Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paolo Nosella

Nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Fez mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em janeiro de 2007, se aposentou. Integrou até dezembro de 2017 o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Atualmente orienta Dissertações e Teses em Educação, em duas linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Educativas, como Professor Colaborador do PPGE da UFSCar.. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância; Educação Hoje; Perspectivas da filosofia da educação; Políticas Publicas Educacionais; Educação, Cultura e Infância e A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre; Instituições Escolares: por que e como pesquisar. É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político?: ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente, como Pesquisador Sênior do CNPq, desenvolve um projeto sobre ?Pedagogia da Alternância: cinquenta anos de prática". É membro do Grupo de Pesquisa- (GRUPISTED): Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas. Participa do Grupo de Pesquisa "Filosofia da Educação" (GRUPEFE) e "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR/São Carlos- ufscar). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7159165045266256 (02/12/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível SR
  • Período de análise: 1979-2006
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Centro de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Av. Francisco Matarazzo, 612 Água Branca 05001-100 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 36659312 Fax: (11) 36659325 URL da Homepage: www.uninove.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2005-2008. Historia e Filosofia de Instituicoes Escolares: avaliacao de uma linha de pesquisa
      Descrição: Há quase 20 anos, nós, Ester Buffa e Paolo Nosella, inicialmente, com o apoio do INEP e, em seguida, do CNPq, criamos um grupo de pesquisa com graduandos e pós-graduandos para o estudo da história e da filosofia de prestigiadas instituições escolares. Esse grupo desenvolve uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, SP, já consolidada. Linhas de pesquisa semelhantes têm sido implementadas em outros Programas de Pós-Graduação nacionais e também em outros países, como por exemplo, Portugal, Itália e França. Isso pode ser constatado não apenas nas publicações especializadas em educação, nas dissertações e teses defendidas, como também nos trabalhos que são apresentados em congressos e seminários, dos quais temos participado, em número sempre crescente. Recentemente, por meio de um Convênio com a UFSCar, estamos implantando essa linha de pesquisa no Mestrado em Educação da UNINOVE, São Paulo, cujo Programa foi recomendado pela CAPES. Devido a essa já longa experiência, consideramos importante, neste momento, fazer um balanço crítico de todo nosso trabalho de pesquisa visando a um produto final que sirva de orientação para os que desejam efetuar investigações nesse campo. Concretamente, pensamos numa publicação que responda a duas perguntas: por que e como investigar a história e a filosofia de instituições escolares?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paolo Nosella - Coordenador / E. BUFFA - Integrante / Cristiane Aparecida Baquim - Integrante / Marcelo José Araújo - Integrante / Maurício Buffa - Integrante / Elianeide Nascimento Lima - Integrante / Patrícia Culhari - Integrante / Maria Caroline Fuzer - Integrante / Ligia Leite Castelli - Integrante / Aldrey Jesus Galhardo Batista - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3
      Membro: Paolo Nosella.
    2. 2001-2005. Ensino Superior e desenvolvimento no interior do Estado de Sao Paulo (Segunda Etapa)
      Descrição: Após a constituição de um banco de dados sobre a evolução do ensino superior no interior paulista (primeira etapa), que compreende informações sobre a história de cada instituição, os cursos, as matrículas, nosso problema voltou-se para a caracterização sócio-cultural das fases da evolução desse ensino, procurando compreender sua significação histórica (segunda etapa). O ensino superior estaria se tornando um grau comum da escolarização, perdendo, portanto, seu caráter seletivo? Que nova organicidade está havendo entre o ensino médio e o superior? Que novas experiências de acesso ao ensino superior estão ocorrendo? A conhecida dualidade escolar desloca-se para o interior do ensino superior: cursos socialmente mais prestigiados (de excelência) continuam seletivos, mas convivem com outros cursos menos prestigiados. Ou seja, hoje, a exclusão transfere-se, cada vez mais, para o interior do sistema de ensino superior. Nesta etapa do projeto de pesquisa, pretendemos: a. caracterizar a expansão do ensino superior no interior paulista; b. relacionar essa expansão com o desenvolvimento econômico-social; c. relacionar essa expansão com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Integrante / Ester Buffa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paolo Nosella.
