Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Computação (DComp-So)

Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luciana Aparecida Martinez Zaina

Luciana Zaina é Professor Associada da Universidade Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba, sendo orientadora de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Ciência da Computação de Sorocaba e de São Carlos, respectivamente. Atualmente é membro do comitê gestor de Interação-Humano Computador (IHC) ligado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação - Bauru pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo. Em 2008, recebeu o título de doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, propôs um modelo para recomendação de objetos de aprendizagem relacionados ao perfil do estudante. Ainda durante o doutorado, fez parte de projetos de pesquisa ligados à indústria de desenvolvimento de software e atuou como docente de programas de MBA de TI da USP. Desde 2010 vem atuando em projetos de pesquisa que envolvem os temas user experience (UX), métodos ágeis de software, UX em mobile apps e acessibilidade universal no desenvolvimento de software, com fomento da FAPESP. De 2013 a 2016 coordenou um projeto com fomento da indústria de software cujo objetivo era obter melhorias no design de interação de sistemas ERP. Em 2017-2018 foi pesquisadora visitante na The Open University, Inglaterra, supervisionada pela Professor Helen Sharp, conduziu investigações na indústria sob o tema comunicação sobre user experience em equipes ágeis de software. Desde que retornou da Inglaterra tem atuado em parceria com startups de software realizando investigações sobre como a UX é tratada nessas empresas. Recebeu prêmios e indicações de melhor trabalho em eventos científicos nacionais e internacionais na área de IHC, Engenharia de Software e Informática na Educação. Participa de comitês de programa de conferências nacionais e internacionais, é revisora de periódicos nacionais e internacionais, organizou trilhas em eventos nacionais e foi coordenadora de programa do IHC 2017. Atualmente é membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). Coordena atividades de extensão ligadas a disseminação de conhecimentos tecnológicos nas áreas de IHC e Engenharia de Software. É coordenadora do projeto C2Y! (Computing to You!), que possui o selo de qualidade da SBC, e tem por objetivo levar o Pensar da Computação para grupos diversos da sociedade. É líder do grupo de pesquisa LERIS (Laboratório de Estudos em Redes, Inovação e Software) e coordena a célula do grupo que desenvolve trabalhos sobre UX. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0192085115595443 (02/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32297422 URL da Homepage: http://www.uxleris.sor.ufscar.br/lzaina/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Towards a multi-dimensional framework to put UX into action in software startups
      Descrição: Software startups are companies that develop innovative software products in environments of time-pressure and lack of resources. Often, software teams present difficulties in setting software practices in the fast-paced environment of startups. Recently, user experience (UX) has become a relevant aspect of software development. However, software teams in startups have struggled on how using UX information available or even what UX information they are relevant to support the software development. The complexity of using UX increases when it is considered that work in startups carries on in two different life cycle stages which run in parallel, i.e. learning process and development process. The learning process follows the lean startups' principle and aims to minimise project risk and get teams building and learning quickly. On the other hand, the development process focuses on the steps to build the software. These different stages can impact not only what UX work should be done, but also which UX practices are adopted for each stage. Moreover, startups change their processes frequently, and so they need an approach that allows them to consider different dimensions (i.e. practices, process, technology, principles, people) when they are choosing the suitable UX information and practices to use. This project aims to develop a multi-dimensional framework that aids the startups in optimising the integration of UX activities in the daily work of their software teams. Additionally, this project concerns on delivering the framework in a form that could be better for the software practitioners understanding and put the UX in practice in their daily work. To achieve the project aim, we will carry out empirical studies in software startups to collect qualitative data. Grounded theory will guide our research process by suggesting the data collection and analysis steps so that we can identify concepts in our data that are relevant to startups, and uncover their relationships in an iterative process. We will evaluate the framework in two steps. First, we will interact with the startups to validate the dimensions of the framework and potential formats for communicating their contents. After, we will observe the use of the framework in the startups for 2 months.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Joelma Choma - Integrante / HELEN SHARP - Integrante / Cleidson Ronald Botelho de Souza - Integrante / Leonor Barroca - Integrante / Jullia Gabriela de Oliveira Saad - Integrante / Suéllen Rodolfo Martinelli - Integrante / Leticia dos Santos Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    2. 2018-Atual. CONFAP - FAPESP - UK Academies: Towards a framework for improving communication about UX within software teams in start-ups
