Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luzmara Curcino Ferreira

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestre (2003) e doutora (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr), com estágio de doutorado, em 2005, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, de 07/2016 a 07/2017, e na Université Versailles Saint Quentin en Yvelines - UVSQY/Paris, de 08/2017 a 01/2018. Professora associada no Departamento de Letras na Universidade Federal de São Carlos e atua nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Linguística desta mesma instituição, nas linhas de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e "Linguagem e Discurso". Coordena o LIRE - Laboratório de estudos da Leitura, desde 2009. Atua/ou nos programas PIBID (como coordenadora da área de Letras de 2013 a 2016 e 2018 a 2019), PRODOCÊNCIA (2014), PNAIC (membro da equipe gestora de 2016 a 2017), PLI (membro da equipe de professores coordenadores de 2011 a 2015 e de 2017 aos dias atuais). Atua principalmente na área de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e se dedica à pesquisa em análise de discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4849994635754652 (17/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Letras. Rodovia Washington Luís, km 235 B. Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518358 Ramal: 9322 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Emocoes e Discursos sobre a leitura: orgulho e vergonha manifestos em narrativas de leitores
      Descrição: Dado nosso interesse de pesquisa pela análise de discursos sobre a leitura e de como a partir do que se enuncia sobre essa prática são estabelecidos mecanismos de distinção de certos sujeitos; de legitimação ou depreciação desses sujeitos em função dos modos como são referidos em relação a essa prática e dos modos como a ela se referem; de eleição, portanto, de formas de ser e de atitudes a se adotar social e culturalmente acerca dessa prática, objetivamos neste trabalho refletir sobre como são enunciados os afetos/sentimentos de vergonha e de orgulho em relação à condição de leitor, presentes nessas narrativas/declarações, que embora individuais ecoam sanções socioculturais de longa data. A partir das reflexões de Pierre Bourdieu sobre a dominação simbólica, sobre a distinção, sobre a reprodução e sobre a vergonha cultural; dos estudos empreendidos por Roger Chartier sobre a história da leitura, sobre práticas e representações de leitores populares; bem como a partir de princípios e conceitos da Análise de discursos de inspiração foucaultiana, tais como o de ?ordem discursiva?, ?formação discursiva?, ?dispositivos de saber e poder?, pretendemos analisar as formas empregadas para a expressão desses dois afetos/emoções, o orgulho e a vergonha, em textos em que se descreve perfis leitores ou nos quais os leitores descrevem a si mesmos em sua relação com a leitura. O corpus de análise se constitui de enunciados advindos de um variado conjunto de textos de origem midiática, a saber, reportagens, notícias, entrevistas (impressas ou audiovisuais) que se referem direta ou indiretamente às práticas de leitura de diferentes sujeitos: a) daqueles ?herdeiros?, conforme Pierre Bourdieu, do capital simbólico garantido pela precocidade, regularidade e familiaridade com a cultura de prestígio se apresentam e são apresentados como leitores; b) daqueles trânsfugas de classe que graças à leitura se apropriaram da cultura de prestígio são representados e se representam como leitores; c) daqueles que tendo acesso precário, tardio e errático a certos bens culturais não se reconhecem ou não são reconhecidos como leitores. Este projeto de pesquisa, desenvolvido junto ao Laboratório Interdisciplinar de estudos das Representações do leitor brasileiro contemporâneo, conta com a participação coletiva dos membros deste grupo, para o levantamento, análise dos dados e publicação dos resultados das pesquisas de diferentes níveis (Iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) realizadas sobre essa temática específica e com objetivos específicos ligados a este projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Jéssica Oliveira - Integrante / Rafael Borges Ribeiro dos Santos - Integrante / Caio Heitor de Souza Camargo - Integrante / Julia dos Santos Santana - Integrante / Matheus Guilherme Lazarini - Integrante / Jennifer Pereira Aparecida da Silva - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    2. 2017-2018. Divisions sociales de la lecture au bresil: une analyse discoursive des representations mediatiques des politiciens en tant que lecteurs
      Descrição: Notre but, est d?analyser, sur la base des principes de l?analyse de discours, de l?histoire culturelle et de la sociologie des pratiques culturelles, des discours des médias brésiliens (la presse quotidienne et hebdomadaire imprimée) à propos des pratiques de lecture des nous politiciens. Pour ce faire, notre corpus se compose d?une série de textes, qui proviennent des journaux Folha de São Paulo et O Estado de São Paulo, ainsi que des magazines Veja et Carta Capital, dont la circulation est nationale . Ces textes ont été publiés à partir de 1989, c?est-à-dire à partir des premières élections présidentielles au suffrage universel direct, après la période de la dictature militaire (1964-1985). Les énoncés analysés portent sur les pratiques de lecture des ex-présidents Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva et Dilma Rousseff. L?objectif de l?analyse est de répondre: qu?ont dit ces quotidiens et hebdomadaires au sujet de lecture de ces politiciens? Quels sont les discours sur la lecture qui ont été repris?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Andrei Cezar da Silva - Integrante / Jean Yves Mollier - Integrante / Jean-Claude Yon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    3. 2016-2017. Divisoes sociais e representacoes discursivas dos leitores no Brasil: uma analise dos discursos da midia sobre as praticas de leitura de politicos brasileiros
