Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Gessica Priscila Ramos

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional brasileira e paulista, valorização docente, identidade da escola e do professor. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2573340489166336 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luiz Km 235 - CECH/ sala:15 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Ramal: 9597 Fax: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/~ded/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista: um estudo a partir da decada de 1990
      Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de estudar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista a partir de 1995, reconstruindo para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça cada um dos principais programas, projetos e ações implementados no período. Trata-se de uma readequação e expansão da delimitação temporal e do nível de ensino focalizado pelo projeto intitulado “Política e gestão educacional paulista do ensino fundamental (1995 a 2017)”, tendo em vista a eleição de João Dória para o governo do Estado de São Paulo em 2018, para gestão 2019-2022, e o interesse de incorporação de políticas voltadas para toda a educação no estudo, especialmente a educação básica. Para tanto, este utiliza-se como recurso de pesquisa as análises bibliográfica e documental sobre a política educacional focalizada, objetivando reconstruí-la em sua organicidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador / Letícia Lais da Silva - Integrante / Abel José da Silva - Integrante.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    2. 2020-Atual. Historia e politica educacional paulista
      Descrição: Este projeto volta-se para a reconstrução da história e da política educacional paulista. O foco é a compreensão da criação, do desenvolvimento e da democratização da escola primária no estado de São Paulo durante o período das repúblicas . O estudo pauta-se em análise bibliográfica e documental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    3. 2018-Atual. A nova gestao publica e a reconfiguracao da avaliacao da educacao superior: o caso da UFSCar
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador / Regilson Maciel Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    4. 2016-2019. Politica e gestao educacional paulista do ensino fundamental (1995 a 2017)
      Descrição: Objetiva apresentar o modelo de gestão que embasa a política#10;educacional paulista de 1995 a 2017, reconstruindo, para tanto, a lógica que#10;sustenta e entrelaça os principais programas, projetos e ações implementados#10;no período. Tem como base de estudo a análise bibliográfica e documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador / Letícia Lais da Silva - Integrante / Abel José da Silva - Integrante.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    5. 2010-2017. A politica educacional paulista para o ensino fundamental durante os anos de 1995 a 2010: ha uma identidade educacional oficial configurada para a escola e seus professores?
      Descrição: Tem como objetivo central investigar a política educacional paulista para o ensino fundamental dos anos de 1995 a 2010, verificando a possível e pretensa identidade oficial configurada para escola e seus professores. Tendo como referência de análise autores do materialismo histórico-dialético, esse estudo traz como ferramentas metodológicas: a análise bibliográfica e documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 4
      Membro: Gessica Priscila Ramos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana.XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana. 2019. (Seminário).
      2. VIII Encontro Iberoamericano de Educação.1) A Escola de Tempo Integral no estado de São Paulo: estrutura e funcionamento; 2) No estado de São Paulo, quem faz a escola? a concepção de professor no Programa São Paulo faz Escola. 2013. (Encontro).
      3. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação.A escola e sua identidade contemporânea - A política educacional paulista para o EF entre os anos de 1995 a 2010 e a identidade da escola e de seu professor. 2011. (Simpósio).
      4. VI Encontro Iberoamericano de Educação.O professor e sua valorização na política educacional paulista entre os anos de 1995 a 2001. 2011. (Encontro).
      5. 33 Reunião Anual da ANPED.A política educacional paulista sob a lógica da Reforma do Estado brasileiro: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. 2010. (Outra).
      6. III Ciclo de palestras GEPIFE.Formação e atuação docente (palestra: Pedagogo: aspectos formativos, históricos e legais). 2010. (Outra).
      7. IX Semana da Educação.Regulamentação da Profissão de Pedagogo. 2010. (Outra).
      8. Ação docente na UFSCar - compartilhando experências e construindo caminhos (oficina: Apoio institucional aos professores de estudantes com necessidades educacionais especiais da UFSCAr). 2009. (Oficina).
      9. II Ciclo de Palestras GEPIFE.Valorização docente e qualidade do ensino na política educacional brasileira: uma análise a partir do FUNDEF. 2009. (Outra).
      10. II Ciclos de Palestras GEPIFE.O PROFA e a busca de um consenso construtivista. 2009. (Outra).
      11. II Congresso Brasileiro de Educação. POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MEADOS DOS ANOS 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos. 2009. (Congresso).
      12. IV Encontro Iberoamericano de Educação.FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre as continuidades e as descontinuidades da política de valorização docente. 2009. (Encontro).
      13. V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DO ENSINO E DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. 2009. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. RAMOS, G. P.; LOPES, S F. Oficinas Pedagógicas II: Teoria e Prática na Formação do Educador. 2009. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Géssica Priscila Ramos ⇔ José Carlos Rothen (2.0)
        1. ROTHEN, J. C.; RAMOS, Géssica Priscila ; FERNANDES, M. C. S. G. ; SILVEIRA, A. P. ; SANTANA, A. C. M. ; SOUZA, Andreliza C. ; BORTOLIN, L. ; OLIVEIRA, Maísa A. ; BOTIGLIERI, P. C. ; MARTINS, Priscila P. U. ; BORGES, R. M. ; FACHINETTI, T. A.. A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        2. GALIZIA, Fernando ; ROTHEN, José Carlos. Cadernos da Pedagogia. 2010. Editoração/Periódico
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      • Géssica Priscila Ramos ⇔ Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes (2.0)
        1. RAMOS, G. P.; Fernandes, M C da S G. Conselho escolar, participação e qualidade da educação no âmbito da gestão democrática. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 4, p. 210-224, issn: 1982-7199, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RAMOS, G.P. ; FERNANDES, M. C. S.G.. Lutas, contradições e conflitos: a construção histórica do Conselho Escolar no Brasil. Em: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho Escolar: algumas concepções e propostas de ação:. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2010.v. 1, p. 47-58.
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00