Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2002). Atuou como professora e pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) no período de 1990 a 2008, tendo feito parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado da referida Instituição no período de 2003 a 2008. Atualmente é professora associada do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, trabalho docente, qualidade de ensino, currículo, política educacional e avaliação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5786385589553214 (02/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Via Washington Luís (SP-310), Km 235 SP - 310 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. O NEOLIBERALISMO NA EDUCACAO: TENDENCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar, no campo das políticas públicas educacionais, a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, a qual advém de uma trajetória histórica de vários outros documentos norteadores das propostas curriculares brasileiras. O objetivo desta pesquisa, portanto, consiste em identificar e analisar possíveis similaridades da BNCC com elementos do ideário neoliberal para a educação. A partir da caracterização do ideário neoliberal e da identificação de interferências nas políticas educacionais da educação básica, serão analisados alguns tópicos da BNCC, os quais remetem às competências e compromissos da base nacional com a educação básica, a fim de identificar tendências destes com o ideário neoliberal. Esta pesquisa será elaborada com base no caráter qualitativo de análise e estruturada a partir da categorização em eixos temáticos, obtidos durante o desenvolvimento do projeto, por meio de análise documental e análise de conteúdo. A fim de elucidar possíveis interferências do ideário neoliberal na recém homologada Base Nacional, esperamos que esta pesquisa ofereça subsídios para ampliar discussões e impulsionar ações em defesa da educação básica nesse novo cenário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
    2. 2018-2020. A nova gestao publica e a reconfiguracao da avaliacao da educacao superior: o caso da UFSCar
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas. Esta investigação está associada à pesquisa "Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção" proposta pela rede Universitas que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / Géssica Priscila Ramos - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior. Processo FAPESP 2017/21393-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Rothen - Coordenador / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / Géssica Priscila Ramos - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Andréia da Cunha Malheiros Santana - Integrante / Pamela Cristina Botiglieri - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante / Joelma dos Santos Bernardes - Integrante / Andreliza Cristina de Souza - Integrante / Priscila de Paulo Ulian Martins - Integrante / Maísa Aparecida de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Rothen.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas/Br. Esta investigação está associada à pesquisa ?Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? proposta pela Rede Universitas/Br que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador / Regilson Maciel Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    3. 2017-Atual. Desdobramentos da politica de expansao do ensino superior federal para os processos de trabalho docente e formacao academica de estudantes universitarios
      Descrição: O trabalho docente no ensino superior público se desenvolve em um contexto contraditório em que usufrui de relativa autonomia pedagógica em relação às demandas da sociedade, apesar de se encontrar submetido às regras e condições macroeconômicas e políticas que subordinam as universidades às necessidades de mercado. Nesse cenário, o objetivo deste estudo consiste em identificar e analisar a relação entre os processos de trabalho de professores e a formação acadêmica de estudantes universitários que se concretizam no Ensino Superior, no âmbito do capitalismo flexível e da política educacional de expansão do ensino superior federal, na perspectiva de professores, estudantes e coordenador es de cursos de graduação. Com base nos estudos de Bourdieu procuramos refletir de maneira mais específica sobre as estratégias de atuação de professores no campo acadêmico em relação às demandas externas da sociedade expressas pelas políticas de ações afirmativas que definem novas regras para o ingresso na universidade, inserindo estudantes de classes populares no campo acadêmico. A pesquisa apresenta caráter qualitativo com ênfase dialética e será desenvolvida em diferentes universidades públicas por meio de entrevistas semiestruturadas com seus agentes sociais. Os dados obtidos serão categorizados com base na Análise de Conteúdo