Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Hidrobiologia (DHb)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria da Graca Gama Melao

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Ciências, área de concentração Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e pós-doutorado na Universidad de Valencia, Espanha (2005). Contratada pelo Departamento de Hidrobiologia da Universidade Federal de São Carlos desde 1993, atualmente é Professora Titular. É líder do grupo de pesquisa CNPq quot;Ecotoxicologia, biologia e ecologia do Zooplânctonquot; desde 2002. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua como revisor de artigos em periódicos especializados. Desenvolve projetos de pesquisa, serviços de extensão à comunidade e orientação de alunos de graduação (Ciências Biológicas) e pós-graduação (PPG Ecologia e Recursos Naturais). Tem experiência na área de Ecologia de ecossistemas, com ênfase em ecossistemas aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, ecologia do zooplâncton, produção secundária, ecotoxicologia, ecofisiologia de organismos zooplanctônicos de água doce, biodiversidade, biomonitoramento e impacto ambiental. Foi Coordenadora de Projetos Especiais da ProEx/UFSCar, Coordenadora Especial para o Meio Ambiente da UFSCAr e Chefe do Departamento de Hidrobiologia/UFSCar por 3 mandatos. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8342306603661310 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Hidrobiologia, Departamento de Hidrobiologia. Via Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518757 Fax: (16) 33518310 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2019-Atual. Impactos ecologicos de contaminantes agricolas em sistemas aquaticos: uma abordagem de mesocosmos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Hugo Sarmento - Integrante / Victor Satoro Saito - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / Tadeu de Siqueira Barros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    2. 2019-Atual. Entendendo a reorganizacao de metacomunidades aquaticas sob contaminacao agroquimica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante / Victor Satoro Saito - Coordenador / Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / Tadeu de Siqueira Barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
      Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA - Integrante / Victor Saturo Saito - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Gilmar Perbiche-Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
      Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Victor Satoru Saito - Coordenador / Maria da Graça Gama Melão - Integrante / Luis Schiesari - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilmar Perbiche Neves.
    3. 2018-Atual. Bioprospeccao, caracterizacao e otimizacao de microalgas brasileiras para a biofixacao de CO2 e producao de biomoleculas de importancia comercial
      Descrição: Projeto centrado na fisiologia e biotecnologia de microalgas, partindo de tubos de ensaio rumo à ampliação de escala na busca por produtos que possam ter interesse comercial. A meta é identificar cepas que apresentem altas produtividades de biomassa e que sejam produtoras biomoléculas intracelulares com propriedades antioxidantes, antibacterianas, lipídios, proteínas, carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos, fitoesteróis e/ou terpenos, e de polissacarídeos extracelulares com propriedades tensoativas. Possui dois objetivos principais, a prospecção de biomoléculas e da biofixação do CO2 e, a produção de biomassa bioquimicamente caracterizada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Armando Augusto Henrique Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    4. 2016-2018. Efeitos toxicos de microcontaminantes emergentes sobre cadeias alimentares planctonicas
      Descrição: Atualmente, tem aumentado a preocupação com os chamados micropoluentes emergentes, os nanomateriais (NMs) ou nanopartículas (NPs) (1 a 100 nm), que apresentam novas propriedades que lhes conferem inúmeras aplicações tecnológicas, mas cuja interação com a biota aquática é pouco entendida. Estudos que abordem efeitos adversos de NPs sobre os seres vivos são fundamentais para subsidiar agências reguladoras na proposição de legislação de controle. Nesse sentido, uma vez que o plâncton é sensível aos poluentes e constitui a base das cadeias alimentares aquáticas, o principal objetivo deste projeto é investigar os efeitos ecotoxicológicos da exposição de espécies planctônicas nativas a diferentes NPs (nano-TiO2, Fe2O3, FeCu, CuO, CdSe) e suas implicações fisiológicas, bioquímicas e metabólicas, bem como avaliar a assimilação, transferência e bioacumulação em cadeias microbianas dulcícolas tropicais. Nosso grande desafio é a detecção de