      Descrição: O objetivo é levantar e analisar textos da mídia que exploram nossas representações sociais da leitura no âmbito da política brasileira. Não são raros os textos que tem feito referência, direta ou indireta, a práticas letradas e/ou a sua ausência ao se referirem a figuras políticas de renome no Brasil. Subsidiados teoricamente pela Análise de Discurso e pela História Cultural da leitura, pretendemos levantar as representações dessa prática tal como circulam nos textos da mídia e depreender os discursos sobre essa prática, de modo a responder a questões como: o que e como a mídia brasileira fala das práticas letradas dos políticos? Quais são e de quais campos provêm os enunciados retomados, reformulados e apagados, quando a mídia se pronuncia sobre as competências leitoras dos políticos? Como são produzidos os efeitos de identificação e de distanciamento entre os hábitos de leitura distintos, manifestos e avaliados nesses textos, e aqueles das diferentes comunidades leitoras desses veículos? Para isso, o corpus constituir-se-á de textos de diferentes gêneros e origens institucionais que serão selecionados junto aos jornais e revistas nacionais, por meio de suas versões impressas e digitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Pâmela Rosin - Integrante / Jéssica Oliveira - Integrante / Marcela Suardi da Cunha - Integrante / Sírio Possenti - Integrante / Andrei Cezar da Silva - Integrante / Rafael Borges Ribeiro dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    4. 2013-2019. Com a palavra, o leitor: analise discursiva do que se enuncia sobre a leitura no espaco escolar
      Descrição: Este projeto de pesquisa, em consonância e continuidade com o projeto de pesquisa ?Com a palavra, o leitor: análise discursiva de declarações espontâneas sobre a leitura na rede virtual?, visa empreender um levantamento e análise de representações discursivas de práticas de leitura da atualidade compartilhadas em espaço escolar, fomentadas por ele, e manifestas em declarações/respostas de alunos e/ou de professores de diferentes níveis escolares, obtidas principalmente por meio de entrevistas com questões estruturadas, abertas e fechadas. Este projeto desenvolve-se junto ao Laboratório Interdisciplinar de estudos das Representações do leitor brasileiro contemporâneo (LIRE), e conta com a participação de pesquisadores de diversos níveis de formação (Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado), em cujas pesquisas se dedicam à análise de discursos sobre a leitura que circulam em nossa sociedade, em especial no espaço escolar. Ao longo desta pesquisa, buscamos levantar formas de representação das práticas de leitura (efetivas ou não) e dos sujeitos tal como descrevem a si e a outros como leitores, em resposta a perguntas como: o que é ser um bom leitor? Apoiamo-nos teoricamente na Análise de Discurso e em princípios da História Cultural da leitura. Esses dois campos de estudo a que recorremos em nossas pesquisas têm em comum seu interesse por essa prática cultural: o primeiro, por se tratar de uma teoria da interpretação, ou seja, que visa explicar o funcionamento discursivo dos textos, definindo os mecanismos de coerção e de injunção que atuam na produção, na circulação e, em especial, na recepção dos enunciados; o segundo, por descrever mutações dessa prática ao longo do tempo, identificando e discutindo as razões tanto das permanências, quanto das transformações por que passaram a leitura, por meio da análise de diferentes formas simbólicas de registro e representação dessa prática. Tendo no horizonte eventuais regularidades das representações da leitura e dos leitores que circulam e são compartilhadas em âmbito escolar, buscaremos descrever em que medida essas representações ultrapassam os muros da escola e algumas delas encontram lugar privilegiado de manifestação neste espaço. Também nos propomos a tornar públicos os resultados desta pesquisa coletiva por meio da participação dos pesquisadores envolvidos em eventos científicos e com a publicação de artigos em anais de eventos, periódicos e livros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Jéssica Oliveira - Integrante / Fabrícia Migliorato Corsi - Integrante / Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros - Integrante / Danilo Vizibelli - Integrante / Rafael Borges Ribeiro dos Santos - Integrante / Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 28 / Número de orientações: 10
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    5. 2012-2018. Labor - Laboratorio de Estudos do discurso
      Descrição: O Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR / UFSCar) congrega professores, pesquisadores e estudantes da UFSCar e de outras instituições do Brasil e do exterior, com o objetivo de discutir postulados teóricos e procedimentos metodológicos da Análise do Discurso, particularmente derivada dos trabalhos de Michel Foucault, de Michel Pêcheux e de JeanJacques Courtine. Nessa direção, os componentes do LABOR interessam-se por fundamentos de sua teoria, por seus processos de constituição dos corpora e por seus mecanismos de análise, considerando a condição histórica dos enunciados, as propriedades da formulação do discurso em diversas materialidades significantes e sua circulação em diferentes campos institucionais e mediante distintos suportes materiais. As investigações do LABOR organizam-se basicamente em dois eixos de reflexão e análise: i) a associação intrínseca entre a produção histórica dos discursos e os processos de constituição dos sentidos e dos sujeitos da sociedade; e ii) o papel desempenhado por distintas materialidades, tais como, a imagem, o corpo e a voz, em conjunto com a linguagem verbal, na formulação do discurso e na produção de sentidos, identidades e subjetividades. A partir da conjunção desses dois eixos, as pesquisas dos membros do LABOR apresentam certa variedade de temas, objetos e problemáticas, que incidem predominantemente sobre dois domínios discursivos, quais sejam, a política e a mídia, no interior dos quais buscam descrever e interpretar os usos e efeitos da língua, da imagem, do corpo e da voz na constituição, na formulação e na circulação do discurso. Em que pese a diversidade de seus estudos, as pesquisas do LABOR são marcadas pela seguinte constância: neles, a ordem do discurso compreende as condições históricas para a emergência dos enunciados, os arquivos que determinam o que pode ser enunciado e a conservação das coisas ditas e as relações de poder, em que se produzem práticas de objetivação e de subjetivação dos sujeitos de uma sociedade. Considerando essas e outras características do grupo, a exposição do LABOR no V CIAD será organizada da seguinte maneira: inicialmente, haverá uma exposição das linhas gerais que atravessam as problemáticas atualmente desenvolvidas em seu interior; e, em seguida, ocorrerão as apresentações das principais reflexões e dos mais representativos resultados derivados dos trabalhos que se dedicaram principalmente i) à mídia, ii) ao discurso político e à fala pública e iii) a práticas diversas de identidade e de subjetividade no discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Integrante / Vanice Sargentini - Coordenador / Carlos Félix Piovezani Filho - Integrante.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    6. 2012-2017. Com a palavra o leitor: analise discursiva de declaracoes espontaneas sobre a leitura manifestas na rede virtual
