Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Clarice Cohn

Clarice Cohn é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar, com financiamento CAPES, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Criança (LEPAC), tendo feito parte, nesta mesma universidade, da Comissão de Ações Afirmativas e, posteriormente, do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas. Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado (2000) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade de São Paulo, e é Pós-Doutora pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2016). É associada da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro do Public Issues and Action Committee (PIAC) ligado à associação internacional de antropologia Society for the Anthropology of Lowland South America (SALSA). Tem experiência de pesquisa, docência e orientação na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Pesquisa com os Mebengokré-Xikrin, povo indígena de língua Jê que vive no Pará, e atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia indígena, estudos Jê, crianças indígenas, antropologia da criança, antropologia da educação e educação escolar indígena. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1714080901123094 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Via Washington Luís km 235 Caixa Postal 676 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518369 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/ppgas
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Os Xikrin da Terra Indigena Trincheira-Bacaja: suas politicas e a relacao com politicas publicas e projetos de desenvolvimento
      Descrição: Este projeto visa dar continuidade a pesquisas que vêm sido realizadas na Universidade Federal de São Carlos tendo os Xikrin do Bacajá como foco, e que já resultaram em dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de diversas contribuições em eventos acadêmicos e publicações de artigos e capítulos de livro. Ele dá também continuidade às pesquisas e reflexões da coordenadora, que tem realizado pesquisas desde a década de 1990, com diversas contribuições em forma de dissertação e#10;tese, além de artigos, capítulos de livros e apresentações em eventos acadêmicos. Mas ele amplia também estas contribuições, incorporando à equipe de pesquisa novos colaboradores, em início de formação, que participarão do projeto tendo então nele sua iniciação ao tema e suas primeiras possibilidades de pesquisa etnográfica.#10;Propomo-nos a dar continuidade e a ampliar nossas pesquisas, incorporando novos temas ou novas abordagens, assim como novos pesquisadores, tendo por foco as atuações e reflexões dos Xikrin sobre sua condição de vida atual, suas reflexões sobre as lutas de seus velhos e suas lutas atuais, seus projetos de futuro, e as relações entre uma política xikrin e as políticas de Estado com que têm que interagir, seja em suas tensões, nos confrontos com essas políticas, seja na análise de um#10;estabelecimento contemporâneo de novas alianças, novas territorialidades, novas políticas, novas corporalidades, novas pessoas, novos aparentamentos.#10;Assim sendo, o projeto se organiza em itens que se referem às abordagens específicas que propomos e que serão desenvolvidos, em diálogo, mas especificamente por membros da equipe, e que dizem respeito às novas políticas xikrin depois do fim das guerras e com os novos enfrentamentos, a uma análise das narrativas xikrin em suas atuações nestes processos, em reuniões e no curso de formação de Agentes Ambientais Xikrin, às relações coma biomedicina e o sub-sistema de saúde indígena#10;e as interfaces com os modos xikrin de pensar saúde, doença, cura e medicação, e este processo que tem sido criado e vivenciado recentemente pelas mulheres, tendo por foco principal sua relação com a terra e sua produção de parentesco e alianças. Por isso, pensamos este projeto como uma nova proposta de reflexão sobre as histórias e as políticas xikrin, no entrelaçamento de diversos temas e de modo a melhor compreender o modo como os Xikrin têm construído sua vida, refletido sobre#10;suas condições atuais de estar-no-mundo e pensando as possibilidades (e impossibilidades) de projetos de futuro.#10;A pesquisa visa contribuir com a bibliografia específica sobre os povos Jê, os Mebengokré e os Xikrin, assim como para o debate sobre políticas indígenas, guerra ameríndia, pessoa, processos de aparentamento e parentesco, antropologia transespecífica, e sobre políticas públicas voltadas a povos indígenas, em especial as políticas de saúde indígena. Visa, ainda, contribuir para a melhor compreensão dos modos como povos indígenas têm enfrentado e confrontado projetos de#10;desenvolvimento que os impacta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Thais Regina Mantovanelli da Silva - Integrante / Stéphanie Anastasia Tselouiko - Integrante / Jucimara Cavalcante - Integrante / Mariana Gonçalves - Integrante / Renato Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Clarice Cohn.
    2. 2014-2017. Ver, ouvir, registrar: modos de aprender e contar o mundo entre os Xikrin do Bacaja
      Descrição: O projeto propõe atividades colaborativas com os Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, pelas quais imagens produzidas sobre eles desde 1990 serão digitalizadas, inventariadas e devolvidas, com produções textuais e audiovisuais conjuntas, e novas imagens e novos textos serão produzidos, utilizando-se de recursos audiovisuais e textuais. A colaboração se dará entre a equipe de pesquisadores sediada na UFSCar que tem trabalhado com eles e homens, mulheres e crianças xikrin que sejam por eles indicados e queiram colaborar no projeto. O projeto será desenvolvido na universidade e nas aldeias, com digitalização de material fotográfico e gravações originais realizadas desde 1990, com inventariação, sistematização e catalogação deste material; produção de vídeos com homens, mulheres e crianças; edição de vídeos; produção de material textual ilustrado para diversos usos, inclusive escolares, sobre a pesca e o manejo do rio, a partir de material que vem sido produzido desde 2009; material sobre grafismos. Essa produção fotográfica, imagética, textual e audiovisual#10;fornecerá oportunidade para retornar aos Xikrin o material produzido desde a década de 1990,#10;respondendo a seus pedidos; a retornar a eles, também, por meios (midias) a serem construídos colaborativamente, trabalhos de etnoictiologia, fundamentais no momento presente pela ameaça ao rio devido à construção da UHE Belo Monte; e o debate e exercício de novas mídias para registros e exercícios narrativos e reflexivos. Este projeto é de especial interesse para os Xikrin não só pela demanda já explicitada por eles, e pelo contexto político e econômico contemporâneo, como pelo valor que dão à audição e à visão para a aprendizagem e para a percepção do mundo, e o interesse atual pela escrita, pelo desenho em papel, e pela produção audiovisual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Camila Beltrame - Integrante / Thais Regina Mantovanelli da Silva - Integrante / Rafaela Larios Soldan - Integrante / Stéphanie Anastasia Tselouiko - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Clarice Cohn.
