Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Celso Luiz Aparecido Conti

Graduado em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (1990), com mestrado em Educação na mesma instituição (1995), doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (2003) e formação em nível de doutorado na Universidade de Salamanca - Espanha (1999-2000). Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, com atuação nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa quot;Educação escolar: teorias e práticasquot;. Como pesquisador, atua na área de Políticas e Gestão da Educação, com ênfase na gestão de unidades escolares. É lider do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão da Educação - GEPGE, no Diretório do CNPq (2000-atual). Ligados mais diretamente à referida área de pesquisa cabe destaque às seguintes funções: a) coordenador do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância (2008-2016), oferecido pela UFSCar, em convênio com a SEB/MEC, dentro do Programa do Ministério denominado Escola de Gestores da Educação Básica, b) coordenador de Programa de extensão da UFSCar, denominado Políticas Públicas e Gestão da Educação (2005-atual), c) membro da Comissão de Pós-Graduação do PPGE-UFSCar, d) Conselho Universitário da UFSCar, e) Conselho Diretor da Fundação Educacional de São Carlos, f) Comissão Própria de Avaliação da UFSCar (SINAES/MEC), g) Conselho Municipal de Educação do Município de São Carlos, h) Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação do mesmo município, i) coordenador do curso de graduação em pedagogia da UFSCar, j) chefe de departamento acadêmico da UFSCar - Departamento de Educação; k) membro de Conselhos Editoriais de periódicos científicos da área de educação; l) parecerista ad hoc de outros períódicos e da FAPESP; m) vice-diretor da Seção Estadual de São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6967887143687279 (15/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. RDV Washington Luiz, KM 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 2608111 Ramal: 8365 Fax: (16) 2608365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Relacoes entre curriculo e gestao no ensino fundamental
      Descrição: O projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as relações entre currículo e gestão nas escolas públicas de ensino fundamental, na perspectiva democrática da educação, nas últimas três décadas. De abordagem qualitativa, sua primeira fase, em andamento, caracteriza-se pelo aprofundamento dos referenciais teóricos atinentes aos conceitos-chave e levantamento bibliográfico das produções consentâneas ao tema. Prospectivamente, será desenvolvida uma pesquisa de campo, a ser realizada em escola pública. Espera-se, com a pesquisa identificar elementos que permitam uma compreensão mais acurada das relações entre currículo e gestão no cotidiano escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    2. 2016-2019. Estudos Indigenas: inovacao curricular, internacionalizacao da universidade brasileira e fortalecimento de quadros nacionais e internacionais de pesquisadores indigenas. INDI-AGE
      Descrição: Estudos Indígenas: inovação curricular, internacionalização da universidade brasileira e fortalecimento de quadros nacionais e internacionais de pesquisadores indígenas (INDI-AGE here after) tem por objetivo criar parcerias internacionais para: a) incrementar o intercâmbio acadêmico entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de Cordoba (UCo), na Espanha; b) proporcionar a realização de atividades de pesquisa , entre UFSCar e UCo, para inovação curricular envolvendo estudantes indígenas e pesquisadores da UFSCar e da UCo, focalizando as ações desenvolvidas na UCo e as já realizadas na UFSCar, verificando limites e possibilidades de cada currículo institucional; c) gerar novos projetos de pesquisa, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, para parcerias futuras entre grupos de pesquisa das duas instituições (UFSCar e UCo) sobre Estudos Indígenas; d) induzir a ampliação da produção acadêmica sobre a presença indígena na UFSCar e em outras universidades brasileiras, na direção de propostas que contemplem a interlocução com epistemologias indígenas; e) priorizar a formação de estudantes indígenas em pesquisa, sobre práticas e currículos universitários que contemplam Estudos Indígenas, para a ampliação dos quadros brasileiros de pesquisadores indígenas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Fernanda Callegari - Integrante / Andrea Soares da Costa Fuentes - Integrante.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    3. 2010-2011. A construcao do Projeto Pedagogico: escola, comunidade e cultura
      Descrição: Trata-se de trabalho de construção coletiva do projeto pedagógico das escolas públicas municipais de ensino fundamental de Rio Claro/SP, o que ocorre por meio de estudos, sistematização de saberes, orientações, acompanhamento e avaliação das ações realizadas pelas unidades escolares na perspectiva da gestão democrática. O projeto prevê uma ação articulada entre Secretaria Municipal de Educação, Universidade e as próprias unidades escolares, o que lhe confere uma característica muito particular em termos de pesquisa e de formação continuada para diversos profissionais, em diferentes níveis. Merece destaque ainda maior a proposta de formação dos educadores centrada nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Flávio Caetano da Silva - Integrante / Débora Fonseca - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    4. 2010-Atual. Gestao democratica da educacao