      Descrição: Visamos com este projeto de pesquisa, desenvolvido coletivamente pelos pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de estudos das Representações do leitor brasileiro contemporâneo (LIRE-UFSCar), levantar e analisar discursos sobre a leitura que orientam, determinam e indiciam as práticas de leitura exercidas junto à rede virtual. Assim como esse objetivo geral comum, os pesquisadores do LIRE também têm como princípio norteador da coleta e constituição dos corpora das pesquisas vinculadas a este projeto a busca por postagens espontâneas, provenientes de sites com finalidades e públicos distintos. O que é enunciado nessas postagens que abordam direta ou indiretamente a leitura será analisado quanto às regularidades ou eventuais diferenças do que se pode e se deve dizer sobre a leitura. Essas postagens são por nós consideradas, seja por seu caráter espontâneo, seja por seu volume e frequência, seja por sua variedade de origens (institucionais, pessoais) ou por sua variedade de finalidades (promover a prática, avaliar outros sujeitos etc.), uma fonte importante para a identificação de discursos sobre a leitura que circulam atualmente, e de representações dos leitores. Em comentários de livros lidos, em dicas de leitura, em promoção de campanhas de leitura, em críticas de outros comentários de obras ou de comportamentos leitores, na criação de gincanas literárias e de leitura, na formação de grupos de troca de livros ou de discussões da leitura de obras em comum, enfim, em ações de arrecadação de livros físicos para doação ou de constituição de bibliotecas virtuais etc. podemos depreender, nessas declarações espontâneas sobre a leitura, publicadas por internautas de diferentes origens, idades, competências e interesses, regularidades ou diferenças quanto à concepções de leitura que circulam sob o registro do consenso do final do século XX aos dias de hoje. Essas pesquisas são subsidiadas teoricamente em especial pela Análise do Discurso de linha francesa e por princípios da História Cultural da leitura. Os seus resultados são tornados públicos por meio da apresentação de trabalhos em eventos científicos diversos e sob a forma de publicação de artigos em anais, revistas especializadas e livros. Muitas dessas pesquisas contam com o apoio de agências de fomento diversas (CNPq, CAPES e FAPESP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Clarissa Neves Conti - Integrante / Simone Garavelo Varella - Integrante / Pedro Ivo Silveira Andretta - Integrante / Pâmela Rosin - Integrante / Ana Luiza Baldin - Integrante / Rafael Borges - Integrante / Maria Gabriela Garcia Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 7
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    7. 2009-2012. Praticas de escrita e representacoes de leitura: a construcao discursiva do novo leitor na midia
      Descrição: O objetivo deste projeto é apreender as representações do leitor e de suas práticas de leitura a partir da análise discursiva das estratégias de escrita empregadas sobretudo pela mídia impressa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luzmara Curcino Ferreira - Coordenador / Mayra de Souza Fontebasso - Integrante / Clarissa Neves Conti - Integrante / Simone Garavelo Varella - Integrante / Ana Luiza Baldin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Professora homenageada Turma Linguística - UFSCar 2012, Comissão de Formatura da Turma de Linguística.. 2016.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    2. Professora homenageada da Turma de Linguística - UFSCar 2010, Comissão de Formatura da Turma de Linguística.. 2014.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    3. Patronesse da Turma de Letras - UFSCar 2009, Comissão de Formatura da Turma de Letras.. 2013.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    4. Professora homenageada da Turma de Linguística - UFSCar 2009, Comissão de Formatura da Turma de Linguística.. 2013.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    5. 2011 Livro Altamente Recomendável - FNLIJ/2010 - TEÓRICO - publicação do artigo Redes de sociabilidade virtuais de leitura. In:"Entre teclas e dígitos: leitura, literatura e mercado", Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.. 2011.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.
    6. Professora homenageada da Turma de Letras - UNESPAR 2005, Comissão de formatura da Turma de Letras.. 2009.
      Membro: Luzmara Curcino Ferreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (139)
    1. ?Análise do Discurso da web e linguística popular? - I Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular e I Instituto de Análise Caipira do Discurso. 2020. (Seminário).
    2. (Re)Ler a Arqueologia do Saber hoje nos estudos discursivosda linguagem: 50 Anos.Mesa redonda: Discurso, subjetividade e práticas de liberdade. 2019. (Outra).
    3. ABRALIN 50-Linguística na contemporaneidade: Desafios, Debates e propostas. 2019. (Congresso).
    4. Aula Magna do CECH, ministrada por Vladimir Safatle "O retorno da Universidade à cena do político",. 2019. (Outra).
    5. Congresso Internacional de Democracia Participativa: participação popular e economia solidária. 2019. (Congresso).
    6. Identidades e direitos humanos : Dizeres e silenciamentos no discurso político contemporâneo. 2019. (Outra).
    7. III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita (EELE).https://fai1uploads.s3.amazonaws.com/1/others/e11f8e10cf5888d843362a8b2eb563cf99381e8b.pdf. 2019. (Encontro).
