Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Manoel Nelito Matheus Nascimento

Bacharel e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor adjunto do Departamento de Educação (DEd) do Centro de Educação e Ciências Humanas. Professor e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4486910967478337 (09/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Ramal: 8935 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Determinantes economicos, sociais e politicos do novo ensino medio e da BNCC
      Descrição: A pesquisa tem o objetivo investigar os determinantes econômicos, sociais e políticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017), e o aparente alinhamento aos interesses das reformas neoliberais do Estado brasileiro, das forças conservadoras liberais e do regime de acumulação flexível. Esse alinhamento se manifesta na principal alteração neste nível de ensino: a reorganização curricular que possibilita a flexibilidade de escolha do aluno por um dos itinerários formativos de acordo com sua trajetória e de seu projeto de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Manoel Nelito Matheus Nascimento - Coordenador / Bianca Bardi Castilho - Integrante / Danilo Felisberto de Souza - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
    2. 2014-2018. Expectativas educacionais de jovens negros do Ensino Medio publico e a Lei 12.711/12
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é investigar as influências e impactos da Lei 12.711/12 nas expectativas educacionais de jovens negros do ensino médio público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Nelito Matheus Nascimento - Coordenador / Paulo Roberto da Costa - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
    3. 2011-2014. O ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana: desafios e barreiras
      Descrição: O movimento negro brasileiro tem lutado para mudar a situação de desigualdades sócio-econômicas e raciais, reinvidicando políticas de ação afirmativa, que promovam reparações, reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade dos afro-brasileiros. A promulgação da Lei 10639 em 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, atende em parte às reinvidicações do movimento negro, promovendo a valorização e a afirmação de direitos dos afro-brasileiros, reconhecendo a necessidade de adotar políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar as desigualdades étnico-raciais presentes na sociedade brasileira e na educação escolar. Apesar da Lei 10.639 ter sido estabelecida a oito anos, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana ainda não foi disseminado de forma a produzir os resultados esperados, devido às resistências e falta recursos humanos e materiais. A pesquisa tem por objetivo geral investigar como se realiza o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas de ensino fundamental (estaduais e municipais) da Região Metropolitana de Campinas - RMC, por meio de um levantamento das escolas públicas de ensino fundamental (estaduais e municipais) da Região Metropolitana de Campinas ? RMC; análise dos programas escolas selecionadas para o ensino da História da África e dos afrodescendentes, da Cultura Afro-Brasileira e Africana e das relações étnicas raciais; identificar as estratégias pedagógicas adotadas nas escolas selecionadas para o ensino da história e das culturas afro-brasileira e africana.Com esta pesquisa pretende-se contribuir com a discussão sobre os desafios e barreiras no ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, conforme determina a Lei 10.639/03. Esta proposta tem uma importância social por tratar de tema relevante para aproximadamente metade da população brasileira. A ampliação dos conhecim. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Nelito Matheus Nascimento - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
    4. 2010-2011. A Lei 10639/03 no municipio de Sao Carlos-SP: desafios e barreiras
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a implantação da Lei 10.639/2003 no município de São Carlos, por meio de um levantamento das escolas de ensino básico, que desenvolvem atividades previstas pela Lei 10.639/2003; do exame dos programas e propostas dessas escolas para o ensino da História da África e dos afrodescendentes, da Cultura Afro-Brasileira e Africana e das relações étnicas raciais; da investigação dos motivos de escolas de ensino fundamental ignorarem a aplicação da lei; do levantamento dos cursos de pedagogia oferecidos no município e das disciplinas e atividades para a educação das relações étnico-raciais e analisar os programas das disciplinas e projetos que tratam do tema nesses cursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Nelito Matheus Nascimento - Coordenador.
      Membro: Manoel Nelito Matheus Nascimento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. Encontro sobre Educação das relações étnico-raciais - UNISAL.A educação das relações étnico-raciais no Brasil atual: desafios e perspectivas. 2019. (Outra).
      2. XI Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar.Seminário de Dissertações e Teses do PPGE. 2019. (Seminário).
