Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Computação (DComp-So)

Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alexandre Alvaro

Alexandre Alvaro é Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009) com período sanduiche na Mälardalen Univesity / /Sweden at School of Innovation, Design and Engineering. Participou de processo de aceleração na Flextronics Institute of Technology (FIT), no Wayra-Telefonica e no Startup Network da Endeavor. Avaliador de startups de diversos programas como Startup Brazil, CESAR.Labs, SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) and Hubiz Inova Sorocaba. Foi orientador do Programa Agente Local de Inovação (ALI/SEBRAE) e é assessor Ad-hoc do Programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP. Foi selecionado para ser Fellow do Leaders in Innovation, promovido pela Royal Academy of Engineering e Oxford University. Atualmente é prof. Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Sorocaba e cofounder da SmarToys. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9929982894313130 (15/05/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil URL da Homepage: http://www.alealvaro.com
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2018-2020. Sistema de Monitoramento Georreferenciado para Jogadores de Futebol (PIPE Fase II)
      Descrição: A One Sports tem como objetivo desenvolver uma plataforma completa de soluções que visam maximizar a performance esportiva, nas dimensões física e tática.Especialmente desenvolvidas para esportes e atletas de alta performance, as soluções da One Sports são baseadas nas principais tecnologias de ponta da atualidade. GPS, ?wearables?, IoT, Big Data são todas tecnologias emergentes que a One Sports aplica de forma pioneira no campo dos esportes. Tudo isso para prepará-lo para se superar, para que você também seja #1!. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Paulo Tadeu de Camargo - Integrante / Fernando Hiroshi Endo - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    2. 2017-2019. Brinquedos Conectados Inteligentes (PIPE Fase II)
      Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é estudar o desenvolvimento de protótipos dos primeiros brinquedos conectados inteligentes genuinamente brasileiros, com expertise e tecnologia 100% nacionais, inclusive publicando ao mercado um portfólio de projetos de brinquedos prontos para comercialização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Paulo Tadeu de Camargo - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    3. 2016-2017. Sistema de Monitoramento Georreferenciado para Jogadores de Futebol (PIPE Fase I)
      Descrição: A One Sports tem como objetivo desenvolver uma plataforma completa de soluções que visam maximizar a performance esportiva, nas dimensões física e tática.Especialmente desenvolvidas para esportes e atletas de alta performance, as soluções da One Sports são baseadas nas principais tecnologias de ponta da atualidade. GPS, ?wearables?, IoT, Big Data são todas tecnologias emergentes que a One Sports aplica de forma pioneira no campo dos esportes. Tudo isso para prepará-lo para se superar, para que você também seja #1!. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Paulo Tadeu de Camargo - Integrante / Fernando Hiroshi Endo - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    4. 2016-2017. Sistema de Monitoramento Cardiaco em grupo baseado em Gamificacao para Jogadores de Futebol (PIPE Fase I)
      Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é estudar e analisar a viabilidade técnico-científica do desenvolvimento de um sistema de monitoramento cardíaco em tempo real para grupos, específico para jogadores de futebol (elencos de times). O sistema deverá ser baseado em elementos de gamificação de forma a estimular a interação, diversão e competição entre os usuários, assim como o feedback técnico (coaching) instantâneo, tanto no mundo físico quanto virtual. Será ainda requisito do projeto a integração com sistemas de monitoramento de atividades físicas e de deslocamentos por meio de GPS, de modo a possibilitar análises de big data acerca de associações/correlações de variáveis de carga interna e externa de desempenho físico, tanto no nível coletivo quanto individual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Paulo Tadeu de Camargo - Integrante / Fernando Hiroshi Endo - Integrante / Izilda das Eiras Tâmega - Integrante / Cláudio Eduardo Martins Bacci - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    5. 2016-Atual. Design e avaliacao de artefatos para suporte do desenvolvimento de software com foco em aspectos de experiencia do usuario
      Descrição: Os desafios sobre o design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software e que incorporem os aspectos de experiência do usuário em seu desenvolvimento têm sido amplamente estudados nos últimos anos. Embora diversas contribuições tenham surgido, muitos dos desafios nessa área foram sendo modificados em decorrência da maturidade que as metodologia e técnicas de engenharia de software foram adquirindo. Este projeto tem como objetivo realizar estudos sobre o uso e design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software com foco na experiência do usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Tiago Silva da Silva - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Integrante / Toni Granollers - Integrante.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    6. 2015-2016. Brinquedos Conectados Inteligentes (PIPE Fase I)
      Descrição: Nosso objetivo é desenvolver os primeiros brinquedos conectados inteligentes genuinamente brasileiros, e assim revolucionar a próxima geração humana na forma de pensar, agir, empreender e inovar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Paulo Tadeu de Camargo - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    7. 2014-2016. Smart City Data Mediation