    8. I Jornada - diálogos em Pierre Bourdiei. 2019. (Outra).
    9. Palestra de Maria Margarida Salomão "As Ciências (Humanas) em questão: produção de conhecimento, universidade e democracia". 2019. (Outra).
    10. Palestra de Renato Janine Ribeiro "A universidade pública no Braisl" no evento "Humanindades em Diálogo" ". 2019. (Outra).
    11. Trabalho colaborativo em foco: PIBID-UFSCar e EMEB Dalila Galli.Desafios, aprendizados e enfrentamentos: um breve relato do PIBID-UFSCar junto a EMEB Dalila Galli. 2019. (Outra).
    12. VII Encontro de Iniciação à docência (PIBID) e I Encontro Residência Pedagógica (PRP) da UFScar. 2019. (Outra).
    13. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIC e CIDTI 2019). Leitores infames: catadores de lixo e moradores de rua e suas representações na mídia como comunidade leitora. 2019. (Congresso).
    14. III FLICAT E I COLLIC. Leitura: estigmas e fetiches dessa prática na política. 2018. (Congresso).
    15. IV SEDIAR - Seminario internacional de estudios sobre discurso y argumentación.Do elogio à denegação: mídia e representações do perfil leitor de Dilma Rousseff. 2018. (Seminário).
    16. Jornada de estudos brasileiros na França: margens e derivas das linguagens.Usos da leitura na construção da imagem de FHC, Lula e Dilma: uma análise discursiva de textos da mídia. 2018. (Outra).
    17. Séminaire Lire le Brésil ? Association ARBRE Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe.Discursos sobre a leitura na mídia brasileira: uma análise das representações do perfil leitor dos presidentes FHC, Lula e Dilma. 2018. (Seminário).
    18. Séminaires ADAL - Analyse des discours de l'Amérique Latine.Médias et politique au Brésil : des présidents en tant que lecteurs. 2018. (Outra).
    19. V CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Apresentação do LIRE - Laboratório Interdisciplinar de estudos das Representações do leitor brasileiro contemporâneo. 2018. (Congresso).
    20. ?Rencontres et Debats? da Librairie Compagnie, com Georges Didi-Huberman - Passer quoi qu?il coute. 2017. (Encontro).
    21. ?Rencontres et Debats? da Librairie Compagnie com Antoine Compagnon - Les Chiffonniers de Paris. 2017. (Encontro).
    22. 20es Rendez-vous de l?Histoire : Eurêka inventer, découbrir, innover. 2017. (Feira).
    23. 65o GEL Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Distinção e estigma: discursos sobre a leitura nas representações do perfil leitor de FHC, Lula e Dilma. 2017. (Seminário).
    24. Ciclo APEB-FR - Association des Chercheurs et Etudiants Brésiliens en France (APEB-Fr).Divisions sociales de la lecture au Brésil : une analyse discursive des représentations médiatiques des politiciens en tant que lecteurs. 2017. (Outra).
    25. Colloque Internacional Médias et Amérique latine: Propriété - Discours - Réception. A mídia e suas formas de construção do perfil de políticos brasileiros: discursos e preconceitos sobre a fala, a escrita e a leitura. 2017. (Congresso).
    26. Colloque international ILPE 3 ? Les idéologies linguistiques dans la presse écrite : l?exemple des langues romanes. Discours des médias sur les usages de la langue et de la lecture des politiciens brésiliens. 2017. (Congresso).
    27. Colóquio L?Ethos de rupture, de l?Antiquité à nos jours. 2017. (Congresso).
    28. Conférence nationale des métiers du journalisme: Femmes, hommes, modes d'emploi dans les médias. 2017. (Outra).
    29. Cycle de conférences "La Sorbonne, patrimoine des jeunesses du monde". 2017. (Outra).
    30. Seminário: Estrutura e totalidade: as origens intelectuais do estruturalismo na Europa central e Oriental. 2017. (Seminário).
    31. II Encontro Foucault e o Discurso no Brasil: ?Discursos lisos como pedra: a insurreição de saberes dominados?.Usos da leitura na (des)qualificação dos sujeitos: Lula leitor e seus eleitores. 2017. (Encontro).
    32. II Jornada Leitores e Leituras na contemporaneidade.Mídia Brasileira e práticas de leitura de presidentes. 2017. (Outra).
    33. I Rencontre Subjectivités latino-américaines : récits périphériques.3. Divisions sociales de la lecture au Brésil : une analyse discursive des représentations médiatiques des politiciens en tant que lecteurs. 2017. (Encontro).
    34. Jornada Internacional de Estudos Brasileiros: margens e derivas das linguagens.6. Usos da leitura na construção da imagem de FHC, Lula e Dilma: uma análise discursiva de textos da mídia. 2017. (Outra).
    35. L?auto-sémiotisation de la langue et la sémiotisation mutuelle des langues dans les Dernières leçons d?Émile Benveniste. 2017. (Seminário).
    36. Paris se livre - 9ème édition Le salon des livres qui parlent de Paris. 2017. (Feira).
    37. Rencontre avec Alain Corbin, Jean-Jacquer Courtine Georges Virgarello - Históire des émotions. 2017. (Encontro).
    38. Terceiro Congresso Latino-Americano de Glotopolítica. Do funcionamento da lógica da distinção cultural: como a mídia brasileira se manifesta sobre as práticas de leitura dos presidentes FHC, Lula e Dilma. 2017. (Congresso).
