Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Eduardo Pinto e Silva

Professor Associado III do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa quot;Estado, Política e Formação Humanaquot;. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), linha quot;Trabalho e Educaçãoquot;. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005), linha quot;Política e Sistemas Educativosquot;. Pós-Doutorado (2013) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Experiência profissional na área de Psicologia e no ensino superior. Atuação e produção acadêmicas nas interfaces da Psicologia Social e do Trabalho com a Psicodinâmica do Trabalho, Psicossociologia, Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Sociologia da Educação e Políticas Educacionais. Produção nas quais aborda os seguintes temas: instituições e poder; gestão e organização do trabalho; sociabilidade e subjetividade; saúde do trabalhador; psicodinâmica do prazer, sofrimento e reconhecimento; trabalho do professor; Estado e políticas educacionais. É membro dos grupos de pesquisa: quot;Trabalho Docente na Educação Superiorquot; (UERJ); quot;Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividadequot; (UNICAMP). Participa da pesquisa quot;O trabalho na educação superior brasileira: tendências em construção e produções subjetivasquot;, cujos integrantes são membros do GT11 da Anped e da Rede Universitas-br. Desenvolve as pesquisas: quot;Trabalho e subjetividade do professor: estranhamento, sofrimento e prazerquot;; e quot;Sofrimento, adoecimento, ideação suicida e suicídio em estudantes universitáriosquot;. Coordenador do Núcleo Nordeste Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Social (2018 - atual). Coordenador da linha de pesquisa quot;Estado, Política e Formação Humanaquot; do PPGE UFSCar (2018 - atual). Membro do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas e Psicodinâmica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3492708361349827 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. Sofrimento, adoecimento, ideacao suicida e suicidio em estudantes universitarios.
      Descrição: O projeto é um desdobramento de projetos anteriores (pós-doutorado; projetos da Rede Universitas-br; projetos orientados no PPGE). Parte do pressuposto da existência de diversas formas de sofrimento na comunidade universitária num contexto de uma universidade que, expandida na década anterior, na atual se depara com múltiplas demandas de trabalho e corte de recursos. Considera-se que sofrimentos atingem professores, TAs, terceirizados, estagiários e estudantes. Distintos desdobramentos advêm do estranhamento e sofrimento no trabalho e das reconfigurações das práticas universitárias. Procura-se investigar os processos de estresse e adoecimento. Dentre os estudantes considera-se a existência de transtornos mentais comuns, distúrbios de ansiedade, depressão, ideação suicida e suicídio. Compreende-se a subjetividade e suas relações com a sociabilidade numa perspectiva global e multifacetada do trabalho na universidade. Considera-se atividades acadêmicas dos estudantes e outras na condição de estagiários em setores técnico e administrativos ou em participações em órgãos colegiados e outras representações. Desse modo, procuramos evidenciar as relações entre subjetividade e sociabilidade, de forma contextualizada em termos da realidade institucional, política e econômica na qual se insere o trabalho, atividades universitárias e relações sociais e de poder. O foco nos estudantes levou ao objetivo preliminar da pesquisa: estudos sistematizados sobre depressão, ideação suicida e suicídio em estudantes universitários. Tais estudos possibilitaram a participação e apresentações em eventos em 2018. O tema, discutido com o GT Psicodinâmica do Trabalho da ANPEPP, foi apresentado em Seminário realizado na UFF, em parceria com a docente Ana Paula Todaro (UFF). A consecução deste objetivo preliminar possibilitou a proposição de um segundo objetivo: uma aproximação mais efetiva junto aos estudantes e seus sofrimentos. Foi então desenvolvido em 2019 projeto planejado com a terapeuta ocupacional Maria Tereza Ramalho da Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar, intitulado quot;O cuidado com estudantes universitários em situação de sofrimento psíquicoquot;, ao qual se integraram outros profissionais da UFSCar e estudantes. Visávamos possibilitar formas de enfrentamento e apoio ao sofrimento de estudantes por meio de atendimentos grupais. Ao final de 2019, a discussão do tema de pesquisa ocorreu em evento sobre sofrimento estudantil promovido pela Regional ABRAPSO. No período de 2018 a 2020 foram desenvolvidas atividades da Comissão Para Estudos de Política de Saúde Mental Para a UFSCar, presidida pelo docente Jair Borges Barbosa (DeMEd). Foram realizadas Conferências e diversos debates com os distintos atores acadêmicos envolvidos em tal proposição, no sentido de se apontar eixos para construção da referida política. Foram aplicados e analisados 748 questionários que visaram identificar os aspectos prioritários acerca dessa política por parte da comunidade acadêmica. O objetivo que se desdobra das etapas percorridas é o da continuidade de levantamento de dados e aprofundamento da compreensão sobre o sofrimento, adoecimento, ideação suicida e suicídio em estudantes universitários. Adotar-se-á procedimentos similares: acompanhamento e implantação das políticas de saúde mental na UFSCar; trocas de experiência interinstitucionais; realização de eventos e produção de artigos científicos, capítulos de livros e trabalhos em eventos pertinentes à temática. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva (Coordenador)/Maria T. Ramalho/Larissa C. M. Barbosa/Wilson A. Silva/Marcia J. Pedro/Jair B. Barbosa Neto/Ana P. Todaro (UFF). Estudantes: Bruna P. Lopes (bolsista)/Ervelley M. C. dos Santos/ Heloisa S. Rodrigues/Osvaldo D. dos Santos/Ana J. N. L. Fernandes/Ana Carolina Reis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Coordenador / Maria Tereza Ramalho - Integrante / Wilson Aparecido da Silva - Integrante / Jair Borges Barbosa Neto - Integrante / Larissa Campagna Martini Barbosa - Integrante / Ana Paula Todaro - Integrante / Ana Carolina Reis - Integrante / Márcia João Pedro - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    2. 2018-Atual. O trabalho na educacao superior brasileira: tendencias em construcao e producoes subjetivas.
