Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Andrea Lago da Silva

Atualmente é Professora Titular do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, nos quais orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Possui Pós-Doutorado pela Universidade do Tennessee - Departamento de Marketing e Supply Chain Management- (2009-2010), Doutorado em Administração pela FEA/USP (1999), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Graduação em Administração pela mesma universidade (1990). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Resiliência e Integração Interfuncional. Acumula experiência na execução e coordenação de projetos de pesquisa e assessoria. É mãe de Manuela em tempo integral desde 26/05/2003. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2380499339281186 (19/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 1994-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Rodovia Washington Luis km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518237 Ramal: 9202 Fax: (16) 33518240
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. A Iinfluencia da gestao de riscos na reducao de recalls em cadeia de alimentos brasileira.
      Descrição: As cadeias de suprimentos de alimentos estão se tornando cada vez mais complexas e vulneráveis a riscos que podem ocasionar falhas na qualidade do produto e, consequentemente resultar em um incidente de recall. Os recalls de produtos têm efeitos negativos significativos para as empresas e seus parceiros de cadeia, podendo afetar adversamente o desempenho da empresa, reduzir o valor da marca, resultar em perdas de receita e participação de mercado, além de alterar a demanda do consumidor e preços no mercado futuro. Visto que os recalls são geralmente resultado de múltiplos incidentes, faz-se necessário a utilização da gestão de riscos na cadeia de suprimentos com o intuito mitigar possíveis recall na indústria alimentícia. Estudos voltados para recalls e gestão de riscos focam na mitigação e nos impactos destes na cadeia de suprimentos, porém não estabelecem uma relação de como a gestão de riscos pode afetar positivamente a diminuição de incidentes de recalls na indústria de alimentos. O objetivo desta pesquisa é analisar como a gestão de risco pode contribuir para redução de falhas que geram recalls em indústrias de alimentos. Para tanto, será inicialmente realizado uma revisão sistemática da literatura, seguida de um estudo multicasos em empresas do setor alimentício que já realizaram campanhas de recall. Para a análise de dados, será realizado uma análise de conteúdo com auxílio do software QDA miner. Ao término deste projeto, pretende-se definir um conjunto de ações de gestão de riscos que possibilite a diminuição de ocorrência de recalls na cadeia de suprimentos de alimentos.#10;Resumo em Inglês#09;Food supply chains are becoming increasingly complex and vulnerable to risks that can lead to product quality failures and consequently result in a recall incident. Product recalls have significant negative effects on companies and their chain partners, which can adversely affect company performance, reduce brand value, result in lost revenue and market share, and change consumer demand and pricing in the future market. Since recalls are usually the result of multiple incidents, it is necessary to use risk management in the supply chain in order to mitigate possible recall in the food industry. Studies focusing on recalls and risk management focus on mitigation and their impacts in the supply chain, but do not establish a relationship of how risk management can positively affect the decrease of incidents of recalls in the food industry. The objective of this research is to analyze how risk management can contribute to the reduction of failures that generate recalls in food industries. To do so, a systematic review of the literature will be carried out initially, followed by multiple case studies in food companies that have already carried out recall campaigns. For the analysis of data, a content analysis will be performed using the QDA miner software. At the end of this project, it is intended to define a set of risk management actions that allow the decrease of occurrence of recalls in the food supply chain.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Carla Roberta Pereira - Integrante / Lucas Lima de Oliveira - Integrante / Atanu Chaudhuri - Integrante / Helena Canesin - Integrante / João Guilherme Pulita - Integrante / Júlia Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    2. 2018-Atual. Configuracoes de visibilidade interorganizacional: desafios e oportunidades de pesquisa
