Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues

Professora da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos desde 2008. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1996 - Licenciatura e Bacharelado), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela mesma universidade. Pós-Doutorado como Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Políticas, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades (POEHMAS) do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2018). Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (2018) pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua espanhola no Brasil; políticas linguísticas; direitos linguísticos; legislação linguística; legislação educacional. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Diretora do Instituto de Línguas da UFSCar de 2016 a 2017. Membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2355244042442645 (25/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod. Washington Luis, KM 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519325 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2018-Atual. Gestos glotopoliticos, legislacao e direitos linguisticos
      Descrição: Considerando que cabe à Glotopolítica o estudo de intervenções de vários tipos no espaço público das línguas e linguagens, o objetivo deste projeto é analisar os processos de produção e os efeitos da legislação linguística nos espaços de enunciação em que a língua espanhola circula, em contato e em conflito com outras línguas. Pretende-se tornar visíveis as determinações que incidem sobre as relações de línguas em espaços de enunciação delimitados, a partir da observação de textualidades jurídicas e legislativas que se vinculam à questão dos direitos de comunidades linguisticamente marginalizadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues - Coordenador / Maria Teresa Celada - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
    2. 2011-Atual. Politicas linguisticas contemporaneas em paises lusofonos e hispanofonos
      Descrição: Estudar as políticas linguísticas e suas discursividades em países lusófonos e hispanófonos, com ênfase nos arquivos jurídicos, legislativos e jornalísticos que marcam as relações entre as línguas no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. Compreender os efeitos dessas políticas e discursividades nesses espaços de enunciação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues - Coordenador / Andréa Silva Ponte - Integrante / Xoán Carlos Lagares Diez - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 11
      Membro: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (69)
      1. Abralin ao Vivo.El Español en Brasil. 2020. (Outra).
      2. Colóquio quot;Até às raízes da Lusofoniaquot;.A cooficialização de línguas em municípios brasileiros: uma ameaça à lusofonia?. 2020. (Outra).
      3. III Congresso Nacional de Ensino-aprendizagem de Línguas, Linguística e Literatura (CONAEL) / III Jornada de letras IFSP Avaré. A formação crítica e o mercado de trabalho: perspectivas do ensino de espanhol no Brasil. 2020. (Congresso).
      4. Pré-XXIII Congresso Internacional de Humanidades. Cenas recentes da luta pelo ensino de espanhol no Brasil. 2020. (Congresso).
      5. Programa Pedagogia de Fronteira: Direitos linguísticos e o lugar das línguas na rede de educação municipal de Foz do Iguaçu.Políticas públicas para o ensino de línguas em redes municipais de ensino: possibilidades e potencialidades. 2020. (Outra).
      6. Seminarios del Instituto de Lingüística de la Universidad de Buenos Aires.Estudiar español, es necesario?. 2020. (Outra).
      7. 18o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Minicurso Materiales que hacen pensar: derechos e igualdad en la clase de español. 2019. (Congresso).
      8. 18o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. O papel da lei no ensino de espanhol no Brasil: reler o passado para reexistir no presente. 2019. (Congresso).
      9. 23a Jornada de Letras daUFSCar.Direitos humanos e direitos linguísticos no Brasil de 2019: reexistir para resistir. 2019. (Outra).
      10. 4o Congresso Latino-americano de Glotopolítica. Efeitos da lei de cooficialização de línguas no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). 2019. (Congresso).
      11. 4o Congresso Latino-americano de Glotpolítica. Ativismo e línguas indígenas. 2019. (Congresso).
      12. I Encuentro Internacional Derechos Lingüísticos como Derechos Humanos. Derechos lingüísticos en Brasil: un análisis de las políticas públicas de cooficialización de lenguas. 2019. (Congresso).
      13. Jornada de Sociolinguística: línguas orais e línguas de sinais em perspectiva.Como garantir direitos linguísticos no Brasil do século XXI?. 2019. (Outra).
      14. Seminario Políticas Lingüísticas: categorías e intervenciones sobre las lenguas mayores de la región (español-guaraní-portugués).Derechos lingüísticos: genealogía del concepto y reterritorialización en Sudamérica. 2019. (Seminário).
      15. XIII Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais e VIII Seminario APEMG.O vaivém das línguas na Educação no Brasil: o que nos ensina nossa história recente?. 2019. (Seminário).
      16. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. La garantía de los derechos lingüísticos en América Latina: panorama y perspectivas. 2018. (Congresso).
      17. V SEMANAU Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.Mesa redonda quot;Mercantilização na Universidade Públicaquot;. 2018. (Outra).
      18. 17o. Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. As línguas estrangeiras no “Novo Ensino Médio”: a democracia contra os fascismos do Brasil pós-golpe. 2017. (Congresso).
      19. 17o. Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Minicurso Diversidad y derechos lingüísticos en América Latina y España. 2017. (Congresso).
      20. I Encontro de Formação do Entre Lugar.Entre línguas: diversidade e direitos linguísticos na América Latina e no Brasil. 2017. (Encontro).
      21. Tercer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica. Aprender lengua extranjera en la escuela es un derecho? Relaciones entre plurilingüismo y educación lingüística en contexto escolar en Brasil. 2017. (Congresso).