      Descrição: O presente projeto tem por objeto, a análise do trabalho em instituições de ensino superior (IES), no Brasil, a partir de 2013. É uma continuidade de investigações anteriores, obviamente, com ampliações e refinamentos dos procedimentos metodológicos, em função dos resultados já alcançados. O projeto transita na interface da Educação, Psicologia e das Ciências Sociais e tomará como categorias centrais de análise: (1) as ordenações políticas, econômicas e sociais que têm sido projetadas para a educação superior no país; (2) os processos de trabalho no chamado capitalismo flexível e (3) os processos intersubjetivos mobilizados pelo trabalho nas instituições de educação superior brasileiras. Do ponto de vista metodológico, pretende fazer uso tanto de métodos quantitativos quanto dos qualitativos, dependendo do que se apresentar em foco em cada etapa da investigação.#10;Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.#10;Membros integrantes: Deise Mancebo (Coordenadora) - Denise Bessa Léda/João dos Reis Silva Júnior/Vera Lúcia Jacob Chaves / Carla Vaz dos Santos Ribeiro/ Eduardo Pinto e Silva/ José Renato Bez de Gregório/ Tania Barbosa Martins/Sueli de Fátima Ourique de Ávila/Andrea Araujo do Vale/Catharina Marinho Meirelles/Savana Diniz Gomes Melo/Joceli de Fatima Arruda Sousa/Guilherme Bento dos Santos/Priscila Caetano Bentin/Viviane de Queiroz/João Pedro Passos de Queiroz/Ana Camila Baldanzi/Roberto Francisco de Carvalho/Rosimê da Conceição Meguins/Mira Lini Marconsin Caetano/Carla Guimarães Ferreira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / SILVA JUNIOR, João dos Reis - Integrante / Deise Mancebo - Coordenador / Denise Bessa Léda - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Andrea Araújo do Valle - Integrante / Catharina Marinho Meirelles - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    3. 2018-Atual. Politicas, gestao e direito a educacao superior: novos modos de regulacao e tendencias em construcao.
      Descrição: O projeto tem por objeto a análise dos novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, a partir de 2013, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de acomodação do país à conjuntura de crise internacional. Ele é desenvolvido no âmbito da Rede Universitas/Br (http://www.redeuniversitas.com.br/) com aproximadamente 25 anos de experiência de trabalho coletivo, e compreende 8 subprojetos que pretendem analisar as políticas postas para a educação superior nos seguintes aspectos: (1) a política econômica e o financiamento da educação superior;(2) as configurações da educação superior na atualidade (arquiteturas acadêmicas e gestão); (3) a nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e da regulação da educação superior; (4) o trabalho na educação superior; (5) o acesso e a permanência na educação superior; (6) os novos modos de regulação e tendências em construção na produção do conhecimento; (7) a educação superior do campo e os processos de formação de educadores; e (8) as políticas e a gestão da educação profissional tecnológica e a reconfiguração da formação docente. Do ponto de vista metodológico faz uso tanto de métodos quantitativos quanto dos qualitativos, dependendo do que se apresenta em foco em cada etapa e eixo da investigação.#10;Integrantes: Deise Mancebo (Coordenadora)/Afrâneo Mendes Catani/Maria do Carmo de Lacerda Peixoto/Denise Bessa Léda/ João dos Reis Silva Júnior/Eduardo Pinto e Silva/João Ferreira de Oliveira/Vera Lúcia Jacob Chaves/Carla Vaz dos Santos Ribeiro/Nelson Cardoso do Amaral/José dos Santos Souza/Celia Otranto/Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso/Karine Nunes de Moraes/Monica Molina/Salomão Antonio Mufarrej Hage/Edineide Jezine Mesquita Araujo/Arlete Camargo/ Maria Goretti Cabral Barbalho/José Vieira de Sousa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / SILVA JUNIOR, João dos Reis - Integrante / Afranio Mendes Catani - Integrante / Deise Mancebo - Coordenador / Denise Bessa Léda - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Maria do Carmo de Lacerda Peixoto - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Celia Otranto - Integrante / Karine Nunes de Moraes - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Integrante / Nelson Cardoso do Amaral - Integrante / José dos Santos Souza - Integrante / Edineide Jezine - Integrante / Monica Molina - Integrante / José Vieira de Sousa - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    4. 2016-2018. Trabalho docente: politicas e subjetividade
      Descrição: Trabalho docente: políticas e subjetividade#10;Descrição: O projeto tem por temática central a discussão do quot;Trabalho docente: políticas e subjetividadequot;. É concebido na interface da psicologia e das ciências sociais, articula-se com a pesquisa sobre o processo de globalização em curso; desenvolve-se na necessária análise deste campo temático com as novas ordenações políticas, econômicas e sociais por que passa o mundo; para aprofundar um dos aspectos destas modificações: a produção de novas subjetividades no campo específico do trabalho docente. A justificativa da investigação reside na idéia de que, no espaço universitário, engendra-se um complexo campo de forças, como lugar privilegiado de produção de conhecimento, espaço de aglutinação e formação de diversos profissionais e da construção de regimes de verdade que, em conjunto, constituem-se em pilares de sustentação de muitas sociedades contemporâneas. Desse modo, aposta-se na possibilidade da análise do trabalho, nesse campo específico, poder traduzir expressões mais gerais da complexidade dessa temática. Apresenta como objetivos gerais: (1) contribuir com formulações teóricas, conceituais e metodológicas sobre o trabalho no atual estágio do capitalismo flexível; (2) buscar análises mais consistentes sobre os fundamentos psicossociais da construção da subjetividade e sobre a relevância que o trabalho humano possui para essa construção. Os procedimentos metodológicos incluem: uma revisão da bibliografia mais recente sobre trabalho, educação superior e produção de subjetividade na contemporaneidade e a realização de pesquisa de campo envolvendo: (1) uma análise sistemática e detalhada das situações de trabalho e saúde dos docentes; (2) a realização de entrevistas individuais semi-dirigidas e (3) a análise coletiva do trabalho.. #10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. #10;Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (13) . #10;Integrantes: Deise Mancebo - Coordenador / Denise Bessa Léda - Integrante / Kátia Regina de Souza Lima - Integrante / Sueli de Fátima Ourique de Ávela - Integrante / João dos Reis Silva Júnior - Integrante / Andréa Araujo do Vale - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Fabiola Bouth Grello Kato - Integrante / Eduardo Pinto e Silva - Integrante / José Renato Bez de Gregório - Integrante / Leonardo Freitas Sacramento - Integrante / Lucelma Braga - Integrante / Tânia Barbosa Martins - Integrante / Catharina Marinho Meirelles - Integrante / Carlos Eduardo Martins da Silva - Integrante / Alan Victor Pimenta Pales de Almeida Costa - Integrante / Raisa Maria de Arruda Martins - Integrante / Fábio Machado Ruza - Integrante / Luiz Carlos Anelli - Integrante / Danielle Postorivo - Integrante / Guilherme Bento dos Santos - Integrante / Priscila Caetano Bentin - Integrante / Viviane de Queiroz - Integrante / Luana Luna Teixeira - Integrante / Katia Correia da Silva - Integrante / João Pedro Passos de Queiroz - Integrante / Ana Camila Baldanzi - Integrante.#10;Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Remuneração / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação / Universidade Federal do Maranhão - Cooperação / Universidade Federal Fluminense - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.#10;Número de produções C, T A: 73 / Número de orientações: 36. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / Deise Mancebo - Coordenador / Denise Bessa Léda - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Catharina Marinho Meirelles - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    5. 2015-2018. Condicoes de trabalho e saude da Supervisao de Ensino no Estado de Sao Paulo
