Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Glauco Henrique de Sousa Mendes

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Realizou pós-doutorados na Universidade de São Paulo (2015) e na Denmark Technical University - DTU (2016) . É professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP - UFSCar) e do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas (PPGOSP - UFSCar). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudo em Serviços (GEPS). Suas principais áreas de pesquisas e atuação profissional são: Gestão de Serviços, Servitização e Sistema Produto-Serviço, Design de Serviços e Experiência do Cliente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7564259060572565 (02/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Rod. Washington Luis, km 235 Jd. Guararapes 15565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (016) 33519540 Ramal: 9540 Fax: (016) 33518240 URL da Homepage: www.dep.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. CNPq 428946/2018-6: Diagnostico do quadro atual de servitizacao no Brasil: prospeccao exploratoria de producao qualificada nacional, polos de pesquisa existentes, e identificacao de lacunas de pesquisa
      Descrição: A servitização é um modelo de negócio onde as organizações típicas de manufatura agregam serviços aos produtos oferecidos aos clientes buscando mais diferenciação no mercado e maior rentabilidade. Embora o conceito não seja recente, sua aplicação, principalmente em economias emergentes, pode ser considerada como embrionária. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva identificar e analisar práticas existentes associadas ao processo de servitização no Brasil, ainda em nível exploratório, uma vez que este modelo de negócio se encontra mais difundido e evoluído em países desenvolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Integrante / Paulo Augusto Cauchick Miguel - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
    2. 2018-Atual. Impactos da digitalizacao na servitizacao: casos em empresas de manufaturas
      Descrição: Servitização e digitalização são tendências recentes que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. A servitização é a transição na qual as empresas de manufatura desenvolvem as capacidades necessárias para fornecer sistemas produtos serviços em vez de suas tradicionais ofertas de produtos. A digitalização, por sua vez, refere-se ao uso crescente de tecnologias digitais para conectar pessoas, sistemas, empresas, produtos e serviços. Ela é um dos aspectos mais evidentes da chamada Indústria 4.0. Os objetivos do projeto são: i) analisar os impactos da digitalização em diferentes estratégias de servitização e, ii) propor uma taxonomia de estratégias de digitalização-servitização. Será empregada uma combinação de métodos para realização da pesquisa: revisão bibliográfica sistemática e estudo de casos múltiplos, sendo seus resultados avaliados qualitativamente. Os principais resultados são: análise dos impactos da digitalização na servitização, caracterização das estratégias de digitalização-servitização; identificação dos recursos e capacidades que suportam cada uma das estratégias propostas; conjunto de diretrizes gerenciais para implantação dessas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Gilberto Miller Devos Ganga - Integrante / maicon gouvea oliveira - Integrante / Alejandro G Frank - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
      Descrição: Servitização e digitalização são tendências recentes que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. A servitização é a transição na qual as empresas de manufatura desenvolvem as capacidades necessárias para fornecer sistemas produtos serviços em vez de suas tradicionais ofertas de produtos. A digitalização, por sua vez, refere-se ao uso crescente de tecnologias digitais para conectar pessoas, sistemas, empresas, produtos e serviços. Ela é um dos aspectos mais evidentes da chamada Indústria 4.0. A literatura recente tem focado em compreender as interfaces entre essas duas tendências, já que a digitalização potencializa a oferta de produtos inteligentes e serviços digitais. Do mesmo modo, a ampliação do portfólio de serviços também pode demandar o uso de novas tecnologias digitais. Os objetivos principais deste projeto são: i) analisar os impactos da digitalização em diferentes estratégias de servitização e, ii) propor uma taxonomia de estratégias de digitalização-servitização. Será empregada uma combinação de métodos para realização da pesquisa: revisão bibliográfica sistemática e estudo de casos múltiplos, sendo seus resultados avaliados qualitativamente. Os principais resultados são: análise dos impactos da digitalização na servitização, caracterização das estratégias de digitalização-servitização; identificação dos recursos e capacidades que suportam cada uma das estratégias propostas; conjunto de diretrizes gerenciais para implantação dessas estratégias; e fomento de pesquisas numa área ainda incipiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Miller Devós Ganga - Integrante / Glauco Mendes - Coordenador / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Alejandro Germán Frank - Integrante / Maicon Gouvêa de Oliveira - Integrante / Camila Favoretto - Integrante / Jorge Henrique de Oliveira Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Miller Devos Ganga.