efeitos crônicos em diferentes níveis de organização biológica (sub-celular, indivíduo, população e comunidade), com contaminações subletais, especialmente por via alimentar. Além das avaliações ecotoxicológicas, as respostas fisiológicas ao nível celular de citotoxicidade (tamanho, quantidade de pigmento, stress oxidativo, viabilidade celular) serão avaliadas com citometria de fluxo. Em ensaios fisiológicos com microalgas, serão determinadas a eficiência fotossintética (Phyto-PAM) considerando o decaimento fotoquímico, taxa de transporte de elétrons e fixação de carbono. Para avaliação do metabolismo dos organismos-teste, serão usados microrespirômetros com micro-sensores de oxigênio de alta performance (pico-amperímetro) em microcâmaras de incubação. Além disso, será investigado o impacto das NPs sobre a composição bioquímica (proteínas, carboidratos, lipídios totais e classes lipídicas - Iatroscan-TLC/FID) dos organismos estudados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Lombardi, A.T. - Integrante / Jaqueline Pérola de Souza - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante / Laudemir Carlos Varanda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    5. 2015-2019. Biodiversidade e processos microbianos em ecossistemas aquaticos
      Descrição: .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Armando Augusto Henrique Vieira - Integrante / Hugo Sarmento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    6. 2014-2017. Efeito do alimento contaminado com metal pesado em uma cadeia alimentar aqua#769;tica experimental
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    7. 2014-2017. Efeito do alimento contaminado com metal pesado em uma cadeia alimentar aqua#769;tica experimental
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    8. 2011-2013. Ecofisiologia de celulas fitoplanctonicas cultivadas em fotobiorreatores continuos: estudos de caso com Chlorella sorokiniana e Haematococcus pluvialis
      Descrição: Descrição: As microalgas são recurso promissor para novos produtos com aplicações nas indústrias alimentares, cosméticas, farmacêuticas e de combustíveis. Apesar disso, são poucas as espécies cultivadas em larga escala e, quando cultivadas, o são em tanques abertos. Este fato deve-se ao menor custo e maior facilidade de manutenção quando comparados tanques abertos à fotobiorreatores fechados. Devido ao elevado potencial de contaminação e pouco controle do estado fisiológico das algas em tanques abertos, seu uso para a produção de compostos refinados para indústria farmacêutica ou alimentar não é recomendado. Nesses casos, sugere-se fotobiorreatores fechados e contínuous pois o controle fisiológico e culturas livre de contaminantes são importantes. A manipulação bioquímica das microalgas exige condições ecofisiológicas estáveis e controladas oferecidas pelos sistemas de cultura contínuos ou semi-contínuos, em contraste aos sistemas estanques. Nesta pesquisa, propomos a construção de 3 fotobiorreatores para operar em sistema contínuo, dois com capacidade de 3 L e um de 30 L para cultivar microalgas com elevado controle ecofisiológico. Isso permitirá precisão na manipulação da composição bioquímica das microalgas. Nossos estudos serão fundamentados na investigação ecofisiológica de microalgas através da determinação da eficiência da fotossíntese (fluorescência modulada, PhytoPAM) associada à aplicação dos estresses ambientais para a indução da síntese de biomoléculas. A composição bioquímica das microalgas prevê determinação da concentração total de carboidratos e proteínas, além de classes lipídicas (TLC/FID). A biomassa também será avaliada empregando-se técnicas de análise térmica (calorimetria, termogravimetria e análise térmica diferencial). Usaremos duas algas que já possuem interesse comercial, Chlorella sorokiniana (fonte de proteína na aquicultura) e Haematococcus pluvialis (produtora do pigmento antioxidante astaxantina em situações de encistamento). As micro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paula C. M. Crnkovic - Integrante / Sergio Rodrigues Fontes - Integrante / Geraldo Lombardi - Integrante / Renata N. Haneda - Integrante.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    9. 2010-2013. Cultivo de microalgas em fotobiorreator como ferramenta para o sequestro de carbono atmosferico
