Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Cecilia Luiz

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ministra nos cursos de graduação presencial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É coordenadora do grupo GEPESC Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação,Subjetividade e Cultura (https://gepesc.ufscar.br/). Possui estudos com foco em três pesquisas: Programa de mentoria e cooperação em gestão escolar (2019/2020); Violências e as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: experimentações em ateliês (2018/2019); e Efeitos da pobreza e desigualdade social nas escolas do estado de São Paulo: análises quantitativas e qualitativas (2018/2019). Organizadora da coletânea: MEDEIROS, Simone; LUIZ, Maria Cecília. Pobreza, desigualdades e educação. São Carlos: UFSCar, 2020 (três volumes em e-books). Organizadora e autora do livro: LUIZ, Maria Cecília (Org.) Violências no cotidiano social e escolar: desnaturalizando com a arte. São Carlos: UFSCar, 2020 (e-book e impresso). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7425361719028650 (03/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Ramal: 9375
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. METODOLOGIA PARA MENTORIA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: GESTORES ESCOLARES
      Descrição: O projeto de metodologia para mentoria e aprendizagem colaborativa: gestores escolares busca a formação de gestores escolares para a exercerem a função de mentorias, por meio de elaboração de um modelo lógico que permita a difusão, entre gestores mentores de escolas públicas nacionais, de práticas de gestão bem sucedidas, junto às gestores de escola quem estão com dificuldade no desempenho escolar e apresentam baixo IDEB, propiciando o desenvolvimento e capacitação profissional, relativos à melhoria da qualidade na gestão financeira, planejamento, desenvolvimento e colaboração. O projeto terá duração de 18 meses e será financiado pela a Coordenação-Geral de Formação de Gestores da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (CGFORG/SEB/MEC).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Flávio Caetano da Silva - Integrante / Sandra Aparecida Riscal - Integrante / José Reinaldo Riscal - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Integrante / Camila Perez da Silva - Integrante.
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    2. 2018-2019. VIOLENCIAS E AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MEDIO: EXPERIMENTACOES EM ATELIES
      Descrição: Esta pesquisa-intervenção de caráter qualitativo tem por objetivo analisar as perspectivas de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre os diferentes tipos de violências – física, verbal, psicológica e simbólica –, relacionadas a três aspectos: no mundo, na escola e nas relações interpessoais. A parte empírica ocorreu em uma escola estadual de Ensino Integral do interior de São Paulo, por meio de produções artísticas, audiovisuais e escritas realizadas em ateliês. O estudo evidenciou as relações no cotidiano da escola, principalmente, aquelas que acontecem de forma naturalizada nas micro violências do cotidiano. Este estudo foi realizado durante os anos de 2018 e 2019.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Yasmim Lotti Matheus da Silva - Integrante / Celia Maria Rosa - Integrante / Ana Beatriz de Moura - Integrante / Guilherme Carraro Pedronero - Integrante / Renata Reis Genuíno - Integrante / Renita de Cássia dos Santos Freitas - Integrante / Fernanda Cristina da Silva Franca - Integrante / João Paulo Tadeu - Integrante / Maiara Cristina Santos Bezerra - Integrante / Maria Carolina Gurgel - Integrante / Ridamar Aparecida de Oliveira - Integrante / Brenda Antunes - Integrante / Jéssica Veloso Morito - Integrante / Rafaela Rodrigues Rodz - Integrante. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    3. 2017-2019. EFEITOS DA POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NAS ESCOLAS DO ESTADO DE SAO PAULO: ANALISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS
      Descrição: Algumas reflexões sobre os desafios postos pela quase universalização da educação básica e os diferentes problemas associados como o abandono, evasão e fracasso escolar nos faz constatar a necessidade de reconhecer que a pobreza existe e está nas escolas públicas brasileiras, o que leva a discussão sobre sua função social, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza de crianças e adolescentes que as frequentam. Estes questionamentos nos incitaram a realizar esta pesquisa que tem como finalidade compreender os efeitos da pobreza e desigualdade social na educação, por meio de análises quantitativas e qualitativas coletadas do Programa Bolsa Família e do Curso de aperfeiçoamento Educação Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o estado de São Paulo. A hipótese é que profissionais da educação, em geral, encontram dificuldades para pensar a temática, bem como para lidar com estudantes em situações de pobreza e de pobreza extrema – tendo concepções baseadas no senso comum e em preconceitos. Também foram traçados objetivos específicos, como: analisar os discursos de profissionais da educação sobre o significado de “pobreza” e como suas práticas em relação ao fenômeno da pobreza e das desigualdades sociais