Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So)

Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Airton Natanael Coelho Dias

Possui graduação em Física (2005) e mestrado em Ciências e Tecnologia de Materiais (2008) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP e Doutorado em Ciências (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor voluntário e substituto nas instituições de ensino superior FCT/Unesp e Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, campus Sorocaba. Desenvolve pesquisa aplicada em duas frentes: Geocronologia e Ciências de Materiais. Em Geocronologia atua principalmente na análise integrada (double-dating) pelos métodos U-Pb e Traços de Fissão em bacias sedimentares. Em Ciências de Materiais atua na caracterização de minerais via espectroscopia micro-Raman. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7070166380084691 (08/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - Km 110 - DFQM/CCTS - Sala 1126 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32298825 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2019-Atual. Efeitos da radiacao em minerais aplicados a termocronologia: caracterizacao por tecnicas de espalhamento
      Descrição: Minerais como apatita, zircão, epídoto e muscovita contêm Urânio e Tório em quantidades de ppm. Portanto, esses minerais são adequados para aplicação em métodos de datação termocronológicos como Termocronologia por Traços de Fissão. Na rede cristalina destes minerais, estes átomos (Urânio e Tório) podem sofrer fissão espontânea ou decaimento. Isso gera modificação na rede cristalina do mineral que podem interferir nos mecanismos de datação como cinética de difusão e ataque químico, e annealing. Em um contexto mais amplo, este projeto pretende investigar a influência da radiação na rede cristalina destes minerais. Desta forma, as amostras serão submetidas à irradiação com partículas alfas e íons de baixa energia, e posteriormente, serão caracterizados via espectroscopia FT-IR, micro-Raman e MEV/EDS a fim de avaliar os efeitos da radiação nos minerais devido a radiação. Estes resultados serão usados para construção de um modelo que simule os efeitos da radiação natural nos minerais e seus efeitos na formação dos traços de fissão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / LUIS ROBERTO GENTIL - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    2. 2019-Atual. Conjunto de dados de annealing de tracos de fissao em zircao aplicado aos estudos de Termocronologia por Tracos de Fissao: estudo de caso de uma amostra Brasileira
      Descrição: Um dos fenômenos mais importantes dentro da Termocronologia por Traços de Fissão, TTF, é o encurtamento dos traços de fissão (fissão espontânea do 238U), devido, principalmente, ao aquecimento experimentado pela rocha hospedeira em tempos geológicos (milhões de anos) ou de laboratório (horas ou dias). Este fenômeno de encurtamento é denominado annealing. A quantificação da cinética de annealing é de fundamental importância na TTF porque serve de base para a obtenção das histórias térmicas de regiões de interesse geológico. É a partir de modelos cinéticos, cujos parâmetros são encontrados por ajuste de conjuntos de dados, que estas histórias térmicas são obtidas. A priori os conjuntos de dados em zircão existentes na literatura restringem-se à análise do comprimento dos traços espontâneos. Estes conjuntos foram obtidos pelo mesmo grupo de pesquisadores, sendo que 80% são de uma mesma amostra (Nisatai Dacite - NST) e 95% são de amostras do Japão. Com base nisto, a proposta é utilizar uma amostra brasileira (Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil) e obter um conjunto de dados mais abrangente que avalie tanto os parâmetros de tempo/temperatura, quando os parâmetros anisotrópicos e composicionais da amostra selecionada. Esta amostra brasileira (aqui chamada de ZPC) já foi datada por traços de fissão (76,8 ± 10,4 Ma, dados originais ainda não publicados) e sua caracterização mineral será feita durante este projeto (61,60% de ZrO2, 36,40% de SiO2 e ~ 2% de HfO2 e outros elementos traços - análise prévia). Alíquotas do ZPC serão submetidas a tratamentos térmicos em diferentes temperaturas por tempos de 1 e 10. Vale ressaltar que há a intenção de avaliar simultaneamente o comportamento dos traços de fissão espontânea e induzida a fim de investigar a possível diferença entre as cinéticas de annealing de traços de fissão espontânea e induzida. Essa possível diferença é atribuída a danos causados pelo recuo dos núcleos no decaimento alfa durante a história do mineral. Tais danos alterariam o comportamento dos traços frente a tratamentos térmicos. Essa análise simultânea é importante para a TTF em zircão, pois se a cinética de annealing destes traços depender da quantidade de danos do núcleo de recuo no decaimento alfa na amostra, a modelagem de histórias térmicas na TTF em zircão dependerá da idade e do conteúdo de urânio das amostras, o que tornaria necessária a adaptação do método atualmente praticado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Antonio Said Webbe Sales - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    3. 2019-Atual. Analise Tectonica de Terrenos e Bacias
