Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Herick Fernando Moralles

Bachelor in Economicas from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) and máster and Ph.D. in Production Engineering from Universidade de São Paulo (2010). Visiting scholar at University of Barcelona (2018). Professor Moralles has experience in Econometric and Statistical Methods and Models, acting on the following subjects of investigation: FDI, Human development, productivity, RD policy. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Complexidade Economica e Investimento Estrangeiro no Brasil
      Descrição: Diversos estudos tem relacionado o conceito de complexidade econômica ao progresso econômico e social. Diante desse contexto, este projeto visa investigar como o investimento estrangeiro direto é capaz de contribuir para a sofisticação da industria nacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Coordenador / NAIJELA JANAINA DA COSTA - Integrante / FERRAZ, DIOGO - Integrante / José César Cruz Júnior - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    2. 2019-Atual. IMPACTOS AMBIENTAIS E DIRECIONADORES DO INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO: EVIDENCIA DO ESTADO DE SAO PAULO, BRASIL
      Descrição: A literatura atual sobre Investimento Direto Estrangeiro (IDE) procura entender o que atrai esses investimentos para uma região específica e suas possíveis conseqüências ambientais. No entanto, é raro encontrar estudos empregando dados em nível municipal, considerando a origem dos países investidores nas economias em desenvolvimento. Assim, a pesquisa proposta visa compreender os fatores locacionais do IDE no Estado de São Paulo - Brasil e seus impactos ambientais em nível regional. Além disso, o primeiro banco de dados municipal sobre investimentos estrangeiros será construído para o Estado de São Paulo, que, além da avaliação dos objetivos acima mencionados, resultará no primeiro ATLAS de IDE de nível municipal para todo o Estado de São Paulo. Os resultados esperados serão do interesse de investidores e formuladores de políticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Herick Fernando Moralles - Coordenador / Flávia de Castro Camioto - Integrante / NAIJELA JANAINA DA COSTA - Integrante / Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto - Integrante / Diogo Ferraz - Integrante / Dominik Hartmann - Integrante / Eduardo Polloni Silva - Integrante / Rosina Moreno - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    3. 2019-Atual. Metodos Quantitativos em Economia e Financas
      Descrição: O objetivo deste projeto é utilizar modelos de séries #10;temporais lineares e não lineares para estudar questões relevantes na #10;área de política monetária e finanças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Coordenador / Naja Brandão Santana - Integrante / Andreza Aparecida Palma - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    4. 2018-Atual. Analise de competitividade e das relacoes comerciais internacionais do Brasil
      Descrição: Desde o início dos anos 2000, observou-se uma maior #10;integração dos mercados, e uma maior abertura do Brasil ao comércio #10;mundial. Diante disto, a análise dos fluxos de comércio e das relações #10;do país com o resto do mundo é de grande importância no entendimento do #10;crescimento econômico. O objetivo deste projeto e avaliar as relações #10;comerciais do Brasil com o resto do mundo, focando nos principais #10;parceiros comerciais, e nos principais produtos negociados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Coordenador / José César Cruz Júnior - Integrante / Vinícius Stringhini Onofre - Integrante / Antônio Carlos Diegues Júnior - Integrante / José Eduardo Roselino Júnior - Integrante / Henrique dos Santos Maxir - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    5. 2018-Atual. Investimento direto externo e determinantes da capacidade de absorcao: Limiares para spillovers de produtividade e desenvolvimento.
