Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Pedro Carlos Oprime

Possui graduação em Engenharia de Producao pela Universidade Federal de São Carlos (1989), mestrado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Ciências da informação e comunicação - Université Aix Marseille III (2001). Fez estágio de Pós Doutorado no Culverhouse College of Commerce, Universidade do Alabama, e no Instituto de Tecnologia da Universidade de Nantes, França. Em 1993 foi Certified Quality Engineer, CQE, pela American Society for Quality (ASQ/USA), e em 1997 recebeu treinamento em planejamento estratégico pelo INNESTEC, México. Trabalhou nas empresas Freios Varga (depois TRW) e Hudson-Sharpe, nesta última como Gerente Industrial. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria contínua, controle estatístico da qualidade, sistema da qualidade e arranjos produtivos locais. Recebeu o prêmio Awards for Excellence - 2018, Outstanding Papers, Emerald, pelo artigo The X-bar control chart with restriction of the capability indices, publicado na International Journal of Quality Reliability Management, Volume 1 number 34. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9291517431456908 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Rod. Washington Luiz, km 235 - NIT/Materiais 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518236 URL da Homepage: http://www.dep.ufscar.br/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Contribuicao no desenvolvimento de grupos de pesquisa em Monitoramento e Controle Estatistico de Processo, cooperacao internacional em projetos de pesquisa e disseminacao das pesquisas nacionais em periodicos internacionais
      Descrição: Esse projeto de pesquisa visa estreitar as relações entre o Grupo de Pesquisa GEPEQ com o Prof. Chakraborti, da Universidade do Alabama, USA. Em função das publicações, o que reflete o reconhecimento internacional, obtido, por exemplo, em periódicos da Editora Emerald, há uma crescente motivação do grupo de pesquisa, professores e alunos, e duas linhas de pesquisas tem atraído interesse: i) o desenvolvimento de gráficos de aceitação com índices de capacidade de processos, e ii) monitoramento de perfis e métodos para estimar seus índices de capacidade. A vsita deo Prof. Chakraborti contribuirá para o desenvolvimento dessas duas linhas de pesquisa. O projeto é suportado pela FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    2. 2018-Atual. Panorama das praticas de melhoria de processos na regiao metropolitana de Sorocaba-SP
      Descrição: Objetiva-se caracterizar o uso de abordagens de melhoria de #10;processos como ISO 9001, Seis Sigma, Lean Manufaturing e Prêmios da #10;Qualidade no contexto de organizações da região metropolitana de #10;Sorocaba-SP. Surveys serão conduzidas para se coletar dados, que serão #10;analisados mediante a aplicação da estatística multivariada. Espera-se #10;estabelecer um panorama das abordagens de melhoria de processos que vêm #10;sendo utilizadas pelas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Integrante / Ricardo Coser Mergulhão - Coordenador.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    3. 2018-Atual. Dinamica dos Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos no advento da INDUSTRIA 4.0
      Descrição: A INDÚSTRIA 4.0 (quarta revolução industrial) comtempla os #10;impactos da revolução digital integrados ao mundo físico (veículos #10;autônomos, robótica industrial e doméstica, internet das coisas, #10;biologia sintética além de novos materiais), o que afeta não apenas a #10;manufatura (agora entendida na perspectiva Smart Manufacturing), mas #10;toda a Cadeia de Suprimentos e Distribuição, influenciando a forma como #10;as pessoas e as organizações se relacionam e consomem produtos e #10;serviços. Esses impactos extrapolam as cadeias produtivas e influenciam #10;a economia global e a sociedade. Na medida em que esse conceito avança, #10;surge a necessidade de aprofundar os estudos relacionados aos impactos #10;que serão gerados nas estratégias e nos relacionamentos interfirmas das #10;cadeias de suprimento e distribuição de produtos e serviços. Nesse #10;sentido, o objetivo deste projeto é investigar e analisar as #10;caracterísitcas das novas dinâmicas de relacionamento entre empresas que #10;adotam tecnologias da Indústria 4.0 em sua cadeia. Para tanto, serão #10;realizados estudos em diversas cadeias de suprimento e distribuição, #10;relacionados às pesquisas de mestrado e iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Coordenador / Márcio Lopes Pimenta - Integrante / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Éderson Luiz Piato - Integrante.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    4. 2018-Atual. Gestao da qualidade em processos na cadeia de suprimentos do setor de autopecas
