Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marisa Bittar

Marisa Bittar é graduada em História (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), Mestra em Educação (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e doutora em História Social (USP). Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou Pós-Doutorado em História da Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE/UCL) onde também foi Professora Visitante (2014). Foi coordenadora do PPGE/UFSCar (2007-2010) e recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. Além da pesquisa e do ensino em História da Educação, desenvolveu longa docência em História para o ensino médio e superior (UFMS). Adquiriu experiência no sistema público de educação tendo sido assessora da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (1983-1989). Tem uma produção específica sobre educação jesuítica, educação no regime militar e história política de Mato Grosso do Sul. Vem desenvolvendo pesquisas sobre o papel de revistas e entidades científicas na formação e internacionalização do campo da história da educação, além da obra do historiador Brian Simon sobre a educação britânica. No Arquivo do Instituto de Educação/University College London (UCL), vem levantando fontes para o seu atual projeto financiado pelo CNPq quot;A História da Educação como unidade de ensino e pesquisa: modos e caminhos da internacionalizaçãoquot;. Com Thérèse Hamel (Canadá) e Lajos Somogyvári (Hungria) coordena o Grupo de Trabalho quot;Observatory for the History of Educationquot; (International Standing Conference for the History of Education- ISCHE). É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008 e membro do International Centre for Historical Research in Education (ICHRE/University College London) desde 2014. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 (30/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise: 1993-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Via Washington Luis, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Fax: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. A Historia da Educacao como unidade de ensino e pesquisa: modos e caminhos da internacionalizacao
      Descrição: Este projeto é financiado pelo CNPq na modalidade de produtividade em pesquisa para o período de 2019 a 2023 e objetiva ampliar o intercâmbio internacional no campo da História da Educação, iniciado em 2011 com o Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Faz interface com estudos que venho realizando no âmbito do International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) desde a realização do projeto quot;Mapping the History of Educationquot; (2014-2019).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador.
      Membro: Marisa Bittar.
    2. 2015-2019. Mapping the History of Education (ISCHE)
      Descrição: Projeto vinculado ao Standing Working Group/ISCHE com a finalidade de mapear a história da educação em âmbito internacional. Em parceria com Thérèse Hamel (Canadá) foi realizado um estudo comparativo entre os artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação e os da História da Educação do Canadá.. Resultados parciais da pesquisa foram apresentados nos Congressos anuais do ISCHE (2014 a 2019): Londres, Chicago, Buenos Aires, Berlim e Porto. Foi realizado também um levantamento sobre a situação da disciplina quot;História da Educaçãoquot; nas universidades brasileiras, em parceria com .Amarilio Ferreira Jr.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / FERREIRA Jr., Amarilio - Integrante / Thérèse Hamel - Integrante / Olívia Morais de Medeiros Neta - Integrante.
      Membro: Marisa Bittar.
    3. 2015-2019. Um estudo sobre o campo da Historia da Educacao no Brasil e na Inglaterra
      Descrição: O projeto, financiado pelo CNPq para o quatriênio 2015-2019 teve como objetivo dar continuidade aos estudos iniciados no Pós-Doutorado no Institute of Education (University of London) onde desenvolvi pesquisas no Arquivo Brian Simon. Fez parte de um projeto maior no âmbito do ISCHE quot;Mapping the History of Educationquot; sobre o mapeamento do campo de ensino e de pesquisa em História da Educação em nível internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Marisa Bittar.
    4. 2011-2014. Educacao jesuitica para alem do Ratio Studiorum: Artes e Oficios no Brasil Colonial
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a ação pedagógica dos jesuítas no tocante ao ensino de artes e ofícios durante o período de sua hegemonia no Brasil Colonial (1549-1759). Tal ensino foi complementar ao ideal máximo de formação humana da Companhia de Jesus, as Humanidades, e necessário para sustentar materialmente os colégios e para suprir a carência de trabalhadores manuais no contexto de uma sociedade escravista. O estudo será baseado em fontes documentais e dará sequência à pesquisa anteriormente ralizada e financiada pelo CNPq quot;Casas de bê-a-bá e coégios jesuíticos no Brasil Colonialquot;. O plano geral do trabalho consistirá de dois momentos: o primeiro compreenderá a classificação, leitura e análise de textos e documentos sobre a educação jesuítica no Brasil Colonial (fontes primárias e secundárias); o segundo constará da elaboração de um relatório a ser encaminhado ao CNPq, cujo eixo central deverá responder aos objetivos delimitados no projeto e constituir-se-á, ao seu término, em material a partir do qual artigos e textos didáticos serão elaborados. O projeto foi aprovado pelo CNPq e será desenvolvido na modalidade de Bolsa PQ nível 1D.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador.
      Membro: Marisa Bittar.
    5. 2011-2012. Ampliando horizontes teoricos da Historia da Educacao: um estudo da obra de Brian Simon
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa de Pós-Doutorado desenvolvida durante o ano acadêmico de agosto de 2011 a agosto de 2012 na University of London (Institute of Education) para estudar a obra do historiador mais importante da educação inglesa, Brian Simon. Esse intelectual marxista deixou vasta obra publicada, destacando-se os quatro volumes de sua Hstória da Educação, coleção conhecida como Studies of Education. Além da obra escrita, engajou-se na luta contra testes de inteligência em vigor na Inglaterra, considerando-os elitistas . Defendeu escola secundária igual para todos (quot;comprehensive schoolquot;), combatendo os testes psicométricos, campanha que desenvolveu desde os anos 1940 até a sua morte, em 2002. A pesquisa teve como objetivo conhecer s sua interpretação teórica buscando possíveis siimlaridades com outro intelectual marxista europeu, Mario Alighiero Manacorda (1917- ) um dos maiores intérpretes de Gramsci, que defendeu a quot;scuola unicaquot; e combateu a distinção entre ensino secundário de humanidades para as elites e ensino profissional para os trabalhadores . A questão principal consistiu em verificar a possível influência de Gramsci na formulação da quot;comprehensive schoolquot; por Brian Simon. As fontes da pesquisa foram : 1- a obra publicada de Brian Simon, incluindo artigos e livros; 2- a coleção de documentos não publicados incluindo aulas, cursos, registros de viagens e inúmeros outros papéis. Esse acervo encontra-se no Institute of Education (Umiversity of London) onde o Pós-doutorado ocorre sob a supervisão do Professor Gary McCulloch, da cátedra quot;Brian Simon de HIstória da Educaçãoquot;. A parte comparativa com a obra de Mario Alighiero Manacorda foi desenvolvida na Itália, onde reaizaram-se visitas e entrevistas com o autor na cidade de Roma. O projeto foi aprovado pelo CNPq e pela FAPESP e recebeu financiamento desta última agência de pesquisa. Os objetivos foram plenamnete alcançados. Os resultados foram apresentados em dois congressos internacionais de História. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marisa Bittar.
