Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Sandra Aparecida Riscal

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realizou pós-doutorado no Centre d?Etudes en Sciences Sociales du religieux (CéSor) da Ecole des Hautes Estudes em Sciences Sociales (EHESS)-Paris- França com financiamento da FAPESP. Atualmente é associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, sociologia da educação e gestão atuando principalmente nos seguintes temas: racionalização e modernidade, burocracia e gestão democrática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0328618752218708 (03/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2004-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luiz km 235 Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518365 Ramal: 8946 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. As relacoes entre conceito de afinidades eletivas e processo de racionalizacao na obra de Max Weber e suas possiveis ressonancias no campo educacional
      Descrição: tem como objetivo o estudo de como se constituiu e com que articulações e disposições, no pensamento weberiano, a concepção de ?afinidades eletivas?, qual o seu papel na sistematização da concepção do processo de racionalização e que repercussões teria nos tipos de educação da modernidade. O estudo focará os escritos de Weber sobre a sociologia das religiões, em particular na segunda versão da Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus ( Ética protestante e espírito do capitalismo) ? presente em Gesammelte Aufsätze zur Religionssociologie ? (Ensaios reunidos de sociologia da religião) e no estudo - Die Wirtschaftsethik der Weltreligionen (Ética Econômica das religiões mundiais) no qual pode ser encontrada a única referência de Weber aos tipos ideais de educação. Serão utilizadas, também, outras obras em que Weber faz menções aos conceitos estudados como Wirtschaft und Gesellschaft - (Economia e Sociedade) e Gesammelte Aufsätze zur Wissenschaftslehre ? (Ensaios reunidos em teoria da ciência). O estudo visa a renovação das concepções teóricas weberianas na educação valendo-se de um aparato conceitual até o momento pouco explorado pelos estudiosos desta área. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador.
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.
    2. 2015-2017. Max Weber, racionalizacao e educacao
      Descrição: O projeto tem como objetivo estudar o conceito de racionalização sequ Max Weber e o processo de sua propagação no ocidente e suas consequencias para a educação... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Beatriz Alves de Oliveira - Integrante / Ana Maria Stabelini - Integrante / Mayara Freitas - Integrante.
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.
    3. 2012-2016. Soberania, racionalidade moderna e processo civilizatorio
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo o estudo das praticas sociais, culturais e políticas que possibilitaram a constituição, a partir do século XVI, dos mecanismos de poder que caracterizam as relações políticas nas sociedades modernas. Trata-se de analisar o discurso saber-poder e por meio do estudo de sua gênese na racionalidade ocidental e em que medida determinou a separação entre as noções de ciêntífico e não científico, de racional e não racional , entre o normal e o anormal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Beatriz Alves de Oliveira - Integrante / RENATA SERAFIM BERNARDI - Integrante / Guilherme Libanori - Integrante / Sergio Marcus Nogueira Tavares - Integrante / Ana Maria Stabelini - Integrante / Mayara Freitas - Integrante / Gustavo Luiz Augusto - Integrante.
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.
    4. 2005-2011. Estado, patrimonialismo e politica educacional em Sao Paulo: a constituicao da ordem escolar, a politica local e o clientelismo .
      Descrição: Análise e avaliação da política educacional e do projeto de modernização e das reformas educacionais paulista e criação do Sistema Estadual de educação a partir de 1885; estudo da Política educacional e implantação da rede estadual de ensino em São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Marina Quintanilha Macedo - Integrante / Carla Alessandra Barros - Integrante / Claudia Carnevskis de Mello - Integrante / Marcia Gomes Gregório - Integrante / Ana Claudia Rocha Souza - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. XI Seminario Internacional de la Red Estrado, 2016, Ciudad de México; México. Anais do XI Seminario Internacional de la Red Estrado. México:.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSELHOS ESCOLARES, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS.. 2016. (Seminário).
      2. III Congresso IberoAmericano de Polica e Administração da Educação. ANOTAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COMO VOCAÇÃO E AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2012. (Congresso).
      3. VII Seminario de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente-Red ESTRADO.ANOTAÇÕES SOBRE A COMPATIBILIDADE ENTRE AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA E AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Seminário).
      4. II Semana de Educação - UNESP -Marília - Debatedora - As novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia - 13/09/2006.II Semana de Educação - UNESP -Marília - Debatedora - As novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia -. 2006. (Outra).
      5. VI Congresso Luso-Brasileiro de história da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do ensino de história da Educação. A Constituição do Sistema de Ensino Paulista: A Implantação Das Diretorias Regionais De Ensino E doServiço de Inspeção (1935/1936). 2006. (Congresso).
      6. V Semana de Educação - UFSCAR - 11-15/09/2006.Atividades Diferenciadas ao ar livre. 2006. (Oficina).
      7. III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento- Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de educação -UNICAMP.Debatedora - III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento- Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de educação -UNICAMP. 2005. (Seminário).
      8. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Comunicação - VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).
      9. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED-Forum Sudeste.Apresentação de Comunicações - VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED-Forum Sudeste. 2005. (Encontro).
      10. V Simpósio ANPAE- Sudeste- 9o. seminário ANPAE São Paulo.Apresentação de Comunicação - V Simpósio ANPAE- Sudeste- 9o. seminário ANPAE São Paulo. 2005. (Simpósio).
      11. V Simpósio de Dissertações e Teses - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP.Debatedora - V Simpósio de Dissertações e Teses - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP. 2005. (Simpósio).
      12. XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Participante de Mesa redonda ´Reforma Universitária´ - XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2005. (Congresso).
      13. XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE.XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE. 2005. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (6)
        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (4.0)
          1. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Caminhos e ( Des) caminhos da da gestão democrática da escola pública: obstáculos, resistências e perspectivas para a democratização dos conselhos escolares. Revista HISTEDBR On-line. v. 13, p. 279-302, issn: 1676-2584, 2013.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.). Política Nacional de Formação : Pareceria entre Governo Federal e a UFSCar. 1a. ed. São Carlos: Edufscar, 2015. v. 1, p. 417.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.) ; SANTOS, F. R. (Org.). Organização Escolar: Da administração tradicional à gestão democratica. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1, p. 105.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. RISCAL, Sandra A.; CONTI, C. L. A.. A Gestão Democrática da Escola, o Projeto Político-Pedagógico e a função do Coordenador Pedagógico. Em: Edgar Marçal e Francisco Ari de Andrade. (Org.). Gestão, ensino e tecnologias - práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. 1ed.Campinas/SP. : Pontes Editores. 2016.v. 1, p. 132-148.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Maria Cecília Luiz (3.0)
          1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. RISCAL, S. ; LUIZ, MARIA CECÍLIA ; RISCAL, J. R.. PISA 2015: when significant responsibility of school principals and teachers for management decisions make a difference in the indexes. JOURNAL OF EDUCATION & SOCIAL POLICY. v. 07, p. 94-105, issn: 2375-0790, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; RIBEIRO JUNIOR, J. R.. Conselhos Escolares e a valorização da diversidade: uma dimensão mais democrática na escola. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 21-40.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa (1.0)
          1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Antonio Alvaro Soares Zuin (1.0)
          1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Flávio Caetano da Silva (1.0)
          1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Sandra Aparecida Riscal ⇔ Nilson Fernandes Dinis (1.0)
          1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00