    3. 2014-2014. PRODUCAO DE MATERIAL DIDATICO PARA AS ESCOLAS INDIGENAS E PARADIDATICO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SAO CARLOS
      Descrição: A equipe do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFScar vem trabalhando desde 2010 em#10;projetos de diagnóstico e avaliação das políticas e da gestão da educação escolar indígena e no#10;acompanhamento da formação de professores e do cotidiano escolar com os Baniwa do Rio Içana e Cuiari#10;(Amazonas) e com os Arara do Laranjal, Asurini do Koatinemo e Xikrin do Bacajá (Altamira/PA). Tem#10;também atuado junto às escolas do Município de São Carlos, onde está radicada a IES, com palestras e#10;atividades sobre a realidade e a história indígena. Propomos dar continuidade a estas atividades e ações#10;com a formulação, junto às comunidades indígenas, de materiais didáticos específicos e diferenciados#10;para suas escolas por meio de oficina, ação já iniciada em 2012. Pretendemos também utilizar o material#10;fotográfico já produzido e os conhecimentos etnográficos sobre as comunidades indígenas para realizar#10;exposições e oficinas com escolas de São Carlos sobre as infâncias indígenas, debatendo a diversidade#10;indígena do Brasil contemporâneo, e visando uma publicação de ampla distribuição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante / Ana Elisa Santiago - Integrante / Erinilso Souza - Integrante / Custódio Benjamin da Silva - Integrante / João Claudio - Integrante / Daniel Benjamim da Silva - Integrante / Eduardo Capelli Belezini - Integrante / Camila Beltrame - Integrante / Xanda Biase de Miranda - Integrante / Paula Marina Monteiro - Integrante / Rafalela Soldan - Integrante / Tamires Cristina dos Santos - Integrante / Amanda Danaga - Integrante. Financiador(es): PROEXT/MEC - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 5
      Membro: Clarice Cohn.
    4. 2013-2014. Observando a Educacao Escolar Indigena: pesquisas etnograficas em gestao, formacao de professores e cotidiano escolar em escolas indigenas
      Descrição: O projeto será desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, sob a coordenação da Profa. Dra. Clarice Cohn, e por uma equipe de pesquisa composta por estudantes em nível de Pós-Graduação em Antropologia Social e de graduação em Ciências Sociais, Antropologia, Educação e Letras, todos regularmente matriculados na UFSCar, professores atuantes em escolas indígenas e docentes de universidades parceiras. O projeto propõe uma reflexão e um diagnóstico sobre a educação escolar indígena, abordando a formação de professores, as políticas públicas e a gestão das escolas indígenas em níveis local, municipal, estadual e federal, e as práticas e os cotidianos escolares em comunidades e aldeias indígenas, por meio de pesquisas de campo que acompanham as experiências, os debates e as definições de cada comunidade escolar pesquisada (Asurini do Koatinemo, Xikrin do Bacajá, Arara do Laranjal, Baniwa do Içana e Cuiarí, Manchineri de Xapuri e Tenharim de Humaitá).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Edmundo Peggion - Integrante / Amanda Marqui - Integrante / Ana Elisa Santiago - Integrante / Erinilso Souza - Integrante / Custódio Benjamin da Silva - Integrante / Eduardo Capelli Belezini - Integrante / Camila Beltrame - Integrante / Xanda Biase de Miranda - Integrante / Paula Marina Monteiro - Integrante / Rafalela Soldan - Integrante / Tamires Cristina dos Santos - Integrante / Amanda Danaga - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Outra. Número de produções C, T A: 28 / Número de orientações: 7
      Membro: Clarice Cohn.
    5. 2011-2013. Etnografias de escolas indigenas: da gestao ao cotidiano escolar
      Descrição: Esse projeto propõe abordar experiências de escolarização indígena tomando como referência os pontos de vista indígenas. Propomos para tal realizar etnografias dos processos de gestão e do cotidiano e das práticas pedagógicas em escolas indígenas, de modo a entendê-las a partir dos povos indígenas que são atendidos por elas, e que se engajam nestes projetos escolares e demandam a implementação de escolas em suas aldeias e comunidades. Entendemos que a demanda e a adesão dos povos indígenas por todo o Brasil requer um esforço analítico da parte dos antropólogos de entendê-los, o que propomos fazer por meio da etnografia. Assim, selecionamos realidades diversas mas em que já temos trabalhando, inclusive em um esforço comparativo , de escolas no Pará - em que a educação escolar diferenciada é ainda uma possibilidade distante - e da região do Alto Rio Negro. No Pará, dedicar-no-emos a estudar a gestão escolar do Município de Altamira, em período de transição administrativa para o Território Etnoeducacional e em momento de mudanças por conta do empreendimento de aproveitamento hidrelétrico Belo Monte, e as escolas indígenas dos Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, neste mesmo município, e a escola Kariwassu Guarani, dos Guarani-Mbyá de Nova Jacundá, no município de Marabá. Na região do Alto Rio Negro, de larga experiência histórica de escolarização, debate, mobilização e implantação da educação escolar indígena diferenciada, e na qual o Território Etnoeducacional já se encontra em implantação, estudaremos a Escola Indígena Municipal Baniwa Paraattana/AM, no Médio Içana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante / Ana Elisa Santiago - Integrante / Custódio Benjamin da Silva - Integrante / Camila Beltrame - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
      Membro: Clarice Cohn.