e triangulados com as informações bibliográficas e documentais. A teoria de Pierre Bourdieu será utilizada na compreensão e interpretação dos resultados da pesquisa, considerando-se os conceitos de campo, habitus, violência simbólica, capital cultural, econômico e social. Esperamos que este estudo ofereça subsídios para a ampliação das discussões sobre o habitus professoral e estudantil, bem como as políticas e ações de acolhimento e permanência de estudantes na universidade, possibilitando um maior aproveitamento acadêmico dos estudantes, além da identificação de possíveis propostas e inovações na docência do ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Coordenador / Silvia Helena Pienta Borges Barbosa - Integrante / Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos - Integrante / Adelino Francklin - Integrante / Júlia da Silva Rigo - Integrante / Isabella Porto de Oliveira - Integrante / Tamiris Aparecida Francinetti - Integrante / Lívia Bocalon Pires de Moraes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 25 / Número de orientações: 8
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
    4. 2013-2018. O trabalho docente na educacao basica
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de análise o trabalho do professor da educação básica. Objetiva-se analisar o trabalho docente no contexto da sociedade capitalista atual, buscando compreender os impactos do capitalismo flexível e dos processos de avaliação externa da educação nas práticas pedagógicas de professores. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa fundamentada na análise de dados do INEP e observação do cotidiano do trabalho docente em escolas públicas e privadas de educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Coordenador / Pedro Wagner Gonçalves - Integrante / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Integrante / Silvia Helena Pienta Borges Barbosa - Integrante / Rosane Toebe Zen - Integrante / Luisa Foppa Bergo - Integrante / Daniela Gimenez Faustino Martins - Integrante / Priscila de Paulo Uliam Martins - Integrante. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 15
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
    5. 2013-2017. Avaliacao, expansao e qualidade da educacao superior no seculo XXI: uma analise sobre o conceito de qualidade nos cursos de graduacao no periodo pos-SINAES 2004/2012
      Descrição: A pesquisa está inserida no Observatório da Educação (OBEDUC) "Políticas da Expansão da Educação Superior". Tem como objetivo geral compreender os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação dos cursos de graduação a partir do período pós SINAES. Apresenta os seguintes objetivos específicos a) Discutir o conceito de qualidade da educação superior no debate científico nacional internacional. b) Contextualizar e discutir, à luz da literatura, a concepção de qualidade expressa nos documentos avaliativos oficiais elaborados no Brasil e no exterior (ex.: Inglaterra, Estados Unidos, França, Holanda e Mercosul). c) Identificar os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação da educação visando à compreensão do que seja ?qualidade? na educação superior brasileira a partir da criação do SINAES. d) Caracterizar os cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta qualidade pelo SINAES, nos três ciclos avaliativos, reunindo elementos disponíveis sobre ENADE, CPC e CC. e) Refletir sobre a política de avaliação como referência para expansão e melhoria da qualidade de cursos de graduação. Esta pesquisa está conformando as etapas descritas a seguir: 1. Revisão bibliográfica; 2. Captação e análise dos dados estatísticos; 3. Levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais; 4. Análise e caracterização dos cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta ?qualidade? pelo SINAES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / José Vieira de Sousa - Integrante / Flávio Reis dos Santos - Integrante / José Carlos Rothen - Coordenador / Andréia da Cunha Malheiros Santana - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante / Jaime Farias - Integrante / Ana Lúcia Calbaiser da Silva - Integrante / Pamela Cristina Botiglieri - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Gladys Beatriz Barreyro - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Integrante / Stela Maria Meneghel - Integrante / Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - Integrante / Claudia Maffini Griboski - Integrante / Ivanildo Ramos Fernandes - Integrante / Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - Integrante / Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert - Integrante / Adenize Costa Acioli - Integrante / Ively Guimarães Abdalla - Integrante / Julia Vogel de Albrecht - Integrante / Lidia Ruiz-Moreno - Integrante / Patrícia Lima Dubeux Abensur - Integrante / Lauro Victor Nunes - Integrante / Suzana Funghetto - Integrante / Polyana Limeira - Integrante / Sheyla Aparecida Tavares Pedrucci - Integrante / Jandernaide Resende Lemos - Integrante / Arlete de Freitas Botelho - Integrante / Dávilla Camila da Silva Correia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