    3. 1999-2001. Ensino Superior e desenvolvimento no interior do Estado de Sao Paulo (Primeira Etapa)
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por tema geral o estudo da relação entre a expansão do ensino superior no interior do Estado de São Paulo e o desenvolvimento econômico-social. É uma decorrência das pesquisas anteriores desenvolvidas pelos autores. Procura-se compreender se a enorme expansão do ensino superior ocorrida no Estado de São Paulo nos últimos 50 anos respondeu às reais necessidades sócio-econômicas do interior paulista. Se atendeu a necessidades, quais foram essas precisamente? Ou seja, quais as características específicas da relação entre a rede de escolas superiores e o desenvolvimento econômico social?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Integrante / Ester Buffa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paolo Nosella.
    4. 1998-1999. O Parque Industrial de Alta Tecnologia de Sao Carlos: a dificil integracao universidade-empresa.
      Descrição: A motivação da pesquisa que resultou neste livro nasceu da preocupação com a dicotomia existente no mundo contemporâneo entre o pensamento humanista e tecnológico. Tal dicotomia é a versão atualizada da milenar ruptura entre alma e corpo, teoria e prática, artes liberais e artes mecânicas que estigmatiza toda civilização ocidental. A pesuisa estudou o Parque Tecnológico de São Carlos, instituição que pretende conjugar os objetivos da universidade e os da empresa, favorecendo o encontro de pesquisadores e empresários para superarem o conflito entre a lógica do mercado e a razão científica. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro: O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. São Carlos: EDUFSCar, 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Coordenador / Ester Buffa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Paolo Nosella.
      Descrição: A motivação da pesquisa que resultou neste livro nasceu da preocupação com a dicotomia existente no mundo contemporâneo entre o pensamento humanista e o tecnológico. Tal dicotomia é a versão atualizada da milenar ruptura entre alma e corpo, teoria e prática, artes liberais e artes mecânicas que estigmatiza toda a civilização ocidental. A pesquisa estudou o Parque Tecnológico de São Carlos, instituição que pretende conjugar os objetivos da universidade e os da empresa, favorecendo o encontro de pesquisadores e empresários para superarem o conflito entre a lógica do mercado e a razão científica. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Ester Buffa.
    5. 1996-1997. A Escola de Engenharia de Sao Carlos - USP: os primeiros tempos: 1948-1971.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa teve por objetivo o estudo histórico-filosófico da Escola de Engenharia de São Carlos ? Universidade de São Paulo (EESC-USP), das suas origens em 1948 até 1971, quando a escola reestruturou-se e forma criados dois novos institutos. Esse projeto é o terceiro de uma trilogia que estudou as instituições escolares mais significativas da cidade de São Carlos/SP. Insere-se pois, na linha de pesquisa História e Filosofia de Instituições Escolares. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro: Universidade de São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos. Os primeiros tempos: 1948-1971, São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Coordenador / Ester Buffa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Paolo Nosella.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa teve por objetivo o estudo histórico-filosófico da Escola de Engenharia de São Carlos-Universidade de São Paulo (EESC-USP), das suas origens em 1948 até 1971, quando a escola reestruturou-se e foram criados dois novos institutos. Esse projeto é o terceiro de uma trilogia que estudou as instituições escolares mais significativas da cidade de São Carlos-SP. Insere-se pois, na linha de pesquisa História e Filosofia de Instituições Escolares. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro: Universidade de São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos. Os primeiros tempos: 1948-1971, São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador / Marcelo José Araújo - Integrante / Ana Cecília Vicenssoti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    6. 1994-1995. A Escola Profissional de Sao Carlos (1932-1971)
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi o segundo de uma trilogia que estudou as principais instituições escolares de São Carlos/SP. O sistema escolar brasileiro é fundamental dual, porque reflete as diferenças sociais entre os trabalhadores intelectuais e os trabalhadores manuais, entre as artes liberais e as artes mecânicas, entre a teoria e a prática, entre os engenheiros que planejam e os técnicos que executam. Essa pesquisa retratou uma escola profissional que forma com competência trabalhadores especializados nas artes mecânicas. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro intitulado ?A Escola Profissional de São Carlos?, São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 1998.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Coordenador / Ester Buffa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Paolo Nosella.
