Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Andrei Aparecido de Albuquerque

Doutor em Administração das Organizações; Mestre em Controladoria e Contabilidade; MBA Controladoria e Finanças e Bacharel em Ciências Contábeis, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Foi visiting scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar. Atua nas áreas de Administração Financeira, Mercado Financeiro, Engenharia Econômica, Custos e Controladoria Gerencial. Os principais temas de interesse em ensino, pesquisa e extensão são: Custo de Capital, Estrutura de Capital, Desempenho Financeiro e Gestão Baseada em Valor. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9667573506903226 (05/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção. Rod. Washington Luis, km 235 Jd. Guararapes 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519517 Ramal: 9517 Fax: (16) 33518240 URL da Homepage: www.dep.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Estrategias Financeiras de Organizacoes Publicas e Privadas
      Descrição: A atuação de qualquer organização está vinculada a alocação correta de recursos financeiros. Tanto uma empresa privada quanto um órgão da esfera pública precisam buscar a alocação de capitais de maneira condizente com o volume de recursos disponíveis para financiamento de suas operações. No entanto, qualquer organização pública ou privada pode escolher dentro do volume de recursos financeiros disponível para sua atuação, qual é o melhor investimento a ser realizado ou qual é a melhor forma de fracionar suas fontes de financiamento dentro das operações desejadas. Assim surge o estudo das estratégias financeiras a serem adotadas. Este projeto visa identificar as diferentes formas de obtenção e alocação de recursos de forma eficiente pela ótica racional de organizações privadas e públicas, bem como, seus os consequentes impactos em seus resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Coordenador / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Vanessa da Silva Mariotto Onody - Integrante / Ana Raquel Ruiz Abrahão - Integrante / Matheus Munhoz - Integrante / Naja Brandão Santana - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    2. 2018-Atual. Investimento direto externo e determinantes da capacidade de absorcao: Limiares para spillovers de produtividade e desenvolvimento
      Descrição: O IDE (Investimento Direto Externo) é tido como forma efetiva de transferência de tecnologia, tornando-se assim um determinante significativo da modernização tecnológica e o aumento da produtividade global da localidade de acolhimento. Contudo, apesar da literatura tratar amplamente a capacidade de absorção de conhecimento como fator preponderante para a existência de spillovers positivos de produtividade advindos do IDE, poucos estudos tem tratado o papel da diversidade nacional local e as relações de vizinhança como fator preponderante para a absorção de spillovers. Nesse contexto, o presente trabalho visa estudar os efeitos de spillovers de prodtividade advindos do IDE na indústria brasileira, e como tais efeitos dependem da capacidade de absorção das empresas nacionais e a diversificação nacional local. Para tanto, pretende-se utilizar técnicas de econometria espacial adaptadas em um modelo de threshold regression. Adicionalmente, pretende-se em uma ótica agregada (municiapal), verificar os efeitos de spillover regionais do IDE para vaiáveis de bem estar social como saúde, educação, e meio ambiente. Por fim, intenta-se verificar os principais determinates da capacidade de absorção em países em desenvolvimento, tendo em vista que a literatura aponta tal variável como condição necessária para a existência de spillovers positivos. Especificamente, o modelo proposto será capaz de encontrando valores críticos (limiar) de capacidade de absorção de conhecimento e diversificação produtiva nacional local para que as empresas brasileiras e municípios possam usufruir de spillovers de produtividade positivos advindos da presença multinacionais. Adicionalmente, o método proposto identificará a relação de dependência espacial entre as regiões, de modo a verificar se os spillovers de produtividade em uma região advindos da presença de multinacionais são passíveis de apropriação por regiões vizinhas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Herick Fernando Moralles - Coordenador / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Naijela Janaína da Costa - Integrante / Diogo Ferraz - Integrante / Eduardo Polloni Silva - Integrante / Diego Scarpa - Integrante / Andreza Aparecida Palma - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    3. 2018-Atual. A EBSERH e os HUFs brasileiros, uma nova perspectiva para a gestao da saude publica
