Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Renata Maria Moschen Nascente

Renata Maria Moschen Nascente é graduada em História pela UNESP (Franca ? SP, 1986), mestra (2000) e doutora (2004) em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara ? SP). Foi professora das redes municipal (Campinas, SP), estadual (Campinas e São Carlos, SP) e privada (São Carlos, SP), nos ensinos fundamental e médio (1987-2005). Atuou no ensino superior público (UFSCar, 1999) e privado (Centro Universitário Central Paulista ? São Carlos, 2003-2012), em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de administração, sistemas de informação, turismo, letras e formação de professores e gestores escolares. Foi diretora de escola (São Paulo ? SP, 2008) e supervisora da rede estadual paulista (Araraquara ? SP, 2009-2012). Desde 2013 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Pedagogia Presencial e a Distância e como vice-coordenadora (2013) e coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial da UFSCar (2014-2017). Suas áreas de interesse e pesquisa são a administração e organização educacional e escolar, a formação de professores, coordenadores e diretores de escola e a indisciplina em contextos escolares. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3742955383665134 (07/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518365 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2020-Atual. Relacoes entre curriculo e gestao no ensino fundamental
      Descrição: O projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as relações entre currículo e gestão nas escolas públicas de ensino fundamental, na perspectiva democrática da educação, nas últimas três décadas. De abordagem qualitativa, sua primeira fase, em andamento, caracteriza-se pelo aprofundamento dos referenciais teóricos atinentes aos conceitos-chave e levantamento bibliográfico das produções consentâneas ao tema. Prospectivamente, será desenvolvida uma pesquisa de campo, a ser realizada em escola pública. Espera-se, com a pesquisa identificar elementos que permitam uma compreensão mais acurada das relações entre currículo e gestão no cotidiano escolar. Palavras chave: Currículo. Gestão. Escola pública de ensino fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Emília Freitas de Lima - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    2. 2019-Atual. Cultura organizacional em escolas de educacao basica brasileiras: uma analise bibliografica
      Descrição: O objetivo é realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a produção acadêmica brasileira relativa à cultura organizacional em escolas de educação básica brasileiras, relacionando os resultados obtidos com a produção acadêmica internacional sobre esse tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Marcelo Oda Yamazato - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    3. 2019-Atual. Avaliacoes externas e administracao escolar na educacao basica: um estudo sobre as publicacoes na Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educacao - RBPAE
      Descrição: A temática a ser desenvolvida refere-se às relações entre avaliações externas e administração escolar. O objetivo é analisar as contribuições das publicações da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), para a compreensão dessas relações. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, a opção pelos trabalhos publicados na revista ANPAE se justifica pelo escopo de suas publicações ser a administração escolar. Como as políticas públicas educacionais normalmente adentram as escolas por meio de suas equipes de administração, entende-se que ao tratarem de avaliações externas, os trabalhos publicados nessas suas publicações devem estabelecer relações entre avaliações e administração escolar. O problema norteador da pesquisa se constitui da seguinte forma: Quais as relações entre avaliações externas e administração escolar estabelecidas nos artigos publicados na revista RPPAE? A hipótese é a de que as avaliações externas, fruto das políticas neoliberais para a educação, têm como uma das suas funções orientar o cotidiano escolar, em prol da implementação do currículo oficial e do sucesso das escolas nos indicadores de desempenho. Além disso, seus resultados podem contribuir para o aprimoramento da administração escolar em uma perspectiva emancipatória.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Lilian da Silva Carvalho - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    4. 2019-Atual. Escolas Estaduais de Ensino Integral: avaliacoes, inclusao e conflitualidades
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem sido desenvolvido no âmbito do DEFORGES ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores. O grupo tem se voltado a compreender a organização de escolas públicas considerando-as espaços de tomadas de decisões, com organizações próprias e peculiares, compostas por microrregulações, entendidas como sínteses da legislação educacional realizadas nas escolas, constituindo-se no conjunto de regras que estruturam seu cotidiano, e, também, por micropolíticas, compreendidas como ações engendradas pelas escolas com base em políticas públicas educacionais. Assim, entende-se que legislação e políticas públicas são instrumentos de regulação dos sistemas de ensino e escolas pelo Estado, que são interpretados, recriados e atualizados pelos seus partícipes: equipe de direção, professores(as), estudantes, famílias e comunidade de entorno, de acordo com seus respectivos contextos social e cultural. O problema norteador se configura na seguinte questão: Como se caracterizam micropolíticas e microrregulações em duas escolas da rede estadual paulista, que aderiram ao PEI ? Programa de Ensino Integral, no que se refere a três aspectos: avaliações, inclusão