Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Flavio Caetano da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger, em 2019. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos curso de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa ?Educação, Cultura e Subjetividade? nos seguintes temas: Relações com o saber; Formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares; Políticas Públicas e Administração Escolar, Financiamento da Educação Básica, Teoria da Administração da Educação; Discurso e Subjetividade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7889803676083470 (19/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rod. Washington Luis, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518365 Ramal: 8961
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Analise da producao de Habitus institucionalizado de professores da Educacao Basica que realizaram estudos pos-graduados em cursos Strictu Senso em Educacao ? Mestrado e Doutorado
      Descrição: O presente projeto objetiva analisar a produção de habitus acadêmico institucionalizado, na interface da atuação de professores da Educação Básica que realizam curso de Mestrado ou Doutorado em Educação com possibilidades de alterações em suas práticas pedagógicas com vistas a superação da tendência à reprodução e consagração das diferenças vinculadas à origem social de seus alunos da escola básica. Trata-se de estudo com caráter qualitativo, com base metodológica nos estudos prosopográficos (BOURDIEU, 1997) e em entrevistas semi-estruturadas com estudantes que participaram de disciplina na qual foram realizados estudos focados na obra de Pierre Bourdieu entre os anos de 2015 e 2017, no âmbito do PPGE/UFSCar, sob a responsabilidade do autor deste projeto. Como resultados esperados indicamos a contribuição ao debate em torno de questões que colocam em exame as possibilidades de aproximação da Pós-Graduação Strictu Senso e o cotidiano das práticas pedagógicas de professores da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.
    2. 2016-Atual. Politicas de financiamento da educacao basica em paises do Grupo AUGM de universidades
      Descrição: O presente projeto objetiva analisar políticas de financiamento da educação em países do Grupo Montevidéo ? AUGM ? que congrega universidades em parceria para o tratamento de diversos temas de interesses sociais. O grupo é composto por universidades dos países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai. O período de abrangência da temática é a década compreendida entre 2006 e 2016, para efeito de limitação dos dados coletados. Indagamos acerca dos desdobramentos dessas políticas em publicações disponíveis sobre o financiamento em cada um desses países afim de compreendermos as relações entre o financiamento da educação e as condições da oferta educacional no universo da pesquisa. Esperamos obter os seguintes resultados: Mapeamento de políticas de financiamento da educação nos países participantes da AUGM; Identificação de indicadores de qualidade em Educação nos países da AUGM; Estabelecimento de relações entre financiamento e qualidade da educação nos países da AUGM, incluídos na presente pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.
    3. 2015-Atual. O CME e politicas publicas municipais de educacao em municipios do Estado de Sao Paulo
      Descrição: O presente projeto objetiva analisar as condições de funcionamento e de implantação de ações efetivas de Conselhos Municipais de Educação em municípios paulistas, com vistas à melhoria da qualidade da oferta educacional pública e da efetivação de um regime de colaboração entre o poder público e os CMEs. A partir do contato com diversos CMEs no Estado de São Paulo, seus componentes, suas demandas, suas necessidades e suas urgências no que tange à atuação dos conselheiros e às perspectivas de suas ações estarão no centro das atenções da presente pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.
    4. 2011-2012. Avaliacao da relacao entre o financiamento e a gestao da escola publica: qualidade, democratizacao e autonomia
      Descrição: Projeto de pesquisa voltado para a análise da relação entre políticas públicas de financiamento na educação básica, na interface das esferas Federal/Municipal, cujo objeto são os programas de âmbito do governo federal, estabelecidos com o objetivo de prestar auxílio financeiro aos municípios e escolas públicas da rede municipal, sob o controle e administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ? FNDE. A pesquisa está voltada para escolas municipais de Hortolândia, SP. Objetiva-se identificar e analisar mudanças efetivas no desempenho de escolas municipais a partir do montante de verbas distribuídas pela autarquia federal. A configuração dos programas, suas estratégias e políticas de financiamento, seus pressupostos e suas finalidades. Por outro lado, buscamos identificar, a partir do impacto que esses programas efetivam nas redes municipais de educação, compreender a relação entre as esferas de governo e seus desdobramentos na definição de políticas públicas municipais no campo da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.
    5. 2011-Atual. Avaliacao da relacao entre o financiamento e a qualidade na educacao basica: redefinindo as politicas locais de formacao em municipios paulistas
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto visa realizar diagnóstico da educação municipal a partir de investimentos federais. Busca-se identificar as necessidades e demandas de escolas públicas bem como o aporte que lhes são dirigidos por programas sob a responsabilidade do FNDE. A metodologia utilizada abriga: cursos de curta duração, palestras, reuniões de trabalho e eventos com educadores do município de São Carlos e seu entorno, com o intuito de refletir sobre o financiamento da educação básica, enquanto política pública na interface entre o nível federal e o municipal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.
    6. 2009-2011. Avaliacao do impacto do PDDE em escolas municipais da micro-regiao de Americana, interior de Sao Paulo
      Descrição: Levantamento de dados e análise referentes ao PDDE em cinco cidades da mcro-região de Americana, SP. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Flávio Caetano da Silva - Coordenador.
      Membro: Flavio Caetano da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. 20 anos da LDB: avanços e perspectivas para a próxima década. 2017. (Seminário).
      2. II Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia: Concepções e Espaço Formativo.Estágio Supervisionado: Espaço Formativo. 2017. (Seminário).
      3. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des) constnstrução..Controle social da educação: Possibilidades e desafios do CME/CACS-FUNDEB. 2017. (Simpósio).