      Descrição: O objetivo geral do projeto é o de Investigar as mutações no trabalho e seus efeitos à qualidade de vida e a saúde dos supervisores de ensino do sistema público estadual de educação. São objetivos específicos: a)Analisar a trajetória pessoal e profissional considerando os seguintes aspectos: escolha da profissão; formação e a origem familiar; a idealização da profissão; o início da carreira e as perspectivas iniciais; o aprendizado da profissão e; as influências mútuas e recíprocas entre o exercício da profissão e as relações familiares e conjugais; b)#09;Analisar o processo de construção da identidade profissional dos supervisores de ensino frente à organização do trabalho, à infraestrutura, às condições de trabalho, à organização prescrita e real do trabalho; c)#09;Compreender as percepções desses trabalhadores sobre a gestão da política educacional no âmbito do sistema de ensino que estejam relacionadas às reformas educativas recentes e às mudanças no cotidiano do trabalho. d)Estudar relação entre a saúde e a qualidade de vida dos supervisores frente aos processos de desconcentração, descentralização, autonomia, avaliação (por objetivos e metas) e bonificação. e)#09;Analisar a percepção desses trabalhadores sobre a valorização, a carreira, as relações interpessoais e de reconhecimento com os pares, superiores hierárquicos e a comunidade. f)#09;Entender os aspectos estruturantes do sofrimento psíquico e dos processos de saúde e doença considerando temas como: a questão da carga de trabalho; a relação entre trabalho e vida pessoal; expectativas em torno da carreira (esperança em relação à melhoria das condições de trabalho, da carreira e da gestão e da política educacional); sintomas relacionados ao trabalho e os processos de saúde e doença. g)#09;Compreender as estratégias de defesa individuais e coletivas desses trabalhadores frente aos ditames da organização do trabalho; h)#09;Analisar as relações entre as questões de gênero, sofrimento e reconhecimento no trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / José Roberto Heloani - Integrante / Evaldo Piolli - Coordenador / Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    6. 2012-2017. Observatorio da Educacao
      Descrição: O projeto visa à investigação das Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil. Considera as mudanças, ocorridas a partir das quatro últimas décadas e entende que elas exigiram reformas também no Brasil. Localiza a matriz teórica e política deste movimento, na reforma do aparelho do Estado brasileiro (1995), que sugeria um ambiente institucional com controle dos gastos do Estado, fim da regulação estatal e liberdade máxima para o capital. Na educação superior, o vazio deixado pelo Estado foi ocupado pelo mercado, configurando o que vem sendo definido como mercantilização da educação superior. A pesquisa apresenta por justificativa dois princípios: a indiscutível necessidade de ampliação do acesso à educação superior, mas com qualidade. Argumenta, no entanto, que a expansão em curso requer forte reflexão, pois tem sido marcada pela edição de medidas baseadas num imediatismo pragmático, o que resulta em impactos sobre a sua qualidade. O projeto desenvolve-se no âmbito da rede Universitas/Br, com aproximadamente 20 anos de trabalho coletivo, e compreende 7 subprojetos: (1) financiamento, (2) organização acadêmico-institucional e formação de professores, (3) avaliação, (4) trabalho docente, (5) acesso e permanência, (6) produção do conhecimento e (7) educação do campo. Pretende fazer uso de métodos quantitativos e qualitativos, dependendo do que se apresentar em foco. Especial destaque será dado à captação e análise de dados estatísticos, a partir da consulta às bases de dados do INEP e outras fontes. Estão previstos, ainda, estudos de caso em universidades, observações, realização de entrevistas, levantamentos de realidades locais, dentre outros procedimentos. Entende, todavia, que a teoria deverá manter o seu lugar catalisador na investigação, pois somente a conjunção dos eventos no campo da empiria com rigorosa teorização possibilita a análise das forças, poderes e estruturas presentes na realidade em análise. #10;Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. #10;Alunos envolvidos: Graduação: (57) / Mestrado acadêmico: (30) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (35). #10;Integrantes: Deise Mancebo - Coordenador / Stela Segenreich - Integrante / Luciana de Carvalho Ferreira - Integrante / Afrâneo Mendes Catani - Integrante / Marília Morosini - Integrante / Maria do Carmo de Lacerda Peixoto - Integrante / Maria Stela Dal Pai Franco - Integrante / Denise Bessa Léda - Integrante / Kátia Regina de Souza Lima - Integrante / João dos Reis Silva Júnior - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Integrante / Olgaízes Maués - Integrante / Maurício Castanheira - Integrante / Stela Maria Meneghel - Integrante / Carla Christina Imenes de Oliveira - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante / Mário Luiz Neves de Azevedo - Integrante / Otilia Maria Lúcia Barbosa Seiffert - Integrante / Luciene Medeiros - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Integrante / José Carlos Rothen - Integrante / Nelson Cardoso do Amaral - Integrante / Gladyz Beatriz Barreiro - Integrante / Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - Integrante / Fabiola Bouth Grello Kato - Integrante / Eduardo Pinto e Silva - Integrante / Débora Lerrer - Integrante / José dos Santos Souza - Integrante / Celia Otranto - Integrante / Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Alda Maria Duarte Araújo Castro - Integrante / Andréa Quintanilha - Integrante / Fabiane Robl - Integrante / Ivanildo Ramos Fernandes - Integrante / José Renato Bez de Gregório - Integrante / Júlia Mesquita - Integrante / Leonardo Freitas Sacramento - Integrante / Lucelma Braga - Integrante / Viviane de Souza Rodrigues - Integrante / Juliana Souza Leite - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Edineide Jezine - Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso - Integrante. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / SILVA JUNIOR, João dos Reis - Integrante / Afranio Mendes Catani - Integrante / Deise Mancebo - Coordenador / Denise Bessa Léda - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Katia Regina de Souza Lima - Integrante / Vera Lúcia Jacob - Integrante / Andrea Araújo do Valle - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Catharina Marinho Meirelles - Integrante.