      22. VI Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da FFLCH/USP.Os fascismos do Brasil pós-golpe: a questão das línguas no “Novo Ensino Médio”. 2017. (Encontro).
      23. XVIII Semana de Letras da UNESP.Diversidade e direitos linguísticos (minicurso). 2017. (Outra).
      24. XV Semana de Educação da UFSCar.Reforma do Ensino Médio: o ensino de línguas no Brasil pós-golpe. 2017. (Encontro).
      25. 20a. Jornada de Letras da UFSCar.Línguas indígenas e literatura indígena. 2016. (Outra).
      26. Fórum de Debates: O que está acontecendo no Brasil?.A MPV 746 e o Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Médio no Brasil. 2016. (Outra).
      27. III CIPLOM – Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. Por uma formação em línguas na escola brasileira. 2016. (Congresso).
      28. II Semana de Estudantes Indígenas da UFSCar.Formação em línguas no Ensino Superior: o projeto do Instituto de Línguas da UFSCar. 2016. (Outra).
      29. Plenária A MP 746/16 e o lugar das línguas estrangeiras no Ensino Médio.As línguas no Ensino Médio brasileiro. 2016. (Outra).
      30. Seminários para o curso de Licenciatura em Química.Reforma do Ensino Médio e Escola Sem Partido. 2016. (Outra).
      31. I Colóquio Língua, Discurso e Poder.Políticas linguísticas e educacionais envolvendo Libras. 2015. (Outra).
      32. I Jornada do Curso de Letras/Espanhol da USP.Qué significa aprender y enseñar lenguas en Brasil en la actualidad?. 2015. (Outra).
      33. I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional.Direitos linguísiticos, legislação linguística e Educação. 2015. (Simpósio).
      34. Seminario de la Carrera de Especialización en Gestión de Lenguas.El portugués como lengua extranejra en el Programa Mais Médicos para o Brasil: de lo dicho a lo hecho.. 2014. (Outra).
      35. XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. “Eu não estudei língua estrangeira na escola”: a negação da aprendizagem de línguas no ensino médio e suas implicações na formação de professores de espanhol. 2013. (Congresso).
      36. 1o. Colóquio Internacional de Espanhol da UFVJM.O lugar do professor de espanhol na Educação Básica brasileira: direitos e deveres. 2012. (Outra).
      37. ACIEPE Direitos Humanos pelo Cinema.Línguas e direitos humanos. 2012. (Outra).
      38. Seminario do CEHISP quot;Práticas de formação de professores e autogestão no ensino superiorquot;.Especificidades do ensino de espanhol e da formação de professores de ELE no Brasil. 2012. (Seminário).
      39. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Fissuras e suturas na Lei 11.161/2005: a textualidade jurídica e suas interpretações. 2012. (Congresso).
      40. III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Brasil, uma ilha na América do Sul: língua geral e língua portuguesa na constituição da identidade nacional. 2011. (Simpósio).
      41. II Seminário Nacional da COPESBRA.Cooperação Internacional. 2011. (Seminário).
      42. Jornada da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP).No sólo pretexto: reflexiones en torno a la lectura. 2011. (Oficina).
      43. Projeto FOCOELE.Corpo e alma da Lei 11.161/2005. 2011. (Outra).
      44. VI Colóqio de Estudos Hispânicos: língua, cultura e literatura.O mito da ilha Brasil e suas implicações na constituição do imaginário nacional e nos processos de integração da América do Sul. 2011. (Outra).
      45. XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. A implantação do espanhol no Brasil. 2011. (Congresso).
      46. XVIII Seminário Corpus - Língua, enunciação e discurso.O mito da ilha Brasil e suas implicações na constituição do imaginário nacional e nos processos de integração da América do Sul. 2011. (Seminário).
      47. 14a. Jornada de Letras da UFSCar.Letramentos Múltiplos. 2010. (Outra).
      48. 58o. Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos).As línguas estrangeiras na legislação educacional brasileira de 1942 a 2005: memória e acontecimento. 2010. (Seminário).
      49. I CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul). Ações e reflexões da COPESBRA. 2010. (Congresso).
      50. I CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul). Sobre legislaçao e documentos orientadores do ensino de espanhol na escola brasileira. 2010. (Congresso).
      51. I CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul). Legislação e implantação escolar das línguas. 2010. (Congresso).
      52. II Jornada APEESP de Espanhol: o ano do espanhol na educação pública paulista. 2010. (Outra).
      53. I Seminario de Evaluadores orales CELU en Brasil. 2010. (Seminário).
      54. I Seminário Nacional da COPESBRA.Fissuras e suturas da Lei 11.161/2005. 2010. (Seminário).
      55. O ensino de espanhol no Estado de São Paulo: conquistas e desafios.A atuação da COPESBRA. 2010. (Outra).
      56. Palestra sobre Práticas de Componente Curricular - UNESP Araraquara.Acerca del CELU - Certificado de Español: Lengua y Uso. 2010. (Outra).