      Descrição: O IDE (Investimento Direto Externo) é tido como forma efetiva de transferência de tecnologia, tornando-se assim um determinante significativo da modernização tecnológica e o aumento da produtividade global da localidade de acolhimento. Contudo, apesar da literatura tratar amplamente a capacidade de absorção de conhecimento como fator preponderante para a existência de spillovers positivos de produtividade advindos do IDE, poucos estudos tem tratado o papel da diversidade nacional local e as relações de vizinhança como fator preponderante para a absorção de spillovers. Nesse contexto, o presente trabalho visa estudar os efeitos de spillovers de prodtividade advindos do IDE na indústria brasileira, e como tais efeitos dependem da capacidade de absorção das empresas nacionais e a diversificação nacional local. Para tanto, pretende-se utilizar técnicas de econometria espacial adaptadas em um modelo de threshold regression. Adicionalmente, pretende-se em uma ótica agregada (municiapal), verificar os efeitos de spillover regionais do IDE para vaiáveis de bem estar social como saúde, educação, e meio ambiente. Por fim, intenta-se verificar os principais determinates da capacidade de absorção em países em desenvolvimento, tendo em vista que a literatura aponta tal variável como condição necessária para a existência de spillovers positivos. Especificamente, o modelo proposto será capaz de encontrando valores críticos (limiar) de capacidade de absorção de conhecimento e diversificação produtiva nacional local para que as empresas brasileiras e municípios possam usufruir de spillovers de produtividade positivos advindos da presença multinacionais. Adicionalmente, o método proposto identificará a relação de dependência espacial entre as regiões, de modo a verificar se os spillovers de produtividade em uma região advindos da presença de multinacionais são passíveis de apropriação por regiões vizinhas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Coordenador / ANDREI APARECIDO DE ALBUQUERQUE - Integrante / NAIJELA JANAINA DA COSTA - Integrante / FERRAZ, DIOGO - Integrante / SILVA, EDUARDO POLLONI - Integrante / Diego Scarpa - Integrante / Andreza Aparecida Palma - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
      Descrição: O IDE (Investimento Direto Externo) é tido como forma efetiva de transferência de tecnologia, tornando-se assim um determinante significativo da modernização tecnológica e o aumento da produtividade global da localidade de acolhimento. Contudo, apesar da literatura tratar amplamente a capacidade de absorção de conhecimento como fator preponderante para a existência de spillovers positivos de produtividade advindos do IDE, poucos estudos tem tratado o papel da diversidade nacional local e as relações de vizinhança como fator preponderante para a absorção de spillovers. Nesse contexto, o presente trabalho visa estudar os efeitos de spillovers de prodtividade advindos do IDE na indústria brasileira, e como tais efeitos dependem da capacidade de absorção das empresas nacionais e a diversificação nacional local. Para tanto, pretende-se utilizar técnicas de econometria espacial adaptadas em um modelo de threshold regression. Adicionalmente, pretende-se em uma ótica agregada (municiapal), verificar os efeitos de spillover regionais do IDE para vaiáveis de bem estar social como saúde, educação, e meio ambiente. Por fim, intenta-se verificar os principais determinates da capacidade de absorção em países em desenvolvimento, tendo em vista que a literatura aponta tal variável como condição necessária para a existência de spillovers positivos. Especificamente, o modelo proposto será capaz de encontrando valores críticos (limiar) de capacidade de absorção de conhecimento e diversificação produtiva nacional local para que as empresas brasileiras e municípios possam usufruir de spillovers de produtividade positivos advindos da presença multinacionais. Adicionalmente, o método proposto identificará a relação de dependência espacial entre as regiões, de modo a verificar se os spillovers de produtividade em uma região advindos da presença de multinacionais são passíveis de apropriação por regiões vizinhas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Herick Fernando Moralles - Coordenador / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Naijela Janaína da Costa - Integrante / Diogo Ferraz - Integrante / Eduardo Polloni Silva - Integrante / Diego Scarpa - Integrante / Andreza Aparecida Palma - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    6. 2018-Atual. A EBSERH e os HUFs brasileiros, uma nova perspectiva para a gestao da saude publica
