Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Mario Sacomano Neto

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade da Califórnia (Berkeley) com orientação de Neil Fligstein. Pesquisador visitante em Ciência Política na Universidade de Chicago com orientação de John Padget e Garry Herrigel. Atualmente é professor de Organizações e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos e do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Atua como consultor ad hoc da FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo), Capes e CNPq. É pesquisador da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais e do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI/UFSCar), do Grupo de Gestão de Tecnologia (GETEC/UFSCar) e líder do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO/UFSCar) no CNPq. Atuou no conselho da Humanities Social Science Association de Berkeley. É Editor-Chefa da Revista Gestão Produção. É também Editor Científico da Revista de Administração de Empresas (RAE/FGV) e da Brazilian Administrative Review (BAR). Atua também como avaliador das revistas: RAC, Organizações e Sociedade, Gestão e Produção, JOSCM, BAR, RAI, RECAM, Revista Produção, Production Operations e International Journal of Automotive Technology Management. Recebeu menção honrosa nos anos de 2009, 2011 e 2012 pelo melhor artigo da área no SIMPOI organizado pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Recebeu prêmio de melhor artigo na área de operações do ENANPAD 2014. Recebeu indicação de melhor artigo no Strategic Management Society em 2010 e indicação do livro Redes e Sociologia Econômica ao Prêmio Jabuti de literatura na área de Ciências Sociais. Recebeu destaque pela atuação como editor científico pela RAE/FGV no ano de 2018. Os temas de interesse no ensino, pesquisa e extensão envolvem: teoria das organizações; análise das redes; campos; governança; instituições; sociologia dos mercados e a sociologia econômica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0000793038362058 (10/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Rodovia Washington Luis km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13560181 Telefone: (016) 1633518111 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Impactos das formas de controle nas estrategias, estruturas e resultados das maiores empresas brasileiras
      Descrição: Nesta pesquisa analisamos as seguintes questões: quem controla as maiores empresas brasileiras? Como as formas de controle corporativo afetam estruturas, estratégias e resultados das maiores empresas brasileiras? O controle corporativo compreende a composição da distribuição de poder entre os diferentes atores (proprietários e acionistas) do contexto intra e inter organizacional. O tema é central para a compreensão da dinâmica das organizações por haver um aumento do controle corporativo de atores do sistema financeiros, como os bancos e os fundos de investimentos. Embora este tema seja central para entender a economia e a dinâmica das empresas poucos estudos com este propósito foram desenvolvidos para a realidade brasileira. Inclusive, estudo recente da ONU indicou tanto para o aumento da financeirização em escala mundial, como também para a economia brasileira. Neste sentido, este projeto objetiva analisar os impactos do controle corporativo das maiores empresas brasileiras nas estratégias, estruturas e resultados financeiros (considerando aquelas com maiores lucros e patrimônio líquido, empresas públicas ou privadas e empresas não financeiras). O projeto também objetiva: 1) analisar a composição acionária das maiores empresas brasileiras (proprietários, acionistas institucionais, bancos e fundos de investimentos, etc); 2) analisar a composição estrutural e relacional dos atores detentores do controle corporativo das empresas; 3) analisar a influencia da financeirização nas estratégias, nas estruturas e nos resultados das empresas. O estudo adota como quadro analítico o conceito de ?campo? e a perspectiva polít ico-cultural para estudo do controle corporativo, conforme proposto por Fligstein (1992) Fligstein (2001) e Fligstein e McAdam (2012). No ?campo? há uma disputa entre acionistas, proprietários e gerentes para exercer comando nas empresas. Adicionalmente, parte deste projeto foi desenvolvido com o apoio do professor Neil Fligstein (na Universidade da Califórnia, Berkeley) em estágio pós-doutoral do proponente, no ano de 2018. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de caráter exploratório, explanatório e preditivo. Utiliza como métodos a análise exploratória de dados, a análise de conteúdo, a análise de redes sociais e a regressão logística. Na primeira etapa da pesquisa serão coletados dados sobre a composição corporativa das empresas através de múltiplas fontes, como: BOVESPA, Economática, Orbis e IBGE. Também serão coletados dados em entidades de classe das empresas e documentos oficiais, como relatórios e documentos para a análise de conteúdo. Na segunda etapa da pesquisa, para a análise estrutural e relacional dos atores detentores do controle corporativo das empresas, será utilizada a análise exploratória de dados e a análise de redes sociais. Para análise das redes serão utilizados os softwares UCINET e GEPHI. Na terceira etapa da pesquisa será utilizada a regressão logística para analisar a influencia da financeirização nas estratégias, estruturas e resultados das empresas. Para esta etapa será utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) a os dados da Orbis Database. A triangulação dos métodos quali e quantitativos contribui para a validade e confiabilidade do estudo. Resultados preliminares revelam que as maiores empresas brasileiras (por patrimônio líquido) tem como acionistas minoritários os fundos de investimentos e bancos, como é o caso da Petrobras, Ambev, Telefônica e Vale. Apenas a Eletrobrás de controle estatal não apresentou a referida participação de bancos e fundos. Estas evidências sinalizam para relativa influencia dos atores financeiros no comportamento das empresas. Evidentemente, o tema constitui uma agenda de pesquisa de relativa importância para a compreensão do papel das grandes corporações, do estado e diversos atores da economia brasileira contemporânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Coordenador / Gustavo Mendonca Ferratti - Integrante / Wilton Vicente Gonçalves da Cruz - Integrante / Marcio Villa - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    2. 2017-2018. Corporate control in the automotive sector: owners, shareholders and the domination of financial resources
      Descrição: do capitalismo contemporâneo. O controle corporativo compreende a composição da distribuição de poder entre os diferentes atores (proprietários e acionistas) do contexto intra e interorganizacional. Uma questão central desta perspectiva de controle é como a composição da distribuição de poder afeta o comportamento estratégico das corporações (FLIGSTEIN, 1992, FLIGSTEIN, 2001). Estudos recentes sugerem que o controle corporativo das empresas automotivas está crescentemente associado aos bancos e atores do sistema financeiros, representando um significativo aumento da ?financeirização? e do papel dos bancos e atores financeiros na dinâmica das empresas (BORGHI, SARTI e CINTRA, 2013; FLIGSTEIN, 2001). Neste sentido, este projeto objetiva analisar a composição do controle corporativo das maiores empresas automotivas, sob orientação de Neil Fligstein do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia, Berkeley. Neil Fligstein, autor de ?The transformation of corporate control?, ?The architeture of markets? e ?Field Theory?, é um dos sociólogos americanos mais tenazes e críticos sobre a constituição do mercado, da economia e do controle corporativo das grandes empresas americanas. Para realizar a pesquisa o projeto também objetiva: 1) analisar a composição acionária das empresas (acionistas institucionais, acionistas de fundos mútuos e conselhos corporativos); 2) analisar a composição estrutural e relacional dos atores detentores do controle corporativo das empresas (proprietários e acionistas); 3) comparar a composição do controle corporativo de empresas de diferentes contextos institucionais (envolvendo empresas americanas, europeias e orientais); 4) analisar o grau de dependência das organizações das atividades financeiras e sua influencia no comportamento estratégico e ainda 5) avaliar os possíveis impactos desta composição do controle corporativo nas subsidiárias automotivas brasileiras. O estudo adota como quadro analítico o conceito de ?campo? e uma perspectiva político-cultural para estudo do controle corporativo, conforme proposto por Fligstein (1992) Fligstein (2001) e Fligstein e McAdam (2012). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de caráter exploratório e explanatório. Envolve dados qualitativos, quantitativos e estudos de casos. Os dados sobre a composição corporativa das empresas serão coletados em múltiplas fontes, como: Nasdaq, NYSE, Compustat, PricceCoopers, Automotive News. Também serão coletados dados em entidades de classe e associações de veículos, como: OICA (International Organization of Motors Vehicle Manufactures), ACEA (European Automobile Manufacturers' Association), JAMA (Japan Automobile Manufacturers Association), NAATA (North American Automobile Trade Association), Dados serão também coletados nos sites oficiais das empresas através de balanços, relatórios, documentos das empresas (e grupos). Também serão coletados dados com agentes do sistema financeiro e do setor automotivo por meio de entrevistas, diários de 2 campo e análise das trajetórias. A triangulação dos métodos quali e quantitativos contribui para o delineamento da validade e confiabilidade do estudo. Para análise dos dados será utilizada a análise exploratória de dados, a análise de conteúdo e a análise de redes sociais (ARS). Serão utilizados os softwares UCINET e GEPHI para análise das redes. Este projeto é parte de um projeto mais amplo sobre a ?análise do campo automotivo mundial?. Futuramente esta etapa irá subsidiar uma Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e ou análise de regressão para o mapeamento do campo, incluindo outros recursos como patentes, relações comerciais e tecnológicas, domínios de mercados e variáveis de controle como faturamento, lucratividade, etc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Coordenador / Neil Fligstein - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    3. 2016-Atual. Composicao dos grupos de empresas do campo automobilistico: uma analise do dominio de recursos tecnologicos e financeiro
      Descrição: Este projeto de pesquisa decorre do projeto anterior conduzido pelo autor com apoio do CNPq intitulado ?Configuração das coalizões políticas, subgrupos e alianças das subsidiárias brasileiras no campo automotivo? (processo CNPq: 305995/2012-0). É crescente no âmbito da Administração, Economia e da Sociologia Econômica o uso da noção de ?campo? (FLIGSTEIN, 2011; BOURDIEU, 2005; POWELL DIMAGGIO 1991) denominado por Fligstein (2011, p.23) como ?arenas socialmente construídas nas quais indivíduos ou grupos com diferente dotação de recursos competem por vantagens?. Na visão desse autor, a noção de campo envolve a capacidade de ação política dos atores, capazes de estabilizar um conjunto de relações em favor de seus interesses. Um dos mecanismos de estabilização do campo envolve a formação de associações, também denominado de coalizões políticas e grupos. Essas coalizões e grupos podem impor novas lógicas e uma nova ordem através de domínio de recursos e capitais (FLIGSTEIN, 2011). Neste sentido, a busca de mercados e custos de operações cada vez menores leva as empresas automotivas internacionalizar projetos, produtos e operações em uma escala global. Por sua vez, essa internacionalização depende das associações com empresas locais e/ou globais capazes de gerar complementaridades geográficas, tecnológicas, políticas e institucionais. Assim, este projeto tem por objetivo: 1) analisar a composição estrutural e relacional dos grupos de empresas automotivas no nível mundial, a partir da base da Automotive News com base na participação acionária, joint ventures, parceria e alianças; 2) analisar os domínios tecnológicos das empresas e grupos através das patentes a partir da base Derwent Innovation Index; 3) analisar a capacidade de financeirização e/ou domínio de recursos financeiros das empresas pertencentes aos grupos e 4) analisar os impactos dessa composição estrutural e do domínio dos recursos para empresas subsidiárias situadas no Brasil através de estudos de casos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Coordenador / Paulo Cesar Matui - Integrante / Marcelo José do Carmo - Integrante / Augusto Squarsado Ferreira - Integrante / Filippo Savoi de Assis - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    4. 2014-2019. A Integracao Interfuncional sob a perspectiva das Redes Sociais
