Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alessandra Arce Hai

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), foi visiting scholar junto a University of Toronto no Canadá (2004/05), e é pós-doutora em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP(2006). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos. É lider do grupo de pesquisas em História da Educação e Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da idéias pedagógicas e educacionais e Educação Infantil. Trabalhou de agosto 2013 a julho de 2014 esta como Professora Visitante na Katholieke Universiteit Leuven, junto a Faculty of Psychology and Educational Sciences, com bolsa de pesquisa no exterior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 (27/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luiz Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Saberes e Praticas em Fronteira: por uma historia transnacional da Educacao (1810...)
      Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, à criação de cursos superiores e secundários e de escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Arce Hai - Integrante / Vera T. Valdemarin - Integrante / Diana G. Vidal - Coordenador / Carlota J. M. C. Dos Reis Boto - Integrante / Circe M. F. Bittencourt - Integrante / Vivian B. da Silva - Integrante / Alexsandro do Nascimento Santos - Integrante / Ana Laura Godinho Lima - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Bruno Bontempi Junior - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Kazumi Munakata - Integrante / Maria Rita de Almeida Toledo - Integrante / Paula P. Vicentini - Integrante / Rachel D. Abdala - Integrante / Raquel L. L. Barbosa - Integrante / Renata M. Cândido - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Rosa F. De S. Chaloba - Integrante / Rosarioi S. G. Lugli - Integrante / Viara R. R. Alcantara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    2. 2017-Atual. (Re) construindo as praticas pedagogicas cotidianas no Jardim de Infancia Caetano Campos (1896-1945)
      Descrição: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apreender, compreender, conhecer, (re) construir as práticas cotidianas presentes no Jardim de Infância Caetano Campos entre 1896 e 1945. Revelando o processo de apropriação e materialização em práticas pedagógicas das proposições educacionais de autores como Friedrich Froebel, Ovide Decroly, John Dewey. Como dar vida a uma prática pedagógica do passado, atribuir-lhe movimento, cor, som? Como adentrar novamente a uma sala de aula que não mais existe? A sala de aula, espaço de vida dos discursos sobre e para a prática pedagógica, como uma caixa, guarda dentro de suas paredes as apropriações dos professores das ideias pedagógicas em circulação, transmutando-as, adaptando-as, reinventando-as, reproduzindo-as, integrando-as, mesclando-as ao que já existia, ao que perdura no cotidiano escolar. Analisar esses processos aqui descritos com as lentes do transnacionalismo nos leva a compreensão de que é perigoso e insensato procurar fazer análises bilaterais que procurem definir a viagem de teorias e ideias como simples tentativas de se replicar conteúdos e práticas. Não buscaremos pela originalidade, fidelidade da apropriação das ideias em contexto adverso ao da sua produção. Procuraremos compreender os processos sofridos por essas ideias em suas viagens apreendendo os usos, transformações, adaptações e transmutações ocorridas em sua chegada e incorporação ao contexto que as recepciona. Para tanto recorreremos as diversas fontes: diários feitos pelas professoras, periódicos educacionais, livros de registro, materiais didáticos e outras fontes que nos fornecerem pistas e rastros das práticas pedagógicas. Trabalharemos com o aporte teórico-metodológico pautado na história cultural em especial nos estudos historiográficos de caráter transnacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador / Larry Prochner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Froebel Trust - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    3. 2017-Atual. Re-imagining Teaching: Progressive Pedagogies in Experimental Schools in Transnational Perspective, 1894-1932
      Descrição: Everyone acknowledges the importance, as well as the difficulty, of transformative educational change. The challenge is partly due to the conservative aims of schools to serve society's needs while promoting students' development. Both pedagogical and political reasons maintain its structure and organization, which some have called the "grammar of schooling." The proposed project looks for lessons from the late 19th and early 20th centuries about teaching in new ways. We will investigate past experiments with progressive pedagogies in schools in five countries on three continents; specifically, we will look closely at: -John Dewey's Laboratory School at the University of Chicago, US (1896 -1903) -Stanislav Shatsky's Experimental Station School in Moscow, Russia (1917 -1925) -Jardim de Infância da Escola Caetano Campos in Sao Paulo, Brazil (1896 -1930) -Malting House School in