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi o segundo de uma trilogia que estudou as principais instituições escolares de São Carlos-SP. O sistema escolar brasileiro é fundamentalmente dual, porque reflete as diferenças sociais entre os trabalhadores intelectuais e os trabalhadores manuais, entre as artes liberais e as artes mecânicas, entre a teoria e a prática, entre os engenheiros que planejam e os técnicos que executam. Essa pesquisa retratou uma escola profissional que forma com competência trabalhadores especializados nas artes mecânicas. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro intitulado "A Escola Profissional de São Carlos", São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 1998.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 19 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    7. 1991-1993. A Escola Normal de Sao Carlos (1911-1991): uma velha escola conta a sua historia.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa foi o primeiro de uma trilogia sobre significativas instituições escolares de São Carlos/SP. Teve por objetivo estudar a história e a filosofia da Escola Normal de São Carlos, fundada em 1911. Foram consideradas as seguintes categorias de análise: a organização do espaço escolar, a sistematização do uso do tempo, a seleção dos elementos sócio-culturais e a organização do poder. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro ?Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos, 1911-1933?, São Carlos, EDUFSCar/FAPESP, 1996. Primeira reimpressão em 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Integrante / Ester Buffa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Paolo Nosella.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa foi o primeiro de uma trilogia sobre significativas instituições escolares de São Carlos-SP. Teve por objetivo estudar a história e a filosofia da Escola Normal de São Carlos, fundada em 1911. Foram consideradas as seguintes categorias de análise: a organização do espaço escolar, a sistematização do uso do tempo, a seleção dos elementos sócio-culturais e a organização do poder. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro "Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos, 1911-1933", São Carlos, EDUFSCar/FAPESP, 1996. Primeira reimpressão em 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Coordenador / Paolo Nosella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 3
      Membro: Ester Buffa.
    8. 1988-1990. Antonio Gramsci e a Instituicao Escolar
      Descrição: O projeto se propôs produzir um trabalho de maturidade intelectual oferecendo aos leitores brasileiros um serviço que minhas condições culturais e as recentes edições críticas da obra de Antonio Gramsci possibilitam. A metodologia pretende praticar a difícil e fascinante arte da filologia e da hermenêutica. Tal metodologia, ao revolver palavras e documentos, seguindo a linha da cronologia, nos restitui os vivos traços do pensamento de um autor. Assim pretendeu-se produzir um instrumento útil para os educadores que se inspiram em Gramsci no estudo da instituição escolar. Gramsci, forjado nas contradições sociais de sua terra natal do começo do século XX, passa pelos estudos historicistas da Universidade de Turim e pela prática da política partidária, chegando ao estudo da teoria marxista. É fascinado pela escola que considera a segunda instituição pública mais importante. A critica pela ignorância e imoralidade que continha, e propõe torná-la útil até mesmo para uma revolução.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paolo Nosella.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (46)
      1. 29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Encontro).
      2. Colóquios de História, Sociedade e Educação, promovido pelo núcleo UFSCar do HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil.Estado e Educação em Gramsci. 2006. (Outra).
      3. Diretoria Regional de Ensino - Região de São Carlos.Gramsci e a Escola. 2006. (Outra).
      4. Encontro Municipal de Educação.Gestão Democrática e Cidadania: qaul compromisso político?. 2006. (Encontro).
      5. Encontro Regional Preparatório para o XXI Congresso Estadual da APEOESP.Diretrizes Curriculares para a Educação Brasileira. 2006. (Encontro).
      6. Encontro Regional Preparatório para o XXI Congresso Estadual da APEOESP. 2006. (Encontro).
      7. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2006. (Encontro).
      8. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).Trabalho e educação no marxismo: politecnia, educação tecnológica e escola unitária. 2006. (Encontro).
      9. II Semana Gramsciana: América Latina em Debate, realizada pelo Memorial da Classe Operária - UGT. Estado e Educação em Gramsci. 2006. (Congresso).
      10. II Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.Mario Alighiero Manacorda: os educadores brasileiros. 2006. (Seminário).
      11. II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas, realizado pela UNINOVE.Perspectiva da Pesquisa. 2006. (Seminário).