      Descrição: O grupo de pesquisa tem como objetivo a investigação da evolução tectônica das bacias sedimentares brasileiras, tanto Pré-Cambrianas quanto Fanerozóicas, e dos terrenos que compõem seu embasamento. Pretende-se estudar os aspectos geométricos, composicionais e econômicos, bem como os processos envolvidos na evolução desses terrenos e bacias. Para tanto, o grupo conta com pesquisadores doutores com produção bibliográfica estabelecida, especialistas nas áreas de Geofísica, Geoquímica, Sedimentologia, Geocronologia, Geologia Estrutural e Tectônica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Integrante / Farid Chemale Jr - Integrante / Martins-Ferreira M. A. C. - Coordenador.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    4. 2018-2020. Evolucao termica da Bacia Jacobina atraves de Termocronologia por Tracos de Fissao em zircao e apatita
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Guilherme Teles" - Integrante / Vinicius Queiros Pereira - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    5. 2018-2020. ESTUDOS TERMOCRONOLOGICOS APLICADOS AO TERRENO GREENSTONE/TTG DE ALMAS, TOCANTINS, BRASIL
      Descrição: A evolução tectônica dos terrenos Greenstone/TTG de Almas-TO ainda é incógnita. São raros os dados geocronológicos via U-Pb e Lu-Hf e não há nenhum estudo de termocronologia (via Termocronologia por Traços de Fissão - TTF) e U-Th/He em zircão e apatita. Ademais, até o momento, não foi realizado estudo de proveniência das sequências vulcano-sedimentares deste greenstone. Por estas razões, a partir de diferentes métodos termo e geocronológicos pretende-se através deste projeto, desvendar os processos tectônicos que ocorreram após a estabilização do greenstone Almas, bem como definir melhor sua evolução durante o tempo geológico. A partir do U-Pb em zircão (via LA-ICP-MS e SHRIMP) pretende-se definir os processos ígneos e metamórficos de temperaturas altas (até 1200 ºC); através do TTF em zircão será possível definir os processos geológicos ocorridos em intermediária-baixa temperatura e finalmente; via TTF em apatita e U-Th/He em apatita e zircão pretende-se estabelecer os eventos de denudação, erosão, soerguimento e subsidência ocorridos durante o Fanerozóico, em especial com referência às movimentações do Lineamento Transbrasilano. Este estudo é grande interesse científico, pois se trata do terreno granito-greenstone mais extenso de toda a Faixa Brasília; e econômico pela presença de ouro principalmente nos greenstones e diamantes nas sequências sedimentares do Grupo Natividade que os recobrem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Farid Chemale Jr - Integrante / MARTINS-FERREIRA, MARCO ANTONIO CAÇADOR - Integrante / Candido Augusto Veloso Moura - Integrante / José Eloi Guimarães Campos - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    6. 2018-Atual. ASTRONOMIA NO ENSINO DE FISICA: O RADIOTELESCOPIO COMO MEDIADOR PARA O ENSINO DE ONDULATORIA
      Descrição: Este trabalho trata da construção de um radiotelescópio, que será um kit de estudos para estudantes e astrônomos amadores. O equipamento será uma evolução do protótipo desenhado para análise de frequência de 12 GHz, onde será desenvolvido novo modulo de guia de onda e circuitos eletrônicos para captura de frequência especifica de 1420 MHz, linhas de Hidrogênio da via látea e reflexão de rádio frequência de chuva de meteoros. Na construção do protótipo utilizaram-se materiais de fácil aquisição e custo relativamente baixo, de modo a se ter um equipamento acessível e versátil. A partir disso serão elaboradas propostas de atividades que integrem a atividade experimental aos recursos computacionais de forma a priorizar os aspectos de interação entre os estudantes, dispositivos experimentais e conhecimento científicos. Como referencial metodológico, utilizaremos os referenciais socioculturais derivados da teoria de Lev Vigostski.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Maria José Fontana Gebara - Integrante / César Hipolito Pinto - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    7. 2018-Atual. Estudos Tectonicos aplicados para reconstrucao do SW do Gondwana com base a investigacao do embasamento das Faixas Dobradas Sierra de la Ventana (Argentina) e Cabo (Africa do Sul) e areas correlatas (Maurice Ewing Bank e Agulhas Plato)
