Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria do Socorro Sousa Braga

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado (1997), doutorado (2003) e Pós-doutorado (2005) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições e Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos políticos, eleições, representação política e comportamento eleitoral. É pesquisadora da Fapesp e do CNPq. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) de 2014 a 2016. É coordenadora do Núcleo de Estudo dos Partidos Políticos Latino-Americanos (NEPPLA) da UFSCar e da Área Temática Eleições e Representação Política da ABCP (2018-2020). Foi pesquisadora visitante do Centro Latino Americano (LAC) da Universidade de Oxford (2009), com bolsa Fellowship da Academia Britânica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2311094074614215 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33518111 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Organizacoes partidarias em sistemas federativos. Uma analise do caso brasileiro
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar o funcionamento das organizações partidárias no contexto federativo brasileiro. Retomamos a tradição da ciência política brasileira de analisar a relação entre os partidos políticos no âmbito nacional e nos estados. O horizonte temporal do projeto cobre as quatro décadas desde a volta ao sistema multipartidário, de 1979 a 2019. Enfocamos as relações sistêmicas em três dimensões diferentes: primeiro, as relações entre organizações partidárias no âmbito nacional e no âmbito subnacional; segundo, as relações entre partidos em cargos públicos no âmbito nacional e no âmbito subnacional, e, terceiro, as relações entre organizações partidárias e partidos em cargos públicos, nos dois âmbitos. Fica evidente que, diferentemente da tradição da ciência política, o conceito do sistema partidários refere às relações intrapartidárias. O objetivo do projeto é duplo. Por um lado, visamos identificar e descrever a variação existente nos padrões de relacionamento entre partidos nacionais e subnacionais. Para tal finalidade elaboramos um banco de dados sobre os partidos nacionais e subnacionais, acessível publicamente de firma concomitante à produção das informações. Segundo, visamos elaborar explicações para a variação nestas relações sistêmicas. No centro do projeto está a suposição de três conjuntos de fatores nesta explicação: o papel das regras formais e informais que regulam a vida dos partidos, dos recursos financeiros alocados entre os diretórios e das lideranças que ocupam cargos nos partidos e no estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador.
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    2. 2017-Atual. Avaliando a qualidade da democracia em paises na America Latina (II)
      Descrição: A história recente da política latino-americana pode ser dividida em dois períodos: em um primeiro momento, com o fim de regimes autoritários, deu-se início a processos de democratização, de liberalização econômica e de ascensão do neoliberalismo, que perduraram até meados da década de 1990; e, posteriormente, com a crise do modelo neoliberal, verificou-se o surgimento de novas lideranças políticas, o reaparecimento de movimentos sociais e a reação popular contra reformas em direção ao mercado. Nesse contexto, observou-se o fortalecimento de partidos de esquerda e de centro-esquerda que acabaram chegando ao controle dos Executivos Nacionais de vários paises da região. A partir desses pressupostos, o objetivo primordial desta pesquisa é dar continuidade à investigação, iniciada em 2013, acerca da atuação e dos efeitos dos governos de esquerda no Brasil (2003-2010), no Chile (2000-2010), na Bolívia (2006-2010) e na Venezuela (1999-2010) sobre a qualidade da democracia nesses países. No entanto, outro objetivo será acrescentado. Tendo em vista, mais recentemente, as mudanças ocorridas na correlação de forças da maior parte dos países da região e dos casos analisados, em particular, resultantes de sérias crises econômica e política, visa-se identificar os principais fatores desencadeadores do retraimento das forças de esquerda e as consequências desse processo tanto para a recomposição do sistema partidário quanto para a percepção da população sobre o funcionamento do regime democrático. Para dar conta desse último propósito o escopo temporal da pesquisa será ampliado para 2018.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    3. 2015-2018. As origens das regras eleitorais no Brasil: o Codigo Eleitoral de 1932
      Descrição: Este projeto procura entender as causas que levaram o governo revolucionário a elaborar um Código Eleitoral em 1932 com uma serie de medidas inovadoras (voto feminino, voto secreto, justiça eleitoral, sufrágio obrigatório, representação classista, representação proporcional). A hipótese principal desse trabalho é que o escopo das elites da época era manter o controle no processo eleitoral sobre as velhas oligarquias republicanas. O estudo, por meio de uma análise baseada em fontes inéditas e até agora não exploradas - jornais, arquivos pessoais, resultados eleitorais oficiais -, foca o momento da formulação e da implementação do Código Eleitoral. Os efeitos prático da implementação destas medidas serão observados considerando os pleitos federais de 1933 e 1934 e os pleitos municipais que ocorreram entre 1934 e 1937 em todos os estados. Este projeto visa estimular o dialogo entre áreas afins. Com vista nisso, criou-se um grupo interdisciplinar de jovens profissionais (estudantes e professores) da historia e da ciência política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Integrante / Paolo Ricci - Coordenador / Glauco Peres da Silva - Integrante / Mônica Karawejczyk - Integrante / Raimundo Helio Lopes - Integrante / Hannah Maruci Aflalo - Integrante / Josué Lima Nobrega Junior - Integrante / Vithor Torres Lucio - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    4. 2013-2018. Organizacao e funcionamento da politica representativa no estado de Sao Paulo (1994 e 2014)