      12. I Seminário Nacional de Educadores e Educadoras dos CEFFAs (Centros Familiares de Formação por Alternância) na Pedagogia da Alternância em Brasília, realizado pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil.Aspectos profissionais e a militância política dos Educadores e Educadoras dos CEFFAs na Pedagogia da Alternância. 2006. (Seminário).
      13. Semana da Educação de Porto Ferreira.A Escola para a Cidadania (1889-2005): avaliando e sendo avaliada. 2006. (Outra).
      14. Seminário Interistitucional "Educação na Sociedade Comtemporânea: Políticas Educacionais e Práticas Educativas", promovido pela Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Faculdades Opet.Gramsci e os Educadores Brasileiros. 2006. (Seminário).
      15. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, ANPED e SPCE. 2006. (Congresso).
      16. VII Encontro Regional dos Monitores, Monitoras do CEFFAs.A contribuição da Dialética na Pedagogia da Alternância. 2006. (Encontro).
      17. Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação.Palestra proferida: Os professores não erram: teorias sobre a profissão de mestre. 2005. (Outra).
      18. I Congresso Municipal de Educação de Barretos. Palestra proferida: Compromisso político e competência técnica - vinte anos depois. 2005. (Congresso).
      19. II Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares.Mesa redonda "Instituições escolares e paradigmas da profissão de professor". 2005. (Outra).
      20. Semana de Educação 2005.Palestra proferida: A escola para a cidadania (1889-2005) - avaliando e sendo avaliada. 2005. (Outra).
      21. V Colóquio do Museu Pedagógico.Palestra ministrada: Educação - intervenção política e dimensão humana. 2005. (Outra).
      22. V Colóquio do Museu Pedagógico.Debatedor na mesa temática "Educação: intervenção política e dimensão humana". 2005. (Outra).
      23. V Jornada do HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil. 2005. (Outra).
      24. 3º Seminário de Educação: Universidade, Conhecimento e Desenvolvimento Regional.Palestra: Os Parques de alta tecnologia no Brasil: a difícil integração universidade-empresa. 2004. (Seminário).
      25. II Fórum de Educação - Formação Continuada: Educação e Cidadania.Palestra: Os professores têm razão. 2004. (Outra).
      26. Os espaços também educam - Um apontamento sobre história das instituições educativas.Os espaços também educam - Um apontamento sobre história das instituições educativas - Colóquio orientado por: Ester Buffa, Paolo Nosella. 13 de abril de 2004. 2004. (Outra).
      27. Seminário Municipal de Educação.Palestra: O compromisso político e a competência técnica: vinte anos depois. 2004. (Seminário).
      28. Seminário Municipal de Educação - Por uma Escola Pública, Democrática e de Qualidade Social: Possiível e Necessária..Participação no Seminário Municipal de Educação - Por uma Escola Pública, Democrática e de Qualidade Social: Possível e Necessária, com a Palestra: O compromisso político e a competência técnica: vinte anos depois, no dia 04 de fevereiro de 2004.. 2004. (Seminário).
      29. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Igreja, Estado, Sociedade Civil. Instâncias Promotoras de Ensino. Participação no V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Igreja, Estado, Sociedade Civil. Instâncias Promotoras de Ensino. 2004. (Congresso).
      30. XVII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério - APASE.Partiucipação no XVIII Encontro Estadual APASE, com o tema: ´Supervisão de Ensino: uma Função de Estado´.. 2004. (Encontro).
      31. III Seminário Gestão em Ciência e Tecnologia.Mesa redonda: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. 2003. (Seminário).
      32. Seminário "Os desafios da educação pública na sociedade brasileira".Palestra: A memória histórica como instrumento de luta política e social. 2003. (Seminário).
      33. XI Seminário Nacional Escola Cidadã: para ler e escrever um novo mundo.Palestra: Educação Popular - o compromisso político-pedagógico. 2003. (Seminário).
      34. IV Semana Pedagógica Municipal.Palestra: A educação no Brasil do século XX: um balanço. 2001. (Outra).
      35. VI Encontro Regional de Educação de Catanduva.Palestra: Formação PEBI, Escolas de 2º Grau, Trabalho e Educação. 2001. (Encontro).
      36. XVIII Semana de Estudos da Terapia Ocupacional.Palestra: Filosofia e política da educação profissional. 2000. (Outra).