      Descrição: O embasamento dos segmentos crustais das Ilhas Malvinas, Maurice Ewing Bank e Platô de Agulhas contém informações valiosas para a reconstrução do Gondwana e consequentemente para os modelos de separação dos continentais da América do Sul e África. Por meio de levantamento sedimentológico, estratigráfico e estrutural de seções chave ao longo dos cinturões Sierra de la Ventana (Argentina), Ilhas Malvinas e Cabo (África do Sul), estudos de petrologia sedimentar, determinação isotópica de Sm-Nd, U-Pb, Lu-Hf, O em mineral e rocha total pretende-se: (i) refinar a correlação estratigráfica e sistemas deposicionais de ambos cinturões; (ii) detalhar as assinaturas das áreas fonte do preenchimento sedimentar e as fontes das rochas que compõe os sedimentos (ex.: definição da assinatura crustal ou mantélica das rochas das áreas fonte); (iii) estabelecer ambiente tectônico das rochas do embasamento e sua trajetória Pressão-Temperatura-tempo (PTt); (iv) restaurar o padrão de paleodrenagem; (v) obter dados paleomagnéticos em diques máficos e encaixantes em áreas específicas destas regiões (ex. Ilhas Malvinas ou Patagônia) para aprimorar a reconstrução dos blocos crustais das Ilhas Mlavinas, Patgonia, Maurice Ewing Bank e Plato de Agulhas durante o Mesoproterozoico e Fanerozoico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Integrante / Farid Chemale Jr - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    8. 2017-2019. CARACTERIZACAO DE MINERAIS APLICADOS A GEO E TERMOCRONOLOGIA ATRAVES TECNICAS DE ESPALHAMENTO, DIFRACAO E ESPECTROSCOPIA
      Descrição: Minerais como apatita, zircão, epídoto e muscovita contêm Urânio e Tório em quantidades de ppm. Portanto, esses minerais são adequados para aplicação em métodos de datação termocronológicos como Termocronologia por Traços de Fissão. Na rede cristalina destes minerais, estes átomos (Urânio e Tório) podem sofrer fissão espontânea ou decaimento. Isso gera modificação na rede cristalina do mineral que podem interferir nos mecanismos de datação como cinética de difusão e ataque químico, e annealing. Em um contexto mais amplo, este projeto pretende investigar a influência da radiação na rede cristalina destes minerais. Desta forma, as amostras serão submetidas à irradiação com partículas alfas e íons de baixa energia, e posteriormente, serão caracterizados via espectroscopia FT-IR, micro-Raman, UV-Vis, Difração de Raio-X e MEV/EDS. Especificamente, nesta primeira parte do projeto, contido nesta proposta, pretende-se realizar as caracterizações supracitadas nos minerais in natura, ou seja, sem irradiação. Estes resultados iniciais serão importantes para comparação posterior com as amostras irradiadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / LUIS ROBERTO GENTIL - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    9. 2017-2018. ESTUDO DA EVOLUCAO DO GRUPO BARREIRAS NA BACIA DE CAMPOS VIA TERMOCRONOLOGIA POR TRACOS DE FISSAO E U-Pb EM ZIRCAO
      Descrição: É objetivo do projeto, aplicar a TTF e U-Pb em amostras de zircão (e apatita, se possível) do Grupo Barreiras na Bacia de Campos, para auxiliar no entendimento da evolução da região adjacente a margem continental no sudeste do Brasil, especialmente a distribuição das rochas fonte dos sedimentos detríticos. A análise termocronológica de baixa temperatura poderá fornecer informações sobre o desenvolvimento da margem continental brasileira, como a formação das Serras da Mantiqueira e Serra do Mar, das bacias interiores e dos sistemas pe-trolíferos das bacias da margem. Também se ressalta que por meio destes estudos, há a possi-bilidade de maiores avanços científicos na parte metodológica e na aplicação TTF em zircão, o que permitirá uma amplificação no uso da técnica pela comunidade científica brasileira para a reconstrução da história térmica de outras áreas de interesse geológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Thais Pereira Rosinha de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    10. 2017-2018. ESPECTROSCOPIA MICRO-RAMAN E MEV/EDS APLICADOS A MINERAIS DO CRATON SAO FRANCISCO: EVIDENCIA DA FORMACAO DE PIRITA MEDIADA BIOGENICAMENTE E SUAS CONEXOES COM A ORIGEM DA VIDA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Daniele Carolina Fonseca da Cruz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    11. 2016-2018. Fisica e Geociencias: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Termodinamica e Ondulatoria
