Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jose Carlos Rothen

Possui graduação (1986) e mestrado (1992) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Participou do Programa Estágio Senior na Université de Strasbourg como bolsista CAPES (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação, ministrando disciplinas relacionadas com a temática de Políticas Públicas. Foi coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar de 2013 a 2015, Coeditor da Revista Cadernos da Pedagogia (2009-2015). Foi membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG - UFSCar) de 09/2010 a 02/2013 e de 02/2017 a 06/2018. É o atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Atuou como professor da Educação Básica. Tem experiência no magistério com as disciplinas de Filosofia (introdução e educação), trabalhou com assessoria pedagógica à coordenadores da Educação Superior e na elaboração e implantação de projetos pedagógicos. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Políticas Públicas e História da Educação Superior: Reforma Universitária de 1968, Imprensa, Revistas e Impressos Educacionais. Edita o blog www.rothen.pro.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1942510389127549 (08/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís, km 235 Residencial Damha 2 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518935 Ramal: 8935 URL da Homepage: www.rothen.pro.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. A nova gestao publica e a reconfiguracao da avaliacao da educacao superior: o caso da UFSCar
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior. Processo FAPESP 2017/21393-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Rothen - Coordenador / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / Géssica Priscila Ramos - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Andréia da Cunha Malheiros Santana - Integrante / Pamela Cristina Botiglieri - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante / Joelma dos Santos Bernardes - Integrante / Andreliza Cristina de Souza - Integrante / Priscila de Paulo Ulian Martins - Integrante / Maísa Aparecida de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Rothen.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador / Regilson Maciel Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    2. 2013-2017. Avaliacao, espansao e qualidade da educacao superior no seculo XXI: uma analise sobre o conceito de qualidade nos cursos de graduacao no periodo pos-SINAES ? 2004/2012
      Descrição: A pesquisa está inserida no Observatório da Educação (OBEDUC) "Políticas da Expansão da Educação Superior". Tem como objetivo geral compreender os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação dos cursos de graduação a partir do período pós SINAES. Com os seguintes objetivos específicos a) Discutir o conceito de qualidade da educação superior no debate científico nacional internacional. b) Contextualizar e discutir, a luz da literatura, a concepção de qualidadeexpressa nos documentos avaliativos oficiais elaborados no Brasil e no exterior (ex.: Inglaterra, Estados Unidos, França, Holanda e Mercosul). c) Identificar os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação da educação visando à compreensão do que seja ?qualidade? na educação superior brasileira a partir da criação do SINAES. d) Caracterizar os cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta qualidade pelo SINAES, nos três ciclos avaliativos, reunindo elementos disponíveis sobre ENADE, CPC e CC. e) Refletir sobre a política de avaliação como referência para expansão e melhoria da qualidade de cursos de graduação. Esta pesquisa será A pesquisa está conformando as etapas descritas a seguir: 1. Revisão bibliográfica; 2. Captação e análise dos dados estatísticos; 3. Levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais; 4. Análise e caracterização dos cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta ?qualidade? pelo SINAES. Processo CNPq 482079/2013-4. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Carlos Rothen - Coordenador / Gladys Beatriz Barreyro - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Integrante / Ana Lucia Calbaiser da Silva - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Flávio Reis dos Santos - Integrante / Jaime Farias - Integrante / Stela Maria Meneghel - Integrante / José Vieira de Sousa - Integrante / Andréia da Cunha Malheiros Santana - Integrante / Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - Integrante / Claudia Maffini Griboski - Integrante / Ivanildo Ramos Fernandes - Integrante / Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - Integrante / Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert - Integrante / Adenize Costa Acioli - Integrante / Ively Guimarães Abdalla - Integrante / Julia Vogel de Albrecht - Integrante / Lidia Ruiz-Moreno - Integrante / Patrícia Lima Dubeux Abensur - Integrante / Suzana Funghetto - Integrante / Lauro Victor Nunes - Integrante / Pamela Cristina Botiglieri - Integrante / Polyana Limeira - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante / Sheyla Aparecida Tavares Pedrucci - Integrante / Jandernaide Resende Lemos - Integrante / Arlete de Freitas Botelho - Integrante / Dávilla Camila da Silva Correia - Integrante / Andreliza Cristina de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Jose Carlos Rothen.