      Descrição: Software development in startups is driven by practices that need to be constantly changed to accommodate time-pressure and lack of resources issues. Often, software teams present difficulties in setting software practices in the fast-paced environment of startups. Recently, user experience (UX) has become a relevant aspect of software development. Sometimes, in startups, the concerns with UX are combined with the business strategy which turns much important the communication about UX. However, software teams have struggled on using UX methods and techniques. The communication about UX ends up being focused on informal aspects. Taking into account the questions above, we identify the opportunity of elaborating a project with the aim of exploring communication about UX within software teams in startups. However, the ideas for this future project are still at an early stage and demands for different expertise regarding communication and collaboration in software teams as well as in UX. This proposal aims to establish a partnership between Brazilian and British researchers to enable the elaboration of a research project to be submitted to the regular line of FAPESP. To support the future project elaboration, during the British researcher visit, the researchers will have meetings in two startups and will work in collaboration to discuss challenges previously found in the literature. At the same period, the researchers will work on the writing of the future project. The future project intends to propose a framework from which software teams working in startups can choose and adapt artefacts and tools that assist the communication about UX.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / HELEN SHARP - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    3. 2018-Atual. Research Visiting Fellow - Communication and collaboration to support agile teams in UX work
      Descrição: Handling UX aspects during software development have been explored by several works in recent years. In the context of agile methods, many challenges to align the practices of UX to the agile have been faced by the agile teams. In order to overcome these challenges, some studies have posed proposals regarding the integration of UX to agile practices. However, little has been investigated about how UX aspects are effectively informed by members of an agile team. That is, how these aspects are represented and communicated by the team's members in their workplace daily. Considering that the team communication is a key value in agile methods, this project aims to conduct an ethnographic study on how the communication of the decisions about UX aspects in an agile team happens. The focus of this project is in uncovering what forms are adopted by the team and how they are used to inform the UX aspects. In this way, the understanding on how information of UX aspects flow through the development process can be achieved. In addition, the findings of this project can unfold insights about new challenges around the communication issues in agile teams to be explored in the future.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / HELEN SHARP - Integrante / Leonor Barroca - Integrante.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    4. 2017-2018. An ethnographic study on the communication of decisions about UX aspects in an agile team
      Descrição: Research Fellowships Abroad. Handling UX aspects during software development have been explored by several works in recent years. In the context of agile methods, many challenges to align the practices of UX to the agile have been faced by the agile teams. In order to overcome these challenges, some studies have posed proposals regarding the integration of UX to agile practices. However, little has been investigated about how UX aspects are effectively informed by members of an agile team. That is, how these aspects are represented and communicated by the team's members in their workplace daily. Considering that the team communication is a key value in agile methods, this project aims to conduct an ethnographic study on how the communication of the decisions about UX aspects in an agile team happens. The focus of this project is in uncovering what forms are adopted by the team and how they are used to inform the UX aspects. In this way, the understanding on how information of UX aspects flow through the development process can be achieved. In addition, the findings of this project can unfold insights about new challenges around the communication issues in agile teams to be explored in the future.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / HELEN SHARP - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    5. 2016-Atual. Design e avaliacao de artefatos para suporte do desenvolvimento de software com foco em aspectos de experiencia do usuario
      Descrição: Os desafios sobre o design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software e que incorporem os aspectos de experiência do usuário em seu desenvolvimento têm sido amplamente estudados nos últimos anos. Embora diversas contribuições tenham surgido, muitos dos desafios nessa área foram sendo modificados em decorrência da maturidade que as metodologia e técnicas de engenharia de software foram adquirindo. Este projeto tem como objetivo realizar estudos sobre o uso e design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software com foco na experiência do usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Vitor Casadei - Integrante / Tiago Silva da Silva - Integrante / Hashim Iqbal Chunpir - Integrante / Larissa Albano Lopes - Integrante / Eduardo Gouveia Pinheiro - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Integrante / Toni Granollers - Integrante / Giulia de A. Cardieri - Integrante / Maylon Pires Macedo - Integrante / José Michel Fogaça Vieira - Integrante. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 8
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: Os desafios sobre o design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software e que incorporem os aspectos de experiência do usuário em seu desenvolvimento têm sido amplamente estudados nos últimos anos. Embora diversas contribuições tenham surgido, muitos dos desafios nessa área foram sendo modificados em decorrência da maturidade que as metodologia e técnicas de engenharia de software foram adquirindo. Este projeto tem como objetivo realizar estudos sobre o uso e design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software com foco na experiência do usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Tiago Silva da Silva - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Integrante / Toni Granollers - Integrante.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    6. 2015-2017. Analise e Implementacao de Metodos de Avaliacao de Usabilidade em Contextos Ageis de Desenvolvimento de Software