e conflitualidades? A hipótese é a de que essas escolas, ao serem reguladas pelo Estado, por meio do PEI, encontram caminhos para lidar com as regras que lhes são impostas de acordo com seu contexto social e cultural, produzindo microrregulações e micropolíticas que são estruturadoras de suas organizações. Assim, os objetivos são: Identificar e analisar como duas escolas que recentemente aderiram ao PEI vêm implementando as diretrizes e orientações do programa em três aspectos: avaliações, inclusão e conflitualidades; e, por meio desse estudo elaborar ações/intervenções no sentido de superar dificuldades nessas áreas, contribuindo para a ampliação e aprimoramento das aprendizagens nessas escolas. Em função desses objetivos, a metodologia deve ser qualitativa e exploratória em educação, por meio dos seguintes procedimentos: análise documental; observações; entrevistas; e grupos focais. Dessa forma, a expectativa é contribuir para que as escolas foco da pesquisa e outras avancem nas reflexões sobre suas organizações, entendendo o sentido e o significado das microrregulações e micropolíticas, passando a (re)construí-las de forma mais consciente, autoral e intencional. Espera-se ainda que os resultados da investigação possam ser utilizados para a elaboração de intervenções voltadas às dificuldades e problemas encontrados por meio dos dados levantados e das análises realizadas. Do ponto de vista acadêmico, os resultados devem subsidiar participações em eventos e publicações. Entende-se esta pesquisa, portanto, como um encaminhamento, modesto, mas consistente e relevante, para que se possa ofertar educação escolar de qualidade social, isto é, justa, democrática e emancipatória.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Jennifer Catarine da Silva - Integrante / Cassiana Gardini Franco - Integrante / Lilian da Silva Carvalho - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    5. 2018-2020. O Bullying nas escolas publicas de educacao basica de 2008-2018: uma analise bibliografica
      Descrição: O projeto em desenvolvimento tem como temática o bullying, com o objetivo de compreender a polissemia desse conceito a fim de colaborar com a construção de conhecimentos no campo educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Eric e Scielo e no Portal Capes de Teses e Dissertações, com o recorte temporal de 2008 a 2018. Com base nos resultados preliminares, acredita-se ser possível propor encaminhamentos para a compreensão do conceito e natureza do bullying e, portanto, subsidiar mediações de conflitos nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Cassiana Gardini Franco - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    6. 2018-2019. Por que os(as) estudantes nao gostam da escola? Um estudo bibliografico.
      Descrição: Temos realizado uma pesquisa sobre culturas juvenis e culturas escolares, por meio de análise bibliográfica. Até o momento, definimos quais serão os referenciais teóricos que darão embasamento para a interpretação e análise dos dados, tendo realizado leituras e sínteses de livros e artigos sobre cultura, violência escolar e escola justa. Levantamos também, por intermédio do banco de dados Scielo Brasil, os artigos científicos que já foram publicados sobre o tema, usando os seguintes descritores: culturas juvenis; culturas escolares; conflito escolar; indisciplina escolar; e violência na escola. Em seguida, selecionamos 13 artigos que foram publicados nos últimos oito anos. Os resultados obtidos até o momento apontam para a necessidade de a escola reconhecer as culturas de seus(suas) alunos(as), dando espaço em seu ambiente para que a socialização entre eles(as) aconteça e para que se sintam valorizados(as), vivenciando experiências significativas, diminuindo, assim, o distanciamento entre culturas escolares e juvenis. Tem se entendido, dessa forma, que as equipes escolares precisam dialogar com as diferentes juventudes, para que os(a) estudantes se sintam estimulados(a) a frequentarem e permanecerem nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Leandro Chiaretto Brambilla - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    7. 2018-2019. As relacoes entre familias e escolas na perspectiva dos Direitos Humanos
      Descrição: Temos realizado uma pesquisa sobre as relações entre escolas e famílias na perspectiva dos Direitos Humanos - DH, por meio de uma análise bibliográfica. Até o momento, a nossa pesquisa vem se organizando de forma a levantar dados sobre as relações entre escolas e famílias, entendendo essa parceria como essencial à democratização da escola e da sociedade. A premissa norteadora é a de que um maior conhecimento sobre os Direitos Humanos por parte das equipes escolares e as parcerias entre escolas e famílias podem contribuir para elaboração de procedimentos e estratégias para lidar com conflitos nas escolas, o que deve propiciar a amenização dos problemas relacionados à indisciplina e à violência nesses espaços. A elaboração dos referenciais teóricos e o levantamento em bases de dados, realizado por meio dos descritores: parceria(s) escola(s) e família(s); ; direitos humanos na escola; violência; indisciplina e escola, indicaram os seguintes resultados preliminares: evidenciou-se a grande dificuldade das escolas no estabelecimento de relações sólidas e significativas com as famílias; falta e necessidade de constante formação e aprimoramento dentro dos espaços escolares sobre Direitos Humanos, assim como, em relação a possíveis estratégias para o alcance de melhorias nesses relacionamentos dentro e fora do espaço escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Aline Caroline Baldo - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    8. 2018-2019. Politicas publicas para a Educacao em Direitos Humanos (1988-2017)