      Descrição: A pesquisa está inserida no Observatório da Educação (OBEDUC) "Políticas da Expansão da Educação Superior". Tem como objetivo geral compreender os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação dos cursos de graduação a partir do período pós SINAES. Com os seguintes objetivos específicos a) Discutir o conceito de qualidade da educação superior no debate científico nacional internacional. b) Contextualizar e discutir, a luz da literatura, a concepção de qualidadeexpressa nos documentos avaliativos oficiais elaborados no Brasil e no exterior (ex.: Inglaterra, Estados Unidos, França, Holanda e Mercosul). c) Identificar os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação da educação visando à compreensão do que seja ?qualidade? na educação superior brasileira a partir da criação do SINAES. d) Caracterizar os cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta qualidade pelo SINAES, nos três ciclos avaliativos, reunindo elementos disponíveis sobre ENADE, CPC e CC. e) Refletir sobre a política de avaliação como referência para expansão e melhoria da qualidade de cursos de graduação. Esta pesquisa será A pesquisa está conformando as etapas descritas a seguir: 1. Revisão bibliográfica; 2. Captação e análise dos dados estatísticos; 3. Levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais; 4. Análise e caracterização dos cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia considerados de alta ?qualidade? pelo SINAES. Processo CNPq 482079/2013-4. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Carlos Rothen - Coordenador / Gladys Beatriz Barreyro - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / Maria das Graças Medeiros Tavares - Integrante / Ana Lucia Calbaiser da Silva - Integrante / Letícia Bortolin - Integrante / Flávio Reis dos Santos - Integrante / Jaime Farias - Integrante / Stela Maria Meneghel - Integrante / José Vieira de Sousa - Integrante / Andréia da Cunha Malheiros Santana - Integrante / Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - Integrante / Claudia Maffini Griboski - Integrante / Ivanildo Ramos Fernandes - Integrante / Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - Integrante / Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert - Integrante / Adenize Costa Acioli - Integrante / Ively Guimarães Abdalla - Integrante / Julia Vogel de Albrecht - Integrante / Lidia Ruiz-Moreno - Integrante / Patrícia Lima Dubeux Abensur - Integrante / Suzana Funghetto - Integrante / Lauro Victor Nunes - Integrante / Pamela Cristina Botiglieri - Integrante / Polyana Limeira - Integrante / Regilson Maciel Borges - Integrante / Sheyla Aparecida Tavares Pedrucci - Integrante / Jandernaide Resende Lemos - Integrante / Arlete de Freitas Botelho - Integrante / Dávilla Camila da Silva Correia - Integrante / Andreliza Cristina de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Jose Carlos Rothen.
    6. 2012-2020. Processos de trabalho, formacao e socializacao no Ensino Superior
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar processos de trabalho, formação e socialização que se concretizam no Ensino Superior, no contexto do capitalismo flexível e das políticas educacionais, na perspectiva dos diferentes sujeitos que atuam no Ensino Superior (docentes, discentes, funcionários técnico-administrativos e gestores). O projeto se insere nas abordagens qualitativas de pesquisa e será desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturas, grupos focais, questionários e análises documentais, visando obter uma ampla compreensão dos problemas de pesquisa propostos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Coordenador / Maísa Aparecida de Oliveira - Integrante / Marina Brunherotti - Integrante / Silvia Helena Pienta Borges Barbosa - Integrante / Hellen Cristina Xavier da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 36 / Número de orientações: 7
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
    7. 2009-2013. Formacao inicial e praticas pedagogicas inovadoras: reflexoes de professores da educacao basica