Cambridge, England directed by Susan Isaacs (1924 -1929) -Hietzing School in Vienna, Austria, co-founded by Anna Freud (1927-1932) Our objectives are to better understand the process of educational innovation from a transnational perspective and how, in these schools, theory intersected with practice to prepare teachers to use progressive pedagogies. We selected these case-study schools as they were part of an international movement to address social and economic challenges, using approaches borrowed or adapted from other contexts. The study is informed by a transnational historical framework, and will consider the diffusion and transfer of educational ideas through networks within and across five socio-political spaces. We will use historical methods to examine the schools and to pursue the story of the circulation of new ideas in education. In particular, we want to investigate how educational ideas develop within contexts, travel across boundaries, and are adapted in new contexts. We will examine the particular social, political, and historical preconditions for the transfer of "new education" theory in each period, place, and school, along with the networks of ideas and experts that supported this. We will consider each school's teaching culture, and the uniqueness of the teachers, their methods, and their adaptations to progressive practices. This 3-year study builds on our team members' deep and relevant transnational research experience in education history. The project team has research experience in a range of countries and settings, knowledge of the archival sources, and relevant language competencies (English, German, Portuguese, Russian) and thus will be able to gather data from sources and contexts reflecting the project's international scope. Insights generated by the project have the potential to enhance professional practice by influencing the training of pre-service teachers, thus fulfilling education's promise to be individually and socially transformative through teachers' work in classrooms. The project also lays the groundwork for future research on experimental schools in other historical and international contexts. With rapidly growing income inequality, globalization, and political instability in many countries, now is an opportune time to consider anew strategies that may empower children and families from all social classes. We plan a robust knowledge mobilization program including an open access book, online seminars for teacher educators, and adding findings to an existing preservice teacher textbook co-authored by the PI. We will pursue the usual academic venues, but also include a Portuguese and Russian journal, given our international collaborators. Through the course of this project four graduate students in Canada, the UK, and Brazil will be trained in historical methods, and academic writing and publishing. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Arce Hai - Integrante / Larry Prochner - Coordenador / Yordanka Valkanova - Integrante / Kristen Nawrotzki - Integrante / Helen May - Integrante. Financiador(es): Social Sciences and Humanities Research Council of Canada - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    4. 2013-2017. A Difusao e as transformacoes no Pensamento de Ovide Decroly (1907 a 1961) em seu processo apropriacao no interior do Movimento da Educacao Nova no Brasil.
      Descrição: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apreender, compreender, conhecer quem foi Ovide Decroly e como suas ideias foram produzidas, ao mesmo tempo analisar como as mesmas foram apropriadas, divulgadas e transformadas no interior do Movimento das Escolas Novas no Brasil em especial no Estado de São Paulo. Para atingir os objetivos aos quais nos propomos partimos do pressuposto de que deveremos ser capazes de compreender, apreender e conhecer quem foi Ovide Decroly e, o significado de suas ideias educacionais. Ao mesmo tempo também precisamos ser capazes de explicar quando e como as ideias de Decroly entraram no Brasil, quais eram as condições sócio-históricas e culturais da sua chegada. Que papel estas ideias foram chamadas a desenvolver no interior da sociedade brasileira e, por fim quais foram às transformações por elas sofridas, ou não, para se fazerem presentes e serem aceitas no cenário educacional brasileiro. Para tanto a periodização proposta 1901 a 1962 procura abarcar o período de produção do próprio autor entre a abertura do seu Instituto para a Educação Especial (1901) na Bélgica e, um período de 30 anos após seu falecimento (1932). Para efeitos desta pesquisa serão utilizadas duas fontes - um periodico e uma coleção de livros : o periodico -"Educação" (órgão da diretoria-geral da Instrução Pública e da Sociedade de Educação de São Paulo- 1927-1930), "Escola Nova", segunda fase da Revista Educação - 1930-1931); "Educação" novamente (1931-1932); "Revista de Educação" (1933-1943); "Educação" (1944-1947) e por fim novamente "Revista de Educação" (1951-1961) e; a Coleção Biblioteca da Educação, organizada por Lourenço Filho. A metodologia a ser utilizada basear-se-á nos conceitos de apropriação, pedagogização como definidos por Antonio Novoa e Marc Depaepe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador / Marc Depaepe - Integrante / Frank Simon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    5. 2011-2012. A Presenca dos ideais educacionais de Pestalozzi e Froebel na Formacao de Professores na Escola Estadual Dr. Alvaro (1911-1947): uma analise de seu acervo bibliografico e documental