    6. 2008-2011. Casas de be-a-ba e colegios jesuiticos no Brasil Colonial (1549-1759)
      Descrição: Este objeto de pesquisa teve como objetivo estudar a ação pedagógica desenvolvida pela Companhia de Jesus durante uma etapa do período colonial (1549-1759), período no qual a educação jesuítica passou por duas fases distintas: na primeira, os discípulos de Santo Inácio de Loyola almejavam ganhar novas almas para o rebanho da Igreja Católica Apostólica Romana. Para alcançar tal intento, a catequese dos habitantes da terra brasílica era realizada concomitantemente com o ensino de bê-, que se percebe nas cartas dos primeiros padres inacianos relatando que o aprendizado das primeiras letras se realizava na sacristia da igreja. Na segunda, os jesuitas educavam, basicamente, os filhos da aristocracia agrária colonial nos colégios construídos nas fazendas de propriedade da Companhia de Jesus. Aqui, a quot;fase heróicaquot; dos primeiros tempos já havia passado e ocorre uma inversão de prioridades na ação pedagógica inaciana. Assim a finalidade central dessa pesquisa foi realizar um estudo sobre a educação jesuítica no Brasil Colonial buscando revelar aspectos pouco contemplados na produção historiográfica já existente nessa área do conhecimento. Este projeto abrangeu estudos mais abrangentes que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa quot;educação jesuítica no Brasil Colonialquot; da UFSCar, desde 1999, e foi aprovado pelo CNPq para a concessão de Bolsa Produtividade em Pesquisa para ser desenvolvido no triênio 2008-2009-2010, com finalidade prevista para fevereiro de 2011 (com entrega de relatório ao CNPq). O relatório de 109 páginas foi encaminhado e aprovado pelo CNPq em abril de 2011. A responsável pelo projeto foi Marisa Bittar, o líder do Grupo é Amarilio Ferreira Junior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Integrante / Amarilio Ferreira Junior - Coordenador / Aline de Cássia Damasceno Pereira - Integrante / Érika C Pereira - Integrante / Neimar M. Sousa - Integrante / Marcia Regina da Silva - Integrante. Financiador(es): Departamento de Educação da Ufscar - Cooperação / CNPq - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 12
      Membro: Marisa Bittar.
    7. 2006-2008. Jesuitas espanhois, indios Guarani e catequese no Itatim (1631-1659)
      Descrição: Tratou-se de um projeto cujo tema está relacionado a outro mais amplo quot;Educação jesuítas no Brasil Colonial (1549-1759)quot; e que apontou a necessidade de um estudo sobre as práticas educacionais dos jesuítas no mesmo período, porém em território que ainda não pertencia à colônia portuguesa mas sim espanhola, ou seja, as terras de fronteira que hoje compõem Mato /Grosso do Sul. Assim, com esse projeto, propusemo-nos a investigar se, e em que medida, os padres inacianos adotaram práticas educacionais correlatas às praticadas no litoral das terras brasílicas. Pretendemos contribuir para uma compreensão mais abrangente da ação jesuítica relacionada à educação. O projeto teve caráter inter-institucional, pois envolveu um docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS) e um doutorando do PPGE/UFSCAr, que também é professor na UCDB. Contou com auxílio do CNPq. Edital 61/2005. Humanas e Sociais. O relatório foi encaminhado e aprovado por essa agência de fomento (junho de 2009). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Antonio Jaco Brand - Integrante / Neimar Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Bittar.
    8. 2005-2009. Mato Grosso do Sul: a construcao de um estado
      Descrição: Tratou-se de um projeto que deu continuidade à pesquisa desenvolvida no doutorado (USP, 1993-97) e que teve como objetivos: 1- estudar a gênese do regionalismo que resultou na divisão de Mato Grosso em 1977; 2- analisar a geopolítica do regime militar, que atuou favoravelmente à divisão de Mato Grosso e à criação de Mato Grosso do sul; 3- analisar a atuação da elite dirigente sul-mato-grossense. A metodologia da pesquisa foi fundamentada na análise documental complementada por depoimentos de ativistas divisionistas do sul do antigo Mato Grosso e dirigentes políticos. No final de 2008, o projeto concorreu ao Edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tendo sido contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS com R$ 61.710,00. Esse recurso previa a publicação de dois livros em edição especial para comemorar os trinta anos de Mato Grosso do Sul em 2009, o que foi concretizado em outubro com o lançamento da obra pela editora da UFMS em dois volumes totalizando 905 páginas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Bittar.
    9. 2003-2007. Educacao jesuitica no Brasil Colonial: aspectos pedagogicos nos Sermoes do Padre Antonio Vieira (1608-1697)
      Descrição: Projeto de pesquisa registrado no Programa Unificado de Iniciação Científica (PUIC), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSCar, sob o nº 027/2003.#10;Este projeto visou suprir uma lacuna documental da história da educação brasileira no período colonial. Especificamente tratou-se de uma pesquisa que teve como fonte primária os Sermões do Padre Antonio Vieira, em XV volumes, editados pela Lello Irmão Editores, de 1945 a 1948. A relevância desta pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre este período da educação brasileira, uma vez que os jesuítas detiveram a hegemonia da ação pedagógica no Brasil por 210 anos (1549-1759). #10;O plano de trabalho se constituiu de quatro temáticas assim divididas: 1. A ação evangelizadora com os índios do Estado do Maranhão e Grão-Pará; 2. A reconversão cristã dos colonos; 3. A pedagogia da escravidão; 4. A formação dos noviços da Companhia de Jesus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Aline de Cássia Damasceno Pereira - Integrante / Anna Carolina de Oliveira - Integrante / Stella de Lourdes Garcia - Integrante / Érika C Pereira - Integrante / Mariana C Pedrino - Integrante. Financiador(es): Departamento de Educação da Ufscar - Cooperação. Número de produções C, T A: 17
      Membro: Marisa Bittar.
