Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luiz Roberto Gomes

É pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa quot;Teoria Crítica e formação ético-políticaquot; (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa quot;Teoria Crítica e Educaçãoquot; CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa quot;O que significa educar hoje?quot; pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: quot;teoria crítica, política e formaçãoquot; e quot;a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetivaquot;. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4768579559449929 (20/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod. Washigton Luiz Washigton Luiz 14000000 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518934 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2017-Atual. O que significa educar no Brasil: estudos empiricos de sala de aula com base no aporte teorico-epistemologico da Hermeneutica Objetiva
      Descrição: O Projeto trabalha com pesquisas empíricas em instituições escolares pública e privada, com especial atenção para a educação pública brasileira. O referencial epistemológico que embasa os estudos é a Hermenêutica Objetiva, uma variante da pesquisa social crítica. O principal objetivo é o diagnóstico crítico da situação da educação brasileira, a partir das evidências empíricas do trabalho pedagógico realizado nas escolas. Com tais diagnósticos, é possível formular teorias pedagógicas com base empírica, capazes de refletir o significado dos projetos educacionais atuais implementados no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luiz Roberto Gomes - Coordenador / Rosângela Trabuco - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Luiz Roberto Gomes.
    2. 2015-2016. Teoria Critica, Politica e Formacao: a experiencia da escola secundaria alema na formacao politica da sociedade
      Descrição: A pesquisa em questão, concebida com propósito de realização de estágio de pós-doutorado docente no exterior, foi uma das ações decorrentes do intercâmbio acadêmico firmado entre dois grupos de pesquisa, o quot;Teoria Crítica e Educação - CNPqquot; (Brasil) e o quot;Reconstrução Pedagógica do Ensinar - Universidade de Frankfurtquot; (Alemanha). O principal empenho voltou-se à compreensão conceitual e aprimoramento do referencial teórico-metodológico para as pesquisas empíricas na área de Teoria Crítica e Educação, em função da necessidade de caracterização das situações objetivas que integram o processo pedagógico, especialmente na relação entre política e formação. Entre as diversas perspectivas de pesquisa da Teoria Crítica da Sociedade, a Hermenêutica Objetiva, uma variante da pesquisa sociológica qualitativa, desenvolvida por Ulrich Oevermann e aplicada à situação empírica da sala de aula por Andreas Gruschka, ambos pesquisadores da Universidade de Frankfurt, é considerada hoje, na Alemanha, como uma das mais difundidas e reconhecidas abordagens em pesquisa qualitativa para a investigação das relações sociais, sobretudo no âmbito da família, da escola e da mídia (Wernet, 2006; Kraimer, 2000; Vilela, 2010). Diante do exposto, o objetivo principal do estágio de pós-doutorado em Frankfurt foi analisar, a partir dos conceitos que fundamentam o processo pedagógico (educação, didática e formação), e da formulação de uma teoria pedagógica com base empírica, operada com os procedimentos metodológicos da hermenêutica objetiva, a situaçãoo atual da formação política nas escolas públicas alemãs. Como resultados, três aspectos gerais se destacam: 1) As análises sobre o método sociológico de investigação empírica (Hermenêutica Objetiva) demostram a relevância desse tipo investigação na Educação, se se pretende reconstruir e evidenciar os aspectos imanentes do processo pedagógico instituído na aula; 2) A reforma recente na política educacional alemã, orientada pelas competências e pelos parâmetros de avaliação do PISA indicam, o processo de economização do ensino e o empobrecimento da formação em termos socio-políticos; 3) A reconstrução empírica de aulas de política no ensino público secundário alemão evidenciou, a superficialização do conhecimento, o autoritarismo pedagógico, as práticas pseudo-democráticas no processo de avaliação, além da economização e juridicização da abordagem sobre os temas relacionados à política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Roberto Gomes - Coordenador / Andreas Gruschka - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Luiz Roberto Gomes.
    3. 2012-2015. Cultura Digital e Politicas de Formacao Online de Professores: a experiencia do curso de Pedagogia EaD/UAB da UFSCar
      Descrição: Analisou os pressupostos políticos da formação online de professores no âmbito do curso de pedagogia EaD/UAB. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Roberto Gomes - Coordenador.
      Membro: Luiz Roberto Gomes.
    4. 2009-2012. Teoria Critica e Formacao Politica
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal a investigação filosófica dos pressupostos políticos do projeto formativo da Teoria Crítica da Sociedade e o impacto social da minimização desses pressupostos nas políticas educacionais atuais. A hipótese que tem orientado as pesquisas é a seguinte: Por que o conteúdo clássico da formação política, que subsidiou, e continua subsidiando, o projeto formativo da Teoria Crítica da Sociedade, não ocupa mais um lugar de destaque nos currículos, sendo este substituído por conteúdos técnicos e operacionais? Haveria uma razão formativa, no sentido da Bildung (formação cultural) para tal escolha? Os resultados preliminares indicam que há nas sociedades democráticas atuais, um déficit na formação política, capaz de ameaçar as relações humanas e o significado social da esfera pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Roberto Gomes - Coordenador.