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar a organização e o funcionamento da política representativa no estado de São Paulo entre 1994 e 2014. O projeto está voltado para a compreensão de três dimensões: a) a organizacional, que objetiva identificar a estrutura organizacional dos partidos políticos, a distribuição de poder intrapartidário, as fontes de financiamento e de recrutamento político, bem como as características das elites partidárias e dos filiados; b) a competitiva, que tem como finalidade compreender o padrão de competição no estado e nas regiões intra-estaduais, identificando as bases das forças políticas e suas estratégias eleitorais e de organização; e c) a representativa, que busca analisar os padrões de votação no estado no período, assim como a qualidade da relação entre os eleitores e o sistema de representação em São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Integrante / Maria Teresa Miceli Kerbauy - Integrante / Valeriano Mendes Ferreira Costa - Integrante / Pedro Floriano Ribeiro - Integrante / Oswaldo Amaral - Integrante / Rachel Meneguello - Coordenador / Bruno Speck - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    5. 2012-2014. Governos de esquerda e a qualidade da democracia na America Latina
      Descrição: A história recente da política latino-americana pode ser dividida em dois períodos: em um primeiro momento, com o fim de regimes autoritários, deu-se início a processos de democratização, de liberalização econômica e de ascensão do neoliberalismo, que perduraram até meados da década de 1990; e, posteriormente, com a crise do modelo neoliberal, verificou-se o surgimento de novas lideranças políticas, o reaparecimento de movimentos sociais e a reação popular contra reformas em direção ao mercado. Nesse contexto, observou-se o fortalecimento de partidos de esquerda e de centro-esquerda que acabaram chegando ao controle dos Executivos Nacionais de vários paises da região. A partir desses pressupostos, o objetivo primordial desta pesquisa é investigar a atuação e os efeitos dos governos de esquerda no Brasil (2003-2010), no Chile (2000-2010), na Bolívia (2006-2010) e na Venezuela (1999-2010) sobre a qualidade da democracia nesses países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador / Bruno Pasquarelli - Integrante / Oswaldo Amaral - Integrante / Daniel Manffré - Integrante / Kátia Fukushima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    6. 2010-2013. Como se faz um deputado: a selecao de candidatos para deputado federal nas eleicoes de 2010.
      Descrição: A partir de um survey aplicado a 120 candidatos a deputado federal nas eleições de 2010, o presente projeto de pesquisa tem por principal objetivo entender de que modos os candidatos experimentam a fase em que são inseridos nas listas eleitorais nos quatro maiores partidos brasileiros, notadamente o PT, o PSDB, o PMDB e o DEM. O survey foi aplicado para candidatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e Pará. A pesquisa ocorre através de uma cooperação entre pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Federal de Sergipe, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Pará. A pesquisa tem como objetivos específicos: i) formar um banco de dados sobre a seleção de candidatos no Brasil; ii) estabelecer as diferenças do processo de seleção entre os diferentes partidos políticos; iii) criar uma agenda de pesquisa empírica sobre o recrutamento de elites e a profissionalização do ofício político; e iv) estabelecer a lógica da relação entre os processos de seleção de candidatos, os partidos políticos e o sistema político no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador / Luciana Veiga - Integrante / Renato Monseff Perissinotto - Integrante / Bruno Bolognesi - Integrante / Adriano Codato - Integrante / Flávio Madureira Heinz - Integrante / Ernesto Seidl - Integrante / Wilsom J.F.Oliveira - Integrante / Ivan Ervolino - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    7. 2008-2010. Recrutamento Politico e competicao partidaria em tres capitais brasileiras: as eleicoes de 2008
      Descrição: O estudo proposto visa analisar o processo de seleção de candidatos à Câmara dos Vereadores das seguintes capitais: São Paulo, Curitiba e Salvador. A finalidade é identificar qual é o grau de controle que os principais partidos políticos ( PP, DEM, PMDB, PSDB e PT) exercem sobre esse processo, além de desvendar onde está o lócus efetivo (formal ou informal) de controle. A pesquisa terá como base empírica o processo de recrutamento conduzido nas eleições de 2008. Com isso, pretende-se investigar como se dá o processo de seleção, quais os principais critérios utilizados pelos partidos para incluir e/ou excluir aspirantes a cargos eletivos, bem como eventuais diferenças de cunho regional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador / Luciana Veiga - Integrante / Gabriela Tarouco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.