    6. 2010-2012. A educacao escolar indigena em duas realidades: uma comparacao entre os Territorios Etnoeducacionais Amazonia Oriental e do Rio Negro - Observatorio da Educacao Escolar Indigena
      Descrição: Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferenciados, de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares, envolvendo professores e estudantes das áreas de Antropologia, Educação e Letras vinculados à Universidade Federal de São Carlos e professores indígenas atuantes em escolas, nos Territórios Etnoeducacionais 11 (Amazônia Oriental) e 1 (Rio Negro). Espera-se que a comparação entre essas duas realidades, com a participação ativa dos índios na formulação e execução das pesquisas e análise dos dados, contando com pesquisas etnográficas atentas ao ponto de vista indígena e um viés interdisciplinar, possa nos revelar o que tem sido bem sucedido e o que não, e talvez suas razões, na escolarização indígena diferenciada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante / Ana Elisa Santiago - Integrante / Ana Carolina Romão - Integrante / Beatriz Patriota - Integrante / Ernesto Galli - Integrante / Custódio Benjamin da Silva - Integrante / João Claudio - Integrante / Daniel Benjamim da Silva - Integrante / Eduardo Capelli Belezini - Integrante / Camila Beltrame - Integrante / Christiane Tragante - Integrante / Xanda Biase de Miranda - Integrante / Valeria Cardoso da Silva - Integrante / Valdir Santana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 34 / Número de orientações: 12
      Membro: Clarice Cohn.
    7. 2008-Atual. La investigacion etnografica sobre y con ninos y ninas: Revision y exploracion, acreditado por la Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires (Res. C.D. No 3223 del 29/04/2008), coordenado por Andrea Paola Szulc
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador. Financiador(es): Universidad de Buenos Aires - Outra. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Clarice Cohn.
    8. 2007-2012. Redes Amerindias. Geracao e Transformacao de Relacoes nas Terras Baixas Sul-Americanas
      Descrição: Este projeto versa sobre a temática antropológica das redes de relações no universo ameríndio das terras baixas sul-americanas. Considerando a fecundidade heurística da noção de 'rede', em alternativa às noções clássicas de 'tribo', 'etnia' e 'sociedade', pretendemos investir em estudos etnográficos que serão desenvolvidos a partir de princípios comuns, relativos à geração e transformação de redes de relações. Como resultado, estaremos propondo uma nova síntese comparativa de como se organizam, em diferentes conjuntos regionais, redes de sujeitos, redes de discursos e redes de saberes, de acordo com as linhas de investigação aqui propostas. Este é um Projeto Temático, financiado pela FAPESP e desenvolvido no Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo - NHII-USP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Beatriz Perrone-Moisés - Integrante / Dominique Tilkin Gallois - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Clarice Cohn.
    9. 2007-2009. A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDIGENA E NA INCLUSAO DOS INDIOS NA UNIVERSIDADE
      Descrição: Atualmente, experiências de educação escolar indígena diferenciada têm sido implantadas nos três níveis de ensino, inclusive na educação superior, seja por inclusão dos índios nas universidades, seja pela implantação de cursos voltados a essa população, como os de licenciatura intercultura, havendo já experiências várias e das mais variadas de formulação e implantação de escolas indígenas no Brasil, de acordo com diferenças socioculturais, demandas locais e sua especificidade. Esse projeto propõe a análise, por meio de pesquisas etnográficas em escolas indígenas e universidades, de como essa diferença é posta em prática e define experiências escolares e a experiência acadêmica universitária dos índios no Brasil, por meio de uma reflexão sobre os preceitos que as embasam e de análises de processos de implantação de escolas indígenas e da inclusão de índios nas universidades. O projeto conta com financiamento do CNPq, por meio do Edital MCT/CNPq 50/2006 (Proc. 400945/2007-0). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Talita Lazarin Dal'Bó - Integrante / Amanda Marquis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Clarice Cohn.
    10. 2006-2008. A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDIGENA
      Descrição: A pesquisa visa discutir a interculturalidade na escola indígena, discutindo este que é um dos preceitos da educação escolar diferenciada para os índios por meio da observação das práticas pedagógicas em escolas indígenas, especialmente em uma escola guarani da Grande São Paulo. O projeto tem financiamento da UFSCar, por meio Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor (PIADRD).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 1
      Membro: Clarice Cohn.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Segundo lugar na categoria Ciências Humanas do Prêmio Jabuti. COHN, Clarice. A cultura nas escolas indígenas. In: Carneiro da Cunha, Manuela; Cesarino, Pedro. Políticas culturais e povos indígenas., Câmara brasileira do livro.. 2015.
      Membro: Clarice Cohn.