      Descrição: Os Hospitais Universitários Federais brasileiros ficaram, por muitos anos, sobrecarregados tendo em vista sua grande capacidade e qualidade, junto a isso o sistema de saúde pública passou por uma crise de financiamento e de dívida acumulada pelos hospitais que levou a problemas de quadro de servidores insuficientes, fechamento de leitos e serviços, sucateamento, contratação de pessoal via fundação de apoio e a subutilização da capacidade instalada para alta complexidade. Nesse sentido, a ausência de reposição pelo MEC de trabalhadores para fazer face à expansão de serviços levou a utilização de recursos do faturamento para o pagamento de pessoal, que se tornou a principal causa de endividamento dos HUs, que supria sua necessidade de recursos humanos por meio das contratações via fundação. Apesar de a EBSERH ser considerada como a grande esperança da maioria dos HUFs, alguns pontos negativos podem ser destacados, a saber: a) alguns HUFs se encontram em um patamar de gestão mais avançado do que o modelo proposto pela Empresa; b) o desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é demorado e falta de adequação à realidade individual de cada HUF; c) as falhas custos hospitalar, principalmente na esfera dos hospitais públicos. O problema mais recorrente enfrentado pelos HUFs se refere à tabela de orçamentação do SUS que apresentam valores repassados que não cobrem os custos para a realização dos serviços e isso tem levado os HUFs para situações financeiras justas e gerando ineficiência, levando à diminuição da quantidade de serviços prestados à população (um retrocesso social e tecnológico), uma vez que a capacidade instalada desses hospitais se apresenta superior à sua capacidade financeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Herick Fernando Moralles - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Naja Brandão Santana - Coordenador.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    4. 2017-Atual. Gestao e Mensuracao de Riscos Financeiros e Valor
      Descrição: Todo projeto de investimento pela ótica racional deve buscar a geração de valor (riqueza) para o proprietário de capital. Entretanto, toda operação de investimento está sujeita aos mais alternados riscos, ou seja, incertezas associadas a decisão de investimento, entre eles podem ser citados de taxas de juros, cambiais, de inflação e de endividamento. De uma forma mais ampla, os riscos financeiros podem ser divididos em risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez e risco operacional. Este projeto visa o estudo da mensuração e gerenciamento adequado desses alternados riscos atrelados a uma alternativa de investimento e a consequente geração de valor para o acionista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Coordenador / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Herick Fernando Moralles - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante / José César Cruz Júnior - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    5. 2017-Atual. Analise de precos de commodities
      Descrição: Os preços de diversas commodities apresentaram significativo aumento de volatilidade desde a metade dos anos 2000. Dainte disto, a gestão de risco financeiro ganhou importância ainda maior para os agentes que atuam no setor, e para os governos que se preocupam com a estabilidade da inflação e dos estoques destes produtos. Este projeto tem por objetivo compreender o comportamento dos preços das principais commodities negociadas nos mercados internacinais, e no mercado brasileiro. O foco principal são as análise de price discovery, de transmissão de preços e de comportamentos especulativos nos mercados agrícolas, de combustíveis, financeiros, imobiliários, de metais, etc. Os resultados das análises podem beneficiar todos os agentes envolvidos nas cadeias de commodities, interferindo diretamente nos membros da cadeia de suprimentos, produtores e agentes governamentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Herick Fernando Moralles - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / José César Cruz Júnior - Coordenador / Naja Brandão Santana - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.