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    7. 2012-2013. Identidade e trabalho do diretor de escola: um estudo sobre o sofrimento e a psicodinamica do reconhecimento
      Descrição: Esta investigação realizará um estudo sobre a qualidade de vida dos Diretores de Escola que atuam no sistema público estadual de ensino Estado de São Paulo. Nossa proposta é compreender a constituição da identidade no processo de trabalho e suas metamorfoses. Consideramos que a identidade é constituída no grupo numa relação dialética, e que a identidade profissional é central nos processos de autoidentificação no campo social, mas que está condicionada pela organização do trabalho e pelas relações intersubjetivas estabelecidas nesse espaço. Como referência para o estudo, adotaremos os conceitos de reconhecimento e sofrimento da psicodinâmica do trabalho, de Dejours, para compreender como esses trabalhadores constroem sua autoimagem frente aos ditames, pressões e relacionamentos no cotidiano do trabalho. O que pretendemos é compreender as circunstâncias do sofrimento psíquico e a importância da psicodinâmica do reconhecimento no sentido das possibilidades de autorrealização. A pesquisa pretende abordar, mais significativamente, os efeitos das mudanças no modelo de gestão nesse processo, especificamente as que foram introduzidas com as reformas educacionais ocorridas no Estado de São Paulo a partir da década de 1990. Trata-se de um estudo interdisciplinar cuja finalidade é contribuir para a elucidação dessas relações, propiciando um aprofundamento na reflexão sobre a qualidade de vida desses profissionais. Para compreender a trajetória profissional desses diretores, os conflitos, e as tensões por eles vividas, adotaremos os procedimentos de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas em uma amostra intencional de 20 sujeitos selecionados que atuam na Rede Estadual de Ensino no Estado de São Paulo. Nosso objetivo é compreender a constituição da identidade no processo de trabalho e suas metamorfoses. #10;Coordenador: Evaldo Piolli (FE-UNICAMP).#10;Integrantes: José Roberto Montes Heloani (FE-UNCAMP) e Eduardo Pinto e Silva (Dd/PPGE UFSCar) #10;Financiador(es): Fundo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / José Roberto Heloani - Integrante / Evaldo Piolli - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    8. 2012-Atual. Trabalho e subjetividade do professor na expansao da universidade publica: estranhamento, sofrimento e prazer
      Descrição: Objetiva-se investigar numa primeira etapa as repercussões das demandas da expansão de uma instituição federal de ensino superior, a Universidade Federal Fluminense, no trabalho e subjetividade do professor. E numa segunda etapa outras instituições que sofreram processo de expansão, e que, a partir de 2017, sofrem cortes de verbas e retração deste processo. Parte-se do pressuposto da intensificação do trabalho docente e da hipótese de uma expansão da universidade pública orientada por uma racionalidade instrumental. Considera-se que as múltiplas demandas provindas da expansão da universidade (pós-graduação; graduação; extensão; educação a distância) implicam contraditórias repercussões sobre o trabalho e subjetividade do professor. Consideramos haver uma série de impedimentos, possibilidades e alternativas - nas práticas universitárias, nos modelos vigentes de gestão e organização do trabalho e nas dinâmicas de reconhecimento no campo científico - que implicam vivências de sofrimento e/ou prazer, assim como processos de adesão e/ou estranhamento em relação ao trabalho intensificado. Sendo assim, procurar-se-á investigar os sentidos e significados do trabalho do professor e seus aspectos patogênicos e/ou sublimatórios. Serão realizadas 16 entrevistas com docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na fase inicial (fase 1) realizar-se-ão 4 entrevistas estruturadas com professores que sejam interlocutores qualificados para nos fornecer informações e dados sobre a expansão e implantação do REUNI nos distintos campi, pólos e áreas (Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas, da Terra e Engenharia) da universidade e de como se caracterizaria, nestes diferentes contextos, a suposta sobreposição das atividades de trabalho. Destas 4 entrevistas, 2 serão com professores que ocupem ou tenham ocupado, recentemente, cargos administrativos, e outras 2 com professores que tenham vínculo, formal ou não, com o Sindicato. Na segunda fase da pesquisa (fase 2) serão realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas sobre história de vida e trajetória acadêmico-científica com professores das três áreas: 6 delas com docentes dos campi de Niterói e outras 6 com docentes de campi do interior. Após esta pesquisa na UFF, dar-se-á continuidade ao Projeto de Pesquisa em outras instituições, particularmente por intermédio de orientações no PPGE da UFSCar e parceria com o Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade da UNICAMP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Coordenador / Deise Mancebo - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Fábio Machado Ruza - Integrante / Carla Fabiana Graetz - Integrante / HELOANI, JOSÉ ROBERTO M. - Integrante / Thiago Loureiro - Integrante / Ana Carolina Reis - Integrante. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 2
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    9. 2009-2012. As politicas de expansao da educacao superior no Brasil
      Descrição: O projeto tem por objeto a análise das políticas de expansão da educação superior no Brasil, no período compreendido entre a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ocorrida em 1996, e o prazo para a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2011. Apresenta um perfil nacional, articulando 51 pesquisadores advindos de todas as regiões do país, pertencentes à Rede Universitas/Br e ao GT de Políticas da Educação Superior da ANPEd. Do ponto de vista teórico, transita na interface da Educação e das Ciências Sociais, buscando discutir as novas ordenações políticas, econômicas e sociais que têm afetado a expansão da educação superior no país, em especial as orientações de ajuste neoliberal que se impuseram à economia nacional e os impactos que a demanda intensificada do trabalho imaterial tem apresentado sobre o trabalho docente nesse nível de ensino. Organiza-se em seis subprojetos, que abordam: (1) o financiamento; (2) a organização institucional e acadêmica; (3) a avaliação; (4) o trabalho docente ; (5) o acesso e permanência e (6) a produção do conhecimento no contexto de expansão da educação superior. Do ponto de vista metodológico, pretende fazer uso tanto de abordagens quantitativas quanto das qualitativas, dependendo do que se apresentar em foco em cada subprojeto da investigação, o que contemplará, numa primeira etapa, a revisão da literatura pertinente a cada subprojeto, o levantamento e análise de dados agregados, a exploração de bancos de dados de domínio público e o levantamento e análise de fontes documentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / SILVA JUNIOR, João dos Reis - Integrante / Afranio Mendes Catani - Integrante / Deise Mancebo - Coordenador / Leonardo Freitas Sacramento - Integrante / Denise Bessa Léda - Integrante / Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Integrante / Katia Regina de Souza Lima - Integrante / Maria do Carmo de Lacerda Peixoto - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Celia Otranto - Integrante / Cristina Helena Almeida de Carvalho - Integrante / Lucelma Braga - Integrante / Karine Nunes de Moraes - Integrante / Tania Barbosa Martins - Integrante / Sueli de Fatima Ourique de Ávila - Integrante / Fabiola Bouth Grello Kato - Integrante / José Renato Bez de Gregório - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Integrante / Mario Luiz Neves de Azevedo - Integrante / Olgaízes Maues - Integrante / Mariluce Bittar - Integrante / Stela Maria Meneghel - Integrante / Stella Cecília Duarte Segenreich - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Integrante / Clarissa Almeida - Integrante / Lívia Siliprandi da Silva - Integrante / Elissandra Vasconcelos - Integrante / Júlia Mesquita - Integrante / Viviane de Souza Rodrigues - Integrante / Silvia Alves dos Santos - Integrante / Marília Morosini - Integrante / Maria Stela Dal Pai Franco - Integrante / Maurício Castanheira - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante / Otilia Maria Lúcia Barbosa Seiffert - Integrante / Nelson Cardoso do Amaral - Integrante / Gladyz Beatriz Barreiro - Integrante / Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Alda Maria Duarte Araújo Castro - Integrante / Fabiana Robl - Integrante / Ivanildo Ramos Fernandes - Integrante / Juliana Souza Leite - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Edineide Jezine - Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso - Integrante / Jandernaide Resende Lemos - Integrante / Josenilson Guilherme de Araújo - Integrante / Andrea Araujo do Vale - Integrante / Andréia da Silva Quintanilha Souza - Integrante / Luiz Dourado - Integrante / Ana Maria Neto Machado - Integrante / Maria Amélia Sabbag Zainko - Integrante / Flávio Anício Andrade - Integrante / Rosama Maria de Oliveira Gemaque - Integrante / José Marcelino de Rezende Pinto - Integrante / Salomão Santiago - Integrante / Marília Fonseca - Integrante / Josué Samora de Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.