      Descrição: The increase of CO2 and other greenhouse gases in the atmosphere has led to global warming problems of difficult solution. As a consequence, drastic climatic alterations have been observed. The development/application of new technologies for the mitigation of atmospheric CO2 is a contribution to the generation of clean development mechanisms. A strategy being considered for atmospheric CO2 mitigation relies on plant photosynthesis. Photosynthetic microbes, which have high surface/volume ratios present substantially high productivity, thus high CO2 sequestration potential. Literature data show that biological CO2 mitigation processes may counteract from 10 to 20% of fossil fuel emissions by the year 2050. The present research aims the use of microalgae for atmospheric CO2 mitigation, which is accomplished through algal photosynthetic process. This goal is to be achieved through algae (Chlorella vulgaris, a freshwater Chlorophyceae) cultivation in outdoor photobioreactor systems. The proposed system has a capacity of 3,5 m3 and should produce up to 3 to 5 kg day-1 dry algal biomass. Firstly, the microalgae will be cultivated in batch laboratory controlled cultures, where growth conditions (pH, nitrate and phosphate concentrations, vitamins and gas bubbling) will be defined as to obtain lower cost and high biomass prodcution (thus high CO2 sequestration). Secondly, the laboratory defined conditions will be applied to continuous flow systems in laboratory based experiments and outdoor photobioreactor. CO2 balance and microalgae biochemical composition will be determined and compared to those obtained in controled conditions. Water quality parameters: CO2, O2, pH and temperature will be determined. The final product of the photobioreactor (used culture media and microalgae cells) will be tested for agriculture use through lettuce (an ecological indicator) and native vegetation growth. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Maria Inês Salgueiro Lima - Integrante / Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic - Integrante / Sergio Rodrigues Fontes - Integrante / Geraldo Lombardi - Integrante.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    10. 2008-2013. Estudos ecofisiologicos do Anostraca dulcicola Dendrocephalus brasiliensis Pesta 1921 e suas implicacoes nas comunidades zooplanctonica e nectonica.
      Descrição: O Anostraca neotropical dulcícola Dendrocephalus brasiliensis tem grande potencial de utilização na aqüicultura nacional em virtude de seu tamanho (25mm) e grande atratividade para os peixes. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar aspectos ecológicos e fisiológicos dessa espécie pouco conhecida, em ambientes naturais e experimentais, de modo subsidiar o desenvolvimento de tecnologias para a produção de cistos e de biomassa para utilização em aqüicultura. Seu potencial produtivo será avaliado através de estudos de produção secundária (enfoques ecológico e fisiológico), taxas de crescimento, balanço energético, eficiências tróficas, características bionômicas, fecundidade, viabilidade dos ovos, número de gerações produzidas, longevidade em diferentes condições ambientais e alimentares, tamanho do corpo e biomassa. Serão realizados estudos de seletividade alimentar com peixes e do valor nutricional de D. brasiliensis com relação à outras espécies zooplanctônicas, bem como o impacto de cada uma delas na produção de peixes neotropicais cultivados. Visando a otimização do cultivo de D. brasiliensis, será investigada a influência da qualidade nutricional de microalgas na composição bioquímica (proteínas, lipídeos e carboidratos) desses animais. Interações de competição, predação e herbivoria serão estudadas, visando avaliar o real impacto dessa espécie sobre outras populações planctônicas de água doce, em especial do Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (9) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Odete Rocha - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich Verani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    11. 2007-2009. Toxicidade e padroes de recuperacao em organismos aquaticos microheterotroficos expostos a alimento contaminado com metais. Auxilio FAPESP - processo no. 2007/02073-4
      Descrição: O projeto visa avaliar o efeito de metais (cádmio e cobre) sobre a atividade alimentar, as características bionômicas e a produção secundária de microcrustáceos de água doce, através da contaminação do seu alimento. Além disso, propõe-se investigar o padrão de recuperação desses organismos quando as condições favoráveis forem retomadas. Objetiva-se também investigar a influência desses organismos planctônicos na dinâmica e na biodisponibilidade dos metais (cádmio ou cobre), visando subsidiar o manejo de ecossistemas aquáticos e contribuir para o conhecimento sobre especiação e biodisponibilidade de alguns metais, bem como sua interação com os organismos. Valor financiado: R$ 53.777,45. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ana Teresa Lombardi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    12. 2006-2008. Atividade da MOD excretada por Anabaena spiroides (Cyanobacteria) na transferencia de cobre em uma cadeia alimentar microbiana aquatica (processo CNPq 472509/2006-3).