      Descrição: A importância crescente dos sistemas de computação no cotidiano de todos tem resultado em um esforço inerentemente multidisciplinar no que diz respeito ao desenvolvimento de software. Isto traz à tona a questão de como desenvolver sistemas interativos de forma que possam melhor aproveitar as perspectivas, práticas e bases de conhecimento de diferentes áreas. As áreas de Interação Humano-Computador e Engenharia de Software, por exemplo, tradicionalmente são tratadas de forma separada, assim, os métodos e técnicas de uma não são conhecidos de forma aprofundada na outra. A popularidade e adoção contínua dos Métodos Ágeis de desenvolvimento - ES - juntamente com o crescimento da conscientização sobre a importância de uma boa Experiência de Usuário - IHC - fez surgir a necessidade de integrar estas duas áreas. Entretanto, o Desenvolvimento Ágil possui uma cultura distinta que, à primeira vista, parece entrar em conflito com o Design Centrado no Usuário - processo de design de IHC. Assim, a integração destas duas áreas torna-se um grande desafio. Neste sentido, este projeto de pesquisa visa a integração destas duas áreas - IHC e ES , no que tange ao Desenvolvimento Ágil e ao Design Centrado no Usuário, propondo a extensão e validação de um framework apresentado na tese de Doutorado do proponente, focalizando, principalmente, a atividade de Avaliação de Usabilidade. A validação deste projeto baseia-se em uma metodologia empírica para introdução de processo de software na indústria a qual será implementada em empresas parceiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Tiago Silva da Silva - Coordenador / Fábio Fagundes Silveira - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Milene Selbach Silveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    7. 2014-2016. Uma Linha de Produtos de Software para Intensificar o Desenvolvimento de Museus Virtuais com Interacao Multimodal
      Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Andreia Damasio de Leles - Integrante / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem - Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter - Integrante / Monique Spessoto Ribeiro - Integrante / Gabriel Cruz Ferreira - Integrante / Guilherme José Carvalho Gois - Integrante / Marcello Acar - Integrante / Danilo Carmargo Bueno - Integrante / Gabriel de Paula e Lima - Integrante / Elisa Marques de Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 5
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem - Integrante / Andreia Damasio de Leles - Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter - Integrante / Natalia Guilherme Assis da Silva - Integrante / Monique Spessoto Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    8. 2013-2016. Design da Interacao do Usuario para Sistemas ERP
      Descrição: Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são adotados por diversos segmentos do mercado produtivo nacional e internacional. Seu principal objetivo é integrar os dados, informações e processos de uma empresa em um sistema único. Um dos problemas enfrentados atualmente pelos sistemas ERP é seu fraco design da interação comprometendo sua Usabilidade. O objetivo deste projeto é investigar as características das interações em sistemas ERP e propor um processo de design da interação que seja aderente aos processos de Engenharia de Software, onde as disciplinas que norteiam o desenvolvimento de Interfaces Humano-Computador sejam empregadas para melhorar a usabilidade dos sistemas ERP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Joelma Choma - Integrante / Daniela Beraldo - Integrante / QUINTALE, DIEGO - Integrante. Financiador(es): Empresa privada - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    9. 2012-2014. Uma Plataforma de Cidades Inteligentes baseada na Internet das Coisas
      Descrição: Hoje em dia a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é aplicada visando resolver os principais problemas comuns que as cidades em todo o mundo estão lidando, tais como transporte, segurança pública, energia, saúde, educação, água, catástrofes naturais, dentre outras. A junção de TICs com as infraestruturas e serviços de uma cidade a transforma gradativamente em uma Cidade Inteligente. Estas tecnologias emergentes, a Internet e uma gama de sensores que transformam os objetos do dia-a-dia em objetos inteligentes, permitem que a Internet das Coisas auxilie no processo de tornar as cidades mais inteligentes. Assim, a Internet das Coisas vem para auxiliar no processo de tornar as Cidades Inteligentes mais viáveis. Neste sentido, este projeto pretende investigar, propor, desenvolver e validar uma plataforma para cidades inteligentes baseada na internet das coisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Alexandre Alvaro - Coordenador / Fábio Verdi - Integrante / Kiev Santos da Gama - Integrante / silvio romero de lemos meira - Integrante / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: Hoje em dia a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é aplicada visando resolver os principais problemas comuns que as cidades em todo o mundo estão lidando, tais como transporte, segurança pública, energia, saúde, educação, água, catástrofes naturais, dentre outras. A junção de TICs com as infraestruturas e serviços de uma cidade a transforma gradativamente em uma Cidade Inteligente. Estas tecnologias emergentes, a Internet e uma gama de sensores que transformam os objetos do dia-a-dia em objetos inteligentes, permitem que a Internet das Coisas auxilie no processo de tornar as cidades mais inteligentes. Assim, a Internet das Coisas vem para auxiliar no processo de tornar as Cidades Inteligentes mais viáveis. Neste sentido, este projeto pretende investigar, propor, desenvolver e validar uma plataforma para cidades inteligentes baseada na internet das coisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Coordenador / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Integrante / Kiev Gama - Integrante / Fabio Luciano Verdi - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
      Membro: Alexandre Alvaro.