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a criação de um middleware de integração e mediação de dados oriundos de sistemas que coletam dados no contexto de cidades inteligentes. A proposta envolve a construção do middleware Smart City DAM (DAta Mediation), numa alusão a uma represa (dam, em inglês) que armazena dados. Dentre os objetivos específicos podem ser citados a especificação e implementação da arquitetura proposta; o projeto da arquitetura visando escalabilidade e considerando como ambiente de execução uma plataforma de Cloud Computing; a utilização de bancos de dados não convencionais para persistência dos dados; especificação de API de adaptação para facilitar integração com mecanismos de análise dos dados; especificação e implementação de camada de serviços fornecendo acesso aos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Kiev Gama - Coordenador / Bernadette Farias Lóscio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    8. 2014-2016. Uma Linha de Produtos de Software para Intensificar o Desenvolvimento de Museus Virtuais com Interacao Multimodal
      Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem - Integrante / Andreia Damasio de Leles - Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter - Integrante / Natalia Guilherme Assis da Silva - Integrante / Monique Spessoto Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    9. 2012-2014. Uma Plataforma de Cidades Inteligentes baseada na Internet das Coisas
      Descrição: Hoje em dia a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é aplicada visando resolver os principais problemas comuns que as cidades em todo o mundo estão lidando, tais como transporte, segurança pública, energia, saúde, educação, água, catástrofes naturais, dentre outras. A junção de TICs com as infraestruturas e serviços de uma cidade a transforma gradativamente em uma Cidade Inteligente. Estas tecnologias emergentes, a Internet e uma gama de sensores que transformam os objetos do dia-a-dia em objetos inteligentes, permitem que a Internet das Coisas auxilie no processo de tornar as cidades mais inteligentes. Assim, a Internet das Coisas vem para auxiliar no processo de tornar as Cidades Inteligentes mais viáveis. Neste sentido, este projeto pretende investigar, propor, desenvolver e validar uma plataforma para cidades inteligentes baseada na internet das coisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Coordenador / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Integrante / Kiev Gama - Integrante / Fabio Luciano Verdi - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
      Membro: Alexandre Alvaro.
    10. 2011-2013. Gestao do Conhecimento Odontologico (PIPE Fase III)
      Descrição: De acordo com informações da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - Nos últimos cinco anos o segmento de planos odontológicos tem apresentado uma taxa de crescimento média próxima a 17% ao ano, superando com folga a taxa de crescimento dos planos médico-hospitalares, que se situa na faixa de 4,5%. Com o rápido crescimento do mercado de seguro odontológico foi se evidenciando a necessidade da ANS padronizar a troca de informações entre os prestadores (dentistas) e as operadoras. Esta padronização traduz-se pelo envio de informações através de arquivos eletrônicos - padrão TISS - Troca de Informações de Sáude Suplementar. Segundo o Conselho Federal de Odontologia o Brasil é o país com a maior quantidade de profissionais de odontologia no mundo, em números absolutos: são 219.575 profissionais cadastrados. Ao cruzamos os dados de crescimento do mercado x número de dentistas x obrigatoriedade do uso de sistemas eletrônicos veremos que existe uma excelente oportunidade comercial para a comercialização do software que foi desenvolvido durante a Fase II do PIPE, em larga escala. O projeto nesta Fase III é tornar o Dentalis on line um software padrão para a troca de informações entre qualquer operadora e a ANS. A grande vantagem é que o software totalmente on line é de fácil replicação uma vez que não necessita ser instalado no computador cliente, ou seja, um produto com uma velocidade de expansão muito grande. Para conseguirmos uma velocidade maior em nosso projeto de expansão temos como estratégia contar com o apoio de empresas que fornecem serviços e produtos para o mercado odontológico. Estas empresas podem se tornar parceiras da Dentalis na distribuição do nosso software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Sergio Aronis - Coordenador.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    11. 2010-2013. Certificacao de Componentes de Software: Em Busca de um Modelo de Qualidade, Processo de Certificacao e Experimentos Controlados (Edital CNPq no 09/2010 - PDI - Grande e Pequeno Porte - R$ 99.702,72)
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar os principais problemas da área de qualidade de componentes de software visando aplicar os resultados na indústria. Segundo Alvaro et al. [Alvaro et al., 2010], a área de certificação de componentes não prescreve, ainda, nenhum método ou técnica bem definida e/ou processo sistemático de como avaliar a qualidade de componentes de software. Deste modo, visando suprir as reais necessidades de pesquisa e desenvolvimento da indústria e do mercado de componentes de software [Bass et al., 2000], este projeto visa a investigação e o desenvolvimento de um framework para a garantia de qualidade de componentes de software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (7) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Daniel Lucrédio - Integrante / Eduardo Santana de Almeida - Coordenador / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Integrante / Manoel Gomes de Mendonça Neto - Integrante / Ivan do Carmo Machado - Integrante / Luanna Lopes Lobato - Integrante / Ivonei Freitas da Silva - Integrante / Yguaratã Cerqueira Cavalcanti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    12. 2010-2013. Em Busca de um Processo para a Analise e Projeto de Linhas de Produto de Software orientada a Servicos (Edital Universal 2010 - R$ 20.000,00)