    10. 1994-2000. O PPGE/UFSCar (area de Fundamentos da Educacao) e as influencias teoricas de seu tempo
      Descrição: Este Projeto de pesquisa, na sua primeira etapa, foi homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSCar, sob o nº 23112.000021/94-62 e teve como objeto de estudo as dissertações de mestrado do PPGE/UFSCar, produzidas na área de concentração em Fundamentos da Educação, no período de 1976 a 1993. O seu título era quot;O Mestrado em Fundamentos da Educação da UFSCar e as influências teóricas de seu tempo: 1976/1993quot;. Visava pesquisar um total de 63 dissertações de mestrado. Tinha como objetivo central de investigação diagnosticar e classificar os temas e as epistemologias que fundamentaram as metodologias utilizadas pelos pesquisadores. #10;De um total de 63 dissertações analisadas, 48 utilizaram o referencial teórico marxista. Há de se realçar também que as décadas de 1970 e 1980, influenciadas pela existência da ex-URSS e da ditadura militar no Brasil, o marxismo, como teoria do conhecimento, gozava de prestígio acadêmico como instrumental teórico capaz de explicar as contradições configuradas no interior da totalidade capitalista.#10;Essa pesquisa culminou com a publicação de dois artigos e a participação em três eventos científicos. Dando continuidade ao projeto, iniciei estudos sobre as teses de Doutorado do PPGE/UFSCar e orientei duas Iniciações Científicas (Priscila de Andrade e Cristiane Barbosa), sendo uma delas sobre as dissertações e a outra sobre as teses em período mais recente. Ambas as pesquisas foram financiadas (FAPESP e CNPq).Também resultante desses estudos, foi publicado um artigo sobre o PPGE na Revista Brasileira de Pós-Graduação, em 2009, e outro na REVEDUC (revista do PPGE/UFSCar) nos seus 40 anos de história (2017). Acrescidos a esse projeto, eventuais estudos complementares sobre a produção do PPGE/UFSCar continuam sendo feitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Sandra Ukee - Integrante / Maevi Anabel Nono - Integrante / Ana Cristina Nogueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / CNPq - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Marisa Bittar.
    11. 1993-1997. Mato Grosso do Sul: do estado sonhado ao estado construido
      Descrição: Projeto de Doutorado desenvolvido na USP entre agosto de 1993 a novembro de 1997. Objetivou estudar a gênese de Mato Grosso do Sul e a política da ditadura militar, que efetivou a divisão de Mato Grosso (1977). Foi financiado pela CAPES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador.
      Membro: Marisa Bittar.
    12. 1993-1995. Historia e educacao publica em Mato Grosso do Sul (1979-1986)
      Descrição: Este projeto analisou as políticas educacionais dos primeiros governos de Mato Grosso do Sul abrangendo o período da criação do Estado até o término do primeiro governo eleito de sua história. O objetivo principal foi verificar a mudança ocorrida nessas políticas distinguindo dois períodos distintos: a. Durante os primeiros governos impostos pela ditadura; b. Durante o primeiro governo eleito (1983-1986).#10;Verificou-se que essas mudanças aconteceram principalmente em função dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda pelo fim da ditadura militar. Tais movimentos geraram uma demanda pela própria democratização da educação pública sul-mato-grossense. O Relatório final de pesquisa foi aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. Parecer nº 075/95.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Integrante / Amarilio Ferreira Junior - Coordenador. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Bittar.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (26)
    1. Congratulações por video-aula que ultrapassou cem mil visualizações, UFSCar.. 2020.
      Membro: Marisa Bittar.
    2. quot;Vozes da Literaturaquot;. Homenagem do Governo de Mato Grosso do Sul pela obra de historiadora. http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=6927, Governo de Mato Grosso do sul.. 2014.
      Membro: Marisa Bittar.
    3. Honra ao Mérito pelo trabalho acadêmico de 2014, UFSCar.. 2014.
      Membro: Marisa Bittar.
    4. Professora homenageada pela turma de formandos em Pedagogia (turma 2006), Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    5. Historiadora homenageada pelo governo de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de MS.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    6. Honra ao Mérito pela contribuição acadêmica à UFSCar na data de seus 40 anos, Universidade Federal de Sào Carlos.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    7. Prêmio CAPES 2008 pela orientação da Melhor Tese na Área de Educação, CAPES (Portaria N. 86, 15 de julho de 2009).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    8. Moção de Congratulações pela obra quot;Mato Grosso do Sul: a construção de um estadoquot;, Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    9. Moção de congratulação pela obra quot;Mato Grosso do Sul: a construção deum estadoquot; (VereadorCristóvão Silveira), Câmara Municipal de Campo Grande (MS).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    10. Moção de Congratulação pela obra quot;Mato Grosso do Sul: a construção de um estadoquot; (Vereador Marcelo Bluma), Câmara Municipal de Campo Grande (MS).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    11. Professora homenageada na formatura de Pedagogia da UFSCar (Turma 2004), Universidade Federal de São Carlos.. 2008.
      Membro: Marisa Bittar.
    12. Nome da turma de formandos de Pedagogia da UFSCar (Turma 2005), Universidade Federal de São Carlos.. 2008.
      Membro: Marisa Bittar.
    13. Paraninfa da formatura de Pedagogia (Turma 2003), Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2007.
      Membro: Marisa Bittar.
    14. Homenageada pela produção historiográfica sobre Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.. 2007.
      Membro: Marisa Bittar.
    15. Professora Titular de História da Educação, Departamento de Educação da UFSCar.. 2006.
      Membro: Marisa Bittar.
    16. Professora Homenageada pela Turma de Pedagogia 2001 da UFSCar, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2005.
      Membro: Marisa Bittar.
    17. Professora Homenageada pela Turma de Pedagogia 2000 da UFSCar, Curso de Pedagogia de UFSCar.. 2004.
      Membro: Marisa Bittar.
    18. Professora homenageada pela turma de Pedagogia 1998, Curso de Pedagogia.. 2002.
      Membro: Marisa Bittar.
    19. Paraninfa da turma de Pedagogia da UFSCar (turma 1997), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 2001.
      Membro: Marisa Bittar.
    20. Voto de congratulações pela produção científica sobre a história de Mato Grosso do Sul, Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS.. 2000.
      Membro: Marisa Bittar.
    21. Paraninfa do Curso de Pedagogia da UFSCar (Turma 1996), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 2000.
      Membro: Marisa Bittar.
    22. Professora Homenageada (1999), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 1999.
      Membro: Marisa Bittar.
    23. Prêmio Jovem Pesquisador pela orientação do Trabalho quot;Crianças negras e educação jesuítica no Brasil Colonialquot; apresentado por Alessandra Marques da Cunha; Marcia Calin e Melissa Salaro Bresci., UFSCar/VII Congresso de Iniciação Científica.. 1999.
      Membro: Marisa Bittar.
    24. Prêmio Jovem Pesquisador pela orientação do trabalho quot;A base econômica dos colégios jesuíticos no Brasil Colonialquot; apresentado por Érica Huziwara; Marcia Calin, Melissa Salaro Bresci, UFSCar/VI Congresso de Iniciação Científica.. 1998.
      Membro: Marisa Bittar.
    25. Professora homenageada na Formatura de Pedagogia (Turma 1994), Curso de Pedagogia da UFSCar.. 1997.
      Membro: Marisa Bittar.
    26. Nome de turma dos formandos de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro Universitário de Aquidauana.. 1994.
      Membro: Marisa Bittar.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. 2013. (Seminário).