    10. 2011-2015. DataExplorer: Uma nova abordagem para analise de agrupamento
      Descrição: Descrição: Este projeto se refere ao desenvolvimento de uma nova abordagem para análise de agrupamento que possibilite a obtenção de uma variedade maior de clusters com potencial de fornecer informações úteis aos especialistas se comparadas com as técnicas tradicionais e mesmo com as mais recentes como ensembles de agrupamento e as estratégias multi-objetivo. A idéia é que se obtenha todos os (ou a maioria dos) clusters relevantes presentes em um determinado conjunto de dados, independente da estrutura mais complexa a que eles pertençam (ex. uma partição), em que nível de refinamento ou mesmo em que sub-espaço dos dados ocorram... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Tiemi Christine Sakata - Integrante / Fabio L Verdi - Integrante / Katti Faceli - Coordenador / Marcílio Carlos Pereira de Souto - Integrante / Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    11. 2010-2015. Aprendizagem eletronica colaborativa na Web 2.0
      Descrição: As atividades colaborativas têm sido parte do cotidiano das pessoas desde o passado remoto. Porém, a Web 2.0 e as redes sociais online tem motivado diversas áreas do conhecimento a concentrarem seus esforços no desenvolvimento de ambientes que estimulem ainda mais o trabalho colaborativo. Dentre as diversas áreas pode-se destacar a de aprendizagem eletrônica (e-learning) que tem emergido como uma solução não só para atender o ensino a distância como também dar suporte a diversas atividades presenciais. A aprendizagem colaborativa online pode ser vista uma estratégia de ensino-aprendizagem que permite que os atores envolvidos (alunos e docentes) possam determinar soluções para problemas e compartilhar percepções e entendimentos de forma que estes alicercem a construção do conhecimento. A utilização da Web como plataforma para busca de conteúdos e materiais tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos. A interface disponível para busca e os mecanismos de atualização destas interfaces são primordiais para a motivação do aluno em interagir com um ambiente. A Web 2.0 surge como um conceito cujo objetivo é fazer com que o ambiente online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização do conteúdo. Aplicações classificadas como Web 2.0 atendem um conjunto de princípios que a caracterizam. Dentre estes princípios pode-se destacar o uso da inteligência coletiva (o usuário agora passa a fazer parte do processo de elaboração do conteúdo) e a experiência rica do usuário(oferecer a sensibilidade, recursos e funcionalidades que se aproximam das aplicações desktop). O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar e produzir mecanismos e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento e a utilização de ambientes de aprendizagem eletrônica na Web 2.0. Dentre as linhas de interesse pode-se destacar: as redes sociais, desenvolvimento de interfaces com o usuário e desenvolvimento para dispositivos móveis. Este projeto possui intersecções com os projetos: quot;Des. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Fabio L Verdi - Integrante / Katti Faceli - Integrante / Alexandre Alvaro - Integrante / Guilherme Martins Torres - Integrante / Anderson Roque do Amaral - Integrante / Renan Lordello de Aguiar - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 8
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    12. 2009-2016. Desenvolvimento de software para aplicacoes ubiquas
      Descrição: A adaptação de sistemas de software de acordo com as necessidades de interação do tem sido explorado nos últimos anos. Além da interação do usuário outro ponto fundamental está relacionado ao ambiente em que o usuário está inserido no momento da interação. A diversidade e heterogeneidade de dispositivos caracterizam a computação ubíqua. A computação ubíqua surgiu como o paradigma da Computação que tem por finalidade disponibilizar recursos e serviços a qualquer hora e em qualquer lugar, o que traz alguns desafios para a área de desenvolvimento de software. Dentre os desafios está permitir que o comportamento de aplicação seja configurável de acordo com o contexto em que a aplicação está inserida. É fundamental prover a área de desenvolvimento de software com mecanismos e ferramentas que permitam às aplicações trabalharem com ciência de contexto, dando flexibilidade para planejamento das variações que a aplicação pode ter durante sua execução. As aplicações ubíquas integram um tipo de domínio onde é possível adotar as abordagens de reúso de software, pois apresentam a necessidade de adaptação das aplicações de acordo com o contexto de execução, fomentando a necessidade se criar mecanismos que permitam reutilizar os artefatos para diferentes contextos. O objetivo deste projeto de pesquisa é produzir mecanismos e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento de software que possam atender a computação ubíqua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Yeda Regina Venturine - Integrante / Fabio L Verdi - Integrante / José Fernando Rodrigues Júnior - Integrante / Katti Faceli - Integrante / Guilherme Augusto da Cruz Baldo - Integrante / Gabriel Silva Sorrentino - Integrante / Cauê Roberto Paiva Moresi - Integrante / Diego Heitzmann Quintale - Integrante / Alexandre Alvaro - Integrante / Ricardo Roberto Leme - Integrante / Ricardo Pezzotti Schefer - Integrante. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 10
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    13. 2009-2012. Comunicacao Colaborativa: Estudo e Desenvolvimento de uma Arquitetura Sensivel ao Contexto para Aplicacoes Moveis