    39. VI SELL ? Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários: Tempos Territórios e Linguagens - fronteiras múltiplas.A leitura na política: discursos e práticas na produção de distinções e estigmas culturais no Brasil. 2017. (Simpósio).
    40. I Encontro Foucault e Discurso no Brasil.Políticos e suas práticas de leitura: uma análise de representações discursivas dos leitores brasileiros. 2016. (Encontro).
    41. III Colóquio de pesquisa Educação e História cultural: leituras da história e da cultura. 2016. (Outra).
    42. III SEDIAR - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.A política em tempos de redes sociais: uma análise de discursos sobre a leitura e seus usos midiáticos na constituição da imagem de políticos brasileiros. 2016. (Seminário).
    43. I Jornada "Discursividades, política, medios".O capital simbólico da leitura e a construção da imagem de políticos brasileiros em textos da grande mídia. 2016. (Outra).
    44. I Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2016. (Outra).
    45. Jornada Internacional 'Retórica y Educación: Homenaje a Josefina Nagore y Nora Andrade'. 2016. (Outra).
    46. Minicurso "Ce que la Nouvelle rhétorique de C. Perelman apporte aux sciences du langage", ministrado por Ruth Amossy no III SEDIAR. 2016. (Outra).
    47. Minicurso "Questões para analistas do discurso" ministrado por Sírio Possenti na ALED -Brasil. 2016. (Outra).
    48. VI Colóquio e I Instituto da ALED - Brasil- Estudos do Discurso : questões teórico metodológicas, sociais e éticas. 2016. (Outra).
    49. VIII Jornada de Políticas Linguísticas e Estudos Semânticos de Argumentação e escravidão. 2016. (Outra).
    50. VIII SELin - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP - 100 anos do CLG: rumos da Linguística Contemporâea.Participação como debatedora de 6 trabalhos. 2016. (Seminário).
    51. XIV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Debatedora de trabalhos de Mestrado e Doutorado. 2016. (Seminário).
    52. XXXI ENANPOLL Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.Jovens leitores e as representações de suas práticas de leitura hoje: o caso dos mashups literários. 2016. (Encontro).
    53. A mão, a luva e a assinatura: autoria como impostura no romance brasileiro contemporâneoneo. 2015. (Outra).
    54. A semiótica face aos grandes desafios sociais do século XXI. 2015. (Outra).
    55. Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Diga-me o que lês e direi quem tu és: os discursos sobre a leitura e seus usos na construção da imagem de atores políticos no Brasil. 2015. (Congresso).
    56. IV CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Apresentação do LIRE - Laboratório de estudos interdisciplinares das representações do leitor brasileiro contemporâneo. 2015. (Outra).
    57. IV CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Mesa redonda:. 2015. (Outra).
    58. IX Seminário de Pesquisas da Pós-graduação em Linguística e IV Seminário de Produção em Linguística UFSCar. 2015. (Seminário).
    59. SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Procedimentos de reconhecimento e construção da narração e da prescrição em aulas de Língua Portuguesa: um relato de formação docente no âmbito do PIBID/UFSCar. 2015. (Congresso).
    60. VII Bienal Internacional do livro de Alagoas. Formas de divisão social da leitura e seus usos no âmbito da política brasileira. 2015. (Feira).
    61. VII SEAD - a análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Formas de divisão social entre leitores e não-leitores: uma análise de discursos sobre a leitura e seus usos no âmbito da política brasileira. 2015. (Congresso).
    62. XI Encontro do GEDI - Discurso e leitura em perspectiva multicultural.Com a palavra, o leitor: o que é dito sobre a leitura na Web. 2015. (Encontro).
    63. 19o Congresso de Leitura do Brasil. Minicurso. 2014. (Congresso).
    64. 19o Congresso de Leitura do Brasil. Representações da leitura e seu uso na construção de ethos na política brasileira. 2014. (Congresso).
    65. 2o SILTED- Simpósio Internacional de Linguística e Tecnologias Educativas.Técnicas e tecnologias do passado presentes nas aulas de leitura hoje: uma análise de adaptações impressas de clássicos da literatura. 2014. (Simpósio).
    66. 30 anos com Foucault.Pensar a AD com Foucault: percursos II. 2014. (Encontro).
    67. 3o CIELLI - Colóquio Internacional de estudos Linguísticos e Literários.Estratégias de promoção do perfil de políticos brasileiros: a leitura como requisito. 2014. (Outra).
    68. 62o Seminário do GEL.Discursos sobre a leitura na constituição da imagem do ator político no Brasil. 2014. (Seminário).
    69. 62o Seminário do GEL.Peculiaridades do exercício da função autor em redes sociais: uma análise discursiva das 'mensagens compartilhadas' atribuídas a Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector no Facebook. 2014. (Seminário).
    70. Colloque 'Les rendez-vous des lettres: les métamorphoses de la parole à l'heure du numérique'. 2014. (Congresso).
    71. Colloque Lecture et culture des adolescents dans un monde qui change. Du cross-média au transmédia. 2014. (Congresso).
    72. III SEPMEL - Seminário de Pesquisas do Mestrado em Estudos da Linguagem do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem UFG - Catalão.Adaptações de clássicos literários para o público leitor jovem: uma análise de discursos sobre a leitura. 2014. (Seminário).