      Descrição: Temos realizado uma pesquisa sobre as políticas públicas para a Educação em Direitos Humanos por meio de uma análise documental e bibliográfica. Até o presente momento definimos que a concepção norteadora da pesquisa é a reivindicatória/participatória tendo como principal estratégia de investigação a teoria fundamentada. A investigação tem se configurado, até o momento, em duas vertentes. A primeira refere-se à discussão sobre os conceitos de direito, política pública e cidadania. Na segunda, pretende-se relacionar esses conceitos com os documentos oficiais que apresentam as principais políticas públicas destinada à Educação em Direitos Humanos a partir da Constituição de 1988 até 2017. Com as leituras, análises e sínteses tem sido possível compreender que Educação em Direitos Humanos é um processo contínuo e de construção coletiva, e, que para sua realização seja possível, tanto por meio das políticas públicas quanto no cotidiano escolar, é necessário a predominância do diálogo, respeito e exercício da cidadania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Daiane Menezes Gomes - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    9. 2018-2019. As relacoes entre Direitos Humanos, gestao e democracia na escola
      Descrição: Por meio de metodologia bibliográfica, foi realizada uma busca em diferentes portais de periódicos, cujo intuito tem sido selecionar material sobre a temática da gestão escolar democrática e dos Direitos Humanos - DH. Desse modo, foi definido que a pesquisa analisaria e discutiria dados relativos aos DH, gestão escolar e democracia separadamente, para, em uma segunda etapa, relacioná-los na tentativa de compreender como se fazem presentes e se inter-relacionam nas escolas. Até o momento foi possível iniciar a seção de metodologia da pesquisa e montar um mapa conceitual, com os principais artigos e referenciais teóricos associados ao tema. O objetivo é organizar as leituras e os conceitos de cada texto, para a elaboração final do relatório de pesquisa. Além disso, foram lidos, analisados e sintetizados alguns artigos que indicam que: a escola tem sido conduzida com base em uma lógica capitalista-empresarial; com base em uma gestão democrática as escolas terão algumas das condições necessárias para lidar com os conflitos cotidianos de forma justa; e, democratização deve ser norteada pelos DH, envolvendo todos os atores escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Caroline Izumi - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    10. 2018-Atual. Injusticas, conflitos, violencias e indisciplinas: a educacao em direitos humanos como possibilidade curricular para a escola
      Descrição: Dentre os diversos conflitos vivenciados nas escolas, destacam-se as diversas indisciplinas e violências. Desse modo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores ? DEFORGES, propõe uma pesquisa cujo objetivo é investigar como a Educação em Direitos Humanos - EDH pode contribuir para o estabelecimento de relações mais justas e democráticas nas escolas públicas de educação básica, considerando vários aspectos, a saber: as relações entre escolas e famílias; as percepções das equipes escolares sobre os Direitos Humanos; a formação dessas equipes para mediações e práticas pedagógicas com base nesses direitos; os conflitos geracionais e culturais entre estudantes e equipes; as injustiças e o bullying vivenciados nos ambientes escolares. A metodologia é qualitativa e exploratória, incluindo as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, em uma abordagem compreensiva e propositiva, no sentido de produzir conhecimentos que subsidiem tanto estudos correlatos como propostas de ação nas escolas. Os resultados esperados referem-se à compreensão das situações de conflito, indisciplina e violência, e, por meio dela, colaborar com processos de mediação e com a elaboração de currículos escolares perpassados pelas premissas da EDH que se coadunam com os princípios da educação pública democrática: a autonomia e a participação. A perspectiva da pesquisa é, assim, fortalecer a formação das equipes escolares não apenas para amenizar conflitos, o que é urgente na atual situação nas escolas. O desafio é ir além da diminuição de conflitos, que em certa medida, corrobora a ideia de que conflitos devem ser remediados e, se, possível eliminados. Assim, entende-se a EDH como um eixo curricular que empodera as equipes, estudantes e famílias objetivando conceber os conflitos como inerentes às relações humanas e potencializadores do desenvolvimento das diferentes subjetividades. Essa visão deve servir como base para o estabelecimento de uma educação escolar que propicie a emancipação de seus atores, possibilitando a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Palavras-chave: Conflitos; EDH; Democracia; Formação das Equipes Escolares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Aline Caroline Baldo - Integrante / Caroline Izumi - Integrante / Daiane Menezes Gomes - Integrante / Jennifer Catarine da Silva - Integrante / Leandro Chiaretto Brambilla - Integrante / Fernanda de Freitas Capella - Integrante / Cassiana Gardini Franco - Integrante / Vagnum Dias da Silva - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    11. 2018-Atual. Percepcoes de Direitos Humanos e processos de mediacao de uma equipe escolar