      Descrição: O setor de autopeças tem crescido nos últimos anos devido #10;principalmente ao envelhecimento da frota de veículos no Brasil com, #10;consequentemente, aumento da demanda de autopeças. A cadeia de #10;fornecedores dentro desse setor é extensa e a concorrência entre elas é #10;acirrada, logo a busca pela implantação de abordagens da qualidade que #10;promovam o melhoramento contínuo dos processos é de suma importância. Ao #10;lado disso, tem-se que a concorrência vai além de uma única empresa para #10;a cadeia de suprimentos, o que exige que as práticas de gestão da #10;qualidade considerem a integração interna e externa que cruzam as #10;fronteiras organizacionais que integram a empresa com seus clientes e #10;fornecedores. Por isso, este projeto pretende investigar por meio de #10;estudos de casos e surveys como aprimorar as práticas de gestão da #10;qualidade das empresas considerando o contexto da cadeia de suprimentos. #10;Espera-se contribuir com o mapeamento dos fatores que contribuem para o #10;desempenho de toda a cadeia de suprimentos do setor de autopeças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Coordenador / Márcio Lopes Pimenta - Integrante / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    5. 2018-Atual. INDUSTRIA 4.0: Analise de Iniciativas de Integracao Interfuncional em Processos de Desenvolvimento de Produtos
      Descrição: A Indústria 4.0 abarca o uso de tecnologias como: internet #10;das coisas, computação em nuvem, integração maquina a máquina, #10;comunicação, impressão 3D e big data. Nesse contexto, a integração #10;interfuncional é essencial para o desenvolvimento de produtos complexos #10;do ponto de vista tecnológico. No entanto, a literatura sobre o #10;desenvolvimento de produtos no contexto da Indústria 4.0 não é clara em #10;relação às práticas de integração interfuncional, de modo a prover as #10;sinergias e estados de cooperação necessários para dar suporte ao seu #10;aspecto multifuncional. O mainstream da pesquisa em integração #10;interfuncional possui foco na cooperação entre pessoas, no sentido de #10;integrar estruturas de função e de poder. Porém, no contexto da #10;Indústria 4.0 há uma mudança nessa ênfase dada às pessoas. Estas #10;continuam sendo orientadas a cooperar entre si para a obtenção de #10;resultados conjuntos no nível da firma. Porém, essa cooperação está mais #10;relacionada ao desenvolvimento de habilidades para lidar com os #10;processos ciberfísicos e com o conhecimento produzido pelas máquinas e #10;sistemas de informação. Esse tipo de habilidade de interação entre #10;humano, máquina e sistema, pode gerar uma nova forma de se estudar a #10;integração interfuncional. O objetivo deste projeto é caracterizar as #10;iniciativas de integração interfuncional em processos de desenvolvimento #10;de produtos em empresas que empregam as tecnologias da Indústria 4.0 em #10;seu sistema produtivo. Serão realizados estudos de caso em diversas #10;cadeias de suprimento, bem como orientações de doutorado, mestrado e #10;iniciação científica. Este projeto representa a continuação de uma série #10;de pesquisas, realizadas pelo proponente, no âmbito da integração #10;interfuncional como mecanismo da gestão da cadeia de suprimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Coordenador.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    6. 2017-Atual. Graficos de controle de aceitacao considerando a significancia pratica utilizando-se os indices de capacidade do processo: proposta de um metodo preditivo e desenvolvimento de um software
      Descrição: Duas alternativas metodológicas surgem nos processos decisórios que são pouco explorados: o uso de métodos estatísticos com níveis de significância estatística calculados, ou, o que é comum, o uso de julgamento baseado na significância prática e econômica. Nessa linha, o tema de pesquisa proposto se refere ao estudo de gráficos de controle que, simultaneamente, adotem as duas abordagens de decisão: a significância estatística e a significância prática. A escolha do tema de pesquisa decorre da busca por respostas às perguntas: i) Por que os gráficos de controle falham em relação aos propósitos a que são destinados, dado que esse assunto já é pesquisado a mais de seis décadas? ii) Por que essas pesquisas não incorporam aos seus métodos níveis de significância baseada em aspectos práticos e econômicos, tais como as restrições operacionais de ação sobre os processos e os efeitos da não conformidade às especificações sobre o cliente? Para responder a essas perguntas, este projeto basear-se-á nas teorias dos gráficos de controle de aceitação e nos índices de capacidade de processo, dois aspectos fundamentais do ponto de vista prático. Com a integração desses elementos - significância prática, cartas de controle de aceitação e índices de capacidade de processo - pretende-se desenvolver um novo tipo de gráficos de controle alinhados as demandas das empresas manufatureiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Coordenador / Fabiane Lizarelli - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Pedro Carlos Oprime - Coordenador / PIMENTA, MARCIO LOPES - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiane Leticia Lizarelli.