      Descrição: A contextualização da Física será feita através de um trabalho interdisciplinar envolvendo as Geociências como foco de estudo, e tal metodologia será aplicada aos alunos do segundo ano do ensino médio. Desta forma, por meio de fenômenos inerentes aos estudos das Geociências, pretende-se apresentar os conceitos de Física relativos à termologia. Esta proposta quer distanciar o ensino de Física do conceito de fragmentação do ensino como se encontra instituído no Brasil, logo, pretende-se gerar uma interação contínua e ininterrupta da Física com uma ou mais disciplinas estudadas no ensino médio. Ainda, objetiva-se mostrar que as fronteiras entre as disciplinas servem como espaço de troca de informação entre elas e não como limitações destas. Para nortear o trabalho desenvolvido pelos professores, dentro e fora da sala de aula, as atividades contidas neste projeto estão calcadas nos três momentos pedagógicos, conforme cita Delizoicov (2012): problematização inicial ou estudo da realidade (ER), levantamento dos dados e organização do conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Alex Amilton Costa Retamero - Integrante / Maria José Fontana Gebara - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    12. 2016-2017. ESTUDO DA EVOLUCAO DOS CINTUROES MOVEIS DA FAIXA BRASILIA E ARACUAI A PARTIR DA TERMOCRONOLOGIA POR TRACOS DE FISSAO EM APATITA
      Descrição: Comparado à outras técnicas de datação por radioisótopos naturais, a Termocronologia por Traços de Fissão (TTF) não se baseia na medição da abundância isotópica por espectrometria de massas, mas sim, na contagem individual de traços de fissão gerados durante a história geológica em minerais que possuam em sua rede cristalina os elementos traços, tais como U, Th e Pb em quantidades de alguns ppm. Esta metodologia é aplicada a análises de processos geológicos de baixa/intermediária temperatura, 60-320 °C e permite avaliar i) processos de denudação nas diferentes situações tectônicas, ii) a estimativa da idade deposicional máxima, iii) a proveniência ou origem sedimentar, iv) a correlação de sequencias sedimentares, dentre outros. Especificamente, o uso da TTF em apatita permite obter informações tais como: história térmica (paleotemperaturas, tempo de resfriamento a partir das paleotemperaturas, caracterização dos mecanismos de aquecimento e resfriamento, gradientes paleogeotermais), proveniência e identificação de eventos térmicos (tectônicos, soterramento ou soerguimento) ocorridos durante a história geológica das amostras. Sendo assim, neste projeto iremos aplicar a TTF em apatita a fim de estudar a evolução dos cinturões móveis da Faixa Brasília e Araçuaí a partir da reconstrução de sua historia térmica. Esta região tem uma história geológica complexa com forte deformação no decorrer do Brasiliano (Neoproterozóico a Eo-Paleozóico) bem como reativações ao longo do Fanerozóico, em especial durante o Mesocenozóico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Larissa Mariana Mendes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    13. 2016-2017. TERMOCRONOLOGIA POR TRACOS DE FISSAO EM ZIRCAO APLICADA NO ESTUDO DA EVOLUCAO DA PORCAO SUL DO CINTURAO ARACUAI
      Descrição: A Termocronologia por Traços de Fissão (TTF) em zircão tem sido extensivamente utilizada, associada à outros métodos de datação radiométricos, tais como U-Pb e U-Th/He, para compreender a geo e termocronologia de rochas em uma variedade de ambientes geológicos: rochas do embasamento orogênicos, termocronologia usando grãos detríticos em rochas sedimentares para análise de proveniência e análise da história térmica. Baseado nisso, é objetivo deste projeto aplicar a TTF em zircão para auxiliar no entendimento da história geológica da porção sul do Cinturão Araçuaí a leste do Craton São Francisco. A análise termocronológica de baixa temperatura irá complementar estudos de estratigrafia, sedimentologia e determinação de idades de deposição e deformação, com ênfase a evolução Fanerozóica desta porção da Plataforma Sulamericana. Além disso, ressalta-se que por meio destes estudos poder-se-á ter um maior avanço científico na parte metodológica e na aplicação TTF em zircão, o que permitirá a comunidade científica brasileira amplificar o uso da técnica na reconstrução da história térmica de outras áreas de interesse geológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Larissa Mariana Mendes - Integrante / Thais Pereira Rosinha de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    14. 2015-2017. ESTUDO DA EVOLUCAO DE BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS A PARTIR DA TERMOCRONOLOGIA POR TRACOS DE FISSAO EM ZIRCA