      Descrição: A importância e o impacto da visibilidade interorganizacional no desempenho das organizações têm sido reconhecidos por muitos autores. Entretanto, muitas organizações e suas cadeias de suprimentos não vem se beneficiaram totalmente dos benefícios que a visibilidade pode trazer para elas. quot;Visibilidadequot; é um conceito complexo; estudos específicos na literatura tendem a se concentrar em direcionadores e tipos de visibilidade específicas, em detrimento de outros. A partir de uma revisão inicial, percebe-se que a literatura carece de um arcabouço abrangente, que explore como os direcionadores de visibilidade interorganizacional podem se alinhar com vários tipos de visibilidade. Com base nesse alinhamento, podem-se caracterizar diferentes configurações de visibilidade interorganizacional. O projeto de pesquisa proposto busca responder à seguinte questão de pesquisa: quais são os possíveis conjuntos de configurações de visibilidade interorganizacional? Após uma revisão sistemática da literatura, espera-se desenhar um conjunto de configurações, que definirão diferentes formas pelas quais as empresas priorizam diferentes vetores e tipos de visibilidade. Além disso, a pesquisa explorará as diferenças nos contextos operacionais das empresas que podem influenciar as decisões acerca de tipos e direcionadores necessários à visibilidade. Concluindo essa parte, o próximo passo será desenhar e propor um estudo empírico para explorar e analisar as configurações que ocorrem com frequência, contrastando-as com as configurações propostas. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com o professor Morgan Swink, um dos pesquisadores mais respeitados e produtivos do mundo na área de gestão de operações e cadeia de suprimentos, que vem trabalhando no tempo já a alguns anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Igor Santana Gallo - Integrante / Morgan Swink - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    3. 2016-Atual. Resiliencia e gestao do desperdicio de alimentos
      Descrição: O desperdício de alimentos é um aspecto de sustentabilidade muito importante em função de seus impactos ambientais, sociais e econômicos. Poucos estudos discutiram as práticas para sua redução. Por outro lado, novas abordagens de gestão têm sido discutidas para otimizar o uso dos recursos organizacionais (e reduzir os desperdícios) e manter vantagem competitiva. Uma dessas abordagens é a resiliência, entendida como a capacidade adaptativa de uma cadeia de suprimentos resistir e ser capaz de lidar com eventos inesperados, mantendo o controle sobre sua estrutura e funções; possibilitando a recuperação e resposta a tais eventos, de modo a restaurar a cadeia ao estado operacional original (CHRISTOPHER; PECK, 2004; KAMALAHMADI; PARAST, 2016). Os elementos de resiliência podem ser úteis na redução do desperdício por permitir que as organizações estejam preparadas para se antecipar, responder e recuperar das causas de desperdício, podendo obter melhorias em suas operações e contribuir para a sustentabilidade. Essa pesquisa caracterizou como os elementos de resiliência podem contribuir para a redução do desperdício de alimentos no canal de distribuição de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), abrangendo a díade fornecedor e varejo. Foram realizadas, uma revisão sistemática da literatura (RSL) e estudos multicaso em 4 redes de varejo. Com isso, foi possível identificar 33 causas de desperdício e 23 práticas de redução e/ou prevenção, bem como a influência dos principais elementos de resiliência na díade varejo-fornecedor. Observou-se que, embora os varejistas mostrem preocupação em evitar o desperdício de alimentos, apenas desempenham um papel individual ao tomar diferentes ações para mitigar o desperdício dentro de suas operações, não incluindo, nem apoiando o fornecedor. No que diz respeito à resiliência, os elementos que demonstraram maior influência na redução do desperdício foram: sensing e interpretação, gestão do conhecimento, comunicação, liderança, tecnologia de segurança e inovação (elementos de antecipação); flexibilidade (elemento de adaptação); agilidade e (elemento de resposta). Como esses elementos são proativos, no sentido de conhecer as rupturas e mudanças no ambiente, interrupções podem ter impactos menores nas operações da cadeia. Portanto, a resiliência é vista como uma abordagem eficaz para reduzir o desperdício de alimentos, especialmente quanto são desenvolvidos os elementos da fase de antecipação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Flavio Henrique de Oliveira Costa - Integrante / Camila Colombo de Moraes - Integrante / PEREIRA, CARLA ROBERTA - Integrante / Ivete Delai - Integrante / Isabela Ricucci - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / CNPQ - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    4. 2015-2020. Desafios na gestao de operacoes em servicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    5. 2014-Atual. Intra-Organizational Social Networks: Integration in Multinational Organizations in Brazil
      Descrição: The literature on cross-functional integration rarely considers the effort involved in activities related to balancing demand and supply decisions, a necessary organizational process. The purpose of this research is to analyze cross-functional integration to understand the relationship between functions and activities in multinational organizations with operations in Brazil. Empirical data was collected through case studies, which included secondary data, observations and semi-structured interviews. A qualitative data analysis was performed that included a content analysis and also a co-occurrence analysis, which quantifies the relationship between different dyadic, triadic and quadratic functions, and their primary integration activities. Then, from the co-occurrence matrix, a network analysis was implemented