Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So)

Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Jose Fontana Gebara

Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6585493065968961 (04/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - km 110 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32297447 URL da Homepage: www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Fisica Ambiental na educacao basica
      Descrição: Investigar as possibilidades de utilização da temática Física Ambiental na educação básica, tanto em espaços formais quanto em espaços não-formais de ensino. Avaliar as necessidades formativas de futuros professores de Física para a abordagem da temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador / Letícia Estevão de Moraes - Integrante / Aline Paula Caliman - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
    2. 2018-Atual. Percepcao de Ciencia de Futuros Professores: Um estudo comparado Brasil-Espanha
      Descrição: Investigar a percepção de Ciência de futuros professores de Física, Química, Biologia e Matemática; a influência de distintos modelos de formação profissional sobre a percepção manifestada; através da realização de estudos de caso no Brasil (Universidade de São Carlos e Universidade Estadual de Campinas) e na Espanha (Universidade de Burgos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador / airton natanael coelho dias - Integrante / Susana Gonzalez Mateo - Integrante / Susana E Jorge-Villar - Integrante / Bianca Araci de Figueiredo - Integrante / Rodolfo Lima Barros Souza - Integrante.
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
    3. 2016-2017. A didatica das Ciencias da Natureza: teoria e pratica na formacao de professores
      Descrição: A importância da educação científica enquanto condição para o exercício da cidadania vem sendo destacada em inúmeras pesquisas científicas. Contudo, deficiências do ensino de Ciências comprometem suas contribuições sociais, da mesma forma que repercutem negativamente na escolha de carreiras científicas dos estudantes ao final da educação básica. Nesse processo, a qualidade da formação dos professores de Ciências constitui-se em fator que necessita ser amplamente investigado, pois há consenso com relação ao seu impacto sobre o ensino. Por outro lado, a literatura tem enfatizado a importância da Didática das Ciências Experimentais (DCE), enquanto área de pesquisa e categoria de ensino, na formação de professores. Reconhecendo a sólida tradição da Espanha na área de DCE e os avanços educacionais significativos que o país vem alcançando, comparados aos do Brasil, o objetivo dessa pesquisa é investigar o alcance da DCE nos processos de formação de professores de Ciências da Natureza - especialmente de Física - na Espanha e de que forma a compreensão de suas contribuições e seus limites pode contribuir para o caso brasileiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador / Jesús Angel Meneses Villagrá - Integrante.
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
    4. 2014-2016. A Prova do Enem: Impacto das Variaveis Cognitivas, Economicas e Sociais
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Coordenador / Mauricio Urban Kleinke - Integrante / Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Sergio Dias Campos - Integrante / Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Projeto Pequenas Cientistas - Terceira Edicação.Como as pequenas cientistas podem mudar a história. 2019. (Outra).
      2. 12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association. THE INFLUENCE OF FAMILY INCOME ON THE PERFORMANCE OF STUDENTS IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM) IN BRAZIL. 2017. (Congresso).
      3. 12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association (ESERA). Cinematographic language: A pedagogical resource for the formation of scientific concepts. 2017. (Congresso).
      4. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. 2016. (Congresso).
      5. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. O impacto das Concepções Alternativas nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. 2016. (Congresso).
      6. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Os professores e suas concepções de escola sustentável: Implicações para a prática pedagógica. 2016. (Congresso).
      7. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Manual de Orientações: o filme como recurso didático nas aulas de ecologia para a formação de conceitos científicos. 2016. (Congresso).
      8. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Stop Motion: Comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de Ciências e Arte. 2016. (Encontro).
      9. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Movimentos de horizontalidade e verticalidade: O filme de animação como recurso didático nas aulas de Ciências. 2016. (Encontro).
      10. Workshop Nacional de Coordenadores do MNPEF/PROFIS. 2016. (Outra).
      11. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA NO FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Encontro).
      12. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA. 2014. (Encontro).
      13. 9 Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ci Ciencias. Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade: A percepção dos estudantes sobre questões de avaliaçòes de larga escala. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. GEBARA, M. J. F.; SILVA, F. K. M. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; MOREIRA, M. A. ; LEMOS, E. S.. IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2019. Congresso
      2. GEBARA, M. J. F.. 6a. Semana do Curso de Licenciatura em Física. 2018. (Outro).. . 0.
      3. GEBARA, Maria José Fontana; DELGADO, A. O.. 3a. Semana do Curso de Licenciatura em Física. 2015. Outro
      4. GEBARA, Maria J. F. ; MEREU, A. C. O. ; LOPEZ, J. V. ; DELGADO, A. O. ; DIAS, A. N. C. ; GOMES, L. T. ; SILVEIRA, G. P. ; Santos Jr, J. B. ; MAMBRINI, G. P. ; BENEDETTI FILHO, Edemar ; de MENEZES, A. J. ; CANTAO, R. F.. 2a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática e 4a. Semana do Curso de Licenciatura em Química. 2014. Outro
      5. GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C.. 1a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar Sorocaba. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Maria José Fontana Gebara ⇔ Fernanda Keila Marinho da Silva (2.0)
        1. NUNES DOS SANTOS, JOSE ; GEBARA, M. J. F. ; SILVA, F. K. M.. Filmes comerciais nas aulas de Ciências: uma discussão sobre a mediação e a interdisciplinaridade. Em: Maurício Compiani; Narjara Zimmermann; Ederson Costa Briguenti. (Org.). Pedagogia do Lugar/Ambiente, Interdisciplinaridade e Contextualização em sala de aula. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 185-211.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F.. Interdisciplinaridade em contexto formativo de professores: possibilidades acenadas pela prática docente. Em: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre Escola e Universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 41-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria José Fontana Gebara ⇔ Airton Natanael Coelho Dias (1.0)
        1. RETAMERO, A. A. C. ; GEBARA, M. J. F. ; DIAS, A. N. C.. Física e Geociências: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ondulatória. Em: IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, v. Único, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa)




    Data de processamento: 12/10/2020 18:55:50