    7. 2014-2014. Metodos estatisticos nao parametricos aplicados ao controle estatistico de processo: uma revisao e algumas novas ideias
      Descrição: O professor SUBHABRATA “SUBHA” CHAKRABORTI, do Department of Information Systems, Statistics, and Management Science, Culverhouse College of Commerce and Business Administration, University of Alabama (UA), é um dos principais pesquisadores em métodos não paramétricos, tendo publicado importantes livros sobre o assunto e mais de cinquenta artigos em revistas internacionais.A visita do Professor Chakraborti tem o objetivo de consolidar as relações de cooperações já iniciadas em 2013 com a Universidade do Alabama na temática de estatística industrial. Espera-se, assim, desenvolver novos projetos na área e dinamizar a participação em redes de pesquisa com a colaboração de pesquisadores internacionais, pois é por meio dos métodos e técnicas estatísticas que se fortalecem as oportunidades de melhoria dos processos como consequência da medição, coleta de dados e análise estatística.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Pedro Carlos Oprime - Coordenador / Fabiane Lizarelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Awards for Excellence - 2018, Outstanding Papers, Emerald, pelo artigo The X-bar control chart with restriction of the capability indices, International Journal of Quality Reliability M, Emeral.. 2018.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.
    2. Professor Homenageado da turma de 2005 do curso de Engenharia Produção Química, UFSCar.. 2008.
      Membro: Pedro Carlos Oprime.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. 3nd International Conference on Quality Engineering and Management, 2016, Guimarães. Capability index analysis in Short-terms production at the machine supplier and initial manufacturing. 2018. (Congresso).
    2. 3nd International Conference on Quality Engineering and Management, 2016, Guimarães. Control Chart and Capability indices: A systematic Literature review. 2018. (Congresso).
    3. XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. INTEGRAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE PD COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: PRÁTICAS ADOTADAS POR UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA DE GRANDE PORTE. 2010. (Congresso).
    4. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. PROPOSTA DE TEMÁTICAS PARA A DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2010. (Congresso).
    5. COBENGE 2009. 2009. (Congresso).
    6. ENEGEP 2009. Estudo da operacionalização do processo de melhoria contínua na abordagem TPM: um estudo de campo das empresas brasileiras. 2009. (Congresso).
    7. ISBIS-2008 International Symposium on Business and Industrial Statistics.Determining the best order for factorial experiments of two level using techniques of operation research: metohod branch-and-bound. 2008. (Simpósio).
    8. 19th International Conference on Production Research. Analysis of the relationship among complexity of the product, destination market and production efficiency: a case study in an industry of capital goods. 2007. (Congresso).
    9. Cases de Excelência.Survey da mehoria contínua no Brasil. 2007. (Seminário).
    10. ENCEP 2007 - Encontro de Coordenadores de Engenharia de Produção. 2007. (Encontro).
    11. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2007. (Congresso).
    12. 18th International Conference on Production Research. Analysis of the underlying factors for the development of cooperation among enterprises of a cluster - case studies in the State of Sao Paulo. 2006. (Congresso).
    13. COBENGE 2006. 2006. (Congresso).
    14. XXVI ENEGEP e XII ICIEOM.Análisis de la relación entre complejidad del producto, mercado de destino y eficiencia de producción: un estudio de caso en una industria de bienes de capital. 2006. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. OPRIME, P. C.; ZORZO, S. D.. PAPEL DA INOVAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2010. Outro
    2. ALVES FILHO, A. G. ; OPRIME, P. C.. ENCEP 2007 - XII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2007. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 23:25:57