Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Izabella Mendes Sant'Ana

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar (2003) e Doutora em Psicologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Psicologia Escolar na University of California, Berkeley - USA (2015). Membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. É docente permanente do Programa de pós-graduação em Educação (PPGEd - UFSCar Campus Sorocaba) e líder do grupo de pesquisa Cotidiano Escolar e Sentidos do Trabalho Pedagógico (CNPq). É vice-líder do grupo de pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (CNPq). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, políticas educacionais, formação e atuação de professores, intervenção psicossocial e proteção da criança e do adolescente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7860235863062183 (22/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Humanas e Educação - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, km110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 5901 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. Ascensao social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educacao basica ate a educacao superior
      Descrição: Este projeto busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental até à Universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico apesar dos obstáculos mencionados. Pretendemos aprofundar o seguinte: ?#09;Educação, família e ascensão social. Identificar as condições do sucesso escolar de estudantes pertencentes a famílias desprovidas das características que, segundo Bourdieu, não permitiriam a ascensão pelos estudos. Pesquisa de campo sobre casos de estudantes exitosos do ensino fundamental até a universidade, por meio de entrevistas em profundidade e narrativas autobiográficas. ?#09;Gestão socioambiental das escolas e desempenho no IDEB. Identificar e desenvolver inovações na gestão administrativa e pedagógica como também na configuração da gestão socioambiental das escolas situadas na zona rural e áreas periféricas das cidades que possuam baixo desempenho no IDEB e alunos de baixo nível socioeconômico que permitam o melhoramento do ambiente de ensino/aprendizagem. ?#09;Docência, práticas educativas e sucesso nos estudos. Identificar o papel de professores e suas práticas educativas no apoio intelectual, acadêmico e moral nas trajetórias de estudantes exitosos de origem popular. ?#09;Subjetividades, pertença e engajamento em grupos sociais e sucesso nos estudos. Identificar o papel de outros fatores sociais no sucesso escolar e acadêmico de estudantes de origem popular (participação em grupos religiosos, políticos, sindicais, estudantis, esportivos e de artes etc.). Entendemos como êxito escolar o esforço contínuo que permite a um jovem de origem popular se ?tornar alguém? (professor, enfermeiro, contador, médico, engenheiro etc.) por meio dos estudos, ou seja, conseguir diplomas de graduação e mesmo de pós-graduação. Trataremos o êxito escolar enquanto condição da ascensão social pelos estudos. A partir das narrativas de informantes voluntários, tanto de alunos exitosos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quanto de estudantes universitários - mas também dos seus pais e professores -, indagaremos como aconteceu essa mudança a partir da realidade local das zonas rurais e dos bairros periféricos de algumas cidades, a fim de contribuir com a melhoria da educação básica. Lançaremos pesquisas de campo com dois públicos: a) alunos da educação básica, seus familiares e seus professores, na zona rural do Rio Grande do Norte, inclusive quilombolas (UERN) e b) graduandos e pós-graduandos de mesma origem social, na Paraíba (UFPB), no Mato Grosso (UNEMAT), no Espirito Santo (UFES), em São Paulo (UFSCar) e no Rio Grande do Norte (UERN). Com a primeira população utilizaremos a técnica da entrevista não diretiva, enquanto com a segunda, a narrativa autobiográfica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Integrante / Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Rosa Aparecida Pinheiro - Integrante / Constantin Xypas - Coordenador / Joaquim Golçalves Barbosa - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / Bertrand Bergier - Integrante / Maria Edgleuma de Andrade - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Integrante / Maria Betânia Ribeiro Torres - Integrante / Maria Cristina Rocha Barreto - Integrante / Geovânia da Silva Toscano - Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araujo - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Jurema José de Oliveira - Integrante / Paulo Alberto Santos Vieira - Integrante / Catherine Nafti-Malherbe - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
      Descrição: Este projeto busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental até à Universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico apesar dos obstáculos mencionados. Pretendemos aprofundar o seguinte: ? Educação, família e ascensão social. Identificar as condições do sucesso escolar de estudantes pertencentes a famílias desprovidas das características que, segundo Bourdieu, não permitiriam a ascensão pelos estudos. Pesquisa de campo sobre casos de estudantes exitosos do ensino fundamental até a universidade, por meio de entrevistas em profundidade e narrativas autobiográficas. ? Gestão socioambiental das escolas e desempenho no IDEB. Identificar e desenvolver inovações na gestão administrativa e pedagógica como também na configuração da gestão socioambiental das escolas situadas na zona rural e áreas periféricas das cidades que possuam baixo desempenho no IDEB e alunos de baixo nível socioeconômico que permitam o melhoramento do ambiente de ensino/aprendizagem. ? Docência, práticas educativas e sucesso nos estudos. Identificar