      4. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas Educacionais Globais e sua dimensão Local: como as traduzem os gestores municipais. 2016. (Congresso).
      5. VII Congresso Paulista de Educação Infantil III Simpósio Internacional de Educação Infantil - COPEDI. RELATO DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Congresso).
      6. I Encontro Presencial de Formação Continuada de Conslheiros Municipais de Educação.Conselho Municipal de Educação e os desafios do Controle Social. 2014. (Encontro).
      7. CONAE - 2014.CONAE - 2014. 2013. (Encontro).
      8. III Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia.Políticas Públicas em Educação e as Práticas Educativas: o impensado e a ironia. 2013. (Encontro).
      9. VIII EIDE Encontro Ibero-Americano de Educação.O processo de construção do Projeto Político Pedagógico em escolas municipais.. 2013. (Encontro).
      10. 19ª Semana de Educação e 2ª Semana Integrada do ISE.Cenário das Políticas Públicas para a formação de profissionais da educação - entre a Lei e a sala de aula. 2011. (Encontro).
      11. V Workshop de Grupos de Pesquisa - 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.Avaliação do impacto do PDDE em escolas municipais da microreregião de Americana, SP. 2011. (Outra).
      12. XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Políticá e Administração da Educação.FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A EXPERIENCIA NA UFSCar. 2011. (Simpósio).
      13. II Seminário de Políticas públicas em educação: entre o público e o privado.Políticas públicas para a educação - O PDDE. 2010. (Seminário).
      14. II Seminário Internacional de Gestão da Educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional.Coordenação pedagógica e interfaces com a gestão escolar: função pública e ethos privado. 2009. (Seminário).
      15. VII Simpósio Laboratório de Gestão Educacional.A escola na crise global: novo papel?. 2009. (Simpósio).
      16. XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E CONSELHOS DE ESCOLA. 2009. (Congresso).
      17. VII Semana de Educação.A escola e a centralidade da Educação na sociedade contemporânea. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. A.. II Simpósio de Políticas Públicas em Educação da UFSCar. 2013. Outro
      2. SILVA, Flávio Caetano da; LUIZ, M. C.. IV Seminário de dissertações e teses do PPGE-UFSCar. 2012. Outro
      3. Silva Jr ; SILVA, Flávio Caetano da. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar e IV Seminário de Financiamento da Educação Básica. 2011. Outro
      4. SILVA, Flávio Caetano da; Pinto, J. M.de R. Balanço das políticas de financiamento da educação no governo Lula. 2010. Outro
      5. SILVA, Flávio Caetano da. II Seminário de Políticas públicas em Educação: entre o público e o privado. 2010. (Outro).. . 0.
      6. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; RISCAL, S. A. ; GOMES, L. R. ; Tagliavini, J.V. ; Fernandes, M.C.S.G. ; Rothen, J.C.. Atuais tendências da gestão escolar no âmbito Municipal. 2009. Outro
      7. SILVA, Flávio Caetano da. I Seminário sobre Financiamento da Educação Básica - DEd/UFSCar. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (8.0)
        1. SILVA, FLAVIO CAETANO DA; CONTI, CELSO LUIS APARECIDO. Desdobramentos locais de políticas educacionais globais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 10, p. 61-71-71, issn: 1982-7199, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A.. Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais.. Revista HISTEDBR On-line. v. 14, p. 199-210, issn: 1676-2584, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C.. A autonomia e o processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em: Celso Luiz Aparecido Conti, Emília Freitas-de-Lima, Renata Maria Moschen Nascente. (Org.). O currículo e a gestão em foco. 1ed.São Carlos/SP. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2018.v. 1, p. 61-78.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS EDUCACIONAIS GLOBAIS EM SUA DIMENSÃO LOCAL: COMO AS TRADUZEM OS GESTORES MUNICIPAIS E ESCOLARES?. Em: Graciele Glap; Lucimara Glap. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E RESULTADOS. 1ed.Curitiba-PR. : Atena Editora. 2017.v. 1, p. 388-400.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A. ; SILVA, R. G. C. ; DUARTE JR., P. C.. Financiamento da Educação Básica, segundo Dirigentes Municipais de Educação. Em: João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Fernandes, José Carlos Rothen. (Org.). Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do programa de apoio aos dirigentes municipais de educação - Pradime-EaD. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2014.v. 1, p. 97-108.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. Conselho Escolar: alguns pressupostos teóricos. Em: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho escolar: algumas concepções e propostas de ação.. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2010.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E CONSELHOS DE ESCOLA. Em: XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Maria Cecília Luiz (6.0)
        1. LUIZ, MARIA CECÍLIA ; SILVA, Flávio Caetano da ; BENGTSON, CLARISSA GALVÃO. Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas (Discourse analysis in education research: foucaultian perspectives). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 13, p. 425-437, issn: 1982-7199, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, R. M.. Participação e democracia na gestão da escola pública: mito ou realidade?. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 115-128, issn: 1415-837X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. Políticas públicas, legislação e organização da escola. São Carlos: EDUFSCar. 1 ed. São Carlos - SP: EdUFSCar, 2011. v. 1, p. 80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SILVA, Flávio Caetano da; LUIZ, M. C. ; SILVA, A. L. C.. Conselho Municipal de Educação, conselho escolar e formação continuada: democratização, participação e qualidade de ensino. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 263-280.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa (1.0)
        1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Antonio Alvaro Soares Zuin (1.0)
        1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Nilson Fernandes Dinis (1.0)
        1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Flávio Caetano da Silva ⇔ Sandra Aparecida Riscal (1.0)
        1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00