Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ester Buffa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1975) e doutorado em Ciências da Educação - Université Paris V - René Descartes (1979). É professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP. Atualmente, continua como professora, pesquisadora e orientadora do PPGE/UFSCar . Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação. É assessora ad hoc do CNPq, CAPES, INEP, FAPESP. É membro do conselho editorial de vários periódicos. Publicou vários livros e artigos. Recentemente, publicou seu primeiro livro de poesia. Bolsista produtividade do CNPq de 1991 a 2015. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8723354256930377 (04/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1971-2003
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33618356 URL da Homepage: http://www.uninove.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2003-Atual. Historia e filosofia de instituicoes escolares
      Descrição: Trata-se de um projeto que investiga a história e a filosofia de significativas instituições escolares de diferentes níveis. O referencial teórico compõe-se de três diretrizes principais: Relação trabalho e educação; Relação entre o particular e o universal; a preocupação em escrever uma história interpretativa. Como categoria de análises destacam-se as seguintes: Criação da escola; alunos; professores; saberes escolares; administração. Como fonte de pesquisa são utilizados documentos, fotografias, plantas, perspectivas e entrevistas. Este projeto permite a produção de livros, artigos, dissertações, teses e produção em eventos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Ester Buffa - Coordenador / Paolo Nosella - Integrante / Débora Klein - Integrante / Marcília Fátima Gobbo - Integrante / Sonia Alves Achnitz - Integrante / Fatima Maria dos Santos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Ester Buffa.
    2. 2000-2005. Ensino Superior e desenvolvimento no interior do Estado de Sao Paulo
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por tema geral o estudo da relação entre a expansão do ensino superior no interior do Estado de São Paulo e o desenvolvimento econômico-social. É uma decorrência das pesquisas anteriores desenvolvidas pelos autores. Procura-se compreender se a enorme expansão do ensino superior ocorrida no Estado de São Paulo nos últimos 50 anos respondeu às reais necessidades sócio-econômicas do interior paulista. Se atendeu a necessidades, quais foram essas precisamente? Ou seja, quais as características específicas da relação entre a rede de escolas superiores e o desenvolvimento econômico social?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Coordenador / Paolo Nosella - Integrante / Patrícia Polizel Culhari - Integrante / Aldrey Jesus Galhardo Batista - Integrante / Maria Carolina p. Fuzer - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Ester Buffa.
    3. 2000-2002. Arquitetura e Educacao: organizacao do espaco e propostas pedagogicas dos Grupos Escolares paulistas, 1893-1971
      Descrição: Esse projeto teve por objetivo estudar os grupos escolares paulistas desde o seu surgimento (1893) até sua extinção (1971), considerando a relação entre a proposta pedagógica e os aspectos arquitetônicos dos prédios. Foram detectados quatro períodos nessa evolução. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro Arquitetura e Educação: organização do espaço e proposta pedagógica dos grupos escolares paulistas, 1893-1971. São Carlos: EDUFSCAR/FAPESP, 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Coordenador / Gelson de Almeida Pinto - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    4. 1998-1999. O Parque Industrial de Alta Tecnologia de Sao Carlos: a dificil integracao universidade-empresa
      Descrição: A motivação da pesquisa que resultou neste livro nasceu da preocupação com a dicotomia existente no mundo contemporâneo entre o pensamento humanista e o tecnológico. Tal dicotomia é a versão atualizada da milenar ruptura entre alma e corpo, teoria e prática, artes liberais e artes mecânicas que estigmatiza toda a civilização ocidental. A pesquisa estudou o Parque Tecnológico de São Carlos, instituição que pretende conjugar os objetivos da universidade e os da empresa, favorecendo o encontro de pesquisadores e empresários para superarem o conflito entre a lógica do mercado e a razão científica. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Ester Buffa.