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar e definir um processo para o desenvolvimento de linhas de produto de software com foco em serviços. O processo proposto irá contemplar as fases de definição de escopo, engenharia de requisitos e projeto arquitetural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Daniel Lucrédio - Integrante / Eduardo Santana de Almeida - Coordenador / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Integrante / Ivan do Carmo Machado - Integrante / Luanna Lopes Lobato - Integrante / Ivonei Freitas da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    13. 2009-2014. aaTag
      Descrição: A aaTag é uma plataforma de serviços que permite aumentar o tráfego e a rentabilidade de clientes no pequeno e médio varejo. A missão da aaTag é ajudar as empresas a identificar, entender e se relacionar melhor com cada um dos seus clientes, por meio do uso da tecnologia NFC (Near Field Communication). Isso é possível por meio de duas diferentes ferramentas apresentadas pela empresa: o aaTag Pontos e o aaTag PDV. Como consequência, através do processamento inteligente dos dados coletados no ponto de venda, o lojista passa a conhecer melhor o seu consumidor, seus hábitos de compra e suas preferências, resultando na melhor experiência de consumo, fidelizando-o. O consumidor, por sua vez, além de ter o melhor atendimento, usufrui de ofertas e benefícios exclusivos. Mais informações em: http://www.aatag.com. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Coordenador / Augusto Camargo - Integrante / Ricardo Camargo - Integrante.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    14. 2009-2012. INES - Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia para Engenharia de Software
      Descrição: O INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software), sob a Coordenação do Prof. Silvio Meira, da UFPE, tem como tema global promover desenvolvimento de software com altíssima produtividade, aplicando de forma sistemática o conceito de fábrica. Primordialmente, os sistemas desenvolvidos apresentarão, de forma mensurável e configurável, fidedignidade (ou seja, poderemos depender deles sem receio). Em especial, as iniciativas do INES buscarão diminuir de forma radical as taxas de fracasso de projeto, aumentando o nível de satisfação com a qualidade dos produtos entregues, com custo e benefício controlados. Dentro deste contexto, o Instituto determinará e controlará a execução de atividades com metas de curto, médio e longo prazo, coordenando as contribuições das várias instituições e grupos de pesquisa participantes. A área de atuação dos pesquisadores que irão compor o INES, em termos gerais, engloba atividades de definição, viabilização e implantação de fábricas de software efetivas, com foco em alta produtividade e, ao mesmo tempo, fidedignidade mensurável e controlável. De forma específica, pesquisadores atuarão em diversas linhas de pesquisa conectadas em termos do objetivo em comum: (a) reuso sistemático e linhas de produto de software, (b) verificação e validação automática de sistemas, (c) técnicas de evolução e refatoração automáticas, (d) desenvolvimento dirigido por modelos, (e) linguagens de domínio específico, (f) qualidade de software e (g) engenharia de software experimental. FINANCIAMENTOS: 1 - EDITAL CNPq 15/2008 INCT, processo #573964/2008-4 2 - EDITAL FACEPE 07/2008 PRONEX/FACEPE/CNPq, processo #APQ-1037-1.03/08.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (23) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Eduardo Santana de Almeida - Integrante / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Coordenador / Jones Albuquerque - Integrante / André Luís de Medeiros Santos - Integrante / Paulo Henrique Monteiro Borba - Integrante / Patrícia Duarte de Lima Machado - Integrante / Augusto Cezar Alves Sampaio - Integrante / Ana Carolina Brandão Salgado - Integrante / Christina von Flach Garcia Chavez - Integrante / Laís do Nascimento Salvador - Integrante / Manoel Gomes de Mendonça Neto - Integrante / Dalton Dario Serey Guerrero - Integrante / Jorge César Abrantes de Figueiredo - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Glêdson Elias da Silveira - Integrante / Valéria Gonçalves Soares - Integrante / Anamaria Martins Moreira - Integrante / David Boris Paul Déharbe - Integrante / Marcel Vinicius Medeiros Oliveira - Integrante / Martin Alejandro Musicante - Integrante / Sergio Castelo Branco Soares - Integrante / Tiago Lima Massoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. 3 Lugar no Pitch Session no Leaders in Innovation Fellowship, Royal Academy of Engineering e Newton Fund.. 2016.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    2. Melhor Artigo da Trilha: S.I. e os Desafios do Mundo Aberto, do SBSI(2013), Sociedade Brasileira de Computação., SBC.. 2013.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    3. Vencedor do Desafio do Porto Digital para Cidades Sustentáveis, Porto Digital.. 2012.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    4. Finalista do La Red Innova Open Talent com a startup aaTag, Madri, Espanha., La Red Innova Open Talent.. 2012.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    5. Vencedor do Desafio do Porto Digital / Greenpeace para Sustentabilidade das Cidades com a startup EcoManager, Porto Digital.. 2012.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    6. Vencedor da Idéia mais Inovadora no Call to Innovation da FIAP, FIAP.. 2011.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    7. Vencedor do Desafio Wayra Telefônica, Telefônica.. 2011.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    8. Prêmio Jabuti 2011 - Indicação entre os 10 melhores livro da categoria Tecnologia e Informática com o livro: A Carreira de Pesquisador em Engenharia de Software: Principios, Conceitos e Direções, Câmara Brasileira do Livro (CBL).. 2011.