    8. 2007-2009. Partidos Politicos: Organizacao, Recrutamento Politico e Representacao
      Descrição: Este projeto tem dois objetivos. O primeiro é dar continuidade à investigação do papel da organização partidária na dinâmica eleitoral e no desempenho dos principais partidos brasileiros, iniciada no pós-doutoramento e, que por motivo de admissão por concurso público ao ensino superior, teve de ser interrompida. O segundo objetivo é criar um núcleo de estudos partidários e eleitorais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que seja incentivador e catalizador de estudos envolvendo essa temática clássica da Ciência Política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Sousa Braga - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 11
      Membro: Maria do Socorro Sousa Braga.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (60)
    1. I Congresso Internacional de Direito Partidário. Os Partidos no Século XXI. 2020. (Congresso).
    2. 43 Encontro Anual da Anpocs. Estrutura partidária e saliência discursiva nas eleições de Donald Trump e Jair Bolsonaro. 2019. (Congresso).
    3. 43 Encontro Anual da Anpocs. TWITTER E IDEOLOGIA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018. 2019. (Congresso).
    4. Jornada de Graduação em Ciência Política da UFPA.O Sistema de Representação Política Brasileiro: atores, instituições e arenas de atuação. 2019. (Encontro).
    5. VI Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Politica.O Impacto das eleições de 2018 no Sistema Partidário Brasileiro. 2019. (Encontro).
    6. XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públic. Representação de Interesses no Brasil Contemporâneo: Influência e Articulação Política. 2019. (Congresso).
    7. Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política de Campina Grande.Trajetória e Tendências do Sistema Partidário Brasileiro. 2018. (Outra).
    8. III Conferência Internacional Latinoamericanista.Democracia y representación en America Latina: impas contemporáneo. 2018. (Encontro).
    9. XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. O contramovimento dos evangélicos no Congresso Brasileiro (2010-2018). 2018. (Congresso).
    10. Conselho Europeu de Pesquisas Sociais da América Latina [CEISAL]. Vencedores e perdedores nas eleições presidenciais 2014: o efeito da derrota nas urnas sobre a satisfação e o apoio à democracia no Brasil. 2016. (Congresso).
    11. VII Seminário Nacional Sociologia e Política.Instituições e Democracia na América Latina. 2016. (Seminário).
    12. III Congresso Internacional de Ciência Política da AMECIP. El Sistema de Partidos brasileño: estrutura y dinámica de la competencia. 2015. (Congresso).
    13. Seminário II Cátedra Guilhermo ODonnell.Guillermo O'Donnell e sua influência no Brasil. 2015. (Seminário).
    14. Seminário sobre a Reforma Política.35 anos de pluripartidarismo: reforma política pra quê?. 2015. (Seminário).
    15. VIII Congresso Latinoamericano de Ciência Politica - ALACIP. El impacto de las elecciones de 2014 en el sistema de partidos en Brasil. 2015. (Congresso).
    16. XIII Semana de Ciências Sociais da UFSCar.A Ciência Política no século XXI: institucionalização e desafios. 2015. (Encontro).
    17. Anpocs. Avaliando a qaulidade da democracia em países da América do Sul. 2014. (Congresso).
    18. Seminário Internacional Reformas Politicas a las organizaciones partidarias.Efectos institucionales sobre el desarrollo organizativo de los partidos políticos en países da América Latina. 2014. (Seminário).
    19. Seminários da Fundação Getúlio Vargas.Estrutura e Organização Partidária Municipal nas eleições de 2012. 2014. (Seminário).
    20. Participação Democracia Politicas Publicas.O papel dos partidos políticos na intermediação dos conflitos sociais: o caso brasileiro. 2013. (Encontro).