    2. 104 Colóquio em Educação - PPGE/UCDB.Pós-Graduação em Educação: tendências e tensões na formação do pesquisador. 2011. (Outra).
    3. VI Congresso da Sociedade Brasileira de História da Educação. Educação e trabalho no Brasil Colonial: Artes e ofícios nos colégios jesuíticos. 2011. (Congresso).
    4. Palestra no I Ciclo de palestras sobre História Regional (UFMS).Trinta anos da criação de Mato Grosso do Sul: uma análise de sua história política. 2010. (Seminário).
    5. Palestra no IV Seminário de Inovações pedagógicas no ensino de Graduação da UFSCar.Desafios da Ação Docente no Ensino Superior. 2010. (Seminário).
    6. Palestra no Seminário de pesquisa (Programa de Pós-Grduação em Educação - UEM).Pesquisa em educação no Brasil: tendências teóricas e perspectivas. 2010. (Outra).
    7. Palestra no Seminário de pesquisa - 10 anos formando pesquisadores (GEPPES).Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Brasileira. 2010. (Seminário).
    8. Palestra no Seminário de pesquisa - 10 anos formando pesquisadores (História da educação em MS).História da Educação em Mato Grosso do Sul: dos anos 1970 à atualidades. 2010. (Seminário).
    9. Palestra no Seminários de dissertação (UFSCar, Departamento de Fisioterapia).Ética e pesquisa na contemporaneidade. 2010. (Seminário).
    10. Seminário sobre as Pedagogias Marxistas.Educação e pedagogia na Rússia Comunista. 2010. (Seminário).
    11. XV Semana de História da UFMTquot;Mato Grosso: História, ensino e pesquisa sobre uma divisãoquot;.História política da divisão de Mato Grosso. 2010. (Outra).
    12. Conferência no 89 Colóquio em Educação do Grupo de Pesquisa GEPPES (UCDB).A pesquisa em educação no Brasil: a constituição do campo científico e tendências teóricas. 2009. (Seminário).
    13. Seminário Pós-Graduação em Educação Matemática (UFMS).Aspectos históricos da educação brasileira. 2009. (Seminário).
    14. 31 Reunião Anual da ANPEd.Representação do PPGE/UFSCar. 2008. (Outra).
    15. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.A Universidade na Contemporaneidade. 2008. (Seminário).
    16. II Seminário sobre Grau de Participação das crianças na Educação Infantil e violação de direitos básicos em creches e pré-escolas.Direito das crianças: limites e possibilidades. 2008. (Seminário).
    17. Palestra na VIII Jornada do HISTEDBR.A educação brasileira no século XX: um balanço crítico. 2008. (Encontro).
    18. 30 a. Reunião Anual da ANPEd. 2007. (Outra).
    19. 7º Encontro do Grupo de Pesquisa quot;Educação, História e Cultura no Brasil, 1549-1759quot;.Panorama da pesquisa sobre história da educação no Brasil colonial. 2007. (Encontro).
    20. III Fórun Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia.Políticas e Bases Epistemológicas da Pós-Graduação no Brasil. 2007. (Encontro).
    21. III Seminário sobre Trabalho e Educação e I Seminário em História e Educação na Amazônia.O princípio do trabalho na História da Educação. 2007. (Seminário).
    22. Memória e cultura no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).HIstória e trabalho na formação de Mato Grosso do Sul. 2007. (Seminário).
    23. Seminários de Pesquisa Educacional.Políticas de pesquisa e pós-graduação em educação no Brasil. 2007. (Seminário).
    24. quot;III Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolaresquot;. Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes.Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes. 2006. (Seminário).
    25. 6º Encontro do Grupo de Pesquisa quot;Educação, História e Cultura no Brasil: 1549-1759quot; (DEHSCUBRA).Os jesuítas no Brasil Colonial. 2006. (Seminário).
    26. Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (Trajetória de pesquisadores: a experiência de intelectuais brasileiros com a pesquisa educacional).Trajetórias de pesquisadores - a experiência de intelectuais brasileiros com a pesquisa educacional - Aula inaugural do ano letivo do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB. 2006. (Outra).
    27. Colóquios de História, Sociedade e Educação (História das idéias pedagógicas).História das Idéias pedagógicas. 2006. (Outra).
    28. Colóquios de História, Sociedade e Educação no Brasil.Palestra nos Colóquios do Histedbr/UFSCar: O estado da arte em História da Educação. 2006. (Encontro).
    29. I Simpósio de Formação de Professores.Palestra no I Simpósio de Formação de Professores:. 2006. (Simpósio).
    30. Seminários de Dissertação (PPGE/UFES).A pesquisa em educação brasileira: recorrências, lacunas e desafios. 2006. (Seminário).
    31. 4ª Semana da Educação do Curso de Pedagogia da UFSCar.A educação brasileira de 1985 a 2005 - 4ª Semana da Educação - Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia da UFSCar. 2005. (Encontro).
    32. Colóquios sobre Hitória da Educação (HISTEDBR).Brasil e Abertura Democrática: o estado da arte em História da Educação - Colóquios de Filosofia e História da Educação / História Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). 2005. (Seminário).
    33. V Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura: Brasil, 1549 - 1759.Arquivos e pesquisa em educação - V Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura: Brasil, 1549 - 1759. 2005. (Encontro).
    34. V Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil - Instituições escolares brasileiras: história, historiografia e práticas.Gênese das instituições escolares no Brasil: os jesuítas e as casas de bê-á-bá no século XVI - V Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil - Instituições escolares brasileiras: história, historiografia e práticas. 2005. (Encontro).
    35. XXXVII Colóquio em Educação do Mestrado em Educação da UCDB.Estado, democracia e esquerda no Brasil - XXXVII Colóquio em Educação - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 2005. (Seminário).
    36. Ciclo de debates e conferências do Mestrado em Educação da UCDB ( A ditadura militar e o pensamento autoritário na educação brasileira).A ditadura militar e o pensamento autoritário na educação brasileira (Palestra) - Ciclo de debates e conferências do Mestrado em Educação da UCDB. 2004. (Seminário).
    37. Formação de professores indígenas.Palestras para a 1ª Turma de Alunos Kadiwéu, Terena e Kinikinawa do Curso de Magistério da Escola Municipal Indígena. 2004. (Encontro).
    38. Palestra na III Jornada de História - UNICEP Pluralidade linguística e o nheengatu no Brasil Colonial.Pluralidade linguística e o nheengatu no Brasil Colonial - Palestra na III Jornada de História - UNICEP. 2004. (Seminário).
    39. Palestra para alunos do curso de Matemática da UFMS.Educação de elite e formação de professores no Brasil - Palestra para alunos do curso de Matemática da UFMS. 2004. (Seminário).