      Descrição: Os Hospitais Universitários Federais brasileiros ficaram, por #10;muitos anos, sobrecarregados tendo em vista sua grande capacidade e #10;qualidade, junto a isso o sistema de saúde pública passou por uma crise #10;de financiamento e de dívida acumulada pelos hospitais que levou a #10;problemas de quadro de servidores insuficientes, fechamento de leitos e #10;serviços, sucateamento, contratação de pessoal via fundação de apoio e a #10;subutilização da capacidade instalada para alta complexidade. Nesse #10;sentido, a ausência de reposição pelo MEC de trabalhadores para fazer #10;face à expansão de serviços levou a utilização de recursos do #10;faturamento para o pagamento de pessoal, que se tornou a principal causa #10;de endividamento dos HUs, que supria sua necessidade de recursos humanos #10;por meio das contratações via fundação. Apesar de a EBSERH ser #10;considerada como a grande esperança da maioria dos HUFs, alguns pontos #10;negativos podem ser destacados, a saber: a) alguns HUFs se encontram em #10;um patamar de gestão mais avançado do que o modelo proposto pela #10;Empresa; b) o desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais #10;Universitários (AGHU) é demorado e falta de adequação á realidade #10;individual de cada HUF; c) as falhas no dimensionamento do pessoal na #10;área administrativa e d) a centralização das compras de material #10;permanente nem sempre atende às necessidades de equipamentos do HUF. Os #10;HUFs tem passado, assim, por uma fase de mudanças organizacionais e a #10;expectativa é que as mudanças operacionais venham na sequência. Assim, #10;acredita-se que passada a fase de transição para o modelo de gestão #10;proposto pela EBSERH, os HUFs se tornarão instituições de saúde de #10;excelência e a população estará mais bem cuidada. A partir disso, uma #10;proposta de pesquisa dentro do presente projeto se refere á área de #10;custos hospitalar, principalmente na esfera dos hospitais públicos. O #10;problema mais recorrente enfrentado pelos HUFs se refere à tabela de #10;orçamentação do SUS que apresentam valores repassados que não cobrem os #10;custos para a realização dos serviços e isso tem levado os HUFs para #10;situações financeiras justas e gerando ineficiência, levando à #10;diminuição da quantidade de serviços prestados à população (um #10;retrocesso social e tecnológico), uma vez que a capacidade instalada #10;desses hospitais se apresenta superior à sua capacidade financeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Integrante / Naja Brandão Santana - Coordenador / ANDREI APARECIDO DE ALBUQUERQUE - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Jeanne Liliane Marlene Michel - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
      Descrição: Os Hospitais Universitários Federais brasileiros ficaram, por muitos anos, sobrecarregados tendo em vista sua grande capacidade e qualidade, junto a isso o sistema de saúde pública passou por uma crise de financiamento e de dívida acumulada pelos hospitais que levou a problemas de quadro de servidores insuficientes, fechamento de leitos e serviços, sucateamento, contratação de pessoal via fundação de apoio e a subutilização da capacidade instalada para alta complexidade. Nesse sentido, a ausência de reposição pelo MEC de trabalhadores para fazer face à expansão de serviços levou a utilização de recursos do faturamento para o pagamento de pessoal, que se tornou a principal causa de endividamento dos HUs, que supria sua necessidade de recursos humanos por meio das contratações via fundação. Apesar de a EBSERH ser considerada como a grande esperança da maioria dos HUFs, alguns pontos negativos podem ser destacados, a saber: a) alguns HUFs se encontram em um patamar de gestão mais avançado do que o modelo proposto pela Empresa; b) o desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é demorado e falta de adequação à realidade individual de cada HUF; c) as falhas custos hospitalar, principalmente na esfera dos hospitais públicos. O problema mais recorrente enfrentado pelos HUFs se refere à tabela de orçamentação do SUS que apresentam valores repassados que não cobrem os custos para a realização dos serviços e isso tem levado os HUFs para situações financeiras justas e gerando ineficiência, levando à diminuição da quantidade de serviços prestados à população (um retrocesso social e tecnológico), uma vez que a capacidade instalada desses hospitais se apresenta superior à sua capacidade financeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Herick Fernando Moralles - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Naja Brandão Santana - Coordenador.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    7. 2018-Atual. A EBSERH e os HUFs brasileiros, uma nova perspectiva para a gestao da saude publica