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Patrícia Franklin Mayrink - Integrante / Hedda E. Kolme - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    13. 2006-2008. Estudo dos processos produtivos do zooplancton em um reservatorio tropical - uma demonstracao experimental em mesocosmos. FAPESP proc. no. 2006/04596-1.
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal a utilização de uma pequena represa rasa, oligotrófica e relativamente protegida, como modelo para o estudo comparativo do papel dos compartimentos aquáticos, em especial o sedimento, na produção e sustentação de comunidades zooplanctônicas lacustres, usando mesocosmos para uma demonstração experimental. Valor financiado: R$ 29.348,60 e U.S.$ 14.331,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ivã de Haro Moreno - Integrante / Irene Lucinda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    14. 2003-2005. FAPESP proc. 2002/11582-6. levantamento de caracteristicas bionomicas e de biomassa de especies regionais de microcrustaceos e rotiferos, sob condicoes laboratoriais.
      Descrição: Levantamento de dados bionômicos e de biomassa de espécies de microcrustáceos e rotíferos de água doce cultivadas em laboratório, de modo a gerar um banco de dados que possa ser utilizado em estudos de produção secundária e aqüicultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Irene Lucinda - Integrante / Rodrigo Brasil Choneri - Integrante / Maria Alice Penna Firme dos Santos - Integrante / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paloma Kachel Gusso - Integrante / Paulo Eduardo Souza Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    15. 2002-2004. FAPESP proc. 2002/04275-0. A influencia da materia organica dissolvida de origem natural na transferencia do cobre em cadeias troficas de aguas continentais.
      Descrição: Avaliar a influência da matéria orgânica dissolvida de origem natural (substância húmica e exopolissacarídeos de origem algal) na ingestão, acumulação e toxicidade do cobre por organismos planctônicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Rodrigo Brasil Choneri - Integrante / Maria Alice Penna Firme dos Santos - Integrante / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paloma Kachel Gusso - Integrante / Gabriela Martinhão Ignácio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    16. 1999-2004. FAPESP proc. no. 99/07766-0. Projeto Tematico: Producao e de
      Descrição: Subprojeto zooplâncton: avaliar se espécies zooplanctônicas do reservatório de Barra Bonita consomem polissacarídeos excretados de origem algal, servindo de elo na cadeia alimentar para a transferência de metais pesados a eles associados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Armando Augusto Henrique Vieira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    17. 1999-2001. FAPESP proc. 99/04052-6. Aspectos bionomicos de microcrustac
      Descrição: Levantamento de dados bionômicos de espécies de microcrustáceos e rotíferos de água doce cultivadas em laboratório, de modo a gerar um banco de dados que possa ser utilizado em estudos de produção secundária e aqüicultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    18. 1997-1998. CNPq - Quantificacao dos processos de producao secundaria e
      Descrição: Cultivos de espécies zooplanctônicas em laboratório e quantificação dos processos de produção secundária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ivã de Haro Moreno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Homenagem aos integrantes da comunidade da UFSCar pela contribuição à promoção da inovação, Reitor Prof. Dr. Targino de Araújo Filho e Profa. Dra. Ana Lúcia V. Torkomian.. 2013.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.
    2. Prêmio Jovem Cientista, UFSCar-Congresso de Iniciação Científica.. 1995.
      Membro: Maria da Graca Gama Melao.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. 22o Congresso de Iniciação Científica e 7o Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Competição interespecífica de cladóceros na presença e ausência de Dendrocephalus brasiliensis (Crustacea: Anostraca). 2014. (Congresso).
    2. 20 anos de Gestão Ambiental na UFSCar.Experiências e expectativas de Gestão Ambiental na UFSCar. 2013. (Seminário).
    3. 9th Iberian and 6th Iberoamerican Congress on Environmental Contamination and Toxicology. Use of secondary production as endpoint of dietary cadmium contamination to the cladoceran simocephalus serrulatus. 2013. (Congresso).
    4. 6th World Fisheries Congress. Use of Dendrocephalus brasiliensis (Anostraca) in larviculture of an Amazonian fish species (Colossoma macropomum). 2012. (Congresso).