in Gelphi and a minimum spanning tree optimization was performed in to obtain a hierarchical structure. These techniques allowed a deeper understanding of the structure with the most relevant function-activity co-occurrences. Many structural aspects of the different groups and organizations were identified, and then the descriptive qualitative results were used to help better explain the intra-organizational network structure. This research provides interesting insights into intra-organizational network structure, and methods to better balance demand and supply-side activities. The findings here suggest that companies struggle with different structures to cope with activities that require knowledge from multiple functions. In this process, some managerial tools like Sales and Operations Planning, Project Management, and liaison functions were discovered as important tools for improving desired results in Brazilian companies. This research sheds light on a different way to describe and analyze cross-functional integration.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Evandro Marcos Saidel Ribeiro - Integrante / Wendy Lea Tate - Integrante / Mario Sacomano Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    6. 2013-Atual. Resiliencia em Cadeias de Suprimentos
      Descrição: Em um contexto no qual as cadeias de suprimento estão cada vez mais complexas, rupturas geradas por fatores externos ou internos às organizações surtem efeitos cada vez mais significativos nas mesmas. Neste contexto surge a necessidade de se compreender como as organizações e as cadeias de suprimentos reagem ou podem se antecipar as mesmas, em especial quanto o foco são as funções mais fortemente relacionadas a gestão de operações. Ou seja, como funções diversas como Compras e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Produção, Logística e Marketing (e outras como Compras, Vendas e Financeiro) se integram para evitarem ou mitigarem os efeitos dessas rupturas. Trata-se de um projeto de pesquisa amplo, que inclui trabalhos e alunos de Iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado que estão desenvolvendo e ampliando as fronteiras do tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Carla Roberta Pereira - Integrante / Wendy L. Tate - Integrante / Flavio Henrique de Oliveira Costa - Integrante / Flávia Pinho de Lima - Integrante / Bruno Valença Grandi - Integrante. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 3
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    7. 2008-2014. Dinamica de Integracao Interfuncional entre Marketing, Logistica e Producao: novos caminhos para a Gestao de Operacoes.
      Descrição: A literatura sobre integração interfuncional sugere que departamentos devem mover esforços de cooperação de modo a aprimorar resultados das funções e da organização como um todo. Estudos envolvendo as funções de Marketing, Logística e Produção têm mostrado a gestão da integração interfuncional como uma forma de desenvolver melhorias nos processos e resultados operacionais. Entretanto, gerentes destas três áreas têm experimentado relações por vezes conflituosas e motivadas pela busca de objetivos individuais. Observa-se que, por essa e outras razões, o desempenho conjunto das áreas internas e da organização como um todo acaba por ser prejudicado. Este projeto tem como objetivo principal investigar como ocorrem os processos de integração entre as funções de Marketing, Logística e Produção, e ainda, qual sua influência nos resultados funcionais e da gestão de operações para organização. A pesquisa terá uma primeira etapa que incluirá uma revisão da literatura no tema, preconizando: integração interfuncional, as principais interfaces entre as funções Marketing, Logística e Produção e os mecanismos que influenciam a integração interfuncional entre estas áreas e produzem resultados conjuntos para a gestão de operações. Em seguida, elaborar-se-á um instrumento de coleta de dados em campo, para o estudo de múltiplos casos em indústrias de setores variados localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Estas indústrias que irão fornecer informações necessárias, devem dispor de uma estrutura organizacional que permita acessar o fenômeno estudado. Como contribuição, pretende-se preencher a lacuna identificada na literatura, explicitando como integração interna colabora para melhoria os resultados das três funções identificadas da gestão das operações da organização como um todo. Os resultados devem evidenciar as razões da ocorrência de tal fenômeno, por meio da descrição das características dos processos envolvidos e na sugestão de novas a possibilidades para resolução d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Márcio Lopes Pimenta - Integrante / Evandro Marcos Saidel Ribeiro - Integrante / Guilherme H. V. Lombardi - Integrante / Carla Roberta Pereira - Integrante / Franciele da Silva Garcia - Integrante / Carolina B. Pedrozo - Integrante / Mario Sacomano Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 20 / Número de orientações: 5
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    8. 2008-2011. Elementos de Marketing Criticos para implementacao da estrategia de marcas proprias do atacado: perspectivas de fornecedores e clientes varejistas.