      Descrição: Assim, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a integração interfuncional entre Marketing, Logística e Produção a partir da análise de redes sociais. Para a elaboração das categorias foram utilizadas duas técnicas: a codificação baseada em conceitos e a codificação baseada em dados (GIBBS, 2009). Através dos índices de centralidade e densidade da rede de co-ocorrencia foram então mapeadas as relações interfuncionais. A presença de grupos e reuniões interfuncionais, a consideração aos grupos informais e o trabalho conjunto para resolver conflitos foram identificados como principais fatores que incentivam a integração interfuncional, aliados ao papel integrador que algumas funções específicas desempenham.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Integrante / Andrea Lago da Silva - Coordenador / Evandro Saidel - Integrante / Wendy L. Tate - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    5. 2014-2018. Relacionamentos Interorganizacionais em Cadeias de Suprimentos: Redes, Colaboracao, Integracao e os Condicionantes de Atracao de Fornecedores
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os relacionamentos e a integração de empresas focais com fornecedores locais em Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos, bem como qualificar os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos. A questão de pesquisa que norteará a execução desta pesquisa ficou assim definida: Como estão caracterizados os relacionamentos das empresas focais com fornecedores locais, em termos de colaboração e integração, e quais são os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos para Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos? A configuração do problema de pesquisa pretende avançar na compreensão da questão dos relacionamentos das cadeias de suprimentos, particularmente quando as cadeias são estimuladas por políticas públicas, tais como política fiscal, procurando apreender em que medida os instrumentos das políticas são eficazes para a atração de cadeias com seus principais elementos, ao menos empresas focais e seus fornecedores estratégicos, ou seja, quando as cadeias não surgem naturalmente como resultado das dinâmicas dos mercados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Coordenador / Roberto Gonzalez Duarte - Integrante / Alexandre Lopes Gomes - Integrante / Armando Araújo de Souza Júnior - Integrante / Guilherme S. Martins - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    6. 2014-Atual. Praticas, Colaboracao e Competencias Operacionais na Cadeia de Suprimentos: Estudo em Tres Setores no Brasil
      Descrição: Este projeto tem dois objetivos principais: (a) desenvolver e validar os conceitos de integração da cadeia de suprimentos (ICS) e de recursos e capacitações operacionais, mediante a visão baseada em recursos (VBR); e (b) analisar o relacionamento direto e indireto entre ICS, recursos, capacitações e o desempenho da cadeia. Foi realizada uma breve revisão teórica sobre estes temas, identificando lacunas e problemas de pesquisa, além da elaboração de um modelo conceitual e propostas hipóteses de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Sacomano Neto - Integrante / Eliciane Maria da Silva - Coordenador / Ely Laureano Paiva - Integrante / Ana Paula Fleury de Macedo Soares - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    7. 2013-2018. Configuracao das coalizoes politicas, subgrupos e aliancas das subsidiarias brasileiras no campo automotivo
      Descrição: No âmago de manterem-se competitivas, as montadoras de veículos internacionalizam as operações em busca de mercados com demandas crescentes e custos de operações cada vez menores. Por sua vez, a internacionalização dessas empresas depende das associações com empresas locais e/ou globais capazes de gerar complementaridades geográficas, tecnológicas, políticas e institucionais. Essa lógica de cooperação gerou subgrupos competindo com outros subgrupos no setor (GARCIA-PON NOHRIA, 2002) dentro de uma lógica de campo (FLIGSTEIN, 2011; BOURDIEU, 2005; POWELL DIMAGGIO, 1991) Campo é denominado por Fligstein (2011, p.161) como ?arenas socialmente construídas nas quais indivíduos ou grupos com diferente dotação de recursos competem por vantagens?. Na visão desse autor, a noção de campo envolve a capacidade e ação política dos atores, também denominada de habilidades sociais, capazes de estabilizar um conjunto de relações através de coalizões políticas em favor de seus interesses. As organizações dominantes, para manterem-se competitivas e lucrativas, empregam mecanismos de estabilização do campo através da cooperação com outras organizações, criando coalizões políticas, como forma de produzirem ordens locais e estabilidade no campo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os processos competitivos, não mais de empresas individuais, mas de grupos e coalizões políticas competindo com outros grupos e coalizões. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar: (1) as coalizões políticas, subgrupos e constelações de empresas do campo automobilístico; (2) os recursos relacionais de duas alianças globais com subsidiárias no Brasil e (3) os principais impactos da configuração do campo nas relações intersubsidiárias e nos mandatos locais e supra-locais das subsidiárias brasileiras. Nesse sentido, o estudo envolve um nível meso-analítico, por observar a configuração das coalizões políticas do campo e também um nível relacional das redes, díades e subgrupos de subsidiárias. A. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mario Sacomano Neto - Coordenador / Silvio Eduardo Alvarez Candido - Integrante / Augusto Squarsado Ferreira - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    8. 2013-2015. Arranjos contratuais e recursos relacionais: analise de aliancas estrategicas no setor automobilistico brasileiro
      Descrição: O presente projeto de pesquisa traz como objetivo geral objetivo geral analisar a influência dos arranjos contratuais (tratados a partir das perspectivas da doutrina jurídica, das transações relacionais em curso e do condicionamento social) sobre a criação e aquisição de recursos relacionais decorrentes do estabelecimento das alianças estratégicas selecionadas para o estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mario Sacomano Neto - Integrante / Paulo Cesar Matui - Integrante / Edson Ronaldo Guarido Filho - Coordenador / Andrea Lago Silva - Integrante / Samir Adamoglu de Oliveira - Integrante / Denise Moraes Carvalho - Integrante / Luciano Ferreira de Lima - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Sacomano Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor Artigo da Área de Operações do Enampad 2014. Título "O Que Torna a Integração Interfuncional Possível? Um Estudo Exploratório de Fatores Facilitadores e Barreiras", Anpad.. 2014.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    2. Professor Homenageado pela turma de Especialização em Gestão da Produção, UFSCar.. 2013.
      Membro: Mario Sacomano Neto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. 43º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. A TRANSFORMAÇÃO DE UM CAMPO E SUAS CONCEPÇÕES DE CONTROLE: o caso de uma Santa Casa. 2019. (Congresso).
    2. Introdução do R. 2019. (Seminário).
    3. Redes Complexas em Phyton: uma introdução NetworkX.Redes Complexas em Phyton: uma introdução NetworkX. 2019. (Seminário).
    4. XLIII Encontro da ANPAD 2019. O Papel da Teoria em Gestão de Operações e Gestão da Cadeia de Suprimentos. 2019. (Congresso).
    5. 25th International Annual EurOMA Conference. Development of capabilities, operational practices and interorganisational collaboration. 2018. (Congresso).
    6. 26th Gerpisa. Who controls the automotive industry? owners, shareholders and financial institutions. 2018. (Congresso).
    7. 42º Encontro Anual da ANPOCS. Análise de Redes Sociais e Teoria do Ator-Rede: Confluências e Divergências entre Visões Interacionistas Resumo. 2018. (Congresso).
    8. Business Association of Latin American Studies (BALAS). Why is so Hard to Disseminate Operational Capabilities? Cultural and Political Conditioning Factors in an Intra-Organisational Network. 2018. (Congresso).
    9. Latin American and European Organization Studies. Legalization of timber production by riverine communities in the amazon: discussing the role of social skill and resources on strategic action. 2018. (Congresso).
    10. XLII Encontro da ANPAD. Cultural and political conditioning factors of operational capabilities. 2018. (Congresso).
    11. 25th International Colloquium of Gerpisa.Analysis of the financialization in the Automotive Industry: an exploratory studt. 2017. (Seminário).
    12. 2º Workshop de Sociologia Econômica e das Finanças.Debatedor de artigos do evento. 2017. (Seminário).
    13. 2º Workshop de Sociologia Econômica e das Finanças. 2017. (Seminário).
    14. Encontro Nacional da Anpad. Composição política e análise de redes sociais: estudo em uma diretoria de sindicato patronal. 2017. (Congresso).
    15. Repensando as Finanças: Introdução à Sociologia Econômica e à noção de Financeirização. 2017. (Congresso).
    16. SASE Society for the Advancement of Socio-Economics.The influence of new technology in the relational structure of japanese automotive industry. 2017. (Seminário).