    2. Menção Honrosa na categoria Doutorado do I Prêmio ABA/GTZ, Edição 2008/2009: quot;Povos Indígenas na Amazônia: Cenários Etnográficos de Mudança e Continuidadequot;, Associação Brasileira de Antropologia e GTZ.. 2009.
      Membro: Clarice Cohn.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (117)
    1. Seminários do PPGCS-UFU.AS CRIANÇAS INDÍGENAS E SUAS ANTROPOLOGIAS. 2019. (Seminário).
    2. VI Encontro Nacional de Antropologia do Direito.“Quando a consulta prévia não é feita: o caso de Belo Monte”. 2019. (Encontro).
    3. XII Sesquiannual Conference in Vienna - SALSA. O BRASIL INDIGENA E A GESTÃO ANTI-INDÍGENA. 2019. (Congresso).
    4. 31a. RBA - Reunião de Antropologia de Brasília. Debate sobre Educação Indígena e Quilombola. 2018. (Congresso).
    5. 56º Congreso Internacional de Americanistas. Retornado o material audiovisual: os dilemas de uma antropóloga. 2018. (Congresso).
    6. II Encontro de Etnologia, História e Política Indígena.Conferência de Abertura quot;A ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA E A ANTROPOLOGIA TRANSESPECÍFICA: DIÁLOGOS COM E A PARTIR DAS CRIANÇAS INDÍGENASquot;. 2018. (Encontro).
    7. 25 anos de História dos índios no Brasil. Balanços e perspectivas.“O fim das guerras: a perspectiva xikrin sobre a pacificação e o contato. 2017. (Simpósio).
    8. III Seminário Crianças e Infâncias Indígenas. A criança indígena e a antropologia. 2017. (Congresso).
    9. I Simpósio Nacional Saúde mental, crianças e infâncias: abordagens socioculturais.A antropologia da criança, a criança e a saúde mental. 2017. (Simpósio).
    10. IV Seminário de Antropologia da UFSCar.Reconhecimentos e políticas de equidade racial na Pós-Graduação. 2017. (Seminário).
    11. 40º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Apresentação da Profa. Dra. Lux B. Vidal na Abertura para a concessão do “Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica / Gilberto Velho - Antropologiaquot;. 2016. (Congresso).
    12. Anthropology of Children and Youth Seminar.Hearing and Seeing: Xikrin (Brazil) ways of knowing and the schooling system. 2016. (Seminário).
    13. Easter Term Open Seminar.Indigenous rights and national projects in Brazil. 2016. (Seminário).
    14. Educación y Pueblos Indígenass. Contribuiciones de Andrés Medina a la educación indígena.Conferencista Magistral: Desafóis de la educación superior indígena en Brasil. 2016. (Simpósio).
    15. IV Congreso Mexicano de Antropología Social y Etnología. La formación de profesores indígenas en Brasil. 2016. (Congresso).
    16. Journée d’étude du LESC Anthropologie de l’éducation et de l’enfance : contextes et débats.Etre enfant indigène dans le Brésil contemporain : réflexions à partir de l’anthropologie de l’enfance et de l’éducation et de l’ethnologie indigène. 2016. (Simpósio).
    17. ONE DAY SYMPOSIUM: CHALLENGING ACADEMIC DEBATES ON WOMANHOOD: A DECOLONIAL APPROACH ON CARIBBEAN AND LATIN AMERICAN IDENTITIES.- Indigenous Women in Brazilian Universities: Deconstructing Gender and Scientific Knowledges. 2016. (Simpósio).
    18. SÉMINAIRE d’ANTHROPOLOGIE AMÉRICANISTE.Ce que les enfants xikrin nous apprennent sur les Xikrin (Amazonie brésilienne). 2016. (Seminário).
    19. Teaching Learning in Amazonia.: What does it mean to learn by observing? Hearing and seeing among the Xikrin, Brazilian Amazonia. 2016. (Simpósio).
    20. Anthropologie Education: Colloque International. Les dessin d’enfantes Xicrin à l’école et en dehors. 2015. (Congresso).
    21. Comendo Como Gente: Práticas de conhecimento indígenas sobre alimentação e comensalidade. “Comidas, cuidados e aprendizagens entre os Xikrin”. 2015. (Congresso).
    22. I Encontro de Etnologia, História e Política Indígena. Conhecimentos e cultura para os Mebengokre-Xikrin do Bacajá: o kukràdjà. 2015. (Congresso).
    23. 36o. Encontro Nacional da ANPOCS. Belo Monte e a Questão Indígena. 2014. (Congresso).
    24. Ameríndia.Programas de Ações Afirmativas e a inclusão de insígenas do Ensino Superior. 2014. (Seminário).
    25. I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes.. A infância nas propostas de educação escolar indígena diferenciada. 2014. (Congresso).
    26. I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes que tendrá lugar en Manizales. Infância indígena e educação escolar. 2014. (Congresso).
    27. I Encontro de Etnologia, História e Política Indígena.Conhecimentos e cultura para os Mebengokre-Xikrin do Bacaja: o kukradja. 2014. (Encontro).
    28. I Seminário de Etnologia, História e Política Indígena.Conhecimentos e cultura para os Mebengokre-Xikrin do Bacaja: o kukradja. 2014. (Seminário).
    29. I Workshop sobre a Saúde dos Povos Indígenas-UFSCar.Participação na Mesa Desafios e perspectivas para formação de profissionais para assistência à saúde indígena. 2014. (Outra).