    3. 2017-Atual. Servitizacao em Pequenas e Medias Empresas: caracterizacao de praticas e modelo de transicao
      Descrição: Servitização consiste numa estratégia de negócios orientada aos serviços na qual as indústrias substituem a oferta ao cliente apenas centrada no produto para uma oferta integrada de produtos e serviços. Muitos têm sido os benefícios da adoção da servitização e do PSS. Entretanto, as pesquisas sobre servitização têm se concentrado em grandes empresas. Os estudos sobre a aplicação da servitização em pequenas e médias empresas (PMEs) têm sido pouco enfatizados. São dois os principais objetivos da proposta. O primeiro é analisar a adoção de práticas de servitização pelas PMEs fabricantes de máquinas e equipamentos industriais e o segundo é propor um modelo de referência para orientar as PMEs neste processo de transição. Portanto, a proposição de um conjunto de diretrizes, métodos e ferramentas, certamente, irá auxiliar as PMEs que queiram adotar a servitização. Será empregada uma combinação de métodos de pesquisa (pesquisa bibliográfica sistemática, pesquisa de levantamento do tipo survey e estudo de casos múltiplos), sendo seus resultados avaliados quantitativamente (caracterização por meio do survey) qualitativamente (análise de práticas por meio dos casos). Os principais resultados esperados são: a) a caracterização das práticas de servitização adotadas pelas PMEs fabricantes de máquinas e equipamentos industriais; b) a proposição de um modelo de referência para auxiliar as PMES na transição para a adoção da servitização e c) o fomento de pesquisas e a formação de pesquisadores numa área ainda incipiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador / Gilberto Miller Devos Ganga - Integrante / maicon gouvea oliveira - Integrante / Alejandro G Frank - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
      Descrição: Servitização consiste numa estratégia de negócios orientada aos serviços na qual as indústrias substituem a oferta ao cliente apenas centrada no produto para uma oferta integrada de produtos e serviços. Muitos têm sido os benefícios da adoção da servitização e do PSS. Entretanto, as pesquisas sobre servitização têm se concentrado em grandes empresas. Os estudos sobre a aplicação da servitização em pequenas e médias empresas (PMEs) têm sido pouco enfatizados. São dois os principais objetivos da proposta. O primeiro é analisar a adoção de práticas de servitização pelas PMEs fabricantes de máquinas e equipamentos industriais e o segundo é propor um modelo de referência para orientar as PMEs neste processo de transição. Portanto, a proposição de um conjunto de diretrizes, métodos e ferramentas, certamente, irá auxiliar as PMEs que queiram adotar a servitização. Será empregada uma combinação de métodos de pesquisa (pesquisa bibliográfica sistemática, pesquisa de levantamento do tipo survey e estudo de casos múltiplos), sendo seus resultados avaliados quantitativamente (caracterização por meio do survey) qualitativamente (análise de práticas por meio dos casos). Os principais resultados esperados são: a) a caracterização das práticas de servitização adotadas pelas PMEs fabricantes de máquinas e equipamentos industriais; b) a proposição de um modelo de referência para auxiliar as PMES na transição para a adoção da servitização e c) o fomento de pesquisas e a formação de pesquisadores numa área ainda incipiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Miller Devós Ganga - Integrante / Glauco Mendes - Coordenador / Maicon Gouvea Oliveira - Integrante / Alejandro G Frank - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Gilberto Miller Devos Ganga.
    4. 2016-2017. Desafios da integracao entre os processos de desenvolvimento de produto e de servicos em projetos de PSS (Bolsas no Exterior - Pesquisa)
      Descrição: Product-Service System (PSS) ou Sistema Produto-Serviço corresponde à oferta integrada de produtos e serviços ao cliente e consiste numa abordagem que, além de inovar na forma de gerar valor ao cliente, ainda pode trazer benefícios do ponto de vista ambiental. Essa nova forma de oferecer valor exige mudanças nos modelos de negócio e nos processos das empresas industriais que os adotam. Este é o caso do processo de desenvolvimento do PSS, o qual deve contemplar de forma integrada os processo de desenvolvimento de produto (DP) e de serviço (DS). Entretanto, os principais modelos de referência para o desenvolvimento do PSS, apesar de enfatizarem a integração desses processos, eles não fornecem diretrizes claras sobre como essa integração deve ocorrer. Assim, este projeto de pós-doutorado tem o objetivo de identificar e analisar as práticas que suportam a integração entre o desenvolvimento de produto e de serviços, organizando-as em dimensões (processo, organizacionais e de recursos) de maneira a auxiliar empresas que desejam desenvolver projetos de PSS. Será empregada uma combinação de métodos de pesquisa (pesquisa bibliográfica sistemática e estudo de caso exploratório). O principal resultado é caracterização das práticas que promovem a integração entre o DP e DS em projetos de desenvolvimento de PSS. A pesquisa a ser realizada na Technical University of Denmark (DTU) será importante para subsidiar pesquisas futuras e as que já estão em andamento. Pretende-se com este potencial estágio de pós-doutorado discutir com pesquisadores estrangeiros, especialmente com o supervisor identificado, os principais fundamentos teóricos e aspectos metodológicos que possam subsidiar pesquisas voltadas a este tema. Outro resultado do projeto é o fomento da realização de pesquisas sobre PSS e a própria formação de pesquisadores numa área de pesquisa ainda incipiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