      Descrição: Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo levantar e analisar as percepções de uma equipe escolar sobre Direitos Humanos - DH. A explicitação dessas percepções é relevante para que se compreenda se e como essa equipe se apropria dos DH no âmbito da mediação de conflitos. Entende-se, assim, que mediações que trabalhem com os conflitos escolares permeadas pelos DH são essenciais. Do ponto de vista metodológico, será realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, composta de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental referenciar-se-á em documentos oficiais que regulamentam o trabalho sobre e com os DH nas escolas de educação básica brasileiras. As entrevistas serão realizadas com membros(as) da equipe escolar, diretor(a), professor(a) coordenador(a) e professores(as). Com isso, pretende-se por meio de resultados obtidos, contribuir para a discussão sobre a importância de uma educação escolar voltada aos DH, tanto na mediação de conflitos cotidianos na escola, como para a formação integral de crianças e jovens, em uma perspectiva informada e crítica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Jennifer Catarine da Silva - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    12. 2017-2019. Acoes formativas voltadas aos(as) diretores(as) de escolas publicas de educacao basica no governo Haddad (2013-2016)
      Descrição: O objetivo é analisar ações formativas destinadas a diretores(as) de escola em exercício na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período compreendido entre 2013 e 2016, durante a administração do prefeito Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Nosso interesse está voltado os objetivos dessas ações. Tratando-se de uma administração do PT, a hipótese de trabalho é a de que as ações formativas teriam como base os princípios da autonomia e da participação no escopo da gestão democrática e não pressupostos e abordagens tecnicistas e gerencialistas, muito em voga atualmente. Um aspecto relevante a ser compreendido é distinção entre os aspectos formativos ligados ao cotidiano escolar de outros, próprios da formação permanente, estruturantes das práticas da gestão da educação básica, considerando ambos fundamentais para a qualidade social da educação. A metodologia é qualitativa e exploratória, com base em fontes documentais relativas às ações formativas realizadas na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, vinculada a SME ? Secretaria Municipal Educação e o plano de governo para a educação no município de São Paulo, Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para implantação (SÃO PAULO, 2014). Espera-se com os resultados compreender se houve congruência entre as propostas para a educação básica municipal do PT e as ações formativas dos quais os(as) diretores(as) participaram, e, ainda, que os objetivos democráticos da autonomia e da participação se fizeram presentes nelas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Vagnum Dias da Silva - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    13. 2017-2018. Relacoes entre indisciplinas e escolarizacao: uma analise bibliografica
      Descrição: Esta pesquisa exploratória e bibliográfica teve como objetivo compreender as relações entre indisciplinas e escolarização. Não tivemos a pretensão de esgotar a temática e sim organizar um panorama do que se tem produzido na academia sobre o assunto. Para compreender as indisciplinas escolares, julgamos necessário, primeiramente, estudar as atuais concepções de educação e como a função social da escola foi se alterando ao longo do tempo. Em seguida, em virtude da falta de consenso entre os autores sobre o conceito de indisciplina, dedicamos uma seção ao mapeamento das concepções de diversos teóricos sobre ele. Como acreditamos que uma gestão escolar democrática tem o potencial de mudar o quadro de indisciplinas, elaboramos uma seção acerca dessa forma de gerir as escolas. Assim, tentamos estabelecer relações entre escolarização, indisciplina e gestão democrática, acreditando que essa discussão possa contribuir para o aprimoramento da convivência nas escolas, assim como com outros estudos dedicados a temáticas correlatas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Ana Laura Poveda Cassiano - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    14. 2016-Atual. Organizacao escolar: uma meso abordagem
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as diversas possíveis organizações das escolas públicas de educação básica em uma perspectiva meso, que se encontra no meio do caminho entre o nível macro, das legislações e políticas públicas, e o micro, referente às salas de aula. Essa abordagem considera a escola como espaço de tomadas de decisões, com organização própria e peculiar, composta por micro regulações, que devem ser identificadas e entendidas como sínteses de instrumentos de regulação externos a escola, que são interpretados, recriados e atualizados pelos seus partícipes: direção, coordenadores, professores, alunos e suas famílias, de acordo com a cultura interna herdada e reconstruída por eles. Em função desse objetivo a metodologia é a qualitativa e exploratória em educação somada à análise documental. Os instrumentos são observações, questionários, entrevistas e grupos focais. São propostos três possíveis eixos temáticos representativos de micro regulações: administração da escola baseada na autonomia, participação e gestão democrática; disciplinarização de estudantes e das relações entre os diversos atores escolares; e formação permanente das equipes escolares. Do ponto de vista teórico, espera-se que seja possível, com base nas investigações de mestrado a serem realizadas, contribuir para a construção de uma teoria da escola pública no Brasil, campo de estudo e pesquisa ainda incipiente. Do ponto de vista prático, os conhecimentos produzidos, possam talvez subsidiar as equipes escolares pare que possam perceber as micro regulações que compõem a organização da escola, podendo reconstruí-las de uma forma mais consciente, autoral e intencional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    15. 2014-2015. Violencia, agressividade e incivilidade: o que nos relatam os livros de ocorrencias escolares?