    10. 2007-2008. Mercantilizacao da esfera publica e universidade: nova identidade universitaria e trabalho docente das IFES da regiao sudeste
      Descrição: O projeto investigou a prática universitária e o processo de intensificação e precarização do trabalho do professor-pesquisador de sete instituições federais de ensino (IFES) da região sudeste, de forma a discutir o papel da pós-graduação enquanto pólo irradiador da Reforma do Estado e das políticas educacionais sob a mediação da CAPES e do CNPq. Apontou-se para as relações entre Ciência Tecnologia, sistema produtivo e mercado, ou ainda, para as relações entre as pesquisas aplicadas, parcerias público-privadas e o arcobouço jurídico-institucional que as legitima, com destaque para a Lei de Inovaço Tecnológica, Lei do Bem e a criação de fundações privadas de apoio institucional. OBS: a participação de Eduardo Pinto e Silva ocorreu somente na fase final do projeto, quanda da discussão dos dados coletados e sistematizados pelos professores responsáveis do projeto (Valdemar Sguissardi e João dos Reis Silva Júnior) no Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH), que resultou na produção em coautoria com João dos Reis da Silva Júnior de capítulo do livro quot;Reformas e Políticas: educação superior e pós-graduação no Brasilquot;, intitulado quot;Carreira docente diante da atual configuração da pós-graduação: pragmatismo, intensificação e precarização do trabalho docentequot;.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Pinto e Silva - Integrante / SILVA JUNIOR, João dos Reis - Integrante / Valdemar Sguissardi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Eduardo Pinto e Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (138)
      1. Diálogos do NETSS: A implementação da reforma do ensino médio no Estado de São Paulo. 2020. (Outra).
      2. III Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio. 2020. (Congresso).
      3. I Jornada de Saúde Mental no Trabalho. 2020. (Outra).
      4. I Simpósio da Liga Acadêmica de Saúde Mental - Saúde Mental e Luta Antimanicomial. 2020. (Simpósio).
      5. O contexto latino-americano e os trabalhadores e trabalhadoras da educação: os efeitos e possibilidades do trabalho remoto diante da pandemia. 2020. (Outra).
      6. Os estudos pedológicos de Lev Vigotski e suas contribuições para a avaliação do desenvolvimento infantil. 2020. (Outra).
      7. Psicossociologia e Sociologia Clínicas: intervenções e resistências face à derrocada dos ideais societários.. 2020. (Seminário).
      8. Saúde mental e trabalho remoto no contexto da pandemia do novo coronavírus. 2020. (Outra).
      9. Sociologia Clínica e Grupos de Implicação e Pesquisa. 2020. (Outra).
      10. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar (SEGRAD). 2020. (Seminário).
      11. A intersetorialidade no cuidado à infância e adolescência: possibilidades e desafios na relação entre saúde e educação.. 2019. (Encontro).
      12. Ciclo de Debates CFEI - Intercâmbio de saberes Brasil-Itália: aprendizagem permanente e desenvolvimento humano em pesquisas educacionais. 2019. (Outra).
      13. Ciclo de Debates CFEI - Quem é a criança contemporânea? Uma conversa com Marcia Neder. 2019. (Outra).
      14. Conferência Ampliada para a construção de subsídios e diretrizes para saúde mental da UFSCar..Coordenação GT Promoção e Prevenção à Saúde Mental. 2019. (Outra).
      15. Congresso de Ensino de Graduação (CONEGRAD). Saúde Mental e Universidade.. 2019. (Congresso).
      16. Constituição e direitos: balanços e contradições dos 30 anos da Constituição Brasileira.Moderador e debatedor da palestra Direito do Trabalho na Constituição Federal. 2019. (Outra).
      17. I Encontro em Saúde do Trabalhador quot;Prof. Dr. Paulo Eduardo Gomes Bentoquot;d. 2019. (Encontro).
      18. II Forum de Debate do Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.. 2019. (Outra).
      19. III Congresso de Saúde Mental da UFSCar – A importância da interdisciplinaridade frente aos desafios atuais.. “O que é uma universidade saudável?”. 2019. (Congresso).
      20. Semana de Prevenção ao Suicídio – Atenção Básica é lugar de falar de suicídio?. 2019. (Outra).
      21. Semana de Prevenção ao Suicídio – Sobre o ser criança e adolescente: cavando espaços para a potência da vida.. 2019. (Outra).
      22. Semana de Prevenção ao Suicídio – Uso de substâncias psicoativas e suicídio.. 2019. (Outra).
      23. X Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho (CIPPT 10. 2019. (Outra).
      24. XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.Coordenação das Avaliações da Linha. 2019. (Outra).
      25. XXVII Seminário Nacional Universitas/br - Tendências na Educação Superior Brasileira em um Contexto de Crise: resistências e lutas.Participação nas reuniões do sub-grupo 4 quot;Trabalho na Educação Superiorquot;. 2019. (Seminário).
      26. Atualidade do pensamento de Florestan Fernandes. 2018. (Outra).
      27. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede Aste. 2018. (Encontro).
      28. Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 2018. (Outra).
      29. I CICLO DEBATES NEO - Transformações e impactos organizacionais: para onde vai a universidade?. 2018. (Outra).
      30. III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2018. (Outra).
      31. II Seminário Internacional quot;Trabalho no Brasil e na França: sentido das mudanças e mudanças de sentidoquot;. 2018. (Seminário).