aparecem nas atividades realizadas durante o curso; identificar a trajetória escolar de crianças e adolescentes do estado de São Paulo, com foco na perspectiva social e escolar destes estudantes; e, verificar práticas educativas em contextos de pobreza e de pobreza extrema. A metodologia envolve a pesquisa quantitativa com os dados referentes aos beneficiários do programa, acesso a escola, permanência e evasão e uma pesquisa qualitativa na qual serão analisados os discursos dos educadores, estudantes e familiares sobre a relação entre educação, pobreza e desigualdade social. Para viabilizar os objetivos estabelecidos serão coletados dados quantitativos e qualitativos do Programa Bolsa Família e de materiais produzidos pelos cursistas do Curso de aperfeiçoamento EPDS em forma de atividades obrigatórias: fóruns de debates, relato de experiências e o trabalho de conclusão de curso que consiste em realizar uma entrevista com roteiro pré-estabelecido. Para analisar os discursos, utilizaremos como escopo teórico as reflexões de Michel Foucault, na qual a compreensão dos discursos não se refere apenas ao que é dito, aos atos da fala, os enunciados, ou ao conjunto de elementos significantes que remetem a conteúdos e representações, mas antes “como práticas que formam sistematicamente os objetos que falam” (FOUCAULT, 2008, p. 55).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Viviane Wellichan - Integrante / José Reinaldo Riscal - Integrante / Nádia Perez Pino - Integrante / Aline Cristina Souza - Integrante / Marilde Terezinha Prado Santos - Integrante / Sérgio Borges - Integrante / Clarissa Galvão Bengtson - Integrante / Anderson Severino Gomes - Integrante / Meire Moreira Cordeiro - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    4. 2017-2017. OFICINAS DE EXPERIMENTACAO: ANALISE DE PROCESSOS CRIATIVOS E PRODUCOES AUDIOVISUAIS NA ESCOLA
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar os discursos e identificar elementos constitutivos do referencial estético, artístico e cinematográfico em processos criativos e nos produtos audiovisuais feitos pelos estudantes de Ensino Médio e de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental com abordagem na temática da violência escolar e direitos humanos. O estudo foi realizado durante o ano de 2017, por meio de uma oficina de experimentação audiovisual, denominada disciplina eletiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Alan Victor Pimenta - Integrante / Yasmim Lotti Matheus da Silva - Integrante / Eduardo Luiz Correa da Silva - Integrante / Ana Carolina Domingues - Integrante.
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    5. 2009-2013. Politicas Publicas Municipais e os Conselhos escolares na gestao democratica: formacao continuada a distancia
      Descrição: 1.2. Objetivo Geral.#10;Formar técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de forma que estes se tornem multiplicadores de conhecimentos e ações no âmbito dos conselhos escolares, contribuindo assim, para uma efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade, com vistas a uma gestão democrática.#10;#10;1.3. Objetivos Específicos.#10;•#09;Promover conhecimentos, a partir de referenciais teóricos, necessários para a qualificação dos técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (principalmente os envolvidos com o PAR) para atuarem como multiplicadores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares;#10;•#09;Pensar sobre práticas emergentes, levando em conta as realidades de cada município, que favoreçam a democratização da escola e a construção da cidadania;#10;•#09;Possibilitar aos técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação reflexões sobre como está o Conselho Escolar de seu município, com o intuito de estudar as regulamentações que legitimam este colegiado e o desenvolvimento de ações efetivas com posturas críticas e criativas;#10;•#09;Elaborar um Plano de Ação (na Fase II) que propicie a resolução de problemas concretos, propiciando o desenvolvimento de ações como diagnosticar, refletir e executar intervenções referentes a sua realidade;#10;•#09;Estimular a integração entre os Conselhos Escolares;#10;•#09;Socializar ações bem sucedidas de CEs, entre as diferentes cidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Walter Pinheiro - Integrante / Cefisa Aguiar - Integrante / Swamy Soares - Integrante / Maria Lucia Montemor - Integrante / José Reinaldo Riscal - Integrante / Anderson de Lima - Integrante / Rafaela Marchetti - Integrante / Tiago Nadim Ginebro - Integrante / RENATA PIERINI RAMOS - Integrante / FRANCISCO HERBERT LIMA - Integrante / RONALDO MARTINS GOMES - Integrante / JULIANA CAROLINA BARCELLI - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 20 / Número de orientações: 8
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    6. 2007-2009. Comunidades de aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferencas e na democratizacao da gestao da escola - FAPESP Proc 52.610-6
      Descrição: pesquisa proposta envolve estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA) / Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela proponente da presente pesquisa em pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002.Visa a aprendizagem escolar de máxima qualidade para todas e todos, participação da comunidade de entorno e familaires na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Integrante / Celso Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