    30. Reunião Brasileira de Antropologia. Debatedora no Grupo de Trabalho Artes e Rituais. 2014. (Congresso).
    31. 2013 Biennial Meeting - Society for Psychological Anthropology/AAA.Discussant for the Panel: Indigenous Children, Identities, and Processes of Change in Contemporary Latin America. 2013. (Encontro).
    32. CEstA Intempestiva.O que as crianças xikrin nos ensinam sobre os Xikrin. 2013. (Outra).
    33. Educação Superior de Indígenas no Brasil: balanços de uma década e subsídios para o futuro.A presença indígena na universidade: o caso da UFSCar. 2013. (Seminário).
    34. II Jornada de Políticas Públicas.Coordenação da Mesa Temática Políticas Públicas para Povos Indígenas no Brasil. 2013. (Seminário).
    35. IV Seminário de Sociologia da UFSCar.Debatedora da Sessão V - Cultura e Identidades Indígenas do GT 1: Culturas, Identidades e Diferenças. 2013. (Seminário).
    36. Primer Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de America Latina (CIPIAL). O ingresso dos estudantes indígenas em cursos regulares nas universidades e os desafios da interculturalidade: o caso da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. 2013. (Congresso).
    37. Seminário políticas culturais e povos indígenas: a escola e outros problemas.A cultura na escola indígena. 2013. (Simpósio).
    38. Simpósio Violência Sexual Infanto-Juvenil no Contexto das Grandes Obras: Desafios e Perspectivas.Violência sexual e crianças indígenas nos contextos de megaempreendimentos. 2013. (Simpósio).
    39. XIII Simposio Interamericano de Investigación Etnográfica de la Educación/ 13th Inter-American Symposium on Ethnography and Education.A escolarização dos Xikrin do norte do Brasil: noções indígenas de aprendizagem e contextos.. 2013. (Simpósio).
    40. XIII Simposio Interamericano de Investigación Etnográfica de la Educación/ 13th Inter-American Symposium on Ethnography and Education.A escolarização dos Xikrin do norte do Brasil: noções indígenas de aprendizagem e contextos.. 2013. (Simpósio).
    41. X RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul - 2013. “Sobre escolas indígenas e sobre crianças indígenas: algumas reflexões. 2013. (Congresso).
    42. X RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul - 2013. Como se faz um chefe: a oratória ben e a atribuição do maracá entre os Mebengokré-Xikrin. 2013. (Congresso).
    43. 36o. Encontro Anual da ANPOCS. Coordenadora do GT quot;Conflitos Ambientais, Terras e Territóriosquot; do 1o. Encontro ANPOCS de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).
    44. 54o. Congresso Internacional dos Americanistas. A educação indígena no Brasil: as e culturas indígenas nas práticas pedagógicas. 2012. (Congresso).
    45. 54o. Congresso Internacional dos Americanistas. COMER BEM E PARTILHAR A COMIDA: A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS MEBENGORKÉ-XIKRIN. 2012. (Congresso).
    46. Atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar.Participação nos debates da atualização do PDI/UFSCar. 2012. (Outra).
    47. III Evento da Rede de Escolas Baniwa e Coripaco.Educação tradicional e educação escolar indígena. 2012. (Encontro).
    48. I Seminário de Educação Tradicional dos povos indígenas.Educação Tradicional dos povos indígenas. 2012. (Seminário).
    49. Presença Indígena na Universidade.Comunicação na Mesa. 2012. (Seminário).
    50. PROGRAMME DES JOURNÉES D’ÉTUDE ORGANISÉES AUTOUR DE LA PHILOSOPHIE FRANCAISE CONTEMPORAINE.PHILOSOPHIE OCCIDENTALE/ PHILOSOPHIES INDIENNES – FILOSOFIA OCIDENTAL/ FILOSOFIA INDÍGENA E INDIANA. 2012. (Outra).
    51. Seminário Educação 2012. Crianças Indígenas: diferentes olhares sobre a criança e a infância nas sociedades indígenas. 2012. (Congresso).
    52. Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología - ALA 2012. Sobre escolas indígenas e sobre crianças indígenas: algumas proposições. 2012. (Congresso).
    53. X Semana de Ciências Sociais.Palestrante da Mesa: Movimentos Sociais Indígenas. 2012. (Seminário).
    54. Ameríndia.Povos indígenas e grandes empreendimentos: o caso Belo Monte. 2011. (Seminário).
    55. Ameríndia 2011.Povos indígenas e grandes empreendimentos: o caso de Belo Monte. 2011. (Encontro).
    56. ANPOCS.MR20 antropologia da criança: qual antropologia?. 2011. (Encontro).
    57. Anthropology of Children Seminar.Children Drawings and Indigenous Cultures: how Mebengokre-Xikrin children from Brazil picture their culture. 2011. (Seminário).
    58. Encontro do NUMAS/USP com Chrsitina Toren.Apresentação da obra de Christina Toren. 2011. (Encontro).
    59. II Jornada de estudos: a interface entre Educação Especial e Educação do Campo. Educação escolar indígena. 2011. (Congresso).
    60. II Jornada de estudos: a interface entre Educação Especial e Educação do Campo.Educação escolar indígena. 2011. (Outra).
    61. II Jornada de Estudos: A interface entre Educação Especial e Educação do Campo.Educação Escolar Indígena. 2011. (Outra).
