Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Hidrobiologia (DHb)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento

Graduado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho, Portugal (2001) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Namur, Bélgica (2006). Pós-doutorado no Instituto de Ciències del Mar (CSIC) em Barcelona (Espanha), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Hidrobiologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), credenciado no Programa de Pósgraduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar (conceito 4) e no Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (conceito 6).#10;Responsável pelo Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos (LBPM), desenvolve pesquisas na área ecologia de sistemas aquáticos, com especial ênfase nas interações bióticas, estrutura e função de comunidades planctónicas, em todos os compartimentos da teia trófica (virus, bactérias, fitoplâncton, zooplâncton) em todo o tipo de ambientes aquáticos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4515469289999439 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Hidrobiologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 URL da Homepage: http://www.lmpb.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. AtlantECO: Atlantic Ecosystems Assessment, Forecasting Sustainability
      Descrição: O objetivo geral do AtlantECO é aumentar nossa capacidade de avaliar e prever mudanças no status e na dinâmica dos ecossistemas do Atlântico nas escalas regional e de bacia, a fim de melhorar a sustentabilidade dos serviços do ecossistema e aprimorar o Crescimento Azul para as comunidades do Atlântico como um todo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / JUNGER, PEDRO CIARLINI - Integrante / Paula Huber - Integrante. Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    2. 2019-2019. Estudo comparativo da estrutura e a dinamica das comunidades dulceaquicolas tropicais e temperadas
      Descrição: Este projeto resulta de uma colaboração que reúne áreas de atuação complementares de três pesquisadores trabalhando em disciplinas distintas da área de ecologia aquática: Ecologia microbiana (Hugo Sarmento - FAPESP PI); Ecologia da teias tróficas (Dan Perkins - PD, pesquisador visitante) e ecologia da comunidades (Victor Saito - FAPESP Co-I). A proposta foi iniciada durante um workshop financiado pelo British Council - FAPESC (RLWK8-10592) quot;Comparing the supply of ecosystem services between temperate and (sub)tropical freshwater systemsquot; em Florianópolis, no Brasil, com a participação de HS, DP e VS em Janeiro de 2019. Neste workshop de 5 dias, percebemos rapidamente que, através de nossas diferentes áreas de especialização, mas com uma perspectiva científica comum, estávamos em uma boa posição para testar hipóteses relacionadas a diferenças na estrutura e na dinâmica das comunidades de água doce. Esta aplicação é o resultado dessas discussões. Basicamente, usando dados fornecidos por VS, testamos algumas dessas hipóteses e percebemos que precisaríamos de dados provenientes de novas amostragens em riachos focando na teia trófica, como os dados mantidos pelo DP (diversos riachos no Reino Unido). Durante o intercâmbio proposto de um mês, propomos iniciar a compilação os dados do Reino Unido com amostras no Brasil, o que nos permitiria testar nossas hipóteses com mais rigor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / Victor Saturo Saito - Integrante / Daniel Perkins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    3. 2019-Atual. Entendendo a reorganizacao de metacomunidades aquaticas sob contaminacao agroquimica
      Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA - Integrante / Victor Saturo Saito - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Gilmar Perbiche-Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
      Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Victor Satoru Saito - Coordenador / Maria da Graça Gama Melão - Integrante / Luis Schiesari - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilmar Perbiche Neves.