      Descrição: A pesquisa proposta envolve estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA)/ Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, em seu pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002. Ele visa à aprendizagem escolar de máxima qualidade para todas e todos, participação da comunidade de entorno e familiares na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos/SP. Este projeto de pesquisa está estruturado em quatro eixos temáticos, tendo ficado sob minha coordenação, junto com a Profª Drª Maria Cecília Luiz, o eixo “Gestão Escolar”, cujo objetivo é descrever e analisar, em conjunto com agentes educativos e estudantes, o desenvolvimento e o impacto de situações de participação da comunidade nas decisões das escolas (conselho de escola, comissão gestora, comissões mistas). Três pesquisas de mestrado, sob minha orientação, deverão tratar, na perspectiva da gestão escolar democrática, de temas como participação, conflito e aprendizagem dialógica na escola (Pinheiro, 2010; Caires, 2010; Bianchini, 2011). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Tatiane Bianchini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    7. 2006-2008. Gestao democratica da escola publica: os conselhos de escola
      Descrição: Trata-se de pesquisa junto aos conselhos escolares das escolas municipais de de São Carlos/SP, e que visa também intervenção na gestão das escolas municipais via conselho. O trabalho envolve pessoas da Secretaria Municipal de Educação, os educadores das escolas e também os alunos e seus pais, sobretudo aqueles envolvidos com os conselhos escolares. Devido a este caráter de intervenção, o projeto também se configura como trabalho de extensão universitária... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Celso Conti - Integrante / Tatiane Cristina Bianchini - Integrante / Natalia Aparecida Perez Toma - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Maria Cecilia Luiz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora Homenageada - Formatura do Curso de Pedagogia turma de 2003 - Semestre 2007/1, UFSCar, UFSCar.. 2007.
      Membro: Maria Cecília Luiz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (33)
    1. 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED): Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências..Narrativas de crianças e adolescentes:violação de direitos e a naturalização das violências. 2018. (Seminário).
    2. Palestra sobre o reconhecimento da pobreza e das desigualdades: uma reflexão necessária.O reconhecimento da pobreza e das desigualdades: uma reflexão necessária. 2018. (Encontro).
    3. VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Conflitos, conflitualidades e o reconhecimento social: violências e o cotidiano escolar. 2018. (Congresso).
    4. 38ª Reunião Nacional da ANPEd (ANPEd Nacional). PROGRAMAS SOBRE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA. 2017. (Congresso).
    5. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.CONFLITOS E VIOLÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA DE FRANÇOIS DUBET. 2017. (Simpósio).
    6. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- graduação em Educação (ANPED). ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2016. (Congresso).
    7. V Congresso Ibero–Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONSELHO ESCOLAR E O DISCURSO DOS SEUS DIFERENTES SEGMENTOS. 2016. (Congresso).
    8. XI Seminario Internacional de la Red Estrado.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSELHOS ESCOLARES, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS. 2016. (Seminário).
    9. 37a Reunião Nacional da Anped. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da Escola Pública: alguns caminhos de investigação. 2015. (Congresso).
    10. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira e seus outros - VI JUBRA.Atos de indisciplina e violência de jovens na escola: discurso e procedimentos dos conselhos escolares. 2015. (Simpósio).
    11. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Concepções de Educadores e familiares: Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade da Educação Infantil. 2015. (Simpósio).
    12. Congresso Nacional de avaliação em Educação - III CONAVE. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Congresso).
    13. IV CONGRESSO IBERO AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL: PERSPECTIVAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO NA ESCOLA. 2014. (Congresso).
    14. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o I Congresso Nacional de Formação de Professores. GRUPOS DE REFERENCIA: ALGO DE NOVO NA FORMAÇÃO DE GESTORES (AS) ESCOLARES?. 2014. (Congresso).
    15. II Seminário Internacional de Gestão da educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.Gestão educacional, diálogo igualitário eo projeto comunidades de aprendizagem: algumas reflexões.. 2009. (Seminário).
    16. VII Simpósio Laboratório de Gestão Educacional: Política e Gestão Educacional: Desafios Contemporâneos.“Caracterização das potencialidades educativas e da participação da comunidade na vida escolar”.. 2009. (Simpósio).