      Descrição: Os Hospitais Universitários Federais brasileiros ficaram, por #10;muitos anos, sobrecarregados tendo em vista sua grande capacidade e #10;qualidade, junto a isso o sistema de saúde pública passou por uma crise #10;de financiamento e de dívida acumulada pelos hospitais que levou a #10;problemas de quadro de servidores insuficientes, fechamento de leitos e #10;serviços, sucateamento, contratação de pessoal via fundação de apoio e a #10;subutilização da capacidade instalada para alta complexidade. Nesse #10;sentido, a ausência de reposição pelo MEC de trabalhadores para fazer #10;face à expansão de serviços levou a utilização de recursos do #10;faturamento para o pagamento de pessoal, que se tornou a principal causa #10;de endividamento dos HUs, que supria sua necessidade de recursos humanos #10;por meio das contratações via fundação. Apesar de a EBSERH ser #10;considerada como a grande esperança da maioria dos HUFs, alguns pontos #10;negativos podem ser destacados, a saber: a) alguns HUFs se encontram em #10;um patamar de gestão mais avançado do que o modelo proposto pela #10;Empresa; b) o desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais #10;Universitários (AGHU) é demorado e falta de adequação á realidade #10;individual de cada HUF; c) as falhas no dimensionamento do pessoal na #10;área administrativa e d) a centralização das compras de material #10;permanente nem sempre atende às necessidades de equipamentos do HUF. Os #10;HUFs tem passado, assim, por uma fase de mudanças organizacionais e a #10;expectativa é que as mudanças operacionais venham na sequência. Assim, #10;acredita-se que passada a fase de transição para o modelo de gestão #10;proposto pela EBSERH, os HUFs se tornarão instituições de saúde de #10;excelência e a população estará mais bem cuidada. A partir disso, uma #10;proposta de pesquisa dentro do presente projeto se refere á área de #10;custos hospitalar, principalmente na esfera dos hospitais públicos. O #10;problema mais recorrente enfrentado pelos HUFs se refere à tabela de #10;orçamentação do SUS que apresentam valores repassados que não cobrem os #10;custos para a realização dos serviços e isso tem levado os HUFs para #10;situações financeiras justas e gerando ineficiência, levando à #10;diminuição da quantidade de serviços prestados à população (um #10;retrocesso social e tecnológico), uma vez que a capacidade instalada #10;desses hospitais se apresenta superior à sua capacidade financeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Integrante / Naja Brandão Santana - Coordenador / ANDREI APARECIDO DE ALBUQUERQUE - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Jeanne Liliane Marlene Michel - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    8. 2017-Atual. Gestao e Mensuracao de Riscos Financeiros e Valor
      Descrição: odo projeto de investimento pela ótica racional deve buscar #10;a geração de valor (riqueza) para o proprietário de capital. Entretanto, #10;toda operação de investimento está sujeita aos mais alternados riscos, #10;ou seja, incertezas associadas a decisão de investimento, entre eles #10;podem ser citados de taxas de juros, cambiais, de inflação e de #10;endividamento. De uma forma mais ampla, os riscos financeiros podem ser #10;divididos em risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez e #10;risco operacional. Este projeto visa o estudo da mensuração e #10;gerenciamento adequado desses alternados riscos atrelados a uma #10;alternativa de investimento e a consequente geração de valor para o #10;acionista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herick Fernando Moralles - Integrante / ANDREI APARECIDO DE ALBUQUERQUE - Coordenador / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / José César Cruz Júnior - Integrante / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