    4. 2018-Atual. Ecological Impacts of Sugar Cane Intensification on Freshwater Biodiversity and Ecosystems
      Descrição: Water resources and freshwater biodiversity is being highly threatened by agriculture expansion, including sugar cane in Southeast Brazil. In this sense, we do not fully understand the possible impacts of agriculture contaminants on higher levels of ecological organization such as entire communities and on ecosystem processes, which maintain services for humanity. We aim to conduct mesocosm experimentation to obtain robust information on how important contaminants affect the aquatic biodiversity of communities and how this, in turn, could impact the functioning of the entire ecosystem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA - Integrante / Victor Saturo Saito - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Luis Schiesari - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    5. 2018-Atual. Monitoramento e Controle de floracoes de cianobacterias em sistemas aquaticos tropicais - CIANO-Control
      Descrição: O controle da eutrofização e mitigação das florações nocivas de cianobactérias são considerados desafios-chave para o gerenciamento da qualidade da água. Nesse contexto, o controle da disponibilidade de fósforo (P) é crucial e deve visar a redução acentuada tanto de aportes externos quanto do estoque interno. O estoque interno de P na coluna d?água e no sedimento e pode ser controlado por diversos métodos de remoção. Estes métodos incluem a tradicional aplicação de coagulantes a base de alumínio ou de ferro e, mais recentemente, a cobertura do sedimento com adsorventes de P em fase sólida, os quais são principalmente argilas modificadas. ?Flock and Lock? é uma técnica recentemente desenvolvida que combina a aplicação de uma baixa dosagem de coagulante com um adsorvente de P. Este método não só remove as frações dissolvida (fosfato) e particulada de P (cianobactéria) da coluna d?água, mas também aborda a carga interna, impedindo a liberação de P do sedimento. Essa técnica foi aplicada com êxito em dois lagos holandeses, mas não foi testada em sistemas tropicais. Nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo estudos experimentais, em escala de laboratório, com o uso combinado de coagulantes e adsorventes P. Os resultados mostram que esta é uma técnica eficiente para sedimentar cianobactérias e, portanto, promissora na remediação de sistemas brasileiros eutróficos. Este projeto visa testar a eficácia e aplicabilidade da técnica ?Flock and Lock? em uma escala maior (mesocosmos), utilizando combinações de coagulante e adsorvente de P em fase sólida para o controle da eutrofização e mitigação de florações de cianobactérias em diferentes tipos de água, além de avaliar possíveis efeitos da técnica sobre as comunidades planctônicas (métodos tradicionais e moleculares) e explorar o potencial biotecnológico da biomassa de cianobactérias removida. Para tanto, serão estudados dois ambientes: uma lagoa costeira salobra (lagoa de Jacarepaguá) e um reservatório de água doce (reservatório do Funil), ambos com longo histórico de florações de cianobactérias e que vem sendo estudados pelo nosso grupo de pesquisa há alguns anos. Para contemplar as diferenças sazonais, os experimentos serão realizados nas estações seca e chuvosa. Em cada ambiente serão instalados mesocosmos cilíndricos, conectados com o sedimento, que receberão diferentes tratamentos (combinações de coagulantes e de adsorventes de P) e serão monitorados por cerca de três semanas. Esta proposta irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do campo de restauração de ecossistemas aquáticos no Brasil. Até o momento, a experiência no controle e mitigação da eutrofização e das florações de cianobactérias em águas superficiais brasileiras são ainda limitadas. Nossa proposta está associada ao projeto de cooperação internacional CAPES, Brasil-NUFFIC, Holanda ?Cyanobacterial Blooms in a Changing World? (No 004/2012) e ao projeto Pesquisador Visitante Estrangeiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq 400408/2014-7), ambos em andamento. Além disso, ele irá fortalecer a capacidade científica e experiência de cientistas brasileiros que trabalham em cianobactérias, aprofundando assim o intercâmbio acadêmico com