      Descrição: O projeto consiste em analisar a gestão da educação, com ênfase na gestão das unidades escolares, na perspectiva da democratização do ensino. São tomados para análise vários objetos relacionados ao tema, e sob diferentes ângulos. Destacamos a seguir alguns temas de investigação priveligiados: a) a formação e atuação dos agentes escolares, com destaque para a figura do diretor de escola: uma pesquisa de mestrado foi concluída (Peres, 2009) e duas estão em andamento, uma de mestrado (Lima, 2019) e outra de doutorado (Bartochi, 2019); b) as práticas de gestão educacional, tendo em vista as formas de participação dentro das regras democráticas e a autonomia da escola, tema de uma pesquisa de mestrado concluída (Marcato, 2017) e de outra de doutorado em andamento (Marcato, 2019); os resultados educativos, caso de uma pesquisa de doutorado em andamento (Machado, 2019) e também os processos de inclusão, tema privilegiado em um mestrado concluído (Lofrano, 2007); d) análise da produção científica da área de educação, abordando temas relacionados à democratização da educação, como é o caso de dois mestrados concluídos que trataram, respectivamente, da relação família-escola (Oliveira, 2015), da democracia deliberativa em Habermas (Pinheiro, 2017); e de um doutorado em andamento, que aborda a questão das diretrizes curriculares para o ensino jurídico (Herrera, 2019); e) a utilização do teatro do oprimido como recurso educativo no interior da escola, caso de um mestrado concluído (Moraes, 2015) e de algumas tematizações focalizando as imagens nas práticas escolares e as relações de gênero – conceito de masculinidade, pesquisas concluídas, de mestrado (Ferrarini,2014) e de doutorado (Silva, 2017); f) fortalecimento dos conselhos gestores para a descentralização e democratização da gestão da educação e da escola, assunto tratado em uma pesquisa de mestrado, já concluída (Ramacciotti, 2006) e de um pós-doutorado em andamento (Sant’Anna, 2019).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Renata Pierini Ramos - Integrante / Valéria Aparecida Vieira Velis - Integrante / Márcia Regina Seneme Belini - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 16
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    5. 2008-Atual. Politicas publicas e gestao da educacao
      Descrição: O referido projeto tem como objetivo analisar as políticas públicas na área da educação e sua relação com a gestão educacional, em particular a gestão escolar. Articula pesquisas com metodologias e objetos específicos, mas todas relacionadas a esse tema principal, tendo elas como foco: a) a política nacional de avaliação da educação, identificando a utilização dos indicadores das avaliações externas pelas equipes gestoras das escolas com vistas à melhoria da qualidade do ensino. Esse é o caso de uma pesquisa de mestrado concluída (Matheus, 2017) e de duas de doutorado, uma concluída (Rosemary, 2018) e outra em andamento (Lucchesi, 2019); b) as políticas municipais relativas à forma de provimento do cargo dos especialistas em educação (supervisor de ensino e diretor de escola) e seus efeitos sobre a gestão da educação e das escolas, sob a perspectiva da gestão democrática. Sobre isso, duas pesquisas de mestrado foram concluídas (Piccoli, 2008; Silveira, 2016); c) visões dos diretores de escola sobre os efeitos das políticas públicas federais e das determinações legais educacionais sobre a escola e sobre a sua gestão, pesquisa em andamento (Conti, Lima, Nascente, 2018).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Emilia Freitas de Lima - Integrante / Ednéia Virgìnia Pinheiro - Integrante / Rozemeiry dos Santos Marques Moreira - Integrante / Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Integrante / Michele Adriana de Moraes - Integrante / Luana Maria de Oliveira - Integrante / Caroline Rodrigues Silveira - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    6. 2007-2011. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferencas e na democratizacao da gestao da escola
      Descrição: A pesquisa proposta envolve estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA)/ Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, em seu pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002. Ele visa à aprendizagem escolar de máxima qualidade para todas e todos, participação da comunidade de entorno e familiares na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos/SP. Este projeto de pesquisa está estruturado em quatro eixos temáticos, tendo ficado sob minha coordenação, junto com a Profª Drª Maria Cecília Luiz, o eixo “Gestão Escolar”, cujo objetivo é descrever e analisar, em conjunto com agentes educativos e estudantes, o desenvolvimento e o impacto de situações de participação da comunidade nas decisões das escolas (conselho de escola, comissão gestora, comissões mistas). Três pesquisas de mestrado, sob minha orientação, deverão tratar, na perspectiva da gestão escolar democrática, de temas como participação, conflito e aprendizagem dialógica na escola (Pinheiro, 2010; Caires, 2010; Bianchini, 2011). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Tatiane Bianchini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    7. 2006-2009. Conselhos Escolares e a gestao da escola publica
      Descrição: Trata-se de pesquisa e de extensão universitária cujo objetivo é compreender a atuação dos Conselhos Escolares e também delinear ações mais efetivas na direção de uma gestão escolar democrática, baseada na maior participação da comunidade escolar e de entorno. O trabalho será desenvolvido nas escolas municipais de São Carlos/SP e de Rio Claro/SP, devendo envolver profissionais da educação ligados às Secretarias Municipais de Educação dos dois municípios referidos, educadores das escolas e também alunos e seus pais ou responsáveis, sobretudo aqueles envolvidos com os conselhos escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Natália Aparecida Perez Toma - Integrante / Alessandra Campanini Mendes - Integrante / Paula Pires de Camargo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 7
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    8. 2006-2007. Escolas multiculturais: uma aposta na qualidade e na igualdade.