      Membro: Luiz Roberto Gomes.
    5. 2009-2011. O compromisso social da universidade brasileira
      Descrição: Investiga, no âmbito das políticas de democratização do acesso (PROUNI) e de Expansão e Re-estruturação da Universidade Pública (REUNI), ambas do governo federal, os pressupostos teóricos da concepção de compromisso social da universidade brasileira. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Roberto Gomes - Coordenador.
      Membro: Luiz Roberto Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. Diálogos de Sofie.Autoritarismo de Múltiplas Faces no Brasil: O que esperar da Educação em Tempos da COVID-19. 2020. (Outra).
      2. 1 Seminário de Internacionalização do PPGE - UFSCar.Debatedor dos Projetos de Teoria Crítica e Educação. 2019. (Seminário).
      3. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988.Garantias e liberdades fundamentais do artigo 5 da CF 1988. 2019. (Seminário).
      4. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988.Mutação e transmutação constitucional. 2019. (Seminário).
      5. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988.O Direito dos Indígenas. 2019. (Seminário).
      6. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988.Separação dos três poderes e o fazer legislativo. 2019. (Seminário).
      7. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988.1 Seminário de Internacionalização do PPGE - UFSCar. 2019. (Seminário).
      8. Luiz Roberto Gomes.A constituição do Estado: poder e Estado de direito. 2019. (Seminário).
      9. XI Seminário de teses e dissertações do PPGE-UFSCar.Debatedor XI seminário de Teses e Dissertações do PPGE. 2019. (Seminário).
      10. XXVII jornadas de jovens pesquisadores da AUGM. Avaliador de Trabalhos. 2019. (Congresso).
      11. A história a partir dos vencidos.Walter Benjamin e Paulo Freire. 2018. (Seminário).
      12. Encontro do PET Física.Reforma do Ensino Médio: impacto para o ensino de ciências. 2018. (Encontro).
      13. IX Encontro de Pesquisa de Graduação em Filosofia.Memória e Esquecimento em Adorno. 2018. (Encontro).
      14. XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia. Teoria Crítica e Educação. 2018. (Congresso).
      15. XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia. Teoria Crítica e Autonomia. 2018. (Congresso).
      16. XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia. Teoria Crítica Hoje. 2018. (Congresso).
      17. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE- UFSCar.Educação, cultura e subjetividade. 2017. (Seminário).
      18. XVIII Semana das Ciências Sociais da Unesp Araraquara.MESA REDONDA - Impactos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: formação individual, demandas educacionais e controle social. 2017. (Encontro).
      19. II Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação :. Filosofia da Educação na Pedagogia. 2016. (Congresso).
      20. X Congresso Internacional de Teoria Crítica. coordenador de sessão de comunicações. 2016. (Congresso).
      21. X Congresso Internacional de Teoria Crítica. coordenador de sessão de comunicações. 2016. (Congresso).
      22. X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência e Memória. Teoria Crítica, Educação e Memória. 2016. (Congresso).
      23. I Congresso da Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação. Racionalidade, amizade e experiência formativa. 2014. (Congresso).
      24. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. A PERSPECTIVA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA DA TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: reflexões a partir de pesquisas realizadas no Brasil e na Alemanha. 2014. (Congresso).
      25. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. Cultura Digital e Ensino a Distância. 2014. (Congresso).
      26. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. Cultura Digital e Ensino a Distância. 2014. (Congresso).
      27. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. Tecnologia, Cultura Digital e Formação. 2014. (Congresso).
      28. VI Seminário de dissertações e teses.Debatedor dos trabalhos da linha de pesquisa quot;Educação, Cultura e Subjetividadequot;. 2014. (Seminário).
      29. V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação.Racionalidade, amizade e experiência formativa. 2014. (Seminário).
      30. 2 Congresso Latinoamericano de Filosofía de la Educacación. Cultura Digital, Esfera Pública e Educação. 2013. (Congresso).
      31. V Seminário de dissertações e teses.Debatedor dos trabalhos da linha de pesquisa quot;Educação, Cultura e Subjetividadequot;. 2013. (Seminário).
      32. V Seminário de dissertações e teses.Debatedor dos trabalhos da linha de pesquisa quot;Educação, Cultura e Subjetividadequot;. 2013. (Seminário).
      33. VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica. Cultura Digital e os pressupostos políticos da formação, no movimento de expansão da EAD no Brasil. 2012. (Congresso).
      34. VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica. A formação na era da cultura digital. 2012. (Congresso).
      35. I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. Identidade e diferença da filosofia da educação na América Latina. 2011. (Congresso).
      36. IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: racionalidade, re, reconhecimento e experiência formativa.Reconhecimento, diálogo e cultura. 2011. (Seminário).
      37. X encontro de pesquisa em educação da ANPEd. Linguagem, Mídia e Cibercultura. 2011. (Congresso).
      38. 33a. Reunião Anual da ANPEd. Esfera Pública e Formação Política em Habermas. 2010. (Congresso).