      Descrição: Todo projeto de investimento pela ótica racional deve buscar a geração de valor (riqueza) para o proprietário de capital. Entretanto, toda operação de investimento está sujeita aos mais alternados riscos, ou seja, incertezas associadas a decisão de investimento, entre eles podem ser citados de taxas de juros, cambiais, de inflação e de endividamento. De uma forma mais ampla, os riscos financeiros podem ser divididos em risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez e risco operacional. Este projeto visa o estudo da mensuração e gerenciamento adequado desses alternados riscos atrelados a uma alternativa de investimento e a consequente geração de valor para o acionista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Coordenador / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Herick Fernando Moralles - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante / José César Cruz Júnior - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    9. 2015-2017. Analise da Eficiencia dos Corredores de Exportacao de Soja no Brasil e nos Estados Unidos usando o metodo Data Envelopment Analysis (DEA)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Herick Fernando Moralles - Integrante / Daisy Aparecida Do Nascimento Rebelatto - Coordenador / Enzo Barberio Mariano - Integrante / Flávia de Castro Camioto - Integrante / Ana Elisa Périco - Integrante / BRANDÃO SANTANA, NAJA - Integrante / Isotilia Costa Melo - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
    10. 2014-2016. Hospitais Universitarios Federais do Brasil - uma analise de eficiencia para auxilio ao processo de tomada de decisoes
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está inserido na questão do atendimento público em saúde no Brasil e, mais especificamente, no que diz respeito ao funcionamento dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) brasileiros. O que tem sido observado nos últimos anos é um processo de deterioração física e tecnológica, além da escassez de força de trabalho nesses hospitais. Em virtude disso, são observadas iniciativas do Governo Federal para reverter esse quadro. O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) são exemplos dessas iniciativas. Desse modo, considerando a função dos HUFs em atender à população, desenvolver pesquisa e formar recursos humanos na área médica, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficiência dos HUFs brasileiros no atendimento à população, em atividades de pesquisa e na formação de recursos humanos, bem como investigar as características gerenciais que contribuem para o seu desempenho. Para o alcance do objetivo proposto será utilizada a base de dados do Sistema de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (SisREHUF) do Ministério da Educação (MEC) e duas ferramentas de análise quantitativa, a análise econométrica e a Análise Envoltória de Dados (DEA). Além disso, para maior refinamento teórico do fenômeno estudado, uma análise qualitativa será realizada por meio de estudo de casos. Espera-se, com a realização desse projeto, identificar os HUFs mais eficientes no que diz respeito à utilização de seus recursos para a produção assistencial e, também, para a produção de ensino e pesquisa. A partir disso, será possível identificar os benchmarks para os HUFs ineficientes, visando propor melhorias para esses últimos. Esses resultados poderão contribuir para auxiliar os tomadores de decisões na elaboração de políticas públicas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Herick Fernando Moralles - Integrante / Daisy Aparecida Do Nascimento Rebelatto - Coordenador / Enzo Barberio Mariano - Integrante / Naja Brandão Santana - Integrante / Ana Elisa Périco - Integrante / Catarina Barbosa Careta - Integrante / Maria Gabriela Mendonça Peixoto - Integrante / Marcel Andreotti Musetti - Integrante.
      Membro: Herick Fernando Moralles.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está inserido na questão do atendimento público em saúde no Brasil e, mais especificamente, no que diz respeito ao funcionamento dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) brasileiros. O que tem sido observado nos últimos anos é um processo de deterioração física e tecnológica, além da escassez de força de trabalho nesses hospitais. Em virtude disso, são observadas iniciativas do Governo Federal para reverter esse quadro. O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) são exemplos dessas iniciativas. Desse modo, considerando a função dos HUFs em atender à população, desenvolver pesquisa e formar recursos humanos na área médica, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficiência dos HUFs brasileiros no atendimento à população, em atividades de pesquisa e na formação de recursos humanos, bem como investigar as características