    62. II Jornada de pesquisa sobre a Infância e Família.Crianças e Infâncias: perspectivas antropológicas. 2011. (Outra).
    63. I Jornada de políticas públicas.Políticas públicas ambientais. 2011. (Outra).
    64. I Seminário do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena.Observando a Educação Escolar Indígena: metodologias de pesquisa etnográfica. 2011. (Seminário).
    65. Kindheit bei indianischen Völkern Lateinamerikas in der Kolonialzeit und heute.Indigenous schooling education in Brazil: from colonial times to to-day`s experiences. 2011. (Simpósio).
    66. Monthly Seminar Antropology of Children.Children drawings and indigenous cultures: how mebengokre-xikrin children from Brazil picture their culture. 2011. (Seminário).
    67. POUR UNE ANTHROPOLOGIE DE L’ENFANCE ET DES ENFANTS DE LA DIVERSITE DES TERRAINS ETHNOGRAPHIQUES A LA CONSTRUCTION D’UN CHAMP. Anthropology Childhood in South America (Keynote Speech). 2011. (Congresso).
    68. POUR UNE ANTHROPOLOGIE DE L’ENFANCE ET DES ENFANTS DE LA DIVERSITE DES TERRAINS ETHNOGRAPHIQUES A LA CONSTRUCTION D’UN CHAMP. Indigenous culture as viewed by mebengokre children of Brazil. 2011. (Congresso).
    69. POUR UNE ANTHROPOLOGIE DE L’ENFANCE ET DES ENFANTS DE LA DIVERSITE DES TERRAINS ETHNOGRAPHIQUES A LA CONSTRUCTION D’UN CHAMP. CHAIRMAN - PANEL 11: CHILDREN IN INTER-ETHNIC RELATIONS. 2011. (Congresso).
    70. SALSA - VII International Meeting. Children Drawings and Indigenous Cultures: how Mebengokré-Xikrin children from Brazil picture their culture. 2011. (Congresso).
    71. Towards an anthropology of childhood and children. Ethnographic fieldwork diversity and construction of a field. Keynote speach Anthropology and childhood in South Africa. 2011. (Congresso).
    72. Towards an anthropology of childhood and children. Ethnographic fieldwork diversity and construction of a field. Children in inter-ethic relations. 2011. (Congresso).
    73. Towards an anthropology of childhood and children. Ethnographic fieldwork diversity and construction of a field. Anthropology ans childhood in South Africa. 2011. (Congresso).
    74. Towards an anthropology of childhood and children. Ethnographic fieldwork diversity and construction of a field. Children in inter-ethnic relations. 2011. (Congresso).
    75. Workshop com Tim Ingold - Skill and Movement.Skill and Movement. 2011. (Outra).
    76. 27 Reunião Brasileira de Antropologia. A tradução de cultura para os Mebengokré da perspectiva de suas crianças. 2010. (Congresso).
    77. Conferência na Universidade Karlova v Praha, Katedra Obecné antropologie, Fakulta humanitních studii.ADORNMENTS AND TOYS: MEBENGOKRÉ-XIKRIN CHILDREN AND THEIR OBJECTS. 2010. (Outra).
    78. II Seminário de Gurpos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: perspectivas metodológicas.ENSAIOS SOBRE ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA: METODOLOGIA E PERCURSOS DE PESQUISA. 2010. (Seminário).
    79. INTERNATIONAL CONFERENCE: THE DOORS OF PERCEPTION: VIEWING ANTHROPOLOGY THROUGH THE EYES OF CHIDREN. Childhood and Indigenous Schooling in Brazil. 2010. (Congresso).
    80. IV Tavola rotonda Amazzonia: stato attuale delle ricerche sul campo.A tradução de cultura: o kukradjà mebengokré. 2010. (Seminário).
    81. Reunião de Antropologia e Políticas de Saúde.SUS: Agências e Agentes. 2010. (Outra).
    82. Seminário quot;Ações Afirmativas - desafios e possibilidadesquot;.Inclusão de estudantes indígenas no ensino superior: o caso da UFSCar. 2010. (Seminário).
    83. Simpósio Mundos Visuais e Sensoriais Andinos e Amazônicos: pesquisas recentes.Superfícies, corpos: da beleza e do universo das técnicas como idiomas cosmológicos. 2010. (Simpósio).
    84. XXXII Convegno Internazionale di Americanistica. Os Mebengokré-Xikrin: um debate sobre identidade. 2010. (Congresso).
    85. 33o. Encontro Anual da ANPOCS. Coordenação do GT quot;Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em Ciências Sociaisquot;. 2009. (Congresso).
    86. 33o. Encontro Anual da ANPOCS. A ornamentação corporal das crianças mebengokré-xikrin. 2009. (Congresso).
    87. 53 Congresso Iinternacional dos Americanistas.coordenação do Simpósio Niños y niñas indígenas de América: continuidades y transformaciones. 2009. (Simpósio).
    88. 53 Congresso Internacional dos Americanistas. A criança, a morte e os mortos: o caso mebengokré-xikrin. 2009. (Congresso).
    89. 5o. Encontro Anual da ANDHEP. Culturas e Territórios Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos e Direitos Humanos. 2009. (Congresso).
    90. Ameríndia 2009.Os Xikrin do Bacajá: situação atual. 2009. (Seminário).
    91. Antropología de la educacion en America Latina, procesos educativos y comunidades indígenas.Antropología de la educacion en America Latina, procesos educativos y comunidades indígenas. 2009. (Seminário).