      Descrição: O zircão é um mineral acessório comum em rochas ígneas, sedimentares, e metamórficas. É física e quimicamente resistente, podendo "sobreviver" durante muitos períodos geológicos, e em muitos casos, fornece um registro de cada evento geológico a qual foi submetido nestes períodos. Incorpora em sua estrutura elementos traços, tais como U, Th e Pb, o que é crucial para as análises geocronológicas. Sua capacidade de reter informações sobre a história térmica de uma área fonte é de valor inestimável para elucidar os processos geológicos decorrentes de uma variedade de configurações geodinâmicas. Em consequência, a Termocronologia por Traços de Fissão (TTF) em zircão tem sido extensivamente utilizada, associada a outros métodos de datação radiométricos, tais como U-Pb e U-Th/He, para compreender a geo e termocronologia de rochas em uma variedade de ambientes geológicos: rochas do embasamento orogênicos, termocronologia usando grãos detríticos em rochas sedimentares para análise de proveniência e análise da história térmica. Baseado nisso, é objetivo deste projeto aplicar a TTF em zircão (integrada a outras metodologias) para auxiliar no entendimento da história geológica de duas importantes áreas do Brasil: i) Bacia do Paraná (na região do Triângulo Mineiro) e ii) da porção sul do Craton São Francisco e os cinturões móveis adjacentes, Faixa Brasília (oeste) e Araçuaí (leste). A análise termocronológica de baixa temperatura irá complementar estudos de estratigrafia, sedimentologia e determinação de idades de deposição e deformação (neste caso para a segunda área de estudo), com ênfase a evolução Fanerozóica desta porção da Plataforma Sulamericana. Além disso, ressalta-se que por meio destes estudos poder-se-á ter um maior avanço científico na parte metodológica e na aplicação TTF em zircão, o que permitirá a comunidade científica brasileira amplificar o uso da técnica na reconstrução da história térmica de outras áreas de interesse geológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / Cleber Jose Soares - Integrante / Farid Chemale Jr - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    15. 2015-2017. TERMOCRONOLOGIA POR TRACOS DE FISSAO EM ZIRCAO APLICADA AO COMPLEXO COLMEIA NO CINTURAO ARAGUAIA, BRASIL
      Descrição: O uso da TTF em zircão permite obter informações tais como: história térmica (paleotemperaturas, tempo de resfriamento a partir das paleotemperaturas, caracterização dos mecanismos de aquecimento e resfriamento, gradientes paleogeotermais), proveniência e identificação de eventos térmicos (tectônicos, soterramento ou soerguimento) ocorridos durante a história geológica das amostras. Sendo assim, neste projeto iremos aplicar a TTF em zircão a fim de estudar a evolução ao norte do Cinturão Araguaia (Domos Colmeia, Cantão, Cocalandia e Lontra) a partir da reconstrução de sua historia térmica. Esta região tem uma história geológica complexa e os resultados obtidos serão acrescidos aos dados estratigráficos e geomorfológicos já conhecidos, gerando informações que permitirão melhor entendimento da geologia da área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / KELVIN MASSAYOSHI MASUYAMA - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.
    16. 2015-2016. ESTUDO DA CONTAMINACAO DO AR AMBIENTAL POR RADONIO E FILHOS NA REGIAO DE SOROCABA E VOTORANTIM ATRAVES DE DETECTORES DE TRACOS NUCLEARES
      Descrição: O Radônio é a principal fonte natural de exposição humana à radiação ionizante e por esta razão pretende-se, neste trabalho, realizar medidas da contaminação do ar por 222Rn e filhos na região de Sorocaba e Votorantim, estado de São Paulo. Esta região está entre as mais ativas na exploração mineral, principalmente de cimento, e portanto, pode estar sendo submetida a concentrações elevadas de radiação. Esta pesquisa será realizada a partir da exposição, de pelo menos, cinquenta detectores do tipo CR-39 (PADC) durante um período de cerca de 6 meses. A partir dos resultados obtidos será construído um mapa de contaminação desde das áreas de exploração mineral até as mais distantes nas cidades envolvidas. Caso um nível acima do estabelecido pela EPA, ações de contenção e prevenção poderão ser aplicadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Airton Natanael Coelho Dias - Coordenador / ARTHUR ALEXANDRE PEREIRA - Integrante.