      Descrição: A diversidade de dispositivos disponíveis atualmente nos faz perceber uma tendência#10;cada vez maior de que a miniaturização e a ubiqüidade já fazem parte da nossa vida#10;cotidiana. A Internet, quando concebida há quase 40 anos atrás, não imaginava prover a conectividade global das mais diferenciadas ilhas de aplicações e conteúdos espalhados ao redor do planeta. Estas ilhas de aplicações não somente acessam informações através da Internet mas também estão adquirindo vida própria tornando a comunicação e interação cada vez mais localizada. Neste sentido, o termo comunicação colaborativa surge para representar as mais variadas formas de interação realizadas através dos dispositivos hoje disponíveis (PDAs, laptops, smartphones, etc.) em um escopo local. Exemplos deste tipo de cenário incluem a interação dos dispositivos para troca de conteúdos (músicas, filmes, arquivos, etc.), comunicação par-a-par e comunicação oportunística (redes de sensores e veiculares). Este projeto tem como objetivo investigar a comunicação colaborativa e entender os aspectos de interoperabilidade dos dispositivos levando-se em conta as diferentes aplicações e seu uso em cenários reais. Pretende-se estudar as diferentes tecnologias de comunicação incluindo Bluetooth e Wi-Fi e como tais tecnologias podem ser usadas para implementação de situações colaborativas. O projeto também tem como meta realizar experimentos reais no campus da Universidade Federal de São Carlos sediada em Sorocaba, estimulando os alunos do curso de Ciência da Computação a investirem na linha de pesquisa relacionada com comunicação colaborativa. Processo Num. 501192/2009-3. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Yeda Regina Venturine - Integrante / Fabio L Verdi - Coordenador / Gabriel Silva Sorrentino - Integrante / Tiago Pasqualini da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: A diversidade de dispositivos disponíveis atualmente nos faz perceber uma tendência cada vez maior de que a miniaturização e a ubiqüidade já fazem parte da nossa vida cotidiana. A Internet, quando concebida há quase 40 anos atrás, não imaginava prover a conectividade global das mais diferenciadas ilhas de aplicações e conteúdos espalhados ao redor do planeta. Estas ilhas de aplicações não somente acessam informações através da Internet mas também estão adquirindo vida própria tornando a comunicação e interação cada vez mais localizada. Neste sentido, o termo comunicação colaborativa surge para representar as mais variadas formas de interação realizadas através dos dispositivos hoje disponíveis (PDAs, laptops, smartphones, etc.) em um escopo local. Exemplos deste tipo de cenário incluem a interação dos dispositivos para troca de conteúdos (músicas, filmes, arquivos, etc.), comunicação par-a-par e comunicação oportunística (redes de sensores e veiculares). Este projeto tem como objetivo investigar a comunicação colaborativa e entender os aspectos de interoperabilidade dos dispositivos levando-se em conta as diferentes aplicações e seu uso em cenários reais. Pretende-se estudar as diferentes tecnologias de comunicação incluindo Bluetooth e Wi-Fi e como tais tecnologias podem ser usadas para implementação de situações colaborativas. O projeto também tem como meta realizar experimentos reais no campus da Universidade Federal de São Carlos sediada em Sorocaba, estimulando os alunos do curso de Ciência da Computação a investirem na linha de pesquisa relacionada com comunicação colaborativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fabio Luciano Verdi - Coordenador / Luciana Zaina - Integrante / Yeda Venturini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Luciano Verdi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Best Paper Candidate of IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), IEEE.. 2019.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    2. 2o Lugar no Concurso de Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) - mestrado - coorientadora do trabalho, SBC.. 2019.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    3. Melhor Poster do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019), SBC.. 2019.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    4. Visiting Fellow, The Open University - Reino Unido.. 2019.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    5. 3o. melhor artigo da trilha de pesquisa - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software – SBES 2018, SBC.. 2018.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    6. Visiting Fellow, The Open University - Reino Unido.. 2018.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    7. Entre os três melhores artigos da trilha de IHC e Educação do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos Computacionais – IHC 2016,, SBC.. 2017.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    8. 3o. Melhor Artigo do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), SBC.. 2016.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    9. 1o. Lugar na Competição de Avaliação em IHC na Categoria Graduação no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), SBC.. 2016.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    10. Artigo completo classificado entre os 5 melhores artigos do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software 2015 - SBES, SBC.. 2015.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    11. Best Paper Award in 16th International Conference on Distributed Multimedia Systems, Organized by Knowledge Systems Institute, USA... 2010.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. 11th ACM SIGCHI Symposium on Engineering Interactive Computing Systems.PWA-EU: Extending PWA Approach for Promoting Customization based on User Preferences. 2019. (Simpósio).