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto com o Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades. Trata-se de estudo comparativo entre aspectos do contexto Espanhol e do contexto Brasileiro.. #10;Financiador(es): Agência Espanhola de Cooperação Internacional - Auxílio financeiro / Universidade de Barcelona/ Centro Especial de Investigação - Cooperação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Fernanda H. Fabri - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / Vanessa Cristina Girotto - Integrante / Vanessa Gabassa - Integrante / Ramón Flecha - Integrante / Renata Paschoalino - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Valls - Integrante / Marta Soler - Integrante / Ignasi Puigdellívol - Integrante / Laura Ruiz - Integrante / Ainhoa Flecha - Integrante / Sandra Racionero - Integrante / Ligia Menezes - Integrante / Juliana Franzi - Integrante / Sara Regina M. da Silva - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Fernanda Simone Previero - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Aline Galhardo - Integrante. Financiador(es): Agência espanhola de cooperação internacional - Auxílio financeiro / Universidade de Barcelona/Centro Especial de Investigação - Cooperação / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Professor Titular, Universidade Federal de São Carlos.. 2019.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    2. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia – UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2016.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    3. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia – UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2015.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    4. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2011.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    5. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    6. PREMIO GRADO DE SALAMANCA - Melhor trabalho apresentado na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca- ESPANHA, em 2000, Universidade de Salamanca - Espanha.. 2000.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (148)
    1. Ciclo Temático – Ensino remoto e retorno às atividades presenciais na escola: Educação e Saúde em discussão.Ciclo Temático – Ensino remoto e retorno às atividades presenciais na escola: Educação e Saúde em discussão. 2020. (Outra).
    2. Explorando o potencial para a pesquisa de algumas plataformas de dados em educação: laboratório de dados educacionais e SIOPE. 2020. (Oficina).
    3. 39ª Reunião Anual da ANPEd.Paradigmas, políticas públicas e currículo na EJA. 2019. (Encontro).
    4. Projeto CeFPE vai à escola.A educação escolar e os desafios contemporâneos. 2019. (Outra).
    5. XI Seminário de Teses e Dissertações do PPGE-UFSCar.Sessão de Comunicação Oral. 2019. (Seminário).
    6. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares. 2019. (Simpósio).
    7. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A nova gestão pública e suas implicações na subjetividade dos diretores de escola. 2019. (Simpósio).
    8. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. VISÕES DE DIRETORAS DE ESCOLAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E DETERMINAÇÕES LEGAIS. 2018. (Congresso).
    9. X Seminário de Teses e Dissertações do PPGE-UFSCar.Seminário de Teses e Dissertações. 2018. (Seminário).
    10. 38ª Reunião da ANPEd. 2017. (Outra).
    11. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE-UFSCar.Seminário de Dissertações e teses. 2017. (Seminário).
    12. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas Educacionais Globais e sua dimensão local: como as traduzem os gestores municipais e escolares?. 2016. (Congresso).
    13. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Teoria do Discurso e a relação entre poder comunicativo e poder administrativo: decorrências para a educação. 2016. (Congresso).
    14. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2016. (Congresso).
    15. VIII Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Seminário de Dissertações e Teses. 2016. (Seminário).
    16. 67ª Reunião Anual da SBPC. Sessão de pôsteres. 2015. (Congresso).
    17. Intercâmbio 2015 do GT-5 da ANPED - Estado e Política Educacional.GT-5 da ANPED - Estado e Política Educacional: Metodologia de pesquisa no campo das políticas educacionais. 2015. (Outra).
    18. IX Ciclo de Seminários - Escola e Sociedade: Vivência e possibilidades de trabalho.Mesa redonda: Mudanças da Sociedade e Avanço Tecnológico Escolar. 2015. (Seminário).