    17. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Aprendizagem dialógica e Gestão Escolar: a participação dos familiares dos estudantes na escola. 2009. (Congresso).
    18. XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração de Educação.O DIÁLOGIO IGUALITÁRIO NA PARTICIPAÇÃO DE FAMILIARES E ESTUDANTES: O DIREITO À EDUCAÇÃO EM ESCOLAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM. 2009. (Simpósio).
    19. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos/II Encontro dos Direitos Humanos da UNESP. A participação dos(as) alunos(as) em uma escola Comunidades de Aprendizagem: o direito de acesso e permanência como forma de garantia de igualdade. 2008. (Congresso).
    20. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos/II Encontro dos Direitos Humanos da UNESP. Gestão Democrática e o direito à educação: escolas comunidades de aprendizagem. 2008. (Congresso).
    21. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de Aprendizagem: Gestão Democrática e a participação dos familiares e dos estudantes na escola. 2008. (Encontro).
    22. IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. O desempenho escolar de uma escola do interior paulista e suas metas versus a nova proposta curricular da Secretaria do Estadual de Educação - SEE- do Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).
    23. 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2007. (Congresso).
    24. 30 Reunião Anual da ANPED.O papel dos conselhos de escola no sistema municipal de ensino. 2007. (Outra).
    25. 7a Jornada Científica da UFSCar.O conselho escolar no âmbito do Sistema Municipal de ensino de São Carlos. 2007. (Outra).
    26. II Encontro Iberoamericano de Educação.Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. 2007. (Encontro).
    27. I Seminário de Inovações Pedagógicas da UFSCar – “experiências didáticas bem sucedidas”.O Curso de Pedagogia e as práticas de estágio supervisionado em Administração, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. 2007. (Seminário).
    28. I Seminário internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola.Gestão participativa: o conselho escolar no sistema municipal de ensino. 2007. (Seminário).
    29. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. 2007. (Congresso).
    30. XXIII Simpósio Brasileiro V Congresso Luso-brasileiro I Colóquio Libero-Americano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).
    31. Congresso Internacional em Educação Escolar: Necessidades emergentes para a formação do educador na sociedade do conhecimento: mitos e desafios. Os desafios da profissão docente: algumas concepções.. 2006. (Congresso).
    32. Congresso Internacional em Educação Escolar: Necessidades emergentes para a formação do educador na sociedade do conhecimento: mitos e desafios. Medidas Sócio-educativas: a construção de alternativas sociais.. 2006. (Congresso).
    33. II Seminário de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar.II Seminário de Dissertações e Teses. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. LUIZ, MARIA CECILIA; RODZ, R. R. ; SOUZA, A. C. ; GOMES, A. S. ; BENGTSON, C. G. ; CORDEIRO, M. M. ; MARCHETTI, R. ; PINO, N. P. ; WELLICHAN, V. ; ARAUJO, A. R. I. ; ANDRADE, B. L. ; FRANCHINI, G. E. ; SILVA, R. C. R. ; ALVES, G. B. ; BOLATTO, L. A. ; OLIVEIRA, A. S. ; CARDOSO, B. K. ; FERRARINI, M. C. L.. 2º Fórum de Debates Educação, Pobreza e Desigualdade Social: desafios contemporâneos. 2019. Congresso
    2. LUIZ, MARIA CECÍLIA; BENGTSON, C. G. ; CORDEIRO, M. M. ; PINO, N. P. ; MARCHETTI, R. ; SOUZA, A. C.. 1º Fórum de Debates Educação Pobreza e Desigualdade Social: desafios da escola e da sociedade. 2018. Congresso
    3. LUIZ, M. C.. 3º Fórum de Debates: Curso de Conselhos Escolares da UFSCar Conselho Escolar e o Projeto Pedagógico da escola: o desafio de construir um planejamento participativo e democrático. 2015. (Congresso).. . 0.