      Descrição: A temática desta pesquisa se refere às percepções que os alunos, em especial egressos de cursos de licenciatura da UFSCar, apresentam sobre as contribuições de sua formação inicial no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em seus ambientes de trabalho. Tal pesquisa apresenta como objetivos: a)Analisar as contribuições da formação inicial em cursos de licenciatura para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras; b)Identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos egressos/ professores no desenvolvimento do trabalho docente; c)Identificar o número de egressos/ professores que estão atuando especificamente na área da educação, no município de São Carlos ? SP, nos últimos cinco anos; d)Analisar o perfil dos egressos/ professores participantes da pesquisa. A pesquisa será desenvolvida com base em um referencial teórico crítico-dialético e atrelada a três eixos temáticos: formação de professores, prática pedagógica e qualidade de ensino. A pesquisa apresenta natureza quali-quantitativa uma vez que a problemática do estudo se volta para a caracterização do perfil e percepções dos egressos/ professores formados pela UFSCar quanto ao seu processo formativo. A pesquisa será realizada no município de São Carlos, preferencialmente com professores da educação básica que tenham se formado em um dos nove cursos de licenciatura oferecidos pela UFSCar (Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Química, Física, Pedagogia, Música, Letras e Filosofia) nos últimos cinco anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Coordenador / Daniela Gimenez Faustino - Integrante / Marco Antonio Liu Targa Mancini - Integrante / Ana Rita Brasio Simões Corsato - Integrante / Francielle de Mattos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 7
      Membro: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (73)
    1. ?III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu?.A experiência da iniciação científica para estudantes universitários oriundos de escola pública. 2018. (Encontro).
    2. 3º Workshop sobre Ensino de Geociências.A Ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro. 2018. (Encontro).
    3. II Jornada Pierre Bourdieu e o ensino de ciências. 2018. (Seminário).
    4. II Jornada Pierre Bourdieu e o ensino de Ciências.Acesso e permanência na educação superior. 2018. (Seminário).
    5. IV Congresso Nacional de Formação de Professores. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS: OBSTÁCULOS PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES. 2018. (Congresso).
    6. VIII Conference of the International Geoscience Education Organization and VIII National Symposium of Earth Sciences Teaching and History. THE HIDDEN SCIENCE BEHIND OF IRON INDUSTRY AND MINING. 2018. (Congresso).
    7. V SEMINÁRIO DO EIXO 6 DA REDE UNIVERSITA/BR. Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção.EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E EXPANSÃO DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2001 A 2012. 2018. (Seminário).
    8. V SEMINÁRIO DO EIXO 6 DA REDE UNIVERSITA/BR. Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção.A EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA. 2018. (Seminário).
    9. V SEMINÁRIO DO EIXO 6 DA REDE UNIVERSITA/BR. Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção.A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2018. (Seminário).
    10. V Seminário do Eixo 6 da Rede Universitas/Br/ Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção.ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO HABITUS ACADÊMICO-CIENTÍFICO DO ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO: LÓGICA DAS PRÁTICAS E CONDICIONANTES SOCIAIS. 2018. (Seminário).
    11. V Seminário do Eixo 6 da Rede Universitas/Br. Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção.AS IMPLICAÇÕES DOS CONTRATOS TEMPORÁRIOS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL PARA O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2018. (Seminário).
    12. X Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Linha de Pesquisa: Estado, Política e Formação Humana. 2018. (Seminário).
    13. XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br.AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO NA UFV. 2018. (Seminário).
    14. XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br.O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES NO CAMPO UNIVERSITÁRIO. 2018. (Seminário).
    15. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO HABITUS ACADÊMICO-CIENTÍFICO DO ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO: LÓGICA DAS PRÁTICAS E CONDICIONANTES SOCIAIS. 2018. (Seminário).
    16. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.A TUTORIA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA. 2018. (Seminário).
    17. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DOS PROFESSORES DESIGNADOS DA UEMG. 2018. (Seminário).
    18. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A RECONFIGURAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UFSCAR. 2018. (Seminário).
    19. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: DESDOBRAMENTOS DA AVALIAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2018. (Seminário).
    20. XXVI Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.A ADAPTAÇÃO DOS DISCENTES DE MEDICINA DA UFSCAR EM RELAÇÃO À METODOLOGIA ATIVA. 2018. (Seminário).