    19. VII Seminário de Dissertações e Teses.Seminário de Dissertações e teses. 2015. (Seminário).
    20. 2º Fórum de Debates: Curso de Conselhos Escolares da UFSCar - Conselho Escolar e Grêmio Estudantil: a importância da participação dos estudantes na escola. 2014. (Outra).
    21. 2º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Conselho escolar e Grêmio Estudantil nas Escolas: voz e vez de gestores, professores e estudantes. 2014. (Outra).
    22. 5ª Mostra da Educação Municipal. 2014. (Outra).
    23. Evento Presencial do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação. 2014. (Encontro).
    24. III Seminário dos Conselhos Escolares da Rede Mun. de Ens. de Cascavel - PR de.Palestra: Pensando o Conselho Escolar e a Gestão Democrática. 2014. (Seminário).
    25. VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. 2014. (Encontro).
    26. VI Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.Seminário de dissertações e teses. 2014. (Seminário).
    27. 1º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Conselho Escolar e a participação na escola: espaços, possibilidades e ações. 2013. (Outra).
    28. 1º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar - Conselhos Escolares e as possibilidades de participação. 2013. (Outra).
    29. 2º Seminário de Proteção Escolar.O Conselho Escolar na perspectiva da gestão democrática da escola. 2013. (Seminário).
    30. 7ª Conferência Municipal e 2ª Intermunicipal da CONAE/2014.Palestra: CONAE - Conferência Nacional de Educação e PNE - Plano Nacional de Educação. 2013. (Outra).
    31. II Encontro Estadual de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.Escola em Foco: diferentes olhares. 2013. (Encontro).
    32. II Seminário Internacional: Sociologia da Infância. 2013. (Seminário).
    33. VIII Encontro Ibero-americano de Educação.O processo de construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais. 2013. (Encontro).
    34. VIII Encontro Ibero-americano de Educação. 2013. (Encontro).
    35. V Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.Seminário de dissertações e teses. 2013. (Seminário).
    36. IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar.IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. 2012. (Encontro).
    37. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação.Avaliação de projetos de pesquisa - Mestrado e Doutorado. 2012. (Seminário).
    38. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste / XII Encontro Estadual da ANPAE. 2012. (Encontro).
    39. VIII Encontro Regional da ANPAE-Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP.Formação continuada e a reflexão sobre o trabalho coletivo: a construção democrática do Projeto Político-Pedagógico na escola. 2012. (Encontro).
    40. XVI Semana da Educação 2012 - Políticas Educacionais e o Projeto Político Pedagógico.Reflexões a respeito do Projeto Pedagógico da escola. 2012. (Outra).
    41. 1º Fórum Regional de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e Encontro Presencial do Curso de Extensão a Distancia de Formação Continuada em Conselhos Escolares.Mobilização dos Conselhos Escolares e Formação dos Conselheiros. 2011. (Outra).
    42. 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Participação e conflitos na gestão de uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem.. 2011. (Congresso).
    43. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação / IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.Palestra ministrada na mesa temática quot;Gestão Democrática - Conselhos Escolaresquot;. 2011. (Simpósio).
    44. Palestra quot;Políticas Públicas para a Formação de Professores para a Educação Básica, no I Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Congresso).
    45. Seminário de Gestão Educacional e Escolar I.Palestra ministrada: quot;A gestão democrática da escola pública e o papel dos conselhos escolaresquot;. 2011. (Seminário).
    46. XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação.Política educacional e gestão escolar. 2011. (Simpósio).
    47. Conferência Nacional de Educação (CONAE). 2010. (Outra).
    48. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2010. O funcionamento dos conselhos escolares na perspectiva da gestão democrática. 2010. (Congresso).
    49. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem I Encontro Municipal de Comunidades de Aprendizagem de São Carlos.Comunidades de aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. 2010. (Encontro).
    50. X Simpósio de Dissertações e Teses. 2010. (Simpósio).
    51. Conferência Intermunicipal de Educação - São José dos Campos - Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte - CONAE 2010.Sistema Nacional de Educação: política de Estado para uma educação de qualidade, baseada na inclusão, na diversidade e na igualdade. 2009. (Outra).
    52. Conferência Nacional de Educação - Etapa do Estado de São Paulo.Participação como delegado. 2009. (Outra).
    53. Gestão democrática na escola. 2009. (Seminário).
    54. II Seminário Internacional de Gestão da educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional.. 2009. (Seminário).
    55. II Seminário Internacional de Gestão da educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional..Seleção de supervisor e diretor escolar em Piracicaba: racionalidade burocrática e patrimonialismo.. 2009. (Seminário).