pesquisadores da Universidade de Wageningen (Holanda). A inovação deste projeto é que ele fornecerá para as autoridades responsáveis pelo gerenciamento das águas, um conjunto de medidas de relativamente baixo custo, fácil aplicação e resposta rápida para o controle de florações nocivas de cianobactérias em corpos d?agua rasos ou profundos de águas doces ou salobras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vera Huszar - Coordenador / Lúcia Helena Sampaio da Silva - Integrante / Luciana M. Rangel - Integrante / DOMINGUES, CAROLINA D. - Integrante / Marcelo Manzi Marinho - Integrante / Mariângela Menezes - Integrante / Miquel Lurling - Integrante / Natalia Pessoa Noyma - Integrante / Leonardo Magalhães - Integrante / Indhira Viana Freire - Integrante / Betina Kozlowsky Suzuki - Integrante / Ernani Pinto - Integrante / Davi Barreto - Integrante / Vivian Balthazar Gonçalves Leite - Integrante / Israel Nascimento - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    6. 2017-2019. Flow cytometry as a tool to assess the impact of mixotrophic Algae in planktonic food webs
      Descrição: Algas mixotróficas têm a capacidade de ingerir bactérias e são um componente importante de teias tróficas microbianas. O objetivo desse projeto de pesquisa consiste em desenvolver uma técnica para a quantificação de organismos mixotróficos e estimar taxas de bacteriuria situ, utilizando citometria de fluxo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / UNREIN, FERNANDO - Integrante / Inessa Lacativa Bagatini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    7. 2016-2019. INTERACTOMICS
      Descrição: This project will focus in a model marine microbial community aiming to a) predict important ecological interactions using association networks, b) test whether predicted interactions exist, determining interaction type (e.g. symbiosis, predation, parasitism) using Single Cell genomics, c) test if other predicted interactions can be considered as metabolic cooperation using metagenomics and metatranscriptomics and d), determine the ubiquity of selected significant interactions in the global ocean using existing molecular data from large marine expeditions (Malaspina and Tara Oceans).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Ramiro Logares - Coordenador.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    8. 2016-2018. Diversidade filogenetica e funcional de comunidades microbianas subterraneas do Parque Estadual de terra Ronca (PETER), Sao Domingos, Goias
      Descrição: Ambientes subterrâneos normalmente são considerados oligotróficos e possuem características específicas que determinam a microbiota local, tais como: diferentes condições de umidade, temperatura e natureza dos recursos nutricionais. Embora os estudos sobre diversidade microbiana ambiental têm tido avanços consideráveis poucos têm investigado a microbiota terrestre de ambientes subterrâneos, principalmente em regiões tropicais. Um estudo recente observou que a comunidade microbiana em uma caverna da região temperada é semelhante às comunidades em ambientes oligotróficos, como os oceanos. Com isso, em condições ambientais extremas, é possível encontrar metabólitos microbianos ainda desconhecidos. Considerando que a diversidade de microrganismos desses ambientes é praticamente inexplorada, este projeto tem como objetivo fazer uma caracterização da biodiversidade microbiana e as condições físico-químicas de substratos coletados em cavidades naturais subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás. Propomos avaliar e comparar a diversidade filogenética e funcional da comunidade microbiana ao longo de um gradiente nutricional (carbono orgânico) em cada cavidade estudada. Serão realizados o sequenciamento dos genes 16S rRNA e 18S rRNA, bem como o estudo do metagenoma de amostras que apresentarem uma maior diversidade de táxons. A diversidade funcional da comunidade microbiana será avaliada por meio de microplacas BIOLOG EcoPlate afim de investigar o perfil fisiológico dessa comunidade. Os dados gerados nesse estudo permitirão uma melhor discussão sobre a interação funcional desses microrganismos nesse ecossistema, avaliar a presença de rotas metabólicas alternativas na ciclagem de nutrientes e apontar regiões fragilizadas pela baixa diversidade taxonômica e funcional para a realização de planos de manejo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Mirna Helena Regali Seleghim - Coordenador / Caio Cesar Pires de Paula - Integrante / Maria Elina Bichuette - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    9. 2014-2019. Biodiversidade e processos microbianos em ecossistemas aquaticos