      Membro: Airton Natanael Coelho Dias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. AGU FALL MEETING 2019. UNRAVELING THE TIMING AND THERMAL EVOLUTION OF PALEOPROTEROZOIC ACCRETIONARY OROGENIES IN THE WESTERN SÃO FRANCISCO CRATON: CONSTRAINTS FROM U-PB-HF AND APATITE FTT RESULTS. 2019. (Congresso).
      2. XVII SIMPÓSIO DE ESTUDOS TECTÔNICOS.PALEOPROTEROZOIC TERRAIN ACCRETION IN THE SÃO FRANCISCO CRATON WESTERN MARGIN: CONSTRAINTS FROM GEOLOGICAL, GEOCHRONOLOGICAL AND GEOPHYSICAL DATA FROM THE ALMAS-DIANÓPOLIS DOMAIN. 2019. (Simpósio).
      3. 16thInternational Conference on Thermochronology. U-Pb AND FISSION-TRACK AGES OF DETRITAL ZIRCON GRAINS FROM THE BARREIRAS GROUP REVEAL A NEOPROTEROZOIC SOURCE AND PHANEROZOIC THERMAL EVOLUTION. 2018. (Congresso).
      4. Goldschmidt 2017. COMBINED FFT AND U-Pb-Hf ZIRCON GEOCHRONOLOGY APPLIED TO THE PROTEROZOIC COVERS OF THE SÃO FRANCISCO CRATON. 2017. (Congresso).
      5. XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS TECTÔNICOS.TERMOCRONOLOGIA POR TRAÇOS DE FISSÃO EM ZIRCÃO APLICADA À ORTOGNAISSES DO EMBASAMENTO DO CINTURÃO ARAGUAIA. 2017. (Simpósio).
      6. 10th South American Symposium on Isotope Geology (SSAGI).Integrated analysis by Fission-Track Thermochronology and U-Pb in zircon applied in the Marilia and Uberaba formations belonging to Bauru Basin.. 2016. (Simpósio).
      7. 2nd European Mineralogical Conference.Detrital-zircon geochronology and sedimentary provenance of the São Francisco Craton covers. 2016. (Outra).
      8. 79th Annual Meeting of the Meteoritical Society.Dating the Araguainha impact structure with thermochronologic methods. 2016. (Encontro).
      9. Congresso Brasileiro de Geologia. Geocronologia U-Pb e Lu-Hf em zircão por LA-MC-ICP-MS de rochas do embasamento do segmento setentrional do Cinturão Araguaia, província Tocantins. 2016. (Congresso).
      10. Congresso Brasileiro de Geologia. Detrital-zircon U-Pb geochronology: preliminary results of sedimentary provenance of the São Francisco Craton covers. 2016. (Congresso).
      11. GEOSUDESTE 2015 ? 14º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE.EMPA-FT APPLIED IN DETRITAL ZIRCONS: PRELIMINARY STUDY. 2015. (Simpósio).
      12. The 9th International Conference on the analysis of geological and environmental materials - Geonalysis 2015. ABSOLUTE CALIBRATION FOR THE EMPA-FT. 2015. (Congresso).
      13. 26th International Conference on Nuclear Tracks in Solids.MICRO-RAMAN SPECTROSCOPIC INVESTIGATION OF BRAZILIAN ZIRCON AT DIFFERENT TEMPERATURES. 2014. (Outra).
      14. 9th SOUTH AMERICAN SYMPOSIUM ON ISOTOPE GEOLOGY - 9th SSAGI.Electron Microprobe Analyzer coupled with Fission-Track Thermochronology. 2014. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. DIAS, Airton Natanael Coelho. 1ª SEMANA DA FÍSICA. 2003. (Outro).. . 0.
      2. DIAS, Airton Natanael Coelho. II LASNT - SECOND LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON NUCLEAR TRACKS. 2003. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)



    Data de processamento: 12/10/2020 18:55:50