      Descrição: Este projeto de pesquisa surgiu do trabalho que desenvolvemos a dois anos e meio no projeto de extensão ?Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião?, sob minha coordenação. Este trabalho de extensão é realizado em parceria com a Unidade de Educação, Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e com a direção da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião de São Carlos, tombada pelo patrimônio nacional. Objetiva-se com esse esforço conjunto recuperar, conservar e organizar o acervo documental e bibliográfico da Antiga Escola Normal de São Carlos. Acervo esse constituído por mais de 3000 livros (dentre eles encontram-se obras datadas do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX) e milhares de documentos administrativos desde a fundação da escola até os dias atuais. O acesso ao acervo levou-me a descoberta de registros preciosos da história das idéias pedagógicas no Brasil e, em especial da difusão dos trabalhos de Pestalozzi e Froebel. Com o intuito de contribuirmos para a reconstrução e, compreensão de como as idéias pedagógicas destes dois autores foram veiculadas no Brasil no âmbito do trabalho cotidiano das escolas, este projeto objetiva: investigar, analisar e compreender como o ideário educacional de Pestalozzi e Froebel foi apreendido e utilizado para a formação de professores na Antiga Escola Normal de São Carlos, ao mesmo tempo pretende-se compreender como estes autores influenciaram ou não a divulgação do ideário escolanovista. Procurar-se-á assim, compreender, por meio do trabalho de reconstituição dos ideais educacionais de Pestalozzi e Froebel presentes na escola, o movimento das idéias pedagógicas que nesse período foram dos ideais da escola tradicional versados nos ideais republicanos a escola nova. Para tanto se utilizarão documentos administrativos da escola (as grades curriculares, livros de registros dos professores, cadernos de professores, boletins de alunos, atas de reuni. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    6. 2010-Atual. As Ideias Pedagogicas em Movimento na Educacao Infantil: sua historia e proposicoes pedagogicas para o trabalho com criancas menores de 05 anos
      Descrição: Este projeto possui como objetivo reconstruir a história das idéias pedagógicas no interior da construção do atendimento a crianças menores de seis anos no Brasil abarcando o período histórico da segunda metade do século XIX chegando até o final do século XX. Ao mesmo tempo, objetiva-se propor do ponto de vista didático e metodológico caminhos para se trabalhar com esta faixa etária em salas de aula de educação infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    7. 2008-2010. A ideias Pedagogicas em movimento na Formacao de Professores na Escola Estadual Dr. Alvaro (1930-1969): uma analise de seu acervo bibliografico e documental
      Descrição: Este projeto de pesquisa originou-se a partir do trabalho que venho desenvolvendo a um ano e meio no projeto de extensão "Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião", sob minha coordenação. Este trabalho de extensão é realizado em parceria com a Unidade de Educação, Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e com a direção da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião de São Carlos, tombada pelo patrimônio nacional. Objetiva-se com esse esforço conjunto recuperar, conservar e organizar o acervo documental e bibliográfico da Antiga Escola Normal de São Carlos. Acervo esse constituído por mais de 3000 livros (dentre eles encontram-se obras datadas do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX) e milhares de documentos administrativos desde a fundação da escola até os dias atuais. O acesso ao acervo levou-me a descoberta de registros preciosos da história das idéias pedagógicas no Brasil. Devido à escassez de estudos a respeito do trabalho pedagógico realizado na escola decidi-me por propor o presente projeto. Com o intuito de contribuirmos para a reconstrução e compreensão de como as idéias pedagógicas veiculadas no Brasil se colocaram no âmbito do trabalho cotidiano das escolas, este projeto objetiva: investigar, analisar e compreender como a formação de professores sofreu transformações, revezes teóricos, revoluções. Procurar-se-á assim, compreender o movimento das idéias pedagógicas no Brasil que nesse período foram do ensino intuitivo para a escola nova encerrando-se no tecnicismo. Para tanto se utilizarão documentos administrativos da escola (as grades curriculares, livros de registros dos professores, cadernos de professores, boletins de alunos, atas de reuniões docentes, bibliografia utilizada nos cursos de formação de professores, e outras fontes primárias necessárias aos objetivos desse projeto), material bibliográfico (revistas, livros, jornais) visando captar o movimento das idéias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    8. 2005-2008. O Pensamento Educacional de Montessori e Claparede: suas repercussoes na difusao do ideario escolanovista no Brasil 1930-1964