    73. V Ciclo em análise de Discurso.Discursos sobre a leitura no âmbito político no Brasil. 2014. (Outra).
    74. XXIX Encontro Nacional da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em letras e linguística.Fronteiras entre a literatura consagrada e suas adaptações para o público jovem em fase escolar. 2014. (Encontro).
    75. 4èmes Rencontres Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif. 2013. (Encontro).
    76. Ciclo de Conferências: O discurso social - retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade. 2013. (Outra).
    77. Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013. (Congresso).
    78. II Coloquio Nacional de Retórica "Los códigos persuasivos: historia y presente"; I Congreso Internacional de retórica e interdisciplina. Verbo e imagem: uma análise do sincretismo da linguagem midiática e suas formas de controle do olhar leitor na contemporaneidade. 2013. (Congresso).
    79. III SINALEL Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Práticas de Leitura e representações do leitor na atualidade. 2013. (Simpósio).
    80. III SINALEL Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.A Leitura e o leitor: História, práticas e discursos. 2013. (Simpósio).
    81. IV Encontro do PIBID UFSCar: Novos caminhos para a formação inicial e continuada de professores/as as.Sessões de Comunicação. 2013. (Encontro).
    82. IV Encontro em Análise do discurso: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas.Discursos sobre a leitura: uma análise da emergência e remanência de certas representações do leitor na atualidade. 2013. (Encontro).
    83. IV Seminário PIBID UFSCar. 2013. (Seminário).
    84. Simpósio de língua Portuguesa: práticas de leitura e escrita.Práticas de leitura e seu ensino na atualidade. 2013. (Simpósio).
    85. XIV Semana de Letras da UNESP-FCLAr.Perfis do leitor brasileiro da atualidade: entre discursos e práticas. 2013. (Outra).
    86. XLIV Semana de Letras da Barão de Mauá - Letras e contemporaneidade.Velhos novos textos: considerações sobre a circulação virtual de textos e nossas práticas de leitura. 2013. (Outra).
    87. Ciclo de Debate: A leitura e a formação do cidadão leitor. 2012. (Outra).
    88. Congresso Internacional Interdisciplinar: Cortesia - olhares e (re)invenções. 2012. (Congresso).
    89. Curso de Pós-graduação Lato Sensu "Discurso e Leitura de Imagem.a presença da imagem em textos da atualidade: análise de estratégias de escrita e levantamento de práticas de leitura. 2012. (Outra).
    90. II CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Representações contemporâneas do não-leitor. 2012. (Outra).
    91. III Congresso Internacional de leitura e Literatura Infantil e Juvenil e II Fórum Latino-americano de pesquisadores de leitura. Novos Jovens leitores: uma análise de comentários críticos postados na rede sobre clássicos da literatura brasileira. 2012. (Congresso).
    92. II Semana de Letras (UEA): questões atuais em Linguística e Literatura.Mídia e formação de leitores: técnicas de escrita e representações da leitura inscritas nos textos da mídia impressa. 2012. (Seminário).
    93. II Seminário de Metodologia e História da leitura de revistas periódicas.A educação do olhar leitor nas páginas de revistas periódicas impressas: uma análise das estratégias de escrita e de representações da leitura. 2012. (Seminário).
    94. Jornada de Politica Linguística do Bacharelado e da Pós-graduação em Linguística, Curso de Letras e UEHPOSOL. 2012. (Outra).
    95. Linguagem no âmbito forense. 2012. (Outra).
    96. Palestra: Ensino de leitura e formação do leitor crítico, ministrada por Ângela Kleiman. 2012. (Outra).
    97. XXVII Encontro Nacional da ANPOLL "Pensar e Produzir Inovação em Letras e Linguística.Práticas de leitura na contemporaneidade: o jovem leitor e os desafios que a escola e pode e deve enfrentar em relação à formação desses novos leitores. 2012. (Encontro).
    98. 4o SILEN - Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Velhas/novas práticas de escrita e de leitura: representações do leitor em textos impressos e em textos eletrônicos. 2011. (Simpósio).
    99. 59o Seminário do GEL - Mesa Redonda: Os diferentes aspectos da pesquisa em leitura.Velhos novos leitores: o quê e como lemos em tempos de textos eletrônicos. 2011. (Seminário).
    100. 6o EIDE - Encontro Iberoamericano de Educaçao.Desafios ao ensino de leitura frente às ordens que regulam sua produção na atualidade. 2011. (Encontro).
    101. II Jornada Internacional Patrick Seriot. 2011. (Outra).
    102. I Workshop "Práticas de Leitura e escrita: entre textos e discursos".Práticas de leitura na contemporaneidade: Discurso e Ensino. 2011. (Outra).
    103. Minicurso: Os estudos de Intermidialidade: funções, percursos e prática. 2011. (Outra).
    104. Palestra 'Em lugar nenhum língua materna'. 2011. (Outra).
    105. Seminários do LABOR: Análise do Discurso: Identidade, Mídia e discurso político.Enunciado e Autor: metonímias do Discurso e do Sujeito, na obra foucaultiana. 2011. (Seminário).
    106. V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística. 2011. (Seminário).
    107. XVI Congreso Internacional de la ALFAL - Alcalá de Henares. A construção discursiva do novo leitor brasileiro: objetos, discursos e práticas em contraste. 2011. (Congresso).
    108. 26o Congrés Internacional de Lingüística i Filologia Romàniques - València. 2010. (Congresso).
    109. 58º SEMINÁRIO DO GEL.Princípios de não-homologia entre o verbo e a imagem: breve análise de uma estratégia de escrita da mídia. 2010. (Seminário).