      39. II Reunión Científica. Teoria Crítica e formação política em Habermas. 2010. (Congresso).
      40. VII Congresso Internacional de Teoria Crítica. Teoria Crítica e a Determinação política da Educação em Adorno. 2010. (Congresso).
      41. Concepções de Teoria Crítica e Educação.Teoria Crítica e Educação. 2009. (Seminário).
      42. Congreso Internacional Habermas 80 anos. Ação Comunicativa, Esfera Pública e Educação. 2009. (Congresso).
      43. Seminários de Formação Continuada da Prefeitura de São Carlos.O Direito à Educação: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. 2009. (Seminário).
      44. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.A semiformação na educação superior brasileira. 2009. (Simpósio).
      45. Conferências do Curso de Mestrado em Psicologia da UFU.Epistemologia e Saber Científico: o problema da constituição ontológica e mtodológica do objeto de estudo. 2008. (Seminário).
      46. Lançamento de Livro.Educação e Consenso em Habermas. 2008. (Encontro).
      47. Reunião Científica: Teoría crítica de la sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía.A Teoria da Solidariedade Social de Durkheim na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. 2008. (Encontro).
      48. Semana Pedagógica da FIMES.A prática docente no Ensino Superior. 2008. (Oficina).
      49. Semana Pedagógica da FIMES.Educação Superior no Brasil: desafios e perspectivas. 2008. (Encontro).
      50. XV semana de Filosofia da UFG.Teoria Moral e Teoria Política em Habermas. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. GOMES, L. R.; TAGLIAVINI, J. V.. Ciclo de Palestras sobre a Constituição Federal de 1988. 2019. Outro
      2. GOMES, L. R.; ZUIM, A. A. ; LASTORIA, L. A. N.. XI Congresso Internacional de Teoria Crítica. 2018. Congresso
      3. GOMES, L. R.; ZUIM, A. A. ; PUCCI, B. ; SILVA, L. B. ; LASTORIA, L. A. N. ; MAIA, A. F. ; CESAR, B. ; FRANCO, R.. X Congresso Internacional de Teoria Crítica. 2016. Congresso
      4. GOMES, L. R.; ZUIM, A. A. ; MAIA, A. F. ; PUCCI, B. ; LASTORIA, L. A. N. ; SILVA, L. B. ; Campos, Nilce M. A. ; OLIVEIRA, P. R. ; FRANCO, R.. Comissão Científica do X Congresso Internacional de Teoria Crítica. 2016. Congresso
      5. GOMES, L. R.. Comissão Científica do II Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educaçãoi. 2016. (Congresso).. . 0.
      6. GOMES, L. R.. II Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2016. (Congresso).. . 0.
      7. GOMES, L. R.. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. 2014. (Congresso).. . 0.
      8. GOMES, L. R.. XXII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2014. (Congresso).. . 0.
      9. ZUIM, A. A. S. ; PUCCI, B. ; LASTORIA, L. A. N. ; GOMES, L. R.. VIII Congresso Internacional de Teoria Critica. 2012. Congresso
      10. GOMES, L. R.. VII Congresso de Teoria Crítica da UNICAMP. 2010. (Congresso).. . 0.
      11. GOMES, L. R.. Colóquio Concepções de Teoria Crítica e Educação. 2009. (Congresso).. . 0.
      12. GOMES, L. R.. VI Congresso Internacional de Teoria Crítica da UFSCAR. 2008. (Congresso).. . 0.
      13. GOMES, L. R.. La Teoría crítica de la Sociedad como Teoría Social: Weber y Durkheim. 2008. (Congresso).. . 0.
      14. GOMES, L. R.. 11 Reunião Anual de Ciência (sem certificado). 2007. (Outro).. . 0.
      15. GOMES, L. R.. 2a. Jornada de Educação Superior da UNITRI. 2006. (Congresso).. . 0.
      16. GOMES, L. R.. Grupo de Estudos e Pesquisas. 2006. (Outro).. . 0.
      17. GOMES, L. R.. Mostra dos Trabalhos Interdisciplinares do curso de Administração da Metrocamp (sem certificado). 2005. (Exposição).. . 0.
      18. GOMES, L. R.. III jornada de Educação do IASP. 2002. (Congresso).. . 0.
      19. GOMES, L. R.. II jornada de educação do IASP. 2001. (Congresso).. . 0.
      20. GOMES, L. R.. Grupo de Estudos e Pesquisas quot;Filosofia, Modernidade e Educação. 2001. (Outro).. . 0.
      21. GOMES, L. R.. I Mostra de Projetos Sociais do Liceu Salesiano. 1999. (Exposição).. . 0.
      22. GOMES, L. R.. II seminário Internacional : educação escolar no marco das novas políticas educacionais. 1996. (Congresso).. . 0.
      23. GOMES, L. R.. IV encontro de pesquisadores da PUCcamp. 1993. (Congresso).. . 0.
      24. GOMES, L. R.. Semana de Estudos quot; a Ética hojequot;. 1992. (Congresso).. . 0.
      25. GOMES, L. R.. Semana de Estudos do Instituto de Filosofia: filosofia rumo ao século XXI. 1991. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00