      Descrição: Nos últimos anos o setor atacadista tem aperfeiçoado fortemente suas estratégias mercadológicas, incorporando à suas atividades o gerenciamento de produtos com sua própria marca. Contudo, como são encontradas na literatura acadêmica perspectivas sobre a estratégia de marcas próprias que contemplam apenas o setor varejista, foi realizado em 2006, um estudo exploratório que procurou retratar esta estratégia no setor atacadista. Como um dos resultados, o estudo identificou os principais elementos de marketing críticos ao gerenciamento da estratégia de marcas próprias no atacado. Percebeu-se então a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e oferecer continuidade ao estudo do tema; neste sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar a perspectiva dos clientes varejistas em relação aos elementos de marketing críticos que compõem a estratégia de marcas próprias do atacado e analisar como alguns desses elementos de marketing se relacionam com as estratégias de produção dos fabricantes/fornecedores de marcas próprias. A pesquisa será realizada em seis fases. A primeira consistirá no levantamento de dados secundários por meio de pesquisa bibliográfica. A segunda, de caráter qualitativo, consistirá na realização de novas entrevistas com dois atacadistas distribuidores, que juntos, concentram o maior número de itens e categorias de produtos de marcas próprias no setor atacadista. Nessa fase pretende-se confirmar as variáveis já levantadas no estudo anterior e/ou identificar novas, as quais serão mensuradas, posteriormente, junto ao pequeno varejo. Na terceira fase da pesquisa, será realizado um estudo multicaso visando explicar de que forma os elementos de marketing críticos da estratégia de marcas próprias influenciam as estratégias de produção dos fabricantes/fornecedores. Na quarta fase, será realizado um levantamento em profundidade através de um “focus group” com aproximadamente oito clientes varejistas. Esses clientes serão convidados a participar de uma reunião com o. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Veronica A F de Paula - Integrante / Marcos Hideyuki Yokoyama - Integrante / Ederson Luiz Piato - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    9. 2006-2010. Analise comparativa da gestao de marcas proprias ao longo de diferentes canais de distribuicao: um estudo multicaso na industria, no atacado e no varejo.
      Descrição: Seguindo tendência mundial, as empresas brasileiras vêm buscando alternativas para alcançar vantagens competitivas sustentáveis que possibilitem sua sobrevivência em mercados globalizados e competitivos, atendendo consumidores cada vez mais informados e exigentes. A estratégia de marcas próprias vem se destacado como uma alternativa que apresenta vantagens tanto para fabricantes quanto para atacadistas e varejistas. Contudo, essa estratégia também apresenta desvantagens para os elos do canal de distribuição, pois afeta diretamente o relacionamento entre os membros do canal e pode gerar competição entre eles. O objetivo deste trabalho é elaborar diretrizes que possam nortear a análise e tomada de decisão pela adoção ou não de marcas próprias por fabricantes, atacadistas e varejistas, considerando as peculiaridades de cada um. A parte empírica do trabalho prevê análise de casos brasileiros e também na Inglaterra, país pioneiro na utilização de marcas próprias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Veronica A F de Paula - Integrante / Ederson Piato - Integrante / Marcos H Yokoyama - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    10. 2004-2006. Condicionantes para insercao de pequenos produtores de horticolas em canais de distribuicao
      Descrição: As ações coletivas são sugeridas por diversos autores como uma oportunidade para pequenos produtores se inserirem nos canais de distribuição. Nesse contexto, este trabalho propôs um modelo de análise de ações coletivas horizontais e verticais dentro de canais de distribuição. O modelo foi desenvolvido sob diferentes abordagens teóricas: a sociológica, a econômica e a gerencial. A abordagem sociológica auxilia no entendimento dos aspectos sociais que levaram à formação dos grupos destacando-se os objetivos coletivos, o capital social e a eqüidade como fatores determinantes na construção da ação coletiva. A abordagem econômica considerou a economia dos custos de transação, que sugere que a redução desses custos é determinante na construção de uma ação coletiva. A abordagem gerencial, com base na teoria da gestão da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição, partiu do princípio que a gestão e os relacionamentos intra e interorganizacional provocam um efeito sinérgico resultando no desempenho superior de todo o sistema. A partir da integração dos conceitos foi possível identificar uma relação causal entre condicionantes que viabilizaram o acesso dos pequenos produtores a canais de distribuição que permitiram ganhos compartilhados. Para tal, foi desenvolvida uma estrutura metodológica que permitiu o desenvolvimento de um modelo sistêmico que serviu como base para identificação dos condicionantes e das suas inter-relações. A identificação dos condicionantes proporcionou a elaboração de recomendações que poderão ser implementadas como sistemas inovadores, visando a ganhos compartilhados de forma mais eqüitativa entre os agentes que compõem os canais de distribuição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani - Integrante / Paulo Furquim de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    11. 2001-2003. quot;Gestao Integrada para a Agricultura Familiarquot; (GIAF)