    92. Conferencia Infancia Indigena en Brasil.Infancia Indigena en Brasil. 2009. (Seminário).
    93. Diversidad en La Niñez: pluralidad de escenarios y abordages. Aspectos académicos e de la acción política.Infancia Indígena en Brasil. 2009. (Encontro).
    94. FilmsAntropológicos con Infancia.Video Antropológico con Infancia. 2009. (Simpósio).
    95. IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Crianças Indígenas no Brasil: o diálogo da etnologia indígena com a antropologia da infância. 2009. (Congresso).
    96. La investigación etnográfica sobre y con niños y niñas: revisión y exploración.Pesquisas recentes em antropologia com e sobre crianças no Brasil. 2009. (Encontro).
    97. Sociologia da Infância: contribuições, perspectivas e desafios atuais para a Educação.Antropologia da Criança e Pesquisas em Educação. 2009. (Simpósio).
    98. VIII Reunión de Antropología del Mecosur. A“infância” nas propostas de educação escolar indígena. 2009. (Congresso).
    99. VIII Reunión de Antropología del Mecosur. Relações de Diferença no Brasil Central: os Mebengokré e seus Outros. 2009. (Congresso).
    100. VIII Reunión de Antropología del Mecosur. Relações de Diferença no Brasil Central: os Mebengokré e seus Outros. 2009. (Congresso).
    101. VIII Reunión de Antropología del Mecosur. A INFÂNCIA NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.. 2009. (Congresso).
    102. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Na companhia do Vírus: os desafios de uma experiência antropológica no Hospital das Clínicas de Botucatu-SP. 2009. (Congresso).
    103. 2008 SALSA Meeting (Society for the Anthropology of Lowland South America). Adornments and toys. Mebengokre-Xikrin children and their objects. 2008. (Congresso).
    104. 26a. Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação de Grupo de Trabalho quot;A tarefa da tradução cultural em Antropologiaquot; com Priscila Faulhaber. 2008. (Congresso).
    105. 26a. Reunião Brasileira de Antropologia. A tradução de cultura: os Mebengokré-Xikrin. 2008. (Congresso).
    106. 32 Encontro Anual da Anpocs. Coordenadora do Grupo de Trabalho 16 Do ponto de vista da criança. Pesquisas recentes em Ciências Sociais. 2008. (Congresso).
    107. III Seminário de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).Participação em Mesa Redonda quot;Modelos de acesso diferenciado à Universidadequot;. 2008. (Outra).
    108. Seminário Desafios para Educação Superior de Alunos da Rede Pública.Modelos de acesso diferenciado á Universidade. 2008. (Seminário).
    109. Temas para democratização: a questão indígena.Temas para Democratização: a questão indígena. 2008. (Seminário).
    110. 31º Encontro Anual da ANPOCS. Coordenação de ST quot;Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociaisquot;, com Antonella Tassinari. 2007. (Congresso).
    111. Amazzonia: stato attuale delle ricerche sul campo.Pesquisas jê: o percurso de uma pesquisa sobre os Mebengokré-Xikrin. 2007. (Outra).
    112. VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Tornar-se mebengokré: a produção de pessoas e coletivos entre os Mebengokré-Xikrin. 2007. (Congresso).
    113. XXIX Convegno Internazionale di Americanistica. Os Mebengokré-Xikrin e a ‘pacificação’: a guerra ameríndia reinventada. 2007. (Congresso).
    114. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. O desenho das crianças e o antropólogo: reflexões a partir das crianças mebengokré-xikrin. 2006. (Congresso).
    115. 30º Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu/MG. Discursos políticos e a objetivação da cultura nos Mebengokré-Xikrin.. 2006. (Congresso).
    116. 52º Congresso Internacional dos Americanistas. A boa fala do chefe: política e sociedade entre os Mebengokré. 2006. (Congresso).
    117. A UFSCar Debate Ações Afirmativas.A inclusão dos Índios nas Instituições de Ensino Superior. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (37)
    1. RIFIOTIS, F. C. ; COHN, CLARICE ; SZULC, A.. GT 35 - Crianças nas Antropologias do Sul: conjugando sujeitos, direitos e protagonismo social. 2019. Congresso
    2. COHN, CLARICE. Coordenadora da Sessão quot;(Etno)desenvolvimento: Projetos e Autonomia: indígenas face ao Estado. 2019. (Outro).. . 0.