    5. SETAC North America 33rd Annual Meeting.Variation in biochemical composition of Chlorella vulgaris grown under different combinations of phosphate and copper. 2012. (Encontro).
    6. XVI Congress of the Iberian Association of Limnology. Interações biológicas de Dendrocephalus brasiliensis (Anostraca) em ambientes naturais e experimentais. 2012. (Congresso).
    7. VI CONGRESSO de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu – AUGM Ambiente 2009. Efeito do alimento contaminado com cobre sobre a reprodução e a produção secundária do cladócero Daphnia laevis. 2009. (Congresso).
    8. Características bionômicas e produtividade de Ceriodaphnia silvestrii Daday (Crustacea, Cladocera) sob diferentes condições experimentais. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2006. (Congresso).
    9. Freshwater habitats indicated by sponge assemblages at the Amazonian protected area of Meandros do rio Araguaia, Brazil.7th International Sponge Symposium. 2006. (Simpósio).
    10. Connecting the planktonic matrix: diel patterns of behavior and metabolism in vertically migrating Chaoborus flavicans.. ASLO SUMMER MEETING, 2005. 2005. (Congresso).
    11. Esponjas indicadoras ambientais na APA meandros do rio Araguaia. X Congresso Brasileiro de Limnologia. 2005. (Congresso).
    12. Grupo de Pesquisa: ecotoxicologia, biologia e ecologia do zooplâncton.VI Jornada Científica da UFSCar. 2005. (Oficina).
    13. Low filtering rates of Daphnia magna in hypereutrophic lakes: laboratory and in situ experiments using synthetic microspheres..7TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CLADOCERA, 2005. 2005. (Simpósio).
    14. Assembléias de esponjas indicadoras de habitats aquáticos na APA Meandros do rio Araguaia - TO, GO, MT.. XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2004. (Congresso).
    15. Efeitos do cobre na bionomia de Ceriodaphnia cornuta (Cladocera, Daphnidae). VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2004. (Congresso).
    16. Efeitos dos exopolissacarídeos de Anabaena spiroides (Cyanophyceae) sobre a toxicidade e bioacumulação de cobre em Simocephalus serrulatus (Cladocera, Daphnidae). VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2004. (Congresso).
    17. Influência da matéria orgânica natural na toxicidade de cobre em células de Selenastrum capricornutum Printz. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2004. (Congresso).
    18. Influência da substância húmica na transferência e acumulação de cobre em uma cadeia alimentar microbiana.IX Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental. 2004. (Encontro).
    19. Influência de exopolissacarídeos de Anabaena spiroides KLEBAHN na toxicidade e captura do cobre por Cariodaphnia cornuta SARS. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2004. (Congresso).
    20. The effects of humic substances on copper acute toxicity to Ceriodaphnia silvestrii Daday (Dapphnidae). XII International Meeting of International Humic Substances Society. 2004. (Congresso).
    21. Assembléia de esponjas indicadoras de habitats aquáticos na APA Meandros do rio Araguaia (TO, Go, MT). Congresso Brasileiro de Zoologia. 2003. (Congresso).
    22. Efeitos da temperatura e do alimento sobre as características bionômicas de Ceriodaphnia silvestrii (Cladocera, Daphnidae) em condições laboratoriais. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. 2003. (Congresso).
    23. Estimativa de biomassa (peso seco) e relações comprimento/peso de algumas espécies de microcrustáceos (Cladocera e Copepoda Cyclopoida) de ambientes límnicos tropicais. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. 2003. (Congresso).
    24. Produção e destino dos exopolissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrofizado do rio Tietê: estudo de processos. Congresso de Ficologia. 2002. (Congresso).
    25. III Encontro de Extensão da UFSCar. III Encontro de Extensão da UFSCar: a interação entre universidade e sociedade. 2001. (Congresso).
    26. IV SEMPE.IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão. 2001. (Seminário).
    27. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).
    28. XI Encontro de biólogos do CRB-1.XI Encontro de biólogos do CRB-1. 2000. (Encontro).
    29. 7th International Conference on Copepoda. 7th International Conference on Copepoda. 1999. (Congresso).