    21. 7º Seminário Técnico do Projeto Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil.A qualidade no ensino superior. 2015. (Seminário).
    22. IX Amostra de Pesquisas em Educação.O trabalho com ciclos e progressão continuada no curso de Pedagogia de uma universidade pública. 2015. (Outra).
    23. XXIII Seminário Nacional da Rede Universitas/Br.O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no espaço europeu do ensino superior. 2015. (Seminário).
    24. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O Sistema de Avaliação da Educação Básica como Norteador do Trabalho Docente nos anos iniciais. 2014. (Encontro).
    25. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica. 2014. (Encontro).
    26. 22º Congresso de Iniciação Científica e 7º Congresso de de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (UFSCar). Trajetórias acadêmicas de estudantes oriundos de escola pública: adaptações a um novo campo. 2014. (Congresso).
    27. 22º Congresso de Iniciação Científica e 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (UFSCar). A política de progressão continuada e a organização do ensino em ciclos na perspectiva de estudantes do curso de Pedagogia. 2014. (Congresso).
    28. Fórum dos coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sudeste. 2014. (Encontro).
    29. I Encuentro Internacional de Educación: espacios de investigación y divulgación.O trabalho do professor do ensino fundamental e a qualidade da educação no contexto da sociedade contemporânea. 2014. (Encontro).
    30. I Encuentro Internacional de Educación: espacios de investigación y divulgación.O sistema de avaliação da Educação Básica e a formação inicial dos docentes. 2014. (Encontro).
    31. IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. A organização do ensino em ciclos e a implantação da progressão continuada: concepções de estudantes de Pedagogia. 2014. (Congresso).
    32. IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. Trajetórias acadêmica de estudantes oriundos da escola pública: adaptações a um novo campo. 2014. (Congresso).
    33. VIII Amostra de Pesquisas em Educação.A organização do ensino em ciclos e a implantação da progressão continuada: concepções de estudantes de Pedagogia. 2014. (Outra).
    34. VI Seminário de dissertações e teses.Estado, Política e Formação Humana. 2014. (Seminário).
    35. XXII SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br.AS ESTRATÉGIAS E A ATUAÇÃO DO ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO:PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO PAUTADO NO PRODUTIVISMO ACADÊMICO?. 2014. (Seminário).
    36. 36ª Reunião Nacional da ANPED. A ATIVIDADE DISCENTE NA UNIVERSIDADE: CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E IMPACTOS DA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA. 2013. (Congresso).
    37. 3º Colóquio de Ensino e História de Ciências da Terra.Metodologia de Pesquisa Qualitativa: limites e possibilidades. 2013. (Outra).
    38. Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013).Interfaces currículo do ensino médio e geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativo. 2013. (Encontro).
    39. VII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação.A organização do ensino em ciclos e a implantação da progressão continuada: concepções de estudantes de pedagogia. 2013. (Seminário).
    40. XI Semana da Educação. 2013. (Seminário).
    41. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO. 2013. (Congresso).
    42. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O ESTADO DA ARTE SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO, UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. (Congresso).
    43. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Prática pedagógica no ensino superior privado: racionalidade técnica e possibilidades da perpectiva crítica reflexiva. 2012. (Congresso).
    44. XI Simposio de produção Científica / VIII Jornada do PPGE/Mestrado.Pesquisa Colaborativa:articulações entre o ensino e a Universidade. 2012. (Simpósio).
    45. XI Simposio de produção Científica / VIII Jornada do PPGE/Mestrado. 2012. (Simpósio).
    46. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Relações de inovações curriculares e desenvolvimento profissional de professores:estudos de antecedentes e implicações para formação. 2012. (Encontro).
    47. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A TRANSFORMAÇÃO. 2012. (Encontro).
    48. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Didática e Práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).
    49. 9ª Jornada Científica e tecnológica da UFSCar / I Congresso de ensino de graduação. 2011. (Congresso).
