Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So)

Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Joao Batista dos Santos Junior

Professor adjunto do departamento de Física, Química e Matemática da universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Atua na área de Ensino de Química. Doutor e mestre em Ensino de Ciências (modalidade Química) no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de pós graduação em educação da UFSCar (PPGEd-Sor). É integrante do GEPEQ. Foi especialista da equipe técnica de química da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo no período de 2008 a 2013. Professor efetivo de Química da rede estadual entre 1998 a 2008. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 (22/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296134 URL da Homepage: www.educacao.sp.gov.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Alfabetizacao Cientifica na escola publica: desafios e enfrentamentos para o professor da educacao basica
      Descrição: O projeto visa investigar uma série de aspectos relacionados a implementação da alfabetização científica nos anos iniciais em uma escola pública da cidade de Sorocaba/SP. Os aspectos investigados focalizam o processo de desenvolvimento profissional docente, o papel do grupo colaborativo nesse processo de desenvolvimento profissional, o uso do pensamento computacional como estratégia metodológica para a inserção da alfabetização científica, a natureza dos materiais instrucionais dos materiais produzidos pelos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: João Batista dos Santos Junior - Coordenador / Cristiana Brasílio Leite - Integrante / Carolina Puras da Rocha Amorim - Integrante / Simone Munafo Tostes Gonçalves - Integrante / Celestina Cruz Pedroni da Fonseca - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Joao Batista dos Santos Junior.
    2. 2017-Atual. O Professor de Quimica e o Processo Reflexivo: Relacoes estabelecidas entre Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e suas Implicacoes no Ensino
      Descrição: Investiga-se, neste projeto quais são as relações são estabelecidas pelos professores de química entre suas próprias visões sobre temas CTSA relacionados à química, suas crenças sobre a implementação desse tipo de ensino e suas práticas docentes concernentes a tais temas; e quais impactos uma ação formativa baseada em um processo de reflexão orientada poderia ter nas crenças e nas práticas de ensino desses professores relativas a temas CTSA. Têm-se como objetivos: conhecer quais são as questões relacionadas à ciência e sociedade que o professor leva em consideração em sua vida; compreender quais são as concepções que os professores apresentam sobre o ensino na perspectiva como os professores analisam suas próprias visões sobre o ensino, a aprendizagem e suas aulas, subsidiados por um processo de reflexão orientada; investigar como a participação no processo de reflexão orientada pode contribuir para a proposição de atividades de ensino com abordagens CTSA mais complexas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: João Batista dos Santos Junior - Integrante / LUCIANE H. AKAHOSHI - Integrante / ERIVANILDO L. DA SILVA - Coordenador / FÁBIO LUIZ DE SOUSA - Integrante / MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO - Integrante / Teresinha Yolanda AyresPereira - Integrante / / Naãma Cristina Negri Vaciloto - Integrante.
      Membro: Joao Batista dos Santos Junior.
    3. 2017-Atual. O Professor de Quimica e o Processo Reflexivo: Relacoes estabelecidas entre Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e suas Implicacoes no Ensino
      Descrição: Descrição: Investiga-se, neste projeto quais são as relações são estabelecidas pelos professores de química entre suas próprias visões sobre temas CTSA relacionados à química, suas crenças sobre a implementação desse tipo de ensino e suas práticas docentes concernentes a tais temas; e quais impactos uma ação formativa baseada em um processo de reflexão orientada poderia ter nas crenças e nas práticas de ensino desses professores relativas a temas CTSA. Têm-se como objetivos: conhecer quais são as questões relacionadas à ciência e sociedade que o professor leva em consideração em sua vida; compreender quais são as concepções que os professores apresentam sobre o ensino na perspectiva como os professores analisam suas próprias visões sobre o ensino, a aprendizagem e suas aulas, subsidiados por um processo de reflexão orientada; investigar como a participação no processo de reflexão orientada pode contribuir para a proposição de atividades de ensino com abordagens CTSA.mais complexas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: João Batista dos Santos Junior - Integrante / MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - Coordenador / LUCIANE H. AKAHOSHI - Integrante / MIRIAM P. DO CARMO - Integrante / FÁBIO LUIZ DE SOUSA - Integrante / Teresinha Yolanda AyresPereira - Integrante / / Naãma Cristina Negri Vaciloto - Integrante.
      Membro: Joao Batista dos Santos Junior.
    4. 2013-Atual. Formacao continuada por meio de um grupo colaborativo de professores de quimica ? aprofundando reflexoes sobre a pratica docente e a aprendizagem dos alunos
      Descrição: Este projeto tem como foco a investigação sobre a formação continuada de professores de Química por meio de grupos colaborativos. Assim, estamos investigando como um grupo colaborativo de professores de Química pode subsidiar o aprofundamento de reflexões sobre o ensino e as práticas pedagógicas dos docentes envolvidos tendo em vista a melhoria da aprendizagem de Química dos alunos. Participarão dessa investigação docentes que atuam em escolas públicas de São Paulo, de duas Diretorias de Ensino da região metropolitana da cidade de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: João Batista dos Santos Junior - Integrante / MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - Coordenador / FÁBIO LUIZ DE SOUSA - Integrante / / Naãma Cristina Negri Vaciloto - Integrante / Lilian Patricia Lima - Integrante.
