Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Sylvia Iasulaitis

Professora da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Ciência Política (UFSCar), com estágio doutoral no exterior em Ciências da Informação realizado na Facultad de Ciéncias de la Información da Universidad Complutense de Madrid (SWE-CNPq), onde foi pesquisadora convidada. Foi Visiting Scholar no Internet Interdisciplinary Institute - IN3, instituto coordenado pelo prof. Dr. Manuel Castells em Barcelona. Foi pesquisadora em mobilidade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Possui as seguintes formações complementares: Social Network Analysis pela Universidade de São Paulo (USP); Computação Científica e Análise de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Inteligência Artificial e Ferramentas Avançadas de Ciência de Dados (Mackenzie) e Ciência de Dados - em andamento (FGV). Mestre em Ciências Sociais (UFSCar). Possui graduação, Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É líder do grupo de pesquisa Gênero e Redes Sociais; integra a Associação Internacional GIGAPP - Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas; participa do Grupo Espacios Deliberativos y Gobernanza Pública (GEGOP) do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO. Coordena a linha de pesquisa Internet e Novas Mídias Sociais do grupo de pesquisa CNPq Comunicação Política, Partidos e Eleições, do qual é vice-líder. Suas pesquisas recentes versam sobre Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, governança da Inteligência Artificial e sobre Estudos interseccionais e decoloniais sobre desigualdades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4226275371443693 (08/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518369
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Camaras de eco e Covid-19: medicao de homofilia no Twitter usando machine learning e SNA
      Descrição: Neste projeto investigamos o fenômeno da homofilia no Twitter concernente ao tema do Covid-19, em redes de vínculos recíprocos e não recíprocos. Utilizamos uma combinação de machine learning e SNA - Social Network Analysis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sylvia Iasulaitis - Integrante / Soong Moon Kang - Coordenador / Mariana Caravanti - Integrante.
      Membro: Sylvia Iasulaitis.
    2. 2017-2019. Analise interseccional da violencia escolar: percepcoes e comportamentos de estudantes no Ensino Medio
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo mapear percepções e comportamentos de estudantes no Ensino Médio no atinente ao conservadorismo político e de gênero. O objetivo é identificar relações de desigualdade e violência no ambiente escolar com base em diversos marcadores sociais. As desigualdades são analisadas articulando-se diversas marcas de diferenciação social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sylvia Iasulaitis - Coordenador. Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão - Bolsa.
      Membro: Sylvia Iasulaitis.
    3. 2016-2019. Interactivity and policy cycle within Electronic Participatory Budgeting: a comparative analysis
      Descrição: Participatory initiatives have increasingly used Information and Communication Technology, such as the Electronic Participatory Budgeting (ePB) to expand and improve participation. Th is research analyzes ePB platforms emphasizing interactivity aspects, as well as evaluating ? in political terms ? their functions regarding the dissemination of political information, sharing opinions, agenda-setting, and decision-making. Th is analysis examined the platforms? tools types of interactivity based on two variables: the level of the receiver?s control and communication direction. Th e research identifi ed ePB models and how the platforms? functions are connected to each of them. Th e study also recognized in which phases of the decision-making process and the policy cycle the electronic participation is more likely to occur. Case studies in a comparative perspective were used to understand the variety of experiences of ePB. The study analyzed the most recent ePB experiences in the municipalities selected: ? Amadora is a Portuguese city of 177,407 inhabitants. The city implemented the ePB in 2009; ? Braga is a Portuguese city of 181,800 inhabitants. The participatory budgeting was implemented in 2014; ? Madrid is the capital of Spain and has 3,174,000 inhabitants. The ePB was implemented in 2015; ? Paris is the capital of France and has 2,141,000 inhabitants. The ePB was implemented in 2014; ? Bristol is an English city with 535,907 inhabitants. The city adopts the participatory budgeting since 2010; ? Reykjavík is the capital of Iceland and has 122,853 inhabitants. The ePB was implemented in 2012; ? Hamburg is a German city with 1,810,000 inhabitants. The city implemented the ePB in 2006; ? New York is the most populous city in the US, with 8,623,000 inhabitants. The experience of participatory budgeting started in 2011; Fortaleza is a Brazilian city with 2,643,000 inhabitants. The city implemented the ePB in 2015; ? Rosario, in Argentina, has 1,198,528 inhabitants. The ePB was implemented in 2002; ? Porto Alegre is a Brazilian city with 1,409,000 inhabitants. The city implemented the ePB in 2001; ? Ipatinga is a Brazilian city with 257,315 inhabitants. Its experience with ePB started in 2001; ? Belo Horizonte is a Brazilian city with 2,500,000. The ePB was implemented in 2006.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sylvia Iasulaitis - Coordenador / NEBOT, Carmen Pineda - Integrante / Rafael Cardoso Sampaio - Integrante / SILVA, ELIELSON CARNEIRO DA - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Sylvia Iasulaitis.