    50. 9ª Jornada Científica e tecnológica da UFSCar / V workshop de grupos de pesquisa.Sociologia, trabalho e educação. 2011. (Outra).
    51. I Simpósio de políticas Públicas em Educação/ IV Seminário de financiamento da educação básica.I Simpósio de políticas Públicas em Educação/IV Seminário de financiamento da educação básica. 2011. (Simpósio).
    52. V Seminário do Ensino de graduação da UFSCar.Novos Alunos: que Universidade. 2011. (Seminário).
    53. XI Congresso estadual paulista sobre Formação de Educador. Estágio Supervisionado e práticas pedagógicas Inovadoras. 2011. (Congresso).
    54. XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores; I Congresso Nacional de Formação de Professores. Estágio supervisionado e práticas pedagógicas inovadoras. 2011. (Congresso).
    55. 11º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto - CONIC. Práticas Pedagógicas no Ensino Médio: reflexões sobre desigualdade social e questões raciais. 2010. (Congresso).
    56. 33ª Reunião Anual da ANPED. 2010. (Congresso).
    57. 9ª Semana da Educação.Mesa de debates:Regulamentação da profissão de pedagogo. 2010. (Outra).
    58. 9ª Semana da Educação.Práticas Pedagógicas no Ensino Médio: reflexões sobre desigualdade social e questões raciais. 2010. (Outra).
    59. I Colóquio do Grupo de Pesquisa "Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como eixo para o ensino básico/ II Seminário Internacional em Educação. 2010. (Seminário).
    60. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação/ VI Jornada do PPGE-Mestrado.Práticas pedagógicas no ensino médio: reflexões sobre desigualdade social e questões raciais. 2010. (Seminário).
    61. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação/ VI Jornada do PPGE-Mestrado. 2010. (Seminário).
    62. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação/ VI Jornada do PPGE-Mestrado.A prática pedagógica do professor de contabilidade na percepção discente. 2010. (Seminário).
    63. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação/ VI Jornada do PPGE-Mestrado.Concepções de qualidade de ensino e prática docente de professores de um curso de Pedagogia: a ênfase na racionalidade técnica. 2010. (Seminário).
    64. IV Amostra de Pesquisas em Educação.Práticas Pedagógicas no Ensino Médio: reflexões sobre desigualdade social e questões raciais. 2010. (Outra).
    65. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar - Desafios da ação docente no Ensino Superior: processos inovadores de ensino e aprendizagem. 2010. (Oficina).
    66. Oficina "Ribeirão Preto como objeto de estudo: o uso de imagens no ensino e na pesquisa". 2010. (Seminário).
    67. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
    68. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, IX.A prática pedagógica do professor graduado em Ciências Contábeis. 2009. (Encontro).
    69. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, IX.Professores de geografia e história do Ensino Médio público: perfil e condições de trabalho. 2009. (Encontro).
    70. Grupo de Trabalho Licenciaturas (Prodocência): "A formação de professores"/ III Seminário de inovações pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).
    71. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
    72. Oficina "A construção de mapas conceituais em diferentes áreas do conhecimento - Educação, Ciências Humanas e Sociais aplicadas"/ III Seminário de inovações pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).
    73. Oficina "O Moodle no Ensino Presencial"/ III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. FERNANDES, M. C. S.G.; MATTOS, H. C. X. S. ; FRANCKLIN, A. ; BARBOSA, S. H. P. B. ; OLIVEIRA, I. P. ; RIGO, J. S. ; ROSSINI, T. F.. I Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu. 2019. Congresso
    2. FERNANDES, M. C. S.G.; OLIVEIRA, J. F. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; CATANI, A. M. ; MORAES, K. N.. V SEMINÁRIO Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção GRUPO DE PESQUISA - EIXO 6 REDE UNIVERSITA/BR. 2018. Outro