    21. VII Seminario de Ciência Politica e Relações Internacionais.Como anda a Ciência Politica na Graduação: Diagnósticos e Perspectivas. 2013. (Seminário).
    22. XI Semana de Ciencias Sociais da UFSCar.GT Estado, Poder e Ilegalidades. 2013. (Seminário).
    23. Homenagem a Mestres das Ciências Sociais - NUPPS -USP.Contribuições de Leôncio Rodrigues a Ciência Política Brasileira: dos Sindicatos aos Partidos. 2012. (Outra).
    24. II Encontro de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp.As esquerdas na América Latina e na Europa. 2012. (Encontro).
    25. Maquiavélicas.As eleições municipais de 2012: resultados eleitorais e efeitos políticos. 2012. (Seminário).
    26. O Governo Lula: Permanências e Rupturas.Significados da chegada do PT à Presidência da Republica: avaliando algumas dimensões. Seminário Dossiê Revista Idéias. 2012. (Seminário).
    27. Seminário Balanço das Eleições Municipais 2012.Eleições de 2012: Qual foi o recado dos eleitores?. 2012. (Seminário).
    28. Semináris do Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP.Desempenho dos Partidos na esfera municipal: as eleições de 2012. 2012. (Seminário).
    29. VI Congresso Latinoamericano de Ciência Política (ALACIP). Guichês do Sertão: Organización partidista, território y voto en Brasil. 2012. (Congresso).
    30. VI Congresso Latinoamericano de Ciência Política (ALACIP). El Sistema de Partidos en Brasil: estabilidad e institucionalizacion. 2012. (Congresso).
    31. VI Congresso Latinoamericano de Ciência Política (ALACIP). Implicações do Processo de Seleção de candidatos na distribuição de poder intrapartidário: o caso brasileiro. 2012. (Congresso).
    32. As Eleitas Os Eleitos Como parlamentares tornam-se parlamentares.Partidos e Inclusividade na Seleção de Candidatos no Brasil. 2011. (Seminário).
    33. I Encuentro Internacional Legislativos en América Latina.O papel do sistema partidário brasileiro e chileno na reorganização e funcionamento das instituições decisórias democráticas. 2011. (Encontro).
    34. Semana de Ciências Sociais da UNIFESP.Partidos e Eleitores no Brasil. 2011. (Outra).
    35. Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo.Instituições políticas: relações executivo-legislativo e comportamento eleitoral. 2011. (Seminário).
    36. XXXV Encontro Anual da Anpocs.A territorialidade do voto: contexto espacial e estratégia territorial dos partidos nas eleições para presidente da República no Brasil. 2011. (Encontro).
    37. ANPOCS. Organização partidária e recrutamento político na esfera local. 2010. (Congresso).
    38. Associação Brasileira de Ciência Política. Recrutamento Partidário em três Capitais: Quem são os selecionados e quais suas percepções políticas. 2010. (Congresso).
    39. BRASA. As eleições de 2008 em São Paulo e Salvador: o processo de seleção dos candidatos a vereador. 2010. (Congresso).
    40. Maquiavélicas.Eleições no Reino Unido: o hung Parliament de 2010. 2010. (Seminário).
    41. O Congresso Nacional no contexto do presidencialismo de coalizão.As distoções na representação política na Câmara dos Deputados do Brasil. 2010. (Seminário).
    42. Semana de Ciências Sociais da UFScar.Qual será o impacto das eleições de 2010 no sistema político-partidário?. 2010. (Outra).
    43. 50 Annual Convention International Studies Association (ISA). Political Parties and Women in Brazilian Politics. 2009. (Congresso).
    44. 50th International Studies Association (ISA). Political Parties in Brazil: Party Organization, Electoral Competition and Public Financing. 2009. (Congresso).
    45. ANPOCS. Eleições 2008: por quem e como são selecionadas as listas partidárias às Câmaras. 2009. (Congresso).
    46. III Congreso Internacional de Estudios Elctorales. Democracia Representativa en Brasil: el caminho hacia un sistema de partidos institucionalizado y estable. 2009. (Congresso).
    47. Latin American Centre General Seminar.Political Parties in Brazil: Organisation, Recruitment and Political Representation. 2009. (Seminário).
    48. Legislator Views of Brazilian Governance (LAC).The Politics of Institutional Design. 2009. (Outra).
    49. Presidential-Legislative Relations in Africa, Latin America and Post-Communist Europe. 2009. (Seminário).
    50. Rethinking Brazil in the Global Order. 2009. (Seminário).
    51. XXI IPSA World Congress of Political Science. Elections and Democracy in Brazil: on the way to an institutionalized party. 2009. (Congresso).
