia :arte: pedagogia: contaminações interdisciplinares: mediação cultural:.MODOS DE PROVOCAR CONEXÕES CULTURAIS. 2018. (Simpósio).
      26. Jornada de Educação Infantil da UFSCar campus Sorocaba. As infâncias na Educação Infantil.Mediadora da Mesa Políticas públicas e o uso de sistemas apostilados na educação infantil. 2018. (Simpósio).
      27. XV Coloquio Internacional de Geocrítica. O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. 2018. (Congresso).
      28. XXVIII CONFAEB – Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Arte Contemporânea no curso de Pedagogia. 2018. (Congresso).
      29. III Simpósio Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia.Jogo de Prosa. 2017. (Simpósio).
      30. Seminário “SOROCABA E O ECA: realidade e desafios”.Realidade e desafios na educação Infantil - primeira infância. 2017. (Seminário).
      31. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil; V Congresso Internacional dos Arte/Educadores; II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. ENSINO DE ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAVESSIA E PERIGO. 2017. (Congresso).
      32. II Simposio Internacional Formação de educadores em Arte e Pedagogia.Comissão Científica. 2016. (Simpósio).
      33. VI Congreso Internacional sobre Historia y prospectiva de las Universidades de Europa y América (CI. Formación política de profesoras y profesores como elemento de la formación pedagógica y profesional. 2016. (Congresso).
      34. VI Congreso Internacional sobre Historia y prospectiva de las Universidades de Europa y América (CI. La formación de maestras y maestros para la educación de las múltiples infancias. 2016. (Congresso).
      35. VI Congreso Internacional sobre Historia y prospectiva de las Universidades de Europa y América (CI. Lenguajes artísticos en la formación inicial de pedagogas y pedagogos. 2016. (Congresso).
      36. Fórum de Pesquisadores com Rita Irwin. Department of Curriculum and Pedagogy, Faculty of Education, The University of British Columbia/Canadá. 2015. (Encontro).
      37. I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância.Elaboração do Documento quot;Arte e Cultura na Educação Infantilquot;. 2015. (Encontro).
      38. II Circuito de expressão dramática na pequena infância.Teatro e a poética dos bebês na relação pedagógica. 2015. (Seminário).
      39. La educación artística como motor de cambio social. Com Ricard Huerta. GPAP/Instituto Presbiteriano Mackenzie. G. 2015. (Encontro).
      40. Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia.Modos de pensar o corpo nas infâncias, na formação e na mediação cultural. 2015. (Simpósio).
      41. UNIARTE 31 ANOS Diálogo entre as Artes e outras áreas do Conhecimento XII Encontro Multidisciplinar de Educação. Linguagem dramática da criança: expressão, processo, exploração. 2015. (Congresso).
      42. VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. Arte e Escuta na prática docente. 2015. (Congresso).
      43. 23º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. ARTE NA PEDAGOGIA: ECOS NO SISTEMA?. 2014. (Congresso).
      44. Mesa Redonda 17 - II CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES e XXIV CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. Perfil dos docentes de Arte dos cursos de Pedagogia. 2014. (Congresso).
      45. Mesa Redonda 19 - II CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES e XXIV CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. Saberes e fazeres do Teatro no curso de Pedagogia. 2014. (Congresso).
      46. Organizadora e palestrante no 3º Encontro de Arte na Pedagogia.Arte na Pedagogia na Região Sudeste do Brasil. 2014. (Encontro).
      47. Palestrante na VII Jornada Pedagógica SME Piracicaba. Educação de Qualidade: caminhos possíveis. Experiências estéticas e artísticas na educação de crianças. 2014. (Congresso).
      48. Palestrante na VI Semana da Pedagogia UFSCar Sorocaba.Aproximações entre a perspectiva lúdica e a arte. 2014. (Seminário).
      49. Palestrante no 3º ENGATINHANDO Mostra de Arte desde bebês. Cruzando fronteiras, misturando territórios: do teatro para bebês e da formação de educadores. 2014. (Congresso).