    4. 2016-2019. Politicas Publicas para Combate a Violencia de Genero e Promocao da Autonomia de Mulheres Rurais
      Descrição: Os principais objetivos são: identificar políticas públicas de inclusão social e econômica que incluam as mulheres na gestão e na participação do desenvolvimento territorial e rural; produzir e difundir pesquisas e estudos que visem refletir sobre a promoção dos direitos igualitários entre mulheres e homens no meio rural; executar estratégias de desenvolvimento rural com igualdade de gênero por meio da parceria entre a instituição federal de ensino e organizações de mulheres em programas como o Territórios da Cidadania; desenvolver Comitês Territoriais de Mulheres, que busquem qualificar o acesso a políticas públicas e atuar com atividades de formação, mobilização e articulação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sylvia Iasulaitis - Coordenador / Aiane de Oliveira Vieira - Integrante / Larissa Leal - Integrante / Priscila de Jesus - Integrante / Beatriz Azevedo - Integrante / Enedina Ferreira - Integrante / Jader Oliveira - Integrante.
      Membro: Sylvia Iasulaitis.
    5. 2016-2018. Internet e discursos politicos misoginos
      Descrição: O objetivo é identificar e analisar o perfil dos discursos em relação à ex-presidente Dilma Rousseff que circularam em grupos e páginas de debate político do site de relacionamento social Facebook, focando o recorte de gênero. A hipótese trabalhada é de que inúmeros debates realizados na ambiência dos sites de relacionamentos sociais em relação à ex-presidente Dilma Rousseff foram marcados por flames, ou seja, discursos rudes e incivis, apresentando elementos de ódio, intolerância e violência simbólica, como a misoginia. Discursos presentes na sociedade, que antes eram ?abafados?, começaram a se tornar mais visíveis na Internet. Elementos de preconceito que são mais modulados na interação face a face eclodem com mais facilidade na Internet, que acaba por assumir um papel desvelador de preconceitos arraigados. Levantam-se algumas variáveis explicativas, tais como: a invisibilidade da audiência, a supressão espaço temporal, o anonimato e o uso de perfis fake, a existência de trolls e haters, os efeitos desinibidores, a não avaliação do impacto e valor social das palavras, a partir da falta de compreensão do contexto linguístico, ou seja, da falsa impressão de mera interação com uma tela.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sylvia Iasulaitis - Coordenador / Aiane de Oliveira Vieira - Integrante.
      Membro: Sylvia Iasulaitis.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfa da turma de Ciências Sociais, .. 2017.
      Membro: Sylvia Iasulaitis.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. Análise do discurso crítica, tempos de pandemia Teun van Dijk. 2020. (Seminário).
    2. Lives sobre ensino em ambientes virtuais de aprendizagem. 2020. (Encontro).
    3. Resiliência regional e inovação social: um percurso de pesquisa para uma transformação pós-pandemia. 2020. (Encontro).
    4. Audiência Pública "A pulverização aérea de agrotóxicos no estado de São Paulo".Os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos no estado de São Paulo. 2017. (Outra).
    5. Ciclo de Debates sobre Diversidade.Educação das relações de gênero no ambiente universitário. 2017. (Encontro).
    6. Cine Debate Lideps.Mulheres e Ciência. Debatendo o filme "Madame Curie".. 2017. (Outra).
    7. XIV Semana da Química. Perspectivas da Ciência no Brasil. 2017. (Congresso).
    8. II Jornada Internacional GEMINIS, Entretenimento Transmídia: Conteúdos Multiplataformas.A revolução será monitorada. 2016. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. IASULAITIS, SYLVIA. Workshop "Cem anos de solidão". Episódios para a série Netflix. 2019. (Outro).. . 0.
    2. Sandre, B. ; IASULAITIS, SYLVIA. Oficina de música para mulheres. 2017. Outro
    3. Sandre, B. ; IASULAITIS, SYLVIA. Curso de música para crianças. 2017. Outro
    4. IASULAITIS, Sylvia. Coordenadora do Grupo de Trabalho "Imagem, Opinião Pública e Democracia". 2013. (Congresso).. . 0.
    5. IASULAITIS, Sylvia. III Congresso da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2009. (Congresso).. . 0.
    6. IASULAITIS, Sylvia. Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar. 2008. (Outro).. . 0.
    7. IASULAITIS, Sylvia. Organização da participação dos pós-graduandos do Programa de Ciências Sociais da UFSCar no Encontro Anual da ANPOCS. 2007. (Outro).. . 0.
    8. IASULAITIS, Sylvia. IV SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2001. (Outro).. . 0.
    9. IASULAITIS, Sylvia. AULA MAGNA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52