    2. 8th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion. Supporting the Development of Social Networking Mobile Apps for Deaf Users. 2018. (Congresso).
    3. XP 2019 - 19th International Conference on Agile Software Development. Using UxD artefacts to support the writing of user stories: findings of an empirical study with agile developers. 2018. (Congresso).
    4. XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Guidelines for Developing Social Networking Mobile Apps to Deaf Audience. 2018. (Congresso).
    5. XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering. he contribution of non-technical stakeholders on the specification of UX requirements.. 2018. (Congresso).
    6. Agile Business Conference. 2017. (Congresso).
    7. 15th International Conference on WWW/Internet 2016. Intensifying the development of web-based virtual museums for e-learning domain. 2016. (Congresso).
    8. 17th International Conference on Informatics and Semiotics in Organizations. 2016. (Congresso).
    9. 7º Workshop Brasileiro de Metodologias Ágeis. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    10. Workshop de Computação Desplugada - Conhecendo a Criptografia.VIII Semana da Computação e Tecnologia. 2016. (Encontro).
    11. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2016. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    12. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    13. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Um estudo exploratório comparativo sobre adaptação Web móvel em frameworks front-end na perspectiva dos usuários finais. 2016. (Simpósio).
    14. XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    15. Bett Brasil e Educar 2015. Examinando a Aprendizagem em Dispositivos Móveis: um Novo Paradigma para Educação. 2015. (Congresso).
    16. Bett Brasil e Educar 2015. Qual é o impacto das redes sociais na educação? Uma parceria aluno-professor a favor da aprendizagem e da disseminação do conhecimento. 2015. (Congresso).
    17. IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.Comitê de Programa. 2015. (Seminário).
    18. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Uma Linha de Produto de Software para Construção de Museus Virtuais para Aprendizagem. 2015. (Simpósio).
    19. Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação.A natureza interdisciplinar do ensino de IHC. 2015. (Simpósio).
    20. Startup Weekend Education Sorocaba.Juri dos trabalhos para escolha da startup. 2015. (Outra).
    21. Women Techmakers.Oportunidades de pesquisa na Ciência da Computação - campus Sorocaba. 2015. (Encontro).
    22. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2015.Comitê de Programa. 2015. (Oficina).
    23. XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.membro da banca avaliadora do Workshop de Teses e Dissertações. 2015. (Simpósio).
    24. XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas ComputacionaisC).Comitê de Programa de Artigos Completos. 2015. (Simpósio).
    25. XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa Artigos Completos e Resumidos. 2015. (Simpósio).
    26. 3rd LTEC Workshop.Can the Online Social Networks Be Used as a Learning Tool? A Case Study in Twitter. 2014. (Simpósio).
    27. III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. 2014. (Simpósio).
    28. LA-WEB 2014. Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    29. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2014.Comitê de Programa. 2014. (Seminário).
    30. XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. The Present and Future of Educational Background on HCI: actions of the Academy and the Software Market. 2014. (Congresso).
    31. XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionaisais. Membro da Banca Avaliadora da Competição de Avaliação. 2014. (Congresso).
    32. XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas ComputacionaisC).Comitê de Programa - Artigos Resumidos e Competição de Avaliação em IHC. 2014. (Simpósio).