    3. FERNANDES, M. C. S.G.; GONÇALVES, P.W. ; SICCA, N. A. L.. Luiz Antônio: objeto de estudo e de ensino. 2013. Outro
    4. FERNANDES, M. C. S.G.. II Jornada PPGE. 2010. (Outro).. . 0.
    5. FERNANDES, M. C. S.G.. I Jornada do PPGE. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes ⇔ José Carlos Rothen (8.0)
      1. RAMOS, GÉSSICA PRISCILA ; ROTHEN, JOSÉ CARLOS ; FERNANDES, MARIA CRISTINA DA SILVEIRA GALAN. Mecanismos de avaliação e regulação da Universidade Federal Brasileira no REUNI. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. v. 6, p. e020015-25, issn: 2446-9424, 2019.
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      2. SANTANA, A. C. M. / MALHEIROS, A.C. ; SILVA, A. L. C. ; SOUZA, A. C. ; SANTOS, J. ; ROTHEN, José Carlos ; BORTOLIN, L. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; BOTIGLIERI, P. C. ; BORGES, R. M.. A Avaliação e a Qualidade na Educação Superior: A Consolidação de um Discurso Hegemônico. EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. v. 9, p. 1-17, issn: 2179-6386, 2018.
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      3. GENTILINI, J. A. (Org.) ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan (Org.) ; Rothen, José Carlos (Org.). Gestão da Educação Municipal: Contribuições do curso de Formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação ? Pradime ? EaD. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2014. v. 1, p. 172.
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      4. Rothen, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan (Org.). Desafios para a gestão municipal da Educação. 1 ed. São Paulo: Xamã, 2012. v. 1, p. 168.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Rothen, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Apresentação ? Desafios para a gestão educacional. Em: José Carlos Rothen; Maria Cristina Fernandes. (Org.). Desafios para a gestão municipal da Educação. 12ed.São Paulo. : Xamã. 2012.v. 1, p. 7-12.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SANTANA, Andréia. C. M. ; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da ; SOUZA, Andreliza C. ; BERNARDES, JOELMA DOS SANTOS ; Rothen, José Carlos ; BORTOLIN, LETICIA ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan ; BOTIGLIERI, P. C. ; BORGES, R. M.. A QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DISCURSOS HEGEMÔNICO E CONTRA-HEGEMÔNICOS EM DISPUTA. Em: XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR Dívida Pública e Educação Superior no Brasil, v. 1, p. 521-536, 2016.
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      7. ROTHEN, José Carlos; BORGES, R. M. ; SOUZA, Andreliza C. ; FARIAS, Jaime ; BERNARDES, Joelma S. ; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da ; SANTANA, Andréia. C. M. ; APARICIO, Ana Sofia ; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan ; BOTIGLIERI, P. C.. O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no espaço europeu do ensino superior. Em: XXIII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, v. 1, p. 420-435, 2015.
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      8. ROTHEN, J. C.; RAMOS, Géssica Priscila ; FERNANDES, M. C. S. G. ; SILVEIRA, A. P. ; MALHEIROS, A. C. ; SOUZA, Andreliza C. ; BORTOLIN, L. ; OLIVEIRA, Maísa A. ; BOTIGLIERI, P. C. ; MARTINS, Priscila P. U. ; BORGES, R. M. ; FACHINETTI, T. A.. A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A RECONFIGURAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UFSCAR. Em: XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: ?Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção?, 2018, Belo Horizonte, MG. Anais do XXVI Seminário Nacional Universitas. Rio de janeiro, RJ: Rede Universitas, v. 1, p. 317-321, 2018.
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    • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes ⇔ Géssica Priscila Ramos (2.0)
      1. RAMOS, G. P.; Fernandes, M C da S G. Conselho escolar, participação e qualidade da educação no âmbito da gestão democrática. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 4, p. 210-224, issn: 1982-7199, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RAMOS, G.P. ; FERNANDES, M. C. S.G.. Lutas, contradições e conflitos: a construção histórica do Conselho Escolar no Brasil. Em: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho Escolar: algumas concepções e propostas de ação:. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2010.v. 1, p. 47-58.
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Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00