    40. Palestra para o curso de História da UCDB.A identidade de Mato Grosso do Sul: o passado na construção do presente - Palestra para o curso de História da UCDB. 2004. (Seminário).
    41. Palestra para o Mestrado em História/UFMS.A importância da teoria e das fontes primárias na formação do pesquisador (Palestra) - Palestra no Mestrado em História/UFMS. 2004. (Seminário).
    42. Seminário de Orientação Coletiva, organizado pela Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente.Análise de uma experiência de pesquisa em política educacional. Palestra Seminário de Orientação Coletiva, organizado pela Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente (UCDB). 2003. (Seminário).
    43. BRASA VI. Mediadora na Mesa Redonda: Cidades, identidades, nação: interpretações do Brasil - VI Brazilian Studies Association (BRASA)/Atlanta/EUA. 2002. (Congresso).
    44. II Encontro do Grupo de Pesquisa.Conferência: Infância, catequese e aculturação no século XVI. 2002. (Encontro).
    45. 3º Momento do Movimento Constituinte Escolar para a Construção do Plano Estadual de Educação (MS).Palestra: Estado, educação e transição democrática - 3º Momento do Movimento Constituinte Escolar para a Construção do Plano Estadual de Educação (MS). 2001. (Seminário).
    46. Encontro de pesquisadores sobre Educação e Cultura no Brasil (UNIMEP).Palestra: Educação jesuítica e fazendas de gado no Brasil Colonial - Encontro de pesquisadores sobre Educação e Cultura no Brasil (UNIMEP). 2001. (Encontro).
    47. Seminário realizado pela FUNARTE: Nação e região - Brasil 500 anos (UERJ).Conferência: Entre o regionalismo e o projeto de nação do regime militar - Seminário realizado pela FUNARTE: Nação e região - Brasil 500 anos (UERJ). 2000. (Seminário).
    48. Encontro sobre Antonio Gramsci.Palestra no curso de História (USP) sobre Antonio Gramsci. 1997. (Encontro).
    49. Semana de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB): quot;Mato Grosso do Sul, 20 anos de emancipação políticaquot;.A participação das elites políticas no processo divisionista de Mato Grosso. 1997. (Encontro).
    50. III Encontro de História de Mato Grosso do Sul, promovido pela ANPUH-MS.Tudo é História?. 1996. (Encontro).
    51. IV Encontro Estadual de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Historiografia e Ensino de História no Brasil. 1995. (Encontro).
    52. Trote Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana.A política educacional na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus reflexos no ensino público. 1995. (Encontro).
    53. I Ciclo de debates sobre a infância e a adolescência, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.A criança excluída: trabalho infantil e semi-escravo no Brasil. 1994. (Seminário).
    54. II Encontro de História de Mato Grosso do Sul (História na Fronteira), promovido pela ANPUH-MS.A fronteira da História. 1994. (Encontro).
    55. Sindicato e escola em debate.Uma avaliação da educação pública de Mato Grosso do Sul. 1994. (Seminário).
    56. Seminário dos acadêmicos de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco.Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 1993. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MCCULLOCH, Gary ; CUNNINGHAM, P. ; WALKER, M. ; HOARE, Lotie. ; FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Education, War and Peace. London 2014. 2014. Congresso
    2. BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Ciclo de conferências do Professor Gary McCulloch/IOE Londres no Brasil: UFSCAr, UFF, UNINOVE. 2013. Outro
    3. BITTAR, Marisa ; MENDES, Enicéia Gonçalves ; ALMEIDA, Maria Amélia ; FERREIRA Jr., Amarilio ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; GONTIJO, Claudia Maria Mendes ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes A. de ; OUTROS. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd) / Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e Desafios para o Século XXI. 2009. Congresso
    4. FERREIRA Jr., Amarilio; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; BITTAR, Marisa ; NOSELLA, Paolo ; BUFFA, Ester ; Esquerdo, Roseli Lopes ; LOMBARDI, J. C. ; Neto, L. B. ; Arce, A.. VIII Jornada do HISTEDBR - UFSCar / A educação brasileira no século XX: um balanço crítico. 2008. Congresso
    5. BITTAR, Marisa; PAIVA, J. M. ; ASSUNCAO, P.. 7º Encontro do Grupo de Pesquisa HIstória, Educação e Cultura no Brasil. 2007. Outro
    6. BITTAR, Marisa; HAYASHI, M. C. P. I.. 6º Encontro do Grupo de Pesquisa quot;Educação, História e Cultura no Brasil: 1549-1759quot;. 2006. Outro
    7. Nogueira, M. A. ; NOSELLA, Paolo ; SAVIANI, Dermeval ; SANFELICE, José Luis ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa ; BAUER, C. ; BUFFA, Ester ; LOMBARDI, J. C. ; LOPES, Roseli Esquerdo ; Arce, A. ; Neto, L. B. ; Inácio Filho, G.. Colóquios de História, Sociedade e Educação (HISTEDBR) / 30 anos do PPGE-UFSCar / 20 do HISTEDBR. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Marisa Bittar ⇔ Amarilio Ferreira Junior (123.0)
      1. FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, MARISA. A concepção materialista da história: divergências entre Thompsom e Althusser. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE. v. 11, p. 222-235, issn: 2175-5604, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. A última reforma da educação Soviética. Revista HISTEDBR On-line. v. 17, p. 732-765, issn: 1676-2584, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Adaptações e improvisações: a pedagogia jesuítica nos primeiros tempos do Brasil Colonial (http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754/pdf). TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012. v. 20, p. 49-62, issn: 1415-837X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. The History of Education in Brazil: The Formation of the Field and Theoretical Influences. Espacio, Tiempo y Educación. v. 3, p. 61-84, issn: 2340-7263, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil Colonial. Revista Brasileira de Educação (Impresso). v. 17, p. 692-692, issn: 1413-2478, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. Educação & Sociedade (Impresso). v. 107, p. 489-511, issn: 0101-7330, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa. A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci. Interface. Comunicação, Saúde e Educação. v. 12n.26, p. 635-646, issn: 1414-3283, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Professores e instituições escolares no contexto do regionalismo mato-grossense. Série-Estudos (UCDB). v. n. 25, p. 133-155, issn: 1414-5138, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cadernos do CEDES (UNICAMP). v. 28, p. 333-355, issn: 0101-3262, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. A concepção bolchevique da revolução socialista. Política Democrática (Brasília). v. 1, p. 08-15, issn: 1518-7446, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Casas de bâ-á-bá e colégios jesuíticos no Brasil do século 16. Em Aberto. v. 21,n78, p. 33-57, issn: 0104-1037, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa. A colonização luso-jesuítica e a desconstrução da cultura ameríndia. Revista Educação e Cidadania. v. 5, p. 101-112, issn: 1519-6194, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Jarbas Passarinho, ideologia tecnocrática e ditadura militar (http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art01_23.pdf). Revista HISTEDBR On-line. v. 23, p. 01-23, issn: 1676-2584, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Ferreira Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educação & Sociedade (Impresso). v. 27, p. 1159-1179, issn: 0101-7330, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A crise do PT e os desafios da esquerda brasileira. Política Democrática: Revista de Política e Cultura. v. 5, n. 13, p. 30-37, issn: 0089-216X, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A concepção de homem em Marx e Engels e o programa socialista do século XXI / http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cemarx/article/view/1317. Cadernos CEMARX. v. 02, n. 2, p. 68-78, issn: 2318-065X, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Casas de bê-á-bá e evangelização jesuítica no Brasil do século XVI. Educação em Questão. v. 22, n. 8, p. 153-181, issn: 0102-7735, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A gênese das instituições escolares no Brasil: os jesuítas e as casas de bê-á-bá no século XVI. Acervo (Rio de Janeiro). v. 18, p. 35-54, issn: 0102-700X, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A pedagogia da escravidão nos sermões do Padre Antonio Vieira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso). v. 84, n. 206207208, p. 43-53, issn: 0034-7183, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. Ferreira Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI. Educação e Sociedade. v. 25, p. 171-195, issn: 0101-7330, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O ofício de ensinar: dos preceptores aos professores. Série-Estudos (UCDB). v. 1, n. 14, p. 123-137, issn: 1414-5138, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação jesuítica e crianças negras no Brasil Colonial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 80, n. 196, p. 472-482, issn: 0034-7183, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; GROSSO, Fausto Mato. Política, partido e estado: uma análise do governo de esquerda em Mato Grosso do Sul. Interações Revista Internacional de Desenvolvimento Local. v. 2, n. 3, p. 69-77, issn: 1518-7012, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação jesuítica no Brasil Colonial. Série-Estudos (UCDB). v. 12, n. 12, p. 135-143, issn: 1414-5138, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação Jesuítica e fazendas de gado no Brasil Colonial. Revista de Educação (Itatiba). v. 4, n. 4, p. 97-108, issn: 1415-7772, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação jesuítica e crianças negras no Brasil Colonial. Revista de Educação (Itatiba). v. v.III, n. 3, p. 243-263, issn: 1415-7772, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Elitismo e exclusão: a trajetória de 500 anos da educação brasileira. Série-Estudos (UCDB). v. 09, p. 11-41, issn: 1414-5138, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e capitalismo periférico globalizado. Ser Social (UnB). v. N.4, n. 4, p. 153-194, issn: 1415-6946, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. História nova e historiografia brasileira no contexto do regime militar. Fronteira: revista de história.. v. 5, n. 5, p. 09-26, issn: 1517-9265, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. BITTAR, Marisa (Org.) ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao (Org.) ; OLIVEIRA, R. M. M. A. (Org.) ; FERREIRA Jr., Amarilio (Org.). Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2012. v. 1, p. 221.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Proletarização e sindicalismo de professores na ditadura militar (1964-1985). 1ª ed. São Paulo: Pulsar, 2006. v. 1, p. 105.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. BITTAR, Marisa (Org.) ; FERREIRA Jr., Amarilio (Org.). Dossiê Formação de Professores / Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. 1 ed. Campo Grande: Editora da UCDB, 2002. v. 1, p. 150.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, MARISA. Revolução e educação: a experiência soviética. Em: LOMBARDI, Jsé Claudinei; LIMA, Marcos. (Org.). Educação e revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. 1ed.Uberlândia (MG). : Navegando Publicações. 2020.v. 1, p. 119-132.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Produção de conhecimento, escola e pesquisa em educação (https://www.editoranavegando.com/copia-livro-sonia-sanfelice). Em: SIQUELLI, Sônia Aparecida; SANFELICE, José Luís; ALMEIDA, Luana Costa. (Org.). Fundamentos da educação: compreensões e contribuições. 1ed.Uberlândia (MG). : Navegando Publicações. 2017.v. 1, p. 195-211.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. BITTAR, Mariluce ; BITTAR, MARISA ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O campo teórico das políticas educacionais na perspectiva histórico-dialética. Em: Maria de Lourdes Pinto de Almeida. (Org.). Produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na América Latina: As investigações de políticas educacionais em xeque!. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2017.v. 1, p. 287-308.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      36. FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. O coronel Jarbas Passarinho e a ditadura militar: o último intelectual orgânico. Em: Martins Filho, João Roberto.. (Org.). O golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas.. 2eded.São Carlos. : EdUFSCar. 2014.v. 1, p. 201-223.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      37. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Marxismo e culturalismo: reflexões epistemológicas sobre a pesquisa em história da educação. Em: Libânia Xavier; Elomar Tambara; Antônio Carlos Ferreira Pinheiro. (Org.). História da Educação no Brasil: Matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. 1ed.Vitória. : Editora da UFES. 2011.v. 5, p. 75-107.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      38. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Elitismo e exclusão na educação brasileira. Em: ROSÁRIO, Maria José Aviz do; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. (Org.). Políticas públicas educacionais. 2ed.Campinas. : Alínea. 2011.v. 1, p. 129-152.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      39. FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. O novo sindicalismo e os docentes. Em: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga.. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente;. 1ed.Belo Horizonte. : Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.v. 1, p. 01-03.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      40. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Proletarização de professores. Em: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga.. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte. : Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.v. 1, p. 01-03.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      41. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Elitismo e exclusão na educação brasileira. Em: Rosário, Maria José Aviz do; Araújo, Ronaldo Marcos de Lima. (Org.). Políticas públicas educacionais. 1ªed.Campinas. : Alínea. 2008.v. 1, p. 129-152.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      42. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa. A escola de Estado na perspectiva marxista. Em: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. (Org.). Estado, educação e sociedade capitalista. 1ed.Cascavel. : EdUNIOESTE. 2008.v. 2, p. 231-244.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      43. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A pesquisa em história da educação colonial. Em: PAIVA, José Maria de; BITTAR, Marisa; ASSUNÇÃO, Paulo de.. (Org.). Educação, História e Cultura no Brasil Colônia. 1ed.Sâo Paulo. : Editora Arké. 2007.v. 1, p. 91-112.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      44. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O coronel Jarbas Passarinho e a ditadura militar: o último intelectual orgânico?. Em: João Roberto Martins Filho. (Org.). O golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2006.v. 1, p. 201-223.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      45. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O Estado da arte em História da Educação Colonial. Em: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (org.). (Org.). Navegando pela História da Educação. 1ªed.Campinas. : HISTEDBR. 2006.v. 1, p. 25-43.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      46. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Euclydes de Oliveira: Uma trajetória de ética, competência profissional e militância política. Em: Fundação de Cultura / Arquivo Histórico de Campo Grande. (Org.). Personalidades: coletânea de textos (Série Campo Grande). 1ªed.Campo Grande. : Arquivo Histórico de Campo Grande. 2005.v. 1, p. 20-37.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      47. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Perseu Abramo. Em: Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero; Jáder de Medeiros Britto. (Org.). Dicionário de Educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2ªed.Rio de Janeiro/RJ. : UFRJ / MEC-INEP. 2002.v. 1, p. 900-907.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      48. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O Manifesto Comunista; um panfleto atual. Em: Osvaldo Coggiola. (Org.). Manifesto comunista: ontem hoje. 1ed.São Paulo. : Xamã. 1999.v. 1, p. 87-95.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      49. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. De freguesia a capital: 100 anos de educação em Campo Grande. Em: Francisco A. M. da Cunha. (Org.). Campo Grande: 100 anos de construção. 1ed.Campo Grande. : Matriz Editora Ltda. 1999.v. 1, p. 169-195.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      50. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa ; FERREIRA, Mário César. Mané da Guató. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2-2, 28 dez. 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      51. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. A alma do Brasil que ficou no Paraguai. Correio do Estado, Campo Grande (MS), p. 5B-5B, 02 fev. 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      52. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O divisionismo inconsequente. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2A-2A, 28 fev. 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      53. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Movimento estudantil e luta armada. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2A-2A, 01 fev. 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      54. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A reforma política. Correio do Estado, Campo Grande, MS, p. 2A-2A, 13 jan. 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      55. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O Líbano que existe em nós. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 04 ago. 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      56. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Sem lugar para Apolônio e Euclydes. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 02 mar. 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      57. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A reforma universitária e a escola pública. A Tribuna, São Carlos, p. 3A-3A, 15 maio 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      58. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. quot;Moços pardos não entramquot;. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 19 mar. 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      59. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Uma foto chocante. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 31 jan. 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      60. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O fim da ditadura militar. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 19 jan. 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      61. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Não ao sigilo eterno. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 21 dez. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      62. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A gestão da escola pública. Correio do Estado, Campo Grande, p. 02-02, 30 nov. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      63. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Complementando a história do Colégio Estadual. Correio do Estado, Campo Grande, p. 02-02, 29 set. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      64. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. 25 anos da Anistia. Correio do Estado, Campo Grande, p. 02-02, 14 set. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      65. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A ditadura militar brasileira e a reforma universitária de 1968. Revista Ciência Tecnologia, São Carlos, p. 08-08, 01 set. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      66. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A universidade e a reforma de 1968. Correio do Estado, Campo Grande, p. 02-02, 10 ago. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      67. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O Colégio Estadual completa 50 anos. Correio do Estado, Campo Grande, p. 02-02, 03 ago. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      68. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O conteúdo da democracia. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 26 abr. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      69. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O valor da democracia. Correio do Estado, Campo grande, p. 2a-2a, 31 mar. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      70. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. As lutas dos professores estaduais. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 22 mar. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      71. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Mato Grosso do Sul sempre. Correio do Estado, Campo Grande, p. 2a-2a, 29 jan. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      72. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação pública e poder político em Campo Grande: a criação da escola Joaquim Murtinho. Correio do Estado, Campo Grande, MS, v. 1, p. 6a-6a, 10 out. 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      73. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Mudemos a História, não o nome. Correio do Estado, Campo Grande, MS, v. 1, p. 6A-6A, 03 nov. 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      74. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Educação e trabalho no Brasil Colonial: artes e ofícios nos colégios jesuíticos. Em: VI Congresso Brasileiro de História da Educação / Sociedade Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 1-17, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      75. HAYASHI, M. C. P. I. ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa ; BITTAR, Marisa. A presença do Padre Antonio Vieira nas pesquisas acadêmicas no Brasil. Em: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, v. 1, p. 01-16, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      76. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Instituições escolares, contingências históricas e culturalismo: reflexões epistêmicas no campo da História da Educação. Em: A educação e seus sujeitos na história - Instituições escolares, v. 1, p. 01-10, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      77. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O coronel Passarinho e o regime militar: o último intelectual orgânico?. Em: Simpósio Internacional quot;40 anos do golpe de 1964: novos diálogos, p. 01-30, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      78. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A ditadura militar e a proletarização dos professores - III Congresso de História da Educação Brasileira / Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Em: III Congresso de História da Educação Brasileira / Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), v. 1, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      79. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Teatro jesuítico, catequese e pluralidade lingüística no Brasil do século XVI. Em: II Congresso Brasileiro de História da Educação, v. 1, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      80. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O marxismo como referencial teórico nas dissertações de mestrado em educação da UFSCar (1976-1993). Em: 2º Colóquio Marx / Engels - Marxismo e ciências humanas, p. 2-2, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      81. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação jesuítica e crianças negras no Brasil Colonial. Em: I Congresso Brasileiro de História da Educação, v. 1, p. 297-298, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      82. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio ; HAMMEL, Thérèse. Education and cultural vanguard movements. The Brazilian experience before the military coup of 1964 and the international spread of these movements: an example in Quebec. Em: International Stending Conference for the History of Education 37 / Culture and Education, 2015, Istambul. Culture and Education / Abstract Book. ISCHE 37. Istambul: Hünkar Organizasyon Ltda, v. 1, p. 259-261, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      83. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O princípio do trabalho na História da Educação. Em: 31 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2008, Caxambú. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Rio de Janeiro: ANPEd, v. 1, p. 20-21, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      84. BITTAR, Marisa; HAYASHI, M. C. P. I. ; FERREIRA JÚNIOR, A. ; HAYSHI, C. R. M. ; SILVA, M. R.. Produção científica sobre história da educação brasileira indexada na base de dados Scielo / VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação / Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Em: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação, 2006, Uberlândia. Programação e Resumos. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, v. 1, p. 212-213, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      85. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Instituições escolares, contingências históricas e culturalismo: reflexões epistêmicas no campo da história da educação. Em: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos na história - Instituições escolares, contingências históricas e culturalismo: reflexões epistêmicas no campo da história da educação. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, v. 1, p. 47-48, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      86. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; Alexandre R. C. Silva. Antônio Vieira: intelectual orgânico do século XVII. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, v. 2, p. 617-617, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      87. SILVA, ALINE S. ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa. Os jesuítas nas obras dos intérpretes do Brasil. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Editora da UFSCar, v. 2, p. 612-612, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      88. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O Padre Antonio Vieira e a pedagogia da escravidão. Em: XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa, 2003, João Pessoa. Caderno de programação e resumos. João Pessoa: UFPB/ANPUH, v. 1, p. 166-166, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      89. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa ; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo ; DELANEZE, Taís ; ZÁCAMO, Leliane. Escravidão e educação nos sermões do Padre Antônio Vieira. Em: X Congresso de Iniciação Cientifica da UFSCar, 2002, São Carlos. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, v. 1, p. 1-1, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      90. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; PEREIRA, Aline de Cássia Damasceno ; OLIVEIRA, Anna Carolina de ; PEREIRA, Erika Carolina ; GARCIA, Stella de Lourdes. O caráter catequético da Educação na obra de Padre Antônio Vieira. Em: X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002, São Carlos. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, v. 1, p. 1-1, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      91. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Índios e brancos no Brasil quinhentista: pluralidade lingüística e teatro jesuítico. Em: IX Jornadas Internacionais sobre as missões jesuíticas, 2002, São Paulo. Caderno de resumos da IX Jornadas Internacionais sobre as missões jesuíticas. São Paulo: PUC/SP, v. 1, p. 13-14, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      92. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa ; HUZIWARA, Érika C ; BRESCI, Melissa S ; PALOMINO, Thaís J ; ARCHIZA, Maria A G ; MARINI, Fabiana ; CALIM, Márcia T. Aspectos da educação jesuíticas no Brasil colonial. Em: SBPC JOvem, 1999, Porto Alegre. SBPC Jovem CAderno de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grane do Sul, v. 1, p. 23-23, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      93. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; CUNHA, Alessandra M da ; CALIN, Márcia T D ; BRESCI, Melissa S ; BITTAR, Marisa. Crianças negras e educação jesuítica no Brasil Colonial - Trabalho ganhador do prêmio quot;Jovem Pesquisadorquot; no VII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Em: VII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1999, São Carlos. Programação Geral. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 15-15, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      94. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; COLUSSI, Solange de C ; SCIENZA, Glacy Kelly ; BITTAR, Marisa. Educação e violência no Brasil colonial. Em: VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1999, São Carlos. Programação Geral. São CArlos: Universidade Federal de São CArlos. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 15-15, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      95. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; Marini, Fabiana ; Archiza, Maria Aparecida ; Palomino, Taís. A escola do bê-a-bá no Brasil Colonial. Em: VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1998, São Carlos. Programação Geral. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 36-36, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      96. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; HUZIWARA, Érika C ; BRESCI, Melissa S ; CALIN, Márcia T C ; BITTAR, Marisa. A base econômica dos colégios jesuíticos no Brasil Colonial - Trabalho ganhador do prêmio quot;Jovem Pesquisadorquot; no VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Em: VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCAr, 1998, São CArlos. Programação Geral. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos.. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 36-36, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      97. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. The History of Education in teacher-training courses in Brazil / 39° ISCHE International Standing Conference for the History of Education. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      98. HAMMEL, Thérèse ; BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Mapping the History of Education in Brazil and Canada: a study of two academic journals in education. Between the specificity of the local and the globalization of the area / 39° ISCHE International Standing Conference for the History of Education. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      99. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio ; HAMMEL, Thérèse. Education and cultural vanguard movements. The Brazilian experience before the military coup of 1964 and the international spread of these movements: an example in Quebec / International Standing Conference for the History of Education 37 / Culture and Education. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      100. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. History of Education in Brazil: the formation of the field and its theoretical influences / Institute of Education - University of London. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      101. BITTAR, Marisa; FERREIRA JR., A.. Educação a distância e formação de professores: a Pedagogia da UAB/UFSCar. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      102. HAYASHI, Maria Cristina P Innocentini ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. Estudo bibliométrico sobre a inserção do padre Antonio Vieira na produção acadêmica brasileira / Congresso Internacional de Encerramento das Comemorações do Quarto Centenário de Nascimento de Antonio Vieira (UERJ). 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      103. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A presença do padre Antonio Vieira nas pesquisas acadêmicas no Brasil / VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      104. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Gênese das instituições escolares no Brasil: os jesuítas e as casas de bê-á-bá no século XVI. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
      105. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O Coronel Passarinho e o regime militar: o último intelectual orgânico?. 2004. Apresentação de Trabalho/Seminário
      106. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, A.. A ditadura militar e a proletarização dos professores. 2004. Apresentação de Trabalho/Congresso
      107. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O Padre Antonio Vieira e a pedagogia da escravidão. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      108. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa ; OLIVEIRA, Anna Carolina de ; PEDRINO, Mariana Cristina ; GARCIA, Stella de Lourdes. O Padre Antonio Vieira e a formação dos noviços da Companhia de Jesus. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      109. FERREIRA JUNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa ; PEREIRA, Aline C D ; PEREIRA, Érika C. A ação evangelizadora de Antonio Vieira com os índios do Maranhão: catequese e casas de bê-á-bá. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      110. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Ação Missionária e Educação Jesuítica no Brasil Colonial. 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      111. FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa ; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo ; DELANEZE, Taís ; ZÁCAMO, Leliane. Escravidão e educação nos sermões do Padre Antônio Vieira. 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      112. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Índios e brancos no Brasil quinhentista: pluralidade lingüística e teatro jesuítico (IX Jornadas Internacionais sobre as missões jesuíticas - PUC/SP). 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      113. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Índios e brancos no Brasil quinhentista: pluralidade lingüística e teatro jesuítico (Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - UCDB/MS ). 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      114. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; PEREIRA, Aline de Cássia Damasceno ; OLIVEIRA, Anna Carolina de ; PEREIRA, Erika Carolina ; GARCIA, Stella de Lourdes. O caráter catequético da Educação na obra de Padre Antônio Vieira. 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      115. BITTAR, Marisa; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Teatro jesuítico, catequese e pluralidade lingüística no Brasil do século XVI. 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      116. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. O marxismo como referencial teórico nas dissertações de Mestrado em Educação da UFSCar (1976-1993). 2001. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      117. BITTAR, Marisa ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Educação jesuítica e fazendas de gado no Brasil Colonial. 2001. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      118. BEZERRA NETO, L. Parecerista Ad Hoc da Revista Educação e Pesquisa (USP). 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]
      119. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Artigo “Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial” no Site Jesuitica da University of Münster. 2013. (Programa de rádio ou. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]
      120. BITTAR, Marisa; ROSÁRIO, Maria José Aviz Do ; LOMBARDI, J. C. ; Saviani, Dermeval. Membro do Comitê Científico do IX Jornada do HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil – Belém do Pará. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]
      121. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Entrevista: Diálogo sobre a História da Educação. 2008. (Programa de rádio ou. 2008.
        [ busca Google | busca Bing ]
      122. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. O princípio do trabalho na História da Educação / 31º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      123. BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio. Estação Saber: jogos educativos da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS). 2003. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Marisa Bittar ⇔ Luiz Bezerra Neto (1.0)
      1. BEZERRA NETO, L. Parecerista Ad Hoc da Revista Educação e Pesquisa (USP). 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00