    3. COHN, CLARICE; FISHER, W.. Fórum Indigenous rights reversals in Brazil under Bolsonaro. 2019. Congresso
    4. COHN, CLARICE; RIFIOTIS, F. C.. Coordenação do Grupo de Trabalho 09. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social na 31a. RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. 2018. Congresso
    5. Cohn, Clarice. IV Seminário de Antropologia da UFSCar. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. Cohn, Clarice; OLIVEIRA, J. P.. Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas: discutindo experiências. 2015. Congresso
    7. Cohn, Clarice; BELTRAME, C. ; MARQUI, A. ; SANTIAGO, A. E. ; SOLDAN, R. ; SILVA, C. B. ; BELEZINI, E. C. ; DANAGA, A. ; LAZZARINI, F. ; SANTANA, J. V. J. ; Mantovanelli da Silva, T. R.. II Seminário Criança/Infância Indígenas. 2014. Congresso
    8. COHN, CLARICE; Peggion, Edmundo. GT Estudos Etnológicos com Edmundo Peggion. 2014. Outro
    9. COHN, CLARICE; GUERREIRO JUNIOR, A. ; CUNHA, E. T. ; GAMO, Alessandro. O Cinema Indígena e a Antropologia. 2014. Outro
    10. COHN, CLARICE; MARQUI, A. ; SILVA, C. B.. Oficina de Material Didático para as Escolas Indígenas Baniwa e Coripaco do Alto Rio Negro. 2014. Outro
    11. COHN, CLARICE; BELTRAME, C. ; BELEZINI, E. C.. Oficina de Materiais Didáticos para uso nas Escolas Indígenas Xikrin do Bacajá e Arara do Laranjal do Município de Altamira. 2014. Outro
    12. COHN, CLARICE; LEITE, Luiza. Oficina de texto e imagens em Materiais Didáticos. 2014. Outro
    13. COHN, CLARICE; BELTRAME, C. ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; SANTIAGO, A. E. ; SOLDAN, R. L. ; SIQUEIRA, J.. Oficina de Elaboração de Material Didático sobre Ictiofauna para as escolas Xikrin do Bacajá. 2014. Outro
    14. Cohn, Clarice; COLANGELO, A.. Coordenação da Mesa “Construcciones diversas de niñez, crianza y aprendizaje en América Latina y su lugar en las políticas públicas de educación y salud. 2014. Outro
    15. Cohn, Clarice; SANTOS, M. W. ; RODRIGUES, E. S.. I Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. 2013. Congresso
    16. JUSTO, C. R. D. M. ; ANDRADE, T. H. N. ; VARGAS, M. C. ; Cohn, Clarice. II Jornada Politicas Publicas. 2013. Congresso
    17. Cohn, Clarice; SANTOS, E. R. ; SILVA, C. B. ; SUNI, M. ; Silva, Jaime da ; Deivid, Wander. Políticas Públicas e Povos Indígenas no Brasil. 2013. Congresso
    18. VELDEN, F. V. ; Cohn, Clarice. GT Estudos Ameríndios - coordenação com Felipe Vander Veldem. 2013. Outro
    19. Cohn, Clarice; CARVALHO, Maria Rosário. GT quot;Conflitos Ambientais, Terras e Territóriosquot; do 1o. Encontro ANPOCS de Iniciação Científica. 2012. Congresso
    20. Cohn, Clarice; SUREMAIN, C-E.. Simpósio CHILDREN’S FOOD HERITAGE. ANTHROPOLOGICAL ISSUES. 2012. Congresso
    21. Cohn, Clarice; SANTIAGO, A. E. ; ROMAO, A. C. ; MARQUI, A. ; BELTRAME, C. ; MIRANDA, X. B. ; SILVA, C. B. ; BELEZINI, E. C. ; CAPELLI, C.. Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena - UFSCar. 2012. Outro
    22. Cohn, Clarice; BELTRAME, C. ; SANTIAGO, A. E. ; MIRANDA, X. B. ; MARQUI, A. ; CAPELLI, C. ; BELEZINI, E. C. ; SOUZA, E. ; SILVA, C. B. ; MONTEIRO, P. M. ; BOTELHO, T.. I Oficina de Material Didático para os povos indígenas de Altamira/PA. 2012. Outro
    23. Cohn, Clarice; SANTIAGO, A. E. ; MARQUI, A. ; BELTRAME, C. ; MIRANDA, X. B. ; BELEZINI, E. C. ; CAPELLI, C. ; MONTEIRO, P. M. ; SOUZA, E. ; SILVA, C. B. ; CLAUDIO, J. ; SILVA, D. B.. Reunião Final do Observatório da Educação Escolar Indígena – UFSCar. 2012. Outro
    24. Cohn, Clarice; TASSINARI, A. M. I. ; GOMES, A. M. R. ; RIBEIRO, F. B.. Mesa: Antropologia da criança - qual antropologia?. 2011. Outro
    25. Cohn, Clarice. As Ciências Sociais e as Crianças. 2010. (Exposição).. . 0.
    26. Cohn, Clarice; BOLLETTIN, P. ; Peggion, Edmundo. Amazonia Indigena. 2010. Congresso
    27. TASSINARI, A. M. I. ; Cohn, Clarice. ST 09 - Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2010. Congresso
    28. TASSINARI, A. M. I. ; Cohn, Clarice. GT Antropologia da Criança: reconhecendo conhecimentos e saberes infantis na 27a. Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. Congresso
    29. Cohn, Clarice. Quartas Indomáveis. 2010. (Outro).. . 0.
    30. Cohn, Clarice. Simpósio Mundos Visuais e Sensoriais Andinos e Amazônicos: pesquisas recentes. 2010. (Outro).. . 0.
    31. Cohn, Clarice; TASSINARI, A. M. I.. GT 16 - Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2009. Outro
    32. Cohn, Clarice; Peggion, Edmundo ; BOLLETTIN, P.. Amazonia Indigena. 2009. Outro
    33. Cohn, Clarice; SZULC, A.. Simpósio Niños y niñas indígenas de Americas: continuidades y transformacionas. 2009. Outro
    34. Cohn, Clarice; TASSINARI, A. M. I.. GT Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2008. Outro
    35. FAULHABER, P. ; Cohn, Clarice. GT 33 - A Tarefa da Tradução Cultural em Antropologia. 2008. Outro
    36. Cohn, Clarice. Seminário Nacional População em situação de rua. 2008. (Outro).. . 0.
    37. Cohn, Clarice; TASSINARI, A. M. I.. ST Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2007. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:20:51