    6. 2014-2016. Hospitais Universitarios Federais do Brasil - uma analise de eficiencia para auxilio ao processo de tomada de decisoes
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está inserido na questão do atendimento público em saúde no Brasil e, mais especificamente, no que diz respeito ao funcionamento dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) brasileiros. O que tem sido observado nos últimos anos é um processo de deterioração física e tecnológica, além da escassez de força de trabalho nesses hospitais. Em virtude disso, são observadas iniciativas do Governo Federal para reverter esse quadro. O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) são exemplos dessas iniciativas. Desse modo, considerando a função dos HUFs em atender à população, desenvolver pesquisa e formar recursos humanos na área médica, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficiência dos HUFs brasileiros no atendimento à população, em atividades de pesquisa e na formação de recursos humanos, bem como investigar as características gerenciais que contribuem para o seu desempenho. Para o alcance do objetivo proposto será utilizada a base de dados do Sistema de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (SisREHUF) do Ministério da Educação (MEC) e duas ferramentas de análise quantitativa, a análise econométrica e a Análise Envoltória de Dados (DEA). Além disso, para maior refinamento teórico do fenômeno estudado, uma análise qualitativa será realizada por meio de estudo de casos. Espera-se, com a realização desse projeto, identificar os HUFs mais eficientes no que diz respeito à utilização de seus recursos para a produção assistencial e, também, para a produção de ensino e pesquisa. A partir disso, será possível identificar os benchmarks para os HUFs ineficientes, visando propor melhorias para esses últimos. Esses resultados poderão contribuir para auxiliar os tomadores de decisões na elaboração de políticas públicas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto - Coordenador / Herick Fernando Moralles - Integrante / Naja Brandão Santana - Integrante.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 2. lugar categoria pôster no Prêmio Masayuki Nakagawa pelo trabalho "Relação entre o Custo de Capital e a Responsabilidade Social Corporativa: comparação de empresas que compõem o Ibovespa e o ISE", XXIII Congresso Brasileiro de Custos.. 2016.
      Membro: Andrei Aparecido de Albuquerque.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 3o. Congresso UFU de Contabilidade. 2019. (Congresso).
    2. IV Semana de Excelência Operacional da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.IV Semana de Excelência Operacional da UESC. 2018. (Encontro).
    3. IV Workshop on Applied Finance. Palestra: Análise Fundamentalista. 2018. (Congresso).
    4. XXXVIII ENEGEP. Estratégias de financiamento do capital de giro em empresas brasileiras do setor de agronegócio. 2018. (Congresso).
    5. XXXVIII ENEGEP. Uma revisão bibliográfica sistemática sobre custeio e custos hospitalares. 2018. (Congresso).
    6. 2o. Congresso UFU de Contabilidade. O comportamento dos recursos financeiros da Universidade Aberta do Brasil entre 2006 e 2015. 2017. (Congresso).
    7. Oficina "Estratégias de Ensino: Método PBL" em II Congresso UFU de Contabilidade.Oficina "Estratégias de Ensino: Método PBL". 2017. (Oficina).
    8. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Relação entre o Custo de Capital e a Responsabilidade Social Corporativa: comparação de empresas que compõem o Ibovespa e o ISE. 2016. (Congresso).
    9. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Análise da criação de valor em uma operação de leveraged buyout no Brasil. 2016. (Congresso).
    10. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Impactos da maturidade, fonte e custo das dívidas no investimento de empresas brasileiras. 2016. (Congresso).
    11. XXXIV ENEGEP. Uma análise sobre a relação entre os custos e a qualidade nas empresas de distribuição de energia elátrica brasileiras de capital aberto. 2014. (Congresso).
    12. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD. Relação entre Nível de Disclosure e Custo de Capital das Empresas Brasileiras de Capital Aberto do Setor de Construção Civil. 2014. (Congresso).
    13. XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. Alavancagem financeira e investimento nas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto: um estudo com dados em painel. 2013. (Congresso).
    14. XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. Comparação de duas metodologias de apuração do custo de capital das distribuidoras de energia elétrica brasileiras. 2013. (Congresso).
    15. XX Congresso Brasileiro de Custos. Uma comparação entre três técnicas de avaliação de empresas (Valuation) aplicadas em um empreendimento do setor de massas e biscoitos. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 23:25:56