      32. Seminário Internacional Ensino, Pesquisa e Inovações Curriculares para as Relações Étnico-raciais no Ensino Superior. 2018. (Seminário).
      33. Suicídio - Des/compassos da vida: números, atos e demandas. 2018. (Outra).
      34. VI Encontro Interprofissional em Saúde - Bem-Estar e Saúde Mental na Universidade: vamos conversar sobre isso?. 2018. (Encontro).
      35. V Seminário Políticas de Educação Superior e Produção do Conhecimento da Rede Universitas/Br. 2018. (Seminário).
      36. X Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.Debatedor e Avaliador dos trabalhos da linha Estado, Política e Formação Humana. 2018. (Seminário).
      37. XXVI Seminário Nacional Universitas/br - Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção.Participação nas reuniões do sub-grupo de pesquisa quot;O trabalho nas instituições de educação superior brasileirasquot; e nas discussões das apresentações de trabalhos. 2018. (Seminário).
      38. II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFSCar. 2017. (Encontro).
      39. IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre trabalho Docente (REDESTRADO) - Trabalho Docente no Século XXI: conjuntura e construção de resistências.Debatedor da Mesa-Redonda Trabalho Docente, Saúde e Subjetividade. 2017. (Encontro).
      40. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.Arguição dos Projetos de Pesquisa da linha Estado, Política e Formação Humana. 2017. (Seminário).
      41. Neoliberalismo, produção da subjetividade e práxis em Psicologia Social.Participação na Assembleia e Discussão do Tema do Evento - Evento Preparatório do XIX Encontro Nacional da Abrapso. 2017. (Encontro).
      42. Ouvidoria e a Promoção dos Direitos do Cidadão. 2017. (Encontro).
      43. VIII Encontro Interprofissional em Saúde da USE - a interprofissionalidade no cuidado em saúde. 2017. (Encontro).
      44. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - quot;Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: a diversidade na UFSCarquot;..Roda de Conversa: a saúde mental dos estudantes da UFSCar. 2017. (Seminário).
      45. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - quot;Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: a diversidade na UFSCarquot;..Roda de Conversa: Acesso, Permanência e Evasão. 2017. (Seminário).
      46. XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - Democracia Participativa: Estado e laicidade..Coordenação das Apresentações do GT quot;Adesões e resistências à mercantilização da educação: aspectos psicossociais e sócio-institucionaisquot;. 2017. (Encontro).
      47. XXV Seminário Nacional Universitas/br.Reuniões Geral e do SubGrupo de pesquisa 4 (Trabalho Docente - com apresentações de 4 trabalhos). 2017. (Seminário).
      48. XXXVI Congresso do ANDES Sindicato Nacional - Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos diretitos dos trabalhadorers e trabalhadoras.tos. 2017. (Congresso).
      49. XIII Encontro da Regional da ABRAPSO (Associação Brasileira de de Psicologia Social).Moderador da Mesa Redonda quot;Lógica Privatista: dimensões sociais, políticas e econômicasquot; (com Ladislau Dowbor). 2016. (Seminário).
      50. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Participação nas Reuniões do GT 45, Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, na Reunião da Abrapso e no Fórum de Políticas Científicas.. 2016. (Simpósio).
      51. XXIV Seminário Nacional Universitas/br.Participação na Reunião Geral e nas Reuniões e Mesas-Redondas do Subprojeto 4 (Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior). 2016. (Seminário).
      52. III Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. 2015. (Seminário).
      53. II Seminário Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública. 2015. (Seminário).
      54. II Seminário Insterinstitucional de Psicologia Social.Mesa Redonda quot;Políticas Públicas e Violência nos Contextos da Saúde e Educaçãoquot;.. 2015. (Seminário).
      55. IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica Clínica do Trabalho. 2015. (Congresso).
      56. Trabalho docente na expansão da Educação Superior no Brasil - Reunião de Trabalho.Trabalho docente na expansão da Educação Superior no Brasil. 2015. (Outra).
      57. VII Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação.Orientador e debatedor do Seminário de Dissertações e Teses. 2015. (Seminário).
      58. XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.Condições de trabalho e saúde. 2015. (Encontro).
      59. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).Coordenaçao do GT Psicologia Social do Trabalho: olhares críticos sobre o trabalho e os processos organizativos Proponentes: Rosemeire Aparecida Scopinho (Universidade Federal de São Carlos. 2015. (Encontro).
      60. XXIII Seminário Nacional Universitas/br.Participação na Reunião Geral e nas Reuniões e Mesas-Redondas do Subprojeto 4 (Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior). 2015. (Seminário).
      61. II Encontro Paulista de Psicologia Escolar da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). 2014. (Encontro).
      62. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política - Repensando a Trajetória do Estado BrasileiroV. 2014. (Outra).
      63. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência Profissão. 2014. (Congresso).
      64. Neoliberalismo e trabalho docente: reflexões e formas de enfrentamento.Participação no Grupo de Trabalho após palestra cujo título foi acima referido. 2014. (Encontro).
      65. Seminário Internacional As Políticas Sociais para além do trabalho: olhares cruzados sobre a produção/reprodução social. 2014. (Seminário).
      66. VI Seminário de Dissertações e Teses do PPGE.Debatedor. 2014. (Seminário).
      67. V Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2014. (Simpósio).
      68. X Seminário Internacional da Redestrado. 2014. (Seminário).
      69. XXII Seminário Nacional Universitas/br.Participação na Reunião Geral e nas Reuniões e Mesas-Redondas do Subprojeto 4 (Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior). 2014. (Seminário).
      70. Ética e Comitê de Ética: questões atuais. 2013. (Outra).
      71. II Conversas Sobre Psicologia e Educação - Políticas Públicas em Educação e relações com Psicologia. 2013. (Outra).
      72. II Jornada de Políticas Públicas: múltiplas dimensões da agenda pública. 2013. (Outra).
      73. Marx: A Criação Destruidora - IV Curso Livre Marx-Engels. 2013. (Outra).
      74. Seminário A pesquisa qualitativa nas Ciências Humanas: trabalho de campo e análise de dados.Seminário A pesquisa qualitativa. 2013. (Seminário).
      75. Seminário de Pesquisas sobre o Trabalho Docente - Os impactos das condições de trabalho sobre a subjetividade do professor do ensino superior privado de Campinasasv.Os impactos das condições de trabalho sobre a subjetividade do professor do ensino superior privado de Campinas. 2013. (Seminário).
      76. Trabalho Docente na expansão da Educação Superior no Brasil- Reunião de Trabalho.Políticas de expansão e produção de subjetividades. 2013. (Encontro).