      Descrição: O objetivo do projeto é, por meio de dados levantados nos livros de ocorrência de uma escola estadual paulista, compreender como a escola entende os atos de violência, agressividade e incivilidade de seus estudantes. A metodologia adotada é a qualitativa, tendo como instrumentos/ procedimentos o levantamento de dados dos livros de ocorrência no ano de 2012 do ensino fundamental ? anos finais dessa escola e entrevistas semiestruturadas com professores/as, membros da equipe gestora e pais. Os objetivos específicos são: identificar quem são os/as alunos/as protagonistas dos atos registrados nos livros de ocorrência; levantar as significações/concepções dos termos violência, agressividade e incivilidade que vigoram na escola foco do estudo e estabelecer se há variações na conceituação desses atos. Pretende-se então, organizar e tematizar os dados relativos a atos cometidos por alunos/as para entender o que eles significam para a escola e se há divergência na caracterização dos atos dos/as alunos/as de uma mesma sala, ano e período.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Paola Karuliny Guarnieri - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    16. 2014-2015. Concepcoes de professoras/es sobre a gestao democratica da escola publica
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema as concepções de professores/as sobre a importância da organização escolar e da gestão participativa e democrática da escola. O objetivo geral da pesquisa consiste em fazer um levantamento de dados com professores/as em uma escola pública do município de São Carlos, verificando quais são suas concepções relativas à organização escolar, à gestão democrática, à autonomia e à participação; em quais conhecimentos se baseiam essas concepções e como elas influenciam as relações entre professores/as e a equipe gestora e os processos de ensino e aprendizagem na escola. Portando com a investigação proposta, tentaremos compreender quais as percepções e concepções desses/as professores/as em relação à gestão democrática, baseada nos princípios da autonomia e da participação, incluindo também a possibilidade de identificação desses temas como potenciais contribuições para o aprimoramento de suas condições de trabalho. A coleta de dados será realizada inicialmente, por meio da aplicação de questionários aos/às professores/as para delimitar quais são suas concepções e conhecimentos sobre a temática estudada. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, ampliando a base de dados levantados pelo questionário. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam, tanto teoricamente quanto na prática, para a democratização da escola e para o aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem dos alunos/as.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Maria Vitória Alves Cayres - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    17. 2013-2016. Trajetoria de alunos protagonistas de violencia
      Descrição: O projeto baseia-se em uma pesquisa anteriormente realizada, na qual foi observado que jovens identificados como violentos no contexto escolar, parecem receber tratamentos diferenciados, dependendo de quem são esses sujeitos, de sua história pessoal, familiar e origem social. Também, que muitos desses alunos não aparecem nos registros dos ?Livros de Ocorrências? das escolas, sendo possível identificar que muitos professores não o fazem por receio de sofrerem perseguições. Entretanto, alguns casos/situações/jovens são encaminhados à delegacia de polícia e posteriormente à Vara da Infância e Juventude, formalizando-se a ação como ato infracional. Esses dados levam a questionar como a escola identifica os alunos protagonistas de violência e como são tratados/encaminhados os atos/atitudes/comportamentos dos jovens assim identificados. Se a equipe gestora discute coletivamente as ações a serem tomadas, consultando o Conselho escolar, ou se são decisões da direção/ coordenação da escola. Nesta perspectiva, um dos objetivos do projeto é analisar se os espaços coletivos e supostamente democráticos da escola, tal como o Conselho Escolar e outros colegiados nos quais os jovens podem ser acusados, atuam nas decisões de criminalização dos alunos. Faz parte dessa pesquisa ainda, problematizar as possíveis consequências para a vida desses jovens e sua relação posterior com a escola e com o processo de escolarização. Neste contexto é que este projeto de pesquisa se insere, buscando compreender os elementos constitutivos da lógica de criminalização da pobreza e juventude à luz da perspectiva teórica histórico-cultural, refletindo sobre como as instituições escolares e de justiça têm tratado a questão, apontando possíveis conseqüências para a vida dos jovens e para a sociedade contemporânea. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que terá três momentos de aproximação com o campo (levantamento de dados nas escolas, levantamento de dados junto à Vara da Infância e Juventude e entrevista individual com a equipe escolar, Conselho de Escola e com os jovens protagonistas de violência) e o uso de dois instrumentos de coleta de dados: análise documental e a entrevista individual/grupal. A pesquisa será realizada a partir dos dados de quatro escolas públicas estaduais de duas cidades do interior paulista, que apresentam altos índices de violência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Maria Cecília Luiz - Integrante / Débora Cristina Fonseca - Coordenador.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa ao trabalho: ​Estudo bibliográfico sobre culturas juvenis e conflitualidades nas escolas, apresentado no ​XXVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, Pró-Reitoria de Pesquisa: UFSCar.. 2019.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (72)
    1. 26º CIC - 11º CIDTI UFSCar. Mediações de conflitos e Direitos Humanos em uma escola pública de educação básica brasileira. 2019. (Congresso).
    2. 26º CIC - 11º CIDTI UFSCar. Educação em Direitos Humanos e parecerias entre escolas e famílias: caminhos para compreensão e encaminhamentos de conflitos. 2019. (Congresso).