      Descrição: Nessa pesquisa foi desenvolvido um modelo de quot;Gestão Integrada para a Agricultura Familiarquot; (GIAF), que contou com treze professores, cinco alunos de mestrado e dois de doutorado. O GIAF é constituído por módulos de gestão tais como planejamento e controle da produção, gestão de custos, gestão de recursos financeiros, gestão da qualidade, marketing e comercialização. A pesquisadora Andrea Lago da Silva foi responsável pelo módulo de marketing. Este módulo tem como objetivo auxiliar o produtor familiar a definir um posicionamento mais favorável no mercado através da análise das variáveis mercadológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Melise Dantas Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    12. 2001-2003. Rede Cooperativa de Pesquisa em Engenharia Agroindustrial de quot; (GIAF)
      Descrição: Objetivos do Projeto Identificar os principais pontos de estrangulamento para distribuição de produtos provenientes da agricultura familiar na região de São Carlos e Araraquara. Levantar os principais produtos produzidos na região; Identificar os principais canais de distribuição utilizados e outros potenciais ainda não explorados por estes produtores, bem como as dificuldades na construção destes arranjos distributivos; Identificar os principais requisitos exigidos pelos canais atuais e potenciais, analisando os possíveis pontos de estrangulamento para inserção da produção familiar. Elaborar recomendações que auxiliem o produtor familiar a encontrar um posicionamento mais favorável em termos de canais de distribuição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andrea Lago da Silva - Coordenador / Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Melise Dantas Machado - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Andrea Lago da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Bolsa Produtividade Nível 2, CNPQ.. 2020.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    2. Menção honrosa 3o melhor artigo na área de Gestão da Produção do SIMPEP 2019, Departamento de Engenharia de Produção da UNESP/Bauru.. 2019.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    3. Bolsa Produtividade (PQ) 2, CNPQ.. 2017.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    4. Melhor dissertação em Administração Rural (Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística inbound., 54º Congresso anual da SOBER.. 2016.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    5. Menção honrosa (artigo) - XVIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2015, FGV/SP.. 2015.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    6. Indicação ao prêmio de melhor artigo na área de Gestão de Operações e Logística (GOL)/Enampad 2015, ANPAD.. 2015.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    7. Prêmio de Melhor artigo no EnANPAD 2014/Divisão GOL - Gestão de Operações e Logística, ANPAD.. 2014.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    8. Menção honrosa para artigo apresentado no Research Workshop on Institutions and Organizations, USP/FGV/INSPer.. 2010.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    9. 13o Prêmio Excelência em Varejo/PROVAR (2o lugar), PROVAR/FIA/USP.. 2008.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    10. 1o lugar no VII Prêmio Excelência em Varejo, PROVAR/USP.. 2002.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    11. MENÇÃO HONROSA na área de Gestão de Operações e Logística, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração/Enanpad 2002.. 2002.
      Membro: Andrea Lago da Silva.
    12. 3º Lugar na área de administração economia no Prêmio Jabuti. Livro: Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial., Câmara Brasileira do Livro... 1997.
      Membro: Andrea Lago da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. XL EnANPAD. The Role of Purchasing and Supply Management (PSM) in Supply Chain Resilience.. 2016. (Congresso).
    2. XXXIX Encontro da ANPAD. The Role of Purchasing and Supply Management (PSM) in Supply Chain Resilience. 2015. (Congresso).
    3. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014. O Que Torna a Integração Interfuncional Possível? Um Estudo Exploratório de Fatores Facilitadores e Barreiras.. 2014. (Congresso).
    4. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014. O Que Torna a Integração Interfuncional Possível? Um Estudo Exploratório de Fatores Facilitadores e Barreiras.. 2014. (Congresso).
    5. 20 th EurOMA Conference. The role of procurement in creating a resilient supply chain.. 2013. (Congresso).