    33. XI SCELMA - Semana de Comércio Exterior, Logística e Meio Ambiente - FATEC.Sustentabilidade e TI: Muito além do TI verde. 2014. (Encontro).
    34. XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa. 2014. (Simpósio).
    35. 65a. Reunião Anual da SBPC.Comitê avaliador. 2013. (Encontro).
    36. Semana da Informática da ETEC Fernando Prestes.Experiência do Usuário - porque precisamos de softwares mais interativos. 2013. (Encontro).
    37. WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação. Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: uma Experiência na Computação. 2013. (Congresso).
    38. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2013. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    39. XII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humano-Computador (IHC 2013).O Ensino de IHC Potencializando Ideias Empreendedoras. 2013. (Simpósio).
    40. XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2013. (Simpósio).
    41. XIX Simpósio Brasileiro de Web e Multimídea - Webmedia.Comitê de Programa do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica. 2013. (Simpósio).
    42. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Avaliador da Mostra de Software em Informática na Educação (MSIE). 2012. (Congresso).
    43. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012). Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    44. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012).n Approach for Supporting P2P Collaborative Communication Based on Learning Profile. 2012. (Simpósio).
    45. XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2012. (Simpósio).
    46. 18a. Semana de Tecnologia da Fatec Sorocaba.Sustentabilidade e TI: muito além do TI Verde. 2011. (Simpósio).
    47. CBSoft. 2011. (Congresso).
    48. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações. 2011. (Simpósio).
    49. 28th ACM International Conference on Design of Communication. Model Driven RichUbi - A Model Driven Process for Building Rich Interfaces of Context-Sensitive Ubiquitous Applications. 2010. (Congresso).
    50. 62a. Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Revisora de Trabalhos. 2010. (Encontro).
    51. 7o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2010. (Congresso).
    52. IADIS Informatics 2010 Conference. Participação do Comitê Científico. 2010. (Congresso).
    53. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações. 2010. (Congresso).
    54. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2010. (Congresso).
    55. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2010. (Simpósio).
    56. Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social. 2010. (Outra).
    57. 6o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2009. (Congresso).
    58. 6o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2009. (Congresso).
    59. IADIS International Conference WWW/Internet 2009. Learning Objects Retrieval From Contextual Analysis Of User Preferences To Enhance E-Learning Personalization. 2009. (Congresso).
    60. I Encontro Nacional de Informática e Educação - ENINED 2009.Participação do Comitê Científico. 2009. (Encontro).
    61. Semana de Tecnologia da Fatec - Itu.Desenvolvimento de Linha de Produto para Computação Ubíqua. 2009. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. ZAINA, L. A. M.; PEREIRA, R. ; CRUZ, K. ; MELEGATI, J. ; SILVEIRA, S. A. M. ; MARTINELLI, S. R. ; SAAD, J. G. O. ; MARQUES, E.. Um papo sobre startup, desenvolvimento e competências no time e maturidade do negócio. 2020. Outro
    2. ZAINA, L. A. M.. SeCoT 2017 - IX Semana da Computação Tecnologia. 2017. (Outro).. . 0.
    3. ZAINA, L. A. M.; ALVARO, A. ; SAKATA, T. C.. SeCoT 2011 - III Semana da Computação Tecnologia: Computação e Sustentabilidade. 2011. Outro
    4. ALVARO, A. ; ZAINA, L. A. M. ; OIWAKA, M. K. ; KON, F. ; GEROSA, M. A. ; GOLDMAN, A.. V Workshop para Introdução do Reúso de Software em Empresas. 2010. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Luciana Aparecida Martinez Zaina ⇔ Fabio Luciano Verdi (6.0)
      1. VERDI, FABIO LUCIANO ; OLIVEIRA, HELIO TIBAGI DE ; SAMPAIO, LEOBINO N. ; ZAINA, LUCIANA A. M.. Usability Matters: A Human-Computer Interaction Study on Network Management Tools. IEEE Transactions on Network and Service Management. v. 17, p. 1865-1878, issn: 1932-4537, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4 (IEEE eTransactions on Network and Service Management)
      2. ZANETTI, PEDRO F. ; Zaina, Luciana A.M. ; VERDI, FÁBIO L.. An approach for supporting P2P mobile collaborative communication to suggest learning objects based on learning profile. International Journal of Learning Technology. v. 8, p. 41-60, issn: 1741-8119, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4 (International Journal of Learning Technology (Print))
      3. OLIVEIRA, H. T. ; ZAINA, L. A. M. ; SAMPAIO, L. ; VERDI, F. L.. Estudo sobre características de administradores de redes de computadores no Brasil para identificação e elaboração de personas. Em: XXXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, v. 35, p. 688-701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2 (Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos)
