Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Silvio Cesar Moral Marques

Graduado em Administração (1993) e Filosofia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Antropologia e Educação, Ética. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6047434055828372 (04/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295955 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Trabalho e educacao na Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidencia da nocao de trabalho na concepcao e na pratica de docentes da rede publica estadual
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, a ser protagonizado pelo GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e pelo HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) ? GT (Grupo de Trabalho) UFSCar Sorocaba, tanto pelos(as) docentes da UFSCar que deles participam, quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do campus Sorocaba/SP -, mestrandos(as), doutorandos(as) e uma pós-doutoranda. A problematização da pesquisa sintetiza-se na busca por saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual da Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS). Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo (formativo). O objetivo científico é o de conhecer a noção de trabalho presente nos documentos nacionais e estaduais que orientam a prática educativa, as que guardam os docentes que atuam na rede estadual de ensino da RMS e como ocorre a articulação entre elas. O objetivo educativo refere-se aos processos formativos resultantes do desenvolvimento da pesquisa, que poderão habilitar integrantes do GPTeFE e do HISTEDBR - GT UFSCar Sorocaba para a pesquisa em educação e propor aos professores(as) da rede pública que dela participarem um exercício reflexivo sobre a concepção de trabalho que têm e que orienta a prática que efetivam em sala de aula. Para atingir esses dois objetivos, a metodologia a ser empregada será de tipo documental, bibliográfica e campo, com viés quali-quantitativo. Dado que a LDB (Lei 9394/96) considera o trabalho um dos princípios e fins da educação, esta pesquisa se justifica porque investigará um objeto, o trabalho, que direciona as políticas públicas na área da educação, os documentos que lhe orientam a execução e os materiais didáticos empregados nas escolas estaduais da RMS. Espera-se que os resultados a serem produzidos colaborem com o avanço do conhecimento na área dos fundamentos e das teorias educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Integrante / Francisco Evangelista - Integrante / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Juliana Rezende Torres - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante.
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.
    2. 2015-2017. Projetos politicos pedagogicos na UFSCar campus Sorocaba (2006-2015): uma analise sobre suas transformacoes
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar os projetos político-pedagógicos (PPPs) dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biologia e de Engenharia de Produção da UFSCar campus Sorocaba, os quais foram implementados quando do início do campus em 2006. O objetivo da pesquisa refere-se a compreender as transformações observadas nos PPPs de 2006 para os posteriores (Engenharia de Produção em 2008 e Biologia Bacharelado em 2009 e Licenciatura em 2015), note-se que os projetos de 2006 foram produzidos por docentes que não estão lotados no campus, ao passo que as alterações posteriores foram realizadas pela comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos) que atuam nos cursos, ou seja, a contraposição entre um PPP ?importado? e um produzido localmente a partir das vivências e expectativas de seus protagonistas. Como metodologia se analisará os documentos referentes a estes PPPs, bem como entrevistas com os participantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Coordenador / Ismail Barra Nova de Melo - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.
    3. 2011-2018. Concepcao e pratica educativa dos professores da rede publica municipal e estadual de Sorocaba-SP
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Integrante / Martins, Marcos Francisco - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.
    4. 2006-2008. Ceticismo e Naturalismo na obra ?Dialogues Concerning Natural Religion? de David Hume
      Descrição: Neste projeto de pesquisa pretende-se investigar a obra Diálogos sobre a Religião Natural, de David Hume, no que concerne a uma compreensão naturalista deste texto, em contraposição a uma leitura cética do mesmo. Na consecução deste objetivo far-se-á uma revisão da contenda entre as interpretações céticas e naturalistas da filosofia humeana, para então analisar o estatuto epistêmico da posição naturalista a partir dos aspectos retóricos e estéticos do século XVIII.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. IV Congresso Internacional Thomas Hobbes. Racionalidade política e o modelo de ciência em Thomas Hobbes. 2017. (Congresso).
      2. V Congresso Latinoamericano de História Econômica. Entre Adam Smith e Thomas Morus: livre negociação no horizonte da utopia. 2016. (Congresso).
      3. 2o. Congresso de Extensão AUGM. Sétima Arte na 3ª Idade: Cinco Anos de Extensão Universitária em Sorocaba. 2015. (Congresso).
      4. ANPUH-SP - XXII Encontro Estadual de História.Quem se diploma em diversidade étnica? História e Cultura Aro-Brasileira e seus desafios para a frmação dos professores de História. 2014. (Encontro).
      5. International Workshop Professional Master.Professional Master Course in Sustainability: Challenges and Perspectives. 2014. (Oficina).
      6. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Darwin, teoria e prática da ciência: uma análise do método científico à luz das críticas endereçadas à Origem das Espécies por Fleeming Jenkin. 2012. (Seminário).
      7. VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Universidade e relação professor/aluno no ensino de filosofia - o uso das plataformas virtuais. 2012. (Congresso).