    5. 1996-1997. A Escola de Engenharia de Sao Carlos-USP. Os primeiros tempos: 1948-1971
      Descrição: Esse projeto de pesquisa teve por objetivo o estudo histórico-filosófico da Escola de Engenharia de São Carlos-Universidade de São Paulo (EESC-USP), das suas origens em 1948 até 1971, quando a escola reestruturou-se e foram criados dois novos institutos. Esse projeto é o terceiro de uma trilogia que estudou as instituições escolares mais significativas da cidade de São Carlos-SP. Insere-se pois, na linha de pesquisa História e Filosofia de Instituições Escolares. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro: Universidade de São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos. Os primeiros tempos: 1948-1971, São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador / Marcelo José Araújo - Integrante / Ana Cecília Vicenssoti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    6. 1994-1995. A Escola Profissional de Sao Carlos (1932-1971)
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi o segundo de uma trilogia que estudou as principais instituições escolares de São Carlos-SP. O sistema escolar brasileiro é fundamentalmente dual, porque reflete as diferenças sociais entre os trabalhadores intelectuais e os trabalhadores manuais, entre as artes liberais e as artes mecânicas, entre a teoria e a prática, entre os engenheiros que planejam e os técnicos que executam. Essa pesquisa retratou uma escola profissional que forma com competência trabalhadores especializados nas artes mecânicas. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro intitulado "A Escola Profissional de São Carlos", São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 1998.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 19 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    7. 1991-1993. A Escola Normal de Sao Carlos (1911-1991): uma velha escola conta a sua historia
      Descrição: Esse projeto de pesquisa foi o primeiro de uma trilogia sobre significativas instituições escolares de São Carlos-SP. Teve por objetivo estudar a história e a filosofia da Escola Normal de São Carlos, fundada em 1911. Foram consideradas as seguintes categorias de análise: a organização do espaço escolar, a sistematização do uso do tempo, a seleção dos elementos sócio-culturais e a organização do poder. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro "Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos, 1911-1933", São Carlos, EDUFSCar/FAPESP, 1996. Primeira reimpressão em 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Coordenador / Paolo Nosella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 3
      Membro: Ester Buffa.
    8. 1985-1987. Memoria e Educacao: da historia de vida de educadores a historia da educacao brasileira
      Descrição: Essa pesquisa procurou evidenciar as tendências teóricas da educação brasileira desses últimos 50 anos por meio da recuperação da memória oral de educadores, deixando-os contar (ou narrando com eles) as diferentes fazes pelas quais passou a educação. Pretendeu-se recuperar a história de vida de educadores, descrevendo as circunstâncias (gerais e específicas) que influiram na sua formação, tentando identificar quem o educou e quem ele próprio era quando educava os outros. Por este "quem" entende-se não apenas pessoas mas também formas, temas, literatura, problemas, palavras-chaves e métodos de cada etapa histórica e suas condições materiais. Um dos resultados dessa pesquisa foi a publicação do livro "A Educação Negada. Introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea", São Paulo: Cortez, 1991. Atualmente este livro está na edição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ester Buffa - Integrante / Paolo Nosella - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Ester Buffa.
    9. 1976-1979. O conflito escola publica, escola particular na discussao da lei Debret (1959) na Franca
      Descrição: Este projeto investigou os conflitos ideológicos havidos por ocasião da discussão e voto da Lei Debret (1959, na França, que opunha os defensores do ensino público aos defensores de verbas públicas para o ensino particular. Foi feita, ainda, uma comparação com as mesmas questões da educação brasileira.Foi publicado um artigo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ester Buffa - Coordenador.
      Membro: Ester Buffa.
    10. 1973-1975. Critica Historica das ideologias sujacentes ao conflito escola particular, escola publica
      Descrição: Este projeto visou ao estudos das diferentes ideologias que inspiraram os defensores seja da escola pública, seja da escola privada na discussão da Lei de Diretrizes e Bases, Lei 4024/61. Este projeto foi a dissertação de Mestrado da autora e foi publicado, em 1979, pela ed. Cortez e Moraes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ester Buffa - Coordenador.
      Membro: Ester Buffa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Troféu Imprensa, Prefeitura Municipal de São Carlos.. 2003.
      Membro: Ester Buffa.
    2. Homenagem, Departamento de Educação - UFSCar.. 2003.
      Membro: Ester Buffa.
    3. Patronesse da Jornada Pedagógica Prof. Paulo Freire, ASSER/UNICEP.. 2002.
      Membro: Ester Buffa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. Conferência de Busca do Futuro - PDI/UFSCar. 2002. (Outra).