      57. Treinamento para aplicadores do Exame CELPE-Bras. 2010. (Outra).
      58. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Política Linguística nos países do Cone Sul. 2010. (Congresso).
      59. XXVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.O Estado de São Paulo e o processo de desoficialização do ensino de língua em contexto escolar. 2010. (Outra).
      60. Colóquios PELSE (Português Espanhol Línguas Segundas e Extrangeiras). 2009. (Outra).
      61. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).
      62. Palestra: Os clíticos e a expressão do objeto na aquisição do português brasileiro como terceira língua (L3). 2009. (Outra).
      63. Procedimentos diversificados de avaliação de aprendizagem. 2009. (Oficina).
      64. 12a. Semana de Letras da UFSCar.Aspectos de história e geopolítica contemporánea da língua espanhola. 2008. (Outra).
      65. 19o. Congresso e Feira de Educação do SINPEEM. Sobre a oferta do espanhol na escola brasileira. 2008. (Congresso).
      66. 5ª Conferência Nacional de Ensino CNA.EL CELU – Una nueva certificación de Español. 2008. (Outra).
      67. Conferências: Política Linguística e ensino de línguas: atores, problemas e desafios. 2008. (Outra).
      68. Simpósio Comemorativo dos 25 anos da APEESP: ensino de espanhol e formação para a cidadania.Lengua, ley y letra: tres L's y sus posibles caminos. 2008. (Simpósio).
      69. V Congresso Brasileiro de Hispanistas/ I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Provas de Língua Espanhol de universidades federais brasileiras: onde ficam as Orientações Curriculares?. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. CASTELANO RODRIGUES, F.; CELADA, M. T.. 4o Congresso Latino-americano de Glotopolítica. 2019. Congresso
      2. MENEZES, A. S. ; MÍGUEZ, A. C. ; RODRIGUES, F. S. C. ; BOTTARO, S. E. G. ; SOUSA, G. N. E. ; BRIANEZI, D. I. ; FOGLIA, G. ; MARTIN, I. ; RODRIGUES, J. ; LOCOSELLI, L. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; DANTAS, R. ; ALVES-BEZERRA, W.. 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015. Congresso
      3. RODRIGUES, F. C. ; MENEZES, A. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; ALVES-BEZERRA, W. ; BRIANEZI, D. I. ; RODRIGUES, J. ; SOUSA, G. N. E. ; BOTTARO, S. E. G. ; MARTIN, I. ; LOCOSELLI, L. ; MÍGUEZ, A. C.. 1o Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. 2015. Outro
      4. RODRIGUES, F. S. C.; FANJUL, A. P. ; PARAQUETT, M. ; BONFIM, C.. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012. Congresso
      5. RODRIGUES, F. S. C.. III Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2012. (Outro).. . 0.
      6. RODRIGUES, F. S. C.. II Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2011. (Outro).. . 0.
      7. RODRIGUES, F. S. C.; Adrian Fanjul ; DIEZ, X. C. L. ; YOKOTA, R. ; MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. dos. Jornada Hispanismo(s): Limites Incertos. 2011. Outro
      8. RODRIGUES, F. S. C.. I Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2010. (Outro).. . 0.
      9. RODRIGUES, F. S. C.; ALVES-BEZERRA, W.. II Ciclo de Paletsras quot;Tradução Tradutoresquot;. 2010. Outro
      10. RODRIGUES, F. S. C.. Lançamento do romance A Rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes. 2010. (Outro).. . 0.
      11. SEVERO, Cristine Gorski; HÖFLING, Camila ; FERREIRA, C. ; ROCHA, R. ; RODRIGUES, F. C. ; SALGADO, Luciana. 14a. Jornada de Letras da UFSCar. 2010. Congresso
      12. RODRIGUES, F. S. C.. Ciclo de Palestras TraduçãoTradutores. 2009. (Outro).. . 0.
      13. VIANA, N. ; RODRIGUES, F. S. C.. Colóquios PELSE - Colóquios do Núcleo Disciplinar Ensino de Espanhol e Português como Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras da AUGM. 2009. Outro
      14. RODRIGUES, F. S. C.. Os clíticos e a expressão do objeto na aquisição do português brasileiro como terceira língua (L3). 2009. (Outro).. . 0.
      15. RODRIGUES, F. S. C.. Palestra: Zapatismo, autonomia e contra-poder. 2009. (Outro).. . 0.
      16. RODRIGUES, F. S. C.; ALLI, E. ; CELADA, M. T.. Política lingüística e ensino de línguas: atores, problemas e desafios. 2008. Outro
      17. RODRIGUES, F. S. C.. 1º Encontro de Educadores e Monitores do Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2006. (Outro).. . 0.
      18. RODRIGUES, F. S. C.. Colaboradora do V Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo. 1994. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues ⇔ Wilson Alves Bezerra (1.0)
        1. ALVES-BEZERRA, WILSON; RODRIGUES, Fernanda Castelano ; YERRO, Jorge Hernán ; MARTIN, I. ; BIZON, Ana Cecilia Cossi ; DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Diga trinta e três... em português! : curso de Português como Língua Estrangeira para o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Projeto Mais Médicos para o Brasil. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. v. 1, p. 194.
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31