    3. 2010-2013. Politicas de Avaliacao na Expansao da Educacao Superior no Brasil pos- LDB/1996
      Descrição: A pesquisa, formada por docentes vinculados à rede Universitas/Br, tem por objetivos relacionar as políticas de avaliação e expansão da educação superior no período pós-LDB/1996 a partir de resultados disponíveis dos processos de Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) assim como analisar as relações entre as políticas de avaliação da educação superior e a imprensa por meio da mídia impressa. Busca, dessa forma, analisar a capacidade da avaliação atuar como referência (de inibição ou aumento) para a expansão da educação superior ou, ao contrário, como política pouco efetiva para a expansão com qualidade. Período: 2010 - 2012. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: José Carlos Rothen - Integrante / Gladys Beatriz Barreyro - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Rothen.
    4. 2010-Atual. Imprensa e Politica Educacional
      Descrição: Este projeto de pesquisa versa sobre a história do movimento das concepções de Educação na Imprensa Educacional e na Imprensa em Geral, enfatizando a sua influência na formulação das políticas públicas.. O projeto está inserido no contexto da linha de pesquisa ?Estado Política e Formação Humana? do PPG Educação da UFSCar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Carlos Rothen - Coordenador / Ana Lucia Calbaiser da Silva - Integrante / Raiani Cristina Cavichia - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Flávio Reis dos Santos - Integrante / Marcelo Gonzaga dos Santos - Integrante / Jaime Farias - Integrante / Aryane Paula do Prado - Integrante.
      Membro: Jose Carlos Rothen.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. XI Semana da Educação. Secretaria Municipal da Educação de Nova Odessa.Políticas Educacionais e o Trabalho do Professor. 2012. (Seminário).
      2. 1 simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar.Universidade reformada: produção do conhecimento prático, mercantilização institucional e fundo público seqüestrado.. 2011. (Simpósio).
      3. Encontro Iberoamericano de Educação. Política educacional, civismo e formação do cidadão na ditadura militar. 2011. (Congresso).
      4. Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação : Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e perspectivas futuras. Percurso da avaliação da educação superior nos governos Lula (2003-2010). 2011. (Congresso).
      5. 32 Reunião Anual da ANPED: Sociedade, cultura e educação: novas regulaçoes?. Avaliação da educação superior no segundo governo Lula:. 2009. (Congresso).
      6. Conferência Intermunicipal de Educação.Políticas de Avaliação da Escola. 2009. (Encontro).
      7. 31ª Reunião Anual da ANPEd: Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. A Educação Superior em Prova: O Perfil da Educação Superior Apresentado pelos Resultados do Enade 2005 e 2006. 2008. (Congresso).
      8. V. Congresso Brasileiro de História da Educação: O ensino e a pesquisa em história da educação. A Universidade de Elite uu Universidade Para Todos. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. SILVA JUNIOR, João dos Reis ; ROTHEN, José Carlos ; SILVA, E. P. E.. XXI Seminário Nacional Universistas/BR. 2013. Congresso