    56. II Seminário Internacional de Gestão da Educação: interfaces entre o público e o privado para oferta educacional..Gestão democrática da educação brasileira: legislação e programas federais (1988-2008). 2009. (Seminário).
    57. I Semana de Pedagogia.Educação a distância. 2009. (Outra).
    58. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Gestão democrática da educação: conselhos de escola.. 2009. (Congresso).
    59. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Comunidades de Aprendizagem: a gestão de conflitos com base no diálogo igualitário.. 2009. (Congresso).
    60. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. 2009. (Simpósio).
    61. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Caracterização e análise das relações interpessoais e dos processos de gestão em uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).
    62. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Gestão democrática e descentralização na educação: diretrizes interacionais e nacionais.. 2008. (Encontro).
    63. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).
    64. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.O projeto Comunidades de Aprendizagem e a gestão democrática das escolas. 2008. (Encontro).
    65. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Caracterização e análise dos conflitos em uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).
    66. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Descentralização e gestão participativa no campo educacional: diretrizes internacionais e nacionais. 2008. (Congresso).
    67. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Desvelando algumas concepções sobre gestão democrática numa creche. 2008. (Congresso).
    68. 16º Congresso de Leitura do Brasil. Políticas públicas municipais: os conselhos escolares como instrumento de gestão democrática e formação da cidadania. 2007. (Congresso).
    69. 30ª Reunião Anual da ANPED. O papel dos conselhos de escola no sistema municipal de ensino. 2007. (Congresso).
    70. II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007. (Encontro).
    71. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: currículo, prática docente e avaliação..Práticas de estágio supervisionado. 2007. (Seminário).
    72. I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola.Gestão participativa: o conselho escolar no sistema municipal de ensino. 2007. (Seminário).
    73. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Políticas de fortalecimento dos conselhos de escola: formação de conselheiros. 2007. (Congresso).
    74. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. 2007. (Congresso).
    75. Mini-curso: Introdução ao financiamento da educação no Brasil, oferecido durante o I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola. 2007. (Outra).
    76. Seminário Educação: compromisso de todos. 2007. (Seminário).
    77. XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso Brasileiro, I Colóquio Iberoamericano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).
    78. XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-brasileiro, I Colóquio Iberoamericano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).
    79. 29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Visões sociais acerca do magistério. 2006. (Congresso).
    80. 29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Outra).
    81. 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Sensibilização de familiares: construindo uma comunidade de aprendizagem. 2006. (Congresso).
    82. Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP. Imagens da profissão docente. 2006. (Congresso).
    83. Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP. 2006. (Congresso).
    84. II Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.A gestão democrática da educação no municío de Araraquara: a questão dos conselhos. 2006. (Seminário).
    85. II Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.II Seminário de Dissertações e Teses. 2006. (Seminário).
    86. Reunião de Trabalho - Avaliação institucional da UFSCar.Avaliação institucional da UFSCar. 2006. (Outra).
    87. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O conselho de escola em uma creche municipal. 2006. (Congresso).
    88. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Gestão democrática da escola: o conselho de escola. 2006. (Congresso).
    89. 9º Seminário da ANPAE-São Paulo. A Associação de Pais e Mestres (APM): A experiência paulista.. 2005. (Congresso).
    90. 9º Seminário da ANPAE-São Paulo. 2005. (Seminário).
    91. Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET).Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET). 2005. (Encontro).
    92. I Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar. 2005. (Seminário).
    93. I Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.A implementação dos Conselhos de Participação Popular ligados à educação no Município de Araraquara. 2005. (Seminário).
    94. I Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.I Seminário de dissertações e teses. 2005. (Seminário).
    95. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Mesa de Comunicação Oral. 2005. (Encontro).
    96. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).
    97. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O estágio e a formação do pedagogo. 2005. (Encontro).
    98. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Membro convidado do GT pedagogia. 2005. (Congresso).
    99. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2005. (Congresso).
    100. XIII Congresso de Iniciação Científica durante a 6a. Jornada da UFSCar. Gestão democrática da escola pública: o conselho de escola. 2005. (Congresso).
    101. 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Investigação sobre o planejamento de ensino de professores em uma escola particular e católica de São Carlos/SP. 2004. (Simpósio).
    102. 2º Encontro Regional de Professores de Matemática.Investigação sobre o planejamento de ensino de professores em uma escola particular e católica de São Carlos/SP. 2004. (Encontro).
    103. III Semana da Educação.Debatedor na mesa redonda 'O curso de Pedagogia da UFSCar: trajetórias e perspectivas'. 2004. (Outra).
    104. I Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais. 2004. (Outra).
    105. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. VI Encontro de Pesquisa da Região Sudeste. 2004. (Congresso).