    52. XXVIII Internacional Congress of the Latin American Association. Partidos Políticos: Organização Partidária e Financiamento Público no Brasil. 2009. (Congresso).
    53. XXXIII Encontro Anual de Pos-Graduação em Ciëncias Sociais. Eleições de 2008: Por quem e como são selecionadas as listas partidarias as Camaras de Vereadores de trës capitais brasileiras. 2009. (Congresso).
    54. BRASA. O Sistema Político-Representativo Brasileiro: Continuidades e Mudanças. 2008. (Congresso).
    55. Nordeste 2008: o voto das capitais.As eleições de 2008:o Impacto no quadro político partidário. 2008. (Seminário).
    56. Participação Política, Democracia e Eleições. O Ponto de Vista dos Brasileiros.Elites Partidárias e Seleção de Candidatos no Brasil. 2008. (Simpósio).
    57. VI ABCP.Organização e Poder nos Partidos Políticos Brasileiros. 2008. (Encontro).
    58. ANPOCS.Recrutamento e Perfil dos candidatos e eleitos à Câmara dos Deputados Federais. 2007. (Encontro).
    59. VI Encontro Internacional do Fomerco; quot;Os Novos Rumos do Mercosul'.Partidos Políticos Brasileiros: Estrutura Organizacional e Recrutamento Político. 2007. (Encontro).
    60. III Congresso Latino-Americano de Ciência Política. Paper: Determinantes da seleção de candidatos em paises da América Latina. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. CASALECCHI, GABRIEL AVILA; BRAGA, MARIA DO SOCORRO SOUSA ; CONTRERA, F. ; MAIA, G. O. S.. III Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2018. Outro
    2. BRAGA, M. S. S.. Rodas de Conversas: As diversidades étnico-raciais, sociais, culturais e de gênero na UFSCar: desafios para a convivência no ambiente universitário. 2017. (Outro).. . 0.
    3. BRAGA, M. S. S.; OLIVARES, N. M.. Partidos e Sistemas Partidários na América Latina. 2016. Outro
    4. BRAGA, M. S. S.. 24th World Congress of Political Science. 2016. (Congresso).. . 0.
    5. BRAGA, M. S. S.; CONTRERA, F. ; LEINE, P. ; CAVALCANTE, T.. II Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2016. Outro
    6. BRAGA, M. S. S.. I Workshop de Metodologia em Ciência Política da UFSCar. 2014. (Outro).. . 0.
    7. BRAGA, M. S. S.; AZEVEDO, F. ; CEPEDA, V.. II Semana de Pós-Graduação em Ciencia Política da UFSCar. 2014. Outro
    8. BRAGA, M. S. S.; CARREIRÃO, Yan de Souza ; VEIGA, L.. Coordenadora adjunta da Area Temática de Partidos e Representação. 2012. Congresso
    9. BRAGA, M. S. S.; VEIGA, L.. Coordenadora do Grupo de Trabalho Partidos e Sistemas Partidários. 2012. Congresso
    10. BRAGA, M. S. S.; LIMONGI, Fernando de Magalhães Papaterra ; MENEGUELLO, R. ; RANULFO, C. M. ; PALERMO, V. ; LANZARO, J.. Partidos e Representação na América Latina: balanço dos últimos 20 anos. 2012. Outro
    11. BRAGA, M. S. S.. Grupo de Trabalho: PARTIDOS, ELEIÇÕES E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA no III Fórum Nacional de Pós-Graduação em Ciência Política. 2011. (Outro).. . 0.
    12. BRAGA, M. S. S.; VEIGA, L.. GRUPO de TRABALHO: Partidos E Sistemas Partidários da ANPOCS. 2011. Congresso
    13. BRAGA, M. S. S.; RIBEIRO, P. F.. O Centenário de Sociologia dos Partidos Políticos de Robert Michels. 2011. Outro
    14. BRAGA, M. S. S.. Grupo de Trabalho: Elites e opinião pública na América do Sul no FOMERCO 2011. 2011. (Outro).. . 0.
    15. BRAGA, M. S. S.; VEIGA, L.. Partidos e Sistemas Partidários. 2010. Congresso
    16. BRAGA, M. S. S.; VEIGA, L.. Partidos e Sistemas Partidários. 2007. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52