      Descrição: Este projeto pretende, por meio da leitura dos livros publicados na coleção Atualidade Pedagógicas, da Companhia Editora Nacional, no período de 1932 a 1964, analisar a divulgação no Brasil das obras e idéias educacionais de Montessori e Claparède, procurando historicizar criticamente a difusão dessas idéias no contexto da difusão do movimento escolanovista entre os educadores brasileiros.O período histórico delimitado tem como marco inicial o lançamento do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" (1932) e como marco final o golpe militar de 1964. Trata-se de um período de grande difusão do ideário escolanovista no Brasil. Intelectuais brasileiros com Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo publicavam suas obras e, concomitantemente, a Companhia Editora Nacional traduzia e publicava as principais obras internacionais que visavam difundir os ideais escolanovista, tais como: Filosofia da Educação Nova (Bloch,1951), Educação Nova (Cousinet,1959), As Escolas Novas (Foulquiè, 1952), entre outras. Serão objeto de análise nesta pesquisa as obras produzidas, traduzidas e compiladas no conjunto de livros que compuseram a coleção "Atualidades Pedagógicas" série terceira da Biblioteca Pedagógica Brasileira fundada por Fernando de Azevedo e dirigida por João Batista Damasco Penna.Escolhemos esta coleção não somente porque possui traduções de obras de Claparéde e outros escolanovistas estrangeiros como Cousinet e Bloch, mas também porque apresenta manuais de psicologia da educação, história e didática, ao lado de obras de autores brasileiros como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Esta coleção é marcada pela tentativa de trazer para a formação dos futuros educadores o discurso inovador da Escola Nova, aí reside sua importância, pois encontramos livros destinados a instrumentalização da prática pedagógica juntamente com obras filosóficas, históricas e sociológicas. Esta coleção em 1964 totalizava 92 volumes. Pretendemos adquirir o máximo possível deste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alessandra Arce Hai - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra Arce Hai.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Finalista ao Prêmio Jabuti 2015 com livro "O trabalho Pedagogico com crianças menores de 3 anos", CBL.. 2015.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    2. Paraninfa da Turma de Pedagogia, UFSCar/Curso de Pedagogia.. 2009.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    3. Professora Homenageada pela turma de Pedagogia, UFSCar.. 2008.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    4. Paraninfa da segunda turma de Pedagogia USP, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.. 2006.
      Membro: Alessandra Arce Hai.
    5. Professora homenageada dos Formandos de Ciências Biológicas, USP/Campus de Ribeirão Preto.. 2005.
      Membro: Alessandra Arce Hai.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. 40 ISCHE Education and nature. Jardim de Infância da Escola Caetano de Campos (1896?1930), Sāo Paulo, Brazil: Traces of its culture of teaching and child nature concept. 2018. (Congresso).
    2. X Congresso Brasileiro de História da Educação. Comunicação Coordenada. 2017. (Congresso).
    3. 37 ISCHE International Standing Conference for the History of Education. Decroly in Brazil: educating in order to built a new world during war times?. 2014. (Congresso).
    4. 34 ISCHE International Standing Conference for the History of Education 34 Society for the History of Children and Youth Disability History Association. Friedrich Froebel in Brazil: How his educational thoughts were viewed and applied to Early Childhood Education (ENG.). 2012. (Congresso).
    5. conferencista convidada EDUCASUL.Quem tem medo de Ensinar na Educação Infantil?. 2009. (Encontro).
    6. Conferencista Convidada IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. Currículo e ensino de humanidades e novas propostas curriculares. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. ARCE, A.; Nery, Ana Clara B. ; Hayashi, Carlos M.. Colóquio: Cem anos de História das Escolas Normais Paulistas: seus impressos, saberes, intelectuais, a preservação e recuperação de seus acervos!. 2011. Outro
    2. ARCE, A.; BEZERRA NETO, L. ; LOMBARDI, J. C.. VIII Jornada do Grupo Historia, Sociedade e Educação No Brasil. 2008. Congresso
    3. ARCE, A.; BITTAR, M. ; NETO FERREIRA, A.. I Colóquios de História e Filosofia da Educação do grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação da UFSCar. 2006. Outro
    4. ARCE, A.. I CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1998. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00