    3. 26º CIC - 11º CIDTI UFSCar. Estudo bibliográfico sobre culturas juvenis e conflitualidades nas escolas. 2019. (Congresso).
    4. 26º CIC - 11º CIDTI UFSCar. Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos de 1988 a 2017. 2019. (Congresso).
    5. 26º CIC - 11º CIDTI UFSCar. As relações entre Direitos Humanos, democracia e gestão escolar. 2019. (Congresso).
    6. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Avaliação da aprendizagem em processo: micro regulação das escolas do estado de São Paulo. 2019. (Seminário).
    7. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Indisciplinas e escolarização em análise. 2019. (Seminário).
    8. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Contribuições para uma possível teorização das relações entre administração, gestão e currículo. 2019. (Seminário).
    9. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Eixo 08: Regulação, avaliação e qualidade da educação - agendas e realidades locais. 2019. (Simpósio).
    10. 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.Formação continuada e em serviço de diretores(as) de escola no município de São Paulo (2013-2016). 2018. (Outra).
    11. 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.Membro do comitê científico; Parecerista Ad-Hoc. 2018. (Outra).
    12. IV Congresso Nacional de Formação e Professores/ XIV Congresso Paulista sobre Formação de Educadores. Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais. 2018. (Congresso).
    13. IV Congresso Nacional de Formação e Professores/ XIV Congresso Paulista sobre Formação de Educadores. Estudo bibliográfico sobre o bullying em escolas públicas de educação básica (2000-2016). 2018. (Congresso).
    14. IV Congresso Nacional de Formação e Professores/ XIV Congresso Paulista sobre Formação de Educadores. Formação continuada de diretores(as) na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo (2013-2016). 2018. (Congresso).
    15. Planejamento Anual Colégio Cecília Meireles.Planejamento Escolar Democrático. 2018. (Outra).
    16. XIV SEMATRON -Semana de Engenharia Mecatrônica da USP.Construindo pontes entre docentes e discentes: conflitos geracionais e tecnologias nos cursos e graduação - fatores geradores e possíveis encaminhamentos. 2018. (Outra).
    17. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O disciplinamento de estudantes faz parte do planejamento escolar?. 2018. (Encontro).
    18. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Formação inicial de gestores(as) escolares em três cursos de licenciatura em pedagogia no estado de São Paulo. 2018. (Encontro).
    19. X Seminário de Teses e Dissertações do PPGE - UFSCar.Avaliadora e Debatedora. 2018. (Seminário).
    20. 38ª Reunião Nacional da ANPED.Políticas públicas educacionais na visão de diretoras de escola. 2017. (Outra).
    21. 4º Ciclo de palestras sobre profissões e vestibulares - Colégio Cecília Meireles.Uma introdução ao curso de pedagogia da UFSCar. 2017. (Outra).
    22. II Encontro Regional de Conselho de Escola.A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. 2017. (Encontro).
    23. IV ENPE - Encontro de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.Pesquisa em educação: desafios e dificuldades. 2017. (Encontro).
    24. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE UFSCar.Práticas de ensino etnicorraciais no currículo em ação: possibilidades no 2º ano do ensino fundamental. 2017. (Seminário).
    25. XV SEMANA DA EDUCAÇÃO.Violência e indisciplina: impactos nas relações escolares. 2017. (Outra).
    26. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des) construção.Funções prescritas do GOE e do diretor: o que elas revelam sobre a administração escolar?. 2017. (Simpósio).
    27. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des) construção.Violência e (in) disciplina nas escolas em artigos na área de educação: 1990-2015. 2017. (Simpósio).
    28. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.A (in) disciplina como fator de regulação da organização escolar. 2016. (Encontro).
    29. AERA - American Educational Research Association.Teachers' Conceptions About Public School Democratic Management. 2016. (Encontro).
    30. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. Disciplina e violência em escolas públicas de educação básica: uma análise bibliográfica. 2016. (Congresso).
    31. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. Gestão democrática, ensino e aprendizagem: concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Congresso).
    32. 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas pra a educação pública brasileira.Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. 2015. (Outra).
    33. 3º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Planejamento: da escola, na escola e para a escola. 2015. (Outra).
    34. 67ª Reunião Anual da SBPC.O que os Livros de Ocorrências Escolares têm a nos dizer?. 2015. (Outra).
    35. 67ª Reunião Anual da SBPC.Concepções de professores/as sobre a gestão participativa e democrática da escola pública. 2015. (Outra).
    36. 67ª Reunião Anual da SBPC.Livros de Ocorrências Escolares em escolas de educação báscia. 2015. (Outra).
    37. A Gestão Pública: Desafios em Situações de Conflito.Conflitos e Livros de Ocorrência no Cotidiano da Escola Pública: Alguns Caminhos de Investigação. 2015. (Seminário).
    38. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Gestão democrática da escola pública: concepções de docentes.. 2015. (Congresso).
    39. IX Amostra de Pesquisas em Educação.Gestão democrática: quais são as concepções dos/as professores/as do ensino fundamental?. 2015. (Outra).