    106. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Associação de Pais e Mestres (APM): a experiência paulista. 2004. (Encontro).
    107. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Investigação sobre o planejamento de ensino de professores numa escola particular e católica de São Carlos. 2004. (Congresso).
    108. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2004. (Congresso).
    109. VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas, imagens e projetos.. Membro convidado do GT Pedagogia. 2003. (Congresso).
    110. VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas-imagens e projetos. 2003. (Congresso).
    111. Seminário quot;Gestão Escolarquot;. 2002. (Seminário).
    112. Curso: DACUM Facilitator training, program/competency-based program development and implementation.. 2001. (Outra).
    113. III Encontro de Extensão da UFSCar: a interação entre universidade e sociedade.Gestão escolar e autopoiése - Linha de trabalho 2: Gestão Escolar e o Trabalho do(a) Diretor(a) Reflexivo(a). 2001. (Encontro).
    114. III Encontro de Extensão da UFSCAR: a interação entre universidade e sociedade. 2001. (Encontro).
    115. Projeto CBO 2000: Reunião de descrição da família ocupacional PROFESSORES DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR.CBO-Classificação Brasileira de Ocupações. 2001. (Outra).
    116. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: formação de educadores - desafios e perspectivas para o século XXI. Membro convidado do GT - Pedagogia. 2001. (Congresso).
    117. V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas quot;História, Sociedade e Educação no Brasil.De professora a tia: que metamorfose é esta?. 2001. (Seminário).
    118. 23a. Reunião Anual da ANPEd. 2000. (Congresso).
    119. Grupo de trabalho GEPEDISC- Unicamp: Educação, sociedade e cultura.Grupo de trabalho GEPEDISC - Unicamp: Educação, sociedade e cultura. 2000. (Outra).
    120. III Congresso Luso-brasileiro de História da Educação: escolas, culturas e identidades. 2000. (Congresso).
    121. Mini-curso: quot;Multirreferencialidade: concepção e aplicação. 2000. (Outra).
    122. Reunião de validação da família ocupacional PROFESSORES DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR.Projeto CBO-Classificação Brasileira de ocupações. 2000. (Outra).
    123. VII Seminário Estadual da ANPAE - Pesquisa em gestão da educação: teorias e práticas. 2000. (Seminário).
    124. VII Seminário Estadual da ANPAE - Pesquisa em gestão da educação: teorias e práticas..Coordenador do GT 02: Profissionais da Educação. 2000. (Seminário).
    125. VII Congresso Nacional de Teoria da Educação. 1999. (Congresso).
    126. I Encontro de Educação Continuada da UFSCar. 1998. (Encontro).
    127. I Encontro de Extensão da UFSCar: o papel e a atuação da UFSCar na sociedade. 1997. (Encontro).
    128. Mini-curso: sociologia da grande burguesia-experiências e reflexões sobre uma metodologia qualitativa. 1997. (Outra).
    129. Mini-curso: trabalho e educação. 1997. (Outra).
    130. Fórum Paulista de Pedagogia. 1996. (Outra).
    131. I Congresso Nacional de Educação (CONED). 1996. (Congresso).
    132. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: formação de educadores - dever do estado, tarefa da universidade. Membro convidado do GT - Licenciaturas. 1996. (Congresso).
    133. X Encontro do Fórum Paulista de Pedagogia. 1996. (Encontro).
    134. Formação de Professores: Tendências Atuais.Uma análise da clientela do curso de Magistério sob a ótica da classe e do gênero: estudo de caso da E.E.S.G. Dr. Álvaro Guião. 1995. (Encontro).
    135. Fórum de debates: política cultural. 1995. (Outra).
    136. Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    137. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1995. (Congresso).
    138. Seminário Etnometodologia aplicada à educação. 1995. (Seminário).
    139. Seminário Multirreferencialidade e complexidade nas ciências humanas e na educação. 1995. (Seminário).
    140. Simpósio sobre formação de professores: tendências atuais. 1995. (Simpósio).
    141. VI Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    142. VII Reunião do Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    143. Workshop - formação de professores: tendências atuais. 1995. (Outra).
    144. Ciclo de estudos sobre aspectos da cultura brasileira. 1994. (Outra).
    145. Fórum Paulista de Pedagogia. 1994. (Outra).
    146. III Congresso Paulista sobre Formação de Educadores: tempo de escola... tempo de sociedade. Membro do GT - PEDAGOGIA. 1994. (Congresso).