    4. LUIZ, M. C.. 2º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: Conselho Escolar e Grêmio Estudantil: a importância da participação dos estudantes na escola. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. LUIZ, M. C.; PIERINI, R. ; MILORI, A.. FORMAÇÃO PARA ARTICULADORES E TUTORES: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS ESCOLARES. 2014. Outro
    6. LUIZ, M. C.; FERRARINI, M. C. L. ; MONTEMOR, M. L. ; PIERINI, R. ; GOMES, R.M. ; PARRA, R. ; WELLICHAN, V. ; SILVA, D. S. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: “Conselho Escolar e as possibilidades de participação”. 2013. Congresso
    7. LUIZ, M. C.. 1º Encontro Estadual de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2012. (Congresso).. . 0.
    8. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; FERRARINI, M. C. L. ; WELLICHAN, V.. II Evento Presencial – Aula inaugural Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2011. Congresso
    9. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; GOMES, R.M. ; WELLICHAN, V. ; FERRARINI, M. C. L. ; PARRA, R. ; SILVA, D. S.. 1º Fórum Regional de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2011. Congresso
    10. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; GOMES, R.M. ; WELLICHAN, V. ; FERRARINI, M. C. L.. Evento Presencial do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2010. Outro
    11. CONTI, C. ; LUIZ, M. C. ; RISCAL, S.. Workshop de Abertura Oficial do Curso de Especialização em Gestão Escolar. 2008. Congresso
    12. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J.M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. ; REYES, C. R.. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Maria Cecília Luiz ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (12.0)
      1. CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. Políticas públicas e gestão demoncrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de ensino. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). v. 17, p. 33-50, issn: 1517-9869, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
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      4. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA E A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO COLETIVO: A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Em: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, v. 1, p. 983-994, 2012.
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      5. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, 2008.
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      6. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. O PAPEL DOS CONSELHOS DE ESCOLA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. Em: 30 Reunião Anual da ANPED, 2007.
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      7. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Em: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007.
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      8. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. Em: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007.
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      9. REIS, L. C. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. O Conselho de escola na Gestão Democrática. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 2, p. 615-615, 2006.
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      10. MAIA, J. C. S. ; MARQUES, Waldemar ; REIS, L. C. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Gestão Democrática da escola: o conselho de escola. Em: XIV congresso de iniciação científica da UFSCar, 2006, São Carlos/SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos/SP: UFSCar, v. 2, p. 574-574, 2006.
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      11. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C. ; ATIQUE, R.. A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola. 2006. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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      12. LUIZ, M. C.; CONTI, C. ; ATIQUE, R.. A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - extensão
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Flávio Caetano da Silva (6.0)
      1. LUIZ, MARIA CECÍLIA ; SILVA, Flávio Caetano da ; BENGTSON, CLARISSA GALVÃO. Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas (Discourse analysis in education research: foucaultian perspectives). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 13, p. 425-437, issn: 1982-7199, 2019.
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      2. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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      3. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, R. M.. Participação e democracia na gestão da escola pública: mito ou realidade?. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 115-128, issn: 1415-837X, 2012.
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      4. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. Políticas públicas, legislação e organização da escola. São Carlos: EDUFSCar. 1 ed. São Carlos - SP: EdUFSCar, 2011. v. 1, p. 80.
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      5. SILVA, Flávio Caetano da; LUIZ, M. C. ; SILVA, A. L. C.. Conselho Municipal de Educação, conselho escolar e formação continuada: democratização, participação e qualidade de ensino. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 263-280.
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      6. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (4.0)
      1. LUIZ, M. C. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013. v. 01, p. 280.
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      2. LUIZ, M. C. ; NASCENTE, R. M. M.. A importância dos espaços democráticos e participativos na escola: experiências formativas na elaboração coletiva do projeto político pedagógico. Em: Daniela Karine Ramos; Fabio Rafael Segundo. (Org.). Tecnologias, participação e aprendizagem: contribuições à gestão democrática e ao fortalecimento dos Conselhos Escolares. 01ed.Florianópolis/SC. : Editora Saberes em Diálogo. 2016.v. 01, p. 103-121.
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      3. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C. ; FONSECA, D. C.. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. Em: 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, v. 001, p. 01-19, 2015.
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      4. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C.. Grupos de Referência: algo de novo da formação de gestores (as) escolares?. Em: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES7XII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, v. 02, p. 5638-5650, 2014.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Sandra Aparecida Riscal (3.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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      2. RISCAL, S. ; LUIZ, MARIA CECÍLIA ; RISCAL, J. R.. PISA 2015: when significant responsibility of school principals and teachers for management decisions make a difference in the indexes. JOURNAL OF EDUCATION & SOCIAL POLICY. v. 07, p. 94-105, issn: 2375-0790, 2017.
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      3. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; RIBEIRO JUNIOR, J. R.. Conselhos Escolares e a valorização da diversidade: uma dimensão mais democrática na escola. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 21-40.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Antonio Alvaro Soares Zuin (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Nilson Fernandes Dinis (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00