      77. XXI Seminário Nacional Universitas/br.Participação na Reunião Geral e nas Reuniões e Mesas-Redondas do Subprojeto 4 (Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior). 2013. (Seminário).
      78. Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social.Educação Superior e Trabalho Docente - XX Seminário Nacional Universitas/br. 2012. (Seminário).
      79. XII Encontro Estadual da ANPAE-SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste. 2012. (Encontro).
      80. XX Seminário Universitas/br.Participação nas reuniões geral e do sub-projeto4 (Trabalho docente pós-LDB). 2012. (Seminário).
      81. Cem anos das Escolas Normais paulistas: seus impressos, saberes, intelectuais, a preservação e a recuperação de seus acervos. 2011. (Outra).
      82. Cobais Humanas Profissionais: a indústria farmacêutica e o perigoso mundo dos sujeitos da pesquisa nos EUA. 2011. (Outra).
      83. Colóquio quot;Educação a Distânciaquot; - Coord. Mesa.Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. 2011. (Outra).
      84. Colóquio Histedbr - Marx e Engels: apontamentos sobre educação e ensino. 2011. (Outra).
      85. I Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação - DEd UFSCar. 2011. (Seminário).
      86. Juventude e emprego: educar para qual trabalho?. 2011. (Outra).
      87. Primer Encuentro Binacional de Investigadores Brasil-Colombia.Psicolgia social y crítica. 2011. (Encontro).
      88. Trabalho docente na expansão da Educação Superior - Reunião de Trabalho do Subprojeto 4.Trabalho docente na expansão da educação superior - novembro de 2011. 2011. (Outra).
      89. Trabalho docente na expansão da Educação Superior - Reunião de Trabalho do Subprojeto 4.Trabalho docente na expansão da educação superior - abril 2011. 2011. (Outra).
      90. VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - Coord. Comunicação.Trabalho, saúde e educação. 2011. (Seminário).
      91. VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - Coord. Mini-Curso.Mini-Curso Trabalho, saúde e educação. 2011. (Simpósio).
      92. XIX Seminário Nacional Universitas/br.Reunião do Subprojeto 4. 2011. (Seminário).
      93. Colóquio LAGE UNICAMP - Plano Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Educação. 2010. (Outra).
      94. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência Profissão. 2010. (Congresso).
      95. II Semana de Enfermagem da UFSCar - Ampliando Horizontes.Estamira: a lucidez de um delírio. 2010. (Encontro).
      96. IV Seminário do NEPPEM - Movimentos Sociais, Educação e Trabalho. 2010. (Seminário).
      97. Organização e condições do trabalho moderno: emprego, desemprego e precarização do trabalho. 2010. (Seminário).
      98. Psicologia Social e Violência - Mini Curso III Congresso Brasileiro de Psicologia. 2010. (Congresso).
      99. XVIII Seminário Nacional Universitas/br.Trabalho docente na expansão da educação superior - Reunião de Trabalho Sub4. 2010. (Seminário).
      100. XVII Seminário Nacional Universitas/br.Trabalho docente na expansão da educação superior - Reunião de Trabalho do Subgrupo 4. 2010. (Seminário).
      101. Colóquio Sobre Pesquisas Recentes em Política e Administração Educacional. 2009. (Outra).
      102. Filosofia Marxista da Educação. 2009. (Outra).
      103. III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo: György Lukács e a Emancipação Humana. 2009. (Seminário).
      104. Reunião do Subprojeto Trabalho Docente na Expansão da Educação Superior.Trabalho docente na expansão da educação superior. 2009. (Encontro).
      105. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR. 2009. (Seminário).
      106. VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - Coord. Comunicação.Mini-Curso. 2009. (Simpósio).
      107. XV Encontro Nacional da ABRAPSO - Psicologia Social e Políticas de Existência: fronteiras e conflitos. 2009. (Encontro).
      108. XVI Seminário Nacional Universitas/br.Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior. 2009. (Seminário).
      109. XV Seminário Nacional Universitas/br.Políticas de Expansão da Educação Superior - Planejamento do Subprojeto Trabalho Docente na Expansão da Educação Superior. 2009. (Seminário).
      110. Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde. 2008. (Simpósio).
      111. Fórum Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. 2008. (Outra).
      112. IX Encontro Regional da Abraso-SP VIII Encontro Local de Psicologia Social Comunitária Abrapso Bauru quot;Balanço de uma luta - História e devirquot;. 2008. (Encontro).
      113. Sociologia Econômica em Pierre Bourdieu. 2008. (Outra).
      114. Teoria Crítica e Inconformismo: tradições e perspectivas. 2008. (Congresso).
      115. VIII Jornada do Histebr - Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI.Educação e Trabalho. 2008. (Outra).
      116. VIII Jornada do Histedbr - Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI. 2008. (Outra).
      117. VI Seminário do Trabalho: trabalho, economia e educação no século XXI. 2008. (Seminário).
      118. Diálogos em Psicologia Social (XIV Encontro Nacinal da Abrapso). 2007. (Encontro).
      119. Diálogos sobre a docência em Psicologia. 2007. (Seminário).
      120. Educação politécnica e educação tecnológica. 2007. (Encontro).
      121. Formação e atuação do psicólogo do trabalho e das organizações: processos psicossociais, gestão e saúde. 2007. (Encontro).
      122. II Ciclo de Colóquios em Filosofia e História da Educação - HISTEDBR/UFSCar. 2007. (Outra).
      123. III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2007. (Encontro).
      124. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCAR: currículo, prática docente e avaliação. 2007. (Seminário).