      Descrição: Os ambientes aquáticos têm um papel preponderante na ciclagem da matéria e energia, e geralmente apresentam alta produtividade e biodiversidade. Em regiões tropicais, esses ecossistemas são particularmente relevantes para os ciclos biogeoquímicos. Os microrganismos têm um papel central nos processos de produção e consumo de CO2 nesses ecossistemas. No entanto, pouco se sabe ainda sobre a diversidade filogenética desses microrganismos e suas interações bióticas com outros compartimentos da teia trófica planctônica, assim como os processos que estão por detrás das elevadas emissões de CO2 observadas em ecossistemas aquáticos tropicais. As pesquisas propostas permitirão quantificar estoques de biomassa, processos (e.g. produção, respiração) e forças de interação entre os diferentes compartimentos da teia trófica microbiana planctônica em amostras pontuais a realizar em um grande numero de ambientes aquáticos do estado de São Paulo, e ao longo do tempo no reservatório do Broa. Estas coletas de campo, aliadas às pesquisas em ambiente controlado de laboratório (microcosmos) ou experimentos no campo (mesocosmos), permitirão avaliar a influência da estrutura das comunidades de produtores primários e consumidores da cadeia trófica clássica (fitoplâncton, zooplâncton e ictiofauna) nos estoques de biomassa e processos microbianos. Por outro lado, o estudo da biodiversidade de comunidades microbianas planctônicas (procariontes e eucariontes) e a sua dinâmica em relação com os fatores ambientais através de técnicas de sequenciamento de nova geração (sequenciamento de genes marcadores e análise de metagenomas), permitirá obter uma caracterização da estrutura das comunidades e funcionamento ecológico das assembleias microbianas, mas também a obtenção de padrões de co-ocorrência ou de covariância entre microrganismos e outros organismos de diferentes compartimentos da teia alimentar (construção de redes de interação). Esses resultados permitirão testar a robustez de algumas teorias ecológicas (geralmente desenvolvidas para animais e plantas) em sistemas microbianos e esclarecer os mecanismos que estão por trás das elevadas emissões de CO2 observadas em ecossistemas aquáticos tropicais. Esta proposta pretende implementar uma nova linha de pesquisa no DHb da UFSCar, dedicada ao estudo da ecologia e biodiversidade de microrganismos aquáticos, através da aplicação das metodologias mais recentes e tecnologias de ponta tais como a aplicação da citometría de fluxo na quantificação de microrganismos aquáticos e no estudo de propriedades fisiológicas ao nível celular (“single-cell”), técnicas de sequenciamento massivo de nova geração no estudo da biodiversidade de microrganismos aquáticos, entre outras. O objetivo estratégico é criar um grupo de pesquisa que se afirme a nível internacional na fronteira do conhecimento desta área de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    10. 2014-2017. Effects of cyanobacteria on the metabolism of zooplankton consumers
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / André Megali Amado - Integrante / Kemal Ali Ger - Coordenador.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    11. 2014-2017. Regulation of bacterial internal stoichiometry by environmental trophic status and its role to microbial carbon flow in freshwater
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / AMADO, ANDRÉ M. - Coordenador.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    12. 2014-2016. Estudo da diversidade microbiana planctonica na regiao do Arquipelago de Sao Pedro e Sao Paulo por pirosequenciamento
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / André Megali Amado - Integrante.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    13. 2013-2018. A influencia de potenciais mudancas climaticas e no uso da terra sobre a biogeoquimica do carbono e nutrientes nos rios e varzeas da Amazonia central