      2. ROTHEN, José Carlos. XI Reunião Anual de Ciência do Unitri. 2007. (Congresso).. . 0.
      3. ROTHEN, José Carlos. X Reunião Anual de Ciência do Unitri. 2006. (Congresso).. . 0.
      4. ROTHEN, José Carlos. IX Reunião Anual de Ciência do Unitri. 2005. (Congresso).. . 0.
      5. ROTHEN, José Carlos. VIII Reunião Anual de Ciências - UNITRI. 2004. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • José Carlos Rothen ⇔ Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes (8.0)
        1. RAMOS, GÉSSICA PRISCILA ; ROTHEN, JOSÉ CARLOS ; FERNANDES, MARIA CRISTINA DA SILVEIRA GALAN. Mecanismos de avaliação e regulação da Universidade Federal Brasileira no REUNI. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. v. 6, p. e020015-25, issn: 2446-9424, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTANA, A. C. M. / MALHEIROS, A.C. ; SILVA, A. L. C. ; SOUZA, A. C. ; SANTOS, J. ; ROTHEN, José Carlos ; BORTOLIN, L. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; BOTIGLIERI, P. C. ; BORGES, R. M.. A Avaliação e a Qualidade na Educação Superior: A Consolidação de um Discurso Hegemônico. EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. v. 9, p. 1-17, issn: 2179-6386, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GENTILINI, J. A. (Org.) ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan (Org.) ; Rothen, José Carlos (Org.). Gestão da Educação Municipal: Contribuições do curso de Formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação ? Pradime ? EaD. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2014. v. 1, p. 172.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Rothen, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan (Org.). Desafios para a gestão municipal da Educação. 1 ed. São Paulo: Xamã, 2012. v. 1, p. 168.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Rothen, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Apresentação ? Desafios para a gestão educacional. Em: José Carlos Rothen; Maria Cristina Fernandes. (Org.). Desafios para a gestão municipal da Educação. 12ed.São Paulo. : Xamã. 2012.v. 1, p. 7-12.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SANTANA, Andréia. C. M. ; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da ; SOUZA, Andreliza C. ; BERNARDES, JOELMA DOS SANTOS ; Rothen, José Carlos ; BORTOLIN, LETICIA ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan ; BOTIGLIERI, P. C. ; BORGES, R. M.. A QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DISCURSOS HEGEMÔNICO E CONTRA-HEGEMÔNICOS EM DISPUTA. Em: XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR Dívida Pública e Educação Superior no Brasil, v. 1, p. 521-536, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. ROTHEN, José Carlos; BORGES, R. M. ; SOUZA, Andreliza C. ; FARIAS, Jaime ; BERNARDES, Joelma S. ; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da ; SANTANA, Andréia. C. M. ; APARICIO, Ana Sofia ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan ; BOTIGLIERI, P. C.. O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no espaço europeu do ensino superior. Em: XXIII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, v. 1, p. 420-435, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ROTHEN, J. C.; RAMOS, Géssica Priscila ; FERNANDES, M. C. S. G. ; SILVEIRA, A. P. ; MALHEIROS, A. C. ; SOUZA, Andreliza C. ; BORTOLIN, L. ; OLIVEIRA, Maísa A. ; BOTIGLIERI, P. C. ; MARTINS, Priscila P. U. ; BORGES, R. M. ; FACHINETTI, T. A.. A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A RECONFIGURAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UFSCAR. Em: XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: ?Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção?, 2018, Belo Horizonte, MG. Anais do XXVI Seminário Nacional Universitas. Rio de janeiro, RJ: Rede Universitas, v. 1, p. 317-321, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • José Carlos Rothen ⇔ Géssica Priscila Ramos (2.0)
        1. ROTHEN, J. C.; RAMOS, Géssica Priscila ; FERNANDES, M. C. S. G. ; SILVEIRA, A. P. ; SANTANA, A. C. M. ; SOUZA, Andreliza C. ; BORTOLIN, L. ; OLIVEIRA, Maísa A. ; BOTIGLIERI, P. C. ; MARTINS, Priscila P. U. ; BORGES, R. M. ; FACHINETTI, T. A.. A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        2. GALIZIA, Fernando ; ROTHEN, José Carlos. Cadernos da Pedagogia. 2010. Editoração/Periódico
          [ busca Google | busca Bing ]

      • José Carlos Rothen ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (1.0)
        1. ROTHEN, José Carlos; CONTI, Celso L. A.. Política pública, o trabalho e a formação docente. Referências para uma agenda de pesquisa. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 4, p. 37-49, issn: 1982-7199, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • José Carlos Rothen ⇔ Eduardo Pinto e Silva (1.0)
        1. ROTHEN, José Carlos ; SILVA, Eduardo Pinto e. Apresentação: reflexões sobre a expansão da universidade pública e do ensino superior no Brasil. Em: José Carlos Rothen; Eduardo Pinto e Silva. (Org.). Políticas públicas para a educação. 1ed.São Paulo. : Xamá. 2014.v. 1, p. 7-12.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • José Carlos Rothen ⇔ Joao dos Reis Silva Junior (1.0)
        1. SILVA JUNIOR, João dos Reis (Org.) ; Rothen, José Carlos (Org.) ; SOUSA, JOSÉ V DE (Org.) ; AZEVEDO, Mário L. (Org.). Política de educação superior brasileira: apontamentos e perspectivas. 1 ed. Belo Horizonte: Fino Traçõ, 2017. v. 1, p. 260.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • José Carlos Rothen ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (1.0)
        1. NASCENTE, R. M. M.; VILELA, D. S. ; ROTHEN, J. C.. Internacionalização do programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar): percursos e desafios. Revista do NUPEM. v. 12, p. 25-42, issn: 2176-7912, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00