    147. Colóquio da Pedagogia 1993: formação profissional e novos campos de atuação para o pedagogo. 1993. (Outra).
    148. Fórum Paulista de Pedagogia. 1993. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. MINHOTO, M. A. P. ; SOUTO, B. G. A. ; BERNARDES, M. A. ; SILVA, E. C. ; CONTI, C. L. A.. Ciclo Temático – Ensino remoto e retorno às atividades presenciais na escola: Educação e Saúde em discussão. 2020. Outro
    2. CONTI, C. L. A.. Seminários de Tese e Dissertação. 2016. (Outro).. . 0.
    3. CONTI, C. L. A.; SILVA, F. C. ; BEZERRA NETO, L. ; GOMES, L. R. ; MONTEIRO, M. I. ; ALVES, F. D. ; HAYASHI, C. R. M. ; PASSOS, C. L. B.. VI Seminário de Teses e Dissertação do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE UFSCar 2014. 2014. Outro
    4. CONTI, C. L. A.. IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. 2012. (Outro).. . 0.
    5. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C. ; RISCAL, S. A. ; ROTHEN, José Carlos. Cerimônia da abertura e aula inaugural de cursos de formação para gestores. 2011. Outro
    6. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum Regional de São Paulo de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares e Encontro Presencial do Curso de Extensão a Distancia de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2011. Outro
    7. CONTI, C. L. A.. Workshop de abertura do Curso de Especialização em Gestão Escolar. 2010. (Outro).. . 0.
    8. CONTI, C. L. A.. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Congresso).. . 0.
    9. CONTI, C. L. A.; RISCAL, S. A. ; LUIZ, M. C.. Workshop de abertura do Curso de Especialização em Gestão Escolar. 2008. Outro
    10. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; RODRIGUES, E. S. P. ; MOREIRA, R. ; CUNHA, A. M. ; LIMA, L. A. M. ; LORETI ; CONTI, C. L. A. ; LOGAREZZI, A.. I Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2006. Congresso
    11. ARCE, A. ; CONTI, C. L. A. ; LANDINI, S. R.. concurso público de provas e títulos para professor do ensino superior. 2006. Concurso
    12. PIERSON, A. H. A. ; CONTI, C. L. A. ; NOGUEIRA, E. ; TEIXEIRA, B. A. N. ; BONELI, M. G.. Grupo de avaliação institucional da UFSCar. 2006. Outro
    13. CONTI, C. L. A.. VII Seminário Estadual da ANPAE-Grupo de trabalho. 2000. (Outro).. . 0.
    14. CONTI, C. L. A.. Escola pública estadual na UFSCar. 1998. (Outro).. . 0.
    15. CONTI, C. L. A.. III Congresso de iniciação científica da UFSCar. 1995. (Outro).. . 0.
    16. CONTI, C. L. A.. Colóquio da Pedagogia 1993: formação profissional e novos campos de atuação para o pedagogo.. 1993. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Maria Cecília Luiz (12.0)
      1. CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. Políticas públicas e gestão demoncrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de ensino. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). v. 17, p. 33-50, issn: 1517-9869, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA E A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO COLETIVO: A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Em: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, v. 1, p. 983-994, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. O PAPEL DOS CONSELHOS DE ESCOLA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. Em: 30 Reunião Anual da ANPED, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Em: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. Em: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. REIS, L. C. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. O Conselho de escola na Gestão Democrática. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 2, p. 615-615, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MAIA, J. C. S. ; MARQUES, Waldemar ; REIS, L. C. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Gestão Democrática da escola: o conselho de escola. Em: XIV congresso de iniciação científica da UFSCar, 2006, São Carlos/SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos/SP: UFSCar, v. 2, p. 574-574, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C. ; ATIQUE, R.. A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola. 2006. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      12. LUIZ, M. C.; CONTI, C. ; ATIQUE, R.. A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (11.0)
      1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade. Revista da FAEEBA â013 Educação . e Contemporaneidade. v. 27, p. 157-169-169, issn: 0104-7043, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, EMILIA FREITAS DE ; CONTI, CELSO LUIZ APARECIDO ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Gestão, currículo e ensino em análise: por uma escola pública justa e democrática. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 691-705, issn: 1982-7199, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CONTI, C. L. A.; LIMA, Emilia Freitas de ; NASCENTE, R. M. M.. Visões de diretoras de escola sobre políticas públicas e determinações legais e educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 33, p. 771-790, issn: 2447-4193, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NASCENTE, R. M. M. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; CONTI, C. L. A. (Org.). Currículo, gestão e escola pública democrática. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2020. v. 01, p. 251.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. L. A. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2018. v. 01, p. 136.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, R. M. M.. Políticas públicas e determinações legais educacionais na perspectiva de diretoras de escolas. Em: Editora Poisson. (Org.). Série Educar- Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões/ Organização. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2020.v. 20, p. 23-26.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Políticas públicas educacionais na visão de diretoras de escola. Currículo, gestão e escola pública democrática. 1ed.São Carlos/SP. Em: Renata Maria Moschen Nascente; Emília Freitas de Lima; Celso Luiz Aparecido Conti. (Org.). Currículo, Gestão e Escola Pública Democrática. 1ªed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2020.v. 1, p. 169-189.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. BERTOCHI, P. R. T. ; CONTI, C. L. A. ; NASCENTE, R. M. M.. Gestão e currículo: desafios para uma educação democrática. O currículo e a gestão em foco. 1ed.São Carlos/SP. Em: Celso Luiz Aparecido Conti; Emília Freitas de Lima; Renata Maria Moschen Nascente. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ªed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2018.v. 01, p. 37-50.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CONTI, C. L. A. ; LIMA, E. F. ; NASCENTE, R. M. M.. Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 01, p. 01-08, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. CONTI, C. L. A.; FREITAS-DE-LIMA, E. ; NASCENTE, R. M. M.. Políticas Públicas Educacionais na visão de diretoras de escola. Em: 38ª Reunião Nacional da ANPED, v. 01, p. 01-17, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Flávio Caetano da Silva (8.0)
      1. SILVA, FLAVIO CAETANO DA; CONTI, CELSO LUIS APARECIDO. Desdobramentos locais de políticas educacionais globais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 10, p. 61-71-71, issn: 1982-7199, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A.. Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais.. Revista HISTEDBR On-line. v. 14, p. 199-210, issn: 1676-2584, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C.. A autonomia e o processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em: Celso Luiz Aparecido Conti, Emília Freitas-de-Lima, Renata Maria Moschen Nascente. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ed.São Carlos/SP. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2018.v. 1, p. 61-78.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS EDUCACIONAIS GLOBAIS EM SUA DIMENSÃO LOCAL: COMO AS TRADUZEM OS GESTORES MUNICIPAIS E ESCOLARES?. Em: Graciele Glap; Lucimara Glap. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E RESULTADOS. 1ed.Curitiba-PR. : Atena Editora. 2017.v. 1, p. 388-400.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A. ; SILVA, R. G. C. ; DUARTE JR., P. C.. Financiamento da Educação Básica, segundo Dirigentes Municipais de Educação. Em: João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Fernandes, José Carlos Rothen. (Org.). Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do programa de apoio aos dirigentes municipais de educação - Pradime-EaD. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2014.v. 1, p. 97-108.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. Conselho Escolar: alguns pressupostos teóricos. Em: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho escolar: algumas concepções e propostas de ação.. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2010.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E CONSELHOS DE ESCOLA. Em: XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Sandra Aparecida Riscal (4.0)
      1. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Caminhos e ( Des) caminhos da da gestão democrática da escola pública: obstáculos, resistências e perspectivas para a democratização dos conselhos escolares. Revista HISTEDBR On-line. v. 13, p. 279-302, issn: 1676-2584, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.). Política Nacional de Formação : Pareceria entre Governo Federal e a UFSCar. 1a. ed. São Carlos: Edufscar, 2015. v. 1, p. 417.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.) ; SANTOS, F. R. (Org.). Organização Escolar: Da administração tradicional à gestão democratica. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1, p. 105.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RISCAL, Sandra A.; CONTI, C. L. A.. A Gestão Democrática da Escola, o Projeto Político-Pedagógico e a função do Coordenador Pedagógico. Em: Edgar Marçal e Francisco Ari de Andrade. (Org.). Gestão, ensino e tecnologias - práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. 1ed.Campinas/SP. : Pontes Editores. 2016.v. 1, p. 132-148.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Aparecida Barco Soler Huet (1.0)
      1. CONTI, C. L. A.; HUET, Aparecida Barco Soler ; MARQUES, Waldemar. Gestão escolar para o desenvolvimento da proposta educacional da escola: uma proposta de pesquisa-ação, realizado no I Encontro de Extensão da UFSCar: O papel e a atuação da UFSCar na sociedade. 1997. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Eduardo Pinto e Silva (1.0)
      1. SILVA, Eduardo Pinto e; CONTI, Celso Luiz Aparecido (Org.) ; RISCAL, Sandra Aparecida (Org.). 30 Anos do Departamento de Educação da UFSCar. 1 ed. São Carlos: Pixel, 2017. v. 1, p. 88.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Joao dos Reis Silva Junior (1.0)
      1. SILVA JR, João dos Reis. Carta ao Leitor. São Carlos. 2019. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ José Carlos Rothen (1.0)
      1. ROTHEN, José Carlos; CONTI, Celso L. A.. Política pública, o trabalho e a formação docente. Referências para uma agenda de pesquisa. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 4, p. 37-49, issn: 1982-7199, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00