gerenciais que contribuem para o seu desempenho. Para o alcance do objetivo proposto será utilizada a base de dados do Sistema de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (SisREHUF) do Ministério da Educação (MEC) e duas ferramentas de análise quantitativa, a análise econométrica e a Análise Envoltória de Dados (DEA). Além disso, para maior refinamento teórico do fenômeno estudado, uma análise qualitativa será realizada por meio de estudo de casos. Espera-se, com a realização desse projeto, identificar os HUFs mais eficientes no que diz respeito à utilização de seus recursos para a produção assistencial e, também, para a produção de ensino e pesquisa. A partir disso, será possível identificar os benchmarks para os HUFs ineficientes, visando propor melhorias para esses últimos. Esses resultados poderão contribuir para auxiliar os tomadores de decisões na elaboração de políticas públicas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto - Coordenador / Herick Fernando Moralles - Integrante / Naja Brandão Santana - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. MORALLES, H. F.. fourth Conference of Geography of Innovation. 2018. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (6)
        • Herick Fernando Moralles ⇔ Andrei Aparecido de Albuquerque (3.0)
          1. KURODA, ALINE ; MORALLES, HERICK ; ALBUQUERQUE, ANDREI. The effects of financial leverage and debt maturity on the investments of Brazilian electric sector companies. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios. v. 20, p. 563-581, issn: 1806-4892, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. MACEDO, CARLOS ALBERTO ANJOLETTO ; ALBUQUERQUE, ANDREI APARECIDO DE ; MORALLES, HERICK FERNANDO. Análise de viabilidade econômico-financeira de um projeto eólico com simulação Monte Carlo e avaliação de risco. GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR. IMPRESSO). v. 24, p. 731-744, issn: 0104-530X, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. KOJIMA, R. R. ; MORALLES, H. F. ; ALBUQUERQUE, A. A.. PARAMETRIC EXTREME VAR WITH LONG-RUN VOLATILITY: COMPARING OIL AND GAS COMPANIES OF BRAZIL AND USA. Em: XXXV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Herick Fernando Moralles ⇔ Ana Lúcia Vitale Torkomian (1.0)
          1. SABADINI, F. C. ; TORKOMIAN, Ana Lúcia Vitale ; FREIRE, C. D. ; MUSETTI, T. F. ; MORALLES, H. F.. ANÁLISE CRÍTICA DO STATUS CORRENTE DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA NO BRASIL. Em: XXIV - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, p. 1-14, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Herick Fernando Moralles ⇔ Mario Otavio Batalha (1.0)
          1. BATALHA, M. O.; ALVES FILHO, A. G. (Org.) ; RACHID, Alessandra (Org.) ; SILVA, Andrea Lago da (Org.) ; ALBUQUERQUE, A. A. (Org.) ; NOGUEIRA, E. (Org.) ; Lizarelli, F.L. (Org.) ; Silva, F.M. (Org.) ; SCRAMIN, Fernando Cesar (Org.) ; GANGA, G. M. D. (Org.) ; MORALLES, H. F. (Org.) ; DELAI, I. (Org.) ; TOLEDO, J. C. (Org.) ; NANTES, José Flávio Diniz (Org.) ; SAGAWA, J. K. (Org.) ; MORABITO NETO, Reinaldo (Org.) ; MARTINS, Roberto Antonio (Org.) ; ALCANTARA, R. C. (Org.) ; GODINHO FILHO, M. (Org.). Gestão da Produção e Operações. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019. v. 1, p. 576.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Herick Fernando Moralles ⇔ Mario Sacomano Neto (1.0)
          1. SACOMANO NETO, M. ; CANDIDO, S. E. A. ; MORALLES, H. F. ; FERREIRA, A. S.. Corporate control and its effects on financial outcomes in the automobile industry. Em: Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Herick Fernando Moralles ⇔ Pedro Carlos Oprime (1.0)
          1. VICENTIN, D. S. ; MORALLES, H. F. ; OPRIME, P. C.. SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTO: UMA ABORDAGEM ESTOCÁSTICA CONSIDERANDO CUSTOS FINANCEIROS E DE FALHAS. Em: SIMPOI 2017, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Herick Fernando Moralles ⇔ Roberto Fernandes Tavares Neto (1.0)
          1. PAVARINI, SOFIA CRISTINA IOST ; BRIGOLA, ALLAN GUSTAVO ; OTTAVIANI, ANA CAROLINA ; LUCHESI, BRUNA MORETTI ; SOUZA, ÉRICA NESTOR ; ROSSETTI, ESTEFANI SERAFIM ; MORALLES, HERICK FERNANDO ; TERASSI, MARÉLLI ; OLIVEIRA, NATHALIA ALVES ; MANZINE, PATRICIA REGINA ; TAVARES NETO, ROBERTO FERNANDES. Factors associated with cognitive performance in elderly caregivers. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online). v. 76, p. 685-691, issn: 1678-4227, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 12/10/2020 23:25:56