      50. Palestrante no Entre costuras, arremates com as linguagens expressivas na educação infantil.Dimensãoartística na infância: valores, atitudes e experiências. 2014. (Encontro).
      51. Palestrante no IV Seminário de Cultura e Infância: Teatro, Bebês e Educação.A Formação Estética dos Bebês. 2014. (Seminário).
      52. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Cotidiano Escolar e Sentidos do Trabalho Pedagógico. 2013. (Congresso).
      53. IX Seminário Internacional de Cultura das Imagens/ Imagens Da Cultura.Imagens na rede: experiências estéticas compartilhadas. 2013. (Seminário).
      54. Palestrante em Mesa do XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. TEATRO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA na Mesa AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2013. (Congresso).
      55. Palestrante no I Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil: Infância, espaço e arte..Linguagens artísticas na Educação Infantil. 2013. (Encontro).
      56. Palestrante no I Simpósio Cidade Educadora: Educação e Sensibilidade na Escola.O brincar na primeira infância: importância e experiências. 2013. (Simpósio).
      57. Palestrante no NEPIE/UFPR Nucleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.Expressão dramática e teatro na educação de bebês. 2013. (Encontro).
      58. Palestrante no XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. Conferencista em AÇÕES FORMATIVAS E PERSPECTIVAS ATUAIS: CONTRIBUIÇÕES DO GPAP. 2013. (Congresso).
      59. V SePed – Semana da Pedagogia UFSCar Sorocaba.Perfomance universitária: o que é verdadeiramente social na arte é a forma. 2013. (Simpósio).
      60. XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. Leituras de imagens alimentando reflexões sobre experiências estéticas e ensino de Arte. 2013. (Congresso).
      61. XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. ENCANTAMENTOS E DECEPÇÕES COM AS AULAS DE ARTE NA ESCOLA: REPENSANDO VALORES NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Congresso).
      62. XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. MODERADORA NA QUARTA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2 SALA FORRÓEM 6/NOV. 2013. (Congresso).
      63. XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. MODERADORA NA SEGUNDA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2 SALA BAOBÁ 7 EM 4/NOV. 2013. (Congresso).
      64. XXIII CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. ARTE NA PEDAGOGIA: CARTOGRAFIA DE INQUIETAÇÕES E ESPERANÇAS. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (20)
      1. LOMBARDI, L. M. S. S.. Racismo na escola: desafios e práticas. 2019. (Outro).. . 0.
      2. LOMBARDI, L. M. S. S.; BRAGA, B.C.. África na Escola. 2019. Outro
      3. LOMBARDI, L. M. S. S.. Exposição Portfolios da Pedagogia. 2019. (Exposição).. . 0.
      4. LOMBARDI, L. M. S. S.; SOARES, M. O.. II Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. 2019. Outro
      5. LOMBARDI, L. M. S. ; SOARES, M. O. ; SANT'ANA, IZABELLA MENDES. Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários. 2019. Outro
      6. MARTINS, Mirian Celeste ; LOMBARDI, L. M. S. S. ; BONCI, E. M. O. ; MOMOLI, D. B. ; FARIA. A.A. ; WOSNIAK, F. ; DEMARCHI, R. ; NOGUEIRA, A.C. ; FERREIRA, M.. IV Simpósio Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia :arte: pedagogia: contaminações interdisciplinares: mediação cultural:. 2018. Outro
      7. LOMBARDI, L. M. S. S.; SOARES, M. O.. As mulheres e a Educação. 2018. Outro
      8. LOMBARDI, L. M. S. S.; FERNANDES, H. L.. I Simpósio da Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba. 2017. Outro
      9. SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L. M. S. S. ; SANTOS, A.C.A.. 100 anos da Revolução Russa: Paz, Terra e Pão. 2017. Outro
      10. LOMBARDI, L. M. S. S.. IX SEMANA DA PEDAGOGIA UFSCAR CAMPUS SOROCABA E V SEMINÁRIO DE PESQUISA DA PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED). 2017. (Outro).. . 0.