    17. Sociología del Estado y las Burocracias / Prof. Dr. Luis Donatello (UBA). 2017. (Seminário).
    18. COVIBRA. Incubadoras de empresas de base tecnológica: uma análise sob a perspectiva de recursos. 2016. (Congresso).
    19. Pierre Bourdieu: vers une sociologie des pratiques et des instituitions économique. 2016. (Seminário).
    20. SASE - Annual Meeting of SASE (Society for the Advancement of Socio-Economics).Relational governance of japanese automotive industry: modularity and strategic action field. 2016. (Simpósio).
    21. XL Enanpad. Campos, Redes e Grupos dos Programas de Pós-Graduação de São Paulo. 2016. (Congresso).
    22. ENEGEP. Estudo de Arranjos Produtivos Locais (APLs) sob diferentes perspectivas teóricas. 2015. (Congresso).
    23. Society for the Advancement of Socio-Economics. RELATIONAL STRUCTURE OF GLOBAL AUTOMOTIVE INDUSTRY: GROUPS, NETWORKS AND FIELDS. 2015. (Congresso).
    24. Workshp sobre análise bibliométrica e redes sociais. 2015. (Seminário).
    25. Enampad - Encontro da Anpad. O que torna a integração interfuncional possível? Um estudo exploratório de facilitadores e barreiras.. 2014. (Congresso).
    26. II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacioais. CAMPOS E REDES NA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS ORGANIZAÇÕES E DA ECONOMIA: EXPLORANDO DISTINÇÕES E COMPLEMENTARIEDADES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. 2014. (Congresso).
    27. Perspectivas em Engenharia de Produção.Instituições, Organizações e Trabalho. 2014. (Seminário).
    28. XVII SIMPOI (Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2014).Análise da internacionalização e das redes internacionais da Embraer nos Estados Unidos e China. 2014. (Simpósio).
    29. XVII SIMPOI (Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2014).Relações de poder em redes de negócios : um estudo bibliométrico a partir da web of science. 2014. (Simpósio).
    30. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Capitalismo e burocracia no Brasil: reflexões a partir da indústria textil. 2013. (Congresso).
    31. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Redes sociais e sua influência na aprendizagem. 2013. (Congresso).
    32. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Estudo das características do relacionamento das montadoras entrantes com os grupos locais para distribuição e montagem de veículos. 2013. (Congresso).
    33. Encontro da ANPAD - EnANPAD. A Produção Acadêmica Internacional em Gestão de Operações:. 2013. (Congresso).
    34. Encontro da ANPAD - EnANPAD. Influência das Práticas do Green Supply Chain Management no setor automotivo brasileiro. 2013. (Congresso).
    35. European Operation Managemet Association. Operational capabilities developed by supply chain integration in the automotive and chemical supply chains. 2013. (Congresso).
    36. Jornada Científica da UFSCar. 2013. (Congresso).
    37. The role of purchasing in supply chain management.The role of purchasing in supply chain management. 2013. (Seminário).
    38. XVI SIMPOI.Fator de Impacto em bases de dados em Administração. 2013. (Simpósio).
    39. XX Simpósio de Engenharia de Produção.A logística reversa no setor automotivo brasileiro. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. SACOMANO NETO, M.. Humanities and Social Sciences Association Semminar. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. SACOMANO NETO, M.; PAIVA, E. L.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2017. Congresso
    3. SACOMANO NETO, M.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. SACOMANO NETO, M.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. SACOMANO NETO, M.. Debatedor de painel no XXI Congresso de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. SACOMANO NETO, M.. Debatedor de painel no VI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. SACOMANO NETO, M.. V Prêmio de Varejo - Serviço e Indústria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2012. (Concurso).. . 0.
    8. SACOMANO NETO, M.. 8º Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. 2010. (Congresso).. . 0.
    9. SACOMANO NETO, M.. 3º Prêmio Varejo Serviço de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2010. (Concurso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 23:25:56