    40. V CBE Congresso Brasileiro de Educação. Professores/as e suas concepções sobre a gestão democrática da escola pública. 2015. (Congresso).
    41. VI JUBRA - VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Violência, (In) Disciplina e Punição em Livros de Ocorrências Escolares. 2015. (Simpósio).
    42. X EIDE - Encontro Ibero Americano de Educação.Livros de ocorrências escolares como procedimento de organização escolar: a (in) disciplina como regra?. 2015. (Encontro).
    43. XIII Semana da Educação da Universidade Federal de São Carlos.Síntese da avaliação do Curso de Pedagogia da UFSCar/São Carlos. 2015. (Outra).
    44. XXVII Jornadas Jóvenes Investigadores - Grupo Montevideo.As concepções de violência, agressividade e incivilidade nos livros de ocorrências escolares de uma escola pública de educação básica. 2015. (Outra).
    45. XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação.Violência, agressividade e incivilidade nos livros de ocorrências de uma escola pública de educação básica. 2015. (Simpósio).
    46. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Grupos de referência: possíveis articulações entre formação de diretores/as e práticas de gestão escolar. 2014. (Congresso).
    47. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Concepções de professores/as sobre gestão democrática da escola pública. 2014. (Congresso).
    48. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. O que os livros de ocorrência nos contam sobre as relações entre escola e famílias?. 2014. (Congresso).
    49. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Livros de ocorrências: retratos da disciplina na escola?. 2014. (Congresso).
    50. 2º Fórum de debates do curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Diretorias Regionais e Grêmio Estudantil: experiências nas escolas. 2014. (Outra).
    51. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Pibid: autoria profissional no início da docência. 2014. (Congresso).
    52. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Grupos de Referência: algo de novo na formação de gestores (as) escolares?. 2014. (Congresso).
    53. II Fórum Educar para Participar.Formação para a participação: qual o papel da escola?. 2014. (Outra).
    54. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).
    55. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Diretores de escola em formação: Grupos de Referência da SEE-SP/Brasil. 2014. (Congresso).
    56. IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. Concepções de professores/as sobre a gestão participativa e democrática da escola pública. 2014. (Congresso).
    57. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE - SP.Grupo de Referência: articulações entre formação e práticas gestoras. 2014. (Encontro).
    58. Reunião de planejamento para gestores escolares da DE de São CArlos.Gestão democrática na escola: planejamento, participação e proposta pedagógica. 2014. (Outra).
    59. VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar.Formação Continuada para Articuladores (as) e Tutores (as). 2014. (Encontro).
    60. XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Sobre a violência escolar: perspectivas, concepções e discursos. 2014. (Encontro).
    61. XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.PIBID: aprendizagens construídas a partir do diálogo entre universidade e escola. 2014. (Encontro).
    62. 1º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Conselho Escolar e a participação na escola: espaços, possibilidades e ações. 2013. (Outra).
    63. 4º Encontro de Licenciaturas em Letras - ELIL 2013.Políticas Públicas e Gestão do Ensino de Línguas Estrangeiras. 2013. (Encontro).
    64. 8º EIDE - Encontro Ibero-americano de Educção.O papel dos Grupos de Referência na formação de gestores (as) escolares. 2013. (Encontro).
    65. II Encontro Estadual de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.Formação Continuada em Conselhos Escolares: perspectivas e práticas. 2013. (Encontro).
    66. II FÓRUM REGIONAL: A Gestão Escolar em Ação: Entre a Prudência e a Audácia.Planejamento e Participação na Gestão Democrática da Escola Pública. 2013. (Encontro).
    67. II Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas.A importância do planejamento na gestão escolar. 2013. (Seminário).
    68. II SIMPPOL - Simpósio de Políticas Públicas em Educação da UFSCar.Gestão do Ensino Fundamental em Pequenos Municípios Paulistas: Desafios aos Sistemas e às Escolas. 2013. (Simpósio).
    69. IX Congresso de Extensão. Formação de Educadores: Leitura de Imagens nos Ensinos Fundamental e Médio. 2013. (Congresso).
    70. VII Seminário sobre Produção do Conhecimento em Educação - Política Educacional do Século XXI: Paradoxos, Limites e Posibilidades.Um estudo sobre a influência dos Grupos de Referência na formação e no trabalho de gestores escolares. 2013. (Seminário).
    71. XXI Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Grupos de Referência: Formação e Trabalho de Gestores Escolares. 2013. (Congresso).