      Descrição: Investigação da dinamica de carbono em rios e áreas alagáveis na Amazônia central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vinícius Farjalla - Integrante / João Henrique Fernandes Amaral - Integrante / Pedro Maia Barbosa - Integrante / Daniele Kasper - Integrante / Sally MacIntyre - Integrante / John Melack - Coordenador / Bruce Forsberg - Integrante / Alice Cortes - Integrante.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
    14. 2013-2018. Biogeoquimica do carbono na bacia Amazonica ? Interacoes entre lagos e rios
      Descrição: Investigação da dinamica de carbono em rios e áreas alagáveis na Amazônia central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vinícius Farjalla - Integrante / João Henrique Fernandes Amaral - Integrante / Pedro Maia Barbosa - Integrante / Daniele Kasper - Integrante / Sally MacIntyre - Integrante / John Melack - Integrante / Bruce Forsberg - Coordenador.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (3)
        1. Unrein, F. ; ALONSO, C. ; SARMENTO, H.. 2º Taller de la Red colaborativa en Ecología Microbiana Acuática en América Latina (µSudAqua). 2019. Congresso
        2. SARMENTO, H.; BECKER, VANESSA ; HUSZAR, V.. 18th WORKSHOP OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF PHYTOPLANKTON TAXONOMY AND ECOLOGY (IAP). 2017. Congresso
        3. ALONSO, C. ; Unrein, F. ; SARMENTO, H.. 1º Taller de la Red colaborativa en Ecología Microbiana Acuática en América Latina (µSudAqua). 2017. Congresso

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento ⇔ Maria da Graca Gama Melao (4.0)
          1. ALHO, LAYS DE OLIVEIRA GONÇALVES ; SOUZA, JAQUELINE PÉROLA ; ROCHA, GISELI SWERTS ; MANSANO, ADRISLAINE DA SILVA ; Lombardi, Ana Teresa ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIADA GRAÇA GAMA. Photosynthetic, morphological and biochemical biomarkers as tools to investigate copper oxide nanoparticle toxicity to a freshwater chlorophyceae. ENVIRONMENTAL POLLUTION. v. 265, p. 114856, issn: 0269-7491, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. GEBARA, RENAN CASTELHANO ; ROCHA, GISELI SWERTS ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Resource competition among the Anostraca Dendrocephalus brasiliensis and three Neotropical cladocerans: implications on population dynamics and secondary production. HYDROBIOLOGIA. v. 847, p. 1269-1280, issn: 0018-8158, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. ALHO, LAYS DE OLIVEIRA GONÇALVES ; GEBARA, RENAN CASTELHANO ; PAINA, KARIME DE ARAUJO ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Responses of Raphidocelis subcapitata exposed to Cd and Pb: Mechanisms of toxicity assessed by multiple endpoints. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY. v. 169, p. 950-959, issn: 0147-6513, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. GEBARA, RENAN CASTELHANO ; SOUZA, JAQUELINE PÉROLA ; MANSANO, ADRISLAINE DA SILVA ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Effects of iron oxide nanoparticles (Fe3O4) on life history and metabolism of the Neotropical cladoceran Ceriodaphnia silvestrii. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY. v. 186, p. 109743-000, issn: 0147-6513, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento ⇔ Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira (3.0)
          1. BATISTELI, AUGUSTO F. ; DE SOUZA, LEONARDO B. ; SANTIEFF, ISADORA Z. ; GOMES, GUILHERME ; SOARES, TALITA P. ; PINI, MARIANELA ; GUILLERMO'FERREIRA, RHAINER ; PIZO, MARCO A. ; SARMENTO, HUGO. Buildings promote higher incubation temperatures and reduce nest attentiveness in a Neotropical thrush. IBIS. v. 000, p. ibi.12863, issn: 0019-1019, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. BATISTELI, AUGUSTO FLORISVALDO ; GUILHERMO-FERREIRA, RHAINER ; Sarmento, Hugo. Abundance and prevalence of plastic twine in nests of Neotropical farmland birds. Wilson Journal of Ornithology. v. 131, p. 201, issn: 0043-5643, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. BATISTELI, A. ; COSTA, R. ; SARMENTO, H. ; GUILLERMO-FERREIRA, R. NINHOS DE TICO-TICO ZONOTRICHIA CAPENSIS (STATIUS MULLER, 1776) HIPERPARASITADOS PELO CHOPIM MOLOTHRUS BONARIENSIS (GMELIN, 1789). 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso




      Data de processamento: 12/10/2020 23:16:43