      3. IX Seminário de Dissertações e Teses do PPGE - UFSCar.Debatedor. 2017. (Seminário).
      4. Tópicos Especiais em Educação - PPGE-UNISAL.Notas sobre a história da população negra no Brasil. 2017. (Encontro).
      5. VI Seminário de Dissertações e Teses do PPGE - UFSCar.Debatedor. 2014. (Seminário).
      6. V Seminário de Dissertações e Teses do PPGE - UFSCar.Debatedor. 2013. (Seminário).
      7. ACIEPE: Relações Étnico Raciais e Educação - UFSCar - Sorocaba.História dos negros no Brasil. 2012. (Outra).
      8. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR.História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. 2012. (Seminário).
      9. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo UFSCar-GEPEC.Moderador da mesa-redonda sobre o tema: Projetos de educação para o campo. 2011. (Seminário).
      10. X Jornada do Histedbr. Uma abordagem histórica das Políticas de ação Afirmativa na Educação. 2011. (Congresso).
      11. Africanidades, afrodescendências e educação UNISAL - Campinas.Africanidades, afrodescendências e educação. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (34)
      1. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do X Semana de Pedagogia - UFSCar-Sorocaba.. 2018. (Congresso).. . 0.
      2. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. 2018. (Congresso).. . 0.
      3. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do V Encontro de Egressos. UFSCar-Sorocaba.. 2018. (Congresso).. . 0.
      4. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do XV Jornada do HISTEDBR. 2018. (Congresso).. . 0.
      5. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do IV Seminário Nacional de Educação Básica. 2018. (Congresso).. . 0.
      6. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do II Seminário em História da Educação da Amazônia. 2018. (Congresso).. . 0.
      7. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do 2º CEVS ? Congresso de Educação do Vale do Sapucaí.. 2018. (Congresso).. . 0.
      8. NASCIMENTO, M. N. M.. XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico ?Crise, Conflitos e Conhecimento no Mundo Contemporâneo?. 2015. (Congresso).. . 0.
      9. NASCIMENTO, M. N. M.. X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/Reunião Científica Regional da ANPED. 2014. (Congresso).. . 0.
      10. NASCIMENTO, M. N. M.. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo. 2013. (Congresso).. . 0.
      11. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão científica do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2012. (Congresso).. . 0.
      12. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão organizadora do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2012. (Congresso).. . 0.
      13. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão organizadora da X Jornada do Histedbr. 2011. (Congresso).. . 0.
      14. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão científica da X Jornada do Histedbr. 2011. (Congresso).. . 0.
      15. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão organizadora do Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. (Concurso).. . 0.
      16. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação do comitê científico do Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. (Congresso).. . 0.
      17. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão organizadora da IX Jornada do Histedbr. 2010. (Congresso).. . 0.
      18. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na comissão científica da IX Jornada do Histedbr. 2010. (Congresso).. . 0.
      19. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora do Jornada UNISAL/UNICAMP de Pedagogia Social: rumo ao III CIPS. 2009. (Congresso).. . 0.
      20. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil?. 2009. (Congresso).. . 0.
      21. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação no Comitê Científico do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil?. 2009. (Congresso).. . 0.
      22. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Científica da Jornada UNISAL/UNICAMP de Pedagogia Social: rumo ao III CIPS. 2009. (Congresso).. . 0.
      23. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Científica do IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária. 2009. (Congresso).. . 0.
      24. NASCIMENTO, M. N. M.. Coordenação do IV Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária. 2009. (Congresso).. . 0.
      25. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora da VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Congresso).. . 0.
      26. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora do I Simpósio do HISTEDBR - UEPG. 2007. (Congresso).. . 0.
      27. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: ?História, Sociedade e Educação no Brasil?. 2006. (Congresso).. . 0.
      28. NASCIMENTO, M. N. M.. Coordenação de sessão de Comunicação Científica no VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2006. (Congresso).. . 0.
      29. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora da VI Jornada do HISTEDBR. 2005. (Congresso).. . 0.
      30. NASCIMENTO, M. N. M.. Coordenação de sessão de Comunicação Científica na VI Jornada do Histedbr. 2005. (Congresso).. . 0.
      31. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora da IV Jornada Do HISTEDBR. 2004. (Congresso).. . 0.
      32. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora do VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil.. 2003. (Congresso).. . 0.
      33. NASCIMENTO, M. N. M.. Participação na Comissão Organizadora da III Jornada do HISTEDBR. 2003. (Congresso).. . 0.
      34. NASCIMENTO, M. N. M.. Coordenação de sessão de Comunicação Científica na III Jornada do HISTEDBR. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00