o papel de professores e suas práticas educativas no apoio intelectual, acadêmico e moral nas trajetórias de estudantes exitosos de origem popular. ? Subjetividades, pertença e engajamento em grupos sociais e sucesso nos estudos. Identificar o papel de outros fatores sociais no sucesso escolar e acadêmico de estudantes de origem popular (participação em grupos religiosos, políticos, sindicais, estudantis, esportivos e de artes etc.). Entendemos como êxito escolar o esforço contínuo que permite a um jovem de origem popular se ?tornar alguém? (professor, enfermeiro, contador, médico, engenheiro etc.) por meio dos estudos, ou seja, conseguir diplomas de graduação e mesmo de pós-graduação. Trataremos o êxito escolar enquanto condição da ascensão social pelos estudos. A partir das narrativas de informantes voluntários, tanto de alunos exitosos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quanto de estudantes universitários - mas também dos seus pais e professores -, indagaremos como aconteceu essa mudança a partir da realidade local das zonas rurais e dos bairros periféricos de algumas cidades, a fim de contribuir com a melhoria da educação básica. Lançaremos pesquisas de campo com dois públicos: a) alunos da educação básica, seus familiares e seus professores, na zona rural do Rio Grande do Norte, inclusive quilombolas (UERN) e b) graduandos e pós-graduandos de mesma origem social, na Paraíba (UFPB), no Mato Grosso (UNEMAT), no Espirito Santo (UFES), em São Paulo (UFSCar) e no Rio Grande do Norte (UERN). Com a primeira população utilizaremos a técnica da entrevista não diretiva, enquanto com a segunda, a narrativa autobiográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Rosana B Monteiro - Integrante / Joaquim Gonçalves Barbosa - Integrante / Izabella Mendes SANT'ANA - Integrante / Rosa Aparecida PINHEIRO - Integrante / constantin xypas - Coordenador / Bertrand Bergier - Integrante / Maria Edgleuma de Andrade - Integrante / Ana Lucia Oliveira Aguiar - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante / Maria Betânia Ribeiro Torres - Integrante / Maria Cristina Rocha Barreto - Integrante / Geovânia da Silva Toscano - Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araujo - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Maria de Assunção Lima de Paulo - Integrante / Jurema José de Oliveira - Integrante / Paulo Alberto Santos Vieira - Integrante / Catherine Nafti-Malherbe - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    2. 2016-Atual. Mapeamento da rede de protecao a infancia e adolescencia em Sorocaba
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é o primeiro realizado coletivamente pelos membros do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE). Objetiva investigar como se configura a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Sorocaba, a fim de verificar quais atendimentos e recursos são oferecidos à população e discutir os problemas envolvidos neste campo. A primeira etapa do projeto focaliza a realização do estado da arte da produção acadêmica sobre a rede de proteção à infância e à adolescência no Brasil e sobre a legislação nacional e a municipal sobre o tema. A segunda etapa visa à identificação dos órgãos oficiais e não oficiais existentes no município de Sorocaba que compõem a rede e verificar as características principais de seu funcionamento. A terceira e última etapa do projeto realiza a análise dos dados e a caracterização geral do Município em relação a esta área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Integrante / Lúcia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador / Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Integrante / Antonio David Costa Júnior - Integrante / Edmar José Borges - Integrante / Maísa Aparecida Ruiz Martins - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
    3. 2013-Atual. Psicologia, Escola e Comunidade: acoes e aproximacoes no contexto da protecao de criancas e adolescentes
      Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as percepções de alunos, educadores e pais sobre temas relativos às políticas e aos direitos da infância e adolescência a partir da criação de espaços de discussão com esses atores. Também pretende conhecer as percepções de psicólogos ligados à área educacional e de profissionais das áreas da Assistência Social sobre o papel do psicólogo escolar na proteção de crianças e adolescentes, buscando contribuir para a construção de referências teórico-práticas sobre essa possibilidade de atuação psicossocial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Gabriela Lawall - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
    4. 2012-Atual. Psicologia e Educacao: sentidos do trabalho docente e contribuicoes para a formacao e atuacao de professores
      Descrição: A Psicologia Educacional e Escolar tem um papel importante na formação inicial e continuada de professores e pode oferece contribuições relevantes para o contexto educativo. Este estudo visa conhecer os sentidos e as formas de organização do trabalho docente em relação a diversos aspectos do cotidiano escolar , bem como às políticas públicas que afetam o contexto educativo. Utilizamos como referencial a Teoria histórico-cultural e os procedimentos metodológicos incluem: observação participante, entrevistas semidirigidas, e encontros de discussão e de formação continuada, segundo um método qualitativo de pesquisa. Isto permitirá a construção de um conjunto de informações acerca das percepções, práticas, desafios e possibilidades presentes na realidade escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Agatha Fernandes Faustino da Cunha - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários..Saúde mental de crianças e adolescentes: um olhar da psicologia escolar. 2019. (Seminário).