    110. Conferência "A atualidade do pensamento de Michel Foucault" ministrada pelo Prof. Dr. Kleber Prado Filho. 2010. (Encontro).
    111. I Ciclo de Estudos do Discurso: Repensando conceitos e objetos na obra de Michel Foucault.O 'enunciado reitor' e o 'autor': metonímias dos conceitos de 'enunciado' e 'sujeito' em Michel Foucault. 2010. (Outra).
    112. I Encontro de Iniciação à docência e Formação continuada de Professores. 2010. (Encontro).
    113. II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil / I Fórum latino-americano de pesquisadores de Leitura. Mutações do Suporte e dos Gêneros Discursivas: Mudanças da leitura ou dos leitores?. 2010. (Congresso).
    114. II Jornada Linguagem e diversidade. 2010. (Outra).
    115. I Jornada de Estudos saussurianos: o pensamento saussuriano na atualidadade. 2010. (Outra).
    116. I Seminário de Dissertações e Teses em andamento do PPGLL da UFG.Avaliação de Teses e dissertações do PPGLL-UFG. 2010. (Seminário).
    117. I Seminário PIBID-UFSCar. 2010. (Seminário).
    118. IV Seminário de Inovações Pedagógicas: Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: Processos Inovadores de Ensino e Aprendizagem. 2010. (Seminário).
    119. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.O olhar, as imagens e o discurso. 2010. (Encontro).
    120. Palestra: Discurso político: fronteiras nebulosas, ministrada por Dominique Maingueneau. 2010. (Outra).
    121. Palestra "Novas Perspectivas da teoria semiótica" ministrada por Eric Landowski. 2010. (Outra).
    122. Seminários do LABOR: Há uma teoria do discurso em Foucault?. 2010. (Outra).
    123. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Que leitor é esse? O que nos dizem as estratégias de escrita empregadas em revistas e jornais brasileiros. 2010. (Congresso).
    124. "A constituição histórico-social da norma linguística no Brasil" - Palestra ministrada pelo prof. Dr. Emílio Pagotto junto ao Colóquio em torno do Plurilinguismo no Brasil. 2009. (Outra).
    125. 57º Seminário do GEL.Gêneros Híbridos: técnicas de escrita e práticas de leitura na mídia impressa. 2009. (Seminário).
    126. Aula Inaugural do Curso de Linguística da UFSCar: Linguística e Interdisciplinaridade- ministrada pelo Prof. Dr. Jose Luis Fiorin. 2009. (Outra).
    127. Ciclo de Palestras: (Ré)traduire Bakhtine: les enjeux scientifiques - Palestra ministrada pelo Prof. Patrick Sériot. 2009. (Outra).
    128. Ciclo de Palestras: Jakobson étai-il structuraliste? Palestra ministrada pelo Prof. Patrick Sériot. 2009. (Outra).
    129. Ciclo de Palestras: Langue et nation: deux modèles - Palestra ministrada pelo Prof. Patrick Sériot. 2009. (Outra).
    130. Colóquio de Estudos em Análise do Discurso: discurso e autoria.A problemática do autor em Michel Foucault e Roger Chartier. 2009. (Outra).
    131. Curso Ação Docente na UFSCar: Compartilhando experiências, construindo caminhos. 2009. (Outra).
    132. II CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Os sentidos do olhar: a imagetização dos textos e as transformações do olhar leitor. 2009. (Congresso).
    133. II LIHED - II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.O leitor de revistas: práticas de leitura contemporâneas inscritas em textos da mídia impressa. 2009. (Seminário).
    134. Introdução à problemática das recepções de Saussure - curso ministrado pelo Prof. Dr. Marcio Alexandre Cruz. 2009. (Outra).
    135. Palestra: Língua brasileira e o processo de descolonização linguística - ministrada pela Profa. Dra. Eni Orlandi. 2009. (Outra).
    136. Palestra "la citation dans la perspective bakhtiniènne" - proferida pelo Prof. Anthony Whal. 2009. (Outra).
    137. Procedimentos Diversificados de Avaliação da Aprendizagem. 2009. (Oficina).
    138. SELEX - I Seminário de Estudos do Léxico. 2009. (Seminário).
    139. VI Congresso Internacional da ABRALIN e XIX Instituto de Linguistica. Reflexões sobre a materialidade discursiva: do imbricamento da linguagem, do gênero e do suporte em textos multimodais de origem midiática. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (30)
    1. CURCINO, L.; ONOFRE, Márcia Regina ; MONTEIRO, M. I.. Trabalho Colaborativo em foco: PIBID-UFSCar e EMEB Dalila Galli. 2019. Outro
    2. CURCINO, L.. Aula Inaugural do PPGL 2019, intitulada "Ensino de língua materna: (des)encontros entre o que a sociedade espera e os limites e desafios para responder (ou melhor qualificar) essa expectativa. 2019. (Outro).. . 0.
    3. CURCINO, L.. Simpósio: Discursos sobre a leitura e a constituição de representações dos leitores no 67º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). 2019. (Outro).. . 0.