      125. I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola.. 2007. (Seminário).
      126. IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).
      127. Marxismo, humanismo e Educação - Colóquios em Filosofia e História da Educação do HISTEDBR/UFSCar. 2007. (Outra).
      128. Psicologia discute a Reforma Universitária. 2007. (Seminário).
      129. VI Semana da Educação: Pensando a Educação para o século XXI. 2007. (Outra).
      130. VI Simpósio de Gestão Educacional - Gestão Edicacional: realidades e compromissos. 2007. (Simpósio).
      131. XIV Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia Social.Trabalho e identidade. 2007. (Encontro).
      132. Colóquio Internacional. 2006. (Encontro).
      133. I Encontro Estadual de Pedagogia Social. 2006. (Encontro).
      134. III Jornada de Ergonomia. 2006. (Outra).
      135. Mídia e Subjetividade - XIII Café Filosófico. 2006. (Encontro).
      136. Pespectivas da Psicologia como ciência: teoria e pesquisa.. 2006. (Congresso).
      137. Qual é o sentido social da modernização do trabalho ?. 2006. (Seminário).
      138. Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. 2006. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (27)
      1. SILVA, Eduardo Pinto e; ZAGNI, R. M.. Encontro Preparatório do III ENE - Etapa Paulista. 2019. Outro
      2. SILVA, Eduardo Pinto e; PEREZ, D. ; FONSECA, D. C. ; SILVA, J. L. ; SOUZA, H. A. ; GONCALVES JUNIOR, G. ; OLIVEIRA, C. B. ; BENELLI, S. J.. XIV Encontro Regional da ABRAPSO - A práxis da Psicologia Social nos movimentos e espaços de luta: resistência e transformação. 2019. Outro
      3. SILVA, Eduardo Pinto e; RIBEIRO, C. V. S. ; LEDA, D. B. ; RUZA, F. M.. VI Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho / VII Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho. 2019. Congresso
      4. SILVA, Eduardo Pinto e. I Encontro Sofrimento Mental e Vida Universitária. 2019. (Outro).. . 0.
      5. HELOANI, JOSÉ ROBERTO M. ; PIOLLI, Evaldo ; VENCO, S. B. ; SILVA, Eduardo Pinto e. II Seminário do NETSS - Trabalho, Saúde, Subjetividade e Educação no novo ciclo de reformas em tempos de golpe. 2018. Outro
      6. CALDEIRA, A. D. ; HELMER, E. A. ; BOZZINI, I. C. T. ; MONTEIRO, R. B. ; SILVA, Eduardo Pinto e. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - quot;Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: a diversidade na UFSCarquot;. 2017. Outro
      7. SOUZA, A. N. ; HYPOLITO, A. L. M. ; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, Eduardo Pinto e ; HELOANI, José Roberto ; PIOLLI, Evaldo ; VENCO, S. B.. IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre trabalho Docente (REDESTRADO) - Trabalho Docente no Século XXI: conjuntura e construção de resist~encias. 2017. Outro
      8. RASERA, E. F. ; PEREIRA, M. S. ; SILVA, Eduardo Pinto e. XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - Democracia Participativa: Estado e laicidade. 2017. Outro
      9. FACAS, E. P. ; GHIZONI, L. D. ; MONTEIRO, J. K. ; SILVA, Eduardo Pinto e ; RIBEIRO, C. V. S. ; LEDA, D. B.. V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. 2017. Congresso
      10. GONCALVES JUNIOR, G. ; SILVA, Eduardo Pinto e ; FONSECA, D. C. ; FIORONI, L. N. ; Bernardo. M. Hespanhol ; SCOPINHO, Rosemeire Aparecida ; ALMEIDA, S. C. S.. XIII Encontro da Regional São Paulo da ABRAPSO - quot;Práxis em Psicologia Social: o enfrentamento a pautas autoritárias e à lógica privatistaquot;. 2016. Outro
      11. SILVA, Eduardo Pinto e; GANZELI, Pedro. X Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE). 2015. Outro
      12. SILVA, Eduardo Pinto e; FONSECA, D. C. ; SCOPINHO, Rosemeire Aparecida ; FIORONI, L. N.. I Seminário Insterinstitucional de Psicologia Social. 2015. Outro
      13. SILVA, Eduardo Pinto e; FONSECA, D. C. ; FIORONI, L. N. ; SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. II Seminário Interinstitucional de Psicologia Social. 2015. Outro
      14. SILVA, Eduardo Pinto e; FONSECA, D. C.. III Seminário Interinstitucional de Psicologia Social. 2015. Outro
      15. SILVA JUNIOR, João dos Reis ; SILVA, Eduardo Pinto e ; ROTHEN, José Carlos. XXI Seminário Nacional Universitas-br - Políticas Públicas para a Educação Superior - Expansão e Internacionalização. 2013. Outro
      16. SILVA, Eduardo Pinto e; GANZELI, Pedro. IX Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE). 2013. Outro
      17. PIOLLI, Evaldo ; SILVA, Eduardo Pinto e ; BATISTA, E. L. ; Novaes, Henrique T.. II Colóquio Interinstitucional Política, Educação e Trabalho. 2012. Outro
      18. SILVA, Eduardo Pinto e; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Colóquio quot;Educação a Distância: diferentes abordagens críticasquot;. 2011. Outro
      19. JEFFREY, D. C. ; SILVA, Eduardo Pinto e ; LUDWIG, A. C. W. ; OLIVEIRA, C. ; HELOANI, Jose Roberto. VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2011. Outro
      20. BEZERRA NETO, Luiz ; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus ; SILVA, Eduardo Pinto e. Seminário de Estudos e Pesquisas Sobre Educação do Campo. 2011. Outro
      21. NOMA, Amélia Kimiko ; Rizzoto ; Deitos ; SILVA, Eduardo Pinto e. V Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. 2011. Outro
      22. MUZZETI, L. R. ; SILVA, Eduardo Pinto e. VI Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. Outro
      23. PIOLLI, Evaldo ; SILVA, Eduardo Pinto e ; Novaes, Henrique T. ; BATISTA, E. L.. I Colóquio Interinstitucional Política, Educação e Trabalho. 2011. Outro
      24. SILVA, Eduardo Pinto e; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, Luiz ; MARTINS, Lígia Márcia. Colóquio do Grupo de Pesquisa História, Trabalho e Educação - HISTEDbr-UFSCar. 2010. Outro
      25. BORGES, Zacarias Pereira ; SILVA, Eduardo Pinto e ; LUDWIG, A. C. W. ; OLIVEIRA, C. ; MENDONCA, E. F. ; BRAVO, I. ; MAHER, J. P. ; CARDOSO, L. ; TOSI, M. R. ; RUSSO, M. H. ; DINIZ, N. L. B. ; GANZELI, Pedro ; HELOANI, José Roberto ; OLIVEIRA, R. P. ; RISCAL, Sandra Aparecida ; ZAKIA, S. ; GIUBILEI, S. ; SALERNO, S. C. E. K. ; CILUMBRIELLO, M. H. P. F. ; PIANCA, V. F. ; GON, S. A.. VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - Tema: Política e Gestão Educacional. 2009. Outro
      26. LOMBARDI, José Claudinei ; SANFELICE, José Luís ; ARCE, A. ; BEZERRA NETO, Luiz ; SILVA, Eduardo Pinto e. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR. 2009. Outro
      27. ARCE, Alesaandra ; SILVA, Eduardo Pinto e ; FERREIRA JÚNIOR, Amarílio ; LOPES, Roseli Esquerdo ; LOMBARDI, José Claudinei ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; SANFELICE, José Luís ; BEZERRA NETO, Luiz. VIII Jornada do Histedbr - Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI. 2008. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00