    5. 2016-2017. Metodologia para transformacao de oferta orientada a produtos para sistema produto-servico (PSS)
      Descrição: O desenvolvimento e a oferta de sistemas produto-serviço (PSS: product-service system) surge com uma proposta de inovação, que traz novas oportunidades para empresas tradicionais baseadas somente na oferta de produtos. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma metodologia para apoiar as empresas que desejam transformar uma oferta existente baseada na venda de um produto em uma oferta de um PSS. Serão propostos métodos voltados para o PSS para análise da situação atual, estratégia, proposição de valor, definição do modelo de negócio, análise de investimentos, definição de arquitetura de processos de negócio e finalmente um roadmap para a implantação da solução (produto + serviços).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Integrante / maicon gouvea oliveira - Integrante / ROZENFELD, HENRIQUE - Coordenador / Caio Augusto Nunes Marques - Integrante / Janaina Mascarenhas Hornos da Costa - Integrante / Marina Pieroni - Integrante.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
    6. 2013-2015. Modelo de Referencia para a Gestao do Desenvolvimento de PSS
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar modelos de referência para a gestão do processo desenvolvimento de sistemas produto-serviço. Este modelo descreverá o processo por meio das dimensões: atividades, informações, recursos e pessoas, além de indicar potenciais melhores práticas utilizadas para garantir sucesso no projeto de PSS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador / maicon gouvea oliveira - Integrante / henrique rozenfeld - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
    7. 2009-2012. Praticas e modelos de gestao do pre-desenvolvimento de produtos
      Descrição: Pesquisa de levantamento e análise das práticas e problemas da gestão do pré-desenvolvimento do processo desenvolvimento de produto. Elaboração de proposições de melhoria da gestão e do desempenho deste processo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Integrante / Marcela Avelina Costa - Integrante / Daniele Kinoshita - Integrante / Jose Carlos de Toledo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador / Jose Carlos de Toledo - Integrante.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.
    8. 2009-2012. Sistemas de gestao da qualidade em unidades de servicos hospiatalares do estado de SP
      Descrição: Pesquisa de levantamento (survey) sobre práticas, problemas e desempenho da gestão da qualidade em unidades hospitalares, certitificadas pela ONA. Comparação com unidades não certificadas(credenciadas). Pesquisa de campo de estudo compartivo de casos. Pesquisa-ação para implantação de SGQ-ONA no Hospital Escola da UFSCar. Proposição de método para implantação da SGQ-ONA em unidades hospitalares de pequeno e médio porte... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Glauco Henrique de Sousa Mendes - Coordenador / Jose Carlos de Toledo - Integrante.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Awards for Excellence - 2018 Outstanding Papers - OPRIME, P. C. ; MENDES, G. H. S. . The -bar control chart with restriction of the capability indices. International Journal of Quality and Reliability, Emerald Publishing.. 2018.
      Membro: Glauco Henrique de Sousa Mendes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 7th International Conference on Business Servitization. Servitization practices in Brazilian SMEs: An Empirical Analysis. 2018. (Congresso).
    2. 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. Desenvolvimento de novos serviços em empresas Industriais: estudo de casos em produtores de veículos pesados. 2017. (Congresso).
    3. 9th IPSS CIRP Conference. ENABLER AND INHIBITOR FACTORS IN SERVITIZATION: CASES IN BRAZILIAN ROAD CARGO TRANSPORTATION SECTOR. 2017. (Congresso).
    4. The Spring Servitization Conference 2017 (SSC 2017). 2017. (Congresso).
    5. 8th CIRP IPSS Conference. Comparing PSS Design Models Based on Content Analysis. 2016. (Congresso).
    6. 10 Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento do Produto ? 10 CBGDP. Análise bibliométrica do campo de pesquisa do desenvolvimento de novos serviços. 2015. (Congresso).
    7. 7th CIRP IPSS Conference. . Bibliometric Analysis of the Product-Service System Research Field. 2015. (Congresso).
    8. IX Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2014. (Encontro).
    9. XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. A aplicação do método AHP para priorização de práticas de implantação do TQM em empresas do setor de equipamentos médico-hospitalares.. 2014. (Congresso).
    10. 9º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Processo de desenvolvimento de novos serviços: um estudo de caso em uma empresa de serviços financeiros. 2013. (Congresso).
    11. XIV International Conference on Industrial Engineering and Operations M. Similarities and divergences in the new product development practices: comparing technology-based companies in the medical device and process control automation device industries.. 2009. (Congresso).
    12. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fatores críticos no pré-desenvolvimento em pequenas e médias empresas do setor de equipamentos médico-hospitalares. 2009. (Congresso).
    13. XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.430/2008 - PROPOSTA DE MODELO DE REFERÊNCIA PARA A MACROFASE DE PRÉ-DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DO SETOR DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALRES. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 23:25:56