      4. ZANETTI, P. F. ; ZAINA, L. ; Verdi, Fábio Luciano. An Approach for Supporting P2P Collaborative Communication Based on Learning Profile. Em: Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012), v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012))
      5. QUINTALE, D. H. ; BONFATTI, A. L. ; ZAINA, L. A. M. ; VERDI, F. L.. Modelagem de interfaces ricas cientes de contexto na Web 2.0 para plataforma Android. Em: Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica do Webmedia, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica do Webmedia)
      6. ZANETTI, P. F. ; PASQUALINI, T. ; ZAINA, L. ; VERDI, F. L.. Uma Arquitetura Sensível ao Contexto para Aplicações Móveis Colaborativos. Em: XII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho - Workshop de Iniciação Científica (WSCAD-WIC 2011), 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4 (Simpósio em Sistemas Computacionais)

    • Luciana Aparecida Martinez Zaina ⇔ Tiemi Christine Sakata (5.0)
      1. CASTRO, ELISA M. ; SAKATA, TIEMI C. ; ZAINA, LUCIANA A. M.. Explorando o potencial da interação NUI em um jogo de pensamento computacional para crianças. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 27, p. 140, issn: 1414-5685, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3 (Revista Brasileira de Informática na Educação)
      2. BERTO, LETÍCIA MARA ; Zaina, Luciana Aparecida Martinez ; SAKATA, TIEMI CHRISTINE. Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 27, p. 01, issn: 2317-6121, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3 (Revista Brasileira de Informática na Educação)
      3. CASTRO, ELISA ; SAKATA, TIEMI ; ZAINA, LUCIANA. Playing a Computational Thinking Game using Hand Gestures. Em: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), p. 105-109, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1 (ICALT)
      4. MARTINELLI, SUÉLLEN ; ZAINA, L. A. M. ; SAKATA, T. C.. MultiTACT: Uma abordagem para a construção de atividades de ensino multidisciplinares para estimular o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I. Em: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1063, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação)
      5. MARTINELLI, SUÉLLEN ; ZAINA, LUCIANA ; SAKATA, TIEMI. O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 509-518, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXIV Workshop de Informática na Escola)

    • Luciana Aparecida Martinez Zaina ⇔ Alexandre Alvaro (4.0)
      1. ZAINA, LUCIANA A.M. ; ÁLVARO, ALEXANDRE. A design methodology for user-centered innovation in the software development area. The Journal of Systems and Software. v. 110, p. 155-177, issn: 0164-1212, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. LOPES, L. A. ; PINHEIRO, E. G. ; ZAINA, LUCIANA A.M. ; ALVARO, Alexandre. A interdisciplinaridade entre a Interação Humano Computador e os Métodos Ágeis na visão dos estudantes. Em: VII Workshop sobre Educação em IHC - WEIHC 2016, p. 7-12, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII Workshop sobre Educação em IHC - WEIHC 2016)
      3. ZAINA, L. A. M. ; ALVARO, ALEXANDRE ; MELO, P. H. F.. The Present and Future of Educational Background on HCI: actions of the Academy and the Software's Market. Em: Grandes Desafios de Pesquisa em IHC no Brasil (em conjunto com XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC), v. 1, p. 465-468, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4 (Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais)
      4. ZAINA, L. A. M. ; ALVARO, ALEXANDRE. Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: uma Experiência na Computação. Em: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação, v. 1, p. 580-589, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação)

    • Luciana Aparecida Martinez Zaina ⇔ Tiago Agostinho de Almeida (2.0)
      1. TORRES, G. M. ; ZAINA, L. A. M. ; AGOSTINHO, T. A.. Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem. Revista Brasileira de Computação Aplicada. v. 5, p. 85-95, issn: 2176-6649, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B5
      2. TORRES, G. M. ; ZAINA, L. A. M. ; AGOSTINHO, T. A.. Aprendizagem em Redes Sociais: Uma Análise de Dados do Twitter. Em: Workshop de Iniciação Científica do 18o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia'12), p. 1-4, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Workshop de Iniciação Científica do 18o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia'12))

    • Luciana Aparecida Martinez Zaina ⇔ Katti Faceli (1.0)
      1. ZAINA, L. A. M. ; Faceli, Katti. A Sustentabilidade como Componente Curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Em: XIX Workshop sobre Educação em Computação, p. 1584-1593, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XIX Workshop sobre Educação em Computação)




Data de processamento: 12/10/2020 17:50:52