      8. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
      9. I Simpósio UNIFESP de Teoria Crítica. 2008. (Simpósio).
      10. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
      11. Seminário Garantindo a Permanência da Memória: Paisagem Cultural e Marcos Históricos. 2007. (Seminário).
      12. Workshop Flona de Ipanema: Passado, presente, futuro. 2006. (Congresso).
      13. Workshop para Recpção dos Docentes do Campus Sorocaba. 2006. (Oficina).
      14. XII Encontro Nacional de Filosofia. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. LANA, R. C. ; MARQUES, S. C. M.. Comer, lutar, resistir: a alimentação nas trincheiras da IGGM. 2014. Congresso
      2. LANA, R. C. ; CARON, M. F. ; ROSELINO JUNIOR, J. E. S. ; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. 1914 - 2014: Cem Anos da Primeira Grande Guerra Mundial. 2014. Congresso
      3. CARON, M. F. ; MARQUES, S. C. M.. A Produção Literária da 1 Grande Guerra Mundial. 2014. Congresso
      4. MARQUES, S. C. M.; EVANGELISTA, F.. I Encontro de Educação Ambiental - 15 da ECO 92. 2007. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Ismail Barra Nova de Melo (11.0)
        1. SOUZA, SAMARA RACHED ; RIBEIRO, SIMONE MARIA ; NETO, RAFAEL OCANHA LORCA ; MARQUES, SÍLVIO C. MORAL ; MELO, ISMAIL B. NOVA. Avaliação de materiais didáticos propostos pelo plano de ação nacional em auxílio da conservação do lobo-guará (Chrysocyon brachiurus). FORSCIENCE. v. 8, p. e00511-22, issn: 2318-6356, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (FORSCIENCE)
        2. MUNHOZ, EDUARDO ANTONIO PIRES ; MARQUES, SILVIO CÉSAR MORAL ; DE MELO, ISMAIL BARRA NOVA. Gerenciamento integrado dos aspectos legais de produtos controlados como facilitador à certificação ISO 14001. NOVOS CADERNOS NAEA. v. 21, p. 61-76, issn: 2179-7536, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (NOVOS CADERNOS NAEA)
        3. FERNANDES, A. N. P. ; MORAES, M. C. P. ; GALETTI, G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. Avaliação dos resultados obtidos com a implantação do programa criança ecológica na floresta estadual de Bebedouro (SP). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE). v. 12, p. 12-23, issn: 1981-1764, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE))
        4. CHINAQUE, FERNANDA FERNANDEZ ; SANTOS, ANDRÉ CORDEIRO ALVES DOS ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, SILVIO CÉSAR MORAL. O papel dos comitês de bacia nos processos de licenciamento ambiental: um estudo de caso do comitê de bacia do rio Sorocaba e Médio Tietê (SP). Revista Ambiente e Agua. v. 12, p. 1068-1081, issn: 1980-993X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Ambiente e Agua)
        5. JULIANO, TIAGO ; MELO, ISMAIL BARRA NOVA DE ; MARQUES, SILVIO CÉSAR MORAL. A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. v. 22, p. 676-696, issn: 1414-4077, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR)
        6. CRUZ, C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. A Educação Ambiental brasileira: história e adjetivações. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. v. 11, p. 183-195, issn: 1981-1764, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online))
        7. GARCIA FILHO, B. F. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. Percepção ambiental: consciência e atitude em escolas do ensino fundamental do município de Jaboticabal (SP). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE). v. 11, p. 162-173, issn: 1981-1764, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE))
        8. MINASSE, M. H. S. G. G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas. Rosa dos Ventos. v. 6, p. 139-151, issn: 2178-9061, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Rosa dos Ventos)
        9. DIAS, M. C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL E SUAS POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO AMBIENTAL DESCENTRALIZADA EM MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE. Em: Allan Leon Casemiro da Silva, Luís Roberto de Almeida Gabriel Filho e Pedro Fernando Cataneo. (Org.). Gestão ambiental e sustentabilidade. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 01, p. 59-75.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. CAMARGO, A. R. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. A sustentabilidade ambiental e o planejamento do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Em: Allan Leon Casemiro da Silva; Sandra Medina Benini; e Leonice Seolin Dias. (Org.). Fórum Ambiental: uma visão multidisciplinar da questão ambiental. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 1, p. 307-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Rita de Cássia Lana (4.0)
        1. LANA, R. C. ; MARQUES, S. C. M.. QUEM SE DIPLOMA EM DIVERSIDADE ÉTNICA? História e Cultura Afro-Brasileiras e seus Desafios para a Formação dos Professores de História. Em: Francisco Evangelista; Lucineia Chrispim Pinho Micaela; Rubia Cristina Cruz. (Org.). Africanidades, afrodescendências e educação. 1aed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 107-127.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LANA, R. C.; MARQUES, S. C. M.. Aspectos das Teorias e Políticas Educacionais na América Latina. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        3. LANA, R. C. ; MARQUES, S. C. M.. Quem se diploma em diversidade étnica? História e Cultura Afro-Brasileiras e seus desafios para a formação dos professores de História. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        4. MARQUES, S. C. M.; LANA, R. C.. Evento Primeira Grande Guerra Mundial. 2014.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse (2.0)
        1. OLIVEIRA, C. S. E. ; GIMENES-MINASSE, M. H. S. G. ; MARQUES, S. C. M.. Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis. Revista Turismo em Análise. v. 26, p. 639-667, issn: 1984-4867, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Revista Turismo em Análise)
        2. MINASSE, M. H. S. G. G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas. Rosa dos Ventos. v. 6, p. 139-151, issn: 2178-9061, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Rosa dos Ventos)

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ José Marcos Nayme Novelli (1.0)
        1. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 18:25:10