    72. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A construção da participação na gestão escolar: uma proposta de formação. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. ROTHEN, J. C. ; VILELA, D. S. ; NASCENTE, R. M. M.. 1º Seminário de Internacionalização do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. 2019. Outro
    2. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2016. Outro
    3. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. II SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. Outro
    4. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. Outro
    5. LUIZ, M. C.; FERRARINI, M. C. L. ; MONTEMOR, M. L. ; PIERINI, R. ; GOMES, R.M. ; PARRA, R. ; WELLICHAN, V. ; SILVA, D. S. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: “Conselho Escolar e as possibilidades de participação”. 2013. Congresso
    6. NASCENTE, R. M. M.. II SIMPPOL - II Símpósio de Políticas Públicas em Educação da UFSCar. 2013. (Outro).. . 0.
    7. NASCENTE, R. M. M.. 1º Fórum Regional de Gestão Escolar: Possíveis Articulações. 2012. (Outro).. . 0.
    8. NASCENTE, R. M. M.. Oficinas de Prática de Língua Inglesa. 2010. (Outro).. . 0.
    9. NASCENTE, R. M. M.. XXV JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2009. (Congresso).. . 0.
    10. NASCENTE, R. M. M.. APLIESP Regional One Day Seminar. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. NASCENTE, R. M. M.. 4th APLIESP Regional One-Day Seminar. 2008. (Outro).. . 0.
    12. NASCENTE, R. M. M.. XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).. . 0.
    13. NASCENTE, R. M. M.. XXII Spring Conference. 2008. (Congresso).. . 0.
    14. NASCENTE, R. M. M.. 1st APLIESP Regional One-Day Seminar. 2007. (Outro).. . 0.
    15. NASCENTE, R. M. M.. BRAZ-TESOL Regional Chapter - Ribeirão Preto Region. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (11.0)
      1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade. Revista da FAEEBA â013 Educação . e Contemporaneidade. v. 27, p. 157-169-169, issn: 0104-7043, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, EMILIA FREITAS DE ; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Gestão, currículo e ensino em análise: por uma escola pública justa e democrática. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 691-705, issn: 1982-7199, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CONTI, C. L. A.; LIMA, Emilia Freitas de ; NASCENTE, R. M. M.. Visões de diretoras de escola sobre políticas públicas e determinações legais e educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 33, p. 771-790, issn: 2447-4193, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NASCENTE, R. M. M. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; CONTI, C. L. A. (Org.). Currículo, gestão e escola pública democrática. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2020. v. 01, p. 251.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. L. A. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2018. v. 01, p. 136.
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      7. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, R. M. M.. Políticas públicas e determinações legais educacionais na perspectiva de diretoras de escolas. Em: Editora Poisson. (Org.). Série Educar- Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões/ Organização. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2020.v. 20, p. 23-26.
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      8. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Políticas públicas educacionais na visão de diretoras de escola. Currículo, gestão e escola pública democrática. 1ed.São Carlos/SP. Em: Renata Maria Moschen Nascente; Emília Freitas de Lima; Celso Luiz Aparecido Conti. (Org.). Currículo, Gestão e Escola Pública Democrática. 1ªed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2020.v. 1, p. 169-189.
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      9. BERTOCHI, P. R. T. ; CONTI, C. L. A. ; NASCENTE, R. M. M.. Gestão e currículo: desafios para uma educação democrática. O currículo e a gestão em foco. 1ed.São Carlos/SP. Em: Celso Luiz Aparecido Conti; Emília Freitas de Lima; Renata Maria Moschen Nascente. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ªed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2018.v. 01, p. 37-50.
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      10. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, R. M. M.. Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 01, p. 01-08, 2018.
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      11. CONTI, C. L. A.; FREITAS-DE-LIMA, E. ; NASCENTE, R. M. M.. Políticas Públicas Educacionais na visão de diretoras de escola. Em: 38ª Reunião Nacional da ANPED, v. 01, p. 01-17, 2017.
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    • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Maria Cecília Luiz (4.0)
      1. LUIZ, M. C. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013. v. 01, p. 280.
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      2. LUIZ, M. C. ; NASCENTE, R. M. M.. A importância dos espaços democráticos e participativos na escola: experiências formativas na elaboração coletiva do projeto político pedagógico. Em: Daniela Karine Ramos; Fabio Rafael Segundo. (Org.). Tecnologias, participação e aprendizagem: contribuições à gestão democrática e ao fortalecimento dos Conselhos Escolares. 01ed.Florianópolis/SC. : Editora Saberes em Diálogo. 2016.v. 01, p. 103-121.
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      3. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C. ; FONSECA, D. C.. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. Em: 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, v. 001, p. 01-19, 2015.
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      4. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C.. Grupos de Referência: algo de novo da formação de gestores (as) escolares?. Em: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES7XII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, v. 02, p. 5638-5650, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Alessandra Arce Hai (1.0)
      1. MOSCHEN NASCENTE, RENATA MARIA ; HAI, ALESSANDRA ARCE ; SISLA, HELOÍSA CHALMERS. Dez anos de um curso de pedagogia em construção. Revista Espaço do Currículo. v. 10, p. 327-343, issn: 1983-1579, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ José Carlos Rothen (1.0)
      1. NASCENTE, R. M. M.; VILELA, D. S. ; ROTHEN, J. C.. Internacionalização do programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar): percursos e desafios. Revista do NUPEM. v. 12, p. 25-42, issn: 2176-7912, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00