Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So)

Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernanda Keila Marinho da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, ensino de física, educação ambiental, imagem e educação, investigação em sala de aula, propostas interdisciplinares e formação de professores.É professora adjunta II do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar - Sorocaba. Coordenou projeto de pesquisa da linha auxílio regular apoiado pela FAPESP (2012/06170-2) intitulado: " Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos" (2012-2014). Coordena projeto de pesquisa que investiga o desenvolvimento profissional docente de futuros professores de Física (2014-atual) e coordena também, junto a outros pesquisadores, sub projeto interdisciplinar do PIBID (2014-atual). Atua como professora do Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 (28/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Centro de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade / UFSCAr - Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - até km 104,000 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295964
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-2019. O desenvolvimento profissional docente e o ensino de Fisica
      Descrição: O presente projeto enquadra-se na área de pesquisa em formação de professores e pretende reunir duas temáticas: o ensino de física e o desenvolvimento profissional docente. Algumas perguntas que norteiam a pesquisa são: Como professores de física reconhecem sua perspectiva de ação docente na escola, considerando sua formação?, Há meios para a continuidade da formação, na área específica? Quais? Como são? Qual a aceitação desses meios? O que, de fato, buscam professores da área de ensino de física, visando a melhoria de sua formação e de sua prática? Como professores de física em formação percebem sua futura atuação? O que podem nos dizer dos processos formativos iniciais? Os participantes da pesquisa serão professores em formação inicial e professores em educação permanente que aceitarem compor o trabalho, apresentando e produzindo dados que possam ser analisados à luz da linguagem. Acredita-se que o conhecimento mais intersubjetivo contribui significativamente para que se conheça a realidade que vivencia o professor. Isso possibilitará reflexões mais críticas sobre a disseminada crença no fracasso docente e escolar e, notadamente, no ensino de física. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados utilizados na pesquisa baseiam-se em material produzido em sala de aula, entrevistas e questionários realizados junto aos participantes.e a análise do material ocorrerá a partir das ideias de Bakhtin, acerca do enunciado e do dialogismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Coordenador / Franciéle Gonçalves Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.
    2. 2014-2107. A prova do Enem: impacto das variaveis cognitivas, economicas e sociais no desempenho
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Coordenador / Mauricio Urban Kleinke - Integrante / Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Sergio Dias Campos - Integrante / Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.
    3. 2014-2019. O desenvolvimento profissional docente no curso de Fisica ? UFSCar / Sorocaba
      Descrição: O projeto em questão teve início em 2014 e envolve a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Física como os principais sujeitos da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise de material produzidos pelos mesmos, pretende-se avaliar o impacto que a vivência na escola desconstrói visões equivocadas sobre a mesma, sobre o professor, sobre os estudantes. Dessa maneira e de forma mais geral, o projeto pretende analisar o desenvolvimento profissional docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Coordenador.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. 5.o Encontro Regional de Ensino de Geografia.Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente: contribuições do prof. Maurício Compiani. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. SILVA, F. K. M.; GEBARA, M. J. ; LEMOS, E. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; MOREIRA, M. A.. IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2019. Congresso
      2. BRANDINI, C. P. ; LEITE, F. L. ; SILVA, F. K. M. ; PADUA, F. A. ; MELO, I. B. N. ; FARIA, L. C. ; REIS, T. O.. IV Encontro Regional de Futuros Cientistas. 2013. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Fernanda Keila Marinho da Silva ⇔ Maria José Fontana Gebara (2.0)
        1. NUNES DOS SANTOS, JOSE ; GEBARA, M. J. F. ; SILVA, F. K. M.. Filmes comerciais nas aulas de Ciências: uma discussão sobre a mediação e a interdisciplinaridade. Em: Maurício Compiani; Narjara Zimmermann; Ederson Costa Briguenti. (Org.). Pedagogia do Lugar/Ambiente, Interdisciplinaridade e Contextualização em sala de aula. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 185-211.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F.. Interdisciplinaridade em contexto formativo de professores: possibilidades acenadas pela prática docente. Em: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre Escola e Universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 41-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernanda Keila Marinho da Silva ⇔ Tersio Guilherme de Souza Cruz (2.0)
        1. SILVA, F. K. M.; OLIVEIRA, F. G. ; CRUZ, T. G. S.. ?Qual física se aprende? Qual física se observa? Qual física se ensina? E, afinal, qual professor de física se forma?? Reflexões sobre a potencialidade do estágio supervisionado num cenário controverso. Laplage em Revista. v. 2, p. 51-62, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Laplage em Revista)
        2. SILVA, F. K. M.; CRUZ, T. G. S. ; SILVEIRA, J. A.. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas: um Relato de Experiência. Em: IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, v. Único, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa)

      • Fernanda Keila Marinho da Silva ⇔ João Batista dos Santos Junior (1.0)
        1. SANTOS JUNIOR, JOÃO BATISTA ; SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA. Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 23, p. 493-506, issn: 1980-850X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE))




    Data de processamento: 12/10/2020 18:55:50