      Membro: Alexandre Alvaro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). SmartCluster: Utilizando Dados Públicos para Agrupar Cidades Inteligentes por Domínios. 2015. (Congresso).
    2. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 2015. (Congresso).
    3. IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Br-SCMM: Modelo Brasileiro de Maturidade para Cidades Inteligentes. 2013. (Congresso).
    4. Semana de Computação da Faculdade IIES.Empreendedorismo. 2013. (Encontro).
    5. Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). Cidades Inteligentes e Internet das coisas. 2012. (Congresso).
    6. Open Innovation Seminar 2012. 2012. (Congresso).
    7. 2° Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco (SICOMP). Empreendedorismo e InovAÇÃO. 2011. (Congresso).
    8. 2° Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco (WESS). Jovens Pesquisadores em Engenharia de Software. 2011. (Congresso).
    9. Semana de Profissões do Colégio Véritas de Sorocaba.Computação, Perspectivas e Tendências na Profissão. 2011. (Encontro).
    10. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Itapetininga.Empreendedorismo, Inovação e o Mercado de Trabalho. 2011. (Seminário).
    11. A Formação de Empresas Nascentes Inovadoras. 2010. (Congresso).
    12. II Semana de Sistemas da Informação. Mesa redonda ?Tecnologias Globais, Soluções Locais, realidade e propostas?. 2010. (Congresso).
    13. II Semana de Sistemas da Informação.Inovação e Tecnologia. 2010. (Seminário).
    14. I Workshop sobre Diretrizes para Jovens Pesquisadores em Engenharia de Software, em conjunto com o Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT). Jovens Pesquisadores em Engenharia de Software. 2010. (Congresso).
    15. Semana de Profissões do Colégio Véritas de Sorocaba.Computação, Mercado e o Futuro. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. ALVARO, Alexandre; MENDES, R.. I Festival de Robótica de Sorocaba. 2015. Festival
    2. ALVARO, Alexandre; MENDES, R.. IV Startup Weekend Sorocaba. 2015. Outro
    3. ALVARO, ALEXANDRE. II Startup Weekend Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
    4. ALVARO, ALEXANDRE. III Startup Weekend Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
    5. ALVARO, ALEXANDRE. I Startup Weekend Sorocaba. 2013. (Outro).. . 0.
    6. ALVARO, Alexandre; MEIRA, Silvio Romero de Lemos ; ALMEIDA, Eduardo Santana de ; GARCIA, Vinicius Cardoso. V Workshop para Introdução de Reuso em Empresas. 2010. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Alexandre Alvaro ⇔ Luciana Aparecida Martinez Zaina (4.0)
      1. ZAINA, LUCIANA A.M. ; ÁLVARO, ALEXANDRE. A design methodology for user-centered innovation in the software development area. The Journal of Systems and Software. v. 110, p. 155-177, issn: 0164-1212, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. LOPES, L. A. ; PINHEIRO, E. G. ; ZAINA, LUCIANA A.M. ; ALVARO, Alexandre. A interdisciplinaridade entre a Interação Humano Computador e os Métodos Ágeis na visão dos estudantes. Em: VII Workshop sobre Educação em IHC - WEIHC 2016, p. 7-12, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII Workshop sobre Educação em IHC - WEIHC 2016)
      3. ZAINA, L. A. M. ; ALVARO, ALEXANDRE ; MELO, P. H. F.. The Present and Future of Educational Background on HCI: actions of the Academy and the Software's Market. Em: Grandes Desafios de Pesquisa em IHC no Brasil (em conjunto com XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC), v. 1, p. 465-468, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4 (Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais)
      4. ZAINA, L. A. M. ; ALVARO, ALEXANDRE. Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: uma Experiência na Computação. Em: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação, v. 1, p. 580-589, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação)




Data de processamento: 12/10/2020 17:50:52