      37. III Seminário de Divulgação dos Trabalhos de Iniciação Científica.Palestra de abertura: A pesquisa e a formação do espírito acadêmico. 1999. (Seminário).
      38. IV Encontro de Professores da UEMS.Palestra: Universidade, ontem e hoje. 1999. (Encontro).
      39. Projeto Ciclo de Palestras.A escola brasileira no final do século: um balanço. 1999. (Outra).
      40. II Colóquio de Filosofia e de Filosofia da Educação.Palestra: O compromisso político dos intelectuais. 1998. (Outra).
      41. III Conferência de Educação.Palestra: Educação para o trabalho, ou além do trabalho?. 1998. (Outra).
      42. 3ª Semana Social Brasileira - rumo ao novo milênio.Palestra: Educação e Cidadania. 1997. (Outra).
      43. III Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Pesquisadores.Palestra de abertura: A intervenção do intelectual e do cientista na sociedade. 1997. (Encontro).
      44. II Semana 'Arte Educação'.Palestra: A escola brasileira no final do século: para além do populismo e do corporativismo. 1997. (Outra).
      45. IV Encontro Regional de Educadores de Patos de Minas.Conferência de abertura: A escola brasileira no final do século: para além do populismo. 1997. (Outra).
      46. Workshop 'Trabalho-Educação'.Desafios teórico-metodológicos e perspectivas para a pesquisa sobre as relações trabalho/educação em face das transformações no âmbito do trabalho e do papel social da educação (em particular, a escolar). 1997. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. NOSELLA, P.. IV Seminário Internacional de Educação "Paulo Freire e a Educação Superior". 2013. (Outro).. . 0.
      2. NOSELLA, P.. Coordenador da Mesa de Apresentação de Trabalhos na 29ª Reunião da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Concurso).. . 0.
      3. NOSELLA, P.. Coordenação da segunda Sessão de Comunicações Individuais do Eixo Temático Políticas, sistemas e instituições educacionais e científicas, no VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).. . 0.
      4. NOSELLA, P.. Coordenação da palestra "Instituições escolares: cultura material", proferida pela Professora Doutora Margarida Louro Felgueiras, na Universidade Federal de São Carlos. 2006. (Outro).. . 0.
      5. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; JARDILINO, José Rubens Lima. Colóquio sobre pesquisa de instituições escolares. 2004. Outro
      6. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; JARDELINO, José Rubens. Seminário Internacional de Educação: teoria e política. 2003. Outro
      7. NOSELLA, P.. Mini-curso: Trabalho e Educação, ministrado pelo Prof. Silvio Scanagatta. 1997. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Paolo Nosella ⇔ Ester Buffa (11.0)
        1. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. A Educação Negada. Introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea - 3ª Edição. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003. v. 1, p. 200.
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        2. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos. A difícil integração universidade-empresa. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 2003. v. 1, p. 163.
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        3. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. Schola Mater. A antiga escola normal de São Carlos, 1911-1933 - 2ª Edição. 2 ed. São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2002. v. 1, p. 120.
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        4. NOSELLA, P.; BUFFA, E.. A Escola Profissional de São Carlos 1932-1971. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 1998. v. 1, p. 150.
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        5. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Artes liberais e artes mecânicas: a difícil integração. Em: XX Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. 1-12, 1997.
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        6. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; ALMEIDA, Leila Cristina de ; COLETTA, Luciana de Paula. Industrialização e educação: a Escola de Engenharia de São Carlos, 1950 a 1971. Em: V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1997, São Carlos/SP. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, v. 1, p. 141-141, 1997.
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        7. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; ALMEIDA, Leila Cristina de ; COLETTA, Luciana de Paula. Industrialização e educação: a Escola de Engenharia de São Carlos, 1950 a 1971. 1997. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        8. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Relatório final de pesquisa: O Parque Industrial de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. 2000. Relatório de pesquisa
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        9. NOSELLA, Paolo ; BUFFA, E.. História e filosofia de instituições escolares. 1998. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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        10. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. A Escola de Engenharia de São Carlos: 1952-1971. 1998. Relatório de pesquisa
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        11. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Industrialização e Educação: a Escola Profissional de São Carlos (1932-1971). 1996. Relatório de pesquisa
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00