      Membro: Joao Batista dos Santos Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação quot;Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIASquot;. 2019. (Congresso).
      2. ViI ENPEC Encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. A teoria do comportamento planejado na formação continuada de professores de química. 2019. (Congresso).
      3. XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Uma investigação sobre as concepções de um grupo de professoras sobre a alfabetização científica nas séries iniciais. 2019. (Congresso).
      4. iX Encontro Paulista de Ensino de Química.Os focos de aprendizagem docente: uma ferramenta para analisar as percepções do supervisor no PIBID no papel de coformador. 2017. (Encontro).
      5. XIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Uma proposta formativa para professores de Química articulando as ATPC (atividades de trabalho pedagógico coletivo) e as necessidades formativas. 2016. (Encontro).
      6. XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA.Análise das interações de professores de Química em um grupo colaborativo: evidências da efetividade da colaboração sobre o desenvolvimento profissional. 2014. (Encontro).
      7. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. UM ESTUDO SOBRE OS OBSTÁCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2013. (Congresso).
      8. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VII EPPEQ).Alfabetização Científica, afinal o que isso significa?. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. SILVA, F. K. M.; GEBARA, M. J. ; LEMOS, E. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; MOREIRA, M. A.. IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2019. Congresso
      2. NAKAYAM, B. C. M. S. ; Santos Jr, J.B.. Encontro PIBID UFScar campus Sorocaba. 2015. Outro
      3. Santos Jr, J.B.; CAVAGIS, A. D. M. ; BENEDETTI-FILHO, E. ; Oliveira, L.C.. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2015. Outro
      4. PEREIRA, E. A.; OLIVEIRA, L. C. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; SILVA, L. B.. V Semana do curso de licenciatura em Química. 2015. Outro
      5. BENEDETTI FILHO, E. ; Santos Jr, J.B.. 3ª semana da Química. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • João Batista dos Santos Junior ⇔ Edemar Benedetti Filho (5.0)
        1. BENEDETTI FILHO, EDEMAR; CAVAGIS, A. D. M. ; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; JACOB, A. P. L.. Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS. v. 3, p. 220-236, issn: 2595-4520, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Insignare Scientia - RIS)
        2. CAVAGIS, A. D. M. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; KONDO, M. M. ; GOMES, J. V. ; BENEDETTI-FILHO, EDEMAR. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental I em Ciências da Natureza e Matemática. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO. v. 13, p. 146-159, issn: 1679-4605, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO)
        3. SANTOS JUNIOR, J. B. ; BENEDETTI FILHO, EDEMAR ; CAVAGIS, A. D. M. ; ANUNCIACAO, E. A.. Um estudo comparativo entre a atividade experimental e a simulação por computador na aprendizagem de eletroquímica. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 15, p. 312-330, issn: 1579-1513, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)
        4. BENEDETTI FILHO, EDEMAR; SANTOS JUNIOR, J. B. ; CAVAGIS, A. D. M. ; CARDOSO, B. A. A. ; MANTOANELLI, J. O. F. ; SOUZA, T. M.. O uso do teatro no auxílio de alunos com estresse de comunicação em público. Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VIII EPPEQ), 2015, Sorocaba. Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (Online), 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BENEDETTI FILHO, EDEMAR; SANTOS JUNIOR, J. B. ; CAVAGIS, A. D. M. ; DUARTE, C. C. C.. Pesquisa em Ensino de Química envolvendo a deficiência visual e sua importância na formação dos futuros licenciados. Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VIII EPPEQ), 2015, Sorocaba. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VIII EPPEQ) on line, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • João Batista dos Santos Junior ⇔ Alexandre Cavagis (3.0)
        1. BENEDETTI FILHO, EDEMAR; CAVAGIS, A. D. M. ; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; JACOB, A. P. L.. Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS. v. 3, p. 220-236, issn: 2595-4520, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Insignare Scientia - RIS)
        2. CAVAGIS, A. D. M. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; KONDO, M. M. ; GOMES, J. V. ; BENEDETTI-FILHO, EDEMAR. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental I em Ciências da Natureza e Matemática. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO. v. 13, p. 146-159, issn: 1679-4605, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO)
        3. SANTOS JUNIOR, J. B. ; BENEDETTI FILHO, EDEMAR ; CAVAGIS, A. D. M. ; ANUNCIACAO, E. A.. Um estudo comparativo entre a atividade experimental e a simulação por computador na aprendizagem de eletroquímica. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 15, p. 312-330, issn: 1579-1513, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)

      • João Batista dos Santos Junior ⇔ Fernanda Keila Marinho da Silva (1.0)
        1. SANTOS JUNIOR, JOÃO BATISTA ; SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA. Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 23, p. 493-506, issn: 1980-850X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE))




    Data de processamento: 12/10/2020 18:55:50