      11. MARTINS, Mirian Celeste ; LOMBARDI, L. M. S. S.. III Simpósio Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia. 2017. Outro
      12. LOMBARDI, L. M. S. S.; SOUZA, F. C. ; CAMARGO, A.R. O. ; SANTOS, M. W.. A Base Nacional Comum Curricular: o que está em jogo na Educação Infantil?. 2016. Outro
      13. LOMBARDI, L. M. S. S.; FERNANDES, H. L. ; GALVANI, V.M.. Simpósio de Fotografia e Atuação Docente. 2016. Outro
      14. LOMBARDI, L. M. S. S.; CARVALHO, F. O. ; DORIA, A.S.S.. 1º Simposio de Arte Negra. 2016. Outro
      15. MARTINS, Mirian Celeste ; LOMBARDI, L. M. S. S.. II Simposio Internacional Formação de educadores em Arte e Pedagogia. 2016. Outro
      16. LOMBARDI, L. M. S. S. ; BARBOSA, L. M. R. ; SANT'ANA, I. M.. II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. Outro
      17. LOMBARDI, L. M. S. S.; BARBOSA, L. M. R. ; SANT`ANA, I. M. ; SOUZA, F. C. ; CAMARGO, A.R. O.. II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. Outro
      18. SANTOS, M. W. ; LOMBARDI, L. M. S. S.. VII Congresso Paulista de Educação Infantil e o III Simpósio Internacional de Educação Infantil (COPEDI). 2015. Congresso
      19. MARTINS, Mirian Celeste ; LOMBARDI, L. M. S. S.. Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia. 2015. Outro
      20. MARTINS, Mirian Celeste ; LOMBARDI, L. M. S. S.. 3º Encontro de Arte na Pedagogia. 2014. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi ⇔ Maria Walburga dos Santos (4.0)
        1. DOS SANTOS, MARIA WALBURGA ; LOMBARDI, LUCIA MARIA SALGADO DOS SANTOS ; SANT'ANA, IZABELLA MENDES. Apresentação: infância e educação infantil - abordagens e práticas (Presentation: childhood and child education - approaches and practices). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 2, p. 3-8, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
        2. SANTOS, MARIA WALBURGA DOS ; LOMBARDI, LUCIA MARIA SALGADO DOS SANTOS. POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO INFANTIL. LAPLAGE EM REVISTA. v. 3, p. 3-5, issn: 2446-6220, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (LAPLAGE EM REVISTA)
        3. SANTOS, Maria Walburga dos; LOMBARDI, L. M. S. S.. Organização do Dossiê Políticas Púbicas e Educação Infantil. Sorocaba: Laplage em Revista. 2017. Organização de número temático/dossiê de periódico científico
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SANTOS, Maria Walburga dos; LOMBARDI, L. M. S. S. ; SANTANA, I. M.. Organização do Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas. Sorocaba: Revista Crítica Educativa. 2016. Organização de número temático/dossiê de periódico científico
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi ⇔ Izabella Mendes Sant'Ana (1.0)
        1. LOMBARDI, L. M. S. S. ; SANT'ANA, I. M. ; BARBOSA, L. M. R.. La formación de maestras y maestros para la educación de las múltiples infancias: políticas de atención infantil, prácticas artísticas y psicosociales. Em: VI Congreso Internacional sobre Historia y prospectiva de las Universidades de Europa y América, 2016, Tunja. Boletín Eventos # 28. “El VI CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE HISTORIA Y PROSPECTIVA DE LAS UNIVERSIDADES DE EUROPA Y AMÉRICA – CIHPUEA”. Colección Boletines eventos académicos grupos HISULA-ILAC; número 28. Grupos de Investigación HISULA-ILAC., Colombia - Tu, v. 28, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16