      2. VI Seminário de Pesquisa do PPGEd UFSCar Sorocaba. 2018. (Seminário).
      3. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).
      4. V Seminário de Pesquisa do PPGEd UFSCar Sorocaba. 2017. (Seminário).
      5. IV Seminário de Pesquisa do PPGEd UFSCar Sorocaba. 2016. (Seminário).
      6. 15th Annual Education Research Day UC Berkeley. 2015. (Encontro).
      7. 48th Annual UC Berkeley School Psychology Conference. 2015. (Encontro).
      8. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP.GT de Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Simpósio).
      9. Seminário de Pesquisa em Educação UNISO UFSCar.Avaliador de trabalhos. 2013. (Seminário).
      10. VI Fala outra escola.Inclusão de pessoas com deficiência: papel de pais e de grupos sociais em prol de uma sociedade inclusiva. 2013. (Seminário).
      11. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Política Educacional Inclusiva e atuação de professores: análise de uma experiência. 2013. (Congresso).
      12. I Seminário Internacional sobre infâncias e pós-colonialismo:. 2012. (Seminário).
      13. XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico em Psicologia da ANPEPP.Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e Educacional. 2012. (Simpósio).
      14. I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba. 2011. (Encontro).
      15. II Seminário Internacional A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2011. (Seminário).
      16. Movimentos sociais como campo de reflexão para a Psicologia Social/ Núcleo da ABRAPSO Sorocaba. 2011. (Outra).
      17. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Percepções de alunos sobre a política de aceleração da aprendizagem: avanço ou retrocesso no enfrentamento do fracasso escolar?. 2011. (Congresso).
      18. I Seminário Internacional A Educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2010. (Seminário).
      19. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico em Psicologia da ANPEPP.Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e Educacional. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. LOMBARDI, L. M. S. ; SOARES, M. O. ; SANT'ANA, IZABELLA MENDES. Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários. 2019. Outro
      2. SANT'ANA, I. M.; ALVES, T. C. L. S. ; MEREU, A. ; GOMES, M. F.. Seminário de Avaliação do PIBID UFSCar Campus Sorocaba. 2017. Outro
      3. NAKAYAMA, B. C. M. S. ; SANT'ANA, I. M. ; GAMA, R. P. ; Fernandes, Hylio ; NASCIMENTO, F.. Seminário sobre Formação de Professores e Práticas educativas. 2016. Outro
      4. SANT'ANA, I. M.; ALVES, T. C. L. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B.. Seminário PIBID UFSCar Sorocaba. 2016. Outro
      5. LOMBARDI, L. M. S. S. ; BARBOSA, L. M. R. ; SANT'ANA, I. M.. II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. Outro
      6. SILVA, E. N. ; SANT'ANA, I. M. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres docentes. 2013. Outro
      7. Esquerdo, Marcia ; Pereira, D. F. F. ; Nivert, Marcelo ; Toppa, Rogério ; SANT'ANA, I. M. ; Fernandes, Hylio ; Menezes Junior, Aparecido ; Oliveira, Tânia ; Amos, Mariana ; Santos Junior, Fernando ; Menna, Victor. 5 anos da UFSCar - campus Sorocaba. 2011. Outro
      8. Pereira, D. F. F. ; SANT'ANA, I. M. ; Caldeira, A. R.. 90 anos de Paulo Freire: história, memória e criação. 2011. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Izabella Mendes Sant'Ana ⇔ Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi (1.0)
        1. LOMBARDI, L. M. S. S. ; SANT'ANA, I. M. ; BARBOSA, L. M. R.. La formación de maestras y maestros para la educación de las múltiples infancias: políticas de atención infantil, prácticas artísticas y psicosociales. Em: VI Congreso Internacional sobre Historia y prospectiva de las Universidades de Europa y América, 2016, Tunja. Boletín Eventos # 28. “El VI CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE HISTORIA Y PROSPECTIVA DE LAS UNIVERSIDADES DE EUROPA Y AMÉRICA – CIHPUEA”. Colección Boletines eventos académicos grupos HISULA-ILAC; número 28. Grupos de Investigación HISULA-ILAC., Colombia - Tu, v. 28, 2016.
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    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16