    2. Jornada de Educação Prof. Paulo Freire.Palestra: História dos grupos escolares paulistas. 2002. (Seminário).
    3. Simpósio Pesquisa em Educação.Palestra ministrada: Pesquisa em Educação: desafios e tendências. 2002. (Simpósio).
    4. VI Semana de Arte e Cultura da USP.Palestra: A história da Escola de Engenharia de São Carlos - USP. 2001. (Outra).
    5. IV Feira Panamazônica do Livro - CENTUR.Palestra ministrada: História da Educação no Brasil - uma leitura retrospectiva. 2000. (Seminário).
    6. Mini-curso Multirreferencialidade: concepção e aplicações.Tradução simultânea do Francês para o Português e Português-Francês, em seminário intitulado Multirreferencialidade: concepção e aplicações, ministrado pelo Prof. Guy Berger (Universidade de Paris 8 - França). 2000. (Outra).
    7. VII Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação intitulado: Pesquisa em Gestão da Educação: teorias e práticas.Mesa redonda: A pesquisa em Educação. 2000. (Seminário).
    8. V Encontro de Pesquisadores em História da Educação.Palestra de abertura: História e Filosofia de Instituições Escolares: questões metodológicas. 1999. (Encontro).
    9. V Encontro de Pesquisadores e Professores de História da Educação.Comunicação de pesquisa: História de Instituições Escolares. 1999. (Encontro).
    10. XIX Encontro Regional de História/ANPUH.Palestra ministrada: Historiando instituições escolares brasileiras. 1998. (Encontro).
    11. .Palestra: História das instituições educacionais: renovação no campo da pesquisa histórico-educacional. 1997. (Outra).
    12. 11º Congresso de Leitura do Brasil. Conferência: A evolução da questão das fontes de investigação na área de História: a leitura histórica na Universidade. A ótica dos pesquisadores. 1997. (Congresso).
    13. Evento comemorativo do aniversário da escola.Palestra: SCHOLA MATTER - História da Escola Normal de São Carlos. 1997. (Outra).
    14. I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Mesa redonda: Pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a antiga Escola Normal de São Carlos. 1996. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. BUFFA, E.. VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2009. (Congresso).. . 0.
    2. BUFFA, E.. V Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2008. (Congresso).. . 0.
    3. BUFFA, E.. IV Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2007. (Congresso).. . 0.
    4. BUFFA, E.. III Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2006. (Congresso).. . 0.
    5. BUFFA, E.. II Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2005. (Congresso).. . 0.
    6. BUFFA, E.. I Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2004. (Congresso).. . 0.
    7. BUFFA, E.. II Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por um projeto educacional em favor da cidadania - membro do Grupo de Trabalho Escola Normal. 1992. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Ester Buffa ⇔ Paolo Nosella (11.0)
      1. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. A Educação Negada. Introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea - 3ª Edição. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003. v. 1, p. 200.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos. A difícil integração universidade-empresa. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 2003. v. 1, p. 163.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester. Schola Mater. A antiga escola normal de São Carlos, 1911-1933 - 2ª Edição. 2 ed. São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2002. v. 1, p. 120.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NOSELLA, P.; BUFFA, E.. A Escola Profissional de São Carlos 1932-1971. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 1998. v. 1, p. 150.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Artes liberais e artes mecânicas: a difícil integração. Em: XX Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. 1-12, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; ALMEIDA, Leila Cristina de ; COLETTA, Luciana de Paula. Industrialização e educação: a Escola de Engenharia de São Carlos, 1950 a 1971. Em: V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1997, São Carlos/SP. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, v. 1, p. 141-141, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. NOSELLA, P.; BUFFA, Ester ; ALMEIDA, Leila Cristina de ; COLETTA, Luciana de Paula. Industrialização e educação: a Escola de Engenharia de São Carlos, 1950 a 1971. 1997. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      8. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Relatório final de pesquisa: O Parque Industrial de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. 2000. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      9. NOSELLA, Paolo ; BUFFA, E.. História e filosofia de instituições escolares. 1998. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      10. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. A Escola de Engenharia de São Carlos: 1952-1971. 1998. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      11. BUFFA, Ester ; NOSELLA, P.. Industrialização e Educação: a Escola Profissional de São Carlos (1932-1971). 1996. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00