    30. VII Congresso Brasileiro de Limnologia. VII Congresso Brasileiro de Limnologia. 1999. (Congresso).
    31. VII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. VII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1999. (Congresso).
    32. X Encontro de Biólogos do CRB-1.X Encontro de Biólogos do CRB-1. 1999. (Encontro).
    33. IV Congresso de Ecologia do Brasil. IV Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).
    34. IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros.IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros. 1998. (Simpósio).
    35. Simpósio sobre ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais.Simpósio sobre ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais. 1998. (Simpósio).
    36. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).
    37. XXVII International Congress of Theoretical and Applied Limnology. XXVII International Congress of Theoretical and Applied Limnology. 1998. (Congresso).
    38. VI Congresso Brasileiro de Limnologia. VI Congresso Brasileiro de Limnologia. 1997. (Congresso).
    39. II Encontro Brasileiro sobre Chironomidae.II Encontro Brasileiro sobre Chironomidae. 1996. (Encontro).
    40. IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1996. (Congresso).
    41. VIII Seminário Regional de Ecologia.VIII Seminário Regional de Ecologia. 1996. (Seminário).
    42. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1995. (Congresso).
    43. XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology. XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology. 1995. (Congresso).
    44. II Congresso de Ecologia do Brasil. II Congresso de Ecologia do Brasil. 1994. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MELÃO, M. G. G.. VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maria da Graca Gama Melao ⇔ Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento (4.0)
      1. ALHO, LAYS DE OLIVEIRA GONÇALVES ; SOUZA, JAQUELINE PÉROLA ; ROCHA, GISELI SWERTS ; MANSANO, ADRISLAINE DA SILVA ; Lombardi, Ana Teresa ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIADA GRAÇA GAMA. Photosynthetic, morphological and biochemical biomarkers as tools to investigate copper oxide nanoparticle toxicity to a freshwater chlorophyceae. ENVIRONMENTAL POLLUTION. v. 265, p. 114856, issn: 0269-7491, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GEBARA, RENAN CASTELHANO ; ROCHA, GISELI SWERTS ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Resource competition among the Anostraca Dendrocephalus brasiliensis and three Neotropical cladocerans: implications on population dynamics and secondary production. HYDROBIOLOGIA. v. 847, p. 1269-1280, issn: 0018-8158, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALHO, LAYS DE OLIVEIRA GONÇALVES ; GEBARA, RENAN CASTELHANO ; PAINA, KARIME DE ARAUJO ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Responses of Raphidocelis subcapitata exposed to Cd and Pb: Mechanisms of toxicity assessed by multiple endpoints. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY. v. 169, p. 950-959, issn: 0147-6513, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GEBARA, RENAN CASTELHANO ; SOUZA, JAQUELINE PÉROLA ; MANSANO, ADRISLAINE DA SILVA ; SARMENTO, HUGO ; MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA. Effects of iron oxide nanoparticles (Fe3O4) on life history and metabolism of the Neotropical cladoceran Ceriodaphnia silvestrii. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY. v. 186, p. 109743-000, issn: 0147-6513, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria da Graca Gama Melao ⇔ Alaide Aparecida Fonseca Gessner (1.0)
      1. VOLKEMER-RIBEIRO, C. ; Batista, T C A ; MELÃO, Maria da Graça ; FONSECA-GESSNER, A. A. ou GESSNER, A.A.F.. Anthropically dislodged assemblages of sponges ( Porifera: Demospongiae) in the River Araguaia at Araguatins, Tocantins State, Brazil. Acta Limnologica Brasiliensia. v. 20, p. 169-175', issn: 0102-6712, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria da Graca Gama Melao ⇔ Ivã de Haro Moreno (1.0)
      1. LUCINDA, I. ; MORENO, I. H. ; MELÃO, M. G. G. ; MATSUMURA TUNDISI, T.. Rotifers in freshwater habitats in the upper Tietê River basin, São Paulo State, Brazil.. Acta Limnologica Brasiliensia. v. 16, n. 3, p. 203-224, issn: 0102-6712, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 23:16:43