    4. CURCINO, L.; PIOVEZANI, C. ; SARGENTINI, V.. V CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2018. Outro
    5. CURCINO, L.; BARONAS, R. ; ONOFRE, M. B.. Aula Inaugural do PPGL - Les intelectuels et la censure en France au XXe siècle. 2018. Outro
    6. SIGNORI, M. B. D. ; PASSOS, C. L. B. ; CURCINO, L. ; MOURA, Maria Isabel ; ONOFRE, M. B.. IV Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais III Colóquio de Práticas Letradas. 2016. Outro
    7. SIGNORI, M. B. D. ; CURCINO, L. ; PASSOS, C. L. B. ; ONOFRE, M. B.. Seminário PNAIC UFSCar 2016 - Polo São Carlos. 2016. Outro
    8. SIGNORI, M. B. D. ; CURCINO, L. ; ONOFRE, M. B. ; PASSOS, C. L. B.. Seminário PNAIC UFSCar 2016 - Polo São Paulo. 2016. Outro
    9. CURCINO, L.; PIOVEZANI, C. ; SARGENTINI, V.. IV CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2015. Outro
    10. SIGNORI, M. B. D. ; MACHADO, C. P. ; CURCINO, L.. IX SPLIN e IV SPL - Seminário de Pesquisa em andamento do Programa de Pós-graduação em Linguística e Seminário de Produção em Linguística - UFSCar. 2015. Outro
    11. CURCINO, L.. IV Ciclo de Palestras: leitura em foco. 2015. (Outro).. . 0.
    12. CURCINO, L.; SARGENTINI, V. ; PIOVEZANI, C. ; SOUSA, K. M. ; FERNANDES JUNIOR, A.. II Colóquio 30 anos com Foucault - Discurso, poder e vigilância na sociedade contemporânea. 2014. Outro
    13. ASSOLINI, F. E. P. ; MOMESSO, M. R. ; CURCINO, L.. Membro da Comissão executiva do 2o SILTED - Simpósio Internacional de Linguística e Tecnologias Educativas. 2014. Outro
    14. CURCINO, L.; SARGENTINI, V. ; PIOVEZANI, C. ; SOUSA, K. M. ; FERNANDES JUNIOR, A.. Discurso, Poder e Vigilância na sociedade contemporânea: 30 anos com Foucault. 2014. Outro
    15. SARGENTINI, V. ; PIOVEZANI FILHO, C. F. ; MENDONCA, M. C. ; MARCHEZAN, R. ; CURCINO, L.. Ciclo de Conferências: O discurso social - retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade. 2013. Outro
    16. SARGENTINI, V. ; PIOVEZANI FILHO, C. F. ; CURCINO, L.. III CIAD - Colóquio Internacional de Análise do discurso. 2012. Congresso
    17. ABREU, A. S. C. ; DI FELIPPO, Ariani ; HOFLING, C. ; FERREIRA, C. A. ; FERREIRA, L. C. ; ALVES-BEZERRA, W.. 16a Jornanda de Letras - UFSCar. 2012. Outro
    18. CURCINO, L.. IV Seminário sobre práticas contemporâneas de leitura. 2012. (Outro).. . 0.
    19. CURCINO, L.. Reunião do grupo LIRE com o professor Roger Chartier. 2012. (Outro).. . 0.
    20. CURCINO, L.; FERREIRA, C. A. ; ROSSIT, Fernando. V Seminário Tópicos de Pesquisa do Curso de Letras. 2012. Outro
    21. CURCINO, L.; ABREU, A. S. C. ; FONTEBASSO, M. S. ; VARELLA, S. G. ; CONTI, C. N. ; ANDRETTA, P. I. S. ; MILOZO, G. N. ; GREGOLIN, Isadora Valencise ; SARGENTINI, V.. II Seminário sobre práticas contemporâneas de leitura: os leitores e suas representações em revistas impressas brasileiras. 2011. Outro
    22. CURCINO, L.; VARELLA, S. G. ; FONTEBASSO, M. S.. Ciclo de Palestras: leitura em foco - II Palestra La lectura y la escritura em la Educación Superior: desarrollos y perspectivas. 2011. Outro
    23. CURCINO, L.; FONTEBASSO, M. S. ; VARELLA, S. G.. III Seminário sobre Práticas contemporâneas de leitura: os leitores e a autoajuda. 2011. Outro
    24. CURCINO, L.; BARZOTTO, V. H. ; ANDRETTA, P. I. S. ; FONTEBASSO, M. S. ; MILOZO, G. N. ; VARELLA, S. G. ; CONTI, C. N.. I Encontro entre Grupos de Pesquisa: LIRE e GEPPEP. 2011. Outro
    25. CURCINO, L.; YOCOTA, R. ; VARELLA, S. G.. IV Seminário Tópicos de Pesquisa. 2011. Outro
    26. CURCINO, L.; FERREIRA, C. A.. XV Jornada de Letras da UFSCar. 2011. Outro
    27. CURCINO, L.; ABREU, A. S. C. ; FONTEBASSO, M. S. ; CONTI, C. N. ; VARELLA, S. G. ; ANDRETTA, P. I. S.. Ciclo de Palestras Leitura em foco - I Palestra Leitura e Formação Humana ministrada por Ezequiel Theodoro da Silva. 2011. Outro
    28. CURCINO, L.. 58° Seminário do GEL. 2010. (Congresso).. . 0.
    29. CURCINO, L.; ABREU, A. S. C. ; FONTEBASSO, M. S. ; CONTI, C. N. ; VARELLA, S. G. ; SARGENTINI, V.. I Seminário sobre práticas contemporâneas de leitura: Novas tecnologias de produção e circulação de textos e seus efeitos na leitura, na escrita, na autoria. 2010. Outro
    30. SARGENTINI, V. ; CURCINO, L. ; PIOVEZANI FILHO, C. F.. II CIAD - Congresso Internacional de Análise do Discurso. 2009. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31