    6. Enanpad 2012. Gestão da Demanda: um estudo de caso na cadeia de suprimentos da tilapicultura.. 2012. (Congresso).
    7. Enanpad 2012. Desafios da integração interfuncional: o papel da formalidade e da informalidade.. 2012. (Congresso).
    8. XXXVI AnANPAD. Desafios da integração interfuncional: o papel da formalidade e da informalidade. 2012. (Congresso).
    9. XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.Use of RFDI in the Brazilian Food Retail Industry.. 2008. (Simpósio).
    10. XV SIMPEP.Conflito e poder nos Canais de Distribuição de combustíveis: uma abordagem exploratória.. 2008. (Simpósio).
    11. XXXI EnANPAD.Vantagens e Desvantagens da Estratégia de Marcas Próprias no Atacado: Análise Comparativa entre Revisão da Literatura e Contexto Atacadista. 2007. (Encontro).
    12. INTERNATIONAL CONFERENCE ON MANAGEMENT IN AGRIFOOD CHAINS AND NETWORKS. Difficulty in Designing Marketing Channels: The Search of Efficiency by Brazilian Food Industry. 2006. (Congresso).
    13. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. OS DESAFIOS GERENCIAIS E O ACESSO DE PRODUTORES A CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE FLV NO BRASIL. 2006. (Congresso).
    14. XXX EnANPAD. Perfil dos Consumidores que Freqüentam os Formatos de Varejo de Alimentos no Brasil.. 2006. (Congresso).
    15. XXX EnANPAD.Papel da Confiança na Construção de Ações Coletivas: um estudo em redes de suprimentos de alimentos. 2006. (Encontro).
    16. V INTERNATIONAL PENSA CONFERENCE ON AGRI-FOOD CHAINS / NETWORKS ECONOMICS AND MANAGEMENT. Methodological proposal for small farmers collective action analysis. 2005. (Congresso).
    17. XLIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL. Desafios e potencialidades do agronegócio da macadâmia no estado de São Paulo. 2005. (Congresso).
    18. XXIX EnANPAD. 2005. (Encontro).
    19. XXVIII EnANPAD.Análise da Competitividade dos Principais Canais de Distribuição de Hortaliças: o Caso do Tomate in natura no Estado de São Paulo. 2004. (Encontro).
    20. I Oficina de trabalho com Projetos de Pesquisa aprovados pelo CT Agronegócio MCT/CNPq?MDS.Condicionantes para inserção de pequenos produtores de hortícolas em canais de distribuição. 2003. (Oficina).
    21. IV International Conference on Agri-food chain/networks economics and management.Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar: uma análise exploratória no varejo.. 2003. (Seminário).
    22. ENANPAD - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.Implantação do Efficient Consumer Response (ECR): um estudo multicaso no canal de distribuição de mercearia básica.. 2002. (Encontro).
    23. V Simpósio de Administração da Produção e Operações Internacionais.Indicadores de Desempenho para implantação de ECR: um estudo multicaso no canal de distribuição de mercearia.. 2002. (Simpósio).
    24. V Simpósio de Administração da Produção e Operações Internacionais.Análise do Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Avaliação de Desempenho no Abastecimento de Frutas, legumes e Verduras em uma rede varejista no Brasil.. 2002. (Simpósio).
    25. III Congresso Internacional de Economia e gestão de negócios agroalimentares. Utilização de comércio eletrônico na comercialização de hortícolas:um estudo de caso.. 2001. (Congresso).
    26. Encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em Administração/20o ENANPAD. Inovação em canais de distribuição - da tecnologia de informação à gestão da cadeia de suprimentos.. 2000. (Congresso).
    27. II WORKSHOP SIB-AGRO.Portais para o agronegocio: novas formas de comercialização.. 2000. (Encontro).
    28. XXXVIII Brazilian congress of rural economics and sociology. A tecnologia de informação alterando a coordenação dentro da cadeia de suprimentos agroalimentares.. 2000. (Congresso).
    29. 1999 World Food and Agribusiness Congress. Information tecnology on Supply Chain Management between the retail market and the food industry in Brazil.. 1999. (Congresso).
    30. ENANPAD - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.Segmentação em mercados empresariais: o caso Veiling (Holambra).. 1996. (Encontro).
    31. Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração/20o ENANPAD. Adaptação Organizacional - um estudo multicaso no setor avícola de Santa Catarina.. 1994. (Congresso).

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    Data de processamento: 12/10/2020 23:25:56